Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recanto das Ideias


div

Posts Recomendados

Nome do Desafio: Brasil, meu Brasil brasileiro
Tipo de Save: Seleção
Clube: Seleção Brasileira
Continente/País: América do Sul/Brasil

Descrição: O último título mundial do Brasil foi há 21 anos na Coréia e no Japão, ainda com a Família Scolari. De lá para cá, passaram pelo comando técnico Parreira, Dunga, Mano Menezes, Felipão, Tite...e hoje se busca um treinador que volte a fazer o Brasil "jogar como Brasil": ofensivo, criativo, imprevisível, driblador, bonito de ver. E aí, se não for Ancelotti, Diniz, Jesus ou Abel Ferreira, quem se candidata?

Para esse desafio, a parte tática é muito importante. Não basta assumir o Brasil e ganhar tudo, é preciso fazer "meu Brasil brasileiro" mesmo. Dá para alcançar isso de uma maneira, digamos, mais simples, escolhendo por exemplo o template Tiki Taka Vertical que é o que mais se aproxima do estilo desejado. Ou dá para construir alguma coisa também, desde que seja ofensivo, criativo e imprevisível. Quem sabe armar um 4-2-2-2 à brasileira em uma versão moderna, com os meias laterais indo para o centro do campo em um quadrado e os laterais "voadores" subindo no campo? Aqui o céu é o limite e certamente não faltarão bons jogadores à disposição. É hora de mostrar ao mundo do que é feita a Seleção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: Um caminho intercontinental.
Tipo de Save: Carreira.
Clube: Diversos.
Continente/País: América do Sul e do Norte.

Descrição: Em uma postagem qualquer vista em alguma rede social qualquer, li a respeito da chamada Rodovia Pan-Americana que passa pelos três continentes americanos. A ideia seria construir sua carreira com base nessas cidades, temos por exemplo: Valparaíso, Antofagasta, Lima até chegar em Edmonton e Calgary.

A progressão idealmente seria começar na liga menos reputada e ir galgando os espaços, ou fazer uma progressão conforme o mapa demonstra, começando na Argentina e finalizando no Canadá, mas isso deixo com vocês.

Link do Mapa

 

PS: Existe a possibilidade de ser usado DBs Alternativas para incluir a América Central, mas aí vai da análise de risco de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: SAF ADA - Associação Desportiva Araraquara
Tipo de Save: Clube
Clube: ADA - Associação Desportiva Araraquara
Continente/País: América do Sul/Brasil

Descrição: Sabe aquele save maroto que você fez offline, com edições aqui e ali, para ganhar tudo? Bem, vamos manter a civilidade e editar o mínimo possível. Contudo, enquanto o FM ainda não traz essa atualização, que tal usar o editor para trazer a SAF para realidade dos clubes brasileiros? 

Aí você pode pensar: não, mas o melhor dos criadores de historinhas deste fórum já fez isso. Calma lá. Ele pegou um time médio pequeno para fazer isso, sem muita preocupação com desenvolvimento de base, infraestruturas do clube, nem objetivos. Agora, que tal fazer desenvolver o clube paulista até o estrelato, revelando grandes jogadores e enquanto o mundo com a boa gestão do clube empresa?

Fique livre para fazer os objetivos, mas fica lá a dica:

 

Quitação total da dívida do clube;

Construção de um novo centro de treinamentos - desenvolver ao máximo a estrutura de treinos;

Reforma e modernização do estádio – construir um grande e moderno estádio (coloca o nível de torcedores que quer alcançar;

Metas esportivas (para além daquela proposta pela visão do clube);

Bônus anuais para atingimento de metas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/05/2023 em 15:21, Nei of disse:

[...]

Esse desafio eu acho interessante porque mesmo usando o editor, você consegue criar todo um cenário em cima disso para começar a história. Gosto dessa ideia e talvez tentaria replicar algo como o que você fez, treinando um clube, mas aplicando a SAF em outros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2023 em 08:14, #Vini disse:

Esse desafio eu acho interessante porque mesmo usando o editor, você consegue criar todo um cenário em cima disso para começar a história. Gosto dessa ideia e talvez tentaria replicar algo como o que você fez, treinando um clube, mas aplicando a SAF em outros. 

Eu vou discutir isso em algum momento. Tem alguns conceitos que precisam ser pensados na hora de se jogar com a ideia da SAF, especialmente no que vem acontecendo no Brasil.

Por exemplo, vender um jogador: o que levar em conta, valor lucrado ou a importância pro time? Acho que toca na ideia do moneyball, que deve ser a toada das SAF. Eu não estava pensando nisso, mas faz sentido.

Acho até curioso a SI não ter colocado isso de forma clara (para além de "alguem comprou o clube"), mas ela também não explora ideias como a de trabalhar em outras funções nos clubes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: Um Gigante Adormecido - Reconstruindo uma Nação
Tipo de Save: Clube e Seleção
Clube: Litex Lovech
Continente/País: Europa/Bulgária

Descrição: A Bulgária foi 4ª colocada da Copa do Mundo de 1994, e chegaram a ser a 8ª melhor seleção do mundo. Hoje em dia, depois de muita corrupção na Confederação Búlgara, um grupo liderado por Dimitar Berbatov (aquele do United) está tentando assumir a federação para reconstruir. Sua missão? Assumir o Litex, que já foi campeão búlgaro 4 vezes (a última na temporada 2010-11) e retomar a hegemonia nacional, ao mesmo tempo que reconstrói a seleção (no caso, o interessante seria um save só com jogadores da academia, mas isso é apenas uma sugestão). O que vier de troféu continental pelo clube é lucro, mas será que você consegue pelo menos replicar a campanha da seleção búlgara de 94 que tinha, entre outros, Hristo Stoichkov and Yvaylo Letchkov?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: O Milagre de Hillsborough
Tipo de Save: Clube
Clube: Sheffield Wednesday
Continente/País: Inglaterra

Sheffield_Wednesday_badge.svg

 

O Sheffield Wednesday é um dos clubes mais históricos da Inglaterra. Fundado na cidade "berço do futebol", o clube tem 4 titulos da Primeira Divisão Inglesa, sendo o último em 1930, 3 FA Cup, a última em 1935 e uma Copa da Liga vencida em 1991.

O clube alternou altos e baixos no decorrer das décadas, porém, depois dos anos 2000 a coisa desandou de vez. Com a última temporada na Premier League em 1999-2000, o clube começou a alternar entre a segunda e a terceira divisões inglesas, enfrentou trocas de donos e até ameaças de liquidação, com dívidas não pagas e punições com perda de pontos nos campeonatos que jogou.

Porém, o que não mudou em todos esses anos foi o amor da torcida. Mesmo com Hillsborough marcado por uma das mais famosas (se não a mais famosa) tragédias do futebol inglês, a torcida se faz presente nos jogos das Corujas e apoia incansavelmente esperando por dias melhores. Quando milagres acontecem, a festa é tamanha que invadem o campo para comemorar. Que tal assumir o clube e seguir operando milagres para essa torcida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: La restituzione del lucchetto (simplesmente joguei "a volta do cadeado no google tradutor". Na real, título é algo muito pessoal, deixo a critério de quem fizer o save).
Tipo de Save: Clube/Carreira
Clube: Triestina (só uma sugestão de início, mas fica a critério do jogador)
Continente/País: Itália (ou Suíça, se o jogador for beeem raiz)

Descrição: Lendo o ótimo "A Pirâmide Invertida" de Jonathan Wilson, pude me inteirar da interessante história das táticas defensivas que se desenvolveram na Europa entre os anos 30 e 60, acompanhando a evolução desde o Verrou suisse  de Karl Rappan até o Catenaccio de Nereo Rocco. Pode ser apontado que o Gioco all'italiana que deu o título mundial à Itália em 1982 é herdeiro de muitas ideias desse futebol defensivo também, mas isso talvez seja outra história.

É creditada à ascensão do Futebol Total holandês o abandono do catenaccio, já que a superioridade numérica e a flexibilidade de movimentações dificultava o esquema de jogo estruturado e defensivo dos italianos. O catenaccio ainda teve novos respiros, mas nunca sendo colocado novamente como um modelo de jogo dominante. 

Hoje muitos times de sucesso bebem amplamente na fonte do Futebol Total, com as ideias do jogo posicional muito em voga. Ainda que muitas flexões das concepções de Cruyff sejam possíveis, a ascensão dos esquemas 4-3-3 e 4-2-3-1 são reflexos dessa proposta de jogo, já que se adequam ao conceito de um jogo trabalhado em passes curtos e muita movimentação sem bola. A proposta desse save seria então fazer justamente o contrário: tentar ter sucesso com um futebol essencialmente defensivo e estruturado, incluindo a reabilitação do líbero na defesa. Como táticas auxiliares, o próprio gioco all'italiana pode ser também adotado, mas ainda seguindo premissas similares. Essa possibilidade sempre esteve no FM mas... alguém usa? Pois bem, você usará!

Minha indicação de clube e país são justamente apontando o berço do catenaccio: a Triestina onde Nereo Rocco começou a implementar suas ideias e conseguiu até mesmo conquistar o vice-campeonato italiano. Hoje o time figura na quarta divisão do país da Bota, o que acredito que torna o save interessante até mesmo como um save de clube em ascensão. Alternativamente, pode-se fazer um save de carreira também, seguindo os passos de Rocco e usando a Triestina apenas como ponto inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: O Galo Operário
Tipo de Save: Clube
Clube: Operário/MS
Continente/País: Brasil

Descrição: Saves com clubes brasileiros que já tiveram sucesso no passado ou que são tradicionais são comuns aqui na área, e o que não falta são clubes tradicionais no nosso país. O Operário por exemplo, já foi top 8 do campeonato brasileiro 3 vezes, sendo inclusive 3º colocado em 77. Tem torcida no estado, tem um estádio palco de grandes jogos e é um dos poucos times que chegaram a ser campeão estadual tanto por Mato Grosso quanto por Mato Grosso do Sul (o outro é o Comercial, rival do Operário) e tem em sua galeria de títulos a taça de campeão do módulo branco do Brasileiro de 87. 87 também foi o início da decadência para o Operário, já que com o Clube dos 13, o futebol brasileiro foi reorganizado no país e muitos times foram prejudicados na dança das cadeiras. 

Hoje o futebol sul-matogrossense está aos frangalhos e é por muitos considerado o pior estadual do país, com um nível bem baixo se comparado até a outros estaduais menos prestigiosos. A ideia aqui é fazer literalmente um trabalho operário desde a Série D (necessário update), alçando o clube de Campo Grande até o topo da pirâmide nacional em um save simples de retomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

AM-JKLV9uO2_Vevrlmm2gzojH5VBjya0EtCEO2qQ

Edição 10 - Setembro de 2023

 

Olá, sejam bem-vindos a 10ª edição do "Recanto das Ideais".

Esta atividade visa suprir solicitações de membros que têm ideias muito boas de saves para serem contados aqui na área, mas que ao mesmo tempo não conseguem contá-las, seja por falta de tempo ou em razão de estar com outro save ativo. Se você é um destes que sempre pensa em algum desafio muito legal e quer compartilhar, aqui é seu lugar!

A inscrição de ideias deve conter alguns itens obrigatórios de forma a termos um padrão organizacional e alguns itens que são de preenchimento opcionais. Abaixo segue um modelo de inscrição: 

 

Citar

 

Atenção! Os itens em vermelho são de preenchimento obrigatório.

Nome do Desafio: (Nome que você acharia adequado para a ideia de save proposta)
Tipo de Save: (Clube, Carreira ou Seleção)
Clube: (Se não for uma ideia de save de carreira, indique o nome do clube aqui)
Continente/País: (Indique a localização do seu desafio, caso ela se aplique ao formato da sua ideia)
Sugestão de banner: (Categoria totalmente opcional, mas caso você tenha pensado em algo e tenha feito algum banner, você pode colocar aqui)

Descrição: (Aqui você vai contar o porquê da sua ideia ser legal, por exemplo, é legal por conta da história do clube, ou pelo tamanho do desafio, ou pelo formato da liga. Aqui você é livre para contar o que acha de interessante na sua ideia)

 

 

Quantas indicações posso fazer por edição da atividade?

Apenas uma, a ideia é que você seja seletivo na sua indicação e use o tempo da atividade para aprimorar sua ideia o máximo possível.

Como faço para enviar minha indicação?
Basta ter uma boa ideia, preencher os itens obrigatórios e se possível os opcionais e postá-los aqui mesmo no tópico da atividade.

Eu posso indicar um banner para alguma ideia já proposta por outro membro?
Sim! Basta apenas fazer o banner e postá-lo aqui neste tópico com o nome da ideia indicada. A moderação entrará em contato com você por MP para discutir a viabilidade de conseguir o arquivo em formato editável caso seja possível.

Qual o prazo para enviar minha indicação?
Este tópico de atividade permanecerá aberto até o dia 24 do mês corrente, até lá você é livre para fazer sua indicação.

Quando será a próxima edição?
As edições ocorrerão bimestralmente, sempre com começo no dia 10 de cada mês e com final no dia 24.

Posso fazer postagens que não sejam de indicação?
Sim, a ideia é que conforme surgirem indicações, a comunidade possa interagir sobre elas neste mesmo tópico, já que temos um tópico de acervo fixo na área principal que conta exclusivamente com as indicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Nome do Desafio: O rei do Istão
Tipo de Save: Carreira
Continente/País: Países que terminam com Istão
 

Descrição: O grupo dos países do Istão é composto por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. São países da Ásia que tem como denominação comum o sufixo "istão", que na língua persa significa algo como lugar de abundância. Futebolisticamente falando, esses países não tem lá muita abundância e a ideia é corrigir isso. O treinador deve fazer carreira nos países do Istão e se tornar o melhor em todos esses países, assim como, buscar títulos continentais relevantes na Ásia e Europa, onde os países do Istão são federados e efetivamente, abundar conquistas futebolísticas também nestes países.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Henrique M. said:

Nome do Desafio: O rei do Istão
Tipo de Save: Carreira
Continente/País: Países que terminam com Istão
 

Descrição: O grupo dos países do Istão é composto por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. São países da Ásia que tem como denominação comum o sufixo "istão", que na língua persa significa algo como lugar de abundância. Futebolisticamente falando, esses países não tem lá muita abundância futebolística e a ideia é corrigir isso. O treinador deve fazer carreira nos países do Istão e se tornar o melhor em todos esses países, assim como, buscar títulos continentais relevantes na Ásia e Europa, onde os países do Istão são federados e efetivamente, abundar conquistas futebolísticas também nestes países.

 

Já tive esta ideia, curiosamente. Mas a liga no Afeganistão é só um mês ou dois e tem pouxas equipas 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: Perugia - A volta dos que não foram
Tipo de Save: Clube
Clube: Perugia Calcio
Continente/País: Europa / Itália

Descrição: O Perugia Calcio, clube da região da Úmbria, foi a primeira equipe da história da Série A italiana a terminar a competição invicta. Isso mesmo, na temporada de 1978/1979 foram 30 rodadas sem nenhuma derrota, com 11 vitórias e 19 empates, em uma campanha emocionante e cheia de jogos inesquecíveis. Mesmo assim o scudetto foi perdido por três pontos para o Milan, deixando o Perugia com o vice. E, assim como ocorreu com outras equipes italianas de mesmo porte e com uma história semelhante, os Grifoni caíram na temporada seguinte e não conseguiram mais subir. Para quem quiser ler mais sobre essa história, indico o ótimo capítulo sobre o time da série Azarões Eternos, da Trivela: https://trivela.com.br/azaroes-eternos/o-perugia-de-1978-79-a-dor-e-a-gloria-de-um-surpreendente-vice-campeao-invicto/

Hoje o Perugia está na Série B e o objetivo, claro, é simples: promover "a volta dos que não foram" e colocar o clube no rol das grandes equipes italianas e europeias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

AM-JKLV9uO2_Vevrlmm2gzojH5VBjya0EtCEO2qQ

Edição 11 - Novembro de 2023

 

Olá, sejam bem-vindos a 11ª edição do "Recanto das Ideais".

Esta atividade visa suprir solicitações de membros que têm ideias muito boas de saves para serem contados aqui na área, mas que ao mesmo tempo não conseguem contá-las, seja por falta de tempo ou em razão de estar com outro save ativo. Se você é um destes que sempre pensa em algum desafio muito legal e quer compartilhar, aqui é seu lugar!

A inscrição de ideias deve conter alguns itens obrigatórios de forma a termos um padrão organizacional e alguns itens que são de preenchimento opcionais. Abaixo segue um modelo de inscrição: 

 

Citar

Atenção! Os itens em vermelho são de preenchimento obrigatório.

Nome do Desafio: (Nome que você acharia adequado para a ideia de save proposta)
Tipo de Save: (Clube, Carreira ou Seleção)
Clube: (Se não for uma ideia de save de carreira, indique o nome do clube aqui)
Continente/País: (Indique a localização do seu desafio, caso ela se aplique ao formato da sua ideia)
Sugestão de banner: (Categoria totalmente opcional, mas caso você tenha pensado em algo e tenha feito algum banner, você pode colocar aqui)

Descrição: (Aqui você vai contar o porquê da sua ideia ser legal, por exemplo, é legal por conta da história do clube, ou pelo tamanho do desafio, ou pelo formato da liga. Aqui você é livre para contar o que acha de interessante na sua ideia)

 

Quantas indicações posso fazer por edição da atividade?

Apenas uma, a ideia é que você seja seletivo na sua indicação e use o tempo da atividade para aprimorar sua ideia o máximo possível.

Como faço para enviar minha indicação?
Basta ter uma boa ideia, preencher os itens obrigatórios e se possível os opcionais e postá-los aqui mesmo no tópico da atividade.

Eu posso indicar um banner para alguma ideia já proposta por outro membro?
Sim! Basta apenas fazer o banner e postá-lo aqui neste tópico com o nome da ideia indicada. A moderação entrará em contato com você por MP para discutir a viabilidade de conseguir o arquivo em formato editável caso seja possível.

Qual o prazo para enviar minha indicação?
Este tópico de atividade permanecerá aberto até o dia 24 do mês corrente, até lá você é livre para fazer sua indicação.

Quando será a próxima edição?
As edições ocorrerão bimestralmente, sempre com começo no dia 10 de cada mês e com final no dia 24.

Posso fazer postagens que não sejam de indicação?
Sim, a ideia é que conforme surgirem indicações, a comunidade possa interagir sobre elas neste mesmo tópico, já que temos um tópico de acervo fixo na área principal que conta exclusivamente com as indicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini featured e pinned this tópico
  • 2 semanas depois...

Nome do Desafio: Elementar, meu caro Portsmouth!
Tipo de Save: Clube
Clube: Portsmouth
Continente/País: Europa/Inglaterra

Descrição: Sir Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes, o detetive mais famoso de todos os tempos, durante o período em que viveu na cidade de Portsmouth. Não apenas isso como Doyle foi, durante algum tempo, goleiro do próprio Portsmouth, se não me engano, na época um time ainda amador.

Como um apaixonado por histórias de detetive, fiquei fascinado por essa história por trás da história e creio que renderia um save incrível com o Portsmouth. A ideia é que as habilidades incríveis (e quase sobre-humanas) de Sherlock possam guiar o clube por objetivos inspirados em algumas das aventuras mais memoráveis do detetive.

Criei alguns objetivos aqui, é claro que o autor do tópico pode ficar à vontade para acrescentar outros.
 

  • Um Estudo em Vermelho: o livro narra um assassinato em uma casa vazia, sendo que o corpo não possuía nenhum ferimento. Durante a história, descobre-se que uma jovem estadunidense era o pivô daquele assassinato tão misterioso quanto silencioso. 
    Objetivo: Contratar um meia armador ou atacante estadunidense desconhecido e, de forma quase silenciosa, transformá-lo no grande destaque do Portsmouth (gols/assistências).
     
  • O Signo dos Quatro: neste livro um tesouro muito valioso, escondido, ao qual poucos na Inglaterra têm acesso, desperta uma cobiça há tempos adormecida. E qual é o tesouro em questão no futebol? A Liga dos Campeões da Europa.
    Objetivo: Entrar para o seleto grupo dos times ingleses vencedores da Liga dos Campeões (atualmente formado por Liverpool, Man. United, Chelsea, Nottingham Forest e Aston Villa).
     
  • O Cão dos Baskerville: o livro conta a história de uma família assombrada pela lenda de um cão de guarda gigantesco que matava todos os habitantes da casa onde residiam. 
    Objetivo: Transformar um volante/meia defensivo formado no clube ("cão de guarda") em uma lenda de nível mundial, jogador de seleção, do tipo que é temido por todos os adversários.
     
  • O Vale do Terror: é a história de um assassinato por vingança, mostrando como um jovem conquistou a confiança de todos até se revelar um grande traidor.
    Objetivo: Contratar um jogador do arquirrival Southampton, ou que já tenha jogado por lá (de preferência, com passagem de destaque) e transformá-lo em um destaque do Portsmouth.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: A ira de Khan!
Tipo de Save: Carreira, tanto clube como seleção
Clube: (Se não for uma ideia de save de carreira, indique o nome do clube aqui)
Continente/País: Ásia(Mongólia e China) e Europa
Sugestão de banner: opcional mas alguma citação à Star Trek ou Ricardo Montalban cairiam bem

Descrição: O Império Mongol, iniciado por Genghis Khan é o maior Império contíguo jamais formado na Terra. Estudos estimam que 20% da população asiática seja portadora de genes do próprio Genghis Khan, o bicho era sinistro. A ideia do save é começar com um técnico Mongol, num clube da Mongólia, e conquistar a Ásia tanto nas competições de clube como pela seleção Mongol. Como a liga dos campeões talvez se mostre impossível com um clube desses, de DB alternativa, faz sentido que para a conquista de clube se use um clube chines, mas somente após ter sido pelo menos campeão mongol, e de preferência ter tido alguma experiencia continental. Após a conquista da Ásia, nosso treinador Mongol pode assumir uma equipe europeia em algum dois países conquistado pelos mongóis, Rússia, Turquia, Ucrânia, Belarus, Moldavia, Lituânia, Polônia, Romênia, Hungria. 

Uma pesquisa mais cuidadosa talvez revele partes da Tchéquia, Eslováquia, Áustria e Alemanha que tenham sido atacadas, mas ate onde eu sei nao foram incorporadas ao império, então só usar cidades das regiões que sofreram o flagelo. Exceção ao Venezia, devido ao Marco Polo, e infelizmente nao temos equipe do Vaticano, que os papas se borravam de medo dos mongóis.

Objetivos -

Campeonato Mongol

Liga dos Campeões Asiáticas por uma equipe mongol, se não for possível por uma equipe chinesa

Campeão Asiático pela Mongólia

Campeão continental europeu por alguma equipe de territórios dominados pelos mongóis.

 

Para a fase europeia a melhor equipe seria o Uralan, da diáspora mongol na Calmúquia, mas né...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: O Primeiro Adversário
Tipo de Save: Clube
Clube: Exeter City
Continente/País: Europa/Inglaterra
Sugestão de banner: Algo mesclando os elementos do clube com referências à Seleção.

Descrição: O Brasil jogou sua primeira partida há quase 110 anos, em 1914 contra o Exeter City. O clube, que hoje milita na League One e que tem como seu maior título a quarta divisão em 1989/90 nunca se destacou por outros feitos. 

Por isso, alcançar a Premier League acaba por ser um desafio não tão longo mas com alguma dificuldade. Outro ponto interessante pode ser aproveitar a ligação com a Seleção para contratar brasileiros, seja com um critério determinado ou não, para fortalecer esse contato com o país, que não conta com tantos jogadores atuando na Inglaterra. 

Como referência, os objetivos podem ser o acesso à Premier League e sua conquista. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Desafio: Rodando o mundo
Tipo de Save: Clube ou Carreira

Descrição: Na história do futebol muitos clubes nasceram dentro de empresas dos mais diversos segmentos, e, em alguns casos, os empregadores davam apoio às iniciativas. Esse apoio podia ocorrer de diversas formas, incluindo patrocinar os times, ceder os primeiros campos, absorver a equipe como uma divisão da empresa e até nomeá-la, como nos casos do Bayer Leverkusen e PSV (iniciais de Philips Sports Verenging, o time da famosa Philips das TVs, lâmpadas, aparelhos de som, etc).

Um dos segmentos industriais em que essas iniciativas mais ocorreram foi na área de meios de transporte, seja com fabricantes de carros, motos, maquinário agrícola e/ou pesado e até aviões.

Aqui a sugestão fica em um save de clube ou carreira, passando por estes times, e vou listar alguns exemplos por país:

  • Alemanha: A Alemanha talvez seja um dos melhores exemplos desse tipo de relação:
    • VfB Stuttgart não chegou, por exemplo, a ser fundado por operários da indústria automotiva local, mas por muitos anos recebeu o apoio da Mercedes-Benz no nome do estádio, chamado de Mercedes-Benz Arena até 2023, e também na forma de patrocínio na camisa.
    • VfL Wolfsburg nasceu como um clube recreativo para os funcionários da Volkswagen, e depois virou parte da Volkswagen AG (o grupo Volkswagen). Por algum tempo a VW apoiou financeiramente o time, que foi campeão da Bundesliga em 2009 e vice em 2015, mas o escândalo do Dieselgate no início da década de 2010 cessou os maiores apoios.
    • FC Ingolstadt é da cidade onde nasceu a Audi, que dá nome ao estádio do clube, o Audi Sportpark. Jogam a 3. Liga.
    • Duas menções honrosas: Bayern, onde a Audi detém uma porcentagem das ações, e Opel Rüsselsheim, das oitavas divisões locais, e que os funcionários da Opel eram associados à um clube de ginástica local que se fundiu para formar o atual clube
  • Coréia do Sul: na Coréia do Sul há duas empresas separadas, mas com o mesmo nome, controlando dois times diferentes:
    • Jeonbuk Hyundai Motors, que, como o nome diz, é controlado pela Hyundai Motor Company. São 9 taças da K-League, e mais duas da Champions da Ásia, tornando um dos times mais fortes e vencedores desta lista.
    • Ulsan Hyundai é controlado pela Hyundai Heavy Industries, estaleiro que produz navios cargueiros. 4 taças da K-League e 2 Champions da Ásia.
  • França: Na França há o FC Sochaux-Montbéliard, fundado por um membro da família Peugeot. O clube foi logo assimilado pela Peugeot como um clube recreativo, e tem 2 títulos franceses na década de 1930 e 2 copas da França (a última em 2007). Em 2015 a montadora vendeu o clube para um grupo de Hong Kong chamado Ledus. E depois este grupo vendeu o Sochaux para um grupo chinês chamado Nenking. O clube joga o Championnat National atualmente.
  • Grécia: a Grécia tem o Xanthi FC, hoje nas divisões inferiores. Em 1991, a empresa importadora da Skoda, montadora tcheca, assumiu o clube, e renomeou para Skoda Xanthi. O acordo terminou em 2016.
  • Inglaterra: Na Inglaterra há dois exemplos:
    • Coventry City, hoje jogando a Championship, foi fundado por funcionários da extinta Singer Motors, depois incorporada à Rootes Group e que mais tarde se tornou braço da Chrysler na Europa. A Singer nasceu como fábrica de bicicletas e depois passou a produzir motos e carros. Ainda durante a sua história, os Sky Blues tiveram outras montadoras patrocinando o clube: Talbot (uma das montadoras da Rootes Group), Peugeot, Subaru e Isuzu.
    • Vauxhall Motors nasceu através de funcionários da fábrica da Vauxhall na cidade de Ellesmere Port e chegou a jogar a Conference North (6ª divisão). Hoje joga as divisões mais inferiores, sendo necessário uma DB alternativa. Para contextualizar a montadora: a Vauxhall é uma montadora inglesa que, por décadas, fez parte da General Motors (hoje dona somente da Chevrolet, Corvette, Cadillac, Buick e GMC, além de algumas montadoras chinesas). Hoje é controlada pela Stellantis, um conglomerado que detém Fiat, Opel (outra ex-propriedade da GM), Peugeot, Citroën, Alfa Romeo, Lancia, Dodge, Chrysler, Jeep e Maserati
  • Itália: A Itália tem a Juventus, historicamente pertencente à família Agnelli (fundadora da Fiat), e que entrou na Exor Group, um grupo gigantesco, junto com a Stellantis, citada acima, Ferrari, CNH Industrial (Case e New Holland, fabricantes de maquinário agrícola e pesado).
  • Japão: Talvez o Japão, liga que entrou oficialmente no FM agora na versão 2024, seja o que tenha mais exemplos:
    • Urawa Red Diamonds tem 3 Champions da Ásia e 5 J-League. Foi fundado como clube recreativo da Mitsubishi Heavy Industries, braço do Grupo Mitsubishi que fabrica aviões (inclusive militares), navios e outras máquinas. A montadora de automóveis Mitsubishi foi transformada em uma divisão separada. Aliás Red Diamonds em inglês faz referência ao formato do logo do Grupo.
    • Yokohama F. Marinos foi fundado como Nissan F.C. e a montadora ainda detém parte das ações do clube. A outra sócia é o City Football Group. São 7 J-League e 2 Recopas Asiáticas
    • Nagoya Grampus nasceu como Toyota Motor S.C. e hoje ainda é controlado pela Toyota. Tem 1 J-League e pelo clube passaram Arsene Wenger como técnico e Gary Lineker como jogador.
    • Sanfreece Hiroshima, Antes da J-League, era chamado de Mazda Soccer Club. A montadora japonesa ainda é proprietária do clube. Tem 8 taças do Campeonato Japonês.
    • Jubilo Iwata nasceu como time da Yamaha Motor Company, famosa pelas suas motos. Tem 4 Campeonatos Japoneses e 1 título continental
    • Cerezo Osaka foi concebido como clube da Yanmar, fabricante de motores a diesel e maquinário agrícola. Tem 4 J-League
    • Menção honrosa: Honda FC, equipe da Honda e que joga a Japan Football League.
  • País de Gales: O País de Gales tem o Airbus UK Broughton FC. O Airbus foi fundado por operários da fábrica de aviões, porém o nome da equipe variou conforme a empresa dona do complexo fabril. Alguns dos nomes foram Vickers-Armstrong e British Aerospace. Vale ressaltar que a própria Airbus nasceu como um consórcio de várias empresas. Joga a Segunda Divisão Galesa.
  • República Checa: a República Checa tem o Mlada Boleslav, time da terra da Skoda (já citada na Grécia), montadora hoje pertencente à Volkswagen. A montadora patrocina o clube e já o nomeou durante a Cortina de Ferro com o nome TJ Škoda Mladá Boleslav
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...