Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ligas Ver Apenas x Jogáveis: qual a diferença?


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

1990269136_ligasverapenas.thumb.png.ba6479c6e830a68e2af3edda80f9c7ad.png

Existe um grande mistério sobre o impacto das ligas ver apenas dentro do Football Manager. E junto com esses mistérios, surgem mitos. Tendo em vista que não existe nenhum conteúdo oficial, seja em inglês ou português sobre o assunto, decidimos desvendar e desmitificar as ligas ver apenas e fazer uma comparação com as ligas jogáveis. A ideia é realmente esclarecer as dúvidas que cercam essa opção de customização da database que você cria quando começa um novo jogo.

O que são ligas jogáveis?

Para efeitos de clareza, é mais importante e simples, explicar o que são as ligas jogáveis do FM. As ligas jogáveis são aquelas que você escolhe por padrão quando inicia um novo save no jogo. Elas são ligas que ficarão ativas durante o seu save, a não ser que você retire-a nas opções de adicionar e remover ligas durante o save. Uma liga ativa tem um mercado de transferências normais, uma geração de newgens para todas as equipes que disputam ligas ativas e conta com a geração de relatório de jogo para todos os jogos calendarizados.

Football-Manager-2019_-Novo-jogo-Escolhe

Dessa forma, os jogos simulados de outras equipes ocorrem com a engine do jogo completa. O que se passou naquele jogo pode ser observado pelo treinador, no período em que os relatórios de jogos ainda ficam disponíveis e o que ocorreu lá é uma reprodução fiel do que aconteceria se o treinador tivesse optado por assistir a partida. Como envolve muito mais detalhes, uma liga ativa demanda muito mais processamento e quanto mais ligas ativas existirem, mais processamento será necessário do computador. E é por causa disso que não se recomenda carregar todas as ligas do jogo. Inclusive, o FM tem um aviso que a capacidade máxima de jogadores em uma database criada seja de 125 mil.

O que são as ligas ver apenas?

As ligas ver apenas são o modo alternativo que existe para se adicionar determinada liga no jogo. Entretanto, ela é uma versão mais simplificada e por isso, não exige muito processamento. Ela utiliza uma versão rápida da engine do jogo, por isso, é possível tê-la carregada e não consumir muito processamento. Essa versão rápida não gera relatórios de partida, apenas simula os resultados. Ou seja, é apenas uma forma de exibir a tabela que não existe quando uma liga não é carregada. Como é simplificada, não tem um mercado de transferências normal, se comportando apenas um pouco melhor que uma liga não-ativa nesse sentido, e por consequência, uma produção de newgens similar a se você não tivesse carregado a liga.

Abaixo, podemos ver uma comparação entre uma database com todas as ligas carregadas como Jogáveis, outra com apenas uma liga carregada como Jogável e o restante como ligas ver apenas e outra apenas com uma liga jogável.
 

Todas as ligas jogáveis:

Football-Manager-2019_-Novo-jogo-Escolhe


Uma liga jogável mais o restante como ligas ver apenas:

Football-Manager-2019_-Novo-jogo-Escolhe


Apenas uma liga jogável:

Football-Manager-2019_-Novo-jogo-Escolhe

Como puderam perceber, todas as ligas jogáveis em uma base de dados grandes carrega 140 mil pessoas. Em contrapartida, uma liga jogável, com o restante como ligas ver apenas, carrega a mesma quantidade de pessoas que apenas uma liga jogável. Ou seja, não existe nenhuma perda de processamento ao escolher carregar as ligas de forma a simular rapidamente seus jogos.

Por que escolher ativar uma liga para apenas ver?

Em termos de processamento, não existe razão nenhuma. Entretanto, você terá uma experiência um pouco melhor e um pouco mais realista. Já que as ligas ver apenas trazem uma melhor qualidade nos times que sobem e descem nas ligas e também para os que se classificam para as competições europeias. Além é claro, de um mercado um pouco mais movimentado. Ou seja, uma liga ver apenas acaba trazendo apenas uma melhoria marginal na sua experiência de jogo.

Entretanto, para quem gosta de carregar todas as ligas ou o máximo possível, é um meio-termo interessante para não comprometer o processamento e progressão do jogo. O jogador tem algo mais próximo do que busca, sem precisar esperar um dia de tempo real para passar um dia dentro do jogo.

Desbancando um mito

Uma das principais razões que você pode encontrar pela internet para escolher uma liga no modo ver apenas é que você tem acesso a newgens que não teria ao não ativar uma liga na hora de criar um save. Entretanto, isso não condiz com a realidade. Como o mercado de transferências não é tão ativo, os clubes não precisam se importar em compôr um elenco. Essa é uma necessidade que existe se uma liga está ativa. 

Por exemplo, no save A Veterana, utilizo algumas ligas europeias no modo ver apenas e na Ligue 1, o elenco da maioria dos clubes não é completo. Inclusive, alguns clubes tem elencos similares ou até menores que ligas não ativas. O Sochaux, por exemplo, só tem jogadores cinzas. Além disso, a quantidade de jogadores gerados pelas ligas ativas e que possuam clubes ativos acabam dominando seleções de base em alguns países. Países que revelam muitos jogadores como Portugal, mas tem população pequena, acabam ficando ou sem jogadores em suas seleções de base ou então, com jogadores de Macaé, Botafogo (PB), Sport Recife, Caldense, etc.

Portugal-Sub-21_-National-Teams-U21-Squa

Agora que você possui todas as informações, pode decidir melhor se vale a pena ou não ativar uma liga como ver apenas ou se vale mais deixá-la como inativa mesmo.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: Se eu colocar apenas ver uma liga francesa e emprestar um jogador para lá, ele vai fazer os 38 jogos oficiais ou vai ficar só como amistoso e afetará seu desenvolvimento mesmo sendo um time médio para grande ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu gosto de fazer uma mescla nessa questão das ligas. Quando jogo na Europa, as TOP5 eu sempre carrego como jogáveis (Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França). Aí, dependendo do país que eu vou jogar, adiciono mais uma ou outra jogável, que tenha correlação direta (Alemanha e Polônia, por exemplo).

Essa opção "Ver Apenas" eu deixo pro restante das ligas, aquelas que eu quero setar mas que não serão tão importantes assim. Um nível terciário vamos dizer. No caso da Europa, países marginais mas que costumam revelar bons jogadores (Portugal, Sérvia, Turquia e etc etc), eu seto nessa opção.

 

Agora, outra coisa é setar poucas ligas mas todas como jogáveis. Acho que aí não compromete tanto o processamento do jogo, e você tem um nicho bem completo. Não vai abranger o mundo todo, entretanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica que eu dou pra explorar melhor as opções é avaliar qual o seu tipo de save.

Se o cara gosta de fazer um save focado na carreira, então é melhor (e óbvio) carregar uma maior quantidade de ligas ativas e pronto. Mas se o foco é em um save de clube, que são os que eu gosto mais, eu recomendo colocar somente a liga do país em que seu time joga como ativa e o restante você pode deixar em "ver apenas", mas compensando a falta de jogador com a personalização da database.

Um exemplo: eu jogo bastante na França e tem muito jogador da África que vale a pena trazer pros times pequenos ou médios. Então eu habilito todos os jogadores que jogam na África na personalização e posso explorar o mercado todinho sem precisar ficar baixando liga alternativa, correndo o risco de ter crash dumps.

E não sei se estou 100% certo, mas esse balanço você também pode fazer pesando processamento (quantidade maior de ligas afeta a velocidade no passar do tempo) com consumo de RAM (quantidade maior de dados pede mais RAM pra processar as informações da DB e isso vai crescendo ao longo do save). 

Editado por Gourcuff
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra saves longos não acho bom jogar com poucas ligas porque afeta a progressão dos newgens em ligas inativas. Newgens em clubes maiores atingirão seu potencial até muito rapidamente (coisa de ser gerado com 15 anos e CA de titular já) mas os de clubes menores estarão limitados à reputação do clube e da liga de forma engessada.

Claro que não dá pra habilitar 20 ligas com 2+ divisões cada mas eu tento jogar com todas as divisões do país em que jogo e mais umas 8-12 divisões, divididos entre as maiores ligas (e países vizinhos quando jogo no Brasil).

 

Aliás, atualmente tenho jogado com as divisões do país +14 outras. Não costumava ativar França, Espanha e Portugal.

oqfW2FJ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2019 em 19:11, Gourcuff disse:

Um exemplo: eu jogo bastante na França e tem muito jogador da África que vale a pena trazer pros times pequenos ou médios. Então eu habilito todos os jogadores que jogam na África na personalização e posso explorar o mercado todinho sem precisar ficar baixando liga alternativa, correndo o risco de ter crash dumps.

Em geral, ficar com 70 mil jogadores seria muito ? Essa é a media que fica no meu pc quando carrego nas configurações avançadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/15/2019 at 7:11 PM, Gourcuff said:

Mas se o foco é em um save de clube, que são os que eu gosto mais, eu recomendo colocar somente a liga do país em que seu time joga como ativa e o restante você pode deixar em "ver apenas", mas compensando a falta de jogador com a personalização da database.

Nesse caso, Renato, eu acho que um save sai perdendo em desafio com o decorrer das temporadas. Seguindo o exemplo de jogar na França, se não carregar as ligas da Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália ficará mais fácil conquistar a Champions com um clube francês, do que se tivesse ativado essas quatro ligas que citei. O mesmo aconteceria se  jogar na América do Sul em um país pequeno, por exemplo, o Peru e não deixar ativa a Argentina e o Brasil. Será muito mais fácil conquistar a Libertadores com um clube peruano, do que se tivesse carregado essas duas ligas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, boblk disse:

Em geral, ficar com 70 mil jogadores seria muito ? Essa é a media que fica no meu pc quando carrego nas configurações avançadas.

Acho que é o normal.

Mas pra saves longos capaz de serem poucos jogadores e ligas ativados. Aí o save fica bem mais previsível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2019 em 23:35, boblk disse:

Uma pergunta: Se eu colocar apenas ver uma liga francesa e emprestar um jogador para lá, ele vai fazer os 38 jogos oficiais ou vai ficar só como amistoso e afetará seu desenvolvimento mesmo sendo um time médio para grande ?

Ja ia fazer a mesma pergunta. Alias, ótimo topico como sempre, Henrique.

No meu caso, como tenho um pc um pouco mais potente, carreguei todas a ligas (fui adicionando aos poucos, conforme avançava no save). Claro que ha aquela demora com o passar dos dias mas tenho achado mais divertido e como tenho muito jovem pra emprestar, consigo acompanhar com detalhe os desempenhos deles em campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, senna889091 disse:

Ja ia fazer a mesma pergunta. Alias, ótimo topico como sempre, Henrique.

No meu caso, como tenho um pc um pouco mais potente, carreguei todas a ligas (fui adicionando aos poucos, conforme avançava no save). Claro que ha aquela demora com o passar dos dias mas tenho achado mais divertido e como tenho muito jovem pra emprestar, consigo acompanhar com detalhe os desempenhos deles em campo.

Eu criei meu save (em 2029 atualmente) apenas com 4 ligas e o restante usei configuração personalizada (75mil jogadores mais ou menos no total), porém, como nem tudo é perfeito acabei por sofrer desse problema ao emprestar jogadores para uma liga grega da vida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa era sempre uma pergunta minha, eu sempre carrego
brasil argentina alemanha espanha inglaterra portugal frança e italia com brasil ate serie D e o restante com duas divisoes, e carrego na america do sul jogadores em competiçoes continentais para os clubes terem jogadores

gosto de jogar muito no brasil

se eu add ver apenas nos outros paises, com jogadores de reputaçao continentais e em competiçoes continentais, vou ter um nivel razoavel de jogadores nos outros paises, sera que isso melhoraria o mercado de transferencia?

uma vez fiz um save apenas no Brasil, começando com time pequeno, acaba que as transferencias pra europa diminuem bastante

quando simulo uma base que eu crio normal, o brasil vende uns 20 jogadores acima de 10 milhoes de dolares, e quando crio somente o brasil, ele vende uns 5 jogadores acima de 10 milhoes de dolares, e geralmente apenas 3 pra europa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, André Honorato disse:

se eu add ver apenas nos outros paises, com jogadores de reputaçao continentais e em competiçoes continentais, vou ter um nivel razoavel de jogadores nos outros paises, sera que isso melhoraria o mercado de transferencia?

Tende a melhorar porque com as ligas ativadas os clubes são estimulados a contratar mais jogadores e não apenas pra manterem um time titular.

Se você não ativa a França, por exemplo, PSG e Monaco vão seguir comprando seus 4-5 jogadores por temporada mas os clubes menores contratarão bem menos, então o mercado não fica aquecido. E tem também a contrapartida de terem mais jogadores reclamando por não jogarem e/ou sendo listados pra transferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
On 9/15/2019 at 3:35 AM, boblk said:

Uma pergunta: Se eu colocar apenas ver uma liga francesa e emprestar um jogador para lá, ele vai fazer os 38 jogos oficiais ou vai ficar só como amistoso e afetará seu desenvolvimento mesmo sendo um time médio para grande ?

Você só vai ter mais detalhes sobre o desempenho dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2019 em 18:06, ggpofm disse:

Nesse caso, Renato, eu acho que um save sai perdendo em desafio com o decorrer das temporadas. Seguindo o exemplo de jogar na França, se não carregar as ligas da Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália ficará mais fácil conquistar a Champions com um clube francês, do que se tivesse ativado essas quatro ligas que citei. O mesmo aconteceria se  jogar na América do Sul em um país pequeno, por exemplo, o Peru e não deixar ativa a Argentina e o Brasil. Será muito mais fácil conquistar a Libertadores com um clube peruano, do que se tivesse carregado essas duas ligas.

Mas o desempenho dos times com liga ativa e liga no "ver apenas" muda tanto assim, gg? Nos meus saves tento carregar as principais ligas da Europa, mesmo no "ver apenas", pra manter o campeonato rodando e ter uma atividade maior nos campeonatos e na janela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
9 minutes ago, Gourcuff said:

Mas o desempenho dos times com liga ativa e liga no "ver apenas" muda tanto assim, gg? Nos meus saves tento carregar as principais ligas da Europa, mesmo no "ver apenas", pra manter o campeonato rodando e ter uma atividade maior nos campeonatos e na janela. 

Lógico que muda, o mercado é mais ativo, a qualidade do time não decai a medida que os jogadores aposenta, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que existe a opção avançada para se carregar mais jogadores sem precisar carregar infinitas ligas com esse intuito. A vantagem de deixar as ligas como jogáveis, é o fato de existir o maior movimento no mercado de transferências como ja foi citado.

Costumo carregar como jogáveis as ligas determinantes para meu save a que diz respeito a mercado e, configuro uma DB personalizada para ter um maior número de jogadores possíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Gourcuff said:

Mas o desempenho dos times com liga ativa e liga no "ver apenas" muda tanto assim, gg? Nos meus saves tento carregar as principais ligas da Europa, mesmo no "ver apenas", pra manter o campeonato rodando e ter uma atividade maior nos campeonatos e na janela. 

Infelizmente, é como o Henrique disse, com o passar dos anos, a liga ativa começa a se sobrepor às outras em vários aspectos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde o Fm 10 eu só carrego a liga que vou jogar(sendo save de um clube só) mas personalizo  bastante o tipo de jogador que quero de acordo com o país, buscando o máximo de coerência. Fazendo isso eu tenho uma boa experiência sem comprometer o desempenho do Pc.

Se jogo no Brasil e carrego na opção de personalizar os jogadores da primeira divisão do Qatar, eu vou receber propostas de la, o mercado la vai movimentar, não igual a carregar a liga claro mas acho satisfatório.

Mas vou começar a pensar na ideia de usar algumas ligas no ver apenas.

Editado por lakers20
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Infelizmente, é como o Henrique disse, com o passar dos anos, a liga ativa começa a se sobrepor às outras em vários aspectos.

Lembro de uma simulação de mil anos em que o sujeito carregou somente a liga inglesa e os ingleses dominaram a europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, maiconandrade said:

Lembro de uma simulação de mil anos em que o sujeito carregou somente a liga inglesa e os ingleses dominaram a europa.

Eu fiz uma simulação no passado, por outro motivo, que tinha o Brasil (Apenas visualização) e o Uruguai (ativo). Depois de alguns anos, os clubes uruguaios começaram a ganhar a Libertadores seguidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre me questionei sobre isso... 

As ligas em ver apenas servem para compor melhor o save, o negócio é você ter objetivos e colocar as ativas dos principais mercados do seu continente e paises importantes.

Eu acho que o FM dá muitas possibilidades para o jogador, essa é a graça do jogo ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Não sabia de nada disso. Agora faz sentido a tendencia que eu observo nos meus saves: sempre o país que eu jogo começa a dominar as competições continentais. 

Tudo pq eu coloco apenas a minha liga como jogável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

qual configuraçao de PC precisaria, pra ter um pc que rodasse todas as ligas do mundo sem ficar lento no decorrer dos dias, tipo, continuar com 5 estrelas de processamento e velocidade

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente, teria que ter a configuração recomendada ou melhor. Na prática:

https://community.sigames.com/forums/topic/539412-fm21-performance-benchmarking-thread/

 

A RAM influencia mais. A partir de Ryzen 5 x i5 não tem grande melhora, mas as versões mobile desses processadores têm boa queda na comparação com as versões desktop, no entanto a partir de Ryzen 7 x i7 isso (mobile x desktop) já não importa tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/09/2021 em 21:07, Douglas. disse:

Teoricamente, teria que ter a configuração recomendada ou melhor. Na prática:

https://community.sigames.com/forums/topic/539412-fm21-performance-benchmarking-thread/

 

A RAM influencia mais. A partir de Ryzen 5 x i5 não tem grande melhora, mas as versões mobile desses processadores têm boa queda na comparação com as versões desktop, no entanto a partir de Ryzen 7 x i7 isso (mobile x desktop) já não importa tanto.

entao, eu gosto de ver os processamentos em saves, vi que pessoal faz um benchmark, pelo que entendi, sao saves prontos com tipos de detalhes para fazer carregamento e ver qual carrega mais rapido, correto?

eu gosto de testar assim
normalmente vou durmir as 23 horas e acordo as 6 da manha

crio uma liga com um detalhe e deixo de ferias nesse periodo, e vejo o quanto avançou

por exemplo
criei um brasil up com classificaçao via estadual, com base personalizada em tiems em competiçoes nacionais com jogadores e jogadores em clubes de topo

normalmente meu pc se passa de 2021 ate 2024, no maximo

quando coloco database original, brasil argentina, e as 6 maiores ligas europeia com 1 divisao, vai de 2021 ate 2026 por ai, creio que por ser menos detalhes a processar


entao resolvi comprar uma maquina pra fazer esse mesmo teste, ou entao alguem aqui fazer tambem, so pra ter uma ideia de configuraçao

apesar que agora ja estou comprando um ryzen 9 5900x( ia comprar o 5950 mas nao achei)

e se nao melhorar,  juro que vou ficar extremamente triste kkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...