Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Naturalização de jogadores na China: renúncia à nacionalidade brasileira e novo "batismo"


Aleef

Posts Recomendados

Naturalização de jogadores na China: renúncia à nacionalidade brasileira e novo "batismo"

 

Há alguns dias alguns supostos documentos que seriam certidões de nascimento de jogadores brasileiros que estariam processo de naturalização na China foram divulgados. Os documentos não eram verdadeiros. Mas o processo está em andamento, a história é curiosa e alguns dos nomes bem conhecidos. Elkeson, Ricardo Goulart, Aloisio, Fernandinho e Alan foram escolhidos. Para se tornarem cidadãos chineses precisam renunciar à cidadania brasileira, porque a lei que trata do assunto no país asiático não permite que qualquer chinês tenha dupla nacionalidade.

O que isso significa? Com o passaporte chinês em mãos, todos eles deixarão de ter a nacionalidade brasileira. E jamais poderão conseguir de volta? Podem fazer o caminho inverso, entrar com pedido de renúncia na China e solicitar a brasileira. Mas para isso, o governo chinês precisa aceitar, caso contrário, não voltarão a ser cidadãos brasileiros.

O plano para esses jogadores brasileiros é que possam, com a nacionalidade chinesa em mãos, defender a seleção nacional com o objetivo de classificação para a Copa do Mundo de 2022.

Agora a curiosidade. Depois de feito o processo de naturalização chinesa para os jogadores brasileiros, eles terão de mudar de nome na China. Não poderão mais ter seus nomes ocidentais, terão de buscar outros de acordo com o idioma local.

O jogador que está com o processo mais adiantado na China é o atacante Elkeson, que mora e joga no país desde 2013. Ele chegou em janeiro daquele ano para defender o Guangzhou Evergrande, depois passou pelo Shanghai SIPG e voltou recentemente ao Evergrande.

Ricardo Goulart, que nesta temporada deixou o Palmeiras para voltar para a China, também para defender o Guangzhou Evergrande, teve seu processo de naturalização iniciado há pouco tempo. Já entrou com pedido no Itamaraty de renúncia à cidadania brasileira. O processo deve terminar em 2020.

No caso dos brasileiros que entram com esse pedido no Itamaraty, no momento em que a perda da nacionalidade é deferida eles passam a ser pessoas apátridas de acordo com o direito internacional. E ficam nessa situação até que o governo chinês finalize o processo de nacionalidade por lá. Algo que, por alguma coincidência de tempo, pode durar apenas dias ou até meses.

Os jogadores que não têm residência fiscal por terem em seus contratos prazos longos e, com isso, períodos de ausência do Brasil superiores a 183 dias, precisam atender normas do Banco Central como a abertura da CDE (Conta de Domiciliados no Exterior) para receberem câmbio e salário do exterior. E todos os citados estão nesse caso, pois têm contratos longos com seus clubes na China.

Com isso, precisam fechar suas movimentações bancárias de residente fiscal no Brasil (fechamento de conta em bancos no Brasil, cancelamento de cartões de crédito e migração de investimentos para a CDE). Saques ou depósitos acima de R$ 10 mil precisam ser comprovados e comunicados. Quando sócios estrangeiros de empresa no Brasil, os atletas podem futuramente solicitar visto de trabalho e residir no país. Sem isso, só será permitida a entrada com visto de turista e seguindo as regras vigentes de período de entrada e estadia para cada nacionalidade.

O processo de naturalização chinesa deve ser feito apenas com os jogadores, os familiares ficam com o passaporte brasileiro, não mudam suas vidas neste sentido.

PROJETO COPA DE 2022

Se fora de campo os chineses se movimentam para conseguir nomes de peso para a seleção nacional, de olho na classificação para a Copa de 2022, o projeto interno é enorme e passa pelo Guangzhou Evergrande, time que venceu sete das últimas oito edições do Campeonato Chinês.

Todos os brasileiros citados no processo de naturalização têm vínculo com o clube, mas apenas Elkeson e Ricardo Goulart, de fato, fazem parte do elenco. Alan (Tianjin Tianhai), Aloisio (Guangdong Southern Tigers) e Fernandinho (Hebei Fortune) estão emprestados

O capitão esportivo do projeto de naturalização de jogadores é o técnico da seleção chinesa, Marcello Lippi. Em sua segunda passagem pelo time nacional, ele também acumula experiência no Guangzhou Evergrande, clube pelo qual trabalhou entre 2012 e 2014 e conquistou três vezes a liga nacional e a Liga dos Campeões da Ásia de 2013.

O Guangzhou Evergrande se tornou o maior time da China nos últimos anos, tem os melhores jogadores nacionais, é o grande papão de títulos. Foi escolhido como uma espécie de base da seleção nacional, por isso os brasileiros que estão em processo de naturalização têm vínculo com a equipe. Se o trabalho da seleção é idealizado por um italiano, o do Guangzhou também é. Fabio Cannavaro está no comando desde 2017, quando assumiu o posto de Luiz Felipe Scolari.

Curiosamente, Cannavaro chegou a comandar a seleção chinesa em dois jogos em 2019, na China Cup. O time nacional perdeu ambos: 1 a 0 para a Tailândia, e 1 a 0 para o Uzbequistão. Depois, Lippi voltou ao comando da seleção.

Enquanto o processo com os brasileiros está em andamento, os chineses conseguiram a naturalização de dois jogadores: o inglês Yennaris e o norueguês Saeter, ambos do Beijing Guoan.

O volante Yennaris, que começou a carreira no Arsenal, disputou dois jogos pela seleção chinesa: vitória por 2 a 0 sobre as Filipinas e vitória por 1 a 0 sobre o Tadjiquistão. As partidas foram disputadas nos dias 7 e 11 de junho, respectivamente.

A China está no Grupo A das Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2022, ao lado de Síria, Filipina, Maldivas e Guam. A estreia dos chineses será contra Maldivas no dia 10 de setembro. O time de Marcello Lippi não disputa um Mundial desde 2002, sua única participação no torneio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jurava que o Goulart já tinha vestido a camisa da seleção. 

Todos os jogadores devem ter o desejo de jogar uma Copa do Mundo, é o maior evento esportivo que existe, mas... abdicar da sua nacionalidade pra isso é meio tenso, ainda mais se levar em consideração que em pouco tempo eles terão que fazer o caminho inverso para poder morar no Brasil novamente. 

Agora, imagine se fazem tudo isso e no fim a China não se classifica pro Mundial... que merda. Hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, João Gabriel; disse:

Jurava que o Goulart já tinha vestido a camisa da seleção. 

Todos os jogadores devem ter o desejo de jogar uma Copa do Mundo, é o maior evento esportivo que existe, mas... abdicar da sua nacionalidade pra isso é meio tenso, ainda mais se levar em consideração que em pouco tempo eles terão que fazer o caminho inverso para poder morar no Brasil novamente. 

Agora, imagine se fazem tudo isso e no fim a China não se classifica pro Mundial... que merda. Hahaha.

Nem precisa fazer o caminho inverso pra morar aqui. Qualquer cidadão do mundo milionário mora aonde quiser. No caso do Brasil, é  só abrir uma empresa com capital misto (nacional e internacional) que já da pra viver aqui de boa.

Alguns países se você declarar um patrimônio X e "levar" parte desse patrimônio pra lá já é  de boa pra viver. E vamos combinar que ninguém tá se naturalizando pelo "sonho de jogar um Mundial" neh... aí é  puramente o dinheiro falando, como no caso do Qatar.

Sobre o Goulart já ter jogado pelo Brasil, parece que só conta se.for em jogos de competições  oficiais.  Mesmo caso do Diego Costa quando se naturalizou pra jogar pela Espanha, já tinha jogado um amigosto pelo Brasil, numa data recente inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que perde o sentido de confronto de seleções. Lembro que teve uma época que o Qatar estava pagando para os jogadores jogarem la e se naturalizar, tentaram com o Airton que era do Bremem/schalke só que a fifa barrou.

Tem que barrar, ja acho exagerado o número de jogadores que jogam nas seleções europeias. Maluco vai la,joga 2 anos , vai para seleção e depois que fica velho o país que "adotou" considera ele descartável como jogador e ele volta a morar no país antigo. Zero identificação com a nação pela qual jogou.

Claro que tem casos do maluco que vai jovem e tudo que ele tem na vida se deve ao país onde ele está e nesses casos acho justo ele jogar na seleção desse país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu imagino a grana que esses caras devem estar recebendo pra fazer isso.

O pior é que dá para montar uma seleção interessante por lá, hahaha. Claro, não para ter um destaque, mas dá para tentar uma classificação para 2022.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim a FIFA tinha que barrar jogadores naturalizados nas seleções. O cara só deveria jogar no país onde nasceu, e foda-se. Se fosse uma exceção aqui e acolá, até passava, mas isso tem virado regra nessas seleções menores, e rola casos até numas mais tradicionais, como França, Espanha e Itália. E normalmente, é sempre o Brasil ou países da África que acabam fornecendo esses jogadores e tomando no cu. Exemplo disso é a copa de 2014 que jogamos com Fred no ataque, sendo que poderíamos ter o Diego Costa.

A graça de competições entre seleções é justamente o cara não escolher e jogar pela seleção que nasceu. Dessa maneira aí tem fortes tendências pra virar um "segundo clube", e o país que pagar mais leva o jogador.

Acho muito interessante o projeto que os chineses estão fazendo de levar caras conhecidos/com potencial pra lá e melhorar o campeonato. Já vimos isso com o Japão, em proporções menores, e aparentemente deu resultado. Mas isso aí que eles tão fazendo é demais, chega a ser imoral.

Vamos dar uma viajada agora:

Uma coisa é regra: jogador de futebol, em sua grande maioria, quer dinheiro. A China tem dinheiro. Não duvido nada que no futuro, mesmo que distante, ela se torne uma potência no futebol, com os grandes craques mundiais indo jogar lá e não na Europa. Daí tu imagina se eles continuarem com esse esquema de naturalizar jogadores. Porra, eles vão praticamente comprar um supertime. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Uma coisa é tirar segunda nacionalidade, tendo laços genealógicos com determinada nação e tudo mais. Acho natural até, afinal todo mundo possui raízes que não necessariamente estão fincadas somente no próprio país natal.

Outra coisa é essa bizarrice aí. Na moral, pra mim é mt bizarro tu RENUNCIAR ao país que te viu nascer, caralho. Independentemente se o país é (ou está) uma merda ou não, eu sou tradicional a esse ponto e isso é um valor intransferível. Por isso, concordo com o @Lewiks: tem nada de sonho futebolístico não, os chineses estão COMPRANDO os caras. Na maior cara lavada... e devem estar pagando alto por isso.

 

Agora, mesmo com toda essa dinheirama, a China nunca vai alcançar esse nível que o @StrongAxe sugeriu ali na viajada dele hahaha, de montar uma "super seleção", simplesmente porque as potências mundiais continuarão sendo potências mundiais, passe 10, 50, ou 100 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho errado. Se o país tem determinada regra política para aquisição da cidadania (lembrando que isso não implica só em poder jogar pela seleção e sim diversas outras questões de ordem social), por que a FIFA deveria dar bedelho na soberania nacional?

Ao meu ver, o que se pode fazer, já está sendo feito, que é proibir jogador de atuar em duas competições oficiais por duas seleções diferentes.

No mais, como já falaram acima, tendo dinheiro você adquire cidadania em quase qualquer lugar do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Eu não acho errado. Se o país tem determinada regra política para aquisição da cidadania (lembrando que isso não implica só em poder jogar pela seleção e sim diversas outras questões de ordem social), por que a FIFA deveria dar bedelho na soberania nacional?

Ao meu ver, o que se pode fazer, já está sendo feito, que é proibir jogador de atuar em duas competições oficiais por duas seleções diferentes.

No mais, como já falaram acima, tendo dinheiro você adquire cidadania em quase qualquer lugar do mundo.

Perfeito. Nacionalidade não tem a ver só com a competição esportiva, por isso a FIFA não tem muito o que fazer (e nem deveria, na verdade). Se a pessoa adquire outra nacionalidade segundo o Direito de um país com o qual ela não tem nenhuma "ligação" (que ligação é essa? A maioria aqui é ligada ao Brasil só porque tem pais brasileiros ou nasceu em solo brasileiro, não tem nada de mágico nisso), paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, ZaMBiA said:

Eu não acho errado. Se o país tem determinada regra política para aquisição da cidadania (lembrando que isso não implica só em poder jogar pela seleção e sim diversas outras questões de ordem social), por que a FIFA deveria dar bedelho na soberania nacional? [...]

Mas ninguém falou que tá errado, até porque se já tá acontecendo é porque existe embasamento legal para tal. A discussão é entorno da moralidade disso tudo, creio eu, e nesse ponto eu acho lamentável. É tentar comprar uma coisa que não se compra, mas sim se constrói.

Traçando um paralelo: acho que o que os EUA estão fazendo de uns anos pra cá faz mais sentido, não estão tentando trazer os caras prontos pra sua Seleção (como a China), mas sim tentando criar um ambiente favorável pra que o Futebol (Soccer) cresça e se desenvolva dentro do país, gerando assim futuros estadunidenses bons de bola.

A China quer "participar da brincadeira" e tá despejando dinheiro nisso. Os EUA optaram por outro caminho, mais lógico a meu ver.

 

1 hour ago, John the Baptist. said:

[...] Se a pessoa adquire outra nacionalidade segundo o Direito de um país com o qual ela não tem nenhuma "ligação" [...]

Uma coisa é tu tirar a segunda nacionalidade. Outra coisa BEM DIFERENTE é tu renunciar a sua cidadania brasileira e virar chinês. Você pode achar normal, eu não.

E vale dizer que os caras poderiam continuar ganhando mt dinheiro por lá sem precisar disso. A questão é que os chineses devem ter aumentado a oferta com a condição dos caras virarem chineses. E aí o bolso falou mais alto, o que é direito de cada um também. Só acho bem escroto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/ai-kesen-de-nome-novo-elkeson-e-convocado-pela-primeira-vez-para-a-selecao-da-china.ghtml

O maluco renuncia de nacionalidade, vira chinês, e tem a possibilidade de mudar de nome. Aí vai lá e me escolhe Ai Kesen 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Elkeson já era um nome merda, agora ficou ainda pior. Nada é tão ruim que não possa piorar 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2019 em 16:05, Leho. disse:

Uma coisa é tu tirar a segunda nacionalidade. Outra coisa BEM DIFERENTE é tu renunciar a sua cidadania brasileira e virar chinês. Você pode achar normal, eu não.

E vale dizer que os caras poderiam continuar ganhando mt dinheiro por lá sem precisar disso. A questão é que os chineses devem ter aumentado a oferta com a condição dos caras virarem chineses. E aí o bolso falou mais alto, o que é direito de cada um também. Só acho bem escroto.

Mas o que muda? O cara vai gostar menos do Brasil por causa disso? Vai passar menos tempo aqui? Aliás, será que ele algum dia pensou em voltar pra cá depois de se aposentar?

Ao que de fato ele está renunciando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem lembra quando aquele chinês ex-Goiás foi o melhor jogador do campeonato brasileiro atuando pelo Cruzeiro? Ghu La Zhu jogava o fino da bola com o ER.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 hours ago, Lowko é Powko said:

Mas o que muda? O cara vai gostar menos do Brasil por causa disso? Vai passar menos tempo aqui? Aliás, será que ele algum dia pensou em voltar pra cá depois de se aposentar?

Ao que de fato ele está renunciando?

Na prática, no frigir dos ovos não muda nada... mas eu já deixei claro no outro post que fiz nesse tópico que, PRA MIM, é uma questão de valores morais, algo intrínseco a cada sujeito no Mundo. Algo bastante subjetivo, por isso respeito quem cague e ande pra isso, mas esse é meu ponto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Mas o que muda? O cara vai gostar menos do Brasil por causa disso? Vai passar menos tempo aqui? Aliás, será que ele algum dia pensou em voltar pra cá depois de se aposentar?

Ao que de fato ele está renunciando?

Vai ocupar uma vaga de estrangeiro se for contratado no FM.

 

Mas deve ter obrigações civis mais severas lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tipo, não rola nenhuma implicação por aqui? Porque o cara vira chinês e tals, mas não perde nenhum dos direitos como brasileiro por aqui?

Se bem que pra fazer isso a pessoa deve gostar bastante da China né, só se a ideia for morar lá de vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, EduFernandes disse:

Mas tipo, não rola nenhuma implicação por aqui? Porque o cara vira chinês e tals, mas não perde nenhum dos direitos como brasileiro por aqui?

Se bem que pra fazer isso a pessoa deve gostar bastante da China né, só se a ideia for morar lá de vez.

Deixa de ser cidadão brasileiro né e perde todos os direitos que um cidadão brasileiro tem...não sei bem se ele precisaria de visto para voltar a morar no Brasil já que o passaporte brasileiro não serve mais, aliás nem o nome dele é Elkeson mais. Mas antes ele teve que fazer um pedido no Itamaraty  para renunciar a sua nacionalidade e depois que conseguiu a naturalização lá. Goulart já entrou com esse mesmo pedido.

Caso ele queira voltar a ser brasileiro novamente, vai ter que pedir para o governo chinês para renunciar a cidadania (já que eles não permitem que um cidadão chinês tenha dupla nacionalidade). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/17/2019 at 4:05 PM, Leho. said:

Mas ninguém falou que tá errado, até porque se já tá acontecendo é porque existe embasamento legal para tal. A discussão é entorno da moralidade disso tudo, creio eu, e nesse ponto eu acho lamentável. É tentar comprar uma coisa que não se compra, mas sim se constrói.

Traçando um paralelo: acho que o que os EUA estão fazendo de uns anos pra cá faz mais sentido, não estão tentando trazer os caras prontos pra sua Seleção (como a China), mas sim tentando criar um ambiente favorável pra que o Futebol (Soccer) cresça e se desenvolva dentro do país, gerando assim futuros estadunidenses bons de bola.

A China quer "participar da brincadeira" e tá despejando dinheiro nisso. Os EUA optaram por outro caminho, mais lógico a meu ver.

 

Uma coisa é tu tirar a segunda nacionalidade. Outra coisa BEM DIFERENTE é tu renunciar a sua cidadania brasileira e virar chinês. Você pode achar normal, eu não.

E vale dizer que os caras poderiam continuar ganhando mt dinheiro por lá sem precisar disso. A questão é que os chineses devem ter aumentado a oferta com a condição dos caras virarem chineses. E aí o bolso falou mais alto, o que é direito de cada um também. Só acho bem escroto.

On 8/17/2019 at 2:17 PM, ZaMBiA said:

Eu não acho errado. Se o país tem determinada regra política para aquisição da cidadania (lembrando que isso não implica só em poder jogar pela seleção e sim diversas outras questões de ordem social), por que a FIFA deveria dar bedelho na soberania nacional?

Ao meu ver, o que se pode fazer, já está sendo feito, que é proibir jogador de atuar em duas competições oficiais por duas seleções diferentes.

No mais, como já falaram acima, tendo dinheiro você adquire cidadania em quase qualquer lugar do mundo.

Acho que a única coisa que deveria ser feita pela FIFA é: já vestiu a camisa de uma seleção, não pode vestir a da outra, foda-se se foi numa copa do mundo ou em um amistoso Sub20. 

Se não vira zona essa porra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Leho. disse:

Na prática, no frigir dos ovos não muda nada... mas eu já deixei claro no outro post que fiz nesse tópico que, PRA MIM, é uma questão de valores morais, algo intrínseco a cada sujeito no Mundo. Algo bastante subjetivo, por isso respeito quem cague e ande pra isso, mas esse é meu ponto. 

Eu tinha percebido esse ponto, Leho. Minhas perguntas foram no sentido do porquê você carrega esses valores morais. Mas se não quiser aprofundar esse ponto tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
5 hours ago, Lowko é Powko said:

Eu tinha percebido esse ponto, Leho. Minhas perguntas foram no sentido do porquê você carrega esses valores morais. Mas se não quiser aprofundar esse ponto tudo bem.

Ah sim, compreendo.

Cara, eu carrego esse tipo de valor porque me foi passado na criação de meus pais, sempre respeitando origens e tradições, tanto familiares quanto dos locais onde passamos nossas vidas. Sou nascido e criado no Interior de SP, carrego comigo mt coisas desse povo e dessa cultura, logo, eu não me vejo renunciando a isso, como se fosse algo transferível ou mutável.

Pode parecer bobagem pra outros, mas minha criação foi essa, e acho complicado esse tipo de naturalização onde você renega a tudo isso pra se valer de uma condição financeira melhor, por exemplo... sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só concordo com essa de o cara jogar por outro país se for um caso como o Thiago, Jorginho ou um Andreas Perreira que nunca jogaram no Brasil e sua ligação com o país é dada pelos pais 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...