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Um Tour pelo FM 21


senna889091

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Assim como já ocorrera em edições anteriores, de modo que mais pessoas possam conhecer tudo o que há de novo na mais nova edição do Football Manager, montamos este tour do Football Manager 2021, trazendo informações básicas e imagens interface atual e das novidades anunciadas.

- Tela Inicial e Redes Sociais

Spoiler

 

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Nenhuma mudança foi realizada em ambas as telas, com exceção do conserto de bugs que eventualmente ocorriam na tela das Redes Sociais.

- Elenco

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Aqui, notamos as primeiras mudanças. A mais notável diz respeito ao modo como são demonstrados a condição física e de jogo dos atletas, sendo respectivamente representados por um coração e um quadrado (que pode variar entre setas ou símbolos de um "joinha" negativo ou positivo). As cores e o quão cheio o coração está, além das cores e da direção da seta determinarão o nível de energia e o condicionamento pra aguentar os 90 minutos de jogo. Além disso, há agora por padrão uma coluna que indica o quão satisfeito o jogador está com seu tempo de jogo, baseando-se naquilo que foi estipulado em contrato.

Outra mudança, e que vemos como um ponto negativo, é que a barra que indica o limite de jogadores que podem ser inscritos ou escalados (por exemplo: número máximo de jogadores no plantel ou número máximo de jogadores estrangeiros no plantel) não conta mais com um número, sendo representada apenas por uma barra que é preenchida conforme o número de atletas naquele requisito aumenta. Sendo assim, isso nos obriga a fazer a contagem manualmente, por exemplo.

- Dinânica

Spoiler

 

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Basicamente, esse setor segue sem grandes alterações. O que realmente muda é a interface de como essas informações são mostradas, especialmente no que diz respeito a 'Reunião de Equipe' - mesma mudança de interface que pode-se notar nas coletivas com a imprensa também. Além disso, foi inserido o sistema de linguagem corporal, que aparece em outros momentos do jogo, e que influencia a maneira como os jogadores podem reagir a sua fala. De certa forma, a 'linguagem corporal' é apenas uma mudança para embelezar o que já existia e que eram os tons, tais como assertivo, apaixonado e afins.

- Táticas

Spoiler

 

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Sem grandes mudanças por aqui nas abas e opções já existentes. A exceção fica pela retirada da aba referente a análise do último jogo, que poderia ser utilizada para acessar a tela que mostrava a nota dos jogadores e um resumo do que cada um fez no jogo anterior.

Uma novidade aqui fica pela representação gráfica do que cada função faz no que diz respeito a movimentação, proporcionando uma explicação mais visual sobre as mesmas.

- Relatório da Equipe

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Para ver outras fotos:
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Essa parte foi repaginada, com o aumento da profundidade do trabalho dos analistas. Na aba 'Visão Geral' é mostrado a formação do time com o CA dos jogadores à esquerda e à direita é mostrado as estatísticas do time em diversas áreas e também um quadro sobre a 'Eficácia Ofensiva', que dependendo do número de chutes e chances criadas o seu time é enquadrado em um dos quadrantes existentes.

Em 'Relatório do Analista', além do quadro de estatísticas se repetir, há um resumo sobre o quão forte seu time é em cada área do jogo.

O 'Relatório do Assistente' mostra os pontos fortes e fracos da equipe.

O resto das três abas não tem muito segredo, mas a última contém uma novidade na sub-aba 'Visão Geral' que é a representação gráfica em movimento do estilo de jogo que seu próximo adversário utiliza.

- Staff, Treinos e Centro Médico

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Apesar dos inúmeros pedidos da comunidade nos últimos anos, em especial no que diz respeito aos treinos, nenhuma grande mudança foi apresentada nesse setor do jogo.

- Observação de Jogadores

Spoiler

 

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Há uma mudança na aba 'Lista Preferencial', na qual é possível observar, na lista dos jogadores adicionados, um botão para perguntar ao agente do jogador sobre a possibilidade do mesmo de se juntar ao seu clube. Esta opção pode ser encontrada também no próprio perfil dos jogadores.

- Informações e Visão do Clube

Spoiler

 

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Sem mudanças também por aqui. A novidade apenas fica na interface da conversa com a diretoria, semelhante a mudança que também ocorreu nas coletivas e na 'Reunião de Equipe'.

A única diferença em relação às versões anteriores é que agora, ao fazer um pedido a diretoria, a resposta não se dá numa conversa logo de cara, sendo necessário apertar o botão 'Continuar' para que receba uma mensagem na 'Caixa de Entrada' com a resposta positiva ou negativa da diretoria.

- Pré-Jogo

Spoiler

 

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Aqui talvez seja onde possamos encontrar as maiores mudanças, com uma apresentação mais detalhada no pré-jogo, para partidas com transmissão da TV, como se fosse uma transmissão real: sistemas táticos de ambas as equipes, tabela de classificação do campeonato e entrada de ambas as equipes em campo.

- Prévia do Jogo e Briefing Tático

Spoiler

 

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A prévia do jogo vem com uma tela de Briefing Tático, com informações sobre o jogo (adversário, posições de ambos os clubes no campeonato, estádio, estado do gramado e capacidade, clima e data), formação provável do adversário e sugestões de alteração táticas para a partida (mentalidade e instruções sobre o adversário, instruções táticas, alterações de tarefas). Você pode ainda escolher se quer deixar essas alterações (caso as aceite) para todos os jogos ou somente aquele jogo. Na aba 'Outro Conselho', o jogo dá outras sugestões curiosas, como uma nova opção de cobrador de bolas paradas ou de jogadores que tenham parcerias.

Quando você avança essa tela, você vê a reação dos jogadores sobre diversas áreas e instruções de sua tática, além de ver reações sobre o quão confortável alguns jogadores estão em suas posições. 

Há uma tela de apresentação com a escalação de ambas as equipes, com sobrenome ou o "nome de oficio" do jogador/treinador/árbitro em maiúsculo, suas numerações, divididos em titulares e reservas, com data, hora e local, além de algumas reações de jornalistas da imprensa e sugestões táticas de seu staff.

- Interface do Dia de Jogo e Menus

Spoiler

 

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Várias alterações ocorreram nessa parte. O placar fica no canto superior esquerdo, onde clicando nele aparecerá as estatísticas de jogo. No canto superior direito você tem o botão de configurações (onde encontrará as opções para ver a partida) e uma setinha onde geralmente há a opção de "salvar a partida". Duas coisas chatas já se notam: as ausências da barra de tempo, onde você clica para retornar o jogo em algum ponto para rever algum lance, e mais uma vez tiraram o widget do "Radar", assim como no FM 2020. Falando na barra de tempo, ela só aparece quando você rever jogos já passados e além disso, olhando no placar embaixo do tempo você nota uma barra roxa indicando o avançar do cronômetro do jogo, dividindo em duas partes representando cada tempo.

Na parte inferior você encontra as principais opções, do lado esquerdo você tem as opções de tática. Passando do centro para a direita você encontra os jogadores titulares, onde você tem opções de alterar suas funções, ver seus estados emocionais, “gritar” com os mesmos, dar instruções táticas ou substituí-los. Visualmente, você vê o uniforme, seu número, nome, posição, linguagem corporal e nota do jogador. Mais ao canto direito, verá um botão parecendo um “tablet”, a “prancheta eletrônica”, onde verá os widgets e dentre eles, há um de mapa de chute, que tem relação a nova estatísticas de “expectativa de gols”, que é quanto o seu time consegue movimentar chances de conclusão. Ao lado há um botão que esconde essa barra de informações embaixo; ao ocultar essa barra, você poderá ver 4 widgets diferentes ao invés de 2 quando a barra está ativa. Há também um outro botão, bem ao canto, escrito “Suplentes”, onde você ver os jogadores do banco. Quando você não está no modo de Jogo Completo, nos intervalos entre os melhores momentos é exibido as informações do jogo, sendo que no centro aparecem as dicas do assistente técnico e algumas estatísticas e os widgets.

Durante a partida, enquanto vê os melhores momentos, aparece do lado inferior esquerdo alguns pop-ups com alguma estatística do jogo ou placar de outros jogos, por exemplo. 

Em relação a match engine, especialmente no motor 3D, é possível dizer que se trata da melhor até agora. A SI prometeu uma defesa e ataque mais inteligentes e isso acontece. Boa parte do que incomodava no FM foi eliminada como a quantidade de gols perdidos no mano a mano, onde aqui os atacantes respeitam o seu nível, com os mais habilidosos tirando a bola do goleiro de diferentes maneiras, até mesmo de cavadinha. Se alguém está sem ângulo para chutar ou adentra a área e tem uma melhor opção livre de marcação, o jogador passa a bola. A movimentação ofensiva melhorou e reduziu bastante a chance os jogadores se encavalarem no centro da área adversária, com risco até de levar um “fogo amigo” numa tentativa de chute. Dependendo do nível de seu time, mais jogadas plásticas ocorrerão. Jogadas pelo meio são mais fáceis de acontecer e tendo bom passadores, um passe mais agudo furará a defesa, deixando o atacante cara a cara com o goleiro. Aliás, são essas jogadas e passes enfiados que são o maior perigo desta versão do jogo.

Na defesa também tivemos melhorias, até para equilibrar com a melhora da inteligência do ataque. Os goleiros também receberam melhorias e as defesas estão mais reais, apesar de particularmente ainda achar longe do ideal.  Ainda sobre os goleiros, há uma participação maior deles atuando como líberos.

- Relatório Pré-Jogo do Analista de Dados

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Em "Relatórios da Equipa", mostra a formação da equipe e algumas estatisticas do lado direito, junto com um outro grafico de eficácia ofensiva. Nessa tela há opções de ver o  relatório do olheiro e do analista em detalhes.

Em "Relatório do Analista" há comentários do profisisonal sobre o desempenho do time, como os gols são marcados e sofridos, formações usadas e enfrentadas e análise do jogo anterior, incluso um grafico de desempenho em diversas áreas.

- Relatório Pós-Jogo do Analista de Dados

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Na análise pós-jogo são mostrados gráficos com a expectativa de goals (xG - chances criadas), mapa de chutes, média do posicionamento dos jogadores, passes e um resumo do desempenho do melhor jogador. Note que passando o mouse pelo resumo do melhor jogador, se ele fez algum lance de destaque como um gol, parte do texto sobre o lance estará como link, para ser visto

Clicando em 'Historia do Jogo xG', mostra em detalhes o nivel da expectativa de gol de ambas equipes e um comentário comparando ambos os desempenhos. Clicando em 'Mapa de Remates' é possível ver a quantidade de chutes dadas pelo seu time, posição do chute, expectativa de gols, gols, tentativas e com qual parte do corpo foi, além de um comentário. Passando o mouse sobre os locais de chutes e clicando você pode rever a jogada.

- Conferência de Imprensa e Feedback

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A tela de coletiva de imprensa já começa na caixa de mensagens quando você tem um resumo do que será a coletiva, assuntos e os jornalistas presentes, além do relacionamento que você tem com cada um. Aceitando a coletiva, você é levado ao ambiente, assim como na tela de Reunião de Equipe que mostra um fundo de vestiário. Um diretor de comunicação pede para dar o inicio a entrevista. Os jornalistas no topo, aparecendo um balão com a pergunta dele abaixo do seu quadro e o tópico da pergunta à direita no topo. Abaixo aparecem as opções, separadas por tons, enquanto acima destas opções podem aparecer os Gestos a serem escolhidos. Dependendo do gesto escolhido, pode ou não limitar suas opções de resposta. Abaixo dos nomes dos jornalistas e do diretor de comunicação é mostrada a linguagem corporal que vai mudando de acordo com suas respostas. Ao final da entrevista, é mostrado um resumo do que o diretor achou, a opinião da diretoria, os jornalistas e suas relações e o nível de influência.

- VAR e Tecnologia da Linha do Gol

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Aqui houve uma evolução. Se antes o juiz tinha que ir até a cabine para checar o VAR, agora há situações que o juiz apenas receberá o informe pelo comunicador e sem ir a cabine poderá dar a sua decisão. Além disso, parece que o uso do VAR tem sido mais frequente nessa versão, aparecendo por possibilidade de pênalti e em falta dentro ou fora da área. Para completar, há um pop-up que informa o que e se está sendo checado e o veredito.

- Perfil e Interação do Jogador

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Uma amostra da tela de perfil de jogador. Além disso, algo que considero novo é a tela de "Conversar", onde clicando mostra por tópicos todos os tipos de assuntos que você pode ter com o jogador, que sao divididos em dois grandes grupos: "Conversa Rápida", que um popup para um chat rápido, e "Conversa Privada", onde é levado pra um ambiente e as opções de respostas aparecem iguais as da Coletiva de Imprensa.

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Como é possível notar, de maneira geral, o FM2021 não nos proporciona mudanças muito drásticas. De fato, algumas áreas sequer sofreram mudanças de fato, e por isso acabamos por nem mesmo abordar as mesmas aqui, visto que basicamente todos já as conhecemos e sabemos como funcionam.

De qualquer maneira, fica esse tour e guia para os novos jogadores ou mesmo para aqueles que decidiram pular algumas versões do jogo e entrar de cara no FM2021 sem passar pela versão anterior.

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  • Bigode. Destacou e fixou este tópico

Excelente conteúdo, @senna889091!

Realmente, o FM2021 trouxe algumas novidades bem interessantes, mas nenhuma mudança realmente drástica. Mais um ano em que ficaremos esperando por mudanças no que diz respeito aos treinos...

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  • Leho. desfixou este tópico

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