Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Portuguesa - Dívida


El Piratz

Posts Recomendados

Pessoal, não sei se alguém já jogou com a Portuguesa. Neste FM23, com o Mundi Up, iniciei com a Portuguesa, mas a questão da dívida (pagamentos de 5milões por mês) está deixando muito complicado. Alguém está jogando com a Portuguesa tem alguma ideia do que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é db personalizada, acho que primeiro eu sugeriria rodar uma temporada simulada pra poder ver os números ao fim do ano e os primeiros meses da temporada seguinte. Fechar no negativo é o esperado dadas as condições mas tem que ver se isso inviabiliza do clube contratar um time compatível com as competições que joga.

Eu acho que a maioria dos clubes endividados, quando você assume vai ter a diretriz algo como "reparar o dano financeiro", e eles vão querer que você enxugue despesas e/ou crie receitas, mas pra clubes nesse nível isso sempre vai ser projeto de médio prazo, então tem que ver se você conseguiria tocar o clube à base de jogadores emprestados ou nem isso. Se não der, teria que mexer na base de dados pra aumentar as parcelas da dívida até uma parcela mensal compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu nunca peguei um clube nessas condições, embora o que estou jogando atualmente não tenha dinheiro pra nada. O orçamento de transferências é zerado e o de salários está no limite, não quero estourar pra não piorar as coisas - o que seria basicamente vender almoço pra pagar a janta.

O que dá pra fazer nesses casos é tentar liberar ao máximo espaço na folha e no plantel, vendendo e emprestando os jogadores que você não vai utilizar e que têm qualidade meio duvidosa, pra abrir espaço pra futuras contratações.

Outra coisa que estou fazendo e você pode fazer também é caçar empréstimos totalmente gratuitos pra montar o time. Eles são mais raros hoje em dia do que já foram em FMs passados, dá um pouco mais de trabalho, mas ainda existem. A questão é que você vai ter que abrir o perfi de cada clube, um por um, ir na opção de plantel, escolher a opção "todos os jogadores", clicar jogador por jogador e sondar se o clube aceita emprestar ele de graça, assim mesmo, na tentativa e erro. Em muitos casos o clube vai pedir parte do pagamento do salário ou não vai emprestar, mas há casos em que o jogador ainda sai totalmente grátis.

Tem casos em que você não tem acesso ao perfil do atleta por falta de raio de observação mas, vai por mim, se alguém te emprestar algo de graça, pegue, independente de ver ou não o jogador. Apenas tome o cuidado de retirar a cláusula que impede que você encerre o empréstimo e, dependendo da situação, devolva se realmente não for utilizar.

Você pode sondar equipes das séries A, B e C do Brasileirão e ver o que consegue dessa maneira. Pode ainda olhar ligas de países vizinhos - times uruguaios, chilenos e colombianos, por exemplo, não raro cedem bons jogadores assim. É claro que isso depende bastante do seu time, da reputação etc., mas é ainda é pra mim a melhor forma de conseguir jogadores em times totalmente sem dinheiro.

E, claro, investir e utilizar ao máximo os jogadores surgidos na base. Custam zero de aquisição, os salários são baixos e o desenvolvimento deles sempre compensa.

Com empréstimos grátis, base e um bom encaixe você consegue ir aos poucos fazendo boas campanhas, progredindo e a dívida aos poucos tende a desaparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de clubes abaixo da Série B, ter um parceiro de divisão superior pra emprestar esses jogadores também ajuda bastante, então se a diretoria liberar a opção, faça sem pestanejar.

E no caso de caçar os disponíveis pra empréstimo, como falado, têm alguns clubes e jogadores que vão facilitar ou dificultar isso. Nem sempre serão os clubes grandes que vão emprestar sem custo mas é bom começar por eles só porque são os que terão mais opções pra você tentar. Outro "truque" (que não explorei muito no FM23 pra dar certeza) mas que se não funcionar também não atrapalha é fazer a proposta de período de experiência por 4 semanas, pra ter dar tempo máximo pra avaliar os jogadores que aceitarem e tentar diminuir a taxa de erro. Os que aceitam o período de experiência também quase sempre aceitam o empréstimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...