Seo Beraldo Postado 9 de Setembro 2025 Denunciar Postado 9 de Setembro 2025 Com o fim do atual ciclo do Football Manager, e a nova era da plataforma Unity, vejo que muito vai mudar taticamente. Vou aproveitar o momento, e sabendo que muitos ainda vão continuar jogando FM24, inclusive eu, e utilizar deste espaco para postar as taticas que tive mais sucesso no FM24. Dentre elas a evolução da tática que uso com a Borgosesia no save atual, taticas usadas na Serie A brasileira com meu Vasco da Gama, e alguns outros bons momentos que tive testando taticas com seleções. Eu gosto muito de sentar com uma prancheta, esboçar o que quero ver em campo, e usar saves curtos em Copa do Mundo para testar o que quero com o time que quero saca? Tipo, pego times de elite como Espanha, Brasil, França, etc e tenho à minha disposição os melhores jogadores para cada posição. E aí vou acertando os ponteiros. Ou pego seleções medianas e fracas, para testar como seria com jogadores de qualidade inferior. Obviamente a Copa do Mundo tem um formato diferente, mas é suficiente para ter ideia de como vai funcionar o que coloquei na prancheta. E na realidade, quando a tática testada em Copa do Mundo é transferida para um clube, que começa a treinar especificamente a formação, e entrosamento entre jogadores cresce, o sucesso tático é muito bem observado! Veremos como sera a nova cara tática do FM26, e trarei estas mesmas taticas dentro do FM26 quando tiver testado e observado os resultados. Estou ansioso pelas novas funções que estão disponíveis! Vamos ao que interessa! Indice Tatico: 4132 - Real Racing Club: Solidez defensiva, posse de bola e ótima parceria entre atacantes. Não marca muitos gols, depende da qualidade dos dois atacantes Alto rodízio de alas Tive domínio da La Liga por diversos anos, uma vez que o time titular era muito bom. Diversas conquistas da UCL tbm. Partidas vencidas em 1x0, 2x0. Raramente mais do que dois gols por partida. 4123 sem pontas - Vasco da Gama: Contra ataques fulminantes Defesa fraca (pode ser por conta dos jogadores disponíveis) Mentalidade de vou marcar mais gols que adversário Partidas vencidas com 4-2, 5-3, tipo assim. 442 Flamboyant - Varios times medianos: Tática bastante sólida Perfeita para escaladas de divisões inferiores ate primeira divisão Foca em funções básicas Extremamente fácil repor jogadores Dependendo da qualidade do seu time, você vai ter goleadas, mas é uma boa tática para não sofrer gols. Tende a ficar repetitivo depois de algumas temporadas. Seus gols vão SEMPRE ser bem parecidos 4222 Quarteto Mágico - Times de Ponta: Tática muito ofensiva Bacana de ser usado em jogos de mata x mata, pois entra avassalador Na save com o Racing eu usava essa tática em 100% de todas as partidas de mata-mata, dando um elemento de surpresa para o adversário que esperava ver o Racing jogando com a 4132. Movimentação dos 4 jogadores na frente eh bastante interessante de se observar Pode sofrer goleadas históricas contra times com forte esquema de contra-ataques, meio de campo adversário que sabe fazer passes longos, vai rasgar sua defesa. 41212 Trio Mágico - Divisões inferiores Uma forma de vencer nas divisões inferiores e jogar de forma direta e rápida pelo meio de campo, usando os 4 jogadores em forma de diamante. Forçando o adversário a jogar pelo meio, você terá mais chances de roubar a bola E o trio no ataque, quando bem montado, chega a fazer muito barulho em divisões inferiores. Quando começa a subir no sistema de ligas, os clubes que jogam com pontas matam essa tática com sobreposições dos pontas e laterais. 4231 - Borgosesia: Talvez a tática que mais tive sucesso na questão de marcar gols e não sofrer gols. Preza por cada flanco jogar de forma diferente Os gols que você vai marcar vai te deixar vidrado no jogo, pois não ficam se repetindo. Rodízio extremamente alto dos laterais, atacante solitário e MOC. No save do Borgo, meu atacante que durou mais tempo em sua carreira na Borgo, mantém uma média de praticamente 1 gol por partida na Série A. A base dessa tática é a MIRACLE ONE, que ganhou a Copa do Mundo de FM. Porém adaptada para cada lado do campo jogar de forma diferente, alterações na função de jogadores, que muda a distribuição deles em campo. 4123 Sandeman - Diversos clubes e níveis: Preza a posse de bola Apesar de parecer ofensiva, tem uma solidez defensiva, muito boa Não marca muito gols, pois só ataca no momento certo. O trio do meio de campo tem que ser MUITO bom. Lembra um pouco o Real Madrid jogando, só que sem os contra ataques. Você pode mudar as funções dos laterais para alas, e atacar mais com eles, em contrapartida vai tomar gols de bolas nas costas deles, especialmente contra times que usam pontas. Citar
haaikaas82 Postado 4 de Novembro 2025 Denunciar Postado 4 de Novembro 2025 Boa noite seo beraldo! Primeiro parabenizar você, sei que você é quase uma lenda aqui nesse fórum... ja tive outras contas nesse fórum e estou tentando me atualizar. Estou com o salto do fm 2008 para o 2024, e estou apanhando muito, já cliquei nesse tópico achando que tinha as táticas para baixar. Nunca fui um gênio tático, raramente me aventurei nessa área. Mas é incrível como o jogo mudou do 2008 para o 2024, muitos detalhes e poluição visual. Tamo junto seo beraldo ! Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.