Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Time sem objetividade na retranca


brinks1822

Posts Recomendados

to num save com o Atlético Paranaense e to tend dificuldades para implementar uma tática. o time é bem limitado em termos técnicos entao estou tentando uma retranca, com saida pros contra ataques da melhor forma possível, só que me faltam peças no elenco. gostaria de umas dicas ou até alterações na formação para ter mais adaptabilidade do meu -limitado- elenco. 

nas estatisticas dos ultimos 3 jogos chutei o mesmo tanto que o adversário -e em duas sai derrotado- mas sem objetividade... 
 

https://imgur.com/JBwgNSA

https://imgur.com/xL39jZS

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, brinks1822 disse:

to num save com o Atlético Paranaense e to tend dificuldades para implementar uma tática. o time é bem limitado em termos técnicos entao estou tentando uma retranca, com saida pros contra ataques da melhor forma possível, só que me faltam peças no elenco. gostaria de umas dicas ou até alterações na formação para ter mais adaptabilidade do meu -limitado- elenco. 

nas estatisticas dos ultimos 3 jogos chutei o mesmo tanto que o adversário -e em duas sai derrotado- mas sem objetividade... 
 

https://imgur.com/JBwgNSA

https://imgur.com/xL39jZS

 

Não acho que o Atlético/PR seja um time bem limitado, acho um time com boas peças pra brigar por libertadores no primeiro ano sem contratações. Talvez essa ideia de retranca não tenha futuro contra a maioria dos times que ele vai enfrentar no estadual e em casa no BR. Se o outro time vier na defesa, seu jogo vai ser pouco produtivo, recomendo que monte as 3 opções táticas disponíveis, para ter alternativas para jogos em que você enfrente equipes defensivas.

Sobre sua retranca com saída no contra-ataque, acho que ela está bem conflitante:
- Ritmo muito baixo: seu time quando recuperar a bola vai jogar muito lento, e nunca vai pegar o adversário de surpresa, não vai existir essa saída para contra-ataque.
- Geralmente contra-atacar explorando o meio é mais difícil do que pelas laterais, pois o meio tente a ser sempre a área de jogo mais congestionada, além do mais sua formação não nenhum meia ofensivo, não teria muito com o que explorar o meio.
- Passes Curtos + manter posse: Isso basicamente são instruções de controle e não de reação. Quando seu time recuperar a bola, não vai ter velocidade e nem objetividade, vai trocar passes lentamente enquanto o adversário se recompõe, tirando o elemento surpresa e facilitando a marcação, além de não favorecer o jogo com extremos, já que eles tendem a não manter a posse com passes curtos, e sim avançar com a bola pela linha lateral até atingir a linha de fundo e cruzar.
- Sobreposição Exterior: essa instrução pede para os jogadores segurarem a bola e esperarem a passagem de um jogador pela lateral, isso faz com seu time perca a velocidade do contra-ataque.
- Levar a bola até a área: Essa instrução pede pra seu time ter paciência e rodar a bola até encontrar uma chance clara dentro da área. Isso vai contra toda a filosofia de reação do contra-ataque, que pede um jogo mais urgente após a recuperação da bola.
- Driblar Menos: Essa é uma instrução para o ataque, pedir para seus pontas driblarem menos, significa que vão tirar a velocidade do jogo, mais uma vez tirando o elemento surpresa e permitindo a recomposição do adversário.     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. mudou o título para Time sem objetividade na retranca

Limpa tudo da tatica e coloca:

Linha Defensiva baixa, pressão baixa, Largura com extremos, desarme agressivo, Aliviar para os flancos, Passar para o Espaço, Cruzamentos tensos, Enfrentar defesa.

Importante deixar sua equipe em estruturada ou altamente estruturada, para que sempre tenha jogadores a espera de uma bola no ataque

Ta aqui uma tática de contra golpe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta do Thiago Anjo tá ótima, e mostra bem o problema com as instruções que tu escolheu. Complementando, eu te diria para montar táticas simples.

Ao que parece, tu não sabe bem ainda o que cada função faz no jogo - e é normal isso, precisa muita leitura e experiência para saber tudo certinho. Mas se tu ainda não sabe bem o que cada instrução faz, qual o sentido em encher o time delas? Muito mais produtivo seria colocar uma equipe com uma ou duas instruções no máximo e depois ir lentamente adicionando ou tirando instruções. Daí tu pode ir vendo em campo o que cada instrução faz na equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2018 at 06:01, Thiago Anjo disse:

Sobre sua retranca com saída no contra-ataque, acho que ela está bem conflitante:
- Ritmo muito baixo: seu time quando recuperar a bola vai jogar muito lento, e nunca vai pegar o adversário de surpresa, não vai existir essa saída para contra-ataque.
- Geralmente contra-atacar explorando o meio é mais difícil do que pelas laterais, pois o meio tente a ser sempre a área de jogo mais congestionada, além do mais sua formação não nenhum meia ofensivo, não teria muito com o que explorar o meio.
- Passes Curtos + manter posse: Isso basicamente são instruções de controle e não de reação. Quando seu time recuperar a bola, não vai ter velocidade e nem objetividade, vai trocar passes lentamente enquanto o adversário se recompõe, tirando o elemento surpresa e facilitando a marcação, além de não favorecer o jogo com extremos, já que eles tendem a não manter a posse com passes curtos, e sim avançar com a bola pela linha lateral até atingir a linha de fundo e cruzar.
- Sobreposição Exterior: essa instrução pede para os jogadores segurarem a bola e esperarem a passagem de um jogador pela lateral, isso faz com seu time perca a velocidade do contra-ataque.
- Levar a bola até a área: Essa instrução pede pra seu time ter paciência e rodar a bola até encontrar uma chance clara dentro da área. Isso vai contra toda a filosofia de reação do contra-ataque, que pede um jogo mais urgente após a recuperação da bola.
- Driblar Menos: Essa é uma instrução para o ataque, pedir para seus pontas driblarem menos, significa que vão tirar a velocidade do jogo, mais uma vez tirando o elemento surpresa e permitindo a recomposição do adversário. 

Só complementando o que o Thiago e o Danut comentaram, acho que vale ter atenção com as instruções de passe curto e ritmo mais lento. Elas tendem a diminuir o ritmo de jogo, e isso dentro do FM costuma tirar toda a objetividade da sua equipe. Seu time fica girando, girando, girando a bola e não faz nada. É literalmente uma medida de controle de jogo, não é uma ferramenta de ataque/contra-ataque. Falo por experiência própria.

Na teoria - e na vida real - não é necessariamente assim, mas dentro do FM você precisa de ritmo e velocidade tanto para posse quanto para contra-ataque serem efetivos, ou sua equipe fica muito previsível. A chave é saber exatamente como utilizar mentalidades e instruções para gerar esse efeito; nesse caso eu sugiro fazer como o Danut disse e ir acrescentando instruções aos poucos, experimentando mesmo, até chegar no efeito que você deseja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua ideia é ficar na retranca e contra atacar com objetividade, algumas instruções estão conflitantes. Principalmente a de 'Manter a Posse de Bola' e 'Levar a Bola até a Área que são instruções de controle de jogo e muita paciência, e isto favorece mais uma equipe técnica que queira ter muita posse de bola e jogar no campo do adversário. 'Explorar pelo Meio' acho desnecessário visto que você ataca com extremos. Não jogo o FM18 mas acredito que essa instrução de 'Sobreposição Exterior' seja pra esperar a passagem de algum lateral, certo? Esta é mais uma instrução que cadencia muito mais o jogo e no seu caso, você não colocou nenhum lateral pra atacar.

As mudanças nas instruções que eu faria seriam as seguintes:

Removeria estas instruções que eu citei acima.
E adicionaria:
Linha Defensiva mais baixa
Menos Pressão
Manter as Posições

Todas essas instruções pra favorecer a sua retranca, dando mais obediência tática a sua equipe e fazendo sua defesa ser mais difícil de ser quebrada. O resto, quando sua equipe recuperar a bola, ela faz sozinha.

Mudanças na formação:
Eu colocaria o seu lateral esquerdo pra atacar e seu Médio Centro como ataque também, seu time já tem um trinco que fica postado atrás e um Médio Área-a-Área que volta tbm, você pode liberar esse médio centro pra ser mais um elemento dentro da área que possa aproveitar esses cruzamentos dos seus extremos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...