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Henrique M.

Tour pelo FM 2019

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Henrique M.

Assim como fizemos no FM 2018, para que mais pessoas possam ver mais informações sobre o FM 2019 em forma de imagens contextualizadas, decidimos que seria interessante promover novamente um tour do jogo, mostrando as principais screenshots da interface inicial e qualquer outra novidade que mereça ser mencionada. Como o jogo não é vendido aqui e perdemos o suporte oficial ao Português Brasileiro, as imagens do FM 2019 estão em Português de Portugal. Vale lembrar, que assim como no ano passado, irei dividir em duas atualizações. Caso achem que alguma screenshot deva ser adicionada, é só deixar um comentário mencionando a tela que deseja.

Tela Inicial

Como sempre, esse painel permanece sem muitas modificações, reunindo as informações mais relevantes para você olhar.

Enzo-Jerolamo_-Inicio.png

Caixa de mensagens e redes sociais

Nenhuma mudança relevante, mas vale mencionar que a desenvolvedora vem se esforçando para colocar o máximo de informação, de uma maneira contextualizada para o jogador.

Enzo-Jerolamo_-Recebidas.png

Enzo-Jerolamo_-Redes-Sociais.png

Tela do Elenco

Era de se esperar que com a quantidade de filtros que personalizam essa tela, em algum momento, eles adotaria algumas dicas do pessoal, entretanto, continua sem muitas mudanças.

Juventus_-Jogadores-Jogadores.png

Tela de Dinâmica

Introduzido na versão anterior, essa funcionalidade não recebeu grandes mudanças.

Juventus_-Vista-Geral.png

Juventus_-Hierarquia.png

Juventus_-Grupos-Sociais.png

Juventus_-Satisfacao.png

Tela de táticas

Uma das grandes novidades do FM 2019 é a possibilidade de se construir táticas com três fases do jogo: quando seu time tem a posse de bola, quando ele está na transição ataque-defesa e quando ele está defendendo.

Juventus_-Vista-Geral-3.png

Além disso, você pode escolher estilos pré-determinados (ou carregar algum baixado) que já inserem automaticamente as instruções à equipa adequadas para o estilo desejado.

Juventus_-Vista-Geral-2.png

Com as novas fases de jogo, as instruções foram modificadas e estão sub-divididas de acordo com a fase relevante para o seu funcionamento. Como podem notar, temos uma nova instrução "Jogar para as Bolas Paradas". Isso é útil quando seu time é forte nas bolas paradas e você pode tentar forçar esse tipo de jogo para alçar bolas na área do adversário. 

Juventus_-Vista-Geral-4.png

Na parte de transição, você pode definir como sua equipe vai funcionar quando sair do ataque para a defesa ou da defesa para o ataque. Além disso, temos um conjunto de instruções mais claro para definir como o goleiro irá repor a bola em jogo. Podendo decidir o ritmo, a área ou jogador e até mesmo como ele deve fazer essa distribuição.

Juventus_-Vista-Geral-5.png

A tela de defesa, quando não temos a posse de bola, é a mais simples. Uma modificação interessante é que agora você vê qual é a altura do campo em que sua linha defensiva e linha de pressão ofensiva ficarão.

Juventus_-Vista-Geral-6.png

Tela de relatório da Equipe

Nenhuma novidade por aqui.

Juventus_-Vista-Geral-7.png

Tela de Staff

Mais uma vez, poucas ou quase nenhuma mudança nesse setor.

Juventus_-Vista-Geral-Vista-Geral.png

Tela de treinos

Junto com a modificação na tela de táticas, esse é o outro carro-chefe dessa edição. Agora os treinos são bem mais contextualizados e específicos, além de ressaltar claramente quem está treinando bem e mal. Você pode montar e cuidar rigorosamente dos treinamentos do seu time, escolhendo o que treinar, quando treinar e podendo dividir isso ao longo de um dia, semana, mês ou temporada. Temos até a opção para nos prepararmos especificamente com antecedência para algum jogo importante.

Juventus_-Vista-Geral-8.png

Como podem ver, o nível de detalhe para as sessões de treinamento é enorme. Você pode controlar as coisas de uma forma mais geral, modificando apenas o tipo de treino que quer durante a semana. Ou como verão na tela abaixo, controlar tudo minuciosamente, criando um novo plano do zero.

Juventus_-Calendario.png

Juventus_-Horarios.png

Juventus_-Horarios-2.png

Também tivemos o acréscimo das unidades de treino: goleiros, defesa e ataque. Os treinos são feito de forma que o ataque titular enfrente a defesa titular e vice-versa. Além disso, cada tipo de treino tem um impacto diferente nos atacantes e nos defensores. O treino realizado será o mesmo, mas o que cada um dos atletas aprenderá ou englobará nas sessões será baseado na sua unidade posicional. Agora também é possível colocar os jovens para treinar com a equipe principal sem ter que subi-los para a tela da equipe principal.

Juventus_-Unidades.png

A tutoria no FM 2019 se transformou em mentoria e agora também funciona com uma mecânica diferente. É necessário formar um grupo de jogadores (pelo menos 3) e todos devem estar treinando na equipe principal. Portanto, não é mais uma relação individual de tutor com tutorado, é algo coletivo e que ocorre treino a treino.

Juventus_-Mentorear.png

A tela de treino individual também recebeu uma mudança de design, ficando bem melhor de controlar o impacto do treino individual em cada um dos seus jogadores.

Juventus_-Individual.png

Também é possível controlar o descanso e a intensidade de acordo com a condição física de cada jogador.

Juventus_-Descanso.png

A forma como o treino é distribuída também modificou bastante. Agora são divididos em apenas cinco categorias: Defesa, Posse de bola, Ataque, Goleiro e Físico. Os três primeiros treinos são divididos em dois tipos diferentes: tático e técnico. 

Juventus_-Preparadores.png

Com essa mudança nas categorias e tipos de treinos, pode parecer que ficou mais complexo, mas o que é necessário para distribuição e treino cinco estrelas ainda parece funcionar da mesma forma.

Juventus_-Preparadores-2.png

Tela do Centro Médico

Foi uma das grandes inserções da versão anterior, contudo, assim como as dinâmicas, não recebeu atualizações impactantes.

Juventus_-Vista-Geral-9.png

Juventus_-Analise-de-Risco.png

Juventus_-Lesoes-Actuais.png

Juventus_-Historico-de-Lesoes.png

Juventus_-Resumo-da-Epoca.png

Tela do calendário

Assim como a questão da tela da equipe, a SI parece relutando em adicionar mais informações nessa parte.

Juventus_-Calendario-Senior.png

Tela das competições

Mesmo caso da tela acima.

Juventus_-Competicoes.png

Tela de observação de jogadores

A observação de jogadores mudou muito entre o FM 2017 e o FM 2018, por isso, não houve uma grande modificação aqui, com os esforços sendo direcionados para as novas funcionalidades. Mas deram uma boa melhorada no design, para fornecer informações mais rapidamente, sem a necessidade de mais cliques.

Juventus_-Centro-de-Observacao.png

Juventus_-Jogadores-Pesquisar-Jogador.pn

Tela de transferências

Muito similar ao FM 2018.

Juventus_-Centro-de-Transferencias.png

Tela do clube

Muito similar ao FM 2018. Ignorem os uniformes atrasados.

Juventus_-Perfil.png

Tela da diretoria

Muito similar ao FM 2018.

Tela das finanças

Muito similar ao FM 2018.

Juventus_-Financas-Sumario.png

Tour pelo FM - Parte 2

Continuando com mais algumas screenshots do FM 2019, que demostram algumas novas particularidades do jogo e também um pouco mais do dia de jogo e de como está o motor 2D e 3D do jogo.

Interface do dia de jogo

Essa parte do jogo continua muito similar as modificações realizadas no FM 2018, o que é uma pena, pois continuam com aquela tela ruim de informar resultados de jogos que já aconteceram. A única mudança é que agora o assistente lhe informa como os líderes do elenco reagiram à sua palestra.

Inter---Juventus_-Match-Line-Upsf38859c2

Inter---Juventus_-Match-Palestra-a-Equip

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Inter---Juventus_-Match-Relvado-7554545e

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Entretanto, a desenvolvedora foi muito feliz com essa nova tela de estatísticas. Só falta colocar mais detalhes como quem marcou os gols, que ficaria perfeita.

Inter---Juventus_-Estatisticas-Estatisti

Motor 2D

Inter---Juventus_-Match-Relvado-83575aa2

Motor 3D

 Em termos de qualidade gráfica, os jogadores aparentam ter diferenças mais nítidas. E a fluidez do jogo e a quantidade de animações também aumentaram. Além disso, adicionaram um pouco mais de física da bola ao jogo, com ela fazendo curvas de verdade.

Inter---Juventus_-Match-Relvado004371603

Menus para alterações durante uma partida

Com os estilos entrando em jogo, a mentalidade passou a não existir mais. Isso fica a cargo do estilo de jogo escolhido e por isso, os menus de alteração sofreram algumas alterações. A boa notícia é que agora as instruções ao adversário são bem mais fáceis de serem acessadas, junto com os outros menus de modificações disponíveis ao treinador.

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Relatório do olheiro sobre o próximo adversário

Nenhuma modificação nessa parte.

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Relatório pré-jogo do analista de dados

Nenhuma modificação nessa parte.

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Relatório pós-jogo do analista de dados

Nenhuma modificação nessa parte.

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Enzo-Jerolamo_-Recebidas-56f9c4b4c3b2038

Retorno do relatório do olheiro para a caixa de mensagens

Uma das coisas que mais me irritaram no FM 2018 foi parar de receber relatório dos olheiros na minha caixa de mensagem. Primeiro, não tinha como eu saber quando havia terminado e tinha que ficar checando a tela de observação de jogadores frequentemente. Segundo, foi um belo passo atrás no sistema que já existia. Fico feliz que tenham consertado.

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Prévia do jogo

A tela de prévia do jogo está um pouco mais informativa também, mas nada de muito diferente.

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Briefing Tático

A tela que te leva para o Briefing Tático não mudou muita coisa, mas, teve mudança internamente.

Enzo-Jerolamo_-Recebidas-730d61b79306130

O design é completamente diferente e você pode escolher no que focar para falar.

Inter---Juventus_-Resumoe5931beda9f050c7

Nova tela da Conferência de Imprensa e feedback

A conferência de imprensa ganhou um novo visual, algumas novas perguntas, mas continuam na mesma toada de sempre.

Inter---Juventus_-Match-Entrevista-no-Tu

Antigamente, para sabermos os efeitos de uma conferência de imprensa, era necessário observar a tela do elenco e ver o ícone relativo a essa parte do jogo, e passar o mouse em cima para ver se o jogador gostou ou não do que você disse. Agora, essa informação já vem direto na sua caixa de mensagem, mostrando os resultados do que você falou no elenco.

Enzo-Jerolamo_-Inboxee888d625bb34230.png

Conselhos do staff mais contextualizados e presentes

Com a modificação nos treinos, o staff vai ganhando ainda mais importante no jogo. E algumas temas ganharam uma melhor contextualização de conselhos dos membros do staff.

Enzo-Jerolamo_-Recebidas-8a69681938873f7

VAR e tecnologia da linha do gol

O jogo adicionou o VAR e a tecnologia da linha do gol nas ligas que elas já são usadas. E esse momentos são refletidos para você durante o jogo.

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Lanko

Muito bom. 

E dentro do jogo? Melhoraram as cobranças de falta direta e chutes de longa distância. São uma aberração no 18.

Ouvi falar que a bola agora tá fazendo uma curva decente em chutes e cruzamentos também. No 18 minha impressão é que vai quase sempre reta. Vi fotos que você vê com mais clareza a marcação mais firme (marcadores realmente colados nos adversários) e tal.

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Felipe 014

Como conseguiu deixar o jogo com essa cor? Não gostei nada daquele roxo...

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Henrique M.
42 minutos atrás, Lanko disse:

Muito bom. 

E dentro do jogo? Melhoraram as cobranças de falta direta e chutes de longa distância. São uma aberração no 18.

Ouvi falar que a bola agora tá fazendo uma curva decente em chutes e cruzamentos também. No 18 minha impressão é que vai quase sempre reta. Vi fotos que você vê com mais clareza a marcação mais firme (marcadores realmente colados nos adversários) e tal.

Eu não tive problemas com cobranças de falta direta no FM 2018 e nem com chutes de longa distância. Acho a quantidade de gols que saíram no save que fiz razoáveis.

Sim, a bola está com bem mais curva. E isso já rendeu alguns gifs bizarros, estilo aqueles bugs do FIFA. Quanto à marcação, a parte tática está bem interessante.

23 minutos atrás, Felipe 014 disse:

Como conseguiu deixar o jogo com essa cor? Não gostei nada daquele roxo...

Nas preferências você tem mais duas opções de skin: a Football Manager Dark e a Football Manager Light. Essa é a versão light.

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Felipe 014
Em 24/10/2018 at 14:51, Henrique M. disse:

Eu não tive problemas com cobranças de falta direta no FM 2018 e nem com chutes de longa distância. Acho a quantidade de gols que saíram no save que fiz razoáveis.

Sim, a bola está com bem mais curva. E isso já rendeu alguns gifs bizarros, estilo aqueles bugs do FIFA. Quanto à marcação, a parte tática está bem interessante.

Nas preferências você tem mais duas opções de skin: a Football Manager Dark e a Football Manager Light. Essa é a versão light.

Obrigado! Acabei não gostando muito da light também, tava me cegando rs optei pela dark

 

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Henrique M.
5 minutos atrás, Felipe 014 disse:

Obrigado! Acabei não gostando muito da light também, tava me cegando rs optei pela dark

 

Eu acostumei com essa versão no FM 18

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Serginho10

Tem como tirar alguns prints com a versão dark ? Por favor. ✌️

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Henrique M.
2 horas atrás, Serginho10 disse:

Tem como tirar alguns prints com a versão dark ? Por favor. ✌️

Veremos, já tirei todas que queria tirar para esse tour. Talvez alguém que jogue com ela possa lhe ajudar mais fácil.

Mais 30 imagens adicionadas.

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Serginho10
5 horas atrás, Henrique M. disse:

Veremos, já tirei todas que queria tirar para esse tour. Talvez alguém que jogue com ela possa lhe ajudar mais fácil.

Mais 30 imagens adicionadas.

Obrigado, na verdade não queria o print de todas as telas não. Só uma das notícias principais, outra da tela do campinho das táticas e outra dos treinos.

 

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GabrielCorona

muito legal o modo como mostrou o jogo.

Queria saber como deixou em português seu jogo ?

Vlw

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Henrique M.
7 horas atrás, GabrielCorona disse:

muito legal o modo como mostrou o jogo.

Queria saber como deixou em português seu jogo ?

Vlw

O jogo vem com o idioma Português de Portugal para ser escolhido.

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Yagamiiori

U ki dizer desse jogo que mal conheço e já considero paka's?

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    • munozgnm
      Por munozgnm
      Primeiramente, queria agradecer aos amigos que me ajudaram no tópico do Boteco 3.0 a fazer o banner e as barras. Sou novo no fórum, desde o FM 14 acompanho algumas histórias contadas aqui e uso o fórum também para baixar ups e gráficos no geral, até então nunca tinha visto necessidade para criar uma conta e interagir porém me despertou a vontade de externar um save com o Social FC, time de minha cidade que sou torcedor fanático, os motivos para minha escolha contarei em sequência. 

      História do Clube
      Social FC nasceu após a união das equipes Ferroviário e Belgo-Mineira, ambas eram times de funcionários de empresas com escritório no centro da cidade de Coronel Fabriciano - MG. O Ferroviário correspondia a Concessionária Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Belgo-Mineira pela companhia siderúrgica homônima. Em 1935, decidiram juntar os dois times, fusão que era chamada de Sociedade e apenas no dia 1º de Outubro de 1944 o nome atual foi registrado.
      As cores e o escudo foram inicialmente inspiradas no Santos porém com o passar do tempo o escudo foi atualizado até se tornar o que é hoje.
      Mesmo sendo um time teoricamente tradicional, o time não tem muitas conquistas. Um título da Segundona Mineira (corresponde a terceira divisão) de 1995 e dois do Módulo II (corresponde a segunda divisão) de 1996 e 2007 fazem parte da prateleira de troféus do Saci como equipe profissional. O Vice do Interior em 1997 também é uma conquista muito comemorada na cidade pois deu vaga na Série C daquele ano fazendo o time terminar na 26º posição do campeonato entre 64 equipes - única participação em torneios nacionais -.
      Motivo da Escolha
      Em entrevista dada na última segunda-feira (14/01), o atual presidente abdicou do futebol profissional a fim de pagar dividas milionárias causadas por um BINGO de carros organizado pelo mafioso ex-dirigente do Ipatinga Itair Machado (aquele mesmo). Eu desde minha infância tive vontade de participar de alguma forma do mundo da bola, como toda criança tinha o sonho de ser jogador de futebol mas fatores como a falta de qualidade não me permitiu levar para frente e após conhecer o FM em 2013, descobri que me aventurar nesse universo como técnico seria muito excitante. Com o passar do tempo, percebi que me arriscar como diretor também me agradaria. Então, com o surgir dessa notícia, comecei a planejar para um futuro ainda distante assumir o controle do time e fazer com que ele se torne um verdadeiro motivo de orgulho para a cidade, levarei para o FM esses objetivos e, quem sabe daqui algumas décadas, as coisas darem certo e eu voltar aqui no fórum para relembrar vocês da minha história kkkkkkk.
      Estádio
      O Social manda seus jogos no Estádio Louis Ensch que também é a sede do clube. Possui capacidade para 2290 pessoas mas pode comportar até 6000. Provavelmente, com o andar do save, em competições que exigem uma capacidade maior e se não conseguir construir de um novo estádio ou ampliar o Luisão junto, mandaremos os jogos no Ipatingão, sediado na cidade vizinha com capacidade de 22500 pessoas. 

      Database: Brasil Mundi UP 16/01 e Ligas Alternativas.
      Início: Dezembro de 2018 com uma DB grande.
      Países ativados: Brasil (Brasileirão Divisão Inferior e Superiores), Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, EUA, Equador, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Portugal, Qatar, Rússia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela (apenas primeira divisão desses países).

      Usarei meus dados pessoais, com a experiência recomendada e Licença Nacional B (o recomendado era a Licença Nacional A, mas achei irreal e deixei a B mesmo). O jogo gerou automaticamente essas opiniões ruins com três técnicos, curiosamente dois deles são antigos treinadores do Social.

       
      O principal é superar as marcas do Ipatinga, nosso maior rival. Campeão mineiro em 2005, do Interior em 2000; 2005; 2006; 2010 e da Taça MG 2004 e 2011 Vice do Campeonato Mineiro em 2002; 2006; 2010 e da Série B 2007, 3º na Copa do Brasil 2006.
       Para isso terei que:
         Ser a melhor equipe do interior mineiro nos estaduais pelo menos 5x.    Ser Tri-Campeão da Taça MG.    Ser Bi-Campeão Mineiro.    Ser Campeão da Serie B.    Chegar a Final da Copa do Brasil.    Conseguir me manter na Serie A logo no primeiro ano de disputa. Depois de alcançadas tenho metas mais ousadas:
           Superar o Villa Nova (5 títulos) e virar o maior campeão mineiro do interior.      Ganhar um Brasileiro da Série A.      Ganhar uma Libertadores      Virar o maior campeão continental de MG, atualmente é o Cruzeiro com duas libertadores.      Ser a primeira equipe mineira a ganhar um mundial.
      Pelo menos, para os objetivos de superar o Ipatinga, evitarei parcerias com clubes satélites como foi o caso do sucesso do rival na última década naquela parceria com o Cruzeiro. Dar prioridade a jogadores nascidos na região do Vale do Aço (Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo) tanto no profissional e na base. Se for demitido, rodarei por equipes da região até conseguir ser recontratado.

       
       
    • Darthz
      Por Darthz
      Apresentação
      Já há algum tempo que tinha vontade de voltar a postar um save no Profissão Manager, mas com a leitura de alguns textos e o acompanhamento de histórias da área, decidi passar das palavras aos actos e tentar levar um save em frente mais do que umas duas ou três épocas, coisa que já não acontece há algumas versões do Football Manager.
      Não prometo gráficos “topo de gama”, mas sim um tópico organizado e com as informações mais importantes do que for acontecendo durante as temporadas, não só no clube que estiver a treinar, mas também nas competições e prémios que eu considerar relevantes.
      O Save
      O Leste Europeu é sem dúvida um dos lugares mais interessantes para treinar, pelo menos no meu ponto de vista, e apesar de já ter realizado algumas carreiras começando em ligas desta região da Europa, fica sempre a sensação que há mais para desbravar, e muitos países e equipas diferentes para descobrir e conhecer.
      Depois de ter lido alguns artigos sobre o Ajax de Rinus Michels e Cruijff, fiquei fascinado com a história, não só dos acima citados, mas também de Ștefan Kovács, treinador sucessor de Michels e que levou o Ajax a duas Taças dos Campeões Europeus consecutivas. Sendo bem mais desconhecido que os dois holandeses, o romeno foi responsável por continuar e expandir a filosofia do “futebol total”, e isso levou-me então a desejar fazer algo que pudesse aliar o meu gosto pessoal com uma pequena homenagem àquele que é considerado por muitos o melhor treinador romeno de todos os tempos e muito pouco conhecido pelos adeptos de futebol em geral.
      Para finalizar, apenas referir que o nome do save deve-se aos Cárpatos, maior conjunto montanhoso da Europa Oriental, e que percorre uma grande parte da Roménia, sendo um “cartão de visita” do país.
      Biografia de Ștefan Kovács
      Ștefan Kovács (Timișoara, 2 de outubro de 1920 — Cluj-Napoca, 12 de maio de 1995) foi um jogador e treinador de futebol romeno, considerado um dos mais bem sucedidos treinadores na história do futebol europeu.

      Nascido em Timișoara, na Roménia, Kovács foi um meio-campista que apesar de possuir técnica apurada e intuição tática nunca foi escolhido para jogar na seleção romena, ao contrário do seu irmão mais velho Nicolae Kovács, que foi um dos cinco jogadores que participaram nos três Mundiais anteriores à Segunda Guerra Mundial.
      Kovács teve seus primeiros grandes sucessos como treinador no comando do Steaua Bucureşti, onde venceu por uma vez o campeonato (1967-68) e três vezes a Taça da Roménia (1968–69, 1969–70, 1970–71).
      Depois disso, ele substituiu Rinus Michels como treinador do Ajax em 1971, continuando e expandindo a filosofia do "futebol total". Com o Ajax, Kovács venceu duas Taças dos Campeões Europeus consecutivas (1971–72, 1972–73). Ainda em 1972, ele também ganhou a Taça Intercontinental e no ano seguinte a primeira edição da Supertaça Europeia. Além disso, ele liderou o Ajax para a vitória dos campeonato holandeses em 1972 e 1973 e Taça da Holanda dos mesmos anos.
      Apesar de ter comandado o Ajax em apenas duas temporadas, o romeno tornou a equipa holandesa na melhor da sua geração, sendo a caminhada para a sua terceira final europeia quase processional. Tímido e sem vontade de atrair atenção, ao contrário de Michels, Kovács tornou-se uma estrela na Holanda. Quando Nicolae Ceausescu visitou a Holanda em 1973, a rainha holandesa Beatriz perguntou ao ditador romeno num banquete: “O que podemos dar-lhe para você levar de volta à Roménia? Deve aceitar algo em troca de nos enviar Kovács.”

      Um homem inteligente, Kovács decidiu sensatamente sair quando a equipa estava no auge. Foi uma decisão sábia. Johan Cruijff, o melhor jogador da equipa e força de galvanização, partiu para o Barcelona para se juntar a Michels pouco tempo depois, e o grande Ajax rapidamente se desintegrou.
      Depois de deixar a equipa holandesa em 1973, foi convidado pela federação francesa de futebol para assumir a seleção principal. Jornalistas do France Football perguntaram-lhe quanto tempo demoraria para fazer da seleção francesa uma das melhores do mundo, Kovács respondeu: “Com boas estruturas, em oito a dez anos, poderemos ter uma boa seleção nacional.” Michel Hidalgo, seu adjunto e sucessor, aproveitaria o trabalho já realizado e lideraria a geração de Platini, Giresse e Tigana ao título do Campeonato Europeu de Futebol de 1984. Actualmente Ștefan Kovács continua a ser o único treinador estrangeiro que alguma vez treinou a seleção francesa de futebol.
      Infelizmente a carreira de treinador de Kovács terminou em ignomínia: no seu retorno à seleção da Roménia, onde já estivera como assistente, foi acusado de perder de propósito para a Hungria, falhando assim a qualificação para o Mundial de 1982. Após a saída da seleção romena, ainda realizou três temporadas como treinador do Panathinaikos da Grécia (1981-1983), e uma breve passagem sem glória pelo Mónaco, onde foi despedido após um punhado de partidas, e substituído por Arséne Wenger.
      Faleceu a 12 de maio de 1995, doze dias antes do Ajax ganhar a sua quarta Liga dos Campeões.
      Troféus e dados de carreira de Ștefan Kovács
      1953-1960 : Universitatea Cluj 1960-1962: CFR Cluj 1962-1967: Roménia (Assistente) 1967-1971: Steaua de Bucareste - 1 campeonato da Roménia e 3 Taças da Roménia 1971-1973: Ajax - 2 Campeonatos da Holanda, 1 Taça da Holanda, 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça Intercontinental 1973-1975: França 1976-1980: Roménia (Treinador Principal) 1981-1983: Panathinaikos - 1 Taça da Grécia 1986-1987: Mónaco Dados, ligas e treinador
      Como é perceptível, irei fazer um save carreira, no estilo JET, utilizando uma base de dados que activa a terceira divisão da Roménia. Coloquei como jogáveis 13 ligas de modo a dar o máximo de oportunidades ao treinador, e de aumentar a dificuldade do save.
      Utilizarei a personagem Andrei Kovács, pois apesar de não ser um save de ficção, quero homenagear Ștefan Kovács, e quem sabe, superá-lo como melhor treinador romeno de todos os tempos. Não procurarei seguir o mesmo trajeto em termos de clubes, mas se surgir uma proposta, quem sabe?
      Objectivos do Save
      Superar o número de títulos de Ștefan Kovács na Roménia (3 taças da Roménia e 1 campeonato); Vencer duas Ligas dos Campeões; Treinar a seleção da Roménia;
    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      Fala pessoal! Estou de volta para trazer uma reedição de um save que havia postado com o FM 2011, um dos primeiros que publiquei por aqui e que foi muito prazeroso de jogar. Trata-se do save "Como nos velhos tempos", onde tentei retratar a trajetória do ex-atacante Marinho sob o comando do glorioso Bangu Atlético Clube. 
      Estarei utilizando o MRT90 Brasil, como forma de possibilitar o comando do time dentro do FM 2019, que se encontra atualmente sem divisão. Para deixar as competições mais equilibradas, atualizei as transferências e elencos de diversos times, com base em sites oficiais e outros como o 'Transfermarkt' e 'O Gol'. Caso alguém tenha interesse neste arquivo, pode baixar por aqui.

      Fundado por britânicos em 17 de abril de 1904, o Bangu Atlético Clube é um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro e um dos pioneiros no Brasil, sendo o primeiro a escalar um atleta negro no país, mesmo contra a vontade da federação local, que chegou a proibir a prática, forçando a equipe a decidir por não participar da extinta Liga Metropolitana de Football. 
      Em seus mais de 110 anos, o Alvirrubro de Moça Bonita colecionou algumas conquistas, tais como os títulos do Campeonato Carioca em 1933 e 1966, o Torneio dos Campeões de 1967 e a International Soccer League em 1960, quando superou equipes como Sampdoria, Rapid Wien, Sporting, Estrela Vermelha e Kilmarock. Para muitos, a ISL representa um título mundial para o Banguzão.

      Em 1985, o Alvirrubro foi vice-campeão brasileiro, quando perdeu o campeonato para o Coritiba, que faturou o título após histórica decisão por pênaltis no Maracanã. Em 1987, a equipe venceu a Taça Rio, sua última conquista relevante. No ano seguinte, em 1988, o Bangu foi rebaixado para a Série B e nunca mais retornou à elite do futebol nacional.
      Era o final da "era" liderada pelo famoso bicheiro Castor de Andrade, presidente de honra e grande financiador do clube até o final da década de 1980. Desde então, o Bangu Atlético Clube não mais reencontrou seu rumo e suas participações no Campeonato Brasileiro têm se tornado cada vez mais raras.
      Nos últimos dez anos, a equipe se classificou apenas duas vezes para o Brasileirão Série D, abrindo mão de sua participação em 2009 por falta de recursos, e fazendo uma campanha nada animadora em 2017 (encerrou como 40º, na classificação geral).

      - Conquistar, ao menos, duas vezes o Campeonato Carioca, repetindo os feitos de 1933 e 1966;
      - Retornar à Série A (última participação em 1988);
      - Conquistar o título da Série A, superando o feito de 1985 (vice contra o Coritiba);
      - Conquistar o título da Copa do Brasil (nunca fez boa campanha);
      - Conquistar o título da Libertadores da América (decepcionou em sua única participação, em 1986);
      - Conquistar o título do Mundial de Clubes, equiparando a façanha de 1960 (International Soccer League);
      - Superar a reputação de, ao menos, um dos grandes do Rio de Janeiro;
      - Emplacar um ídolo que supere, ao menos, a marca do ex-atacante Marinho no clube (83 gols).

      Desta vez, não teremos Marinho no comando do Bangu. Sendo assim, teremos uma "passagem de bastão" para um ídolo mais recente da torcida alvirrubra. Trata-se do ex-zagueiro Carlos Renan, que defendeu a equipe de Moça Bonita entre 2010 e 2014, sendo aproveitado depois como auxiliar da comissão técnica. 

      Dentro do jogo, defini sua qualificação "baseada no Bangu", o que deixou o treinador com Licença Nacional B, e selecionei experiência anterior como Futebolista Profissional (nível local), o que condiz com a realidade. Por se tratar de uma pessoa que, enquanto jogador, demonstrava perfil de liderança junto aos companheiros, deixei Carlos Renan com estilo de treino Motivador. Nenhum atributo foi alterado manualmente. 
    • just12
      Por just12
      Dei uma lida em alguns fóruns nacionais e internacionais e percebi também com minha vivência no jogo que desde q versão 13, o jogo meio que te obriga a jogar do jeito X OU Y,  são determinadas táticas e estratégias que funcionam muito bem e se vc tentar desenvolver uma filosofia própria a chance de dar errado é muito grande, a não ser que a filosofia seja próxima a que o jogo entende como funcional.
       
      No FM11 e fm12 eu me sentia mais livre pra montar filosofias e estratégias diferenciadas e que com paciência funcionavam muito bem.
      Você percebe que há anos a tática mais usada pelos players humanos é a 4231 com extremos e quando não, é uma variação dela. E de fato ela funciona super bem,ainda mais com pressão e linha alta.
    • F J
      Por F J
      Fala galera.
       
      Mais um ano que venho seguindo com esse projeto, dessa vez para FM2019.
      Por volta de 630 jogadores/staffs entre criações e edições de jogadores baseados no Japão que como vocês sabem não vem no FM.
      Sò subscrever que vai aparecer nos seus arquivos do editor.
       
       
      Espero que gostem.
      https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1686393451
       
       









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