Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por Mares Nunca Dantes Navegados - 2042-43 - RB Leipzig (Atu 20/04)


Cadete213

Posts Recomendados

Araujo e Harris são bastante valorizados, e sendo um time sub 18, fico curioso quanto a utilização dos destaques no time principal e como isso pode acabar pegando nosso treinador de surpresa em algum momento. Quero se ver se isso vai ser esporádico ou vai acontecer bastante. Boa sorte!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, victor095 said:

Araujo e Harris são bastante valorizados, e sendo um time sub 18, fico curioso quanto a utilização dos destaques no time principal e como isso pode acabar pegando nosso treinador de surpresa em algum momento. Quero se ver se isso vai ser esporádico ou vai acontecer bastante. Boa sorte!!

 

Muito valorizados mesmo. Espero manter sempre os jogadores aqui. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Fulham jovem já começa com uma proposta bem ofensiva. Espero que dê bastante certo, é sempre um estilo bom de se ver.

Há alguém que desempenhe o N10? Acho sempre difícil encontrar alguém que faça bem esse papel em divisões inferiores. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, LuisSilveira said:

E o Fulham jovem já começa com uma proposta bem ofensiva. Espero que dê bastante certo, é sempre um estilo bom de se ver.

Há alguém que desempenhe o N10? Acho sempre difícil encontrar alguém que faça bem esse papel em divisões inferiores. Boa sorte!

Ofensivo à imagem do Mister. Vamos ver no que dá. Se utilizar essa tática, será o Luke Harris a jogar a 10. Mas a prioridade será o 4-3-3. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q6Uxz3e.png

 

Liga Sub-18

Aproximava-se a estreia oficial e os nervos aumentavam. A pré-época foi positiva, os miúdos adaptaram-se bem à tática e o West Ham estava aí. Chegamos cedo ao Motspur Park, para preparar bem as coisas e ter uma palestra com os jogadores. Ficha oficial de jogo preenchida e entregue às respetivas autoridades, jogadores foram aquecer, voltaram, últimas palavras de encorajamento proferidas e fomos para o relvado, recebidos com aplausos das centenas de adeptos que nos esperavam.

Começamos bem, pressionando os jovens Hammers e rematando sempre que tínhamos espaço para tal. Mas como quem não marca, sofre, vimos Kodua inaugurar o marcador aos 29mn. Melhor resposta era impossível, pois Luke Harris empatou dois minutos depois, levando o placar empatado até ao intervalo. 

Tudo dentro do normal no balneário, mas dentro de campo, no segundo tempo, Rigge voltou a adiantar o West Ham no marcador. Puxamos, insistimos nos remates (24 no total, com 10 à baliza), mas não foi o suficiente para chegarmos ao empate. A estreia não foi a desejada.

I3ZECCw.png

  • Cadete, recebemos uma proposta do Greenock Morton para levar o Sekularac por empréstimo. Será bom para ele, para jogar com jogadores séniores.
  • Epah, oh Tony, mas o Greenock? Não arranjavam uma equipa melhor?
  • Pensamos nisso, mas o Marco Silva apoiou a decisão. 
  • Ok, pronto, se o Marco está contente, deixa lá o Kristian ir,desde que ele queira, claro.
  • Sim, está tudo bem encaminhado.

E assim fiquei sem um jogador que contava para ser titular e que seria uma mais-valia para este plantel. Mas pronto, o objetivo é prepará-los para a equipa principal.

jIAbX3s.png

Depois da derrota no primeiro jogo e de perder o Sekularac, fui para o treino seguinte com um discurso preparado.

  • Malta, sei que perdemos o primeiro jogo e que o Kristian foi para o Greenock, mas não baixem a cabeça pois ainda temos muito campeonato pela frente. Se formos a ver as estatísticas, fomos muito superiores ao West Ham e mereciamos a vitória. Não estava para acontecer, mas nos próximos jogos, vamos mostrar que realmente somos. Bora lá malta.
  • Bora pessoal, o Mister tem razão.

Preparamos bem os jogos seguintes e os resultados foram fantásticos. Fomos ao terreno do Wolves vencer 4-1 e a equipa ficou entusiasmada a tal ponto, que entramos numa fase de 7 vitórias consecutivas. A mais saborosa, foi em casa, contra os Spurs, por 3-1, enquanto no terreno do Brighton, tivemos dificuldades acrescidas.

Depois destes 3 jogos, vitórias contra Norwich, Aston Villa, Birmingham e Reading, e com alguns resultados expressivos, como 4-0 (duas vezes) ou 5-3.

DaWbBCT.png

 

Taça sub-18

Ok, pelo meio apareceu a Taça. O grupo era equilibrado, supostamente, com favoritismo para Liverpool e Tottenham. Quanto ao Tottenham, já os haviamos derrotado na Liga, e voltamos a fazer igual na Taça, mas de forma ainda mais expressiva, com um 4-0.

Estava preocupado era com o Liverpool, até porque jogavamos fora, na Kirkby Academy. Apenas apareceram 207 espectadores e parece que estavam a adivinha o que aí vinha. Exibição muito boa mesmo, com uma vitória a condizer, por 4-2.

Primeiro lugar praticamente garantido, mas era necessário pontuar contra um Wolves que já havia sido esmagado por nós. E que melhor do que voltar a esmagá-los, por números ainda mais expressivos? Foi mesmo isso que fizemos. 6-2 e vencemos o grupo, garantindo a qualificação para a próxima fase da competição.

GJ6rweA.png

Num grupo onde o Liverpool era o favorito, acabamos por ser nós a surpreender e a vencê-lo. Os Reds ficaram mesmo em segundo, com Tottenham em terceiro e Wolves no ultimo lugar. O nosso lugar foi mais que merecido, não só pelas vitórias, mas também porque fomos o melhor ataque e a melhor defesa.

7w88HtV.png

Esperamos pelo sorteio, e o Astom Villa foi a equipa que nos calhou em sorte. Mais uma equipa que conhecemos e que goleamos na Liga, mas serão jogos diferentes e a eliminar. Todo o cuidado é pouco e teremos que nos preparar bem para esta partida. Ainda para mais, o jogo será fora de portas. Teremos que ir à cidade de Birmingham, jogar no Bodymoor Heath.

LqXKEKN.png

 

Liga Sub-18

E voltamos ao campeonato, tendo que ir ali ao lado, ao Cobham Training Ground, jogar contra os nossos vizinhos e rivais do Chelsea. Uma equipa muita forte e que apostava forte neste escalão. Loupalo-Bi marcou o primeiro golo logo aos 10mn, e ficamos confiantes que poderiamos alcançar um bom resultado. 

O jogo estava muito equilibrado e as oportunidades surgiam para ambas as partes. Momento de distração e os Blues empataram por George, aos 31mn. Foi o que precisaram para se empolgarem e não soubemos gerir a pressão. Antes do intervalo, Gee e McNeilly marcaram e perdiamos por 3-1.

Tinhamos que reagir no segundo tempo. Logo a abrir, reduzimos por Harris. Ainda tivemos mais posse de bola, mas de resto, houve muito equilibrio mesmo nesta partida. Não conseguimos chegar ao empate, mas fiquei orgulhos dos miúdos e da forma que jogaram. Podemos chegar longe.

5tVmtrh.png

Foi a segunda derrota na Liga e se depois da primeira derrota, reagimos bem, nesta, já não se passou o mesmo. Na recepção ao Crystal Palace, não fomos além de um empate a duas bolas, mas diga-se de verdade, que o Palace está também num excelente momento de forma. Conseguimos uma vitória muito importante no Monster HydroSport training ground, contra o West Brom, por 4-1, mas no regresso a casa, derrota inesperada e injusta contra o Southampton, que tem uma das melhores academias do país.

Vamos continuar a trabalhar e temos que melhorar nos jogos em casa. Quando mais depressa vencermos no Motspur Park, mais depressa a confiança aumentará perante os adeptos.

NikHZBe.png

  • Estou, Pai? Tudo bem?
  • Então filhote, como vão as coisas por aí? Por aqui está tudo.
  • Tudo bem. E a mãe?
  • Sempre a mesma resmungona, mas sabes que a amo na mesma, hahaha.
  • Pois, hahaha. 
  • E como estão os miudos do Fulham?
  • Tudo porreiro. Ganhamos o nosso grupo da Taça, agora vamos jogar contra o Aston Villa. E na Liga, estamos em 2º, atrás do Chelsea. Só 2 pontos. 
  • É assim mesmo filhote. Continua assim que qualquer dia chegas ao meu Benfica...para dares bilhetes de graça ao Pai.
  • Vamos com calma, Pai, vamos com calma...

VznW619.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to Por Mares Nunca Dantes Navegados (Atualizado 09-12)

A estreia na liga foi um banho de água fria na empolgação. No entanto, a garotada soube reagir bem e emendou uma série de vitórias com autoridade. Ainda, o desempenho na copa não poderia ser melhor. Uma hora a base do Chelsea vai ter que errar e a oportunidade de assumir a liderança vai surgir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, LuisSilveira said:

A estreia na liga foi um banho de água fria na empolgação. No entanto, a garotada soube reagir bem e emendou uma série de vitórias com autoridade. Ainda, o desempenho na copa não poderia ser melhor. Uma hora a base do Chelsea vai ter que errar e a oportunidade de assumir a liderança vai surgir.

Não foi a melhor estreia, mas recuperamos bem. Vamos continuar na luta. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutes ago, Henrique M. said:

Vai fazendo um bom trabalho, numa divisão com times que supostamente tem mais dinheiro para ter uma boa base.

Verdade. Trabalhando com o que tenho. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q6Uxz3e.png

 

Notícias

A vida de emigrante em Londres está muito melhor do que pensava, até porque nunca imaginei vir a treinar os sub-18 de uma equipa como o Fulham, mas agora, o céu é o limite. Além disso, tenho o apoio da direção e comecei a dar os primeiros passos nas qualificações de treino continental. Consegui obter o nível Continental C de treinador, o que deverá abrir outras portas, a nível sénior. Tudo pago pelo clube e durou apenas 4 meses para concluir os estudos. Mas não vou parar por aqui.

efj4Zal.png

 

Liga Sub-18

Na Liga, depois de todo o trabalho semanal para preparar o jogo contra o West Ham, e estudando o primeiro jogo contra eles, que perdemos, estava confiante num bom resultado no Little Heath, mas saiu-me o tiro pela culatra. Voltamos a perder este derbie londrino, desta vez por 4-3.

É vida que segue e tivemos mais um derbie londrino, mas no norte da cidade. Em Colney, conseguimos um resultado melhor, no campo de um clube que admiro desde a minha infância. O Arsenal FC, aquele clube que jogava um futebol bonito e venceu uma Premier League sem derrotas. De qualquer forma, o empate a duas bolas acaba por ser um resultado positivo.

O regresso às vitórias veio em casa, contra o Wolves. Jogo bem conseguido da nossa parte e o 4-2 no placar, espelha um pouco o que se passou dentro das 4 linhas, com ambas as equipas sempre à procura do golo.

Nesta fase, nenhum dos derbies da capital britânica correu bem, e a deslocação ao Hotspur Way não foi diferente. Perdemos 2-0 em casa do Tottenham que, ao contrário do Arsenal, é um clube que desprezo. Perdendo contra eles ainda aumenta mais esse sentimento.

fYHrC1A.png

  • Bem pessoal, vou usar uma tática diferente contra o Brighton. Quero experimentar algo novo.
  • E no que estás a pensar Cadete? Tática mais defensiva? É que estamos a sofrer muitos golos.
  • Nada disso, vamos para o 4-2-3-1, com instruções para atacar, atacar.
  • De certeza?
  • Sim, o ataque é a melhor defesa.

E lá fomos ao ataque contra o Brighton. Em termos ofensivos, a tática resultou que foi uma maravilha. Marcamos 8 golos e o Luke Harris teve o jogo da vida dele, marcando 5 golos. Ainda melhor foi que o Luis Boa Morte estava a ver o jogo.

Por outro lado, sofremos 6 golos. Que foi um jogo espetáculo para quem viu, lá isso foi. Agora para mim, estava uma pilha de nervos. Ao intervalo estava 5-3 e logo a abrir o segundo tempo, reduziram para 5-4. Chegamos depois a estar a vencer por 8-4 e perto do fim, reduziram até ao 8-6, que felizmente foi o resultado final.

uh0lXWd.png

  • Que jogaço, mas eu disse-te Cadete, estavamos a sofrer muitos golos e hoje sofremos 6.
  • Eu sei, tens razão. É para isso que és o meu adjunto. Para me corrigires e dares conselhos. Vamos voltar ao 4-3-3, senão ainda tenho um ataque num destes jogos.

Voltamos à tática usual contra o Villa, e finalmente vencemos um jogo fora. Foi pela margem mínima, mas o mais importante foram os 3 pontos, que infelizmente não conseguimos na recepção ao surpreendente Norwich. 2-2 foi o resultado final e amealhamos mais um ponto rumo ao objetivo de conseguir melhor que o 7º lugar da época passada.

No Wast Hills, casa dos sub-18 do Birmingham, mais uma vitória pela margem mínima, mas igualmente importante.

RYdAGjM.png

Chelsea era o próximo adversário e com a vitória alargavamos a vantagem no topo da tabela.

  • Bora pessoal, temos o Chelsea pela frente e vamos mostrar que somos melhores que eles e que aquela derrota na primeira volta foi um acaso do destino. 1,2,3...FULHAAAAMMM.

Entramos com tudo e os Blues até ficaram atordoados. Pena que a bola teimava em não entrar. Insistimos, com boas jogadas fruto do nosso treino, e finalmente, quando já me preparava para ir para o balneário...

  • Golooooo, ca*****lhooooo. É assim mesmo. Ganda Loupalo-Bi.

Fomos para o balneário a vencer e voltamos confiantes para o segundo tempo. Dominavamos o jogo e do nada, empate para os Blues. Continuamos a fazer o nosso jogo, com mais remates, posse de bola, cantos, tudo o que quero. Uma ou outra oportunidade desperdiçada, o árbitro a querer ser protagonista e, não fosse este mais um dérbie londrino, um balde de àgua gelada aos 91mn, com o golo que daria a vitória ao Chelsea.

0sWNzk1.png

Escusado será dizer que não estava contente com o resultado, muito menos com a arbitragem. Os miudos estavam devastados com a derrota e encorajei-os no balneário, pois fizeram um bom jogo.

  • Ref! Ref! Referee! Epah, assim não. Isto hoje foi uma vergonha.
  • Sr Treinador, acalme-se e vá para o balneário que o jogo já acabou.
  • Claro, claro. Deves estar contente. Já podes dar o troféu ao Chelsea, a arbitrar assim.

Antes que dissesse mais alguma asneira, com a cabeça quente (ou não fosse eu português), que pudesse levar a multa e castigo, afastaram-me da zona. Mas antes de voltar ao balneário, ainda tive tempo de responder a um jornalista, onde lamentei o padrão da arbitragem. Fiquei surpreso foi que o treinador do Chelsea também se estava queixando.

  • Não sei de quê que ele se queixa. Devia era estar contente com o desenrolar dos acontecimentos...e ter um pouco de vergonha na cara.

RsL2VA5.png

E fui à minha vida. Mais calmo e analisando melhor a situação, estamos um primeiro lugar, com os mesmos pontos do Chelsea, mas melhor goal-average. Muitos golos marcados, mas imensos sofridos, típico destes escalões, onde ainda estão se desenvolvendo.

Mas a liga está muito equilibrada e temos o Norwich muito perto, com um carrossel de equipas logo atrás, liderado pelo Arsenal. A 5 jogos do fim, até o Southampton, que está em 10º lugar, pode sonhar com o 1º lugar, se bem que se prevê missão impossível. Vou mas é concentrar-me no Fuham e acabar na melhor posição possível.

GxbqQYR.png

O Luke Harris, como já havia previsto, tem sido o jogador em destaque do Fulham. É o rei das assistências, seguido por Lemar Gordon, que também está tendo uma época produtiva.Outra secção onde temos jogadores em destaque, é nos cartões amarelos. Luc De Fougerolles e Stefan Parkes não fazem prisioneiros dentro de campo.

O interessante, é ver jogadores como o Garnacho, que tem jogado neste escalão e está a dar cartas, com 20 golos marcados, enquanto Tezgel do Stoke é o líder na classificação média e Harry Leonard do Blackburn é o que mais vezes venceu o prémio de melhor em campo.

E7ddqoq.png

 

Curiosidades

É altura de Mundial e como português fervoroso que sou, fui ao pub português ver o Portugal vs Sérvia. Cachecol no pescoço, fervilhando por tudo e por nada, insultando o àrbitro à primeira oportunidade possível, enfim, nada de novo. A meu lado, dois artistas que percebem de futebol, como adeptos de bancada, numa daquelas situações normais e que estamos habituados.

  • Fdx, tu queres ver que vamos perder outra vez contra os sérvios?
  • Sacana daquele engenheiro não percebe nada disto. Tá ali sempre a chupar doces e tem o Palhinha e o Vitinha no banco, para jogar com o Ruben Neves e o William Carvalho.
  • E não falas do Cristiano? Já tá velho para jogar a titular. Não se arrasta em campo. Devia era sentar o rabo no banco, mas o Fernando Santos tem medo, quem manda ali é o Jorge Mendes.
  • Tás louco, se não é o Ronaldo não somos nada.
  • O quê, tás mas é parvo. Temos o Bernardo, o Bru...
  • Parvo? Dou-te uma marrada nos cornos que te f*d* oh palhaço. Ingrato de m*rda que só sabes falar mal do CR7. És benfiquista tá tudo dito. Deve ser o João Félix que é melhor?...
  • Anda lá dar então. Já que és assim tão forte...

Entretanto, a Sérvia marcou mesmo golo e perdemos mesmo o jogo. Mais uma vez, eliminados precocemente de uma fase final de um mundial. França revalidou o título e a grande surpresa, foi mesmo o Brasil e a Argentina não passarem da fase de grupos. Daqui a 4 anos há mais. Já os artistas que estavam a meu lado, finalmente estavam de acordo e continuaram a beber as suas cervejas e a resmungar sobre o Fernando Santos, que aparentemente não percebe nada de futebol e que devia era ter vergonha e se demitir. Nesta parte final, tenho que concordar.

E0CSmDO.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to Por Mares Nunca Dantes Navegados (Atualizado 14-12)

Campanha bem firme até agora, uma pena o resultado contra o Chelsea, seria importante pela vantagem, mas faz parte.

Agora, que Croácia é essa que marca 6 gols em um jogo? Bug forte kkkkkkkk e o Brasil sempre decepcionando no fm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, victor095 said:

Campanha bem firme até agora, uma pena o resultado contra o Chelsea, seria importante pela vantagem, mas faz parte.

Agora, que Croácia é essa que marca 6 gols em um jogo? Bug forte kkkkkkkk e o Brasil sempre decepcionando no fm...

Foi pena mesmo, mas vamos continuar a lutar. Deve ser bug mesmo, pois nem Brasil nem Argentina passaram a fase de grupos. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A boa campanha se reflete na liderança do campeonato. E que jogo maluco contra o Brighton, hein?

Achei interessante a campanha da Inglaterra na Copa: aos trancos e barrancos foi longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q6Uxz3e.png

 

Taça sub-18

E cá estamos, na Taça de sub-18 e com o Aston Villa pela frente. Viagem até Birmingham, de autocarro, pela M40. Três horas depois de sair da capital, chegamos à cidade do nosso adversário. Confiantes num bom resultado, fomos para o jogo com tudo e com Charlie Robinson a marcar aos 16mn. Os Villains reagiram bem e ao intervalo venciam por 2-1.

No balneário, tinha que animar os jogadores e alteei a voz uma ou duas vezes. Não estava a gostar muito da exibição. Foi a melhor coisa que fiz. Terrell Works, Luke Harris e Aaron Loupalo-Bi marcaram e voltamos para Londres com uma vitória e a passagem às meias-finais, num jogo que acabamos por dominar.

WBfSdHU.png

Nas meias-finais, jogamos outra vez fora, mas uma viagem um pouco mais curta. Fomos até ao sul de Inglaterra. Brighton foi o destino, pela A23. Esperava um jogo complicado e foi o que tivemos. Apesar dos mais remates, cantos, faltas e posse de bola, os Seagulls ainda causaram perigo. Aaron Loupalo-Bi foi o herói do jogo, com o tento solitário da partida a ser marcado aos 34mn da primeira parte. Depois, ainda sofremos um pouco, e quando soou o apito final, festejamos a passagem à final. 

kbhfOGg.png

Dia de grande final e, para espanto meu, o jogo foi disputado no Motspur Park, na nossa casa. Acho que não foi justo para o West Brom, nosso adversário, que viajou de Birmingham até aqui.

  • Malta, sei que estão todos motivados para este jogo, e claro, com nervos à mistura. Não vou falar muito, pois treinamod imenso durante a semana, e já sabem o que fazer. Vão lá para dentro e mostrem que merecemos levantar este troféu.
  • Bora lá malta. O Mister tem razão. Somos favoritos e vamos ganhar cara.....
  • Boraaaaaaa

Começou o jogo e notava-se a vontade dos jogadores em vencer o troféu. Que empenho e garra que mostraram. Works, marcou aos 8mn, Loupalo-Bi ampliou aos 16mn, Nwoko fez o 3-0 aos 19mn. O West Brom não sabia o que estava se passando em campo e sem saber como, reduziram aos 31mn. Ainda antes do intervalo, Loupalo-Bi bisou. 

Ao intervalo, elogiei os jogadores e pedi que continuassem assim no segundo tempo, mas sem arriscar muito. Os adeptos estavam animados, e continuamos a dominar a partida.

PymrhEn.png

Fomos melhores que o West Brom e assim que soou o apito final, foi a festa total. Época de estreia no Fulham Sub-18 e como profissional, e já estava vencendo o meu primeiro troféu. Que orgulho nos miúdos. Mereceram esta vitória. Ainda para mais, em frente aos nossos adeptos. Confetti no ar, e sumo, muito sumo. 

Ainda houve um jogador que perguntou se havia champagne ou cerveja, mas não quero ser despedido nem ir a tribunal, por fornecer bebidas alcoólicas a menores de idade. A lei em Inglaterra é rigorosa, nesse aspecto.

9odAqhq.png

 

Liga Sub-18

Na Liga, começamos a acusar a pressão de estar na liderança. No Bearwood Park, em Reading (mesmo aqui ao lado), só conseguimos um empate a uma bola, enquanto no terreno do Crystal Palace, perdemos por 3-1, o que não surpreendia muito, já que gostamos de dar pontos aos nossos adversários nos dérbies de Londres. E porquê que este haveria de ser diferente?

Vá lá que na recepção ao West Brom, 4 dias antes da final da Taça, vencemos por 3-1, antecipando assim um pouco do que se passaria nessa mesma final, com a vitória por 4-1.

cVicdWP.png

  • Oh malta, já não me lembro da última vez que vencemos um dérbie de Londres e nada melhor do que vencê-lo contra a melhor academia cá da zona. O Arsenal não é um bicho-papão e somos capazes de os vencer. Não tenham medo. Acima de tudo, não tenham medo.

E medo não tiveram. Finalmente vencemos um dérbie cá da zona e logo contra o "meu" Arsenal. 3-0 e fizemos por merecê-lo. Loupalo-Bi está com o pé quente, tal como Terrell Works. Bradley De Jesus marcou o terceiro golo, de penaltie.

uMzSDwY.png

Uma jornada para o final, e estavamos a 3 pontos do Chelsea, mas com Crystal Palace logo atrás, a apenas 2 pontos, e Norwich e Arsenal a 3 pontos. Esta vitória contra os Gunners foi importantíssima, pois deixa-nos com esperança de vencer a zona sul e poder disputar a grande final contra o vencedor da zona norte. Mas também não queremos acabar fora do pódio, depois da época positiva que tivémos q da taça que já conquistamos. Melhor ataque, mas imensos golos sofridos.

n7JMTAP.png

  • Cadete, estamos a gostar muito do trabalho que estás fazendo e queríamos te oferecer um novo contrato.
  • Olá Sr Khan. Claro, estou interessando em renovar. Até já estava pensando o pior.
  • Não, e desculpa se assim foi. Temos andado ocupados com a equipa principal. Olha, queremos te oferecer mais uma ano de contrato e 2,5 mil euros por mês
  • Dois mil e quinhentos? Mas isso é menos do que estou a ganhar agora. Isso é inaceitável. Quero mais do que os 3,6 mil que estou a ganhar.
  • Epah, mas as finanças não andam muito famosas, e que tal 3 mil?
  • É simples. Ou dá-me 3,7 mil por mês, ou não renovo e vou-me embora no final da época. E só estou a pedir mais 100 euros por mês.
  • Ok, ok. Ficamos assim então. Chegamos a acordo. Não queremos te perder.
  • Obrigado Sr Khan. Onde assino...

mM1VQaq.png

  • Mas antes de assinar, quero mais uma coisa, para ficar.
  • Oh Cadete, também não estiques a corda.
  • Apenas quero continuar a melhorar, para meu bem e do clube. Quero obter o nivel Continental B de treinador.
  • Ok então. Se é só isso, podemos pagar pelo curso, pois também beneficia o clube.
  • Pronto, agora sim estamos contentes e pode escrever o contrato, par eu assinar.

Contrato renovado e a ganhar mais 100 euros por mês, curso de qualificações de treino iniciado e pago pelo clube. E assim chegamos a acordo para que possa continuar à frente do clube. Posso dizer que estou feliz.

YeIn2pM.png

Depois de tudo isto e ainda com possibilidades de vencer o nosso grupo, fomos a Southampton disputar a última partida, no Staplewood Campus. Os Saints têm uma academia muito boa e acabou por ser uma partida muito bem disputada. Quem mais senão o Loupalo-Bi para marcar e nos dar a liderança ao intervalo?

Mas no segundo tempo, concedemos o empate, aos 55mn. Fomos outra vez à busca do golo, que acabaria por chegar aos 67mn, por McCoy-Splatt. O jogo aproximava-se do fim, e o meu adjunto dava-me boas notícias...

  • Cadete, o Chelsea está a perder. Se continuar assim ainda vencemos isto.
  • Sério? Vamos ver. Não digas nada aos miudos para não se desconcentrarem.

O 1º lugar estava mesmo ali, ao nosso alcance. 80mn e venciamos por 2-1. 85mn e tudo na mesma, falta pouco...89mn, está quase...ainda podemos mesmo vencer isto, mas aos 90mn, balde de àgua gelada, com o empate dos Saints.

yhFnJoJ.png

Quanto ao Chelsea, perdeu mesmo e ficou-se pelos 49 pontos. Já nos, com o empate, apenas chegamos aos 47, os mesmos que o Palace, que nos apanhou, mas ficamos mesmo em 2º, devido ao melhor goal-average. Norwich em 4º foi uma surpresa positiva, enquanto Arsenal em 5º, foi uma surpresa negativa. Mas claro, há sempre pior...e foi o caso do Tottenham, que ficou em 9º. Também esperava mais do Southampton.

IswIsUs.png

Sim, foi uma grande desilusão não ter aproveitado o deslize do Chelsea na última jornada, mas não deixou de ser uma época extremamente positiva, pois excedemos, e muito, as expectativas da direcção. Depois, ainda vencemos a Taça.

Foi também uma época muito boa para o Luke Harris, que confirma assim o seu potencial. Acabou sendo o rei das assistências, com Lemar Gordon a ficar em 3º. Outra estatística que os meus jogadores lideraram, foi a dos cartões amarelos. Temos bons talentos neste escalão, tais como Garnacho, Akinwale, Omari Benjamin ou Harry Leonard. Shola Shoretire do Man Utd, também mostrou serviço.

zi3ImO6.png

  • Estou, pai?
  • Olá filhote. Tudo bem?
  • Sim. Acabou a época.
  • E então? Conseguiste juntar o campeonato À Taça?
  • Não, empatamos o último jogo e ficamos atrás do Chelsea.
  • Que pena filhote. Fica para a próxima.
  • Sim, eu sei pai. E o Chelsea ainda foi campeão, porque ganharam ao Manchester United na final. 1-0. Marcaram no prolongamento.
  • Pronto. Ao menos só ficaste atrás dos campeões. Olha, tua mãe perguntou se tens andado a comer bem, pois não quer que te dê uma fraqueza.
  • Siiiim pai. Diga à mãe para não se preocupar. Tenho que ir agora, mas depois falo com ela. Beijinhos e abraços para todos.
  • Beijinhos e porta-te bem.

IIA6aVC.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to Por Mares Nunca Dantes Navegados (Atualizado 18-12)
  • Vice-Presidente

Ganhou uma competição e perdeu outra, sendo que poderia ter ganhado as duas, graças ao tropeço do Chelsea. Mas, o objetivo não é esse neste nível e a carreira continua progredindo com a nova licença de treinador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, Henrique M. said:

Ganhou uma competição e perdeu outra, sendo que poderia ter ganhado as duas, graças ao tropeço do Chelsea. Mas, o objetivo não é esse neste nível e a carreira continua progredindo com a nova licença de treinador.

Muito perto de vencer as duas, mas já foi muito melhor do que esperava. Quero dar nas vistas para dar o salto na carreira. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por um triz não levou tudo na base, mas como bem disse, já conseguiu superar e muito as expectativas nessa temporada, e ainda sai de contrato renovado e mais um curso iniciado. Provável que Harris já seja aproveitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, victor095 said:

Por um triz não levou tudo na base, mas como bem disse, já conseguiu superar e muito as expectativas nessa temporada, e ainda sai de contrato renovado e mais um curso iniciado. Provável que Harris já seja aproveitado.

Foi por um triz mesmo, mas valeu pela conqista da Taça. Está tudo a correr de vento em popa, até agora. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não ter levado o segundo título por um triz, a temporada foi muito boa. A renovação, com direito ao curso de treinador, acabam sendo até bem mais importantes para esse estágio da carreira. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutes ago, LuisSilveira said:

Apesar de não ter levado o segundo título por um triz, a temporada foi muito boa. A renovação, com direito ao curso de treinador, acabam sendo até bem mais importantes para esse estágio da carreira. Boa sorte!

Foi por pouco mesmo, mas sim, temporada muito boa. Renovação merecida e sempre a subir nos níveis de treinador. Quero chegar a uma equipa principal. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q6Uxz3e.png

 

Notícias

  • Sr Khan, tudo bem?
  • Tudo rapaz, que bela época, não estava à espera. Surpreendeste muita gente.
  • Obrigado Presidente. Em que posso ajudar?
  • Olha, infelizmente a classificação das camadas jovens diminuiu e de momento, não vamos investir aí.
  • Epah, mas fizemos uma excelente época e os miúdos estão todos entusiasmados. Assim não vamos atrair bons jogadores para aqui.
  • Eu sei, mas de momento, o investimento terá que ser feito noutras infraestruturas. 
  • Ok, você é que é o presidente.

RyCGbmn.png

  • Tony, então. tudo bem?
  • Tudo Cadete. Já temos a nova fornada de jovens. Os olheiros estiveram atentos e tens aí a lista dos jogadores para a próxima época. 
  • Algum de jeito?
  • Sim, temos alguns que prometem. Depois, com aqueles que vão ficar, terás uma equipa equilibrada, mas talvez não tão forte como a da época passada.
  • Bem, é o que é. Mas quem são esses bons jogadores que falaste?
  • Temos vários. O Guinchard pode jogar a defesa esquerdo e no centro, ou até mesmo a médio defensivo, enquanto o Holmes vai manter a baliza bem segura. Depois ainda tens o Mars que é defesa central cheio de qualidade.
  • Eh lá, mas são só defesas de qualidade. E o resto?
  • Não, tens um ponta de lança bem bom também, o Hamilton-Forbes. E claro, tens jogadores para outras posições que são jeitosinhos.
  • Ok, ok.

mumwI61.png

  • Mas o melhorzinho é mesmo o Hutchinson. O rapaz só tem 15 anos, joga no lado direito do meio campo e joga muito. Depois é rápido para a idade.
  • Ok. Vou ter atenção a ele. Se dizes isso, promete dar nas vistas.
  • Sim, claro. O relatório do olheiro foi muito bom.
  • Espectáculo, é isso que quero ouvir.
  • Até já foi chamado para representar o País de Gales, no torneio de Toulon.
  • Já? Mas disseste que só tem 15 anos.
  • Sim, mas como disse, tem talento.
  • Agora concerteza que vou estar de olho nele.

l3K4Ze9.png

  • Queres mais uma boa notícia?
  • Sempre Tony, sabes que sim.
  • O Luke renovou contrato. Tem muito talento e tinhamos que agarrá-lo antes que viesse um City, um Chelsea ou um PSG.
  • Melhor notícia que me deste até ao momento. Ele não podia nos escapar a custo zero.
  • Claro que não. Vai trazer bom dinheiro para o clube.
  • Agora vê lá mas é se não o vendes já ou emprestas.
  • Veremos, veremos.

TOMTRzP.png

Enfim, muita conversa com os membros da direção e sei que o Luke Harris muito dificilmente ficará nos sub-18 na próxima época. Mas claro, tenho que fazer tudo o que posso para o manter por cá. 

O que é inevitável, neste escalão, é termos jogadores a ser promovidos para o escalão acima. No nosso caso, são vários, com destaque para o Harvey Araujo. Ainda perdemos mais dois defesas centrais (Robinson e Avenall), dois guarda-redes e dois médios centro. McNally fará falta na baliza, mas espero que o Holmes seja um bom substituto.

2fOlJut.png

 

Férias

Era altura de férias e tinha que visitar a minha ilha, a Madeira. Fiquei em casa dos meus pais e visitei lugares na ilha que já não visitava há algum tempo. Aproveitei para fazer umas jantaradas com a malta amiga e claro, como não podia deixar de ser, aproveitei para ver o Marítimo. Fui ver os sub-19, no estádio de Machico, empatar a 0, contra o nacional, no dérbie madeirense.

Depois, fui aos Barreiros, ao famoso caldeirão, com o meu pai, ver o Marítimo-Benfica.

  • Golooooooooo
  • Oh pai, calma. Não é preciso festejar assim no meio dos adeptos maritimistas.
  • Oh filho, isto está cheio de benfiquistas...

Assim é o meu pai. E sim, o Benfica ia vencendo. Depois, ainda marcou o segundo e meu pai voltou a festejar, com alguns benfiquistas que estavam na bancada central.

  • Isto é uma camada de chulos aqui, que não são madeirenses. Vêm para aqui festejar os golos do Benfica, daqueles cubanos. Metem nojo.
  • Cala-te para aí seu tótó. Sou mais madeirense que tu.
  • És o car****. Devias ter vergonha seu sac***.
  • Quem é que tás chamando sac***, seu corno de mer**. Sou madeirense e sou do Nacional e do Benfica. Quero é que o Marítimo vá para a segunda liga. Chulos, equipa do Alberto João. Os favores agora já acabaram.
  • Vou te dar o chulo no focinho, anda aqui que vais ver...

Vou ser sincero, já tinha saudades destas discussões nos estádios portugueses. Como na maioria das vezes, acabou em nada. Palavras para um lado e para o outro e mais nada. Lá fui para casa, com meu pai, todo contente enquanto o Benfica ganhou. Eu já estava triste, por ver o meu Marítimo perder.

KzHjeeQ.png

Depois, para amargurar um pouco as férias, o Marítimo acabou mesmo por ser despromovido à segunda liga. Depois de mais de 40 anos seguidos na principal escalão, o "Maior das Ilhas" acabou mesmo por ser relegado, para desespero e angústia de muitos madeirenses, incluindo eu. Que pena que estou agora a começar a carreira profissional de treinador, porque senão, já me candidatava ao lugar. Espero que possa subir já na próxima época, para estar entre os melhores, onde merecem estar.

9YDHd0X.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to Por Mares Nunca Dantes Navegados - Fulham Sub-18 (Atu 26-12)

Parabéns pelo título da copa! Ficou a um triz de fazer uma dobradinha.

Tem bons prospectos para a próxima temporada, Guichard e Hutchinson realmente parecem diferentes, especialmente o último. Mas a maior notícia foi a renovação de Harris, grande jogador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, div said:

Parabéns pelo título da copa! Ficou a um triz de fazer uma dobradinha.

Tem bons prospectos para a próxima temporada, Guichard e Hutchinson realmente parecem diferentes, especialmente o último. Mas a maior notícia foi a renovação de Harris, grande jogador.

Obrigado. Hutchinson tem bons atributos e Harris é estrela...mas será que ficará? Vamos acreditar que sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande época! Essa geração parece realmente boa... Como funciona o orçamento para transferências treinando o U18, continua sendo integrado à equipe principal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to Por Mares Nunca Dantes Navegados - 2042-43 - RB Leipzig (Atu 20/04)
  • Fujarra changed the title to Por Mares Nunca Dantes Navegados v3.0 - 2030-31 - Novo Clube (Atu 10/06)
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nismo
      Por Nismo
      Após um tempo longe por diversos fatores, entre eles a fonte do meu notebook que resolveu pedir aposentadoria após muitos anos, resolvi voltar ao PM. E, após olhar várias ligas do Leste Europeu e suas regras (algumas são bastante travadas na inscrição de jogadores), escolhi a Bulgária. O clube escolhido, como podem ver, é o Lokomotiv, da capital Sofia. Normalmente eu não escolho clubes que começam na primeira divisão nacional logo na primeira temporada, mas as cores do time e as passagens históricas me chamaram a atenção. Resolvi jogar alguns jogos e acabei me animando em trazer a história para cá.

      O Lokomotiv foi fundado em 1929 por operários da rede ferroviária local. A equipe está sediada no distrito de Nadezhda (“esperança” em português, e que dá nome ao save). Manda seus jogos no estádio homônimo, Lokomotiv, com cerca de 22.500 lugares (segundo o FM), e construído nos anos 80. Os primeiros sucessos vieram entre os anos 30 e os 50, com dois títulos do Campeonato (1939/40 e 1945) e dois da Copa da Bulgária (1948 e 1953).
      Porém, nos anos 60 viria a época mais gloriosa. Em 1962, Georgi Berkov assume como treinador e reuniu uma equipe com jogadores que entrariam para a história do futebol nacional, sendo os destaques Nikola Kotkov e Spiro Debarski. A geração dourada venceu o Campeonato Búlgaro em 1963/64 (o terceiro de quatro taças), e o reconhecimento viria também pela seleção nacional: 4 jogadores estavam no elenco búlgaro medalhista de prata na olímpiada da Cidade do México/1968, entre eles Atanas Mihaylov, segundo maior artilheiro e segundo jogador com mais jogos pelos rubro-negros, com 131 gols em 306 jogos. O técnico desta seleção era, justamente, Georgi Berkov.
      Após os anos dourados, viria a queda. Em 1969 viria uma fusão polêmica com o arquirrival Slavia Sofia, com o novo time assumindo o nome de JSK Slavia. O time foi desfeito em 1971, após forte pressão popular, e cada equipe seguiu seu rumo. Após a fusão desfeita, o Lokomotiv foi campeão búlgaro em 1977/78 e da Copa em 1981/82 e 1994/95. E, entre os anos 60 e os 80, o Lokomotiv ganhou a fama de ser um time duro de ser batido nas Copas Européias: a estreia foi em 1964, na Copa Europeia, contra o sueco Malmö (vice europeu em 1979) e os suecos saíram da Bulgária com um sonoro 8-3 nas costas na ida, e mesmo a vitória na Suécia por 2-0 não impediu os búlgaros de avançarem. Em 1980 veio a melhor campanha europeia: na Copa da UEFA, o Lokomotiv bateu Ferencvaros, Monaco e Dinamo de Kiev, e só caiu para o Stuttgart nas quartas de final. Neste período o Lokomotiv ainda venceu a Copa dos Balcãs em 1973.
      Dos anos 90 em diante o Lokomotiv viveu altos e baixos, com alguns vice-campeonatos e terceiros lugares no Campeonato Búlgaro, mas em 2015 tudo veio a baixo: o terceiro lugar no Campeonato Búlgaro 2014/15 não foi suficiente para garantir a sobrevivência financeira da equipe, com a UEFA negando a licença para jogar a Europa League. A equipe foi rebaixada para os escalões inferiores e acabou fechando as portas num primeiro momento. Porém, com o apoio de torcedores e ex-jogadores, um novo clube, FC Lokomotiv 1929 Sofia, foi fundado e recomeçou das divisões inferiores. Este clube foi reconhecido pela Federação Búlgara como o legítimo sucessor do Lokomotiv original e recuperou os registros históricos, escudos, e os direitos de usar o estádio e a academia do Lokomotiv.
      O início do novo Lokomotiv não foi fácil, passando cinco temporadas consecutivas na Segunda Divisão Búlgara, mas hoje está novamente na Primeira Divisão com alguma segurança e sua comunidade trilha a esperança de dias melhores e gloriosos à altura da história do clube.
       

      O técnico será Plamen Ivanov Nikolov (desta maneira mesmo, para evitar confusão com outros jogadores homônimos que podem aparecer durante o save), ex-jogador do Lokomotiv nos anos 80 (cerca de 100 partidas), e que, jogando pelo Levski Sofia, foi o goleiro reserva da Bulgária na Copa de 1994. Nikolov defendeu, além do Levski e do Lokomotiv Sofia, o Lokomotiv Dryanovo e o Septemvri Sofia.
       
    • AllMight
      Por AllMight
      VIKTORKA
      Olá pessoal, recentemente adquiri um computador um pouco mais potente do que o notebook que eu vinha usando para jogar FM, inclusive eu meio que tinha desistido de jogar no notebook pois o jogo travava demais. Mas aí descobri um problema no note que estava deixando-o lento, resolvi e ele ficou legal para jogar FM, este save foi começado no meu notebook e depois migrado para o computador que eu comprei, ganhando mais fluidez ainda no andamento. Com isso decidi que seria legal trazer ele para cá, uma coisa que sempre faço mesmo em saves offline, é que de tempos em tempos eu guardo backups de savegames mais ou menos onde eu pararia o save para postar. Deste modo o fato de estar mais adiantado no save não deve atrapalhar aqui.
      Como lembrado pelo @Danut aqui embaixo, o banner ficou muito legal, e ele é uma criação do @GG., e está disponível na Galeria dos Gráficos para qualquer um baixar e editar conforme sua necessidade. Foi o que eu fiz através do site Photopea já que não tenho Photoshop instalado no meu PC.
       
      A ESCOLHA DO CLUBE E NOME DO SAVE
      Como era um save em off e sem pretensão de trazer para cá, a escolha do clube e da liga foi um tanto quanto aleatória. Saindo das ligas tradicionais eu sempre quis jogar na Croácia, mas depois de dar uma olhada no formato da liga eu não me animei, e então parti para a República Tcheca por nenhum motivo especial, daí a escolha do clube também estava um pouco complicada, mas no final decidi ir para um time que tivesse algum título de expressão no passado e o FK Viktoria Žižkov tem duas copas nacionais, uma em 1994 e outra em 2001. 
      Sobre o nome do save por não conhecer praticamente nada do clube e do país internamente, eu pensei em nomes genéricos, mas no final acabei escolhendo o 'apelido' do clube, no próprio site oficial do clube eles se referem como Viktorka, e até onde eu consegui entender é um diminutivo simpático de Viktoria.
       
      FK VIKTORIA ŽIŽKOV
      Basicamente não há muito o que falar do clube, fundado em 1903 o Viktoria Žižkov sempre foi muito competitivo no Campeonato Nacional da Tchecoslováquia, conquistando seu único título nacional até hoje em 1928, e tendo três terceiros lugares e um segundo lugar também no período pré Segunda Guerra Mundial.
      Após a Segunda Guerra o clube sofreu demais durante o regime comunista, não consegui entender direito se houve alguma perseguição do regime ou só as circunstâncias que os levaram a cair muito. Um dos motivos apontados é que o clube era localizado em um bairro majoritariamente residencial o que dificultou que alguma empresa 'patrona' assumisse o clube como era de praxe na região naquele período. 
      A era de baixa do clube durou até o início dos anos 90 quando ameaçado de falência fora comprado por um empresário local, após a injeção de dinheiro o clube viveu momentos de alta na já República Tcheca, tendo ganhado a Copa Nacional em 1994, em 1996 o clube mudou de dono, mas continuou tendo sucesso e repetiu o feito na Copa Nacional em 2001. Em 2004 foi descoberto um esquema de corrupção onde foi provado que o clube oferecia suborno. Com a perda de 12 pontos e o rebaixamento ao fim da temporada, o clube passou a viver num ioiô de divisões até hoje. 
      Atualmente o clube acabou de subir para a segunda divisão da liga nacional.
       
      SOBRE O SAVE
      Estou jogando na versão 24.3.0, e selecionei além das duas divisões jogáveis da República Tcheca, as primeiras divisões dos 5 países que considero mais importantes na Europa e as primeiras divisões de Brasil e Argentina. Como o save foi criado para inicialmente ser jogado em off, usei meu perfil pessoal de treinador que sempre crio pra jogar em off, portanto meu treinador tem a minha idade, é brasileiro e só fala português, e nas qualificações eu deixei a critério jogo escolher o ideal para o time que eu ia treinar, com isso já começo com Licença Pro Continental e Jogador Profissional de Nível Local. 

       
      ÍNDICE
      TEMPORADA 1
      Os primeiros passos
      Vitória além do nome
      Conhecendo a derrota
      Oito ou Oitenta
       
    • evanildolustosa
      Por evanildolustosa
      EM CONSTRUÇÃO 🏗️
      Sumário:
      1. Temporada 2024

    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá a todos,
      Aqui está o update mais completo e atualizado do Brasil para o FM24, com o novo formato sem estaduais do Brasileirão Séries A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M e N, com os clubes divididos por reputação através das Séries Regionais, Copa do Brasil, Supertaça do Brasil, Copa do Brasil Sub 20, Liga de Reservas e Brasileirão Sub 20. Ligas inclusas no update como: Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Bolívia, Equador, Paraguai, Venezuela e Ligas Secundárias dentro da estrutura do Peru, Uruguai e Chile e entre outras Ligas Alternativas.
       
       
      Data de Começo: Em Seychelles em 1/1/2024
       
      DICA: Adicionem jogadores e staff a times jogáveis de forma a terem mais quantidade dos mesmos nos vossos elencos.
       
      Bom Divertimento.
       
                                                                                                   
      Download do Patch Completo: 👇🏼
                                                                         
      BRASIL ULTIMATE UPDATE (mediafire.com)
                                                                                     
      CONFIGURADO Á DLC 24.3.0
       
      CRÉDITOS DE ALGUNS ARQUIVOS DO UPDATE
      SORTITOUTSI - DAVEINCID - pr0 - ADRIANO ROBERTO - THE K1LL2R
       
      CRÉDITOS DOS PACOTES GRÁFICOS
      FAIXAS DE TORCIDAS (ADRIANO ROBERTO)
      SORTITOUTSI FACES CUT OUT E OUTROS, FC12, FM KIT CREATOR E KITBASHER KITS, TCM LOGOS, SKIN STATO
                                               
      LINK DO CONTATO DO DISCORD
      #Ibarra1191
       
       
       
       
    • Johann Duwe
      Por Johann Duwe
      O Colosso de Rodes (em grego clássico: ὁ Κολοσσὸς Ῥόδιος) foi uma estátua do titã-deus do Sol da mitologia grega, Hélios, erguida na cidade de Rodes, na ilha homônima, por Carés de Lindos em 280 a.C. Uma das sete maravilhas do mundo, foi construído para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedônio Antígono Monoftalmo, cujo filho, Demétrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, o Colosso tinha aproximadamente 70 côvados, ou 33 metros, altura aproximada da Estátua da Liberdade (dos pés à coroa), o que o tornava uma das mais altas estátuas do mundo antigo. O monumento foi destruído durante um terremoto de 226 a.C. e nunca foi reconstruído.
      Em 2015, foram anunciados planos preliminares sobre a construção de um novo Colosso no porto de Rodes, embora a localização real do original ainda permaneça incerta.
      Cerco de Rodes
      No final do século IV a.C., Rodes, aliada de Ptolomeu I do Egito, impediu uma invasão em massa encenada por seu inimigo comum, Antígono Monoftalmo. Em 304 a.C., uma força de socorro de navios enviados por Ptolomeu foi enviada para ajudar Rodes, o que forçou a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio, filho de Antígono, que promovera um longo cerco à ilha na tentativa de conquistá-la. Demétrio era filho do general Antígono, que herdou de Alexandre uma parte do Império Selêucida. O material utilizado na escultura foi obtido da fundição dos armamentos que os macedônios ali abandonaram. Para comemorar sua vitória, o povo de Rodes vendeu o equipamento deixado para trás por 300 talentos e decidiu usar o dinheiro para construir um estátuas colossal de seu deus patrono, Hélios. A construção foi deixada para a direção de Carés, um nativo de Lindos, em Rodes, que já tinha trabalhado com estátuas de grande escala. Seu professor, o escultor Lísipo, tinha construído uma estátua de bronze de 22 metros de altura de Zeus em Tarento.
      Construção
      Segundo relatos antigos, os quais diferem em algum grau, a construção começou em 292 a.C. e descreve uma estrutura com barras de ferro para amarrar placas de latão, que foram fixadas para formar a pele da estátua. O interior da estrutura, que estava em um pedestal de mármore branco de 15 metros de altura perto da entrada do porto de Mandraki, foi então preenchida com blocos de pedra, conforme a construção progrediu. Outras fontes colocam o Colosso em um quebra-mar no porto. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, a estátua em si tinha cerca de 70 côvados, ou 33 metros de altura. Grande parte do ferro e do bronze foi reforjada das várias armas que o exército de Demétrio deixou para trás. As porções superiores foram construídas com a utilização de um grande rampa de barro. Durante a construção, os trabalhadores acumularam montes de terra nas laterais do colosso. Após a conclusão, toda a terra foi removida. Após doze anos, em 280 a.C., a estátua foi concluída. 
      Engenheiros modernos propuseram uma hipótese plausível para a construção da estátua, baseada na tecnologia daquela época (que não era baseada nos princípios modernos de engenharia sísmica) e nos contos de Fílon de Alexandria e Plínio, o Velho, que viram e descreveram os restos do monumento.
      Postura
      O Colosso no sopé do porto é uma fantasia da imaginação medieval baseada na menção do texto dedicado à estátua que diz "sobre a terra e o mar" duas vezes e nos escritos de um visitante italiano que em 1395 notou que a tradição local sustentava que o pé direito estava onde a igreja de São João do Colosso estava então localizada. Muitas ilustrações posteriores mostram a estátua com cada pé em um lado da boca do porto, sendo que os navios passavam sob ele. Referências a essa concepção também são encontradas em obras literárias. Cássio de Shakespeare em Júlio César (I, II, 136-38) diz:
      Por que homem, ele inclui o mundo estreito
      Como um Colosso, e nós homens insignificantes
      Caminhamos debaixo de suas pernas enormes e espiamos
      Para encontrarmos sepulturas desonrosas
      (a caminhada pode sugerir um Colosso localizado em terra em vez de atravessado pela água). Shakespeare também faz alusões ao Colosso em Troilo e Créssida (V.5) e em Henrique IV, Parte 1 (V.1).
      "O Novo Colosso" (1883), um soneto de Emma Lazarus gravado em uma placa de bronze e montado dentro do pedestal da Estátua da Liberdade em 1903, contrasta o último com:
      O gigante descarado da fama grega
      Com os membros conquistadores montados de terra a terra
      Enquanto essas imagens fantásticas alimentam o equívoco, a mecânica da situação revela que o Colosso não poderia ter se escarranchado no porto como descrito na Biblioteca Clássica de John Lemprière. Se a estátua terminada tivesse sido montada no porto, toda a entrada do porto teria que ser fechada eficazmente durante a construção e o povo de Rodes não tinha os meios para dragar e reabrir o porto após a construção. Além disso, a queda da estátua teria bloqueado o porto e, uma vez que os antigos habitantes da cidade não tinham a capacidade de remover a estátua caída, ela não teria permanecido visível em terra pelos próximos 800 anos, como dito acima. Mesmo negligenciando estas objeções, a estátua era feita de bronze e análises de engenharia indicam que não poderia ter sido construída com suas pernas separadas sem colapsar em seu próprio peso. Muitos pesquisadores têm considerado posições alternativas para a estátua que teriam tornado mais viável a sua construção. Também não há provas de que a estátua tinha uma tocha no alto; os registros dizem simplesmente que após a conclusão, o povo da Rodes ateou fogo à "tocha da liberdade". Um relevo em um templo próximo mostra Hélios de pé com uma mão protegendo seus olhos (semelhante a uma saudação militar) e é bem possível que o Colosso tenha sido construído com a mesma postura. Embora não saibamos como era a estátua, temos uma boa ideia de como a cabeça e o rosto pareciam, visto que havia um padrão na época. A cabeça teria cabelos encaracolados com uma coroa com "raios" uniformemente espaçados de bronze ou de prata irradiando, semelhante às imagens encontradas em moedas de Rodes contemporâneas.
      Destruição
      A estátua ficou em pé por 54 anos até que Rodes foi atingida por um terremoto em 226 a.C., quando danos significativos também foram feitos em grandes porções da cidade, incluindo o porto e edifícios comerciais, que foram destruídos. A estátua teve os joelhos quebrados e caiu sobre o chão. Ptolomeu III ofereceu-se para pagar a reconstrução da estátua, mas o oráculo de Delfos fez os ródios recearem que eles tinham ofendido Hélios e eles se recusaram a reconstruir o monumento.
      Os restos ficaram no chão como descrito por Estrabão (xiv.2.5) por mais de 800 anos e, mesmo quebrados, eles eram tão impressionantes que muitos viajaram apenas para vê-los. Plínio, o Velho, observou que poucas pessoas poderiam envolver seus braços ao redor do polegar caído e que cada um de seus dedos era maior que a maioria das estátuas.
      Em 653, uma força árabe sob o comando do califa omíada Moáuia I capturou Rodes e, de acordo com A Crônica de Teófanes, o Confessor, a estátua foi derretida e vendida a um comerciante judeu de Edessa que carregou o bronze em 900 camelos. A destruição árabe e a suposta venda a um judeu possivelmente se originaram como uma metáfora poderosa para o sonho de Nabucodonosor II de destruir uma grande estátua.
      A mesma história é registrada por Bar Hebreu, que escreveu em siríaco no século XIII em Edessa: (após o saque árabe de Rodes) "E um grande número de homens puxou cordas fortes que estavam amarradas ao Colosso de bronze que havia na cidade e puxaram-no para baixo, e pesaram três mil cargas de bronze de Corinto, e venderam-na a um certo judeu de Emesa" (a atual cidade síria de Homs). Teófanes é a única fonte desse relato e todas as outras fontes podem ser rastreadas até ele.
      Localização das ruínas
      Ursula Vedder sugere que o Colosso nunca esteve no porto, mas foi parte da acrópole de Rodes, em uma colina atualmente chamada de Monte Smith, que tem vista para a área do porto. O templo no topo do Monte Smith é tradicionalmente pensado para ser dedicado a Apolo, mas de acordo com Vedder, seria o santuário Hélio. As enormes bases de pedra no local do templo, cuja função não é definitivamente conhecida pelos estudiosos modernos, são propostas por Vedder como a plataforma de apoio do Colosso.
      A fortaleza de São Nicolau também é postulada como uma possível localização. O piso do forte contém um círculo anômalo de blocos de arenito que pode ter sido a fundação da estátua, enquanto blocos curvos de mármore incorporados na estrutura, muito finamente cortados, podem ser os restos de uma base de mármore que estava sobre a base de arenito.
      Novo Colosso
      Em dezembro de 2015, um grupo de arquitetos europeus anunciou planos para construir um colosso moderno na entrada do porto, apesar de uma preponderância de provas e opinião acadêmica de que o monumento original não ficava lá. A nova estátua, com 150 metros de altura (cinco vezes maior que a original) custaria cerca de 283 milhões de dólares, financiados por doações privadas e crowdsourcing. A estátua incluiria um centro cultural, uma biblioteca, uma sala de exposições e um farol. Além disso, seria revestida por painéis solares.
      Colosso de Rodes – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
       
      _____________________________________________________________________________________________________________________________
      E lá vamos nós.
      Bem, novo save, velho continente. Me volto novamente a Europa, desta vez em uma liga na qual eu nunca joguei mais de meia temporada. Uma liga dominada por um gigante enorme e outros titãs menores.
      Grécia, aí vou eu.
       
×
×
  • Criar Novo...