Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Satisfatório demais trazer ex-jogadores para a equipe técnica.

Pela campanha na primeira parte, imaginava nada diferente do acesso, só que a verdade é que no final quase deu ruim, foi fácil não. Agora é valorizar esse esforço, boa sorte na Serie A. As coisas ficarão mais difíceis com certeza!

Postado
Em 19/05/2025 em 09:54, Fujarra disse:

Engraçado que tu destacou justamente as derrotas, quem passar só o olho no texto vai achar que tu entregou na reta final ahhahahaha mas enfim, engraçado que dessa vez perdeu ponto justamente contra os times mais aleatórios, enquanto que contra os concorrentes fez o dever de casa. Importante que deu certo: Subiu campeão e com propriedade, como você disse "eu tava tirando o Perugia" hahahah

Parte boa de subir é que vai ter grana pra montar um time competitivo pra lutar pra não cair. A gente sabe que de início é muito difícil montar um time até pra meio de tabela na Itália (pode acontecer se der sorte/for assertivo na janela) mas sobreviver já é o suficiente. E considerando que a maioria dos teus melhores jogadores são emprestados, você provavelmente vai tentar fechar com eles né?

Foi uma reta final complicada e por isso destaquei esses tropeços que quase nos tiraram a vaga, que ficou em risco. Menos mal que a lição de casa foi feita e não dependemos dos playoffs hehe

Sim, a grana vai dar uma bela ajuda, mas vou precisar reformular bastante a equipe para criar caixa suficiente para tornar o time competitivo para a Série A. E sim, a ideia é manter boa parte dos emprestados para não bagunçar a espinha dorsal. 

Valeu, Marcio!

Em 19/05/2025 em 10:21, Nismo disse:

Nunca imaginei que ia ver um ex-Athletico no teu time, mas o Zapelli tem bons atributos.

Belo segundo turno. A equipe teve uns momentos bem delicados ali entre março e abril, mas levou muito bem o campeonato. Pecorino fez grande temporada 

Curioso para ver o que o Perugia pode aprontar na Série A.

Não fazia ideia disso, realmente o Zapelli ajudou demais nessa temporada. 

O segundo turno foi complicado, mas na hora da onça beber água, nos superamos e Pecorino teve uma participação fundamental nisso. Pena que ele não continuará. 

Vamos ver. Valeu, Nismo!

Em 19/05/2025 em 13:36, Marcolation disse:

Também achei que tinha derrapando por causa dos jogos em destaque, mas foi bem o contrário.

Uma equipe equilibrada, com bastante gente marcando e contribuindo para os gols. Gostei do desempenho. Agora para a Série A a coisa muda de figura, será que esse orçamento vai ser suficiente?

É, o Marcio também trouxe esse ponto e a ideia foi enfatizar o risco que corremos, mas não se concretizou. 

O equilíbrio da equipe foi importante para que a vaga viesse sem tantos sustos e não ficássemos dependentes de 1 ou 2 atletas. Agora a Série A é outra bucha e eu não sei se esse orçamento será suficiente, mas precisaremos que sirva. 

Valeu, Marcos!

Em 20/05/2025 em 05:31, Cadete213 disse:

Parabéns pelo título, foi uma época complicada mas os festejos foram teus. Aproveita o orçamento para reforçar bem a equipa.

Em 20/05/2025 em 18:18, LC disse:

Parabéns pela subida de divisão e com o título é melhor ainda. Vamos ver quanto a diretoria vai disponibilizar para transferências.Boa sorte.

Valeu, pessoal. Vamos ver o que conseguiremos fazer com o orçamento e as vendas.

Em 24/05/2025 em 15:47, Leho. disse:

Confirmou a subida, nem tão destoado assim dos demais mas o importante é a tábua final após 38 rodadas, e você estava lá em primeirão hahahaha. Grande campanha, bela aquisição a do Zapelli e agora é ver como estruturar o elenco pro desafio maior.

Foi no susto, mas no fim de tudo certo, uma campanha justa considerando as 38 rodadas. Zapelli foi um nome fundamental nesse ano e espero que ele continue jogando o fino na Série A. 

Valeu, Leho!

Em 24/05/2025 em 16:51, Danut disse:

Depois de uma primeira temporada em que não conseguiu o acesso, o time engatou duas ótimas campanhas em sequência. Boa sorte na elite!

Valeu, Danut!

Em 25/05/2025 em 10:07, Fernandinhobol disse:

Satisfatório demais trazer ex-jogadores para a equipe técnica.

Pela campanha na primeira parte, imaginava nada diferente do acesso, só que a verdade é que no final quase deu ruim, foi fácil não. Agora é valorizar esse esforço, boa sorte na Serie A. As coisas ficarão mais difíceis com certeza!

Eu gosto dessa parte também. 

Na Série A o bicho vai pegar, não cair será fundamental. 

Valeu, Fernandinho!

Postado

AP1GczOBfYxWjBqDyLv9IPgNfyT0v1RiQKINsVop


Capítulo 8 - Call an ambulance…but not for me

 

 

Temporada 26/27 

Extra-campo

Na atualização anterior, falei sobre o nosso staff e agora na série A, esse é o status atual da equipe. Com as posições todas ocupadas, devo aguardar o final dos contratos para tentar melhorar nossa equipe técnica e deixá-la ao nível de um time top 10 na Itália. 

AP1GczNm8Bc1FMAbcxrdc3GMIWSR-TObOuDl09CH

Sigo recebendo propostas de outros clubes. Dessa vez, Union Berlin, Wolfsburg e Colônia me convidaram para entrevistas e eu recusei todas. Em meio a tudo isso, posterguei as negociações de um novo contrato ao final da temporada, momento que assinei um novo vínculo com os grifoni até 2031.

 

Transferências 

Com a subida para a Série A, as regras mudam. Agora, podemos contar com 3 jogadores não-comunitários (fora da União Europeia), com um detalhe: jogadores britânicos contam como estrangeiros a partir da segunda contratação. Novamente, outra grande reformulação no elenco, com 12 atletas chegando e outros vários saindo. 

A grande sacada aqui foi fechar 3 grandes nomes a custo zero logo no início da janela. O primeiro deles é Popa, que já estava com a gente e é o dono da camisa 1. O romeno tem 26 anos, bom comando de área e comunicação e peca apenas no quesito posicionamento.

AP1GczPBqk1s_0MRyZ-2dNH9l5-k9KMGpkdh9CZx

Herold veio do Bayern. Com 23 anos, o alemão tem atributos físicos excelentes, imprevisibilidade e índice de trabalhos altos. Com 16 de lançamentos longos, ele pode contribuir para uma alternativa nas bolas paradas. 

AP1GczNG0YSW932lovEglbGeOp_hWPnMLCJionXf

Sidibé vem como uma oportunidade para rechear o elenco. O francês veio do Guingamp e com 2,02 de altura, tem uma força e impulsão invejáveis. 

AP1GczNO3z4mMFadYtnvG6_HiWRKjNaL9oVuhOHa

Dentre as outras contratações, Sangaré foi a decepção. Contratei ele no escuro para ser uma alternativa ao ataque, visto que Pecorino não continuou na equipe. Porém, seus atributos não eram muito bons e ele em campo confirmou essa percepção, o que me levou a encostar ele e Guardiola chamá-lo de volta ao PSG.

Na janela de inverno, trouxe Geralnik, Skoko, Bonini, além de Richard Ríos para o meio-campo. O colombiano, ex-Botafogo, veio por menos de €2mi para reforçar o nosso meio-campo. 

AP1GczPBNmjbprenCxqwIpU4lHEx_gSl2WKR-UGZ

Kerkhof | Sidorov | Ciammaglichella | Bonini | Leoni | Sangaré | Gelhardt | Biereth | Geralnik | Richard Ríos

 

Coppa Italia

Estreamos na competição - e na temporada - contra o Spezia, que disputa a Série B. Não fizemos um jogo dos sonhos, mas Gelhardt com um chute da entrada da área deu números finais e a vaga na próxima fase. 

AP1GczOEDPxojYPy6OzcTfT8HJ8_jRs0eZqGdGoy

Contra a Cremonese, um susto aos 56’: Borrelli se antecipou a nossa zaga e bateu rápido para abrir o placar. O jogo avançava e nada de chegarmos ao empate. 

Até que aos 83’, De Nipoti converteu o pênalti para empatar e levar o jogo para a prorrogação. Nos 30 minutos adicionais, viramos o placar logo no início. Bergonzi roubou a bola na entrada da área, avançou pela direita e cruzou para trás, e Iannoni chegou batendo rasteiro para virar e nos colocar nas oitavas de final. 

AP1GczOf_1W-xRT-YJp22m0D5nAgRys_-PaI9bxc

O adversário seria a Fiorentina. Em Firenze, Abraham abriu o placar aos 28’ e não demonstramos reação até tomarmos o segundo gol, do mesmo, o segundo de cabeça. Biereth diminuiu um minuto depois, mas Faraci, depois de uma assistência do nome da noite, fechou o caixão. 

AP1GczNrdd3V6017dg1-0vhRCVux7AHIvlLgoyjy

 

Série A

Começamos com 2 dos 3 jogos fora e arrancamos 4 pontos nessa sequência. A derrota contra o Sassuolo foi a mais dolorida e devolveu nossos pés ao chão. Contra o Napoli, no entanto, demos mostras de que não iríamos a passeio. Os partenopei abiram 2 a 0, mais por uma demonstração de eficiência do que por bola. Nós chegamos ao gol com Iannoni e pressionamos pelo empate, porém sem sucesso. 

AP1GczPw9ngJ3PRaHkuL580DnbfTRX_jzB8ochgB

Contra a Roma, novamente saímos atrás no placar depois de um golaço de Dybala, que girou em cima da marcação, correu no espaço vazio e bateu firme, da meia-lua, para abrir o placar. Aos 32’, De Nipoti serviu Gelhardt, que ganhou meio na força e meio na corrida do marcador, batendo cruzado para empatar. Novamente, tivemos mais chances de gol, mas o placar ficou inalterado. 

Fechando o trio de bons jogos, encaramos o Milan e vencemos com o gol de Tommaso de Nipoti aos 8’. Conseguimos segurar um ótimo resultado nesse começo de Série A. 

AP1GczP1ENRmoK3sLEBYEaj2uw7r9sw98XTAhmxE

Tínhamos a mesma expectativa contra a Juventus, mas fomos obliterados. Com 36 minutos já perdíamos por 3 a 0, com 2 de Vlahovic. Na segunda etapa, Bergonzi ainda marcou um gol contra para deixar bem claro o domínio da Juve. 

AP1GczOzH7LcGLNEPEv5oSI97MYMWFc63FgIemqD

Depois da goleada, vencemos 5 dos 6 jogos seguintes, perdendo apenas um jogo super estranho contra o Bologna e nos posicionamos muito bem na bela com ⅓ de campeonato. Após mais uma traulitada contra a Atalanta, vencemos Parma e Empoli e empatamos com a Cremonese para fechar a primeira metade da temporada. 

Nesse momento, estávamos em sétimo lugar, a 6 pontos do líder Milan. Aqui seria o momento em que eu pararia a atualização. Só que me empolguei e continuei jogando até o final de temporada, desfecho que contarei agora. 

AP1GczO2SxnDOLSn1r7Y_T3tZd-WDxoKS8MU23di

Dos 17 jogos que fiz até aqui, faltava encarar a Inter e a Lazio.

AP1GczPQ594dPMkETOnJ7mvxQF4LWOLhmeO2MmgY

Contra os milaneses, Gelhardt puxou a marcação para o lado esquerdo, cruzou rasteiro na medida para De Nipoti, que aproveitou a saída em falso de Sommer para abrir o placar aos 46’. Sete minutos depois, Thuram aproveitou uma troca de passes a la Futebol de Areia e bateu sem deixar a bola cair para empatar. 

Só que o nosso lado esquerdo estava muito forte e Herold cruzou na medida para De Nipoti cabecear quase no ângulo para dar números finais à partida. 

AP1GczOeOHoS7iJv1Xg_re4VCahFVDvIkcphhZgs

Depois de vencer os nerazzurri emendamos uma sequência invicta de seis jogos, com 4 empates e 2 vitórias. Com uma derrota para o Milan e um empate contra a Juventus, a série invicta virou uma sequência de 4 jogos sem vencer. 

De março em diante a irregularidade apareceu e foram 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas nos jogos finais. Encerramos a Série A contra a Inter e eles vieram com fome de vingança do resultado no primeiro turno. Fomos para a trocação, mas mesmo assim, sofremos uma derrota pesada por 5 a 2.

AP1GczM97jomKGjZhEbIgtTBgmKI_w_JnssAyDs7

Calendário - Segunda parte da temporada

AP1GczOXLWgR6agIFrIMvmkvIUetikFdz4qLbQyY

 

 

Classificação 

Encerramos a primeira temporada nesse retorno à Série A na excelente sexta posição. Se eu fosse falar que esperava ficar numa posição tão alta logo de cara, estaria mentindo. 

Mesmo com a reformulação pesada do elenco, eu esperava apenas ficar longe da briga contra o rebaixamento e foi essa postura que tive quando a Diretoria me pediu para ajustar os objetivos na reta final da temporada. Sofremos tantos gols quanto marcamos, mas isso se deve ao fato das goleadas contra Juventus, Atalanta e Inter, que só aí já eram 13 dos 44 gols sofridos. 

O campeão foi o Napoli, que superou Milan e Atalanta por um ponto para garantir seu terceiro título em quatro temporadas e a vaga para a UCL. Aí você se pergunta: como assim?

Pois bem, quem se lembrar da introdução saberá que a ideia foi de usar uma base de dados que reproduz as competições europeias até o final dos anos 80. Dessa forma, somente o campeão vai para UCL, enquanto Atalanta, Inter e Juventus vão para a UEL. 

Aqui, não temos a Conference League, mas sim a Recopa Europeia (ou Taça dos Vencedores de Taças). Como o Milan venceu a Coppa Italia, deixa de ir a UEL para disputar a Recopa. 

AP1GczNTgzw7kq2Cv5nqAjCUwC6IW6iv5b2gVjGk

Estatísticas

 

Fornada

Acabei não trazendo o relatório da fornada de 2027, então trago o principal nome dentre os três que assinaram contrato. Iseni 27A apresenta boa finalização e imprevisibilidade, além de bons atributos físicos. Fora ele, trouxe apenas dois outros jogadores. 

AP1GczPkQd2v9O1cj0iOfe4Ym7FWFOK3-Bn8FEPa

 

Elenco 

O período de março a maio abaixou as notas do elenco, que vinha performando em níveis mais altos antes dessa série irregular. Tudo bem, faz parte. Nas assistências, Herold dominou o lado esquerdo, enquanto que Kerkhof deu a sua contribuição do lado direito, fazendo com que ambos combinassem para 10 assistências. 

Zapelli e Oliveri juntos contribuíram para 16 gols, ajudando a distribuir os números ofensivos da equipe. Mas os melhores em participações para gols foram Gelhardt e De Nipoti, ambos com 13. O atacante italiano foi o artilheiro do ano, com 11 tentos. Gelhardt foi o vice-artulheiro com 7 gols, enquanto que o terceiro foi Iannoni, que funcionando como um elemento-surpresa, também marcou 7 vezes. 

Skoko veio para ocupar uma vaga de formado no clube e no país, para facilitar o encaixe de Ríos, mas com um time já encaixado, não conseguiu oferecer muito ao elenco. O mesmo aconteceu com Ciammaglichella, que disputou posição com MAC, mas ficou atrás de Oliveri e Zapelli na briga. 

A defesa até que foi bem com 44 gols sofridos nos 38 jogos, considerando o nível mais alto da Série A. Popa terminou com quase 7 de média, e participou de quase todos os jogos da temporada, monopolizando a camisa 1. 

AP1GczNOOhYQ0rlq69I6hCodXCEYboBpWMKqEDqH

Ghilardi e Buttaro foram os líderes da defesa, com mais de 2.000 minutos na temporada. Com certeza eles ficarão para a próxima temporada. Aproveitando esse momento, quero destacar que conseguimos muitos jogos sem sofrer gols, 15, mais precisamente, e por isso os números da temporada estão meio distorcidos. 

Fizemos poucas faltas para desarmar, 10, na média. Ficamos dentro da média dos gols esperados sofridos, mas o percentual de desarmes chegou próximo aos 80%, um dado que destaca a agressividade da equipe. 

Ofensivamente, também ficamos dentro da média de gols esperados, pouco acima de 1, mas o diferencial foi a efetividade nos chutes a gol e a alta quantidade de passes certos do elenco, beirando os 90%.

AP1GczPC_y69_G9M4_Z-D12DtWCvxdYWib3qpbHR

Comecei a pensar em uma alternativa tática para sair do esquema com 3 zagueiros e com meias técnicos, escolhi o meu desenho preferido, o 4-4-2 diamante. É um esquema que deve ser desenvolvido na próxima temporada.

AP1GczPSt6O7bt43o-5eYS66xeDMChBkxnSDi2MJ


Finanças

Recebemos €400k pela participação na Coppa Italia e €7,7mi pela posição final na Série A. Outro destaque no aspecto financeiro é que na próxima temporada receberemos €36,6mi de receitas de TV, um incremento de €7mi em relação a temporada atual. 

Participar da série A alavancou nossas finanças a partir da bilheteria. Batemos recorde de bilheteria contra o Napoli no primeiro turno, arrecadando €500k. Fora isso, terminamos com uma média de 22.451 de público no período, praticamente lotando o estádio, que tem capacidade para 23.625 torcedores.

Essa temporada foi muito positiva para o caixa do clube, o que permitiu que o orçamento para 2026/27 fosse definido em €1,47mi para salários e €5,74mi para transferências. Além disso, tivemos um aumento no orçamento de olheiros para a temporada que vem, alcançando o status de observação mundial.

AP1GczPHXblcn85FLs7aRGgtqnD1mYQJj5WO_EJ_

  • #Vini mudou o título para In cerca di Fortuna - Call an ambulance…but not for me (26/05)
Postado

Esse trio que foste buscar é muito bom. Campanha muito boa na Liga com destaque para a vitória contra o Inter...que depois vingou-se. Mesmo assim, estás impondo respeito entre os grande do futebol italiano.

  • Diretor Geral
Postado

Surpreendente esse debute na elite do Calcio, mas também o trabalho feito na janela foi ótimo e ajuda a explicar tamanho rendimento. Gostei bastante dos reforços, em especial o LE alemão que chegou se impondo e ajudando mt.

Na parte financeira, só o fato de estar na elite já é o suficiente pra engordar esse cofre, e com uma boa gestão de plantel isso tende a melhorar ainda mais. Uma pena que a vaga europeia nesse formato não foi conquistada, seria outro passo importante pro clube, mas entendo o desafio.

Postado

Pô, honestamente to bem surpreso com teu desempenho na temporada de volta à Série A. Com todo respeito a tuas capacidades FMísticas, mas não levava fé hahahah Serie A é bem complicadinha de cara, mas tirou de letra. Sinal de que foi bem eficiente no mercado, trouxe bons nomes e fechou bem o elenco. Talvez nem precise mexer tanto nele na próxima temporada (mas com a grana que entrou, qualificar é sempre bom).

E que bom que empolgou e postou logo tudo de uma vez, bom sinal.

Já tinha esquecido que você tá usando a DB que muda as competições europeias, ou seja, vai ficar confinado um bom tempo a UEL, caso demore a conquistar o Scudetto

Que salto maravilhoso de finanças, ein? Vai fazer a festa na próxima temporada. Já dá pra trazer uns BR (sempre tem uma dúzia de brasileiros com dupla cidadania huahuaha). Buenas!

Postado

Baita temporada, derrubou gigantes logo de cara e não sentiu o peso da Serie A.

A defesa foi o carro chefe do Perugia novamente, mas rapaz... Esse saldo de gols dos times abaixo do top-5 são um negócio de maluco. Muito equilíbrio na parte do meio da tabela.

Postado

A temporada de estreia na Série A foi melhor que o imaginado. Não teve medo dos gigantes e conseguiu resultados muito bons, especialmente contra a dupla de Milão.

A fórmula dessa DB europeia é mata-mata ou tem os grupos?

Postado

Trouxe bons reforços para a equipe e fiquei surpreso com o 6º lugar. Boa sorte na sequência.

Postado

Olhando os reforços... 6° lugar tá bem entregue, trouxe um bom goleiro e formou uma boa dupla de ataque.

Não estava lembrando da mudança nas competições europeias, acho bom, traz um desafio a mais, e vai ter que subir alguns degraus ainda até poder disputar a Champions.

Próxima temporada é pra manter por ali e quem sabe beliscar vaga na UEL.

Postado

Uma excelente temporada de estreia na Serie A. Estou curioso para ver os resultados com o 4-4-2 Diamante, em uma era de pontas, jogar sem eles é algo que requer coragem.

  • 2 semanas atrás...
Postado
Em 27/05/2025 em 05:20, Cadete213 disse:

Esse trio que foste buscar é muito bom. Campanha muito boa na Liga com destaque para a vitória contra o Inter...que depois vingou-se. Mesmo assim, estás impondo respeito entre os grande do futebol italiano.

Realmente, foi um trio que encaixou muito bem e nos rendeu frutos na temporada. Na liga, precisamos vencer mais os grandes como vencemos a Inter se quisermos sonhar com algo mais concreto.

Valeu, Cadete!

Em 27/05/2025 em 15:45, Leho. disse:

Surpreendente esse debute na elite do Calcio, mas também o trabalho feito na janela foi ótimo e ajuda a explicar tamanho rendimento. Gostei bastante dos reforços, em especial o LE alemão que chegou se impondo e ajudando mt.

Na parte financeira, só o fato de estar na elite já é o suficiente pra engordar esse cofre, e com uma boa gestão de plantel isso tende a melhorar ainda mais. Uma pena que a vaga europeia nesse formato não foi conquistada, seria outro passo importante pro clube, mas entendo o desafio.

Essas janelas com maior profundidade tem acelerado a profundidade do elenco do Perugia e o impacto na estreia de Série A foi maior do que inicialmente esperado. Herold realmente veio com um encaixe muito bom em uma posição fundamental para dar escape ao esquema tático, que são as alas. 

É, a opção foi por um desafio diferente, porque a UCL hoje é um parquinho dos principais clubes europeus e não traz os campeões da Europa. Por outro lado, em outro formato, provavelmente estaríamos comemorando uma vaga na UEL ou UECL. Mas, vamos aproveitar o reforço no caixa para tentar manter essa toada. 

Valeu, Leho!

Em 28/05/2025 em 18:00, Fujarra disse:

Pô, honestamente to bem surpreso com teu desempenho na temporada de volta à Série A. Com todo respeito a tuas capacidades FMísticas, mas não levava fé hahahah Serie A é bem complicadinha de cara, mas tirou de letra. Sinal de que foi bem eficiente no mercado, trouxe bons nomes e fechou bem o elenco. Talvez nem precise mexer tanto nele na próxima temporada (mas com a grana que entrou, qualificar é sempre bom).

E que bom que empolgou e postou logo tudo de uma vez, bom sinal.

Já tinha esquecido que você tá usando a DB que muda as competições europeias, ou seja, vai ficar confinado um bom tempo a UEL, caso demore a conquistar o Scudetto

Que salto maravilhoso de finanças, ein? Vai fazer a festa na próxima temporada. Já dá pra trazer uns BR (sempre tem uma dúzia de brasileiros com dupla cidadania huahuaha). Buenas!

Eu atribuo ao fator reformulação e também ao esquema tático ortodoxo. Porque realmente a Série A é complicada, são muitos times tradicionais e menos dinheiro girando do que em outros ligas. A ideia não é mexer tanto, mas a mudança de status pode gerar alguns instatisfeitos e uma mudança no elenco. 

Pois é cara, se eu chegar a UEL né. Precisamos sempre estar entre os 4 ou ganhar a Coppa para participar da Recopa Europeia. 

As finanças deram uma boa melhorada, mas por enquanto ficaremos restritos em termos de orçamento para transferências. Bom que eu tenho um scout bacana e vou botar todos eles para trabalhar. 

Valeu, Marcio!

Em 29/05/2025 em 14:34, Marcolation disse:

Baita temporada, derrubou gigantes logo de cara e não sentiu o peso da Serie A.

A defesa foi o carro chefe do Perugia novamente, mas rapaz... Esse saldo de gols dos times abaixo do top-5 são um negócio de maluco. Muito equilíbrio na parte do meio da tabela.

Foi uma boa temporada mesmo e a defesa segue fazendo a diferença para nós. De fato, o saldo de gols dos times demonstra como o Calcio é bastante concentrado em poucas equipes, como boa parte das ligas do top 5 europeu. 

Valeu, Marcos!

Em 01/06/2025 em 09:48, Nismo disse:

A temporada de estreia na Série A foi melhor que o imaginado. Não teve medo dos gigantes e conseguiu resultados muito bons, especialmente contra a dupla de Milão.

A fórmula dessa DB europeia é mata-mata ou tem os grupos?

Com certeza, precisamos repetir a dose para sonhar com competições europeias. 

A fórmula é mata-mata, como no final dos anos 80. 

Valeu, Nismo!

Em 01/06/2025 em 12:08, LC disse:

Trouxe bons reforços para a equipe e fiquei surpreso com o 6º lugar. Boa sorte na sequência.

Valeu, LC!

Em 03/06/2025 em 09:08, Fernandinhobol disse:

Olhando os reforços... 6° lugar tá bem entregue, trouxe um bom goleiro e formou uma boa dupla de ataque.

Não estava lembrando da mudança nas competições europeias, acho bom, traz um desafio a mais, e vai ter que subir alguns degraus ainda até poder disputar a Champions.

Próxima temporada é pra manter por ali e quem sabe beliscar vaga na UEL.

Essa mudança no formato nos puniu agora, mas acho que vai ser interessante disputar competições assim no futuro. Temos até melhores chances de vencer uma UCL.

Valeu, Fernandinho!

Em 04/06/2025 em 17:19, Johann Duwe disse:

Uma excelente temporada de estreia na Serie A. Estou curioso para ver os resultados com o 4-4-2 Diamante, em uma era de pontas, jogar sem eles é algo que requer coragem.

Valeu, Johann!

Postado

Excelente resultado na temporada de retorno à elite. Digamos que o Perugia gosta de uma Série A, se é que você me entende. Com a melhoria financeira e o time ganhando casca, a próxima época tem tudo pra ser ainda melhor.

Gosto muito do 442 diamante mas progressivamente fui deixando de usar desde o FM 17, quando parece que o jogo começou a ficar cada vez mais formatado pra usar pontas. Curioso pra ver como vai ser.

Postado
3 horas atrás, Tsuru disse:

Excelente resultado na temporada de retorno à elite. Digamos que o Perugia gosta de uma Série A, se é que você me entende. Com a melhoria financeira e o time ganhando casca, a próxima época tem tudo pra ser ainda melhor.

Gosto muito do 442 diamante mas progressivamente fui deixando de usar desde o FM 17, quando parece que o jogo começou a ficar cada vez mais formatado pra usar pontas. Curioso pra ver como vai ser.

Espero que o time realmente tenha uma progressão na Série A, porque ela é muito traiçoeira para os clubes em ascensão. 

O 442 diamante tem seus problemas, mas quero ver se dá para brincar com ele pra variar. 

Valeu, Tsuru!

Postado

AP1GczOBfYxWjBqDyLv9IPgNfyT0v1RiQKINsVop

Capítulo 9 - Ajuste de expectativas

Temporada 27/28

Mais uma vez me empolguei e joguei uma temporada completa. Pois bem, dessa vez, entre férias e alguns ajustes na rotina, perdi alguns destaques que gostaria de fazer aqui. Estou encontrando a melhor forma de jogar e postar dentro dessa nova rotina, então peço desculpas.

 

Extra-campo

Estádio é um assunto complicado na Itália. Muitos deles são antigos e a última leva de remodelação em boa parte deles foi na Copa de 1990, que aconteceu há quase 40 anos. Sem contar que muitas equipes mandam seus jogos em estádios “Comunale”, de posse do equivalente às prefeituras locais. 

Nós não somos exceção a essa regra e o Renato Curi é cedido pela prefeitura de Perugia ao clube. Com capacidade para 23.625 torcedores, tem sido uma fonte de renda muito interessante nessas temporadas de série A. Em 2027/28, arrecadamos €13m com bilheteria e com a evolução do clube no cenário local, espero melhorar ainda mais essa fonte de receitas, para justificar um novo estádio no futuro.

 

Transferências 

Uma nova baciada chegou. DEZOITO jogadores chegaram e um novo elenco foi construído. O diferencial nessa temporada foi que em janeiro trouxemos cinco novos jogadores, dois a mais em comparação à temporada anterior no mesmo período. 

AP1GczMHhsYx5BmL0AqEjH09iItmc6d14fRNd5VG

A diferença dos contratados nesta temporada é que busquei trazer atletas pensando no futuro e não só no curto prazo. Dois dos jogadores nessa linha foram Scott e Crnko. O escocês, vindo do St. Johnstone por €5,75m tem atributos excelentes, principalmente no quesito técnico e mental. Gosto muito dele ter determinação e trabalho de equipe altos, em linha com sua personalidade determinada, sinal que ele poderá se encaixar bem ao elenco. 

AP1GczNg4FphZzYJnnfI74CGplq17HQwBEGSb3bP

O croata Crnko veio por uma bolada, para os nossos padrões. Precisei ajustar o orçamento, liberar jogadores para dar conta dos €10,5m pedidos pelo Hajduk Split. Fisicamente ele é muito bom e apresenta uma evolução nos atributos em geral. Hoje ele já é avaliado entre €42m e €59m.  

AP1GczPMrY51fPcrEEoLP0OAK5DGd1Im0Vjk4Rbp

Andreozzi veio para ser uma alternativa como MAC. Ele fechou bem a temporada, apesar de um início irregular, e eu pensei em mantê-lo para a próxima temporada. Só que no momento que eu cogitei essa possibilidade, ele já havia assinado a custo zero com o Olympique de Marseille. Triste. 

AP1GczO6H2Tf8WYd7KUKtv3SYudR8Dif4W_7dDSd

Aiello | Bakker | Morante | Gelhardt | Nuñez | Riccio | Stjepanovic | Maroni | Seck | Bakoune | Comuzzo | Karachanakov | Dalle Mura | Akpa-Chukwu | Sazonov 

 

Coppa Italia

Pela campanha na temporada anterior, fomos diretamente às oitavas e encaramos a Fiorentina. A Viola complicou muito a nossa vida, dominou os 90 minutos de forma incontestável, mas sobrevivemos. Nos 30 minutos adicionais, Charlie Scott aproveitou cruzamento de Lucas e uma péssima saída do goleiro para concluir e marcar o único gol da partida. 

AP1GczMHF0zO8GJ5dRqJ6CDMQyI_jEqlU2tmlmKu

Nas quartas, uma pedreira, a Atalanta. Contra a Dea já estávamos em um momento melhor na temporada e fizemos uma partida com alguma trocação. Sofremos o gol aos 62’, empatamos no minuto seguinte e a virada veio 15 minutos depois. Quando parecia que seria esse o gol da eliminação, Andreozzi veio ao nosso resgate, batendo firme da entrada da área para empatar. 

AP1GczMJF3yebPHm4YR255cQTJZtLYmiJnsm0iGU

Mais uma prorrogação, só que dessa vez sem gols. Na marca da cal, 9-8 a nosso favor e conseguimos uma semifinal que não acontecia desde 2002-03 quando o clube caiu para o Milan, campeão daquela edição. 

Contra a Inter, a esperança era surpreender o adversário e conquistar um empate para tentar decidir em casa. Bom, deixo o print do jogo. Não tenho mais o que acrescentar, Lautaro Martínez acabou com a gente. A volta foi protocolar e perdemos novamente para a futura campeã.

AP1GczMZRZcFu-FIHYRC1kRKZL6RAVl-eRrboFZY

Calendário

AP1GczOordMOP4K4JS8BJe4wUhhSYfAjTZY0KGAX

 

Série A

Se a temporada anterior foi muito promissora, a atual nos devolveu um pouco de volta ao chão. Nossa esperança de conquistar uma vaga europeia fechando no top-4, foi derrubada logo cedo. 

A vitória simples contra a Salernitana já dava o alerta e as derrotas em sequência para Udinese e Lazio, times que tivemos melhor sorte em 26/27, apontaram que talvez a temporada não fosse tão feliz. Seguimos com a irregularidade em setembro e atingimos o fundo do poço em outubro, conseguindo apenas um empate contra o Torino.

Estava claro até aqui que a tentativa de migrar para o 4-4-2 diamante não estava funcionando e eu fiquei numa encruzilhada entre voltar ao esquema anterior ou tentar algo novo. Voltei ao esquema anterior, ajustando apenas para ter dois atacantes e um MAC ao invés do contrário. 

Esse ajuste permitiu duas vitórias contra Palermo e Brescia, além de um empate com a asa negra chamada Bologna. Mas aí dezembro mostrou que tudo era fogo de palha e com apenas dois pontos conquistados, fechamos o ano com apenas 17, 13 a menos do que no final de 2026. 

Na virada do ano, a vitória contra o Genoa deu um respiro, mas os três empates seguidos foram um balde de água fria nas pretensões da equipe, que ainda perdeu para a Inter pelo placar mínimo para fechar o primeiro mês de 2028. 

Bom, mais mudanças táticas vieram, mas dessa vez o diferencial foi que Andreozzi resolveu botar a bola debaixo do braço. Primeiro, para quebrar o tabu e conquistar a primeira vitória contra a Juventus. O jogo contra a vecchia signora começou como um pesadelo, com um pênalti duvidoso em Curtis Jones, aos 10’. Porém o time reagiu e após uma bela troca de passes Crnko bateu seco no canto de Szczesny para empatar. No segundo tempo, o meia recebeu belo lançamento de Stjepanovic e bateu em diagonal para virar. 

AP1GczN7AFGrgzKjIjAfPzB81lZZ35-bdc6yTf6S

Nos jogos que se seguiram, ele marcou mais dois gols e deu duas assistências, fechando 5 participações para gol em 4 jogos. Acho que o fato dele ter assinado com o Olympique o motivou a mostrar futebol para seu novo empregador. 

Fevereiro marcou uma vitória contra Roma e uma derrota contra o postulante ao título Milan, empatando duas seguidas contra Torino e Palermo. Nos recuperamos vencendo times da parte de baixo da tabela quatro vezes seguidas e fechamos a temporada com derrotas para as equipes que brigam por vagas europeias. E o Genoa, que foi claramente um jogo de ressaca. 

AP1GczM-6WZPQ6YZaX-Qhnpk4V9e0efmzUvVDYkk

 

Calendário

AP1GczObdjBCD8jgG6d5TOcg92fedUEBDqh58LPg

 

Classificação 

Terminamos a Serie A com 52 pontos, na 8ª posição, 10 a menos que na temporada anterior. Sendo que giramos boa parte da temporada entre o 11º e 14º lugares. Curiosamente, marcamos 3 gols a mais (51 a 48) e sofremos os mesmos 44 gols que em 2026/27. Perdemos um pouco mais nessa temporada, mas os empates ainda são o fiel da balança, visto que fomos os recordistas em igualdades neste ano, com 13. 

A Inter fez a dobradinha, ao vencer o confronto direto contra o Milan na rodada 35, terminando 2 pontos à frente dos rossoneri. Houve um incrível empate triplo entre o 4º e 6º lugares, com a Fiorentina terminando com a última vaga para a UEL. 

O Sassuolo, que rondava sempre o meio da tabela, sofreu uma queda vertiginosa e terminou como o último rebaixado nesta temporada, o que serve de alerta para nós, que basta uma temporada ruim para tudo desabar. 

AP1GczPS5vzE_EDvbiHZg3bfEqSU1PolQSlWiOGR

 

Fornada

Dessa vez não assinei com ninguém, simplesmente não valia a pena. 

 

Elenco 

Um dos problemas de mudar muito o elenco é gerir a quantidade de insatisfeitos com a perda de minutos, seu status no elenco e vendo os novatos ganharem mais que eles. É complicado porque precisamos trocar o pneu com o carro andando e para garantir as contratações, muitas vezes é preciso elevar o status no elenco desses novos jogadores. Terminamos a temporada com ambiente aceitável e cinco jogadores insatisfeitos, entre eles Scott, que pediu expressamente sua transferência. 

Dessa forma, minha incapacidade de agir rápido nesse momento selou a derrocada do clube na primeira perna da temporada. Eu resolvi esse ponto parcialmente vendendo ou emprestando os insatisfeitos em janeiro. Diminuindo a turma do amendoim, eu consegui melhorar os resultados do time na Série A.

Ainda assim, pelas notas do elenco, entendi que o time ainda não estava no nível de série A, o que faz parte visto que essa foi apenas nossa segunda temporada. Tivemos apenas quatro atletas com notas acima de 7 e um deles foi emprestado no meio do ano por estar descontente. 

Outro problema é a produção ofensiva. O artilheiro da temporada foi De Nipoti com 12 gols, o que eu acho pouco para a quantidade de jogos disputados. Como empatamos muito nas duas temporadas, um time que marque mais gols pode ajudar a virar essa chave. 

AP1GczNf9C6nn_cbaPtsOzx1ObeHpFiYOtEx82wy

Equipe técnica | Tática

Ofensivamente, Bakker parece ter se entrosado bem ao clube e com 8 assistências, vejo potencial nele para entregar mais. Considerando que ele tem 27 anos e chegou a custo zero, podemos aproveitar muitos anos com ele aqui. 

Defensivamente, Sazonov chegou como uma contratação de meio de temporada, mas já ajudou a elevar os níveis do setor e espero que em um time menos caótico, seu impacto seja ainda maior. 

Considerando esses pontos, eu quero reforçar o ataque, principalmente, e aproveitar outras oportunidades de mercado, mas sem mexer tanto no elenco. Pretendo assim minimizar os impactos de muitas chegadas no ambiente da equipe. 

 

Finanças

Recebemos €2,9m pela participação na Coppa Italia e €5,6mi pela posição final na Série A. Terminamos o ano fiscal com €18m em caixa, uma quantia considerável. 

AP1GczOZmWH-Fa2V_WS7l_5oxE-PPm2j3j_bR0hv

  • #Vini mudou o título para In cerca di Fortuna - Ajuste de expectativas (15/06)
Postado

Temporada de altos e baixos, mas muito equilibrada, vide o "empate" entre vitórias, derrotas e empates.

Veio uma baciada de jogadores, o que mexeu muito no equilíbrio da equipe, mas no geral acredito que foram bons achados. Esse croata e o escocês são dois monstrinhos e devem render uma bolada pro Perugia.

Curioso para ver a próxima temporada, mas percebo que hoje é mais investir em contratações pontuais do que renovar profundamente o time.

Boa sorte para a continuação 

  • Diretor Geral
Postado

Renovar bruscamente o elenco assim é sempre um desafio grande, eu tô passando por isso no meu save também. Mas acho que não dá pra reclamar mt também, foi uma temporada na média e que teve ali nas semis da Copa o trunfo a se comemorar.

Pensando no copo meio cheio, a situação financeira está evoluindo, vai te permitir reforçar o time na próxima janela e elenco esse que já está mais ambientado entre si, ou seja, os reforços vão poder ser mais pontuais do que novamente uma baciada deles, kkkkkkk!

 

Evolução de forma progressiva é sempre melhor do que atalhos rápidos, assim penso eu. Seu Perugia tá no caminho certo.

Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

Evolução de forma progressiva é sempre melhor do que atalhos rápidos, assim penso eu. Seu Perugia tá no caminho certo.

Acompanho o voto do relator. Fez uma campanha muito boa na Coppa e terminou um pouco abaixo da temporada passada, mas normal dada a quantidade de jogadores que chegou e à tática que não funcionou bem.

O FM espelha a vida real onde anda muito difícil jogar sem pontas e/ou sem 3 zagueiros, escolhendo um desses caminhos cê vai bem.

Que venha uma temporada melhor pro Perugia.

Postado

A revolução no plantel funcionou e vimos uma equipa compacta e apesar desses empates todos, consegue uma boa classificação na tabela, onde já derrotou nomes grandes como a Juventus. Na Copa, foi o descalabro contra o Inter na 1ª mão, mas limpaste a imagem no segundo jogo.

Postado

Conseguiu alçar até a elite bem rapidamente, e logo na primeira temporada chegou perto do top-5, uma excelente campanha. Claro que o fato de trazer muito jogador de qualidade colaborou para essa melhoria.

As finanças também tiveram um bom aumento também, é importante.

Achei curioso vc preferir por algumas alterações nas competicoes europeias. Ele muda o formato também?

Mas achei que a temporada seguinte com os monstrinhos promissores que trouxe ia conseguir manter o desempenho, mas ao que parece o elenco ficou de vagabundagem e não esteve tão motivado pra jogar, por isso a inconstância da equipe.

Torcer para que dessa vez o time fique mais coeso e melhore de forma coletiva. A temporada que vem irá permitir isso.

Boa sorte para a continuação 

Postado
Em 15/06/2025 em 15:19, Nismo disse:

Temporada de altos e baixos, mas muito equilibrada, vide o "empate" entre vitórias, derrotas e empates.

Veio uma baciada de jogadores, o que mexeu muito no equilíbrio da equipe, mas no geral acredito que foram bons achados. Esse croata e o escocês são dois monstrinhos e devem render uma bolada pro Perugia.

Curioso para ver a próxima temporada, mas percebo que hoje é mais investir em contratações pontuais do que renovar profundamente o time.

Boa sorte para a continuação 

Sim, foi bastante irregular a caminhada. 

Com certeza, o Scott tem tudo para ser um jogadoraço, por isso eu estou tendo bastante paciência com ele. O foc

Vamos ver, se o time render, entendo que as contratações pontuais serão a cereja do bolo mesmo. 

Valeu, Nismo!

Em 15/06/2025 em 15:51, Leho. disse:

Renovar bruscamente o elenco assim é sempre um desafio grande, eu tô passando por isso no meu save também. Mas acho que não dá pra reclamar mt também, foi uma temporada na média e que teve ali nas semis da Copa o trunfo a se comemorar.

Pensando no copo meio cheio, a situação financeira está evoluindo, vai te permitir reforçar o time na próxima janela e elenco esse que já está mais ambientado entre si, ou seja, os reforços vão poder ser mais pontuais do que novamente uma baciada deles, kkkkkkk!

Evolução de forma progressiva é sempre melhor do que atalhos rápidos, assim penso eu. Seu Perugia tá no caminho certo.

É duro renovar o elenco dessa forma, mas do contrário eu levaria muito tempo para montar o time da forma como eu gostaria. Corri o risco nessa temporada e consegui contornar os problemas que a falta de equilíbrio trouxe. A semi da Copa tirou um pouco a frustração da Liga, pena que a Inter nos devolveu à realidade. 

O que eu acho complicado é que as finanças na Itália seguram a evolução. Como eu também optei por não usar a db tradicional, precisarei jogar acima das expectativas para chegar numa competição europeia. Mas é isso, seguimos nas buscas aos monstrinhos hahaha

Ah sim, com certeza. Minha ideia em alterar a db europeia foi justamente para não progredir tão rápido, está sendo legal assim. 

Valeu, Leho!

Em 15/06/2025 em 17:54, Tsuru disse:

Acompanho o voto do relator. Fez uma campanha muito boa na Coppa e terminou um pouco abaixo da temporada passada, mas normal dada a quantidade de jogadores que chegou e à tática que não funcionou bem.

O FM espelha a vida real onde anda muito difícil jogar sem pontas e/ou sem 3 zagueiros, escolhendo um desses caminhos cê vai bem.

Que venha uma temporada melhor pro Perugia.

Essa temporada foi um choque de realidade, mas quanto a tática, eu só não queria fazer algo tão tradicional - que pra mim é o 4-2-3-1. Só que agora, depois de cinco temporadas com 3 zagueiros, é hora de mudar. 

Valeu, Tsuru!

Em 17/06/2025 em 07:31, Cadete213 disse:

A revolução no plantel funcionou e vimos uma equipa compacta e apesar desses empates todos, consegue uma boa classificação na tabela, onde já derrotou nomes grandes como a Juventus. Na Copa, foi o descalabro contra o Inter na 1ª mão, mas limpaste a imagem no segundo jogo.

O jogo contra a Inter foi um pesadelo daqueles, mas em breve chegaremos lá. 

Valeu, Cadete!

Em 22/06/2025 em 17:48, MitoMitológico disse:

Conseguiu alçar até a elite bem rapidamente, e logo na primeira temporada chegou perto do top-5, uma excelente campanha. Claro que o fato de trazer muito jogador de qualidade colaborou para essa melhoria.

As finanças também tiveram um bom aumento também, é importante.

Achei curioso vc preferir por algumas alterações nas competicoes europeias. Ele muda o formato também?

Mas achei que a temporada seguinte com os monstrinhos promissores que trouxe ia conseguir manter o desempenho, mas ao que parece o elenco ficou de vagabundagem e não esteve tão motivado pra jogar, por isso a inconstância da equipe.

Torcer para que dessa vez o time fique mais coeso e melhore de forma coletiva. A temporada que vem irá permitir isso.

Boa sorte para a continuação 

Sim, avançamos rápido até a elite, o problema será a partir de agora. O formato é mata-mata, igual aos anos 80, e a quantidade de vagas para cada competição muda, sendo:

1 vaga para o campeão na Copa dos Campeões da Europa 

3 para a Copa UEFA

1 para o campeão da Coppa na Recopa Europeia (Copa dos Campeões de Copa).

As várias mudanças no elenco complicaram a situação, então preciso ficar de olho nas próximas janelas para evitar a vagabundagem novamente ahaha. 

Valeu, MM! 

Postado

AP1GczOBfYxWjBqDyLv9IPgNfyT0v1RiQKINsVop

Capítulo 10 - Europa a
vista!

Temporada 28/29

Nas duas últimas temporadas, o Perugia ficou entre os 10 primeiros, embora em 2027/28 houve uma queda para a oitava posição. Agora vamos ter o tira-teima: seremos o time que ficou próximo do top 4 ou olharemos a parte de baixo da tabela mais de perto?

Extra-campo

Estamos apostando muito na evolução do clube dentro de campo, por isso não temos realizado muitos investimentos em infraestruturas. Só nessa temporada, entre contratações, aumento no orçamento de salários e ampliação do alcance dos olheiros, saímos de uma posição lucrativa para um prejuízo que só foi neutralizado ao final da temporada. 

Um dos pontos que nos prejudicou nesse sentido foi o início do pagamento de um empréstimo que, somando principal e juros, custará quase €27m aos cofres do clube até 2035, sangrando o caixa em cerca de €4m anualmente. 

Só depois de uma competição europeia poderemos pensar em olhar para as infraestruturas. Enquanto isso, vamos pinçando boas oportunidades no mercado para tentar melhorar o caixa.

Recebi propostas de Borussia M’gladbach, Leipzig, Real Sociedad, United e recusei todas elas. 

Transferências 

Ano a ano, a baciada vai diminuindo. Dessa vez, trouxemos oito jogadores, sendo que apenas um deles chegou na janela principal, com 3 contratações fechadas antes da abertura da janela e outras quatro na janela de inverno. 

A ideia era começar a migrar do esquema com 3 zagueiros para uma tática com pontas. Tentei fazer isso de forma sutil, mas aos poucos o ambiente do elenco estava se deteriorando e em janeiro tomei uma abordagem radical e vendi ou emprestei 7 jogadores.

AP1GczOQA4P6iXZ490PT6fMtQG88p3zYEs_i0wvn

Apenas Bakker e Zappelli saíram contra a minha vontade. O primeiro teve a cláusula de rescisão paga e gerou um lucro de €5m na transferência, já que chegou a custo zero. Zappelli, por sua vez, recebeu uma proposta muito interessante do Leverkusen e não tivemos como recusar.

Dessa vez, considero que as transferências elevaram o patamar da equipe. Tresoldi era um objetivo antigo e conseguimos fechar a custo zero. Seu melhor atributo é o Sem Bola e tem MPJ de cortar para dentro de ambos os lados. Por enquanto, irei testá-lo no comando do ataque, mas à medida que encontre o dono da camisa 9, ele deve migrar para as pontas. 

AP1GczOVcX0lwq_RbGIWOV1P_PB3BzXOIWAsnARg

Altamente técnico e imprevisível, Petrovic é a nossa aposta para uma futura venda. Com 20 anos e com alguns atributos a desenvolver, espero que ele consiga fechar essa etapa aqui no Perugia e assim seja capaz de gerar um bom caixa para o time. 

AP1GczPU1rw1U22X1H9nQi72AI490JUw0xJDR6lP

Atehortúa foi um achado. Um corisco esse colombiano, que tem muita velocidade e agilidade, além de um belo atributo de finta. Descrito como prodígio pela imprensa, veio por cerca de €3m, com cláusulas que podem chegar a €4m. 

AP1GczMpdwnYkwtnFKETDggF6QZQKx6b4VStIbUE


Touré | Eduardo | Bozenik | Chambers | Pellielo 

 

Coppa Italia

Em janeiro, começamos na Coppa Italia e De Nipoti foi bastante oportunista para superar um jogo muito superior do Monza para nos classificar para as quartas de final. Foi uma vitória muito injusta e representava a irregularidade do clube naquele momento. 

AP1GczMUW-B2Qjg5YU7s_cf6GX4oJ2QRVjrbArSX

Contra a Atalanta, fizemos um jogo até um pouco mais equilibrado, mas tomar 2 a 0 com 30 do primeiro tempo complicou muito a nossa vida. No início da segunda etapa, Scamacca fez o segundo e tornou nossa vida ainda mais complicada. Crnko ainda diminuiu praticamente no apagar das luzes, mas foi apenas para nos dar um pouco de dignidade. Eliminação bastante amarga. 

O campeão foi o Milan, vencendo a Inter por 1 a 0 na prorrogação. 

AP1GczOVyOjE_rQel-kuxskd-BNmM9QFi163czfK

 

Série A

Nessa temporada, os resultados já foram melhores logo de cara. Nosso primeiro turno foi muito forte em desempenho, com apenas quatro derrotas. 

Só que o time ainda não parecia estar no melhor ritmo. Na sexta rodada, contra o Bologna, tivemos mais chutes a gol, mais meias oportunidades, só que o resultado foi completamente oposto. Aos 32’, Ferguson marcou de pênalti, para Zirkzee fazer o pivô cinco minutos depois e ampliar.  Ter mais domínio da partida e estar em desvantagem por 2 gols era duro e Eduardo tratou de nos devolver ao jogo com o gol de cabeça aos 41’. Na segunda etapa, continuamos pressionando, mas sem conseguir o gol, que veio do lado do adversário. Orsolini fechou o caixão com um gol aos 87’. 

AP1GczN9e7U6WkFcS37niwScaFJVCJyCZ5pmvYbU

Depois desse jogo, ficamos invictos em outubro, mas com os empates em casa e as vitórias fora dos nossos domínios. Só que essa empolgação foi por água abaixo logo no primeiro jogo de novembro, contra o Napoli. Os partenopei deram os rumos da partida logo aos 13’ com um passe de Nwaneri para Kvaratskhelia, que chutou firme para abrir o placar. Sofrer o gol cedo nos obrigou logo a buscar o placar e não só não conseguimos igualar como vimos a nossa defesa passar muitos apuros pelo ar. Os outros três gols vieram em lances de bola aérea e a goleada foi justa, infelizmente. 

AP1GczMLTrE7wPBhMByBj1zi-oQFfoHcgR-tOekR

Depois da goleada, vencemos a Lazio e perdemos para o Milan em uma partida que fomos superiores nas estatísticas, mas não no placar. Começamos a nossa recuperação em dezembro com 3 vitórias e 2 empates, um deles contra a Juventus, em que tomamos um gol aos 92’ e lamentamos bastante os dois pontos perdidos. 

Perdemos no início de janeiro para a Inter e vencemos a Fiorentina em uma virada agônica, com gols após os 70’. Depois disso, mudamos para a tática com a qual fechamos a temporada e não conhecemos mais o sabor da derrota.

AP1GczMCJDkaVq3cgBpaQ73RBM6qRifz2TG6Ogqe

Em 17 jogos com a tática, foram 11 vitórias e 6 empates. O destaque de fevereiro foi a goleada contra o Spezia, por 6 a 1, com dois de Tresoldi. Atehortúa abriu o placar no jogo seguinte e nos tirou a nossa zica contra o Bologna. 

AP1GczM25Jaq87MMZ6IG3e_KLcYMCkLtutlIdnFT

Março foi tranquilo e no único jogo contra o top 5, empatamos sem gols contra o Napoli. Abril começou com uma vitória que parecia tranquila e tomou contornos dramáticos contra a Lazio. Chegamos a abrir 3 a 0 no primeiro tempo, inclusive com a recuperação de Scott, que parecia pronto para sair do Perugia, mas com o gol, parece selar sua recuperação. No segundo tempo, Broja marcou dois gols, inclusive um aos 80’, para dar contornos dramáticos ao duelo. 

No encerramento do mês, uma virada maluca contra a Sampdoria, com gols após os 40’ do segundo tempo. Maio foi quase perfeito, não fosse a recuperação da Roma no finalzinho. 

A cereja do bolo foi a última rodada contra a Inter. Bozenik de cabeça, entre os zagueiros, abriu o placar logo aos 7’. Pressionamos o adversário, mas o segundo gol veio só aos 38’, com belo passe de Morante para Touré, que bateu firme na entrada da área para ampliar. 

Scott fez 3 a 0 no apagar das luzes da primeira etapa e aos 66’ a pressão de Eduardo sobre o nosso ex-jogador, Sidorov, foi crucial para que ele mesmo conseguisse avançar e chutasse firme no canto direito de Noppert. Schettino descontou no finalzinho, apenas para diminuir o vexame para os nerazzurri.

AP1GczOOBc3osGGSeHVvQLCW2qD_OtTOi836TQPa


Calendário

AP1GczOaesqYtU-RrKVPAJMz9Kt0DClHVBvhH5kw

 

Classificação 

Fizemos 26 pontos a mais que em 2027/28 e terminamos na quarta posição, com 66 gols marcados e 32 sofridos. É interessante observar que a defesa ainda se manteve firme, mas o ataque subiu um pouco a produção. E fomos mais efetivos, porque conseguimos marcar 11 gols a mais do que o esperado. 

A posição final agradou as expectativas da Diretoria, que esperava que terminássemos acima dos 10 primeiros até 2029/30.

Tresoldi foi o artilheiro do Perugia no campeonato 10 gols - além de receber o prêmio Gentleman, por não ter recebido nenhum cartão nos jogos do italiano, enquanto Lucas Felippe deu 9 assistências. O desafio agora será conciliar um bom desempenho nacional e continental, visto que com essa colocação, disputaremos a UEL.

O Napoli conquistou seu quarto título em seis temporadas, com 80 gols marcados, sendo 24 deles por Osimhen. 

AP1GczP3Vv947U1Jf9PZk_peXfnT-MJTOLxuYTEgcGbQmYS_H9CVkm2kIvqImU6ccJXGNPcKGZZP2Me4cpt4NYpoV_hqTnwdC6cmxh3AM3ja7h_1XfvSutKWLDyVzMJXTH1AU4RENRHacTkp6-xo8B8b-d8B=w801-h546-s-no-gm?authuser=0

 

Fornada

Lorenzo Apuzzo 29A foi o escolhido da vez e acredito que ele tem potencial para se tornar um ponta interessante para o elenco. Já sai de cara com 15 de finta e 13 de imprevisibilidade. Só resta saber se o MPJ de buscar o jogo de trás não vai prejudicar o seu desenvolvimento como ponta. 

AP1GczOQkpglvHJNNXzSOGfv3vFccm9rKZWpjMrj

 

Elenco 

Tirei o band-aid e finalmente comecei a negociar jogadores que pareciam abaixo das pretensões do clube ou que não pareciam estar afim de jogar no clube. Àqueles que chegaram, tiveram ótimo impacto e podem agregar ainda mais em uma temporada sem tantas oscilações no extra-campo.

Tresoldi fez seu nome com 15 participações para gol em 30 jogos, enquanto Petrovic veio logo atrás com 14 participações em 23 partidas. São os jogadores que devem ser a espinha dorsal do ataque. 

Atehortúa tem vaga de estrangeiro, mas o fato de ser sub-22 não exige sua inscrição e essa brecha na regra foi fundamental para que ele tivesse bastante experiência de jogo, se desenvolvendo bem para reclamar uma vaga no time titular. Temos muitas possibilidades nas pontas, mas quero que ele seja o titular ali e assim é possível abrir espaço na folha, liberando alguns jogadores que não tiveram o impacto esperado. 

Eduardo é um desses casos. Ele não foi mal, mas quero aproveitar seu potencial de venda para tentar levantar um dinheiro para buscar outros jogadores mais promissores. Com 22 jogadores que atuaram com alguma frequência, também será necessário aumentar a profundidade, focando em jogadores italianos ou abaixo dos 22 anos para que eu não sofra com as inscrições nacionais e continentais. 

Outros jogadores que devem sair são De Nipoti e Lucas Felippe. Apesar dos bons números de ambos, considerando seu estatuto, creio que eles já deram o que poderiam dar e o risco de se tornarem dispensáveis na próxima temporada é grande demais para não tentar aproveitar a janela de verão para vendê-los. 

Um ponto importante nessa discussão são os salários. Dos cinco maiores ordenados, dois são de jogadores que não renderam 100% do esperado, como Bozenik e Chambers, que juntos recebem pouco mais de €400k por mês. Liberando ambos, posso conseguir uma folga interessante na folha salarial. 

Hora de botar a equipe técnica para trabalhar e o orçamento de observação de €455k por ano.

AP1GczPzz2Ls0OLVAtW-L5aSDSUCTxLUfemlWC_o

 

Finanças

Recebemos €2,9m pela participação na Coppa Italia e €10,6 mi pela posição final na Série A. Terminamos o ano fiscal com €5m em caixa e torna-se muito importante oxigenar a folha para que consigamos reforços sem sacrificar o caixa.

AP1GczNZXLM3CSqlASVzmRP5EBfZLimHVfzSt_1V
 

  • #Vini mudou o título para In cerca di Fortuna - Europa a vista! (29/06)
  • Diretor Geral
Postado

Tá aí, com enxertos importantes e pontuais (esses dois pontinhas aí são o puro creme, bons demais) e uma mudança que me parece ter beneficiado o elenco que tens, o time subiu de produção ofensiva e conquistou enfim uma vaguinha europeia. Importantíssima aliás pras finanças do clube!

Aos poucos o time tá ficando mais forte, acho que já vai dar pra fazer uma boa campanha na UEL na próx. temporada. Quanto ao Calcio, agora é trabalhar pra se manter nesse G4 e ir solidificando seus cofres. Na Copa chegou onde era possível, tá ótimo também.

 

p.s: quem encontrou o pontinha colombiano? Você ou seu STAFF?

Postado

Melhorias dentro de campo acabam sendo mais atrativas por já fornecerem uma base pra já trabalhar com aquilo. Focar nisso se mostrou uma decisão acertada, apesar de precisar de um upgrade de estádio, já que na Itália o pessoal empurra com a barriga essa questão.

O Petrovic ao ver os atributos me pareceu ser uma boa pra construção ofensiva, que bom que deu pra encaixar os dois pontas de titulares e eles já deram resultado (e vão dar resultado financeiro também). O Tresoldi de avançado trabalhador recebeu nem um amarelozinho??? Jogador perfeito!!

Boa sorte na próxima temporada, agora se estabeleceu como equipe top 10.

Postado

Temporada importante para a consolidação do clube. Gostei muito do mercado que fez, Tresoldi e Atehortuá são excelentes jogadores, e Petrovic também. A vaga na UEL é importante, pois é o anúncio de uma nova fase que o Perugia está vivendo. Um G4 foi um grande resultado, espero que comece a se tornar uma constante, pois o time tem potencial pra seguir nessa pegada.

Boa Sorte.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...