Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Football Manager e viés racial na definição de atributos


Danut

Posts Recomendados

Achei um texto hoje na internet falando sobre Football Manager e viés racial que achei bem interessante e resolvi trazer a discussão pra cá. O texto original é em inglês (link), e não quero traduzir todo ele porque tem um monte de perfumaria inútil no texto. Mas traduzi a parte mais relevante:

 

Quote

Uma análise do Football Manager feita pela Quartz descobriu que jogadores e staff com tons de pele mais escuros tendem a ter valores mais baixos em atributos não-físicos. Usando dados encontrados no editor de database da versão 2019, nós examinamos o percentual de jogadores e staff com cada valor de tom de pele que receberam um valor de 10 ou mais nos atributos desportivismo, temperamento, profissionalismo e lealdade. Somente jogadores e staff que estiveram com sua seleção por pelo menos 25 jogos foram incluídos, para assegurar que a análise fosse baseada em pessoas importantes. Os dados incluem cerca de 4.800 jogadores e técnicos. Como mostrado pelo gráfico abaixo, jogadores e staff com pele mais clara tem maior probabilidade de obter valores altos de atributo.

Porcentagem dos jogadores com atributo 10 ou maior, por tom de pele:

983386665_Semttulo.PNG.a9d48e76bf8716c7dd2e4e4004b2fab8.PNG

Para confirmar que esse resultado não indica apenas diferenças entre países, nós também analisamos os valores de profissionalismo de mais de 900 jogadores na Premier League inglesa que ganham atualmente mais de £1,000 por mês (de modo a excluir jogadores de base que provavelmente não chegarão a atuar na Premier League). Novamente, encontramos que jogadores com pele mais clara recebem valores mais altos em seus atributos não-físicos: 72% dos jogadores com tom de pele entre 1 e 5 receberam um valor de profissionalismo de 10 ou mais, comparado com apenas 55% dos jogadores com um tom de pele entre 16 e 20.

1405386737_Semttulo.PNG.70e045fa66f246f2e81f8c54f426a9b8.PNG

 

Enfim, fica aí para discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim são apenas números. Que podem ser analisados com a régua que o observador quiser. 

Preciso de mais argumentos para concordar que o FM seja racista ou tenha um viés racial.

Talvez, e isso é apenas especulação, seja uma forma de equilibrar os jogadores para evitar um descompasso. Considerando que se houver um viés de cor, espera-se que os atributos físicos sejam também diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutes ago, Neynaocai said:

Pra mim são apenas números. Que podem ser analisados com a régua que o observador quiser. 

Preciso de mais argumentos para concordar que o FM seja racista ou tenha um viés racial.

Talvez, e isso é apenas especulação, seja uma forma de equilibrar os jogadores para evitar um descompasso. Considerando que se houver um viés de cor, espera-se que os atributos físicos sejam também diferentes.

Sim, é provável que haja. Mas o argumento não é que o jogo faz os jogadores negros piores. O argumento é que os pesquisadores da base de dados tendem a considerar jogadores negros como menos capazes em atributos ligados à ética profissional e inteligência emocional. Ou seja, o velho estereótipo do negro mais impulsivo, menos capaz de se controlar, de se comportar de acordo com o que seria esperado em campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Sim, é provável que haja. Mas o argumento não é que o jogo faz os jogadores negros piores. O argumento é que os pesquisadores da base de dados tendem a considerar jogadores negros como menos capazes em atributos ligados à ética profissional e inteligência emocional. Ou seja, o velho estereótipo do negro mais impulsivo, menos capaz de se controlar, de se comportar de acordo com o que seria esperado em campo.

Bem interessante esse tópico.

Acho importante trazer essa discussão. Se eu não me engano teve um economista de uma faculdade gringa que fez um estudo semelhante sobre CV de pessoas aplicando a vagas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Danut disse:

Ou seja, o velho estereótipo do negro mais impulsivo, menos capaz de se controlar, de se comportar de acordo com o que seria esperado em campo.

Aí é complicado. Porque ou tira esse atributo ou faz entrevistas psicológicas com cada jogador. De qualquer forma, tem que ver como os jogadores latinos são representados no jogo. Se tem estereótipo melhor é esse.

De qualquer forma, pra mim é muita fumaça pra pouco fogo.

É tipo chamar o PSG de racista, porque indicou a contratação de mais jogadores brancos porque tinha negro demais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
5 hours ago, Neynaocai said:

É tipo chamar o PSG de racista, porque indicou a contratação de mais jogadores brancos porque tinha negro demais.

 

Mas isso é racismo.

Não acho que nem o jogo, nem a empresa, nem quem observa esteja fazendo isso de consciência, porque fulano é negro, tem que ser pior. É apenas um reflexo da qualidade.

Achei o texto fraco, o espaço amostral incipiente e sinceramente, longe de mim defender a SI, mas sempre mostraram ser uma empresa com ideais progressistas para o mundo do futebol. Se realmente ocorre, dificilmente será com a anuência deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil comparar, mas vamos concordar que a maioria dos jogadores negros da Europa ou são brasileiros ou africanos, e falando pelos brasileiros, a maioria possui baixos atributos mentais na vida real. Comparar um britânico com boa estrutura familiar e escolaridade com um brasileiro que saiu da favela e só jogou bola na vida, não sabendo nem falar sua própria língua corretamente, já deixa bem evidente as diferenças. O mesmo acredito que ocorra na África ou qualquer país de terceiro mundo.

Em compensação os atributos físicos de vigor provavelmente penderão para os negros. Não vejo nada de "racista" aí e sim um fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique M. disse:

Mas isso é racismo

Pra mim é no máximo burrice. A escolha diz respeito a análise de mercado. Os torcedores podem ser racistas e isso influência a decisão do clube, mas não é o clube racista.

De qualquer forma, são moinhos de vento vorazmente atacados. Porque o problema real ė muito mais difícil de combater.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

falando pelos brasileiros, a maioria possui baixos atributos mentais na vida real. Comparar um britânico com boa estrutura familiar e escolaridade com um brasileiro que saiu da favela e só jogou bola na vida, não sabendo nem falar sua própria língua corretamente, já deixa bem evidente as diferenças.

A relação não faz sentido. Alguém com baixa escolaridade e boa estrutura familiar deve ter melhores atributos mentais que alguém com boa escolaridade e família desestruturada.

O Neymar tem uma boa estrutura familiar e nenhuma inteligência emocional.

Cafú veio de uma realidade difícil e é um exemplo de liderança. 

O teu argumento acaba refletindo o preconceito que foi apontado pelos colegas acima.

É considerar que os aspectos socioculturais são agentes exclusivos do comportamento de uma pessoa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Neynaocai disse:

A relação não faz sentido. Alguém com baixa escolaridade e boa estrutura familiar deve ter melhores atributos mentais que alguém com boa escolaridade e família desestruturada.

O Neymar tem uma boa estrutura familiar e nenhuma inteligência emocional.

Cafú veio de uma realidade difícil e é um exemplo de liderança. 

O teu argumento acaba refletindo o preconceito que foi apontado pelos colegas acima.

É considerar que os aspectos socioculturais são agentes exclusivos do comportamento de uma pessoa. 

Neymar é um entre poucos. A maioria dos jogadores sai de família pobre e desestruturada. Assim como na maioria britânica ocorre o oposto devido as diferenças socioeconômicas de cada país. Não é preconceito, é a realidade nua e crua. E no caso brasileiro não tô falando somente dos negros não, e sim de todos nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Pessoas com tons de pele mais escuros" são mais físicos e rápidos, basta olhar os outros esportes. Isso pode ter algum reflexo no FM para equilibrar o CA e não destoar muito.

No mais não vejo muito o que discutir. Se fosse algum assim tão obvio, com certeza já teriam levantado a questão antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos atributos mentais pode mesmo ser discriminatório, mas não vou vaticinar sem um contraditório mínimo.

Mas quanto aos físicos, tenho pra mim que as pessoas de ascendência africana têm sim uma certa superioridade.

A exemplo dos fisiculturistas, tenho a ligeira impressão de que os de ascendência africana possuem superioridade muscular; posso  estar enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2020 em 21:18, Phoenyx disse:

Neymar é um entre poucos. A maioria dos jogadores sai de família pobre e desestruturada. Assim como na maioria britânica ocorre o oposto devido as diferenças socioeconômicas de cada país. Não é preconceito, é a realidade nua e crua. E no caso brasileiro não tô falando somente dos negros não, e sim de todos nós.

Concordo com você. Não é a cor ou a ascendência, mas sim a escolaridade/nível educacional. Não necessariamente a falta de escola, mas a falta de estudo lato sensu mesmo.

Ocorre que não pode ser (e não é) este o único espectro de um estudo, por exemplo. Há questão estritamente individuais como traumas na infância, bullying (como autor ou como vítima), etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2020 em 20:34, Neynaocai disse:

Pra mim é no máximo burrice. A escolha diz respeito a análise de mercado. Os torcedores podem ser racistas e isso influência a decisão do clube, mas não é o clube racista.

De qualquer forma, são moinhos de vento vorazmente atacados. Porque o problema real ė muito mais difícil de combater.

Isso é o que se chama de racismo estrutural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Têm outras coisas importantes a serem observadas. Primeiro que a pesquisa de cada país têm suas diretrizes, então teria que ser uma análise por desvio nas ligas de cada país e não comparações absolutas. A nota sobre a EPL mesmo só vale pra análise da EPL, então aí teriam que dissecar os dados e ir vendo se existe mesmo algo tendencioso, tentando comparar jogadores se possível. Não falam também se excluíram nessa segunda análise os jogadores sem os atributos setados (valor 0)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
       

×
×
  • Criar Novo...