Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entrevista da Área - entrevista com LuisSilveira


Fujarra

Quem deve ser o novo entrevistado?  

12 votos

  1. 1. Quem deve ser o novo entrevistado?


Esta votação está fechada para novos votos


Posts Recomendados

ACtC-3fPjtZg1QL8lXFxLyqwToGnt1TJiu5vep8O

Entrevistas da Área

Olá, pessoal.

Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:

@Guilhererme

@Marcolation

@LuisSilveira

 

Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 21/09/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.

Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.

Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 29 de setembro às 23h59.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ACtC-3fPjtZg1QL8lXFxLyqwToGnt1TJiu5vep8O

Olá, pessoal!

Está definido o próximo entrevistado da área. Com 6 votos novamente em uma disputa acirrada, o entrevistado será o @LuisSilveira.

A partir de agora você pode elaborar perguntas e enviá-las via mensagem aos moderadores do "Profissão: Manager" ( @#Vini , @div e @marciof89),  com o título "Entrevista". Elas serão repassadas ao entrevistado, que as devolverá respondidas à moderação do PM para publicação. Por favor, não faça perguntas neste tópico, pois elas serão apagadas.

Lembre-se que a temática das perguntas é livre e que o entrevistado tem a opção de responder ou não as perguntas.

O prazo final para o envio de perguntas é 12/10, às 23h59min.

Sua participação é muito importante para a área. Por favor, participe!

Qualquer sugestão ou crítica, por favor, faça-a no Boteco 3.0.

 

imagem_2022-10-02_192434676f74e3498cd9b4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Entrevista da Área - Envie suas perguntas!
  • Fujarra unlocked this tópico
  • 1 mês depois...

ACtC-3fPjtZg1QL8lXFxLyqwToGnt1TJiu5vep8O

Olá!

Os membros da área escolheram, e o entrevistado da vez foi o @LuisSilveira. Vamos conhecer um pouco mais sobre o vascaíno botafoguense que meteria a porrada no Tom Cruise.

Ao todo, foram 213 perguntas de quatro membros. Agradecemos tanto a quem participou da atividade enviando seus votos quanto aos membros que enviaram as perguntas: @GGilson, 5 perguntas; @Danut, 16 perguntas; @Nei of, 59 perguntas; @Henrique M.133 perguntas.

 

Você é botafoguense. Quando e como começou a ligação com o clube?

 

Por pressão. Eu era originalmente Vasco, mas meu pai fez um lobby para que eu torcesse para o Botafogo. A identificação com o clube rolou aos poucos, depois.



Do que você viveu e se lembra, conte-nos momentos marcantes que você guarda na lembrança com o Botafogo. Um momento alegre e outro triste, ou que lhe deixou com raiva.
 

Nem sempre fui um botafoguense ‘praticante’, então esses momentos são razoavelmente recentes.

 

Como momento alegre eu me recordo da famosa final do Carioca com a cavadinha do Loco Abreu, que vi com amigos botafoguenses em CG. Foi um momento de êxtase, até pela zoação do uruguaio.


Um momento triste foi em 2020, durante a campanha do mais recente rebaixamento. Achei que o Botafogo iria realmente acabar.

 

De raiva foram muitos, uhauhua. Talvez um emblemático tenha sido aquela infame final contra o Flamengo na qual a derrota descambou no ‘chororô’. A raiva nem era pela derrota, mas justamente da choradeira dos dirigentes e jogadores. Foi um bocado patético.

 


Como você conheceu o FManager e  como se aproximou da área?

 

O jogo em si conheci pelos idos de 2008 com o aclamado FM08, que um amigo mostrou. Não entendi nada e desisti rápido. Redescobri o jogo em 2017 (com o FM17) e comecei a levar um vareio de noob no meu primeiro save (Juventude). Entrei no fórum buscando dicas de táticas e para que todas aquelas abas serviam e achei bem legal o ‘roleplay’ de contar histórias. Eu tinha o hábito de fazer um diário parecido quando jogava o Masters no PES, então rolou uma identificação.

 



No momento, você está compartilhando um save na área. Contudo, você não é muito ativo nessa questão no PM. O que impediu que você tivesse mais saves compartilhados na área? Você já compartilhou saves em outro lugar, por exemplo, Orkut, Facebook?
 

Não, comecei a compartilhar na área mesmo. Ensaiei vários saves antes dos dois que acabei colocando na área, mas achava que ou não tinha tirado print das coisas certas ou que ia passar ridículo pela noobice que eu ia mostrando. Depois desencanei e coloquei o primeiro save na área. Só terminei a primeira temporada, mas já valeu.

 

 


A respeito do FM, como você conheceu o jogo? Quando começou a jogá-lo? Conte-nos também e de forma resumida, dois saves que jogou off-line e que gostou muito de jogar.

 

Então, a primeira olhada foi quando aquele amigo me mostrou em 2008. A redescoberta do jogo em 2017 eu sinceramente não sei como se deu. No entanto, tinha experimentado o famoso Elifoot e ficava impressionado pela db do FM.

Na real, não tive muuuitos saves até agora. Tem o do Twente, que sempre falo, que foi o primeiro no qual eu ganhei algum troféu. Fiz também um save bacana como o Famalicão, mas durou só duas temporadas. Troquei de FM e não tive ânimo para voltar com ele em uma versão mais antiga.



Quando você se olha no espelho, quem enxerga? Discorra.

 

Alguém que envelheceu um bocado.



Um fato é que o FM19 é melhor que todos os anteriores, inclusive o FM17. Quais os argumentos que você usaria para fazer essa defesa?

 

Joguei o save do Twente no FM19, logo, foi o FM que mais joguei. Pra mim isso faz dele o melhor. Não preciso mencionar que só joguei uns quatro FMs até hoje, preciso?

 



Em quanto tempo devemos ver você em transmissão televisiva? Ou já está?

 

Dentro de uns 87 anos é garantido.
 


Como faz para equilibrar a loucura da vida familiar com a loucura da vida profissional?

 

Não faço. Equilíbrio é uma ilusão, o caos é real.



Você trabalha em quantos lugares atualmente (recebendo ou não)?

 

Em um, e um já está me dando muita dor de cabeça.

 



Você lembra dos gols de Jobson em Botafogo 3 x 2 São Paulo em 2009 ? Este foi o melhor jogo como firefighter ou teve outro?

 

A resposta é não, não lembro. Desse ano eu só lembro de um jogo que vi em Blumenau, durante uma saída de campo da faculdade. Botafogo 3 x 1 Atlético-MG. O Galo estava muito melhor na tabela mas essa era uma época na qual a freguesia deles era uma constante inexplicável.



Sendo obrigado a escolher entre um romance de verão com Zac Efron ou uma noite tórrida e quente com The Rock qual seria tua decisão e por que?

 

Zac Efron. Contenção de danos.



FM deveria ter modo futebol feminino?

Em teoria, sim. Daria uma perspectiva interessante de jogo. Mas na prática não sei se a ideia se vende, pelos mesmos motivos que fazem o futebol feminino nunca explodir.



Entre Jair Bolsonaro presidente do Botafogo e uma lata de lixo, qual você escolheria? Sem argumentos políticos, por favor. Apenas se quiser.

 

Dificilmente a lata usaria a verba do Botafogo para comprar imóveis em dinheiro vivo por aí.

 



Preferia ser um técnico estilo Argel Fucks no Criciúma ou estilo Guardiola treinando a seleção de Curaçao (e morando na ilha)?

 

Não acompanho o trabalho de Fucks, mas, independente do futebol, morar em Curaçao me parece mais atraente.



A história vai dizer quem foi melhor, mas pra você, Cidinho ou Rodrigo Pimpão?

 

O duelo é tão bizarro que fui pesquisar o histórico dos dois jogadores. Acho que o Pimpão, apesar de ser o Pimpão, tem larga vantagem. Que vergonha pelo Seedinho...



Showbol ou futsal?

 

Futsal. Showbol é pelada de jogador aposentado.



O Vannces preferiu sexo a final da Champions dirigindo o Nacional da Ilha da Madeira. E você, prefere uma bolada nas partes baixas ou um save com o Barcelona?

 

As escolhas do Vannces eram bem melhores do que as minhas… mas, do jeito que o Barcelona está, já é um save razoável de ‘gigante caído’.



Andre Luiz ou Sérgio Ramos? Disserte.

 

Quantas vezes Sérgio Ramos já advertiu disciplinarmente o juiz? #pensenisso

 


FM precisa melhorar ou já tá bom demais?

 

FM ainda tem muita margem de melhora. Gostaria de que a SI finalmente desse o passo em frente de melhorar o motor gráfico, por exemplo. Sei que eles deixam desse jeito para qualquer ‘pc da xuxa’ rodar o negócio, mas é difícil o jogador médio gostar de FM a primeira vista. Ademais, como disse um youtuber, as memórias que guardamos são as das animações. Memórias mais bonitas são sempre bem-vindas.



Qual a melhor tipo de rocha para afastar mal olhado?

 

A que você joga na cara do invejoso. Mentira, charnockito.



Luís Roberto ou Cleber Machado? Disserte.

 

Difícil dissertar quando eu vejo tão pouca tv. Acho que eu prefiro o Cleber por não ficar explanando suas fantasias com ‘negros maravilhosos’ durante a transmissão.



E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez, e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim?

 

Não. “Uma vez não conta, uma vez é nunca”. - Aristeu do Guarda-Chuva
 


Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderias: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" Pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?

 

Foi o que eu disse, Aristeu engoliu Nietzsche.

 

 

Qual o melhor save você já leu na área?

 

Primeiro fazendo o previsível disclaim, melhor é complicado pois depende da percepção de cada um, do que cada um gosta. Eu curto saves ficcionais bem contados e com alguma dose de humor, então tenho eles em mais alta conta. Dois que li e me deixaram bem envolvido foram o “Do Oiapoque ao Chuí”, do Fujarra, e o “Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul”, do Peepe.



Qual o melhor save do Alex Cabeção você já leu na área?

 

O seu, Nei, claro. S2
Falando sério, era um bom save mesmo.

 


Falando nele, você acha Ruy Cabeção entrava forte demais ou seu futebol valia a aspereza?

 

O Cabeção pode ser cruel às vezes...
 


Você tem interesse em trabalhar como manager ou essa área fica para hobby mesmo?
 

Eu seria uma merda de técnico. Deixa como joguinho mesmo.

 


RB Leipzig, Red Bull Salzburg ou Red Bull Bragantino para um novo save, qual escolheria?
 

Salzburg me parece mais interessante.

 


Por que não faz um save com o botinha? 

 

Essa é uma ótima pergunta. Acho que ficaria puto se perdesse demais lá também.

 


Quer ver Marçal na seleção de 2022?

 

Não. Ele é razoável para bom, mas não é isso tudo também.

 


Se tivesse que dar uma dica (tática) vencedora para um iniciante no FM, qual seria?

 

Use os pre-sets do jogo e faça adaptações a cada partida. A SI quer que você vença, os pre-sets são geralmente muito bons.
 


A maioria prefere ficção a JET e você? Disserte.

 

Como disse acima, ficção me pega mais, faz com que a coisa toda seja mais memorável.



Capitu tinha um amante?

 

Confesso que nunca li. Tenho que remediar isso.



Você acha que a desorganização social do Rio Janeiro é fato. Eu conseguiria de provar o contrário?

 

Acho que é uma construção histórica de uma cidade grande que foi por um tempo considerável a capital do país, sem planejamento algum para isso. Não acredito em desorganização em si, mas uma série de peculiaridades que dão essa impressão. Claro, é importante frisar que a presença da maior emissora do país aqui amplifica e muito a ideia de caos que é propagada por aí.



O que você acha da moderação na área, o que pode mudar ou melhorar? Tem figurinha pra isso?

 

Não faço ideia. Mais fantasy games entre nós? Cadê o Fujarra? Fora, Marcio!



Qual tua relação com os sonhos que tem?
 

De paulatina destruição, como todo adulto saudável.

 


Treinador de futebol precisa ter diploma de educação física ou isso não faz o menor sentido?
 

Ignoro totalmente o que é abordado no curso, mas, ao meu ver, não faz o menor sentido. Imagino que é útil, mas não seria um pré-requisito.

 


Com sua opinião sobre a cidade Curitiba e o povo curitibano? Por que eles são os melhores humanos?

 

Na real, não conheço a cidade, só conheço a fama de frieza nas relações e do pessoal que gosta de reclamar do clima. Vocês acham frio ruim porque nunca vivenciaram tardes de dezembro na zona oeste carioca.



Tendo em vista que tivemos um save na área em homenagem ao governador de MG, você faria o mesmo pelo Castro: Ode à Castração?

 

Teve isso? E não.
 


Candidato a governador do RJ deveria ter prisão preventiva decretada no ato da candidatura?
 

Se não prisão, deveria ser aberta sempre uma investigação assim que os resultados da urna fossem divulgados.

 


Melhor livro que já leu?
 

Essa é outra que é subjetiva. O Luís de 14 anos te daria uma resposta, o de hoje, outra. Posso dizer o que me causou a mais forte impressão nos últimos tempos, que é o Homo Deus, do Yuval N. Harari.

 


Sobre Deus ou espiritualidade, o que tens a dizer?

 

Como um ateu construído, tenho muito e nada a dizer.



Você se considera um Millenial?

 

Sim, com todas as imbecilidades que marcam a geração.
 


Se você estivesse de bobeira num bar e visse alguém furtando um notebook, após a perseguição ao bandido conseguisse recuperar o aparelho e – por ironia/curiosidade – descobrisse lá um save em que um time venezuelano chegou a final, o que faria: jogaria a final ou deletaria os arquivos?

 

Primeiro que seria uma insanidade correr atrás do bandido no RJ mas, fazendo um pouco a coisa da suspensão de realidade, gostaria de ver o dono do save jogando a final. O cara que chegou lá e contém nele todas as expectativas. Pra mim não teria graça nenhuma, seria só um jogo aleatório.


Um monstro desse merece perdão?

 

Não, obviamente.

Racionais MC’s é melhor que Gun’s Roses e por que?

 

Guns porque não escuto Racionais.



Criolo ou MVBill, quem você chamaria pra te ajudar numa briga?

 

Me garanto sozinho. Até porque não conheço nenhum dos dois.



Qual tua cor favorita?

 

Vinho
 

Com quantos anos você casou ou deseja casar?

 

Tecnicamente, com 28.



Quantos filhos tem ou deseja ter?

 

Tenho um. Até gostaria de ter outro ou outra.



Casa na praia, no campo ou na cidade? Ou em Rio das Pedras?

 

Cidade. E de milícia eu já tive minha cota em Campo Grande-RJ.


Explica para um estrangeiro what fuck is Stone's River?

 

É provável que ele que tivesse que me explicar. Só conheço a má fama, que na real deve ser um aspecto ínfimo do lugar.

Melhor série de TV?

 

Ultimamente, The Office.



Jamanta ou Tonho da Lua?

 

Tonho da Lua.



Araruama ou Prudentópolis? Disserte.

 

Araruama. Eu nem sei o que é Prudentópolis.



Se você estivesse em Araruama, um jovem gritasse desesperado dizendo que estava infartando, você lhe daria um abraço? (O jovem está nu, tem, no entanto, boa aparência)

 

Puxa, Nei. Longe de mim ser um juiz de fantasias eróticas, acho que todo mundo pode ter seus fetiches secretos e tudo bem. Fujarra, acho que é contigo a parada.

 

Você tivesse um toque para dar à alguém da área, sobre o estilo do save ou a postura do colega, como chegaria nele? Ou deixaria pra lá? Pergunta de coração.

 

Vide resposta acima. Mais ou menos assim.
 


Sobre a política brasileira, você tem a sensação que passamos por tempos muito complicados ou tem a confiança de que isso faz parte da democracia? Ou ainda, tem esperança que estamos no caminho certo?

 

Acho que faz parte da democracia. Infelizmente, não acho que haja ‘caminho certo’, no sentido de linearidade positiva.



O que falta pra Tchê Tchê ser lembrado na seleção?

 

Jogar bem uma temporada inteira,



Você trocaria Tiquinho Soares por alguém dessa lista: Túlio, Dodô, Garrincha, Carlos Alberto Torres, Donizete?
 

Praticamente por todos. Não obstante, Tiquinho é um bom jogador.


Túlio Souza ou Pedro Ken?

 

Túlio Souza. Dito isso, não acompanhei a carreira de nenhum dos dois.

 

Rivaldo ou SASSA?

 

No futebol ou no soco?
 


Em questão técnica, Lucas Piazon ou Pirlo?

 

É até engraçado você colocar os dois na mesma oração.



O que você acha de clubes que gostam de se aproveitar e tirar vantagem dos outros por meio de gramados sintéticos?

 

Nojento. E também acredito que é o futuro.



Qual é o elemento mais significativo da sua vida pessoal?

 

Saber ouvir e saber que eu sempre posso estar errado.



Qual é a sua relação com o álcool? Como balanceia as coisas?

 

Bebo relativamente pouco. O famoso ‘beber por situação’.



Onde você acha que sua formação acadêmica faz a interligação com o seu estilo de jogo no FM?

 

Em termos de geologia, praticamente nenhuma. Mas em termos de ciência como um todo, gostar da análise de dados e saber interpretar diferentes gráficos ajuda.
 


Como foi o processo de transição para autor do PM?

 

Quem me conhece há algum tempo no fórum sabe que inicialmente eu só comentava. Gostava da interpretação que os autores davam para uma trajetória absolutamente fictícia de um jogo. Eventualmente achei que poderia trazer algo interessante e ensaiei vários saves até trazer o “Segundo Tempo”, que infelizmente não consegui levar pra frente.



O que você considere mais importante para um membro do PM?

 

Respeitar e entender que o fórum é um espaço de trocas de experiências. Traga seu jogo e, sempre que possível, acompanhe e dê um feedback nos dos outros também. Os outros membros são parte da sua comunidade, não são somente sua plateia.

E, acima de tudo, não vá ao save do próximo só pra pedir comentário no seu.

Quanto tempo da sua semana você dedica ao fórum? Qual a porcentagem dele é utilizando via trabalho?

 

Isso é bem variável (todo mundo tem fases aqui), mas ultimamente umas duas horas. Como trabalho em home office e nem minhas horas de trabalho são fixas, é difícil dissociar.
 


Acha que sem o fórum, sua produtividade no trabalho poderia ser maior?

 

Não, o fórum não me toma tanto tempo assim. E se não fosse o fórum seria outra coisa. Acho que se fosse tik tok eu me sentiria bem pior.



O que você gostaria de dizer para os usuários que vivem apenas no universo da sua história no PM?

 

Primeiro, você está sendo egoísta. Segundo, você está perdendo muita coisa.
 


Qual é o objetivo seu que você definiria como "se eu alcançar isso, zerei a vida"?

 

Viver bem sem ter que trabalhar.



Quais as aspirações do Luis na vida real?

 

Desde que me tornei pai, que meu filho seja um adulto feliz. Alternativamente, resposta da pergunta anterior.
 


O que o FM mudou na sua relação com o futebol?

 

Entendi como ‘funções gerais’ (meia, atacante, etc.) podem desempenhar múltiplos papéis e como futebol se trata da cobertura de espaços.



Acha que o jogo te fez entender melhor o futebol?

 

Sem dúvida. Sem o FM eu teria o conhecimento médio dos véio do boteco.



Até onde você acha que o FM deve ir em busca da simulação perfeita do que acontece nos gramados?

 

Passando da parte óbvia do motor gráfico, gostaria de ver algum espaço para o inusitado também. Um cachorro invadindo o campo, o juiz tropeçando, confusão com porradaria… embora eu ache que nem tudo eles conseguissem colocar, poderia dar um tempero no jogo, tornar algumas passagens mais memoráveis.
 


Acredita que um dia será possível utilizar o jogo para prever comportamentos do futebol real?

 

Um simulador é sempre uma aproximação. Serve mais como exercício de possibilidades.



Se você ganhasse 500 mil reais, a partir do próximo mês, para o resto da sua vida, qual seria sua primeira compra/gasto? Não é para pensar muito é o que vier a cabeça

 

Um computador novo. Esse aqui tá nas últimas.



Qual sua opinião sobre youtubers?

 

Vê quem quer. Eu acompanho alguns.



Qual sua opinião sobre tiktokers?

 

Sintoma da geração mas, mais uma vez, vê quem quer.



Acredita que o Brasil perdeu uma chance única de acabar com os estaduais com a pandemia?

 

Seria maravilhoso, não? Mas não acho que a pandemia seria o suficiente para anular o protecionismo das federações estaduais.



Neymar é celebridade ou jogador de futebol?

 

Ambos, embora ele claramente prefira ser celebridade. Ficarei surpreso se ele não se aposentar antes dos 34. Talvez estabeleça a próxima copa como um season finale ou algo assim. Depois é só showbol.



Bruna Marquezine ou Marina Ruy Barbosa?

 

As duas me parecem meio sebosas, na real. Acho que a Marquezine é menos, então ponto pra ela.



Quem é seu símbolo sexual? Se responder à patroa, Satanás te aguarda no inferno para te molestar.

 

Paola Oliveira. Absurda.



Qual foi a primeira versão de FM que jogou?

 

A primeira que eu tentei jogar foi o FM08, mas na época não entendi nada e desisti. A que de fato joguei, FM17.



O que te levou para a sua atual profissão?

 

Perspectiva de trabalhar com ciência e ainda fazer um bom dinheiro com isso. Eu era extremamente ingênuo.

 


Se pudesse escolher uma história da área (de qualquer época) para dizer para o mundo que você que contou, qual escolheria e qual(is) o(s) motivo(s) por trás dessa escolha?

 

Acho que a “Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul”, do Peepe. Achei genial do início ao fim.



Em sua história de jogador, quais mudanças mais sentiu no avançar das versões do FM?

 

Acho que os desenvolvedores do jogo têm fornecido cada vez mais ferramentas para que o jogador entenda como cada uma das suas próprias ações impactam o jogo. A central de dados é um exemplo disso.



Se pudesse escalar um time com o melhor 11, qual tática escolheria e quais jogadores preencheriam essa tática? Explique as escolhas.
 

Vou escolher uma tática mais ofensiva porque os melhores da história (pelo menos em termos de reconhecimento e tomando que são os melhores 11 da história) estão na parte da frente. Vamos de 3-4-3.

 

GOL – Manuel Neuer (se fosse só como defensor, escolheria o lendário Lev Yachine, mas estou pensando em um time que joga agressivamente e o alemão simboliza melhor o goleiro líbero, que acho que combina mais - Grl-Ap).

LD – Cafú (Inesgotável, é o que vai correr tudo de volta quando esse time perder a bola; AlC-Ap).

ZAG – Franz Beckenbauer (Zagueiro versátil que sabia avançar, bom para começar jogadas de um time ofensivo; Dbl-De)

LE – Nilton Santos (Porque eu sou clubista. E porque é o homem que inventou que lateral poderia avançar - FB-at)

MC – Pirlo (meia mais recuado capaz de dar um passe matador, seria um CJ-Def).

MC – Iniesta (o justo seria o Maradona, mas não acho que o ego dele deixaria-o passar a bola e criar as jogadas; MC-Ap)

PD – Garrincha (não precisa de explicações; AI-At)

PE – Cristiano Ronaldo (Rápido e pragmático, vai conseguir avançar rápido e finalizar bem quando preciso – Ex-At)

ATA – Messi (um pouco mais recuado que os atacantes ‘de ofício’, aproveitando brechas, se movimentando e bagunçando a defesa; AS-At)

ATA – Pelé (O camisa 10. Mas vou escalar ele de outro jeito - AC-At)

ATA - Ronaldo Fênomeno (um matador nato e veloz - Pl-At)

 

E se você não concorda com a lista, provavelmente está certo. Deixei muita gente de fora e a formação é suicida. Pelo menos me diverti fazendo.

 


Você já pensou em ir além do manager virtual e tentar algo no mundo do futebol?

 

Não, seria desastroso.



Quais são seus autores favoritos na área e quais são suas histórias prediletas. Se possível, explica as razões de preferir tal autor/tal história.

 

Eu acabo preferindo histórias que unam algum roleplay e doses de humor. Insights táticos também são sempre bem-vindos.

Assim sendo, gosto de acompanhar as histórias do Fujarra, do Nei, do Jirimias e do Tsuru, entre outros.

Acho que as histórias que mais gostei foram “Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais” (Fujarra), “Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul” (Peepe) e “A Revolução Húngara” (Jirimias). Vale a menção também para os ótimos “United we’ll retake Manchester” (Danut), “Steve Park – da Escócia para a eternidade” (Vannces), “Luz, câmera e... Futebol: l'histoire de Devereaux” (Herr Jones) e “Uma aventura celta” (Tsuru).

Acho que se eu pensar mais um pouco vou lembrar de outros, mas esses foram os que me vieram primeiro a mente.



Qual sua dica para quem se afastou do PM e acha que não é mais capaz de voltar por diversas razões?

 

Tudo bem. Venha quando e se quiser. O PM é só diversão descompromissada, obrigações você pode achar em abundância no mundo real.



Além do futebol, você gosta e acompanha outros esportes?

 

Ás vezes acompanho MMA, mas já gostei mais. O mesmo vale para esports, LoL em especial.



Nismo (aka Inner Logic, aka Croissant, aka Du, Dudu e Edu, aka Bozeno), bot ou pessoa?

 

Claramente bot. E mal programado.



Miojo ou costela?

 

Costela. Mas miojo quebra um galho legal.



O que você acha de pessoas que vivem em um relacionamento enrolado?

 

Acontece. Não julgo.



O que você acha de pessoas que vivem suas vidas presas dentro de um armário, sem aceitar quem são?

 

É uma pena, a vida é curta o suficiente para não se viver de acordo com os outros pensam. Por outro lado, cada um sabe da sua realidade e de suas dificuldades.



Qual sua opinião sobre palavras inventadas?

 

Auspicilhosas.



Não seriam todos e quaisquer idiomas um conjunto de palavras inventadas?

 

Sim.

Qual a diferença entre o sucesso do projeto islandês para o potencial sucesso do projeto chinês? Jogar dinheiro no futebol é a maneira mais rápida e inteligente de evoluir ou existem parâmetros que não pode ser controlados? Se sim, quais você acredita ser esses parâmetros.

 

Não conheço a fundo os dois projetos, mas tem algo que o dinheiro não controla, que é o aspecto cultural. Países como China e Índia guardam um potencial enorme para o futebol, mas creio que alguns aspectos devem ser mudados desde a base dos times. Não sei na China, mas na Índia o futebol tem crescido em popularidade. Quem sabe nas próximas décadas? E olha aí a ideia de save.



Sob o manto da imparcialidade, descreva uma maneira mais sutil de ser clubista do que aquela que o MCP adotou por muitos anos.

 

Se você trabalha na grande mídia, o ideal seria não ser clubista, apesar da demanda do click bait. Acho que um exemplo a ser seguido é o maestro Júnior, que apesar de ser ídolo do clube das trevas é geralmente o mais imparcial dos comentaristas. O clubismo deveria ficar restrito aos FlaTV, SPTV ou qualquer outros ‘timeTV’ da vida.



Quais suas opiniões, táticas, técnicas, emotivas e extra campo sobre a seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2018?

 

Gosto de ver como a tal “Neymar-dependência” diminuiu muito de lá pra cá com a ascensão de novos jogadores. Isso propicia algumas possibilidades de variações táticas e diminui a pressão psicológica em um jogador que não é lá o mais estável da história da seleção.

Não tenho muito apego a seleção pelo menos desde 2002, na real.



Quais seus prognósticos para Tite e a seleção no Catar em 2022?

 

Tem tudo para ganhar. Principalmente se o tudo não depender dos laterais.



Hoje, quem seriam seus convocados para a seleção na Copa do Mundo?

 

Quase os mesmos. Acho que trocaria o Pedro pelo Firmino, colocaria um lateral de verdade no lugar do DA e desconvocaria outro atacante para ter espaço para mais um lateral. Em suma, seria um pouco mais conservador que Tite.



Acredita que é possível o Brasil ser competitivo numa competição como a Copa dando oportunidades para quem se destaca no futebol brasileiro vestir a Amarelinha no meio de uma partida decisiva da Copa?

 

Depende do adversário. Mas poderia dar certo sim. Em uma competição de tiro curto e com times desentrosados como a Copa, as jogadas tendem a não ser tão velozes e isso dá uma chance ao cadenciado futebol brasileiro se destacar.
 


Você foi/é a favor ou contra o Qatar ser sede de uma Copa do Mundo? Favor desconsiderar a compra de votos como motivos para ser a favor ou contra.

 

Contra, obviamente. Acho que faz todo sentido uma copa na região pela grande torcida. No entanto, um país mínimo como o Qatar herdar tantos estádios é uma loucura e a festa fica severamente prejudicada pelas restrições culturais pesadas do lugar. Fora os preços. Acho que uma copa na Índia, por exemplo, faria mais sentido.



Qual sua versão favorita do FM? Justifique

 

Demorei a me acostumar, mas acho que está sendo a 22 mesmo. O advento da central de dados trouxe muitas possibilidades.



Se sua resposta foi uma versão posterior ao FM 2012, qual é a versão que te dá mais saudade?

 

Como disse ali, joguei relativamente pouco FM. No entanto, algumas mecânicas do 18 me fazem falta às vezes.



O que você acha que falta ao FM para se tornar um hit como o FIFA?

 

Gráficos, obviamente. Apresentar o FM para um jogador de Fifa sempre vai ser embaraçoso. Tem que lembrar que o jogador médio não está interessado em levar um time da segunda divisão da Islândia à glória, ele só quer driblar todo mundo com o Messi no PSG (com riqueza de detalhes).



Você gostaria que o jogo se tornasse mais realista ou mais acessível para novos jogadores?

 

Queria que ficasse mais bonito, não necessariamente para atrair novos jogadores.



Acredita que o FM tem futuro como eSport?

 

Pergunta interessante. Acho que não. A graça do FM está no envolvimento emocional. Duelo tático puro e simples provavelmente tornaria o jogo previsível, com uma tática sendo favorecida pela engine do jogo ou coisa assim.

 


eSport é esporte? Por que não é?

 

Xadrez é esporte. Qual é a diferença? Quem disse que ter que correr e pular era mandatório?



Quais outros estilos de jogo você curte?

 

Fora os simuladores, gosto também de RPGs, aventuras lineares, Fifas da vida… acho que só não gosto muito de jogos de corrida ou de puzzle.



Atualmente joga alguma coisa além de FM? Se não, deveria

 

Queria, mas nem tenho tempo. Ocasionalmente continuo minha aventura no Ghost of Tsushima no PS5 ou faço meu notebook chorar com o Civilization VI.
 


Cite os jogos de videogame/PC que mais marcaram sua vida

 

Essa é uma pergunta que pode gerar uma resposta enorme. Vou dar uma lista rápida: Tomb Raider, Resident Evil, Final Fantasy (VII e X), Age of Empires II, vários Winning Eleven, entre outros.



Você é obrigado a receber 1 milhão de reais, mas como contraparte tem que tomar uma das duas escolhas: a) Dar o cu uma vez e todo mundo ficar sabendo ou b) Dar o cu, sem ninguém saber, uma vez a cada dois meses, pelo resto da vida? Não existe letra C ou não escolher uma resposta.

 

Fácil, letra A.



Se você fosse ditador do mundo inteiro por um dia, qual medida egoísta tomaria? Seja egoísta, sem papinho mela-cueca.

 

Prorrogaria meu mandato. Um dia é muito pouco para fazer qualquer coisa. Depois me deleitaria com todos os prazeres mundanos que o dinheiro e o culto à personalidade são capazes de proporcionar.



Qual o comportamento atual da sociedade que mais lhe incomoda?

 

A crença de ‘eu sou mais importante que o próximo’. Isso vai de querer confete o tempo todo em redes sociais a tirar vantagens no dia a dia, como furar fila e etc.



Qual sua opinião sobre pessoas que mandam áudios em grupo?

 

Não faço muito isso, mas quando você não pode digitar na hora ou tem muito o que falar, é válido.



Qual a história mais aleatória da sua vida? E por que foi ter escolhido uma resposta para uma das perguntas dessa entrevista?

 

Essa entrevista já deve figurar entre as principais mesmo. Mas outra que me veio a mente foi quando fui chamado com um amigo, durante a graduação, para fazer um mapeamento geológico em uma fazenda na divisa de MG e ES. O fazendeiro achou, não sei porque cargas d’água, que haviam jazidas de diamante nas terras dele e contatou professores conhecidos dele na nossa universidade, os quais mandaram dois alunos otários para fazer o serviço de investigação. Obviamente não achamos nada, nos lanhamos o suficiente em espinheiros e urticárias, mapeamos a cavalo e ainda houve flerte por parte das filhas do fazendeiro.



Você prefere concorrer ao concurso de Miss Universo ou ser jurado do concurso Mister Universo?

 

Não me vejo como uma diva, mas posso julgar imparcialmente homens bonitos.



O que você não faria por 100 bilhões de reais? Lembrando que você já não é mais virgem por causa da pergunta do 1 milhão.

 

Não cortaria o pau, eu acho. Tiraria boa parte da graça de ter 100 bilhões.



Qual você acha que é o destino das histórias de FM quando todos fomos obrigados a consumir conteúdo em vídeo na internet?

 

Evolução, talvez. A merda é que nos obrigaria a editar vídeos, o que deve ser trabalhoso pra caramba.



Se você tivesse um canal no YouTube, sobre o que falaria?

 

Jogos idiotas de crianças. Esses caras são milionários porque a molecada vê isso em loop.



Se você fosse TikToker, qual seria o "conteúdo"?

 

Aí você me mata. Não faço ideia. Só posso garantir que não haveriam dancinhas, tenho a malemolência de um carvalho.



Se você fosse o responsável pelas comportas de Itaipu numa guerra entre Brasil e Argentina, teria coragem de abrir as comportas e inundar o país vizinho?

 

Não. Atentar contra civis é sempre um ato bárbaro, mesmo que eles sejam argentinos.



Em qual liga você acha que o Botafogo teria mais chances de chegar até o mundial de clubes?

 

Botafogo na Champions asiática iria sobrar.



Qual a sua melhor memória como torcedor do seu time? Qual a pior história?

 

Talvez a mais divertida tenha sido a famosa final da cavadinha do Loco Abreu, que vi com diversos amigos botafoguenses e mesmo um tricolor. O título era bem merda, mas nos divertimos bastante. A pior foi em algum momento da campanha de 2020, antes da SAF, que achei que o time ia acabar ou pior, virar o América.



Qual o melhor time, além de algum do seu, você já viu jogar? Não vale time estrangeiro

 

Não digo em beleza de jogo porque só recentemente comecei a dar atenção para isso, mas lembro daquele São Paulo do meio da década de 2000, que parecia invencível e levou 3 brasileiros seguidos. Nunca tinha visto tal hegemonia.



Qual time você trocaria da Série A? E qual outro time sem divisão escolheria para o seu lugar?

 

RB Bragantino. Adoraria ver o Campusca (Campo Grande-RJ) no lugar, nem que fosse para ser surrado. Ver o Botafogo no Ítalo del Cima valeria a pena.



Qual sua opinião sobre a Copa União?

 

Uma confusão, mas que contou com a anuência de todos em relação às regras. Sendo assim, o Sport é o único campeão de 1987. Qualquer coisa além disso é ruído de uma mídia claramente favorável ao outro lado.



Seaquinevassevocêusavaesqui?

 

Sim.



Traduza: cesabionpasoonssavas?

 

“Você sabe onde passa “alguma coisa” ?”. ?

 



Qual idioma que você não fala, mas gostaria de falar?

 

Alemão

 



O que mudaria no fórum atual?

 

Não sei. Gosto bastante do formato. Teria que pensar mais a fundo para ver algum ponto de melhoria.



Com os 100 bilhões de reais da questão dos 100 bilhões, você compraria um cu novo para resolver o dilema da questão do 1 milhão?

 

Não. O que se perdeu, se perdeu. Isso se torna mais uma questão psicológica do que física. E como todo mundo já sabe (pergunta do 1 milhão), do que adiantaria?

 



Teria coragem de mostrar essa entrevista para seu(s) filho(s), depois de tantas perguntas comprometedoras?

 

Não. Talvez até mude meu nick para que ninguém me identifique no futuro.

 



Qual sua opinião sobre o estado do Rio de Janeiro e sua população?

 

Soa mais marrenta do que é, pelo menos o carioca. O resto do Rio (fora da capital) pra mim é como se fosse outro estado, sei tanto sobre quanto um curitibano saberia.



Água de Campinas: Mito ou realidade? Já bebeu?

 

Sei nem o que é isso.



Aprovaria a construção de uma muralha que separasse o Brasil do resto do Rio de Janeiro?

 

Dificilmente. Precisamos do Vale do Paraíba e vocês precisam de um cartão-postal decente.



Após aprovar a construção da muralha, detonaria: a) Angra I, b) Angra II, c) Ambas as opções.

 

Sei nem se ainda há algo pra detonar lá. É mais provável que afetasse SP e não o RJ, eu acho.

 


Para onde você acha que a população mundial está caminhando em termos de ignorância e ódio?

 

Pelo que sei da história da humanidade, existem ciclos de avanço e recrudescimento. Talvez viver em um desses nos deixe com uma impressão negativa, mas a humanidade já fez coisas piores (holocausto, cruzadas, escravidão…).



Qual sua citação favorita? Por quê?

 

Ultimamente, “Para todo problema complexo, existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada.” - H. L. Mecken

 

É algo real no dia a dia, com todo ignorante fazendo uma grande bravata e querendo aplausos como um sábio popular. É real na ciência, com lindos argumentos baseados em falácias e parcialidade.



Você acredita que o EUA tem potencial para se tornar uma potência futebolística? Cite as razões pela qual você acredita ou desacredita e elabore.

 

Poderia, muito mais do que o Brasil, pela quantidade de dinheiro e estrutura que o esporte tem lá. Não consegue porque culturalmente a coisa é um bocado engessada e não tem muito apelo com a população, que prefere outros esportes inferiores.



A geração de ouro da Bélgica teria menos hype se não fosse a constante exposição a perebas na Premier League?

 

Acho que algumas figuras são realmente boas, como De Bruyne, Courtois e, talvez, Lukaku e Hazard. O erro está em assumir que toda geração está no mesmo nível.



Qual Nobel gostaria de ganhar? Qual a razão acharia que o levaria a receber o Nobel que gostaria de ganhar?

 

O da paz, pela beleza da mensagem que teoricamente ele traz. Mas não acho que eu o mereceria de qualquer forma.



Nunca mais trabalhar na vida e ter o mínimo de dinheiro necessário para viver ou trabalhar até o último minuto da sua vida e ser o homem mais rico do mundo?

 

Se eu gostasse do que eu fizesse, trabalhar não seria um problema. Trabalho traz um senso de propósito. Ademais, o mínimo necessário para viver pressupõe que não hajam imprevistos e, sempre existem imprevistos. Catando outra boa citação “vida é aquilo que acontece quando você planejava fazer outra coisa”.



Qual sua opinião sobre o materialismo humano?

 

Triste e meio insano até certo ponto. Fazemos muito para nos sentirmos superiores ao próximo, nos assegurando que o próximo saiba que é inferior. Ninguém precisa de uma Ferrari, mas Ferraris existem.



Acha que vivemos em uma geração vaidosa, que passa tempo de mais se exibindo nas redes sociais?

 

Sim.



Você faz parte dessa geração?

 

Não me coloco acima de vaidades. Sei que sou e devo soar babaca em alguns momentos. O negócio é que me envergonho disso e tento ativamente não fazê-lo.



Qual sua opinião sobre Mark Zuckerberg?

 

Não o conheço. Me parece um rapaz sagaz, ainda que digam que ética não é muito a dele. Mas, ser bilionário e ser ético podem ser coisas inconciliáveis, vai saber.



Você chuparia o pau de um mendigo pela honra de ser moderador do FManager Brasil?

 

Não, e vou passar a olhar todos os moderadores com outros olhos a partir de agora.



Se sua vida dependesse de um teste do sofá para mudar de rumo, quem escolheria para mudar o rumo: Kid Bengala ou Negão do WhatsApp?

 

Incrível a quantidade de perguntas como essa nessa entrevista, mas vamos lá… o Bengala parece ser menos violento.



Se você pudesse ser outra pessoa na história, quem seria?

 

Pensei em diversos titãs da história, mas o nome de Hugh Hefner é muito forte, por motivos óbvios.



Se você pudesse ser outra pessoa na atualidade, quem seria?

 

Casimiro, que ganha rios de dinheiro para ser um carioca médio no youtube. Acho sensacional.



Qual sua opinião para quem diz torcer para um time quando na verdade torce para outro?

 

Não faz sentido.



Se você morresse num acidente trágico hoje, como gostaria que seus filhos se lembrassem de você no futuro?

 

Como um pai que amou e cuidou deles.



Esportes Americanos, por que eles são uma escória na sociedade? Você faz parte dos modinhas?

 

Acho tudo uma bosta. Basquete discrimina os baixos, futebol americano causa lesões cerebrais e baseball é chato como ver a grama crescer. Ainda por cima você tem que ficar pagando pau para ligas de um só país, como a NBA. Reforçando, tudo uma bosta.



Se você tivesse informações confidenciais que te enriqueceriam, mas matariam todas as pessoas próximas de você, quanto tempo ponderaria a ter utilizar as informações confidenciais?

 

Não usaria. Qual é a graça de ser rico e ter um sentimento de culpa desses?



Quem venceria numa luta, você ou o Tom Cruise?

 

Eu. Estou fora de forma mas ele está velho.



Você prefere ficar um ano sem transar ou um ano sem Cerveja?

 

Cerveja é superstimado. Mas ia ser difícil.



Você prefere um ano sem pornografia ou um ano sem São Paulo?

 

Nunca estive na cidade por um tempo considerável e não torço para o time. São Paulo não faz diferença nenhuma pra mim. Por outro lado, as guias ocultas...

 


Se você pudesse transformar um personagem da ficção em real para namorar, quem transformaria?

 

Se é namorar no sentido bíblico, tem várias.



Qual é a celebridade que você acha que teria uma chance real de transar?

 

E quem te garante que eu nunca transei com alguma? Bom, eu garanto. O mais provável talvez fosse o Tom, depois da briga. :(



Você preferia ter o orgasmo de um porco ou transar a mesma quantidade que um leão?

 

Não estou por dentro do sexo no zoológico. Acho que ficaria com o orgasmo suíno. Transar dá muito trabalho, basta fazer uma vez e bem.



Todo mundo além de você é homem ou mulher, qual você escolheria? Por quê?

 

Mulher. Primeiro pela oferta, segundo porque um mundo só de homens não ia durar uma semana.



Existem mais assassinos ou atrizes pornôs no mundo?

 

Assassinos, infelizmente.

Começando hoje, se você ganhasse 10 mil reais para cada dia que não batesse uma punheta, quanto você acha que arrecadaria?

 

Daria pra comprar um corsa.

 


Sentar num bolo e comer uma rôla ou sentar numa rôla e comer um bolo?

 

Se é só pra comer, a primeira opção. O prejudicado real não serei eu, que ainda estarei com o corpo intacto.



Você preferiria saber como você iria morrer ou onde você iria morrer?

 

Como. Qualquer chão é chão.



Gozar escandalosamente toda vez que você peidar ou peidar escandalosamente toda vez que você gozar?

 

Que merda. Acho que se eu viver como um ermitão, a primeira é muito mais desejosa. A segunda não é fácil em contexto nenhum.



Você preferiria lutar com 100 cavalos do tamanho de patos ou um pato do tamanho de um cavalo?

 

Com 100 cavalos diminutos. Cavalo é um bicho muito menos ciente de porrada que um pato.



Você assistiria um filme pornô da pessoa mais gostosa que você conhece na vida real se ela estivesse transando com seu pai?

 

Não. Caraio, tem umas perguntas que realmente perdem a linha...



Você prefere que seus pais assistam todas as suas transas ou que você assista um vídeo da noite que seus pais te conceberam?

 

Vide resposta anterior.



O que você abandonaria primeiro: Beber, gozar ou assistir futebol?

 

Assistir futebol. Se bem que beber é mais divertido assistindo futebol. Como diria Renan “paradoxo é o  nome disso aí”.



Se você fosse obrigado a assistir apenas uma categoria de filmes pornôs para o resto da vida, qual seria?

Reverse gangbang. Cata aí na guia oculta.



Se sua vida dependesse disso, qual área da ginástica olímpica salvaria sua vida?

 

Argolas, obviamente.



Quanto dinheiro seria o suficiente para você desistir da paz mundial?

 

Dois reais. Paz mundial é uma utopia. Onde há vida, há conflito.



Quem venceria uma luta no seu auge, Marcos Pasquim ou Humberto Martins?

 

Difícil algum momento do Humberto Martins tankar o Pescador Parrudo.



Quem tem o peitoral mais peludo, Marcos Pasquim ou Humberto Martins?

 

Não reparei. Acho que o Humberto Martins.



Voltar aos 18 anos sabendo o que você sabe hoje ou ganhar 1 milhão de dólares?
 

Um milhão. Meu conhecimento atual não é tão grande e eu provavelmente ainda faria outras merdas consideráveis.

 


Suponhamos que você conheça seu modelo ideal de mulher e ela está afim de você. Ela te conta que está doida para dar para você, mas tem um porém, ela é trans operada. O que você faria?

 

Provavelmente essa revelação tiraria ela da posição de modelo ideal. Sendo assim, não.



Já teve alguma experiência no estrangeiro? Se sim, o que mais gostou? O que mais odiou?

 

Sim, algumas. Gostei da receptividade da maior parte dos europeus com quem travei diálogo, principalmente os britânicos. Por outro lado, não gostei da rudeza e da brusquidão dos italianos com os quais tive algum contato. Claro, isso em um universo ínfimo de pessoas.



Em comparação com qualquer país estrangeiro de sua preferência, qual comportamento gostaria que o Brasil tivesse? Escolha um e discorra.

 

Autoestima. Colocamos certos povos em pedestais imerecidos, criados por nossa própria ideia de autodepreciação. Alemães atrasam, holandeses mentem, britânicos enrolam etc. Somos um povo, em geral, aberto, simpático, dotado de qualidades únicas. Achar que nosso negócio é só futebol é um preconceito burro que nós insanamente tomamos como verdade.



Você preferiria acordar com um boquete toda manhã ou uma nota de 200 debaixo do seu travesseiro toda manhã?

 

Duzentão. Boquete é superstimado. E com 200 eu consigo um boquete da sua mãe e ainda me sobra 200! (desculpa, a bola estava levantada demais).

 


Se você morresse e pudesse retornar como um objeto inanimado, o que escolheria?

 

Um telescópio, para passar meus dias contemplando o céu noturno. Acho que é a coisa mais bonita que eu conheço.

 


Se você pudesse escolher uma franquia de restaurantes para ter em sua casa, qual escolheria? Por quê?

 

Eu teria que pagar? Assumindo que é ‘de grátis’, Starbucks, pra tomar café fraco o dia todo.



Se você estivesse saindo com a mulher mais bela do mundo, mas você descobriu que de noite ela se transforma em um Ogro, como no filme Shrek, você continuaria saindo com ela?

 

Se for uma ogra soft como a Fiona, facilmente. Se for uma ogra D&D, aí f****.



Se sua vida fosse um filme, e sempre que você entrasse em algum lugar, sua música tema tocaria, qual seria sua música tema?

 

1979 – The Smashing Pumpkins. Ia ser um filme meio melancólico, eu acho.



Qual seria o título da sua autobiografia?

 

Contradição & Leviandade



Se você tivesse um passe-livre da cadeia para cometer um crime, qual crime cometeria?

 

Atentado ao pudor.



Se o Botafogo dependesse de você para bater a última cobrança numa decisão da Libertadores, se converter o time é campeão, como você acha que se sairia?

 

Decepcionaria a torcida, provando que eu sou o espírito do Botafogo encarnado.



Você preferia enfrentar um rinoceronte ou um gladiador?

 

Um gladiador. Muito mais fácil combater um humano do que um tanque em 4 patas.



Qual pergunta você tinha medo que aparecesse na entrevista, mas não apareceu? Responda essa por último, obviamente
 

Tive receio que meu cachorrro, Nabunda, sofresse algum acidente.

_______________________

Quem é o LuisSilveira ao jogar FM? Estilo treinador que passa o jogo na casamata, só observando, ou aquele que tá toda hora levando amarelo por xingar o juiz (ou querer bater no PC)?

 

O meu notebook tem uma lasca na parte superior graças a um gol sofrido pelo Twente no FM19.



Você acompanha bastante a área como leitor. O que te faz querer acompanhar um save? E o que te faz desistir de acompanhar?

 

O estilo de contar e o capricho de quem as conta certamente tem seus pontos. Como respondi em uma pergunta anterior, tenho um fraco por ficções bem contadas, com algum humor.
Não acompanhar geralmente tem mais a ver com minha frequente falta de tempo do que com o save em si. No entanto, tendo a não querer acompanhar histórias de quem não participa como leitor em outros saves ou as quais parecem carecer de um ponto final, no qual o time já bateu todos os objetivos possíveis mas o autor continua tocando a coisa.



Algum save que te marcou mais como leitor? E algum autor favorito?

 

Alguns marcaram, mas destaco de novo o save do Mercenário do Peepe. Até hoje o Resistiré do Duo Dinamico está em uma das minhas playlists. Também falei dos autores cujo estilo tem mais apelo comigo, entre os quais eu destaco Fujarra, Tsuru, Nei e, quando dá as caras, Jirimias.



Tua percepção sobre o Profissão: Manager mudou depois que passou a compartilhar histórias na área?

 

Um pouco. Mudou mais a visão dessa troca de autores e leitores, saber como é legal dar o feedback em outras histórias já que gosto de receber isso nas minhas.

 

Joga outras coisas além de FM? Se sim, o quê? Se não jogar por falta de tempo, o que jogaria se tivesse tempo infinito?

 

Jogo, quando posso. Gosto de RPGs, simuladores, aventuras… Ultimamente a falta de tempo tem sido um problema mesmo, mas jogaria quase todas as bibliotecas da PSN e da Steam.



Se tivesse poder para alterar as regras do futebol, mudaria alguma coisa?

Acho que faria uma mudança relativamente simples: cronômetros automáticos. A bola saiu, houve falta, etc., pára o cronômetro, como no basquete. Isso mataria muito da catimba, que acho que é algo que só prejudica o esporte.

 

Tem alguma opinião sobre a realização da Copa do Mundo no Catar?

 

Acho um erro, sob diversas óticas. O lugar é incipiente no mundo do futebol, retrógrado e caro demais para receber uma grande festa global, com uma população incapaz de fazer uso real da infraestrutura deixada e é usada apenas para fazer propaganda de um governo questionável. Evidencia bem a podridão da FIFA.



Qual o melhor onze do Botafogo, incluindo apenas jogadores que tu viu jogar?

 

Uma lista que eu REALMENTE vi jogar vai ser bem medíocre. Em 95 eu era muito pequeno e nem esses eu posso considerar. Vamos tentar assim mesmo, em uma espécie de 4-1-3-2:

GOL – Jefferson

LE – Cortês (no auge)

ZAG – Igor Rabello

ZAG – Victor Cuesta

LD – Rafael (como potencial e por falta de opção)

VOL - Renato

MEI - Lodeiro

MEI - Seedorf

MEI – Elkeson

ATA - Dodô

ATA – Jobson (também no auge)

 

É um bom time? Provavelmente não, mas eu não peguei exatamente a melhor fase da história do Botafogo.



Qual a maior alegria que já sentiu vendo o Botafogo jogar? E a maior raiva?

 

A maior alegria deve ter sido na campanha ‘tomba-gigantes’ da Libertadores de 2017. A maior raiva foi naquela infame final do ‘chororô’. Não por ter perdido em si, mas justamente pela postura lacrimosa do time e do staff após o ocorrido. Lamentável.



Se pudesse escolher um jogador qualquer no mundo para jogar no Botafogo por cinco anos, quem seria?

 

Erling Haaland. Por que não?



Como é viver em um estado cheio de torcedores do Flamengo?

 

Uma presumível porcaria. O time das trevas viver uma boa fase não ajuda.



Mata-mata ou pontos corridos?

 

Pontos corridos. Parece mais justo, por exigir consistência. Qualquer Juventude da vida pode ter um bom dia e ganhar um campeonato no mata-mata.



Além do Botafogo, tem carinho especial por algum clube?

 

Bom, quando a rivalidade não está a toda, pelo Vasco. Acho que tem a melhor torcida, no sentido de realmente abraçar o time. Gostaria de dizer o mesmo da do Botafogo, mas acho que somos profundamente amargurados. O botafoguense é o vascaíno após décadas de castigo.



Já começou a acompanhar alguma equipe na vida real depois de jogar com ela no FM? Se sim, ainda acompanha?

 

Acompanho o Twente, o Famalicão e agora o Real Zaragoza em redes sociais. Estou acompanhando mais o Zaragoza, de vez em quando até assisto partidas na Star+.



Uma recomendação de a) filme; b) série; c) música; d) álbum de música. Se quiser, disserte um pouco sobre o motivo de cada recomendação.

 

Mandei as primeiras que me vieram a mente:

 

a) filme – Dracula de Bram Stoker (1992) – O filme nem é tããão bom assim, envelheceu meio estranho, mas a trilha sonora é matadora.

 

b) série – Não me vieram muitas séries a mente. Que tal um anime? Hunter X Hunter. Um shonen sem uma escalada de poder óbvia e cheio de reviravoltas.

 

c) música – And when he falleth (Theatre of Tragedy) – Não é meu estilo favorito e por isso mesmo eu acho essa música uma pérola. O instrumental é ótimo, a letra é uma poesia em inglês arcaico e a vocalista talvez seja uma das melhores do Doom Metal. É uma obra de arte, uma das poucas que a banda foi capaz de produzir.

 

d) álbum de música – Seventh son of a Seventh son (Iron Maiden) – O único defeito desse álbum é que ele é muito curto. Todas as faixas são excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Entrevista da Área - Confira as respostas de LuisSilveira
4 horas atrás, Nei of disse:

Muito bom, gostei das respostas. Não gostei de Neuer na seleçao de melhores, mas todo mundo erra.

O rapaz nu, no caso de Araruama, seria o @Fujarra.

Fico curioso, quem você colocaria no lugar de Neuer?

Desconfiei, por isso mesmo minha observação sobre seus fetiches. Sem julgamento, sempre bom frisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu criei um texto enorme para responder a essa entrevista, mas acho coisa de doido, então resumirei em: tirem as questões do Henrique hahahajahajahahajaha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Entrevista da Área - entrevista com LuisSilveira
  • Fujarra unpinned e unfeatured this tópico
  • 1 mês depois...
Em 26/11/2022 em 19:11, div disse:

ACtC-3fPjtZg1QL8lXFxLyqwToGnt1TJiu5vep8O

Olá!

Os membros da área escolheram, e o entrevistado da vez foi o @LuisSilveira. Vamos conhecer um pouco mais sobre o vascaíno botafoguense que meteria a porrada no Tom Cruise.

Ao todo, foram 213 perguntas de quatro membros. Agradecemos tanto a quem participou da atividade enviando seus votos quanto aos membros que enviaram as perguntas: @GGilson, 5 perguntas; @Danut, 16 perguntas; @Nei of, 59 perguntas; @Henrique M.133 perguntas.

 

Você é botafoguense. Quando e como começou a ligação com o clube?

 

Por pressão. Eu era originalmente Vasco, mas meu pai fez um lobby para que eu torcesse para o Botafogo. A identificação com o clube rolou aos poucos, depois.



Do que você viveu e se lembra, conte-nos momentos marcantes que você guarda na lembrança com o Botafogo. Um momento alegre e outro triste, ou que lhe deixou com raiva.
 

Nem sempre fui um botafoguense ‘praticante’, então esses momentos são razoavelmente recentes.

 

Como momento alegre eu me recordo da famosa final do Carioca com a cavadinha do Loco Abreu, que vi com amigos botafoguenses em CG. Foi um momento de êxtase, até pela zoação do uruguaio.


Um momento triste foi em 2020, durante a campanha do mais recente rebaixamento. Achei que o Botafogo iria realmente acabar.

 

De raiva foram muitos, uhauhua. Talvez um emblemático tenha sido aquela infame final contra o Flamengo na qual a derrota descambou no ‘chororô’. A raiva nem era pela derrota, mas justamente da choradeira dos dirigentes e jogadores. Foi um bocado patético.

 


Como você conheceu o FManager e  como se aproximou da área?

 

O jogo em si conheci pelos idos de 2008 com o aclamado FM08, que um amigo mostrou. Não entendi nada e desisti rápido. Redescobri o jogo em 2017 (com o FM17) e comecei a levar um vareio de noob no meu primeiro save (Juventude). Entrei no fórum buscando dicas de táticas e para que todas aquelas abas serviam e achei bem legal o ‘roleplay’ de contar histórias. Eu tinha o hábito de fazer um diário parecido quando jogava o Masters no PES, então rolou uma identificação.

 



No momento, você está compartilhando um save na área. Contudo, você não é muito ativo nessa questão no PM. O que impediu que você tivesse mais saves compartilhados na área? Você já compartilhou saves em outro lugar, por exemplo, Orkut, Facebook?
 

Não, comecei a compartilhar na área mesmo. Ensaiei vários saves antes dos dois que acabei colocando na área, mas achava que ou não tinha tirado print das coisas certas ou que ia passar ridículo pela noobice que eu ia mostrando. Depois desencanei e coloquei o primeiro save na área. Só terminei a primeira temporada, mas já valeu.

 

 


A respeito do FM, como você conheceu o jogo? Quando começou a jogá-lo? Conte-nos também e de forma resumida, dois saves que jogou off-line e que gostou muito de jogar.

 

Então, a primeira olhada foi quando aquele amigo me mostrou em 2008. A redescoberta do jogo em 2017 eu sinceramente não sei como se deu. No entanto, tinha experimentado o famoso Elifoot e ficava impressionado pela db do FM.

Na real, não tive muuuitos saves até agora. Tem o do Twente, que sempre falo, que foi o primeiro no qual eu ganhei algum troféu. Fiz também um save bacana como o Famalicão, mas durou só duas temporadas. Troquei de FM e não tive ânimo para voltar com ele em uma versão mais antiga.



Quando você se olha no espelho, quem enxerga? Discorra.

 

Alguém que envelheceu um bocado.



Um fato é que o FM19 é melhor que todos os anteriores, inclusive o FM17. Quais os argumentos que você usaria para fazer essa defesa?

 

Joguei o save do Twente no FM19, logo, foi o FM que mais joguei. Pra mim isso faz dele o melhor. Não preciso mencionar que só joguei uns quatro FMs até hoje, preciso?

 



Em quanto tempo devemos ver você em transmissão televisiva? Ou já está?

 

Dentro de uns 87 anos é garantido.
 


Como faz para equilibrar a loucura da vida familiar com a loucura da vida profissional?

 

Não faço. Equilíbrio é uma ilusão, o caos é real.



Você trabalha em quantos lugares atualmente (recebendo ou não)?

 

Em um, e um já está me dando muita dor de cabeça.

 



Você lembra dos gols de Jobson em Botafogo 3 x 2 São Paulo em 2009 ? Este foi o melhor jogo como firefighter ou teve outro?

 

A resposta é não, não lembro. Desse ano eu só lembro de um jogo que vi em Blumenau, durante uma saída de campo da faculdade. Botafogo 3 x 1 Atlético-MG. O Galo estava muito melhor na tabela mas essa era uma época na qual a freguesia deles era uma constante inexplicável.



Sendo obrigado a escolher entre um romance de verão com Zac Efron ou uma noite tórrida e quente com The Rock qual seria tua decisão e por que?

 

Zac Efron. Contenção de danos.



FM deveria ter modo futebol feminino?

Em teoria, sim. Daria uma perspectiva interessante de jogo. Mas na prática não sei se a ideia se vende, pelos mesmos motivos que fazem o futebol feminino nunca explodir.



Entre Jair Bolsonaro presidente do Botafogo e uma lata de lixo, qual você escolheria? Sem argumentos políticos, por favor. Apenas se quiser.

 

Dificilmente a lata usaria a verba do Botafogo para comprar imóveis em dinheiro vivo por aí.

 



Preferia ser um técnico estilo Argel Fucks no Criciúma ou estilo Guardiola treinando a seleção de Curaçao (e morando na ilha)?

 

Não acompanho o trabalho de Fucks, mas, independente do futebol, morar em Curaçao me parece mais atraente.



A história vai dizer quem foi melhor, mas pra você, Cidinho ou Rodrigo Pimpão?

 

O duelo é tão bizarro que fui pesquisar o histórico dos dois jogadores. Acho que o Pimpão, apesar de ser o Pimpão, tem larga vantagem. Que vergonha pelo Seedinho...



Showbol ou futsal?

 

Futsal. Showbol é pelada de jogador aposentado.



O Vannces preferiu sexo a final da Champions dirigindo o Nacional da Ilha da Madeira. E você, prefere uma bolada nas partes baixas ou um save com o Barcelona?

 

As escolhas do Vannces eram bem melhores do que as minhas… mas, do jeito que o Barcelona está, já é um save razoável de ‘gigante caído’.



Andre Luiz ou Sérgio Ramos? Disserte.

 

Quantas vezes Sérgio Ramos já advertiu disciplinarmente o juiz? #pensenisso

 


FM precisa melhorar ou já tá bom demais?

 

FM ainda tem muita margem de melhora. Gostaria de que a SI finalmente desse o passo em frente de melhorar o motor gráfico, por exemplo. Sei que eles deixam desse jeito para qualquer ‘pc da xuxa’ rodar o negócio, mas é difícil o jogador médio gostar de FM a primeira vista. Ademais, como disse um youtuber, as memórias que guardamos são as das animações. Memórias mais bonitas são sempre bem-vindas.



Qual a melhor tipo de rocha para afastar mal olhado?

 

A que você joga na cara do invejoso. Mentira, charnockito.



Luís Roberto ou Cleber Machado? Disserte.

 

Difícil dissertar quando eu vejo tão pouca tv. Acho que eu prefiro o Cleber por não ficar explanando suas fantasias com ‘negros maravilhosos’ durante a transmissão.



E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez, e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim?

 
 

 

 

Não. “Uma vez não conta, uma vez é nunca”. - Aristeu do Guarda-Chuva
 


Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderias: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" Pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?

 

Foi o que eu disse, Aristeu engoliu Nietzsche.

 

 

Qual o melhor save você já leu na área?

 

Primeiro fazendo o previsível disclaim, melhor é complicado pois depende da percepção de cada um, do que cada um gosta. Eu curto saves ficcionais bem contados e com alguma dose de humor, então tenho eles em mais alta conta. Dois que li e me deixaram bem envolvido foram o “Do Oiapoque ao Chuí”, do Fujarra, e o “Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul”, do Peepe.



Qual o melhor save do Alex Cabeção você já leu na área?

 

O seu, Nei, claro. S2
Falando sério, era um bom save mesmo.

 


Falando nele, você acha Ruy Cabeção entrava forte demais ou seu futebol valia a aspereza?

 

O Cabeção pode ser cruel às vezes...
 


Você tem interesse em trabalhar como manager ou essa área fica para hobby mesmo?
 

Eu seria uma merda de técnico. Deixa como joguinho mesmo.

 


RB Leipzig, Red Bull Salzburg ou Red Bull Bragantino para um novo save, qual escolheria?
 

Salzburg me parece mais interessante.

 


Por que não faz um save com o botinha? 

 

Essa é uma ótima pergunta. Acho que ficaria puto se perdesse demais lá também.

 


Quer ver Marçal na seleção de 2022?

 

Não. Ele é razoável para bom, mas não é isso tudo também.

 


Se tivesse que dar uma dica (tática) vencedora para um iniciante no FM, qual seria?

 

Use os pre-sets do jogo e faça adaptações a cada partida. A SI quer que você vença, os pre-sets são geralmente muito bons.
 


A maioria prefere ficção a JET e você? Disserte.

 

Como disse acima, ficção me pega mais, faz com que a coisa toda seja mais memorável.



Capitu tinha um amante?

 

Confesso que nunca li. Tenho que remediar isso.



Você acha que a desorganização social do Rio Janeiro é fato. Eu conseguiria de provar o contrário?

 

Acho que é uma construção histórica de uma cidade grande que foi por um tempo considerável a capital do país, sem planejamento algum para isso. Não acredito em desorganização em si, mas uma série de peculiaridades que dão essa impressão. Claro, é importante frisar que a presença da maior emissora do país aqui amplifica e muito a ideia de caos que é propagada por aí.



O que você acha da moderação na área, o que pode mudar ou melhorar? Tem figurinha pra isso?

 

Não faço ideia. Mais fantasy games entre nós? Cadê o Fujarra? Fora, Marcio!



Qual tua relação com os sonhos que tem?
 

De paulatina destruição, como todo adulto saudável.

 


Treinador de futebol precisa ter diploma de educação física ou isso não faz o menor sentido?
 

Ignoro totalmente o que é abordado no curso, mas, ao meu ver, não faz o menor sentido. Imagino que é útil, mas não seria um pré-requisito.

 


Com sua opinião sobre a cidade Curitiba e o povo curitibano? Por que eles são os melhores humanos?

 

Na real, não conheço a cidade, só conheço a fama de frieza nas relações e do pessoal que gosta de reclamar do clima. Vocês acham frio ruim porque nunca vivenciaram tardes de dezembro na zona oeste carioca.



Tendo em vista que tivemos um save na área em homenagem ao governador de MG, você faria o mesmo pelo Castro: Ode à Castração?

 

Teve isso? E não.
 


Candidato a governador do RJ deveria ter prisão preventiva decretada no ato da candidatura?
 

Se não prisão, deveria ser aberta sempre uma investigação assim que os resultados da urna fossem divulgados.

 


Melhor livro que já leu?
 

Essa é outra que é subjetiva. O Luís de 14 anos te daria uma resposta, o de hoje, outra. Posso dizer o que me causou a mais forte impressão nos últimos tempos, que é o Homo Deus, do Yuval N. Harari.

 


Sobre Deus ou espiritualidade, o que tens a dizer?

 

Como um ateu construído, tenho muito e nada a dizer.



Você se considera um Millenial?

 

Sim, com todas as imbecilidades que marcam a geração.
 


Se você estivesse de bobeira num bar e visse alguém furtando um notebook, após a perseguição ao bandido conseguisse recuperar o aparelho e – por ironia/curiosidade – descobrisse lá um save em que um time venezuelano chegou a final, o que faria: jogaria a final ou deletaria os arquivos?

 

Primeiro que seria uma insanidade correr atrás do bandido no RJ mas, fazendo um pouco a coisa da suspensão de realidade, gostaria de ver o dono do save jogando a final. O cara que chegou lá e contém nele todas as expectativas. Pra mim não teria graça nenhuma, seria só um jogo aleatório.


Um monstro desse merece perdão?

 

Não, obviamente.

Racionais MC’s é melhor que Gun’s Roses e por que?

 

Guns porque não escuto Racionais.



Criolo ou MVBill, quem você chamaria pra te ajudar numa briga?

 

Me garanto sozinho. Até porque não conheço nenhum dos dois.



Qual tua cor favorita?

 

Vinho
 

Com quantos anos você casou ou deseja casar?

 

Tecnicamente, com 28.



Quantos filhos tem ou deseja ter?

 

Tenho um. Até gostaria de ter outro ou outra.



Casa na praia, no campo ou na cidade? Ou em Rio das Pedras?

 

Cidade. E de milícia eu já tive minha cota em Campo Grande-RJ.


Explica para um estrangeiro what fuck is Stone's River?

 

É provável que ele que tivesse que me explicar. Só conheço a má fama, que na real deve ser um aspecto ínfimo do lugar.

Melhor série de TV?

 

Ultimamente, The Office.



Jamanta ou Tonho da Lua?

 

Tonho da Lua.



Araruama ou Prudentópolis? Disserte.

 

Araruama. Eu nem sei o que é Prudentópolis.



Se você estivesse em Araruama, um jovem gritasse desesperado dizendo que estava infartando, você lhe daria um abraço? (O jovem está nu, tem, no entanto, boa aparência)

 

Puxa, Nei. Longe de mim ser um juiz de fantasias eróticas, acho que todo mundo pode ter seus fetiches secretos e tudo bem. Fujarra, acho que é contigo a parada.

 

Você tivesse um toque para dar à alguém da área, sobre o estilo do save ou a postura do colega, como chegaria nele? Ou deixaria pra lá? Pergunta de coração.

 

Vide resposta acima. Mais ou menos assim.
 


Sobre a política brasileira, você tem a sensação que passamos por tempos muito complicados ou tem a confiança de que isso faz parte da democracia? Ou ainda, tem esperança que estamos no caminho certo?

 

Acho que faz parte da democracia. Infelizmente, não acho que haja ‘caminho certo’, no sentido de linearidade positiva.



O que falta pra Tchê Tchê ser lembrado na seleção?

 

Jogar bem uma temporada inteira,



Você trocaria Tiquinho Soares por alguém dessa lista: Túlio, Dodô, Garrincha, Carlos Alberto Torres, Donizete?
 

Praticamente por todos. Não obstante, Tiquinho é um bom jogador.


Túlio Souza ou Pedro Ken?

 

Túlio Souza. Dito isso, não acompanhei a carreira de nenhum dos dois.

 

Rivaldo ou SASSA?

 

No futebol ou no soco?
 


Em questão técnica, Lucas Piazon ou Pirlo?

 

É até engraçado você colocar os dois na mesma oração.



O que você acha de clubes que gostam de se aproveitar e tirar vantagem dos outros por meio de gramados sintéticos?

 

Nojento. E também acredito que é o futuro.



Qual é o elemento mais significativo da sua vida pessoal?

 

Saber ouvir e saber que eu sempre posso estar errado.



Qual é a sua relação com o álcool? Como balanceia as coisas?

 

Bebo relativamente pouco. O famoso ‘beber por situação’.



Onde você acha que sua formação acadêmica faz a interligação com o seu estilo de jogo no FM?

 

Em termos de geologia, praticamente nenhuma. Mas em termos de ciência como um todo, gostar da análise de dados e saber interpretar diferentes gráficos ajuda.
 


Como foi o processo de transição para autor do PM?

 

Quem me conhece há algum tempo no fórum sabe que inicialmente eu só comentava. Gostava da interpretação que os autores davam para uma trajetória absolutamente fictícia de um jogo. Eventualmente achei que poderia trazer algo interessante e ensaiei vários saves até trazer o “Segundo Tempo”, que infelizmente não consegui levar pra frente.



O que você considere mais importante para um membro do PM?

 

Respeitar e entender que o fórum é um espaço de trocas de experiências. Traga seu jogo e, sempre que possível, acompanhe e dê um feedback nos dos outros também. Os outros membros são parte da sua comunidade, não são somente sua plateia.

E, acima de tudo, não vá ao save do próximo só pra pedir comentário no seu.

Quanto tempo da sua semana você dedica ao fórum? Qual a porcentagem dele é utilizando via trabalho?

 

Isso é bem variável (todo mundo tem fases aqui), mas ultimamente umas duas horas. Como trabalho em home office e nem minhas horas de trabalho são fixas, é difícil dissociar.
 


Acha que sem o fórum, sua produtividade no trabalho poderia ser maior?

 

Não, o fórum não me toma tanto tempo assim. E se não fosse o fórum seria outra coisa. Acho que se fosse tik tok eu me sentiria bem pior.



O que você gostaria de dizer para os usuários que vivem apenas no universo da sua história no PM?

 

Primeiro, você está sendo egoísta. Segundo, você está perdendo muita coisa.
 


Qual é o objetivo seu que você definiria como "se eu alcançar isso, zerei a vida"?

 

Viver bem sem ter que trabalhar.



Quais as aspirações do Luis na vida real?

 

Desde que me tornei pai, que meu filho seja um adulto feliz. Alternativamente, resposta da pergunta anterior.
 


O que o FM mudou na sua relação com o futebol?

 

Entendi como ‘funções gerais’ (meia, atacante, etc.) podem desempenhar múltiplos papéis e como futebol se trata da cobertura de espaços.



Acha que o jogo te fez entender melhor o futebol?

 

Sem dúvida. Sem o FM eu teria o conhecimento médio dos véio do boteco.



Até onde você acha que o FM deve ir em busca da simulação perfeita do que acontece nos gramados?

 

Passando da parte óbvia do motor gráfico, gostaria de ver algum espaço para o inusitado também. Um cachorro invadindo o campo, o juiz tropeçando, confusão com porradaria… embora eu ache que nem tudo eles conseguissem colocar, poderia dar um tempero no jogo, tornar algumas passagens mais memoráveis.
 


Acredita que um dia será possível utilizar o jogo para prever comportamentos do futebol real?

 

Um simulador é sempre uma aproximação. Serve mais como exercício de possibilidades.



Se você ganhasse 500 mil reais, a partir do próximo mês, para o resto da sua vida, qual seria sua primeira compra/gasto? Não é para pensar muito é o que vier a cabeça

 

Um computador novo. Esse aqui tá nas últimas.



Qual sua opinião sobre youtubers?

 

Vê quem quer. Eu acompanho alguns.



Qual sua opinião sobre tiktokers?

 

Sintoma da geração mas, mais uma vez, vê quem quer.



Acredita que o Brasil perdeu uma chance única de acabar com os estaduais com a pandemia?

 

Seria maravilhoso, não? Mas não acho que a pandemia seria o suficiente para anular o protecionismo das federações estaduais.



Neymar é celebridade ou jogador de futebol?

 

Ambos, embora ele claramente prefira ser celebridade. Ficarei surpreso se ele não se aposentar antes dos 34. Talvez estabeleça a próxima copa como um season finale ou algo assim. Depois é só showbol.



Bruna Marquezine ou Marina Ruy Barbosa?

 

As duas me parecem meio sebosas, na real. Acho que a Marquezine é menos, então ponto pra ela.



Quem é seu símbolo sexual? Se responder à patroa, Satanás te aguarda no inferno para te molestar.

 

Paola Oliveira. Absurda.



Qual foi a primeira versão de FM que jogou?

 

A primeira que eu tentei jogar foi o FM08, mas na época não entendi nada e desisti. A que de fato joguei, FM17.



O que te levou para a sua atual profissão?

 

Perspectiva de trabalhar com ciência e ainda fazer um bom dinheiro com isso. Eu era extremamente ingênuo.

 


Se pudesse escolher uma história da área (de qualquer época) para dizer para o mundo que você que contou, qual escolheria e qual(is) o(s) motivo(s) por trás dessa escolha?

 

Acho que a “Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul”, do Peepe. Achei genial do início ao fim.



Em sua história de jogador, quais mudanças mais sentiu no avançar das versões do FM?

 

Acho que os desenvolvedores do jogo têm fornecido cada vez mais ferramentas para que o jogador entenda como cada uma das suas próprias ações impactam o jogo. A central de dados é um exemplo disso.



Se pudesse escalar um time com o melhor 11, qual tática escolheria e quais jogadores preencheriam essa tática? Explique as escolhas.
 

Vou escolher uma tática mais ofensiva porque os melhores da história (pelo menos em termos de reconhecimento e tomando que são os melhores 11 da história) estão na parte da frente. Vamos de 3-4-3.

 

GOL – Manuel Neuer (se fosse só como defensor, escolheria o lendário Lev Yachine, mas estou pensando em um time que joga agressivamente e o alemão simboliza melhor o goleiro líbero, que acho que combina mais - Grl-Ap).

LD – Cafú (Inesgotável, é o que vai correr tudo de volta quando esse time perder a bola; AlC-Ap).

ZAG – Franz Beckenbauer (Zagueiro versátil que sabia avançar, bom para começar jogadas de um time ofensivo; Dbl-De)

LE – Nilton Santos (Porque eu sou clubista. E porque é o homem que inventou que lateral poderia avançar - FB-at)

MC – Pirlo (meia mais recuado capaz de dar um passe matador, seria um CJ-Def).

MC – Iniesta (o justo seria o Maradona, mas não acho que o ego dele deixaria-o passar a bola e criar as jogadas; MC-Ap)

PD – Garrincha (não precisa de explicações; AI-At)

PE – Cristiano Ronaldo (Rápido e pragmático, vai conseguir avançar rápido e finalizar bem quando preciso – Ex-At)

ATA – Messi (um pouco mais recuado que os atacantes ‘de ofício’, aproveitando brechas, se movimentando e bagunçando a defesa; AS-At)

ATA – Pelé (O camisa 10. Mas vou escalar ele de outro jeito - AC-At)

ATA - Ronaldo Fênomeno (um matador nato e veloz - Pl-At)

 

E se você não concorda com a lista, provavelmente está certo. Deixei muita gente de fora e a formação é suicida. Pelo menos me diverti fazendo.

 


Você já pensou em ir além do manager virtual e tentar algo no mundo do futebol?

 

Não, seria desastroso.



Quais são seus autores favoritos na área e quais são suas histórias prediletas. Se possível, explica as razões de preferir tal autor/tal história.

 

Eu acabo preferindo histórias que unam algum roleplay e doses de humor. Insights táticos também são sempre bem-vindos.

Assim sendo, gosto de acompanhar as histórias do Fujarra, do Nei, do Jirimias e do Tsuru, entre outros.

Acho que as histórias que mais gostei foram “Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais” (Fujarra), “Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul” (Peepe) e “A Revolução Húngara” (Jirimias). Vale a menção também para os ótimos “United we’ll retake Manchester” (Danut), “Steve Park – da Escócia para a eternidade” (Vannces), “Luz, câmera e... Futebol: l'histoire de Devereaux” (Herr Jones) e “Uma aventura celta” (Tsuru).

Acho que se eu pensar mais um pouco vou lembrar de outros, mas esses foram os que me vieram primeiro a mente.



Qual sua dica para quem se afastou do PM e acha que não é mais capaz de voltar por diversas razões?

 

Tudo bem. Venha quando e se quiser. O PM é só diversão descompromissada, obrigações você pode achar em abundância no mundo real.



Além do futebol, você gosta e acompanha outros esportes?

 

Ás vezes acompanho MMA, mas já gostei mais. O mesmo vale para esports, LoL em especial.



Nismo (aka Inner Logic, aka Croissant, aka Du, Dudu e Edu, aka Bozeno), bot ou pessoa?

 

Claramente bot. E mal programado.



Miojo ou costela?

 

Costela. Mas miojo quebra um galho legal.



O que você acha de pessoas que vivem em um relacionamento enrolado?

 

Acontece. Não julgo.



O que você acha de pessoas que vivem suas vidas presas dentro de um armário, sem aceitar quem são?

 

É uma pena, a vida é curta o suficiente para não se viver de acordo com os outros pensam. Por outro lado, cada um sabe da sua realidade e de suas dificuldades.



Qual sua opinião sobre palavras inventadas?

 

Auspicilhosas.



Não seriam todos e quaisquer idiomas um conjunto de palavras inventadas?

 

Sim.

Qual a diferença entre o sucesso do projeto islandês para o potencial sucesso do projeto chinês? Jogar dinheiro no futebol é a maneira mais rápida e inteligente de evoluir ou existem parâmetros que não pode ser controlados? Se sim, quais você acredita ser esses parâmetros.

 

Não conheço a fundo os dois projetos, mas tem algo que o dinheiro não controla, que é o aspecto cultural. Países como China e Índia guardam um potencial enorme para o futebol, mas creio que alguns aspectos devem ser mudados desde a base dos times. Não sei na China, mas na Índia o futebol tem crescido em popularidade. Quem sabe nas próximas décadas? E olha aí a ideia de save.



Sob o manto da imparcialidade, descreva uma maneira mais sutil de ser clubista do que aquela que o MCP adotou por muitos anos.

 

Se você trabalha na grande mídia, o ideal seria não ser clubista, apesar da demanda do click bait. Acho que um exemplo a ser seguido é o maestro Júnior, que apesar de ser ídolo do clube das trevas é geralmente o mais imparcial dos comentaristas. O clubismo deveria ficar restrito aos FlaTV, SPTV ou qualquer outros ‘timeTV’ da vida.



Quais suas opiniões, táticas, técnicas, emotivas e extra campo sobre a seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2018?

 

Gosto de ver como a tal “Neymar-dependência” diminuiu muito de lá pra cá com a ascensão de novos jogadores. Isso propicia algumas possibilidades de variações táticas e diminui a pressão psicológica em um jogador que não é lá o mais estável da história da seleção.

Não tenho muito apego a seleção pelo menos desde 2002, na real.



Quais seus prognósticos para Tite e a seleção no Catar em 2022?

 

Tem tudo para ganhar. Principalmente se o tudo não depender dos laterais.



Hoje, quem seriam seus convocados para a seleção na Copa do Mundo?

 

Quase os mesmos. Acho que trocaria o Pedro pelo Firmino, colocaria um lateral de verdade no lugar do DA e desconvocaria outro atacante para ter espaço para mais um lateral. Em suma, seria um pouco mais conservador que Tite.



Acredita que é possível o Brasil ser competitivo numa competição como a Copa dando oportunidades para quem se destaca no futebol brasileiro vestir a Amarelinha no meio de uma partida decisiva da Copa?

 

Depende do adversário. Mas poderia dar certo sim. Em uma competição de tiro curto e com times desentrosados como a Copa, as jogadas tendem a não ser tão velozes e isso dá uma chance ao cadenciado futebol brasileiro se destacar.
 


Você foi/é a favor ou contra o Qatar ser sede de uma Copa do Mundo? Favor desconsiderar a compra de votos como motivos para ser a favor ou contra.

 

Contra, obviamente. Acho que faz todo sentido uma copa na região pela grande torcida. No entanto, um país mínimo como o Qatar herdar tantos estádios é uma loucura e a festa fica severamente prejudicada pelas restrições culturais pesadas do lugar. Fora os preços. Acho que uma copa na Índia, por exemplo, faria mais sentido.



Qual sua versão favorita do FM? Justifique

 

Demorei a me acostumar, mas acho que está sendo a 22 mesmo. O advento da central de dados trouxe muitas possibilidades.



Se sua resposta foi uma versão posterior ao FM 2012, qual é a versão que te dá mais saudade?

 

Como disse ali, joguei relativamente pouco FM. No entanto, algumas mecânicas do 18 me fazem falta às vezes.



O que você acha que falta ao FM para se tornar um hit como o FIFA?

 

Gráficos, obviamente. Apresentar o FM para um jogador de Fifa sempre vai ser embaraçoso. Tem que lembrar que o jogador médio não está interessado em levar um time da segunda divisão da Islândia à glória, ele só quer driblar todo mundo com o Messi no PSG (com riqueza de detalhes).



Você gostaria que o jogo se tornasse mais realista ou mais acessível para novos jogadores?

 

Queria que ficasse mais bonito, não necessariamente para atrair novos jogadores.



Acredita que o FM tem futuro como eSport?

 

Pergunta interessante. Acho que não. A graça do FM está no envolvimento emocional. Duelo tático puro e simples provavelmente tornaria o jogo previsível, com uma tática sendo favorecida pela engine do jogo ou coisa assim.

 


eSport é esporte? Por que não é?

 

Xadrez é esporte. Qual é a diferença? Quem disse que ter que correr e pular era mandatório?



Quais outros estilos de jogo você curte?

 

Fora os simuladores, gosto também de RPGs, aventuras lineares, Fifas da vida… acho que só não gosto muito de jogos de corrida ou de puzzle.



Atualmente joga alguma coisa além de FM? Se não, deveria

 

Queria, mas nem tenho tempo. Ocasionalmente continuo minha aventura no Ghost of Tsushima no PS5 ou faço meu notebook chorar com o Civilization VI.
 


Cite os jogos de videogame/PC que mais marcaram sua vida

 

Essa é uma pergunta que pode gerar uma resposta enorme. Vou dar uma lista rápida: Tomb Raider, Resident Evil, Final Fantasy (VII e X), Age of Empires II, vários Winning Eleven, entre outros.



Você é obrigado a receber 1 milhão de reais, mas como contraparte tem que tomar uma das duas escolhas: a) Dar o cu uma vez e todo mundo ficar sabendo ou b) Dar o cu, sem ninguém saber, uma vez a cada dois meses, pelo resto da vida? Não existe letra C ou não escolher uma resposta.

 

Fácil, letra A.



Se você fosse ditador do mundo inteiro por um dia, qual medida egoísta tomaria? Seja egoísta, sem papinho mela-cueca.

 

Prorrogaria meu mandato. Um dia é muito pouco para fazer qualquer coisa. Depois me deleitaria com todos os prazeres mundanos que o dinheiro e o culto à personalidade são capazes de proporcionar.



Qual o comportamento atual da sociedade que mais lhe incomoda?

 

A crença de ‘eu sou mais importante que o próximo’. Isso vai de querer confete o tempo todo em redes sociais a tirar vantagens no dia a dia, como furar fila e etc.



Qual sua opinião sobre pessoas que mandam áudios em grupo?

 

Não faço muito isso, mas quando você não pode digitar na hora ou tem muito o que falar, é válido.



Qual a história mais aleatória da sua vida? E por que foi ter escolhido uma resposta para uma das perguntas dessa entrevista?

 

Essa entrevista já deve figurar entre as principais mesmo. Mas outra que me veio a mente foi quando fui chamado com um amigo, durante a graduação, para fazer um mapeamento geológico em uma fazenda na divisa de MG e ES. O fazendeiro achou, não sei porque cargas d’água, que haviam jazidas de diamante nas terras dele e contatou professores conhecidos dele na nossa universidade, os quais mandaram dois alunos otários para fazer o serviço de investigação. Obviamente não achamos nada, nos lanhamos o suficiente em espinheiros e urticárias, mapeamos a cavalo e ainda houve flerte por parte das filhas do fazendeiro.



Você prefere concorrer ao concurso de Miss Universo ou ser jurado do concurso Mister Universo?

 

Não me vejo como uma diva, mas posso julgar imparcialmente homens bonitos.



O que você não faria por 100 bilhões de reais? Lembrando que você já não é mais virgem por causa da pergunta do 1 milhão.

 

Não cortaria o pau, eu acho. Tiraria boa parte da graça de ter 100 bilhões.



Qual você acha que é o destino das histórias de FM quando todos fomos obrigados a consumir conteúdo em vídeo na internet?

 

Evolução, talvez. A merda é que nos obrigaria a editar vídeos, o que deve ser trabalhoso pra caramba.



Se você tivesse um canal no YouTube, sobre o que falaria?

 

Jogos idiotas de crianças. Esses caras são milionários porque a molecada vê isso em loop.



Se você fosse TikToker, qual seria o "conteúdo"?

 

Aí você me mata. Não faço ideia. Só posso garantir que não haveriam dancinhas, tenho a malemolência de um carvalho.



Se você fosse o responsável pelas comportas de Itaipu numa guerra entre Brasil e Argentina, teria coragem de abrir as comportas e inundar o país vizinho?

 

Não. Atentar contra civis é sempre um ato bárbaro, mesmo que eles sejam argentinos.



Em qual liga você acha que o Botafogo teria mais chances de chegar até o mundial de clubes?

 

Botafogo na Champions asiática iria sobrar.



Qual a sua melhor memória como torcedor do seu time? Qual a pior história?

 

Talvez a mais divertida tenha sido a famosa final da cavadinha do Loco Abreu, que vi com diversos amigos botafoguenses e mesmo um tricolor. O título era bem merda, mas nos divertimos bastante. A pior foi em algum momento da campanha de 2020, antes da SAF, que achei que o time ia acabar ou pior, virar o América.



Qual o melhor time, além de algum do seu, você já viu jogar? Não vale time estrangeiro

 

Não digo em beleza de jogo porque só recentemente comecei a dar atenção para isso, mas lembro daquele São Paulo do meio da década de 2000, que parecia invencível e levou 3 brasileiros seguidos. Nunca tinha visto tal hegemonia.



Qual time você trocaria da Série A? E qual outro time sem divisão escolheria para o seu lugar?

 

RB Bragantino. Adoraria ver o Campusca (Campo Grande-RJ) no lugar, nem que fosse para ser surrado. Ver o Botafogo no Ítalo del Cima valeria a pena.



Qual sua opinião sobre a Copa União?

 

Uma confusão, mas que contou com a anuência de todos em relação às regras. Sendo assim, o Sport é o único campeão de 1987. Qualquer coisa além disso é ruído de uma mídia claramente favorável ao outro lado.



Seaquinevassevocêusavaesqui?

 

Sim.



Traduza: cesabionpasoonssavas?

 

“Você sabe onde passa “alguma coisa” ?”. ?

 



Qual idioma que você não fala, mas gostaria de falar?

 

Alemão

 



O que mudaria no fórum atual?

 

Não sei. Gosto bastante do formato. Teria que pensar mais a fundo para ver algum ponto de melhoria.



Com os 100 bilhões de reais da questão dos 100 bilhões, você compraria um cu novo para resolver o dilema da questão do 1 milhão?

 

Não. O que se perdeu, se perdeu. Isso se torna mais uma questão psicológica do que física. E como todo mundo já sabe (pergunta do 1 milhão), do que adiantaria?

 



Teria coragem de mostrar essa entrevista para seu(s) filho(s), depois de tantas perguntas comprometedoras?

 

Não. Talvez até mude meu nick para que ninguém me identifique no futuro.

 



Qual sua opinião sobre o estado do Rio de Janeiro e sua população?

 

Soa mais marrenta do que é, pelo menos o carioca. O resto do Rio (fora da capital) pra mim é como se fosse outro estado, sei tanto sobre quanto um curitibano saberia.



Água de Campinas: Mito ou realidade? Já bebeu?

 

Sei nem o que é isso.



Aprovaria a construção de uma muralha que separasse o Brasil do resto do Rio de Janeiro?

 

Dificilmente. Precisamos do Vale do Paraíba e vocês precisam de um cartão-postal decente.



Após aprovar a construção da muralha, detonaria: a) Angra I, b) Angra II, c) Ambas as opções.

 

Sei nem se ainda há algo pra detonar lá. É mais provável que afetasse SP e não o RJ, eu acho.

 


Para onde você acha que a população mundial está caminhando em termos de ignorância e ódio?

 

Pelo que sei da história da humanidade, existem ciclos de avanço e recrudescimento. Talvez viver em um desses nos deixe com uma impressão negativa, mas a humanidade já fez coisas piores (holocausto, cruzadas, escravidão…).



Qual sua citação favorita? Por quê?

 

Ultimamente, “Para todo problema complexo, existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada.” - H. L. Mecken

 

É algo real no dia a dia, com todo ignorante fazendo uma grande bravata e querendo aplausos como um sábio popular. É real na ciência, com lindos argumentos baseados em falácias e parcialidade.



Você acredita que o EUA tem potencial para se tornar uma potência futebolística? Cite as razões pela qual você acredita ou desacredita e elabore.

 

Poderia, muito mais do que o Brasil, pela quantidade de dinheiro e estrutura que o esporte tem lá. Não consegue porque culturalmente a coisa é um bocado engessada e não tem muito apelo com a população, que prefere outros esportes inferiores.



A geração de ouro da Bélgica teria menos hype se não fosse a constante exposição a perebas na Premier League?

 

Acho que algumas figuras são realmente boas, como De Bruyne, Courtois e, talvez, Lukaku e Hazard. O erro está em assumir que toda geração está no mesmo nível.



Qual Nobel gostaria de ganhar? Qual a razão acharia que o levaria a receber o Nobel que gostaria de ganhar?

 

O da paz, pela beleza da mensagem que teoricamente ele traz. Mas não acho que eu o mereceria de qualquer forma.



Nunca mais trabalhar na vida e ter o mínimo de dinheiro necessário para viver ou trabalhar até o último minuto da sua vida e ser o homem mais rico do mundo?

 

Se eu gostasse do que eu fizesse, trabalhar não seria um problema. Trabalho traz um senso de propósito. Ademais, o mínimo necessário para viver pressupõe que não hajam imprevistos e, sempre existem imprevistos. Catando outra boa citação “vida é aquilo que acontece quando você planejava fazer outra coisa”.



Qual sua opinião sobre o materialismo humano?

 

Triste e meio insano até certo ponto. Fazemos muito para nos sentirmos superiores ao próximo, nos assegurando que o próximo saiba que é inferior. Ninguém precisa de uma Ferrari, mas Ferraris existem.



Acha que vivemos em uma geração vaidosa, que passa tempo de mais se exibindo nas redes sociais?

 

Sim.



Você faz parte dessa geração?

 

Não me coloco acima de vaidades. Sei que sou e devo soar babaca em alguns momentos. O negócio é que me envergonho disso e tento ativamente não fazê-lo.



Qual sua opinião sobre Mark Zuckerberg?

 

Não o conheço. Me parece um rapaz sagaz, ainda que digam que ética não é muito a dele. Mas, ser bilionário e ser ético podem ser coisas inconciliáveis, vai saber.



Você chuparia o pau de um mendigo pela honra de ser moderador do FManager Brasil?

 

Não, e vou passar a olhar todos os moderadores com outros olhos a partir de agora.



Se sua vida dependesse de um teste do sofá para mudar de rumo, quem escolheria para mudar o rumo: Kid Bengala ou Negão do WhatsApp?

 

Incrível a quantidade de perguntas como essa nessa entrevista, mas vamos lá… o Bengala parece ser menos violento.



Se você pudesse ser outra pessoa na história, quem seria?

 

Pensei em diversos titãs da história, mas o nome de Hugh Hefner é muito forte, por motivos óbvios.



Se você pudesse ser outra pessoa na atualidade, quem seria?

 

Casimiro, que ganha rios de dinheiro para ser um carioca médio no youtube. Acho sensacional.



Qual sua opinião para quem diz torcer para um time quando na verdade torce para outro?

 

Não faz sentido.



Se você morresse num acidente trágico hoje, como gostaria que seus filhos se lembrassem de você no futuro?

 

Como um pai que amou e cuidou deles.



Esportes Americanos, por que eles são uma escória na sociedade? Você faz parte dos modinhas?

 

Acho tudo uma bosta. Basquete discrimina os baixos, futebol americano causa lesões cerebrais e baseball é chato como ver a grama crescer. Ainda por cima você tem que ficar pagando pau para ligas de um só país, como a NBA. Reforçando, tudo uma bosta.



Se você tivesse informações confidenciais que te enriqueceriam, mas matariam todas as pessoas próximas de você, quanto tempo ponderaria a ter utilizar as informações confidenciais?

 

Não usaria. Qual é a graça de ser rico e ter um sentimento de culpa desses?



Quem venceria numa luta, você ou o Tom Cruise?

 

Eu. Estou fora de forma mas ele está velho.



Você prefere ficar um ano sem transar ou um ano sem Cerveja?

 

Cerveja é superstimado. Mas ia ser difícil.



Você prefere um ano sem pornografia ou um ano sem São Paulo?

 

Nunca estive na cidade por um tempo considerável e não torço para o time. São Paulo não faz diferença nenhuma pra mim. Por outro lado, as guias ocultas...

 


Se você pudesse transformar um personagem da ficção em real para namorar, quem transformaria?

 

Se é namorar no sentido bíblico, tem várias.



Qual é a celebridade que você acha que teria uma chance real de transar?

 

E quem te garante que eu nunca transei com alguma? Bom, eu garanto. O mais provável talvez fosse o Tom, depois da briga. :(



Você preferia ter o orgasmo de um porco ou transar a mesma quantidade que um leão?

 

Não estou por dentro do sexo no zoológico. Acho que ficaria com o orgasmo suíno. Transar dá muito trabalho, basta fazer uma vez e bem.

Estou extasiado com a descoberta de um site maravilhoso, repleto de vídeos diversos! É exatamente o que eu estava procurando. Os conteúdos são autênticos e cativantes. Desde os mais engraçados video pelos https://www.eroticos.tv/porno/buceta-com-pelos até os mais informativos, esse site é simplesmente imperdível. Mal posso esperar para compartilhá-lo com meus amigos!

Todo mundo além de você é homem ou mulher, qual você escolheria? Por quê?

 

Mulher. Primeiro pela oferta, segundo porque um mundo só de homens não ia durar uma semana.



Existem mais assassinos ou atrizes pornôs no mundo?

 

Assassinos, infelizmente.

Começando hoje, se você ganhasse 10 mil reais para cada dia que não batesse uma punheta, quanto você acha que arrecadaria?

 

Daria pra comprar um corsa.

 


Sentar num bolo e comer uma rôla ou sentar numa rôla e comer um bolo?

 

Se é só pra comer, a primeira opção. O prejudicado real não serei eu, que ainda estarei com o corpo intacto.



Você preferiria saber como você iria morrer ou onde você iria morrer?

 

Como. Qualquer chão é chão.



Gozar escandalosamente toda vez que você peidar ou peidar escandalosamente toda vez que você gozar?

 

Que merda. Acho que se eu viver como um ermitão, a primeira é muito mais desejosa. A segunda não é fácil em contexto nenhum.



Você preferiria lutar com 100 cavalos do tamanho de patos ou um pato do tamanho de um cavalo?

 

Com 100 cavalos diminutos. Cavalo é um bicho muito menos ciente de porrada que um pato.



Você assistiria um filme pornô da pessoa mais gostosa que você conhece na vida real se ela estivesse transando com seu pai?

 

Não. Caraio, tem umas perguntas que realmente perdem a linha...



Você prefere que seus pais assistam todas as suas transas ou que você assista um vídeo da noite que seus pais te conceberam?

 

Vide resposta anterior.



O que você abandonaria primeiro: Beber, gozar ou assistir futebol?

 

Assistir futebol. Se bem que beber é mais divertido assistindo futebol. Como diria Renan “paradoxo é o  nome disso aí”.



Se você fosse obrigado a assistir apenas uma categoria de filmes pornôs para o resto da vida, qual seria?

Reverse gangbang. Cata aí na guia oculta.



Se sua vida dependesse disso, qual área da ginástica olímpica salvaria sua vida?

 

Argolas, obviamente.



Quanto dinheiro seria o suficiente para você desistir da paz mundial?

 

Dois reais. Paz mundial é uma utopia. Onde há vida, há conflito.



Quem venceria uma luta no seu auge, Marcos Pasquim ou Humberto Martins?

 

Difícil algum momento do Humberto Martins tankar o Pescador Parrudo.



Quem tem o peitoral mais peludo, Marcos Pasquim ou Humberto Martins?

 

Não reparei. Acho que o Humberto Martins.



Voltar aos 18 anos sabendo o que você sabe hoje ou ganhar 1 milhão de dólares?
 

Um milhão. Meu conhecimento atual não é tão grande e eu provavelmente ainda faria outras merdas consideráveis.

 


Suponhamos que você conheça seu modelo ideal de mulher e ela está afim de você. Ela te conta que está doida para dar para você, mas tem um porém, ela é trans operada. O que você faria?

 

Provavelmente essa revelação tiraria ela da posição de modelo ideal. Sendo assim, não.



Já teve alguma experiência no estrangeiro? Se sim, o que mais gostou? O que mais odiou?

 

Sim, algumas. Gostei da receptividade da maior parte dos europeus com quem travei diálogo, principalmente os britânicos. Por outro lado, não gostei da rudeza e da brusquidão dos italianos com os quais tive algum contato. Claro, isso em um universo ínfimo de pessoas.



Em comparação com qualquer país estrangeiro de sua preferência, qual comportamento gostaria que o Brasil tivesse? Escolha um e discorra.

 

Autoestima. Colocamos certos povos em pedestais imerecidos, criados por nossa própria ideia de autodepreciação. Alemães atrasam, holandeses mentem, britânicos enrolam etc. Somos um povo, em geral, aberto, simpático, dotado de qualidades únicas. Achar que nosso negócio é só futebol é um preconceito burro que nós insanamente tomamos como verdade.



Você preferiria acordar com um boquete toda manhã ou uma nota de 200 debaixo do seu travesseiro toda manhã?

 

Duzentão. Boquete é superstimado. E com 200 eu consigo um boquete da sua mãe e ainda me sobra 200! (desculpa, a bola estava levantada demais).

 


Se você morresse e pudesse retornar como um objeto inanimado, o que escolheria?

 

Um telescópio, para passar meus dias contemplando o céu noturno. Acho que é a coisa mais bonita que eu conheço.

 


Se você pudesse escolher uma franquia de restaurantes para ter em sua casa, qual escolheria? Por quê?

 

Eu teria que pagar? Assumindo que é ‘de grátis’, Starbucks, pra tomar café fraco o dia todo.



Se você estivesse saindo com a mulher mais bela do mundo, mas você descobriu que de noite ela se transforma em um Ogro, como no filme Shrek, você continuaria saindo com ela?

 

Se for uma ogra soft como a Fiona, facilmente. Se for uma ogra D&D, aí f****.



Se sua vida fosse um filme, e sempre que você entrasse em algum lugar, sua música tema tocaria, qual seria sua música tema?

 

1979 – The Smashing Pumpkins. Ia ser um filme meio melancólico, eu acho.



Qual seria o título da sua autobiografia?

 

Contradição & Leviandade



Se você tivesse um passe-livre da cadeia para cometer um crime, qual crime cometeria?

 

Atentado ao pudor.



Se o Botafogo dependesse de você para bater a última cobrança numa decisão da Libertadores, se converter o time é campeão, como você acha que se sairia?

 

Decepcionaria a torcida, provando que eu sou o espírito do Botafogo encarnado.



Você preferia enfrentar um rinoceronte ou um gladiador?

 

Um gladiador. Muito mais fácil combater um humano do que um tanque em 4 patas.



Qual pergunta você tinha medo que aparecesse na entrevista, mas não apareceu? Responda essa por último, obviamente
 

Tive receio que meu cachorrro, Nabunda, sofresse algum acidente.

_______________________

Quem é o LuisSilveira ao jogar FM? Estilo treinador que passa o jogo na casamata, só observando, ou aquele que tá toda hora levando amarelo por xingar o juiz (ou querer bater no PC)?

 

O meu notebook tem uma lasca na parte superior graças a um gol sofrido pelo Twente no FM19.



Você acompanha bastante a área como leitor. O que te faz querer acompanhar um save? E o que te faz desistir de acompanhar?

 

O estilo de contar e o capricho de quem as conta certamente tem seus pontos. Como respondi em uma pergunta anterior, tenho um fraco por ficções bem contadas, com algum humor.
Não acompanhar geralmente tem mais a ver com minha frequente falta de tempo do que com o save em si. No entanto, tendo a não querer acompanhar histórias de quem não participa como leitor em outros saves ou as quais parecem carecer de um ponto final, no qual o time já bateu todos os objetivos possíveis mas o autor continua tocando a coisa.



Algum save que te marcou mais como leitor? E algum autor favorito?

 

Alguns marcaram, mas destaco de novo o save do Mercenário do Peepe. Até hoje o Resistiré do Duo Dinamico está em uma das minhas playlists. Também falei dos autores cujo estilo tem mais apelo comigo, entre os quais eu destaco Fujarra, Tsuru, Nei e, quando dá as caras, Jirimias.



Tua percepção sobre o Profissão: Manager mudou depois que passou a compartilhar histórias na área?

 

Um pouco. Mudou mais a visão dessa troca de autores e leitores, saber como é legal dar o feedback em outras histórias já que gosto de receber isso nas minhas.

 

Joga outras coisas além de FM? Se sim, o quê? Se não jogar por falta de tempo, o que jogaria se tivesse tempo infinito?

 

Jogo, quando posso. Gosto de RPGs, simuladores, aventuras… Ultimamente a falta de tempo tem sido um problema mesmo, mas jogaria quase todas as bibliotecas da PSN e da Steam.



Se tivesse poder para alterar as regras do futebol, mudaria alguma coisa?

Acho que faria uma mudança relativamente simples: cronômetros automáticos. A bola saiu, houve falta, etc., pára o cronômetro, como no basquete. Isso mataria muito da catimba, que acho que é algo que só prejudica o esporte.

 

Tem alguma opinião sobre a realização da Copa do Mundo no Catar?

 

Acho um erro, sob diversas óticas. O lugar é incipiente no mundo do futebol, retrógrado e caro demais para receber uma grande festa global, com uma população incapaz de fazer uso real da infraestrutura deixada e é usada apenas para fazer propaganda de um governo questionável. Evidencia bem a podridão da FIFA.



Qual o melhor onze do Botafogo, incluindo apenas jogadores que tu viu jogar?

 

Uma lista que eu REALMENTE vi jogar vai ser bem medíocre. Em 95 eu era muito pequeno e nem esses eu posso considerar. Vamos tentar assim mesmo, em uma espécie de 4-1-3-2:

GOL – Jefferson

LE – Cortês (no auge)

ZAG – Igor Rabello

ZAG – Victor Cuesta

LD – Rafael (como potencial e por falta de opção)

VOL - Renato

MEI - Lodeiro

MEI - Seedorf

MEI – Elkeson

ATA - Dodô

ATA – Jobson (também no auge)

 

É um bom time? Provavelmente não, mas eu não peguei exatamente a melhor fase da história do Botafogo.



Qual a maior alegria que já sentiu vendo o Botafogo jogar? E a maior raiva?

 

A maior alegria deve ter sido na campanha ‘tomba-gigantes’ da Libertadores de 2017. A maior raiva foi naquela infame final do ‘chororô’. Não por ter perdido em si, mas justamente pela postura lacrimosa do time e do staff após o ocorrido. Lamentável.



Se pudesse escolher um jogador qualquer no mundo para jogar no Botafogo por cinco anos, quem seria?

 

Erling Haaland. Por que não?



Como é viver em um estado cheio de torcedores do Flamengo?

 

Uma presumível porcaria. O time das trevas viver uma boa fase não ajuda.



Mata-mata ou pontos corridos?

 

Pontos corridos. Parece mais justo, por exigir consistência. Qualquer Juventude da vida pode ter um bom dia e ganhar um campeonato no mata-mata.



Além do Botafogo, tem carinho especial por algum clube?

 

Bom, quando a rivalidade não está a toda, pelo Vasco. Acho que tem a melhor torcida, no sentido de realmente abraçar o time. Gostaria de dizer o mesmo da do Botafogo, mas acho que somos profundamente amargurados. O botafoguense é o vascaíno após décadas de castigo.



Já começou a acompanhar alguma equipe na vida real depois de jogar com ela no FM? Se sim, ainda acompanha?

 

Acompanho o Twente, o Famalicão e agora o Real Zaragoza em redes sociais. Estou acompanhando mais o Zaragoza, de vez em quando até assisto partidas na Star+.



Uma recomendação de a) filme; b) série; c) música; d) álbum de música. Se quiser, disserte um pouco sobre o motivo de cada recomendação.

 

Mandei as primeiras que me vieram a mente:

 

a) filme – Dracula de Bram Stoker (1992) – O filme nem é tããão bom assim, envelheceu meio estranho, mas a trilha sonora é matadora.

 

b) série – Não me vieram muitas séries a mente. Que tal um anime? Hunter X Hunter. Um shonen sem uma escalada de poder óbvia e cheio de reviravoltas.

 

c) música – And when he falleth (Theatre of Tragedy) – Não é meu estilo favorito e por isso mesmo eu acho essa música uma pérola. O instrumental é ótimo, a letra é uma poesia em inglês arcaico e a vocalista talvez seja uma das melhores do Doom Metal. É uma obra de arte, uma das poucas que a banda foi capaz de produzir.

 

d) álbum de música – Seventh son of a Seventh son (Iron Maiden) – O único defeito desse álbum é que ele é muito curto. Todas as faixas são excelentes.

Entrevista muito fixe, muitas perguntas sinceras, adoro este tipo de coisas.

Editado por Juropa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...