Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Dificuldade em mudar de versão


RaphaDias

Posts Recomendados

Fala galera,

Gostaria de compartilhar algo que acredito que seja comum.

Quando eu jogo o FM eu como manager gosto de ter controle total sobre tudo que acontece no meu time, seja ele pequeno ou grande!

Eu jogo a versão 2013, até hoje... Estou testando a 2021 mas não consigo migrar, parece que fico horas só mudando de aba e tentando entender o jogo.

Dessas verões mais novas tem alguma que seja mais simples? Que vocês conseguiram migrar?

Obrigado e abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mudanças são feitas aos poucos entre versões, então a gente não sente que há muitas mudanças (e curiosamente isso é uma reclamação frequente desde sempre). De forma geral há um salto maior a cada 2-3 versões, então se você achou o 21 muito complicado poderia tentar o 18, que foi onde o jogo tomou uma forma mais parecida com o que temos hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Eu tô tentando jogar o FM21, mas fiquei umas 6h arrumando o time pra temporada... Hahahah

Não sei se consigo...

Achei que teve uma baixa de atributos muito grande, no Brasil, todos tem media 14 e os melhores 15... Nos outros parecia diferente!

Staffs também senti diferença, minhas buscas eram sempre em +16 para os atributos chaves, nesse tive que baixar para 14...

Minha visão faz sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RaphaDias disse:

Eu tô tentando jogar o FM21, mas fiquei umas 6h arrumando o time pra temporada... Hahahah

Não sei se consigo...

Achei que teve uma baixa de atributos muito grande, no Brasil, todos tem media 14 e os melhores 15... Nos outros parecia diferente!

Staffs também senti diferença, minhas buscas eram sempre em +16 para os atributos chaves, nesse tive que baixar para 14...

Minha visão faz sentido?

Sou do tipo que fica organizando cada detalhe antes de começar o save. Mas depois a coisa flui bem tranquila no decorrer da temporada. Porque já está tudo organizado. Seja staff, treinamento, tática, etc. 

Mas tem um pessoal que faz bem menos coisas e curte o jogo de boa. Vai de cada um. 

Sim, é bem curioso isso. Lembro que até o FM15 eram bem mais generosos com os atributos.

Agora, do '22, achei que foram generosos com alguns jogadores do Bayern. O Kimmich e o Goretzka, p. ex., estão bem OP. Já o Muller é um ou outro atributo no verde 🙃

E muitos outros times assim. 

Já em staffs, achei também. Mas consigo levar mais de boa. 

Apesar de jogar menos a versão de pc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
18 horas atrás, RaphaDias disse:

Eu tô tentando jogar o FM21, mas fiquei umas 6h arrumando o time pra temporada... Hahahah. Não sei se consigo... [...]

Olha, eu também demoro bastante pra ajeitar as coisas no início do save, começando a primeira temporada e tals (faço isso desde que me conheço por manager aliás, hahahaha!), mas é como bem disse o @felipevalle: depois disso as coisas vão bem mais rápidas e ficam +intuitivas, aí o save tende a acelerar.

Agora, FM é um jogo pra ser jogado por quem tem um tempo razoável, se você não dispõe disso, realmente fica complicado.

 

18 horas atrás, RaphaDias disse:

[...]

Achei que teve uma baixa de atributos muito grande, no Brasil, todos tem media 14 e os melhores 15... Nos outros parecia diferente! Staffs também senti diferença, minhas buscas eram sempre em +16 para os atributos chaves, nesse tive que baixar para 14...

Minha visão faz sentido?

Faz sentido, eu também notei os mesmos decréscimos nos atributos, tanto em jogadores quanto em comissão técnica.

Mas acho que isso foi uma mudança benéfica a meu ver, nos FMs mais antigos por exemplo era relativamente fácil montar uma STAFF monstruosa de boa logo de cara, num time de meio de tabela e tals. Isso mudou, ficou mais difícil, com determinadas limitações e tudo mais. Hoje pra você repetir isso, só iniciando num gigante ou tendo mt verba (margem pra salários) pra gastar.

Isso te incomoda de alguma forma? (Os decréscimos nos atributos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, RaphaDias disse:

Eu tô tentando jogar o FM21, mas fiquei umas 6h arrumando o time pra temporada... Hahahah

 

6h capaz que ainda é pouco pra mim. Na época do CM às vezes demorava uma semana real pra passar o mês da pré-temporada.

Pra quem se habituou a fazer saves longos, o planejamento no início demora mesmo porque a gente vai revisando tudo, olha o que dá pra fazer de mudanças em todos os times, o staff, etc...

Essas tarefas também, com o tempo você começa a fazer no piloto automático, mas início de temporada - principalmente no início do save - é assim mesmo.

 

Aí, com o entendimento das mecânicas mais fresco na memória, mesmo com essa demora pra deslanchar e os testes já estou no 3º save de 3+ temporadas. E a partir daí o problema já é outro, de se manter motivado e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Douglas. disse:

 

6h capaz que ainda é pouco pra mim. Na época do CM às vezes demorava uma semana real pra passar o mês da pré-temporada.

Pra quem se habituou a fazer saves longos, o planejamento no início demora mesmo porque a gente vai revisando tudo, olha o que dá pra fazer de mudanças em todos os times, o staff, etc...

Essas tarefas também, com o tempo você começa a fazer no piloto automático, mas início de temporada - principalmente no início do save - é assim mesmo.

 

Aí, com o entendimento das mecânicas mais fresco na memória, mesmo com essa demora pra deslanchar e os testes já estou no 3º save de 3+ temporadas. E a partir daí o problema já é outro, de se manter motivado e tal.

O que gosto de fazer pra dar atenção ao save é estabelecer no dia que for jogar, passar um mês do calendário do jogo, fazer o backup 😅uma hora a gente aprende né, e fazer algumas análises do save. Tipo, ver se aparece algum jovem se destacando, aqui ou acolá. Fatos interessantes nas ligas, etc. Como se estivesse vendo um programa esportivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 24/12/2021 em 19:07, Douglas. disse:

6h capaz que ainda é pouco pra mim. Na época do CM às vezes demorava uma semana real pra passar o mês da pré-temporada.

[...]

Porra, UMA SEMANA Douglas? Hahaha 🤣😅 aí não pô, aí eu largo de mão do jogo. O máximo que eu já levei nessa primeira fase de todo manager iniciando um save novo foi coisa de um dia jogando e tals, mas nada mt além disso não.

Mas concordo que é um período mais trabalhoso mesmo, por mais que a gente já tenha mt coisa automatizada na mente (por já jogar há anos).

Por outro lado, a parte mais gostosa pra mim é quando chega Janeiro (jogando na Europa, claro) e a gente pode ter noção de quem trazer de graça pro clube (via Lei Bosman) pra próxima temporada. Aliás, esse momento só perde pra janela de transferências da 2ª temporada, que geralmente é mais movimentada e o elenco já pode ser melhor lapidado ao seu gosto, hahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leho. disse:

Porra, UMA SEMANA Douglas? Hahaha 🤣😅 aí não pô, aí eu largo de mão do jogo. O máximo que eu já levei nessa primeira fase de todo manager iniciando um save novo foi coisa de um dia jogando e tals, mas nada mt além disso não.

Mas concordo que é um período mais trabalhoso mesmo, por mais que a gente já tenha mt coisa automatizada na mente (por já jogar há anos).

Por outro lado, a parte mais gostosa pra mim é quando chega Janeiro (jogando na Europa, claro) e a gente pode ter noção de quem trazer de graça pro clube (via Lei Bosman) pra próxima temporada. Aliás, esse momento só perde pra janela de transferências da 2ª temporada, que geralmente é mais movimentada e o elenco já pode ser melhor lapidado ao seu gosto, hahaha!

É que está bem mais fácil fazer certas coisas. Porque têm vários filtros e opções novas que foram colocando.

Esses dias mesmo, fui jogar o CM do PSP e me embananei todo pra deixar o time do jeito que queria.

Pra fazer scout ou pra ir na aba do jogador e ver a posição. Aliás, que negócio pouco intuitivo aquele.

Mesmo o FMH12 que tem uma taxa de carregamento bem rápida, algumas coisas lá são chatas e demoram um pouquinho mais. Tipo, o scout dos jovens. Não ter filtro de posição natural, etc.

O FMM22, demora pra carregar mais, mas os filtros dão uma ajudada boa. Com exceção de não ter seleção em massa, coisa que as versões de pc fazem.

Já sobre essa Lei Bosman, ela era bem roubada antes. Lembro que no FMH12 já dava pra contratar meio time do Barça pro Timão assim 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hora atrás, felipevalle disse:

[...]

Já sobre essa Lei Bosman, ela era bem roubada antes. Lembro que no FMH12 já dava pra contratar meio time do Barça pro Timão assim 😅

Aí que era bão 😈

Hahahaha, eu lembro que contratava uns 20 jogadores, de mediano pra cima, pra clube médio da Europa. Montava um elenco bacana, vendia quem não se encaixa direito e ainda fazia uma boa grana pra trazer o craque do time, aquele diferencial hahaha! Era mt bom! Claro que era roubado à beça, mas eu me divertia mt.

Hoje ainda dá pra trazer bons jogadores, de vez em quando alguns ótimos negócios a custo zero, mas diminuíram bastante essa facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leho. disse:

Porra, UMA SEMANA Douglas? Hahaha 🤣😅 aí não pô, aí eu largo de mão do jogo. O máximo que eu já levei nessa primeira fase de todo manager iniciando um save novo foi coisa de um dia jogando e tals, mas nada mt além disso não.

Imagino que devia ter também aqueles dias que dava pra jogar menos horas por causa de escola e afins, mas mesmo assim eu tenho certeza que era a menor média de dias de jogo por hora disparado. Acho que por isso nunca conseguia fazer saves mais longos. Poucos passavam de 10 anos, e o primeiro que lembro já era no FM05.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...