Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para 4-1-2-3


jujotasurf

Posts Recomendados

Olá pessoal, então, nesse FM estou tendo uma certa dificuldade no quesito ofensivo das minhas equipes, comecei treinando o Dijon, o time ia mal no ataque mas relevei por ser um time fraco, agora estou no Man United e continuo com o mesmo problema, eu uso um esquema 4-1-2-3 de posse de bola, os laterais eu deixo na função Ala (apoiar), o Médio Defensivo eu deixo Construtor de Jogo Recuado (defender), os Meias Centrais eu deixo como Organizador Móvel/Construtor de Jogo Avançado (ambos em apoias), e uso dois Avançados Interiores (apoiar), meu atacante eu tentei entre Ponta-de--Lança, Avançado Trabalhador, Recuado ou Completo, mas em todas as funções meu atacante oscila entre marcar 2/3 gols em um jogo e ficar sem marcar por 3/4 partidas seguidas.

Nas jogadas de gols a maioria é de bola parada, falha de algum jogador adversário ou algum jogador arrisca de longe e faz o gol, quase nunca uma jogada trabalhada o que me deixa frustado já que  montei o esquema para este tipo de jogada.

Então gostaria de algumas dicas, tanto em sessões de treinamento, mudança de função de um jogador ou dicas de jogadores que se encaixam nesse sistema, pois já tentei treinar Concretização de Oportunidades, Ataque Temporizado e Ataque Pelas Alas e mesmo assim o time não tem nenhuma evolução.

BcrVCJ6.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que existem algumas incoerências em sua tática.

Você joga com passes mais curtos mas extremamente largo. Na minha opinião o "Ser mais expressivo" também é meio contraditório com as instruções de posse de bola.

Tem muitas opções de "posse de bola" marcadas ao mesmo tempo -> Passes mais curtos, jogar a partir da defesa, levar a bola até a área, ritmo muito mais baixo. Talvez você deveria tirar pelo menos 2 delas. Creio que seu time esteja muito burocrático, tocando demais a bola e demorando a finalizar. Não deve ser muito difícil pro adversário recompor a defesa e colocar vários jogadores atrás da linha da bola.

Também não é necessário três armadores no meio de campo. Tem muita gente "criando" e pouca gente pra infiltrar e aproveitar os espaços. Colocaria o Pogba de armador avançado de ataque, o Kovacic de b2b ou mezzala.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também acho que falta apoio no ataque, os dois avançados interiores estão em apoiar. acredito que pelo menos um precisa ficar como atacar, contudo eu usaria os  2.

 

colocaria o Pogba como CJA  com a função atacar e o Kovacic como MAA

 

também jogaria mais extreito e com passes mais diretos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, victorpetroll disse:

Me parece que existem algumas incoerências em sua tática.

Você joga com passes mais curtos mas extremamente largo. Na minha opinião o "Ser mais expressivo" também é meio contraditório com as instruções de posse de bola.

Tem muitas opções de "posse de bola" marcadas ao mesmo tempo -> Passes mais curtos, jogar a partir da defesa, levar a bola até a área, ritmo muito mais baixo. Talvez você deveria tirar pelo menos 2 delas. Creio que seu time esteja muito burocrático, tocando demais a bola e demorando a finalizar. Não deve ser muito difícil pro adversário recompor a defesa e colocar vários jogadores atrás da linha da bola.

Também não é necessário três armadores no meio de campo. Tem muita gente "criando" e pouca gente pra infiltrar e aproveitar os espaços. Colocaria o Pogba de armador avançado de ataque, o Kovacic de b2b ou mezzala.

 

Olá, então, eu deixei o time como Extremamente largo porque achava que com isso o time ia jogar mais pela ponta, rodando a bola pelos lados, abrindo mais para os pontas/laterais cruzarem ou virarem o jogo e etc. E "Ser mais expressivo" pq assim eles iriam trocar de posição e com isso dar problemas para a defesa adversaria.

Como você deu as dicas, eu tirei algumas instruções: Ritmo muito mas baixo e Levar a bola até a Área, depois disso o time até criou chances mais claras de gol sem ser de bola parada (mas como sempre perdeu a maioria) e uma jogada que aumentou e não gostei muito foi que agora sempre meus Avançados Interiores pegam a bola na ponta e vão cortando para o meio, mesmo tendo muitas opções de passe claro, tem alguma ideia de como posso diminuir isso?

De resto a dica de colocar o Pogba como Armador Avançado de ataque e do Kovacic de Médio Área-a-Área ajudou bastante, Obg! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Xablau007 disse:

também acho que falta apoio no ataque, os dois avançados interiores estão em apoiar. acredito que pelo menos um precisa ficar como atacar, contudo eu usaria os  2.

 

colocaria o Pogba como CJA  com a função atacar e o Kovacic como MAA

 

também jogaria mais extreito e com passes mais diretos

Olá, eu tentei usar os dois Avançados Interiores como ataque, mas com essa instrução eu percebi que eles não voltavam pra ajudar a marcar o lateral adversário, que sempre ficava livre para cruzar na minha área e acabei tomando muito gol assim, até coloquei a instrução pra ele marcar o lateral mano a mano, mas isso diminuiu as minhas oportunidades de ataque, além do time ficar com a mentalidade Estruturado, o que não curto pois gostaria que todos os jogadores ajudassem a defender e atacar.

Como disse acima coloquei o Pogba como Construtor Avançado de ataque e o Kovacic como MAA, o que ajudou muito.

Vou tentar colocar o time para jogar mais extreito, e passes mais diretos não curto muito pois gostaria que eles tocassem mais curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2019 at 08:13, jujotasurf disse:

Olá pessoal, então, nesse FM estou tendo uma certa dificuldade no quesito ofensivo das minhas equipes, comecei treinando o Dijon, o time ia mal no ataque mas relevei por ser um time fraco, agora estou no Man United e continuo com o mesmo problema, eu uso um esquema 4-1-2-3 de posse de bola, os laterais eu deixo na função Ala (apoiar), o Médio Defensivo eu deixo Construtor de Jogo Recuado (defender), os Meias Centrais eu deixo como Organizador Móvel/Construtor de Jogo Avançado (ambos em apoias), e uso dois Avançados Interiores (apoiar), meu atacante eu tentei entre Ponta-de--Lança, Avançado Trabalhador, Recuado ou Completo, mas em todas as funções meu atacante oscila entre marcar 2/3 gols em um jogo e ficar sem marcar por 3/4 partidas seguidas.

Nas jogadas de gols a maioria é de bola parada, falha de algum jogador adversário ou algum jogador arrisca de longe e faz o gol, quase nunca uma jogada trabalhada o que me deixa frustado já que  montei o esquema para este tipo de jogada.

Então gostaria de algumas dicas, tanto em sessões de treinamento, mudança de função de um jogador ou dicas de jogadores que se encaixam nesse sistema, pois já tentei treinar Concretização de Oportunidades, Ataque Temporizado e Ataque Pelas Alas e mesmo assim o time não tem nenhuma evolução.

BcrVCJ6.png

 

O pessoal confunde as instruções táticas, ritmo muito mais baixo é para segurar o resultado... não tem nada a ver com a posse de bola que o City usa por exemplo. O Correto para exemplificar o city seria:

 

Avançado Trabalhador (Agüero)

2 Avançados Interiores (atacar) (Por mais que o Sané seja canhoto e jogue na esquerda, ele equilibra as funções de um extremo com um avançado interior)

1 Construtor de jogo avançado (david Silva)

1 Mezzala ou meia centro (atacar) (de bruyne)

1 Médio defensivo (fernandinho)

2 alas (Nessa função eu gosto de deixar "automático" pois você tem liberdade de mudar de mentalidade durante o jogo e os alas se ajustarem automaticamente)

2 Defesa com bola

1 goleiro libero

- Jogue com passes mistos dando instruções individuais, por ex.: Meias e pontas com passes mais longos, laterais e zagueiros com passes mais curtos, volante com passe misto...

- Temporização normal: os jogadores tem a liberdade de ditar o ritmo e não jogar engessado com uma temporização muito baixa, impedindo jogadas rapidas de contra ataque que é frequente nos jogos do city, usar temporização baixa, diminui muito o poder ofensivo

- ser mais expressivo: essa função não condiz com essa tática, porque diz para os jogadores tentarem mais jogadas individuais... e isso é para uma tática de pouca posse de bola, basta ver nas analises que os jogadores não acertam muitas jogadas individuais mesmo com altos atributos para isso.

- cruzamentos rasteiros: essa instrução traz o que realmente acontece com essa formação, ponta faz a jogada e cruza rasteiro para alguem completar.

caso tenha algum jogador muito bom em atributos e quer que ele faça mais gols, tente usar ele como trequartista, eu gosto bastante dessa posição porém ele não marca nenhum jogador, por isso evite usar muitos jogadores nessa instrução. essa função fará com que o cara seja o craque do time e chame a responsa, ele tentara muitas jogadas, tentara finalizar, chegará na área para finalizar... etc.. o verdadeiro nº 10 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que já falaram, é meio contraditório pedir "contra-ataque" na transição ofensiva com um ritmo extremamente baixo.

Em 11/03/2019 at 02:42, jujotasurf disse:

Olá, então, eu deixei o time como Extremamente largo porque achava que com isso o time ia jogar mais pela ponta, rodando a bola pelos lados, abrindo mais para os pontas/laterais cruzarem ou virarem o jogo e etc.

Como você deu as dicas, eu tirei algumas instruções: Ritmo muito mas baixo e Levar a bola até a Área, depois disso o time até criou chances mais claras de gol sem ser de bola parada (mas como sempre perdeu a maioria) e uma jogada que aumentou e não gostei muito foi que agora sempre meus Avançados Interiores pegam a bola na ponta e vão cortando para o meio, mesmo tendo muitas opções de passe claro, tem alguma ideia de como posso diminuir isso?

O problema de ser extremamente largo é descompactar a equipe. Não dá match com um time que precisa se compactar e efetuar passes curtos. 

Sobre os AIs, na função de apoiar vão receber mais recuados e vão ter mais espaços pra cortar pro meio, principalmente se o pé for trocado. O passe só vai sair quanto estiverem com a bola conduzida lá pelo meio e em velocidade, pelo o que já observei. É interessante pra romper linhas de marcação e pode até funcionar como passador, dependendo dos atributos do jogador.

Enfim, a mudança vai depender do que você quer: ponta participando da construção ou apenas participando do terço final, seja cruzando, driblando ou finalizando? O CJA e o AI podem ser esse ponta-construtor, mas o CJA costuma funcionar quase como um meia-central e o AI dá o passe em velocidade, vindo do lado e cortando pro meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Perissé disse:

Além do que já falaram, é meio contraditório pedir "contra-ataque" na transição ofensiva com um ritmo extremamente baixo.

O problema de ser extremamente largo é descompactar a equipe. Não dá match com um time que precisa se compactar e efetuar passes curtos. 

Sobre os AIs, na função de apoiar vão receber mais recuados e vão ter mais espaços pra cortar pro meio, principalmente se o pé for trocado. O passe só vai sair quanto estiverem com a bola conduzida lá pelo meio e em velocidade, pelo o que já observei. É interessante pra romper linhas de marcação e pode até funcionar como passador, dependendo dos atributos do jogador.

Enfim, a mudança vai depender do que você quer: ponta participando da construção ou apenas participando do terço final, seja cruzando, driblando ou finalizando? O CJA e o AI podem ser esse ponta-construtor, mas o CJA costuma funcionar quase como um meia-central e o AI dá o passe em velocidade, vindo do lado e cortando pro meio.

O CJA de lado de campo faz o mesmo trabalho que o Mata faz no united, joga pelo lado para cruzar bolas ou lançar o lukaku, o AI (apoiar) é basicamente o cara que recebe a bola e corta pra dentro esperando o lateral fazer a passagem... o AI (atacar) é a função que todos os pontas fazem hoje em dia, corta pra dentro em direção do gol para chutar ou corre para linha de fundo para cruzar para trás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Felipe Pessoa disse:

O CJA de lado de campo faz o mesmo trabalho que o Mata faz no united, joga pelo lado para cruzar bolas ou lançar o lukaku [...]

Depende do estilo da equipe também. Aqui, com a posse, ele centralizava bastante com o pé trocado e virava quase um meia-central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...