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Um Tour pelo FM 21


senna889091

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Assim como já ocorrera em edições anteriores, de modo que mais pessoas possam conhecer tudo o que há de novo na mais nova edição do Football Manager, montamos este tour do Football Manager 2021, trazendo informações básicas e imagens interface atual e das novidades anunciadas.

- Tela Inicial e Redes Sociais

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Nenhuma mudança foi realizada em ambas as telas, com exceção do conserto de bugs que eventualmente ocorriam na tela das Redes Sociais.

- Elenco

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Aqui, notamos as primeiras mudanças. A mais notável diz respeito ao modo como são demonstrados a condição física e de jogo dos atletas, sendo respectivamente representados por um coração e um quadrado (que pode variar entre setas ou símbolos de um "joinha" negativo ou positivo). As cores e o quão cheio o coração está, além das cores e da direção da seta determinarão o nível de energia e o condicionamento pra aguentar os 90 minutos de jogo. Além disso, há agora por padrão uma coluna que indica o quão satisfeito o jogador está com seu tempo de jogo, baseando-se naquilo que foi estipulado em contrato.

Outra mudança, e que vemos como um ponto negativo, é que a barra que indica o limite de jogadores que podem ser inscritos ou escalados (por exemplo: número máximo de jogadores no plantel ou número máximo de jogadores estrangeiros no plantel) não conta mais com um número, sendo representada apenas por uma barra que é preenchida conforme o número de atletas naquele requisito aumenta. Sendo assim, isso nos obriga a fazer a contagem manualmente, por exemplo.

- Dinânica

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Basicamente, esse setor segue sem grandes alterações. O que realmente muda é a interface de como essas informações são mostradas, especialmente no que diz respeito a 'Reunião de Equipe' - mesma mudança de interface que pode-se notar nas coletivas com a imprensa também. Além disso, foi inserido o sistema de linguagem corporal, que aparece em outros momentos do jogo, e que influencia a maneira como os jogadores podem reagir a sua fala. De certa forma, a 'linguagem corporal' é apenas uma mudança para embelezar o que já existia e que eram os tons, tais como assertivo, apaixonado e afins.

- Táticas

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Sem grandes mudanças por aqui nas abas e opções já existentes. A exceção fica pela retirada da aba referente a análise do último jogo, que poderia ser utilizada para acessar a tela que mostrava a nota dos jogadores e um resumo do que cada um fez no jogo anterior.

Uma novidade aqui fica pela representação gráfica do que cada função faz no que diz respeito a movimentação, proporcionando uma explicação mais visual sobre as mesmas.

- Relatório da Equipe

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Para ver outras fotos:
https://imgur.com/a/InQGECl

Essa parte foi repaginada, com o aumento da profundidade do trabalho dos analistas. Na aba 'Visão Geral' é mostrado a formação do time com o CA dos jogadores à esquerda e à direita é mostrado as estatísticas do time em diversas áreas e também um quadro sobre a 'Eficácia Ofensiva', que dependendo do número de chutes e chances criadas o seu time é enquadrado em um dos quadrantes existentes.

Em 'Relatório do Analista', além do quadro de estatísticas se repetir, há um resumo sobre o quão forte seu time é em cada área do jogo.

O 'Relatório do Assistente' mostra os pontos fortes e fracos da equipe.

O resto das três abas não tem muito segredo, mas a última contém uma novidade na sub-aba 'Visão Geral' que é a representação gráfica em movimento do estilo de jogo que seu próximo adversário utiliza.

- Staff, Treinos e Centro Médico

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Apesar dos inúmeros pedidos da comunidade nos últimos anos, em especial no que diz respeito aos treinos, nenhuma grande mudança foi apresentada nesse setor do jogo.

- Observação de Jogadores

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Há uma mudança na aba 'Lista Preferencial', na qual é possível observar, na lista dos jogadores adicionados, um botão para perguntar ao agente do jogador sobre a possibilidade do mesmo de se juntar ao seu clube. Esta opção pode ser encontrada também no próprio perfil dos jogadores.

- Informações e Visão do Clube

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Sem mudanças também por aqui. A novidade apenas fica na interface da conversa com a diretoria, semelhante a mudança que também ocorreu nas coletivas e na 'Reunião de Equipe'.

A única diferença em relação às versões anteriores é que agora, ao fazer um pedido a diretoria, a resposta não se dá numa conversa logo de cara, sendo necessário apertar o botão 'Continuar' para que receba uma mensagem na 'Caixa de Entrada' com a resposta positiva ou negativa da diretoria.

- Pré-Jogo

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Aqui talvez seja onde possamos encontrar as maiores mudanças, com uma apresentação mais detalhada no pré-jogo, para partidas com transmissão da TV, como se fosse uma transmissão real: sistemas táticos de ambas as equipes, tabela de classificação do campeonato e entrada de ambas as equipes em campo.

- Prévia do Jogo e Briefing Tático

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A prévia do jogo vem com uma tela de Briefing Tático, com informações sobre o jogo (adversário, posições de ambos os clubes no campeonato, estádio, estado do gramado e capacidade, clima e data), formação provável do adversário e sugestões de alteração táticas para a partida (mentalidade e instruções sobre o adversário, instruções táticas, alterações de tarefas). Você pode ainda escolher se quer deixar essas alterações (caso as aceite) para todos os jogos ou somente aquele jogo. Na aba 'Outro Conselho', o jogo dá outras sugestões curiosas, como uma nova opção de cobrador de bolas paradas ou de jogadores que tenham parcerias.

Quando você avança essa tela, você vê a reação dos jogadores sobre diversas áreas e instruções de sua tática, além de ver reações sobre o quão confortável alguns jogadores estão em suas posições. 

Há uma tela de apresentação com a escalação de ambas as equipes, com sobrenome ou o "nome de oficio" do jogador/treinador/árbitro em maiúsculo, suas numerações, divididos em titulares e reservas, com data, hora e local, além de algumas reações de jornalistas da imprensa e sugestões táticas de seu staff.

- Interface do Dia de Jogo e Menus

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Várias alterações ocorreram nessa parte. O placar fica no canto superior esquerdo, onde clicando nele aparecerá as estatísticas de jogo. No canto superior direito você tem o botão de configurações (onde encontrará as opções para ver a partida) e uma setinha onde geralmente há a opção de "salvar a partida". Duas coisas chatas já se notam: as ausências da barra de tempo, onde você clica para retornar o jogo em algum ponto para rever algum lance, e mais uma vez tiraram o widget do "Radar", assim como no FM 2020. Falando na barra de tempo, ela só aparece quando você rever jogos já passados e além disso, olhando no placar embaixo do tempo você nota uma barra roxa indicando o avançar do cronômetro do jogo, dividindo em duas partes representando cada tempo.

Na parte inferior você encontra as principais opções, do lado esquerdo você tem as opções de tática. Passando do centro para a direita você encontra os jogadores titulares, onde você tem opções de alterar suas funções, ver seus estados emocionais, “gritar” com os mesmos, dar instruções táticas ou substituí-los. Visualmente, você vê o uniforme, seu número, nome, posição, linguagem corporal e nota do jogador. Mais ao canto direito, verá um botão parecendo um “tablet”, a “prancheta eletrônica”, onde verá os widgets e dentre eles, há um de mapa de chute, que tem relação a nova estatísticas de “expectativa de gols”, que é quanto o seu time consegue movimentar chances de conclusão. Ao lado há um botão que esconde essa barra de informações embaixo; ao ocultar essa barra, você poderá ver 4 widgets diferentes ao invés de 2 quando a barra está ativa. Há também um outro botão, bem ao canto, escrito “Suplentes”, onde você ver os jogadores do banco. Quando você não está no modo de Jogo Completo, nos intervalos entre os melhores momentos é exibido as informações do jogo, sendo que no centro aparecem as dicas do assistente técnico e algumas estatísticas e os widgets.

Durante a partida, enquanto vê os melhores momentos, aparece do lado inferior esquerdo alguns pop-ups com alguma estatística do jogo ou placar de outros jogos, por exemplo. 

Em relação a match engine, especialmente no motor 3D, é possível dizer que se trata da melhor até agora. A SI prometeu uma defesa e ataque mais inteligentes e isso acontece. Boa parte do que incomodava no FM foi eliminada como a quantidade de gols perdidos no mano a mano, onde aqui os atacantes respeitam o seu nível, com os mais habilidosos tirando a bola do goleiro de diferentes maneiras, até mesmo de cavadinha. Se alguém está sem ângulo para chutar ou adentra a área e tem uma melhor opção livre de marcação, o jogador passa a bola. A movimentação ofensiva melhorou e reduziu bastante a chance os jogadores se encavalarem no centro da área adversária, com risco até de levar um “fogo amigo” numa tentativa de chute. Dependendo do nível de seu time, mais jogadas plásticas ocorrerão. Jogadas pelo meio são mais fáceis de acontecer e tendo bom passadores, um passe mais agudo furará a defesa, deixando o atacante cara a cara com o goleiro. Aliás, são essas jogadas e passes enfiados que são o maior perigo desta versão do jogo.

Na defesa também tivemos melhorias, até para equilibrar com a melhora da inteligência do ataque. Os goleiros também receberam melhorias e as defesas estão mais reais, apesar de particularmente ainda achar longe do ideal.  Ainda sobre os goleiros, há uma participação maior deles atuando como líberos.

- Relatório Pré-Jogo do Analista de Dados

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Em "Relatórios da Equipa", mostra a formação da equipe e algumas estatisticas do lado direito, junto com um outro grafico de eficácia ofensiva. Nessa tela há opções de ver o  relatório do olheiro e do analista em detalhes.

Em "Relatório do Analista" há comentários do profisisonal sobre o desempenho do time, como os gols são marcados e sofridos, formações usadas e enfrentadas e análise do jogo anterior, incluso um grafico de desempenho em diversas áreas.

- Relatório Pós-Jogo do Analista de Dados

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Na análise pós-jogo são mostrados gráficos com a expectativa de goals (xG - chances criadas), mapa de chutes, média do posicionamento dos jogadores, passes e um resumo do desempenho do melhor jogador. Note que passando o mouse pelo resumo do melhor jogador, se ele fez algum lance de destaque como um gol, parte do texto sobre o lance estará como link, para ser visto

Clicando em 'Historia do Jogo xG', mostra em detalhes o nivel da expectativa de gol de ambas equipes e um comentário comparando ambos os desempenhos. Clicando em 'Mapa de Remates' é possível ver a quantidade de chutes dadas pelo seu time, posição do chute, expectativa de gols, gols, tentativas e com qual parte do corpo foi, além de um comentário. Passando o mouse sobre os locais de chutes e clicando você pode rever a jogada.

- Conferência de Imprensa e Feedback

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A tela de coletiva de imprensa já começa na caixa de mensagens quando você tem um resumo do que será a coletiva, assuntos e os jornalistas presentes, além do relacionamento que você tem com cada um. Aceitando a coletiva, você é levado ao ambiente, assim como na tela de Reunião de Equipe que mostra um fundo de vestiário. Um diretor de comunicação pede para dar o inicio a entrevista. Os jornalistas no topo, aparecendo um balão com a pergunta dele abaixo do seu quadro e o tópico da pergunta à direita no topo. Abaixo aparecem as opções, separadas por tons, enquanto acima destas opções podem aparecer os Gestos a serem escolhidos. Dependendo do gesto escolhido, pode ou não limitar suas opções de resposta. Abaixo dos nomes dos jornalistas e do diretor de comunicação é mostrada a linguagem corporal que vai mudando de acordo com suas respostas. Ao final da entrevista, é mostrado um resumo do que o diretor achou, a opinião da diretoria, os jornalistas e suas relações e o nível de influência.

- VAR e Tecnologia da Linha do Gol

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Aqui houve uma evolução. Se antes o juiz tinha que ir até a cabine para checar o VAR, agora há situações que o juiz apenas receberá o informe pelo comunicador e sem ir a cabine poderá dar a sua decisão. Além disso, parece que o uso do VAR tem sido mais frequente nessa versão, aparecendo por possibilidade de pênalti e em falta dentro ou fora da área. Para completar, há um pop-up que informa o que e se está sendo checado e o veredito.

- Perfil e Interação do Jogador

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Uma amostra da tela de perfil de jogador. Além disso, algo que considero novo é a tela de "Conversar", onde clicando mostra por tópicos todos os tipos de assuntos que você pode ter com o jogador, que sao divididos em dois grandes grupos: "Conversa Rápida", que um popup para um chat rápido, e "Conversa Privada", onde é levado pra um ambiente e as opções de respostas aparecem iguais as da Coletiva de Imprensa.

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Como é possível notar, de maneira geral, o FM2021 não nos proporciona mudanças muito drásticas. De fato, algumas áreas sequer sofreram mudanças de fato, e por isso acabamos por nem mesmo abordar as mesmas aqui, visto que basicamente todos já as conhecemos e sabemos como funcionam.

De qualquer maneira, fica esse tour e guia para os novos jogadores ou mesmo para aqueles que decidiram pular algumas versões do jogo e entrar de cara no FM2021 sem passar pela versão anterior.

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  • Bigode. featured e pinned this tópico

Excelente conteúdo, @senna889091!

Realmente, o FM2021 trouxe algumas novidades bem interessantes, mas nenhuma mudança realmente drástica. Mais um ano em que ficaremos esperando por mudanças no que diz respeito aos treinos...

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  • Leho. unpinned this tópico

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    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
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      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
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