Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proibida de entrar em estádio no Irã, torcedora coloca fogo em si mesma e morre


Lanko

Posts Recomendados

https://trivela.com.br/proibida-de-entrar-em-estadio-no-ira-torcedora-coloca-fogo-em-si-mesma-e-morre/

O Estádio Azadi, em Teerã, foi palco de um momento histórico durante a Copa do Mundo do ano passado, quando pela primeira vez em 37 anos mulheres ganharam permissão para entrar nas arquibancadas e assistir a um jogo de futebol, por mais que ele estivesse ocorrendo na Rússia e passasse apenas no telão. Quando as luzes se apagam, e a atenção diminui, a realidade do dia a dia das iranianas segue cruel.

No mesmo Estádio Azadi, Sahar Khodayari, 29 anos, disfarçada de homem, artifício usado por muitas mulheres do país para acompanhar o futebol, foi detida ao tentar entrar em um jogo do seu Esteghlal contra o Al Ain, pela Champions League asiática, no último mês de março. Passou de dois a três dias atrás das grades. Semana passada, ao descobrir que poderia enfrentar seis meses de prisão, colocou fogo em si mesma às portas do tribunal. Morreu na última segunda-feira, com queimaduras em 90% do seu corpo.

Em junho, Gianni Infantino enviou uma carta à Federação Iraniana exigindo que as mulheres do país pudessem comprar ingressos livremente para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, cujo primeiro jogo em casa do Irã será contra o Camboja, em outubro. “Estamos cientes da tragédia e a lamentamos profundamente”, afirmou a Fifa, em comunicado à BBC. “A Fifa envia suas condolências à família e aos amigos de Sahar e reitera nosso pedido às autoridades iranianas para garantir a liberdade e a segurança de qualquer mulher engajada na legítima luta de encerrar a proibição”.

O Esteghlal publicou um comunicado em seu site manifestando “grande tristeza” e oferecendo condolências à família de Khodayari. De acordo com o Guardian, Ali Karimi, com 127 partidas pela seleção iraniana, pediu um boicote aos estádios de futebol em protesto à morte da torcedora, e Andranik Teymourian, primeiro cristão a ser capitão do time nacional do Irã e ex-jogador do Esteghlal, disse que um dos grandes estádios da capital seria rebatizado “no futuro” em homenagem à garota azul.

Azadi, nome do estádio onde Khodayari queria entrar e morreu após tentar, é uma palavra persa que significa liberdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teocracia é um nome tão bonitinho pra algo horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Douglas. disse:

Teocracia é um nome tão bonitinho pra algo horrível.

Arábia Saudita é uma monarquia e tem vários LANCE ESTRANHO também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
On 9/11/2019 at 1:41 PM, ZaMBiA said:

Arábia Saudita é uma monarquia e tem vários LANCE ESTRANHO também.

Mas os vários lances estranhos tem origem nos costumes religiosos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ao mesmo tempo que é inaceitável da torcedora não entrar no estádio, também é extremo demais abrir mão da vida por causa disso.

Por mais que seja uma vida completamente sem liberdade dentro de um contexto de radicalismo religioso.

Afinal, quem manda em uma teocracia não é Deus, e sim uma aristocracia religiosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...