Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Agora, pavel disse:

Sim, lembrando que os iranianos não são árabes, são persas. Aliás, ali é cheio de "povos" diferentes (embora mantenha o que falei antes: pra mim, é tudo farinha do mesmo saco. Todos com as mesmas origens, mas por algum motivo esse pessoal quis se diferenciar). E aí, com essa separação entre eles mesmos, virou essa zona fodida que ninguém tolera ninguém, e ainda sobra pra nós, ocidentais.

Porra, isso aí tu tirou da onde? A história do irã é milenar. O idioma Farsi é absolutamente diferente do árabe. É igual você comparar português com alemão. É farinha do mesmo saco para a ignorância.

É muito fácil para nós envolto em meio a narrativas ocidentais e sem conhecimento sobre a cultura de um povo limitar eles a extremistas religiosos. Vejo muita intolerância nas falas do povo aqui.

Postado
12 minutos atrás, Mantrax disse:

Israel usa essa narrativa de programa nuclear para fazer o que quiser a mais de 20 ANOS. Não se trata disso. É pura narrativa. São 20 anos falando que Irã está a 2 meses de ter arma nuclear. Não tem cabimento.

Okay.

Postado
7 minutos atrás, Mantrax disse:

Porra, isso aí tu tirou da onde? A história do irã é milenar. O idioma Farsi é absolutamente diferente do árabe. É igual você comparar português com alemão. É farinha do mesmo saco para a ignorância.

É muito fácil para nós envolto em meio a narrativas ocidentais e sem conhecimento sobre a cultura de um povo limitar eles a extremistas religiosos. Vejo muita intolerância nas falas do povo aqui.

Não tenho no Brasil um líder supremo falando abertamente que todos os que não seguem a lei religiosa dele são infiéis. E que infiéis tem que ser mortos.

Desculpa, chamar de intolerância eu não achar nada bom esse regime iraniano, não dá, não.

Israel não é santo. Nada na geopolítica é sobre ser santo, bom ou mau.

Mas o regime dos Aiatolas é humanamente indefensável. Pode chamar de intolerância, se quiser.

Postado
2 minutos atrás, Mantrax disse:

Tirei das aulas de história, ué. A humanidade começou na África, e migrou, chegando naquela região passando pelo que hoje é o Canal de Suez. Te mostro até um mapa. Ou tu acha que os persas brotaram do nada ali? O mapa abaixo está errado, por um acaso? Ou tu que não soube interpretar o que eu falei? Eu disse: "aqueles "povos" possuem as mesmas origens. Hoje eles se diferenciam. Persas, árabes, judeus, curdos, etc... Mas todos possuem a mesma origem, e se tu parar pra olhar, até hoje compartilham muitos traços em comum (pelo menos, os persas que já conheci possuem os mesmos traços dos iraquianos, por exemplo).

migracoes-pre-historicas.png

Postado

Mas, assim como ser contra o que Israel faz tá fazendo ser nazista e anti semita, ser contra o que o Irã faz, torna a pessoa favorável a Israel, guerra e morte de civis em guerra.

Não dá pra fazer análise alguma nestes termos.

Postado
26 minutos atrás, Mantrax disse:

Israel usa essa narrativa de programa nuclear para fazer o que quiser a mais de 20 ANOS. Não se trata disso. É pura narrativa. São 20 anos falando que Irã está a 2 meses de ter arma nuclear. Não tem cabimento.

Ah, mas tu acha que o Irã não quer a bomba? Aliás, tu acha que o Irã não tem a bomba? Nem que seja uma bomba "suja"? Pra mim, eles já possuem ela. Israel também tem. Eu acho que todo país que quer ter a bomba, além de EUA e Rússia, tem que ser invadido mesmo, e ter seu programa nuclear destruído. Já temos muitas armas de destruição em massa no mundo, e infelizmente EUA e Rússia se adiantaram MUITO na corrida nuclear, e estão a parsecs de distância dos outros países, e eles nunca vão desmantelar o próprio arsenal (e talvez isso até fosse perigoso), mas os outros países? Não precisam da bomba, e nem deveriam ter ela. Então, que tenham seus programas nucleares bélicos destruídos (podem usar pra fins pacíficos, sem problemas, mas sabemos que esses países aí não fazem isso).

Mas eu saquei qual é a diferença entre nossas opiniões: tu prefere apoiar um lado, mesmo que ele seja errado, vendo apenas o que o outro lado faz de ruim. E eu vejo o que ambos os lados fazem de ruim, e não acho que o que eles fazem de bom compensa o que fazem de ruim...

Postado

Se existisse um jeito de devastar o continente asiático grande parte dos problemas do mundo iriam desaparecer.

Postado
7 horas atrás, Dr.Thales disse:

Não tenho no Brasil um líder supremo falando abertamente que todos os que não seguem a lei religiosa dele são infiéis. E que infiéis tem que ser mortos.

Desculpa, chamar de intolerância eu não achar nada bom esse regime iraniano, não dá, não.

Israel não é santo. Nada na geopolítica é sobre ser santo, bom ou mau.

Mas o regime dos Aiatolas é humanamente indefensável. Pode chamar de intolerância, se quiser.

Mas eu não defendi o regime do Irã. Não se trata disso. Desde quando Israel e EUA são os juízes do mundo para interferir na soberania de um povo? Autodeterminação dos povos para q?

Postado
3 horas atrás, Mantrax disse:

Mas eu não defendi o regime do Irã. Não se trata disso. Desde quando Israel e EUA são os juízes do mundo para interferir na soberania de um povo? Autodeterminação dos povos para q?

Um uma discussão a parte .. até onde você acha que é válido a autodeterminação dos povos?

Pq a partir do momento que se ferem direitos humanos básicos, acho que é de responsabilidade sim de quem tem o poder interferir. Desde sempre a gente vê essa galera cometendo atrocidades sob o véu de "é a cultura deles".  

Assassinatos, pedófila, restrição de direitos básicos.

Postado (editado)
44 minutos atrás, Lewiks disse:

Um uma discussão a parte .. até onde você acha que é válido a autodeterminação dos povos?

Pq a partir do momento que se ferem direitos humanos básicos, acho que é de responsabilidade sim de quem tem o poder interferir. Desde sempre a gente vê essa galera cometendo atrocidades sob o véu de "é a cultura deles".  

Assassinatos, pedófila, restrição de direitos básicos.

O único país que já usou uma bomba nuclear na história foi os EUA. Diante de um Japão que estava prestes a se render. Eles não tem responsabilidade nenhuma sobre algo desse tipo. As armas nucleares do Iraque nunca foram encontradas, por exemplo.

Outra coisa, se o problema fosse direitos humanos, Israel não poderia mais estar fazendo o q está em Gaza. 

Editado por Mantrax
Postado

A situação no oriente médio só chegou a este ponto justamente pela interferência ocidental na região.

Postado
1 hora atrás, raskor disse:

A situação no oriente médio só chegou a este ponto justamente pela interferência ocidental na região.

Verdade.

Poderíamos sugerir que os EUA, China, Rússia, UE, Japão e o caralho a 4 parassem de tentar influenciar qualquer coisa na região.

Aí as coisas se resolveriam

Postado
Em 17/06/2025 em 10:50, pavel disse:

Tirei das aulas de história, ué. A humanidade começou na África, e migrou, chegando naquela região passando pelo que hoje é o Canal de Suez. Te mostro até um mapa. Ou tu acha que os persas brotaram do nada ali? O mapa abaixo está errado, por um acaso? Ou tu que não soube interpretar o que eu falei? Eu disse: "aqueles "povos" possuem as mesmas origens. Hoje eles se diferenciam. Persas, árabes, judeus, curdos, etc... Mas todos possuem a mesma origem, e se tu parar pra olhar, até hoje compartilham muitos traços em comum (pelo menos, os persas que já conheci possuem os mesmos traços dos iraquianos, por exemplo).

migracoes-pre-historicas.png

Entendi. Estou falando de etnias e você de espécie. São povos absolutamente diferentes do ponto de vista cultural. Logo, não temos como generalizar esses povos e culturas, pq são diferenças tão grandes quanto você comparar nativos da américa do norte e nativos do américa do sul.

Sobre características compartilhadas entre Iraquianos e Persas é natural. Ainda mais que a Pérsia durante períodos de império dominou a região da Mesopotâmia. 

Postado
1 hora atrás, Mantrax disse:

Entendi. Estou falando de etnias e você de espécie. São povos absolutamente diferentes do ponto de vista cultural. Logo, não temos como generalizar esses povos e culturas, pq são diferenças tão grandes quanto você comparar nativos da américa do norte e nativos do américa do sul.

Sobre características compartilhadas entre Iraquianos e Persas é natural. Ainda mais que a Pérsia durante períodos de império dominou a região da Mesopotâmia. 

Mas eu falo de etnias também. Reconheço que com a "separação" (cada grupo de humanos seguiu uma direção diferente) pode ter havido uma diferenciação cultural com o tempo, como acontece no processo evolutivo mesmo. Mas se olhar na "base", as etnias possuem as mesmas origens, passaram pelas mesmas dificuldades, e etc. E por terem a mesma origem, eu acho absurdo esse tanto de luta e guerra que tem naquela região, desde antes mesmo o ocidente existir.

Não sou profundo conhecedor das culturas dos povos do Oriente Médio, mas não acho que sejam tão diferentes assim. Acho que o que possuem mesmo de mais diferente é a religião (eu não considero que religião seja "cultura", porque aí teríamos de dizer que pessoas que não possuem religião não possuem cultura, o que não é verdade). E a partir do momento que cada um ali foi tendo uma religião diferente, o negócio foi só ficando pior, e a intolerância deles foi se acentuando. E pelo menos na minha opinião, só tem uma briga mais idiota do que a que acontece por causa de religião: brigar por causa de futebol. 

Os povos do Oriente Médio começaram as brigas por causa de religião, e assim deram brecha pro Ocidente e pro Oriente se aproveitarem deles. Aí ficam lá, um bando de judeus e muçulmanos se odiando, um dizendo que o outro vai "viver o inferno na Terra" e que "deveria acabar", que nem um bando de trouxas, e tem gente que tenta defender um lado ou outro. Não, tá todo mundo errado lá. Então que ambos os lados se explodam, e vamos ver se dando reboot no Oriente Médio, a coisa se acerta dessa vez.

Mas que fique claro que eu gostaria que os povos lá vivessem em paz e harmonia. Eu só acho que depois de séculos, milênios, de guerras e mais guerras entre eles, os povos lá simplesmente sejam incapazes de sequer tentar idealizar viver em paz e harmonia com quem eles considerem inimigos.

Postado
12 horas atrás, Tehh disse:

Verdade.

Poderíamos sugerir que os EUA, China, Rússia, UE, Japão e o caralho a 4 parassem de tentar influenciar qualquer coisa na região.

Aí as coisas se resolveriam

Não dá pra dizer se resolveriam. Mas a criação do estado de Israel, o fim desastroso da colonização, a guerra fria, os EUA financiando Saddan e os Mujahideen (Bin Laden), a guerra do Iraque e a ocupação americana no Afeganistão transformaram a região num vulcão de problemas.

O fato de Israel ter acesso ilimitado a armas por causa dos EUA também é algo que desestabiliza bastante a região. E se Israel mesmo com um arsenal tão grande não dar conta sozinho, os EUA se metem. 

Postado

Não só pra se informar, mas também pra ajudar o Pirulla.

Postado
10 horas atrás, raskor disse:

Não dá pra dizer se resolveriam. Mas a criação do estado de Israel, o fim desastroso da colonização, a guerra fria, os EUA financiando Saddan e os Mujahideen (Bin Laden), a guerra do Iraque e a ocupação americana no Afeganistão transformaram a região num vulcão de problemas.

O fato de Israel ter acesso ilimitado a armas por causa dos EUA também é algo que desestabiliza bastante a região. E se Israel mesmo com um arsenal tão grande não dar conta sozinho, os EUA se metem. 

A influência das superpotências naquela região desde o fim da Segunda Guerra é só mais um ingrediente para algo que sempre foi conturbado.

Postado (editado)
4 horas atrás, Tehh disse:

A influência das superpotências naquela região desde o fim da Segunda Guerra é só mais um ingrediente para algo que sempre foi conturbado.

A região do Levante, que é o epicentro dos problemas da região, estava longe de ser tão conturbada quando esteve sob domínio otomano se compararmos com o que aquilo lá se tornou ao longo do século XX. E olha que foram 400 anos sob controle turco. Os problemas lá começaram de fato com a colonização inglesa e francesa da região, após a derrota dos turcos na Primeira Guerra e a consequente perda deste território. A própria Europa, que vivia em guerra, era muito mais conturbada do que aquela região, sendo a própria Primeira Guerra um exemplo disso.

Controle de territórios, derrubada de governos, financiamento de grupos armados, interferências políticas, bombardeios, invasões, tudo isso foi obra do ocidente ou consequência direta destas intervenções. Definir a influência das superpotências no oriente médio como mais um ingrediente é subestimar, e muito, a desestabilização causada pelo eixo Europa-EUA na região.

Editado por raskor
  • Diretor Geral
Postado

É meus amigos, com a investida do lunático do Trump nessa história, a escalada desse confronto vai ficar muito pior... Rússia e Irã agora estão apertando as mãos e tramando sabe-se lá o quê como contragolpe nessa nova guerra. Tá tenso.

Postado

Precisamos investir com urgência em fertilizantes e retomar as nossas refinarias. Quanto menos depender do mercado externo melhor. EUA, Israel, Rússia e Irã no final são um bando de maluco para se enfiar numa guerra. Que se fodam e fiquemos aqui vivendo em paz.

Postado
8 horas atrás, Mantrax disse:

Precisamos investir com urgência em fertilizantes e retomar as nossas refinarias. Quanto menos depender do mercado externo melhor. EUA, Israel, Rússia e Irã no final são um bando de maluco para se enfiar numa guerra. Que se fodam e fiquemos aqui vivendo em paz.

Aí não pode, é comunismo.

Se esses conflitos atuais se escalarem ao ponto disto se tornar em uma grande guerra mundial, o Brasil tem que ficar quietinho. Foda é que do jeito que a direita é baba-ovo dos EUA, certeza que ela irá envolver o nosso país em um conflito que não tem nada a ver com a gente.

Postado

Irã resolveu atacar as bases americanas no Qatar. 

É meus amigos, agora é ver até onde Rússia e China estão dispostos a comprar essa treta aí. Se não comprarem os EUA dizimam o Irã sem intervenções. Se China e Rússia comprarem essa briga vai saber onde vampos parar. 

Trump queria uma guerra para chamar de sua, conseguiu. 

Postado
Em 23/06/2025 em 14:24, Dan_Cunha disse:

Irã resolveu atacar as bases americanas no Qatar. 

É meus amigos, agora é ver até onde Rússia e China estão dispostos a comprar essa treta aí. Se não comprarem os EUA dizimam o Irã sem intervenções. Se China e Rússia comprarem essa briga vai saber onde vampos parar. 

Trump queria uma guerra para chamar de sua, conseguiu. 

Ataque mais simbólico que tudo.

Pra mostrar força pro povo, internamente e pra fazer de conta que contra atacaram.

Tanto que avisaram todo mundo que iam fazer, mandaram os misseis e nenhum caiu na base, que tinha sido evacuada muito antes.

Postado

https://operamundi.uol.com.br/guerra-no-oriente-medio/ira-anuncia-que-governo-restaurara-programa-nuclear/

Agora o Irã vai acelerar ainda mais o programa nuclear e alocar as usinas para locais ainda mais instransponíveis. Questão de tempo até conseguirem fabricar ogivas nucleares. Parabéns ao combo Trump + Bibi: guerra inútil que só evidenciou a necessidade do Irã de possuir a bomba.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/06/24/ataque-dos-eua-atrasou-programa-nuclear-do-ira-por-apenas-alguns-meses-diz-jornal.ghtml

E as temidas bombas americanas sequer conseguiram destruir o programa nuclear iraniano. Olha, quanta incompetência.

Postado
13 horas atrás, Dr.Thales disse:

Ataque mais simbólico que tudo.

Pra mostrar força pro povo, internamente e pra fazer de conta que contra atacaram.

Tanto que avisaram todo mundo que iam fazer, mandaram os misseis e nenhum caiu na base, que tinha sido evacuada muito antes.

Quando postei não tinha saído essa notícia, hahaha. 

Mas é aquilo, por mais simbólico que seja, foi um ataque. E prova disso é que a tal trégua que Irã e Israel declararam já foi para os caralhos horas depois de anunciados. 

Arrisco em dizer que a situação ainda vai escalar. 

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...