Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Fotógrafo


Cadete213

Posts Recomendados

9 hours ago, ElPerroMG said:

Com todas aquelas cidades que tu já visitou e nunca veio ao Brasil, como assim? Já pode colocar nos planos das próximas férias hahah. 

Escolheu um time perfeito pra começar. Sempre gostei da Islândia e é um dos países que quero visitar em breve. Além do mais, comecei a assistir os jogos da liga islandesa na última temporada e curti demais, são sempre jogos bem abertos e com muitos gols. Confesso que o time que mais me agrada é o Valur e um dia pretendo fazer um save por lá. 

Enfim, como perdi as atualizações na Islândia não irei me alongar muito. Porém vi que conquistou tudo por lá, inclusive uma inesperada classificação na Liga Europa, então certamente era hora de conquistar coisas novas. O time escolhido é maravilhoso, Valerenga é um do mais tradicionais da Noruega se não estou muito enganado. Agora é ver como o Ragnar se sai por lá. Espero trazer sorte acompanhando a partir de agora heheh. 

Acredita que América do Sul é o próximo na lista (quero ir ao Brasil e Argentina, talvez passando pelo Peru). Islândia foi a minha viagem favorita, país com beleza natural estonteante mesmo. Minha equipa favorita até é o KR Reykjavik, mas já fiz um save com eles. Os jogos de lá, como dizes, são bons de assistir e com muitos golos. Basta ver os resultados da Taça da Liga este ano. 

Na nova aventura e depois de todas as conquistas na Islândia, esperemos que o Ragnar continue sua saga vitoriosa num dos clubes mais emblemáticos da Noruega. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3EqSein.png

 

Foto do dia

A foto de hoje é de Oslo. O novo clube é lá sediado e tinha que partilhar esta imagem, do centro da capital norueguesa. Fundada em 1048, tem uma população de cerca de 750 mil habitantes. Foi devastada por um incêndio em 1624 e o rei dano-norueguês Cristiano IV reconstruiu a cidade com o nome de Cristiânia, denominação mantida até 1925. Em 1952 a cidade foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. Também abriga a cerimônia anual de entrega do Prémio Nobel da Paz.

Fiquei cá poucos dias, mas adorei o que vi. Desde a Opera House à beira do rio, até ao museu onde está o famoso quadro Edvard Munch, O Grito. Cidade muito bem estruturada e que infelizmente, teve um ataque terrorista à poucos anos atrás. Passei pelo prédio onde explodiu a bomba, que ainda estava por renovar. 

Mas de resto, tem vários espaços verdes e ainda um parque com imensas estátuas. Famosos também pelo Ski, vi um ou outro ringue com atletas a treinar.

É considerada uma cidade global e, nos últimos anos, vem sendo incluída entre as cidades com mais alto custo de vida. Senti isso na carteira, hahaha...mas recomendo a visita.

Ksk5EVr.jpg

 

Transferências

Aproveitei que o mercado estava ao virar da esquina, para dar uns retoques no plantel. Samuel Soares veio para a equipa principal, e o Diretor Desportivo contratou vários jovens.

Consegui vender Friday por uma boa quantia e ainda "despachei" alguns jogadores que senti que estavam cá a mais. Não iriam ter tempo de utilização e aproveitei para encher mais os cofres do clube.

pcCpv7a.png

O plantel ficou bem constituído, para os meus objetivos e ainda tenho um conhecido islandês, o goleiro Einarsson. Pusemos a conversa em dia, como não poderia deixar de ser e congratulou-me pelo meu trabalho no Vikingur. De resto, sei que temos qualidade para fazer melhor do que foi feito até ao momento e alguns jovens talentosos, em especial o Jarat.

gf7KuU3.png8NtcfBW.png

 

Europa Conference League

O clube estava qualificado para a Conference League e tivemos que passar pelas eliminatórias. Astana, adversário que conheço, foi o primeiro a sentir o nosso poder ofensivo. Num total de 7-1 nas duas eliminatórias, passamos para a próxima ronda.

Nas rondas seguintes, houve aqui um vírus a que chamo de "2-1". É que vencemos os dois jogos contra o Nordsjaelland por esse resultado, e contra os austríacos do Sturm Graz, surprise surprise, outra vez duas vitórias por 2-1. Mas o mais importante foi a qualificação para a fase de grupos.

71MufKB.png

Ora a fase de grupos, foi algo para esquecer. Empatamos 4 jogos e perdemos dois, ficando assim eliminados. Fiquei desiludido, pois tínhamos valor suficiente para ultrapassar o Rapid Viena e o Jablonec. Já a Atalanta, sabia que seria complicado. O que mais doeu, foi a derrota caseira contra o Rapid...e depois, não conseguir derrotar o Jablonec em casa. Fica para a próxima.

eOXjbm2.png

 

Taça

Na Taça, cheguei já com a equipa nos quartos-de-final e naquele que foi o meu primeiro jogo ao leme do clube, goleamos o Sandefjord por 5-0. O Lillestroem causou muito mais dificuldades nas meias-finais, mas lá nos qualificamos para a final, após os penalties.

qGeMWie.png

Na final, disputada no estádio nacional, enfrentamos o Kristiansund. Foi um jogo emotivo e que acabou com um empate a 1 bola. Grodem ainda deu-nos a vantagem, mas Hopmark empatou no segundo tempo. No prolongamento, Gabrielzinho tornou-se no herói do jogo e marcou o golo da vitória, mesmo a acabar a primeira parte. Aguentamos bem até final e somos os vencedores da Taça. 

YNW9bk6.png

 

Liga

Finalmente, na Liga, não percebo como a equipa estava a passar dificuldades. A qualidade estava cá, mas não estava a ser explorada. Entramos numa senda de ótimos resultados e até à penultima jornada, só perdemos no terreno do Sogndal. De resto, foi sempre a somar vitórias ou empates.

1LIr43T.png

O equlíbrio era tanto, que a uma jornada do final, estavamos num impensável 2º lugar, a apenas dois pontos do líder Bodo Glimt. Lillestroem ainda nos podia ultrapassar mas um lugar no top-3 já estava garantido. Rosenborg e Molde ficaram para trás.

wXfpJdX.png

Entramos para a última jornada sem nada a perder e derrotamos o mesmo adversário da final da Taça, o Kristiansund. Muitas dificuldades e tivemos que dar a volta ao resultado, com o golo da vitória a chegar aos 80mn, por Bjordal.

4s6emqf.png

Ora o que não esperava mesmo, ou até talvez tivesse alguma esperança, era que o Bodo perdesse contra o Lillestrom, como perdeu por 2-1. Isto significou que o milagre aconteceu mesmo e fomos campeões. Nem queria acreditar. A festa foi rija.

szPX1Ns.png

Campeõeeeeeeeeees, Campeõeeeeeeeeees, nós somos Campeõeeeeeeeeees. Incrível mesmo, estou estupefacto. Engraçado é que a única derrota comigo ao leme, foi contra o último classificado da Liga.

nhP8bYw.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to O Fotógrafo - Valerenga - 2026 (Atualizado: 08/03)
22 minutes ago, Johann Duwe said:

Excelente recuperação no campeonato, conseguiste ainda o título ao final da temporada.

Não estava nada à espera, mas não vou me queixar, hehe. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oslo deve ser uma cidade bem bacana de se turistar. 

Encontrar velhos conhecidos pelo caminho é sempre legal e o FM sempre nos proporciona isso. 

Pegou um grupo até "tranquilo" na Conference, mas não vencer foi crucial pra essa eliminação. Acredito que selecionando diversas ligas possa ter fortalecido o Jablonec e Rapid.

Parabéns pela dupla de troféu. Apesar de pegar o time no caminho já, foi você que realmente levantou a taça e isso que importa. Sendo que no campeonato teve que correr atrás e virar na última rodada, muito bom. 

Boa sorte na próxima temporada começando desde o início nela.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Gostei da mudança, já que foi chutado, nada melhor do que começar o trabalho novo ganhando dois títulos de maneira magnífica. Quando vi a situação inicial, imaginava que se já terminasse perto das vagas europeias seria um bom trabalho, entretanto, superou todas as expectativas em menos de uma temporada, agora é ver como se constrói em cima disso para o próximo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, ElPerroMG said:

Oslo deve ser uma cidade bem bacana de se turistar. 

Encontrar velhos conhecidos pelo caminho é sempre legal e o FM sempre nos proporciona isso. 

Pegou um grupo até "tranquilo" na Conference, mas não vencer foi crucial pra essa eliminação. Acredito que selecionando diversas ligas possa ter fortalecido o Jablonec e Rapid.

Parabéns pela dupla de troféu. Apesar de pegar o time no caminho já, foi você que realmente levantou a taça e isso que importa. Sendo que no campeonato teve que correr atrás e virar na última rodada, muito bom. 

Boa sorte na próxima temporada começando desde o início nela.  

É mesmo uma cidade bem fixe com várias coisas para ver e fazer. Sempre bom encontrar velhos conhecidos, principalmente quando os derrotamos, hehe. Sim, equipas estão fortalecidas e causaram muitas dificuldades enquanto a nível interno, foi algo de inesperado. Obrigado.

6 hours ago, Henrique M. said:

Gostei da mudança, já que foi chutado, nada melhor do que começar o trabalho novo ganhando dois títulos de maneira magnífica. Quando vi a situação inicial, imaginava que se já terminasse perto das vagas europeias seria um bom trabalho, entretanto, superou todas as expectativas em menos de uma temporada, agora é ver como se constrói em cima disso para o próximo ano.

Teve que ser e melhor maneira de começar era quase impossível, ainda para mais sendo tudo decidido no último dia da competição. Expectativas bem superadas. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de altos e baixos na Europa League, o time soube juntar os cacos e se recuperar para buscar o título. É um grande feito coroado com uma reta final com 5 vitórias consecutivas.

Meus parabéns, boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, PedroJr14 said:

Depois de altos e baixos na Europa League, o time soube juntar os cacos e se recuperar para buscar o título. É um grande feito coroado com uma reta final com 5 vitórias consecutivas.

Meus parabéns, boa sorte na sequência!

Tivemos que juntar os cacos da Conference League e foi um feito enorme e inesperado. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Conference League a coisa não foi tão legal, poderia ter passado de fase. Mas aí nas competições domésticas chegou levantando troféus - inclusive com direito a uma campanha maravilhosa de recuperação na liga. Quando vi as imagens achei que ia ler sobre como aquela derrota no meio ali te custou o título, mas aí lendo descobri que estava olhando a tabela a um jogo do final. Que reviravolta essa derrota do Bodo. E que bom que tua equipe estava lá para se aproveitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Danut said:

Na Conference League a coisa não foi tão legal, poderia ter passado de fase. Mas aí nas competições domésticas chegou levantando troféus - inclusive com direito a uma campanha maravilhosa de recuperação na liga. Quando vi as imagens achei que ia ler sobre como aquela derrota no meio ali te custou o título, mas aí lendo descobri que estava olhando a tabela a um jogo do final. Que reviravolta essa derrota do Bodo. E que bom que tua equipe estava lá para se aproveitar.

Conference League foi uma lição. Não queria acreditar no final do jogo quando vi o resultado do Bodo. Perderam imensos pontos pelo caminho e nós aproveitamos, mesmo com a derrota contra o último classificado. Final de sonho. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante a retomada da equipe a nível nacional, merece todos os parabéns, chegou e mudou a equipe da água pro vinho!! Será o início do Valerenga dominando o país? Será difícil, mas não tem porque não acontecer! 

Também tem tudo para melhorar as próximas campanhas no nível europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, victor095 said:

Impressionante a retomada da equipe a nível nacional, merece todos os parabéns, chegou e mudou a equipe da água pro vinho!! Será o início do Valerenga dominando o país? Será difícil, mas não tem porque não acontecer! 

Também tem tudo para melhorar as próximas campanhas no nível europeu.

Obrigado. Até eu fiquei surpreso. O vinho foi bem bom...mas há que mantê-lo assim. A nível europeu há que melhorar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, gostei de ver. Usou a saída da Islândia como combustível para chegar na Noruega e já levar títulos logo de cara, muito bem. O @Johann Duwe fez um save legal em terras nórdicas e, considerando a passagem dele pelo país, acredito que você possa fazer ótimas campanhas europeias. Estou curioso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, #Vini said:

Rapaz, gostei de ver. Usou a saída da Islândia como combustível para chegar na Noruega e já levar títulos logo de cara, muito bem. O @Johann Duwe fez um save legal em terras nórdicas e, considerando a passagem dele pelo país, acredito que você possa fazer ótimas campanhas europeias. Estou curioso. 

Obrigado. Foi a melhor decisão, com uma recuperação fantástica. Também estou curioso pelas campanhas europeias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3EqSein.png

 

Foto do Dia

Tive a oportunidade de conhecer vários locais na Noruega, quando lá fui, sendo que um deles foi a cidade de Trondheim, casa do Rosenborg. É a terceira maior cidade da Noruega. Tem 497 km² de área e uma população de cerca 205 163 habitantes (2020).

É a maior cidade do condado de Trøndelag, e está situada na costa sul do fiorde de Trondheim, junto à foz do rio Nidelva. A cidade possui a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Foi fundada em 997 e já teve os nomes de Nidaros e Trondhjem. Em sua fundação, era um entreposto comercial, e foi capital da Noruega durante a Era Viquingue até 1217. A partir de 1152 até 1537, foi sede da Arquidiocese de Nidaros, e permanece como a sede da Diocese de Nidaros e da Catedral de Nidaros. O atual município formou-se 1964, quando fundiu-se com Byneset, Leinstrand, Strinda e Tiller.

1ca0YL0.jpg

 

Curiosidades

E cá estamos nós, naquela fase da época onde temos a reunião com a direção para definir as expectativas para a época. Como campeões após uma recuperação milagrosa, temos e queremos lutar pelo título, esta época. Na taça, também como detentores do troféu, o objetivo é voltar a atingir a final. Vamos com tudo.

gGyvJrD.png

As finanças estão ok. É necessário ter cuidado para que não fiquem abaixo da linha vermelha e há que dar o melhor nas competições europeias, para poder encher os cofres do clube.

LXm5m5s.png

 

Transferências e plantel

O mercado de transferências acaba por ser agitado e acabei gastando um pouco mais de 2 milhões de Euros. O grande destaque vai para a chegada de Martim Neto, do Benfica. Ainda fui buscar Emmanuel Fernandes, por empréstimo, ao Sporting, enquanto os restantes jogadores chegam para as camadas jovens. O Diretor Desportivo é o responsável por estas contratações.

cIcO6sY.png

Nas saídas, ainda consegui fazer 400 mil euros, com as vendas de Dicko Eng, Boyum e Lampe. Hovland foi emprestado enquanto os outros excedentários saíram a custo zero. Os contratos acabaram e decidi não renovar. 

VqVD1S3.png

O plantel fica assim constituído e devido às regras e inscrição, temos na sua maioria noruegueses. Jogando no 4-3-3, Haug sai na pole-position para ser o guarda-redes titular, com um quarteo defensivo a protegê-lo, constituído por Borchgrevink na direita, Marsá na esquerda e Rudolfsson e Nasberg no meio, com Porozo a espreitar a titularidade. 

No meio-campo, irei começar com Martim Neto, Jarat e Bjordal, enquanto no ataque, Christensen e Stenevik irão jogar nas alas, com Gabrielzinho a ser forte possibilidade para começar alguns jogos e ter muitos minutos.

A única duvida que tenho é o ponta-de-lança, onde ainda estou indeciso entre Iliev e Pedro Mendes.

u6nK3MT.pnguTwPGb8.png

 

Jogos

A pré-época foi longa, mas diria que positiva. Muitos jogos para experimentar vários jogadores no onze titular, colocando alguns em diferentes posições, e resultados interessantes, como os empates contra o AZ e Krasnodar e as vitórias contra Boca Juniors e Flamengo. 

Ainda derrotamos Den Haag, IFK Gotemburgo e Cercle Brugge, e a única derrota acaba por surgir contra o PSV.

FKHVceT.png

 

Supertaça

Primeiro troféu da época, a Supertaça. Adversário foi o Bodo Glimt e ainda para mais, jogou em casa. Todos os troféus caseiros são para ganhar, e essa é a mentalide que transmito aos jogadores. O jogo foi equilibrado, contra um bom adversário e jogado debaixo de um nevão, algo a que já estamos habituados por aqui.

Quando tudo indicava que teríamos prolongamento, Grodem decidiu ser herói, marcando o único golo do encontro, aos 87mn, e oferecendo-nos assim a vitória. Nada melhor como começar a época a vencer.

FGHdXyS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to O Fotógrafo - Valerenga - 2027 (Atualizado: 17/03)
10 hours ago, Henrique M. said:

Senti falta das imagens dos atletas, alguma razão para não colocar?

Das contratações? Posso colocar hoje à noite, quando acabar o trabalho. Se tiver alguns jogadores em específico que queiras ver é só dizeres e coloco. Só não estou acostumado a fazê-lo 😁

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que grande recuperação no campeonato anterior e quem diria que irias acabar com o título nas mãos? Excelente trabalho! Foste muito capaz nas eliminatórias da Conference League, mas depois sentiste sérias dificuldades no grupo.

Nesta nova época, já entraste a todo o gás com a vitória na Supertaça perante o Bodo. Espero que consigas operar mais uma excelente época.

PS: MARTIM NETO ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutes ago, Martini Branco said:

Que grande recuperação no campeonato anterior e quem diria que irias acabar com o título nas mãos? Excelente trabalho! Foste muito capaz nas eliminatórias da Conference League, mas depois sentiste sérias dificuldades no grupo.

Nesta nova época, já entraste a todo o gás com a vitória na Supertaça perante o Bodo. Espero que consigas operar mais uma excelente época.

PS: MARTIM NETO ❤️

Foi algo que não esperava. Grupo complicado mas valeu pela experiência. Mais um caneco e espero grandes coisas do Martim. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/17/2022 at 9:18 PM, Henrique M. said:

Senti falta das imagens dos atletas, alguma razão para não colocar?

YXTNQhu.png

3FrQeWS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei das contratações. principalmente do Martim Neto, vindo do Benfica. Já começa a temporada com o título da Supertaça e espero que continue assim na liga. Boa sorte na temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutes ago, LC said:

Gostei das contratações. principalmente do Martim Neto, vindo do Benfica. Já começa a temporada com o título da Supertaça e espero que continue assim na liga. Boa sorte na temporada.

Foi uma bela aquisição. Sempre bom começar com um troféu, mas queremos mais. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taça garantida pra começar com o pé direito o que promete ser mais uma temporada de boas expectativas.

Boas contratações, já se percebe como subiu o nível de exigência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutes ago, victor095 said:

Taça garantida pra começar com o pé direito o que promete ser mais uma temporada de boas expectativas.

Boas contratações, já se percebe como subiu o nível de exigência.

é mesmo a começar com o pé direito. Veremos o que o futuro nos reserva. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to O Fotógrafo - SC Braga - Problema com o jogo (Atu 11/09)
  • div changed the title to O Fotógrafo
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • whcampos123
      Por whcampos123
      Alguém sabe onde posso baixar uma atualização para FM22?
×
×
  • Criar Novo...