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Patch 23.2 / 23.3 / 23.4


Bigode.

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Nos últimos dias, a SI lançou um novo patch para o FM23, o Major Update 23.2, que nada mais é que uma grande atualização, literalmente. No decorrer deste post, trazemos todas as novidades devidamente traduzidas para a comunidade brasileira aqui do FManager. 

Vale ressaltar que não só a atualização do jogo está disponível desde a última quinta nas plataformas Steam, Epic e Microsoft Store, como o Editor Pre-Game também foi devidamente atualizada nas mesmas plataformas.

O patch tem compatibilidade com saves já iniciados, exceção feita a alguns itens, indicados mais a frente.

 

 

LISTA DE MUDANÇAS 23.2 (incluindo, mas não limitado a):

 

- Estabilidade e questões técnicas:

  • Correção de bugs e estabilidade
  • Melhor otimização
  • Corrigido raro bug no qual o Editor Pre-Game dava crash na verificação de regras básicas
  • Corrigido problema no qual o jogo não avançava se o usuário comandasse simultaneamente um clube e uma seleção sub-23
  • Adicionado suporte ao Apple Silicon

 

- Match Engine 23.1.0.0:

Principais Mudanças

  • Corrigida a questão dos zagueiros se adiantarem incorretamente quando defendendo em uma linha de três sem laterais/alas
  • Arrumada a questão da objetividade (“directness”) em algumas equipes
  • Reduzido o número irreal de passes altos
  • Reduzida a questão dos jogadores perderem a bola muito facilmente quando de costas para o gol
  • Reduzida a frequência com que os defensores entregam a bola dentro e ao redor da área
  • Correções na antecipação do zagueiro ao correr para a bola ao tentar uma interceptação
  • Correções nas tomadas de decisão dos zagueiros em bolas aéreas
  • Correções nos tempos de reação dos zagueiros em situações onde se desligam e cometem erros
  • Melhorada a tomada de decisão do zagueiro central quando faz a cobertura para outro zagueiro fora da área 
  • Melhorada a defesa de escanteios, especialmente na 1ª trave

 

Posicionamento/Movimentação

  • Corrigidas as formações com dois MOC, de forma que joguem com maior amplitude quando o time tem a posse e/ou está efetuando pressão alta
  • Corrigidos os defesas centrais em uma linha de quatro com maior largura/amplitude quando construindo desde trás
  • Melhorada a tomada de decisões do jogador entre aparecer no espaço para dar opção de passe ou procurar por espaço nas costas da defesa
  • Melhorado o posicionamento sem bola do zagueiro quando o time é instruído a jogar desde a defesa e o goleiro recebe um passe
  • Corrigido o posicionamento do Ala Invertido para um melhor apoio na fase ofensiva, especialmente quando a bola está em seu corredor
  • Correções ao Mezzala jogando muito aberto em algumas situações de progressão com a bola


Pressão

  • Corrigida a posição de pressão dos pontas quando forçam mais por dentro/por fora
  • Corrigida a posição tática dos pontas quando pressionam um tiro de meta adversário
  • Corrigidos os meias centrais e jogadores mais abertos não pressionando alto suficiente quando selecionado o nível mais alto de pressão
  • Corrigido o volante pressionando de forma incorreta em ambos os lados do campo
  • Correções gerais ao comportamento dos atacantes quando se utiliza as instruções de obrigar o adversário a jogar por dentro/por fora

 

Goleiros

  • Correções para que o goleiro faça uma melhor cobertura da 1ª trave em certas situações
  • Melhorada a inteligência do goleiros em diversas situações

 

Diversos

  • Corrigida a questão dos jogadores não marcarem corretamente em cobranças de faltas abertas que utilizam a marcação por zona de escanteios defensivos
  • Corrigido um raro problema no qual o zagueiro deixa a bola pro goleiro quando ela está indo em direção ao gol
  • Corrigido um raro problema no qual um jogador ganhava um altíssimo impulso de velocidade
  • Corrigido um raro problema no qual um gol impedido era validado de forma incorreta
  • Corrigido um raro problema no qual os jogadores tinham a tendência de chutar de muito perto na primeira vez
  • Corrigido o jogador tentar um cabeceio para o gol de longe quando a bola é muito alta para um voleio
  • Corrigida a questão dos atacantes irem muito a frente na busca pela bola em algumas situações
  • Corrigida a questão das chances claras aparecerem como zero no relatório da Análise do Time no Data Hub
  • Correções para fazer o VAR menos previsível
  • Removida a instrução fixa/obrigatória para ‘driblar mais’ da tarefa de Atacar na função de Ala
  • Aumentado o uso da função de Segundo Volante pelos treinadores da IA quando apropriado
  • Diversas correções de estabilidade

 

- Gameplay:

  • Melhorada a evolução do CA de jogadores em ligas inativas
  • Melhorada a distribuição de atributos - geração NewGen + evolução (por exemplo: atributo Cruzamento nos laterais)
  • Melhorada a lógica do treino individual em clubes da IA
  • Correções na reputação de NewGen
  • Corrigido um problema no qual o treino individual de posição/função/tarefa dos jogadores era removido incorretamente
  • Corrigido um problema no qual o elenco ficava infeliz com a falta de profundidade em uma posição não utilizada no sistema tático
  • Corrigido um problema no qual jogadores e diretoria pensavam incorretamente que um objetivo do clube havia falhado
  • Corrigido um problema no qual o número de olheiros cairia para zero quando o orçamento de observação era totalmente utilizado
  • Corrigidos os salários médios base mostrados nas Finanças
  • Corrigido um erro no qual não haviam sugestões suficientes quando o usuário iniciava um foco de recrutamento com uma função selecionada
  • Corrigido um erro no qual o usuário não conseguia cancelar uma tarefa de observação em um jogador
  • Correções no interesse de jogadores sub-18 por um pré-contrato
  • Correções nos alvos de transferência da IA quando se utilizam certos sistemas táticos
  • Correções na primeira leva de jogadores de um foco de recrutamento quando da criação de um novo foco
  • Melhoradas as negociações de empréstimo da IA em relação as contra-propostas

 

- Art & Animation:

  • Corrigido um problema no qual os uniformes trocavam de cor no início do 2º tempo
  • Melhoras diversas animações dos goleiros

 

- Competições and Regras*:

  • Corrigido um problema no qual as partidas da segunda eliminatória da FA Cup eram jogadas em uma data irreal
  • Corrigido um problema no qual alguns jogadores não tinham status estabelecido no Reino Unido
  • Corrigido um erro no qual o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores ocorria após o fim da própria fase de grupos
  • Corrigido um problema no qual alguns países praticavam as regras máxima de empréstimo de forma incorreta 
  • Corrigido um problema no qual clubes europeus jogavam partidas continentais na quinta-feira e partidas da liga nacional no sábado seguinte
  • Corrigido um problema no qual a semi-final da Copa da Itália ocorria durante uma Data FIFA
  • Correções para o Campeonato Português incluindo a realocação dos clubes corretos para o grupo correto
  • Atualizadas as regras de substituição
  • Melhorias no calendário inglês e diminuição do alto número de jogos em poucos dias
  • Melhorias no calendário da Serie A Italiana para futuros meses de Dezembro
  • Adicionada uma janela de registro de jogadores em Janeiro para o novo formada da Champions League para incluir mudanças de jogadores feitas na janela de transferências de Janeiro
  • As semi-finais da Carabao Cup não são mais disputadas no Wembley
  • Transferências de jogadores sem clube podem agora ocorrer fora das janelas de transferência até o dia 23 de Março na Inglaterra
  • Todos os elencos de jogo elegíveis para partidas da EFL podem agora ser enviados
  • A janela de registro de jogadores da Indonésia agora equivale a janela de transferências
  • A Copa de Nações Africanas ocorrerá em Janeiro de 2024
  • Adicionado VAR as competições escocesas
  • Clubes finlandeses estão nas divisões corretas quando o jogo é iniciado na temporada 2023
  • Atualizadas as regras para jogadores estrangeiros em diversas competições asiáticas

 

- UI/UX:

  • Corrigido um problema no qual o tablet da beira do campo (a tela com informações que aparece durante as partidas) mudava automaticamente durante a partida
  • Corrigido um problema no qual o painel da reunião anterior mostrava o número incorreto de jogos
  • Corrigido um problema na função de ‘ordenar/classificar’ na tela de registro do elenco
  • Corrigido um problema no qual alguns gráficos não eram mostrados
  • Corrigido um problema no qual uma transferência aparecia duas vezes no painel de transferências na Visão do Clube
  • Corrigido um problema no qual a forma do time era mostrada ao contrário nas Dinâmicas
  • Corrigido um erro no qual os usuários não conseguiam acessar a seção de brincos depois de usar o Photofit para criar o perfil do treinador
  • Corrigido um problema no qual as visualizações do painel do analista apareciam com a cor errada durante a partida
  • Adicionada informação de quantas paradas faltam para fazer substituições durante as partidas

 

 

*Para que mudanças específicas de competições tenham efeito, pode ser necessário iniciar um novo jogo.

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esse fm 23 trouxe varias inocaçoes na me, agora tom esse patch um equiibrio maior pelas bolas aereas/ enfiadas pelo meio, os zagueiros perdendo a bola facil, ou batendo cabeça, ja tem sido um jogo dificil, e creio que os patchs tao indo no caminho certo. 
achei um pouco de de exagero uma multidao de times com taticas defensivas ate 3412 super retrancada, mas pelo menos esta mais desafiante tentar descobrir como contornar essas situaçoes.

se eu fosse dar uma nota pra esse fm daria 9. Mas estou curioso pra ler a opiniao de todos.

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  • 2 meses depois...
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Main Data Update_Blog Header_EN.jpg

The Main Data Update for Football Manager 2023 (PC/Mac) is now live, complete with updated squads following the recent transfer window*.

The Main Data Update is also now live on FM23 Console (Xbox and PS5), FM23 Touch (Apple Arcade and Nintendo Switch™) and FM23 Mobile (iOS/Android).

More than 3.7m database changes are incorporated within the Main Data Update, including alterations to the Current Ability levels of thousands of players around the world based on their real-life performances in recent months.

We have already detailed in our blog dated February 20th how the tragic events in Turkey and northern Syria are being handled in-game.

This update also contains fixes and improvements across multiple areas of the game. All gameplay adjustments will take effect in current careers, although you will need to begin a new save game to take advantage of the data updates.

Changes in the 23.3 update include, but are not limited to:

·        Stability and crash fixes

·        Fixes to reduce mistakes from bad touches in certain areas of the pitch

·        Fixes to defenders not preparing correctly for crosses in certain situations

·        Improvements to defender reaction to long through balls

·        Tweaks to make attacking players move quicker to support counter-attacks

·        Improvements to how AI managers use different midfield role combinations

·        Improvements to central defender and defensive midfielder positioning from long goal kicks

·        Improvements to how attacking wide players track back when defending

·        Fixes for defending wide indirect free kicks at the edge of the area

·        'Header won' statistic now only counts contested headers

·        Improvements to the Recruitment Focus logic

·        Fixed cases of reserve or youth team tactics appearing blank in the Development Centre

·        Tweaks to development loans for AI teams

·        Improvements to fixture scheduling, particularly the frequency of consecutive home or away games

·        Updated substitution rules across various competitions

Please note that the update may go live at different times on each platform.

Most updates of this nature should download automatically but if yours doesn’t, simply quit and relaunch Steam or the Epic Games Store to prompt it to do so. If you’re playing via the Windows Store or Game Pass, you may need to manually search for the update.

You can manually check for updates on Xbox by hovering over Football Manager 2023 Console, pressing the menu button, navigating to 'Manage game and add-ons' and selecting 'updates'.

On your iPhone and iPad, apps that you download from the App Store are automatically updated by default. If there's an issue, you can update an app manually.

For FM23 Mobile players on Android, the game should update automatically. You can update manually by opening the Google Play Store App and tapping the profile icon. From there, tap ‘Manage Apps and Device’. Apps with an update available are labelled 'Update available'.

For FM23 Touch (Nintendo Switch™), if you’ve enabled the Auto-Update Software option, the update should automatically install. If not, you’ll need to ensure that the console is connected to the internet and then from the home menu, select the FM23 Touch icon to update it.

*Further data updates will follow in the coming weeks, covering transfers and player rating changes from later closing windows, including MLS.

 

23.3 Changelist (including, but not limited to):

Stability and Technical:

-           Stability and crash fixes

-           Optimisation improvements

Database 23.3.0:

-           Over 3.7M database changes, including player data and transfer movements up until the end of the January transfer window

Match Engine 23.2.0.0:

Key changes

-           Fixes to reduce mistakes from bad touches in certain areas of the pitch

-           Fixes to defenders not preparing correctly for crosses in certain situations

-           Improvements to defender reaction to long through balls

-           Increased number of progressive passes being played to central attacking teammates

-           Reduced the number of erratic longshots being attempted, particularly in possession-focused sides

-           Tweaks to make attacking players move quicker to support counter-attacks

Misc. Changes

-           Increased the number of overhead kicks being attempted

-           Improvements to how AI managers use different midfield role combinations

-           Improvements to central defender and defensive midfielder positioning from long goal kicks

-           Improvements to how attacking wide players track back when defending

-           Fix for making three substitutions in the first half will lead to users being unable to make substitutions at half time

-           Fix for goalkeeper positioning being too high when defending certain types of free kicks

-           Fixed a rare issue where two yellow cards didn't lead to a sending off

-           Fixed a rare issue where there was no highlight after a goal was scored

-           Fixed various goalkeeper bloopers

-           Fixes for defending wide indirect free kicks at the edge of the area

Stats

-           'Header won' statistic now only counts contested headers

-           Fix for Team direct free kick goals displaying incorrectly

-           Fix for collecting a clearance being counted as an interception

-           Fix for a tackle not being counted as an assist if it led to a goal

-           Fix for a player not given an assist if the cross came from a free kick

Gameplay:

-           Improvements to the Recruitment Focus logic

-           Improvements to how AI value the next sale percentage clauses

-           Improvements to International squad selection logic to help younger players get called up more often

-           Decreased the training injury frequency rate

-           Fixed an issue where no conversation being generated when high-profile players were left out of international squads

-           Fixed an issue where players appear in recruitment focus recommendations despite being on the user's 'not interested' list

-           Fixed an issue where players that have played in inactive leagues aren't recognised as having played for two clubs in a season

-           Fixed an issue with non-EU player registration in Italy

-           Fixed an issue where users weren't correctly told which stage of playoffs the board expected them to reach

-           Fixed an issue where staff were asking for unsuitable roles

-           Fixed an issue where high CA players retain relatively high physical attributes late in their careers

-           Fixed cases of reserve or youth team tactics appearing blank in the Development Centre

-           Fixed cases where Youth Intakes generate newgens with unrealistic nationalities from certain regions

-           Fixed an issue where users were unable to enter the MLS Drafts

-           Tweaks to development loans for AI teams

-           Tweaks to trial offers

-           Tweaks to playing time happiness incorrectly dropped for star players

-           Tweaks to the playing time calculation for backup and fridge players

-           Tweaks to interest levels of young players

Art & Animation:

-           Fixed an issue where certain manager man glasses are missing parts of the rims

-           Fixed an issue where the background environment of the UEFA Pre-match tunnel was displaying incorrectly

-           The 3F Superliga will now use the Brilliant Super UZ v23 as the new match ball

Competitions and Rulegroups*:

-           Improvements to fixture scheduling, particularly the frequency of consecutive home or away games

-           Implemented a new format for Malaysian leagues, Swiss Super League and Uruguay Second Division

-           Fixed position sorting rules for the new 24/25 format UEFA Club Competitions

-           Fixed an issue where the wrong teams go to the Playoffs in the Peruvian First Division

-           Fixed a registration-related issue for African continental club competitions

-           Fixed a fixture scheduling issue in Croatia

-           Updated substitution rules across various competitions

-           Updated the Asian qualification format to the World Cup 2026 and Asian Cup 2027

-           Updated the Irish First Division to a 10 teams league in 2023

-           Various updates to Brazilian state championships

-           Various updates to the English FA Trophy

UI/UX:

-           Fixed an issue where the penalty counter stop updating when the match reaches sudden death

-           Added further explanation to format changes for the UEFA Club Competition within inbox items

-           Added filters in the Recruitment Focus result screen

Online and Achievements:

-           Improved the logic for some of the online idle preferences

-           Fixed an issue where some achievements weren't unlockable in the Microsoft Store

-           Fixed an issue where the achievement panel doesn't match the game language user has selected

-           Fixed an issue where users can't join online games when the client's game language is Turkish

-           Fixed an issue where the Fantasy Draft registration didn't work correctly in the 2nd season of draft

-           Fixed an issue where the Fantasy Draft pauses by itself

*For Competition specific changes to take effect a new game may be required.

 

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Amei as correçoes desse patch principalmente posicionamento de zagueiros e tb bolas longas, assim como jogadores ficando parados feito cone quando a bola vinha, muito interessante ver que a sigames ta vendo tudo, ou pelo menos implementando boas criticas dos jogadores, tou animado pra um nkvo save.

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12 horas atrás, Felipe Franco disse:

Amei as correçoes desse patch principalmente posicionamento de zagueiros e tb bolas longas, assim como jogadores ficando parados feito cone quando a bola vinha, muito interessante ver que a sigames ta vendo tudo, ou pelo menos implementando boas criticas dos jogadores, tou animado pra um nkvo save.

Achei bem interessante as correções, mas no Fórum da SI tem uma galera reclamando muito kkkkk

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4 horas atrás, Masca disse:

Achei bem interessante as correções, mas no Fórum da SI tem uma galera reclamando muito kkkkk

Quais as maiores reclamações?

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2 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Quais as maiores reclamações?

De quando vi, a maior parte foi uma galera que simulou temporadas reclamando da geração de newgen, que não tem renovação…

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Fixed various goalkeeper bloopers

Mds, finalmente vou poder não ter raiva mortal do meu novo Peter Schmeichel fazendo bizarrices aleatórias.

 

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Fixed an issue where high CA players retain relatively high physical attributes late in their careers

Uai, eu achei que isso tinha sido uma melhoria proposital. Vi jogadores como Lewa e Salah jogando até 2027/28 em alto nível... 😶

Salah ainda está.

 

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Improvements to how AI value the next sale percentage clauses

oh no

 

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1 hora atrás, Douglas. disse:

Uai, eu achei que isso tinha sido uma melhoria proposital. Vi jogadores como Lewa e Salah jogando até 2027/28 em alto nível... 😶

Salah ainda está.

Aqui o Haaland jogou até os 38 se não estou enganado, e se quisesse jogava até os 42, os atributos dele continuavam roubados demais. 

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10 horas atrás, Douglas. disse:

Mds, finalmente vou poder não ter raiva mortal do meu novo Peter Schmeichel fazendo bizarrices aleatórias.

 

Uai, eu achei que isso tinha sido uma melhoria proposital. Vi jogadores como Lewa e Salah jogando até 2027/28 em alto nível... 😶

Salah ainda está.

 

oh no

 

 

8 horas atrás, bstrelow disse:

Aqui o Haaland jogou até os 38 se não estou enganado, e se quisesse jogava até os 42, os atributos dele continuavam roubados demais. 

No Fórum da SI tem muita reclamação disso também. Um user até falou que em 2032, se não me engano, Mbappé ainda dominava os prêmios individuais.

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1 hora atrás, Masca disse:

 

No Fórum da SI tem muita reclamação disso também. Um user até falou que em 2032, se não me engano, Mbappé ainda dominava os prêmios individuais.

Mas aí eu não acho estranho. Em 2032 o cara terá 34 anos. Será mais novo do que CR7 e Messi, que dominaram os prêmios nos últimos 15 anos, com poucas variações. Até 2032 acho que poucos jogadores de altíssimo nível aparecerão. Haaland é um dos poucos que pode concorrer com o Mbappé. Então acho que de 2025 até 2035 eles serão os novos Messi/CR7.

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8 minutos atrás, pavel disse:

Mas aí eu não acho estranho. Em 2032 o cara terá 34 anos. Será mais novo do que CR7 e Messi, que dominaram os prêmios nos últimos 15 anos, com poucas variações. Até 2032 acho que poucos jogadores de altíssimo nível aparecerão. Haaland é um dos poucos que pode concorrer com o Mbappé. Então acho que de 2025 até 2035 eles serão os novos Messi/CR7.

Mas pelo menos os atributos físicos deveriam ir diminuindo.

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Agora, Masca disse:

Mas pelo menos os atributos físicos deveriam ir diminuindo.

Mais ou menos, cara. Alguns atletas possuem uma genética maravilhosa, e são extremamente profissionais, cuidando do próprio corpo, etc. Eu acho que pode ser o caso desses 4 citados. Então eu vejo esses caras jogando em alto nível pelo menos até os 38 anos mesmo, como o CR7 está hoje. E vou além: se esses caras quiserem se aventurar em ligas mais fracas (não a nossa, mas do mesmo nível da nossa, por exemplo), esses caras vão poder fazer que nem o Zé Roberto no Palmeiras, e arrebentar com 40, 41 anos.

 

Mas aproveitando: não faz mais treinos não, Masca? Eu sempre usei seus treinos nos CMs/FMs passados. rs. Eles eram excelentes!

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10 minutos atrás, pavel disse:

Mais ou menos, cara. Alguns atletas possuem uma genética maravilhosa, e são extremamente profissionais, cuidando do próprio corpo, etc. Eu acho que pode ser o caso desses 4 citados. Então eu vejo esses caras jogando em alto nível pelo menos até os 38 anos mesmo, como o CR7 está hoje. E vou além: se esses caras quiserem se aventurar em ligas mais fracas (não a nossa, mas do mesmo nível da nossa, por exemplo), esses caras vão poder fazer que nem o Zé Roberto no Palmeiras, e arrebentar com 40, 41 anos.

 

Mas aproveitando: não faz mais treinos não, Masca? Eu sempre usei seus treinos nos CMs/FMs passados. rs. Eles eram excelentes!

Sim, tem isso. Mas como falou de CR, ele mudou a forma e posição de jogar justamente por não tem mais a explosão que tinha na época do Real.

 

Cara, fiquei um tempo meio afastado do FM, que mudou a forma dos treinos e acabei não me aprofundando. Curioso que ontem eu tava vendo um vídeo sobre treinos no FM e pensei em me aventurar kkkkk

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6 minutos atrás, Masca disse:

Sim, tem isso. Mas como falou de CR, ele mudou a forma e posição de jogar justamente por não tem mais a explosão que tinha na época do Real.

 

Cara, fiquei um tempo meio afastado do FM, que mudou a forma dos treinos e acabei não me aprofundando. Curioso que ontem eu tava vendo um vídeo sobre treinos no FM e pensei em me aventurar kkkkk

Pois é. A grande maioria dos jogadores de futebol, após os 35, 36 anos, realmente começam a decair, principalmente fisicamente (uns até antes). O que vai variar aí é a velocidade com que isso acontece. No caso do CR7 e do Messi, isso parece acontecer como foi com o Zé Roberto: mais devagar. 

 

Então não acho surpresa ver uns caras como eles arrebentando até 38, 40 anos. Mas claro: eles são uma minoria.

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3 horas atrás, Masca disse:

No Fórum da SI tem muita reclamação disso também. Um user até falou que em 2032, se não me engano, Mbappé ainda dominava os prêmios individuais.

Aqui foi engraçado, Atlético de Madrid não tinha ganho nada, aí o Mbappe saiu do PSG pra lá e eles foram campeões da Champions kkkkkk

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Mais alguem com problema pra converter os pênaltis? Aqui a taxa de conversão está baixíssima. Acertei só 2 em 10 e os cobradores são razoáveis. Disputa de pênalti nem assisto, pq é certeza de derrota. Por outro lado, a taxa de conversão da I.A é bem alta. Até agora erraram só 2 em umas 20+/-.

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Depois que postei aqui, tive mais 2 penais a meu favor. 2 cobradores diferentes, 2 erros.

Tá foda.

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1 hora atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Mais alguem com problema pra converter os pênaltis? Aqui a taxa de conversão está baixíssima. Acertei só 2 em 10 e os cobradores são razoáveis. Disputa de pênalti nem assisto, pq é certeza de derrota. Por outro lado, a taxa de conversão da I.A é bem alta. Até agora erraram só 2 em umas 20+/-.

Teve uma época pré patch que depois de uns 15 penais a favor, meus cobradores começaram a errar bastante. Troquei o cobrador, e melhorou um pouquinho. Troquei novamente, voltou ao normal....

 

Mas com o patch novo ainda não tenho base pra falar...

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Em 05/03/2023 em 21:37, Douglas. disse:

Mds, finalmente vou poder não ter raiva mortal do meu novo Peter Schmeichel fazendo bizarrices aleatórias.

 

Uai, eu achei que isso tinha sido uma melhoria proposital. Vi jogadores como Lewa e Salah jogando até 2027/28 em alto nível... 😶

Salah ainda está.

 

oh no

 

Douglas, qual a skin que vc está usando?

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Uma coisa que gostei bastante foi a aceleração no carregamento da tela inicial e também do passar dos dias. Isso ajuda muito, já que as vezes leva 2 ou 3 minutos para abrir o FM. 

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44 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Douglas, qual a skin que vc está usando?

https://www.fmscout.com/a-google-light-fm23-skin.html

Mas ela tem alguns problemas com telas que ficam ilegíveis pelo esquema de cores (de cabeça lembro que sempre tenho que voltar pra padrão no dia do fechamento da janela).

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      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
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    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
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      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
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    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
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      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
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