Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Defesas Laterais ou Alas


DRMoreira04

Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde.

Já vi alguns vídeos no FManagerTV, mas, ainda tenho algumas dúvidas na prática, de como funciona o Defesa Lateral e o Ala.

Estou jogando atualmente com o Defensor Sporting, num 4-1-2-1-2 losango sem pontas, portanto, dependo muito dos meus laterais.

Normalmente eu utilizo meus laterais como Alas (atacar - apoiar), isto é, em qualquer formação, save, etc.

Os 6 primeiros jogos foram de vitórias, apesar de termos uma quantidade alta de cruzamentos não completados, etc. Porém, para diminuir isso, a partir da 7a rodada, coloquei-os como Laterais (atacar) para que possam ocupar as faixas de defesas do campo do adversário, e coincidência ou não, tomei taca na 7a e na 8a rodada (todos os gols de cabeça, sim, aí é outro problema).

Para que os meus laterais ocupem as faixas do campo e deem profundidade ao time sem que eles façam cruzamentos em excesso, qual função vocês indicam?

Além disso, estou jogando com as seguintes instruções: Pressionar MENOS - NORMAL, Temporização BAIXA - NORMAL, Passes Curtos, Passar para espaço, Sobreposições Interiores e Levar até a área. Estou tentando jogar de modo que eu possa controlar o jogo, ter mais profundidade e amassar o time adversário com bolas enfiadas nas costas da defesa e/ou jogadas bem trabalhadas. Porém, nem sempre acontece isso, aí meu time vai e toma gol de escanteio, cruzamento, e f*de tudo.

Enfim, agradeço desde já a atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pelas experiências que fiz com formações sem pontas, eu sugiro usar Alas mesmo, o Defesa Lateral normalmente funciona melhor com um outro jogador aberto na frente dele. 

O Ala com tarefa Apoiar costuma equilibrar muito bem o potencial ofensivo e defensivo, subindo quando necessário mas sem se desesperar pra chegar à linha de fundo, e ajudando com bons passes. Algo que você pode testar é usar um Ala em Apoiar e outro em Atacar, e se for o caso, mexe nas tarefas conforme a necessidade da sua equipe. Tipo, se o adversário estiver pressionando demais, bota os dois em Apoiar; se estiver se defendendo muito, bota ambos pra Atacar, e tal.

42 minutos atrás, DRMoreira04 disse:

Além disso, estou jogando com as seguintes instruções: Pressionar MENOS - NORMAL, Temporização BAIXA - NORMAL, Passes Curtos, Passar para espaço, Sobreposições Interiores e Levar até a área. Estou tentando jogar de modo que eu possa controlar o jogo, ter mais profundidade e amassar o time adversário com bolas enfiadas nas costas da defesa e/ou jogadas bem trabalhadas. Porém, nem sempre acontece isso, aí meu time vai e toma gol de escanteio, cruzamento, e f*de tudo.

Então, vejo que você quer construir um estilo de posse de bola, ok. Mas entendo que algumas dessas instruções são contraditórias - por exemplo, "Passar para o Espaço" e "Passes Curtos". Eu sugiro você começar com poucas instruções - por exemplo, apenas "Passes Curtos" - baixar a mentalidade para Defensiva ou Contra-Atacar - tornam seu time mais paciente e cauteloso, o que combina com esse estilo - e aí, se for o caso, vai colocando outras instruções aos poucos, dependendo do que você vê em campo. Recomendo muito cuidado ao mexer manualmente na temporização e na pressão, aqui sempre que eu faço isso é um desastre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Tsuru disse:

Então, pelas experiências que fiz com formações sem pontas, eu sugiro usar Alas mesmo, o Defesa Lateral normalmente funciona melhor com um outro jogador aberto na frente dele. 

O Ala com tarefa Apoiar costuma equilibrar muito bem o potencial ofensivo e defensivo, subindo quando necessário mas sem se desesperar pra chegar à linha de fundo, e ajudando com bons passes. Algo que você pode testar é usar um Ala em Apoiar e outro em Atacar, e se for o caso, mexe nas tarefas conforme a necessidade da sua equipe. Tipo, se o adversário estiver pressionando demais, bota os dois em Apoiar; se estiver se defendendo muito, bota ambos pra Atacar, e tal.

Tsuru, obrigado pela explicação! 

Usarei ambos como Alas, também acredito que dava mais largura ao meu time e ele ficava mais completo no ataque, ou melhor, com mais jogadores durante maior parte do jogo.

23 minutos atrás, Tsuru disse:

Então, vejo que você quer construir um estilo de posse de bola, ok. Mas entendo que algumas dessas instruções são contraditórias - por exemplo, "Passar para o Espaço" e "Passes Curtos". Eu sugiro você começar com poucas instruções - por exemplo, apenas "Passes Curtos" - baixar a mentalidade para Defensiva ou Contra-Atacar - tornam seu time mais paciente e cauteloso, o que combina com esse estilo - e aí, se for o caso, vai colocando outras instruções aos poucos, dependendo do que você vê em campo. Recomendo muito cuidado ao mexer manualmente na temporização e na pressão, aqui sempre que eu faço isso é um desastre.

Quanto a essa parte, fico com receio, pelos seguintes motivos: sempre que eu vou criar um save novo, volto ao fórum e começo a reler algumas campanhas, explicações, dúvidas, etc de modo que eu possa me (re)atualizar. 

Em um dos tópicos, para criar uma tática, se não me engano, o autor cita que uma das maneiras para realizarmos isso, é ver em qual posição o nosso time está cotado, e obviamente os jogadores existentes no elenco. O Defensor está cotado para o 4º lugar, e meus jogadores são no mínimo bons (já ganhei clássicos contra o Nacional, partidas na Sul-Americana, etc). Ou seja, não acho que as mentalidades Defender / Contra-Atacar sejam usuais em uma situação de início de partida, por exemplo. 

A respeito das instruções, me tire outra dúvida, por favor: a instrução Passar para o espaço não é exatamente o que o nome propõe? Mesmo que meu time tenha a instrução de utilizar Passes Curtos. Quando meu jogador vai passar a bola pelo espaço, ele está se unindo a outra instrução (sobreposições interiores/externo), correto? 

Sendo assim, fico na dúvida se caso eu tirar a Passar para espaço, meu time diminua as tentativas de fazer jogadas com bolas enfiadas.

Muito obrigado pela ajuda!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DRMoreira04 disse:

amassar o time adversário com bolas enfiadas nas costas da defesa e/ou jogadas bem trabalhadas

Isso é contraditório, se você amassar o adversário ele vai se encolher todo no próprio campo, não haverá espaços nas costas da defesa para explorar.

A questão dos cruzamentos em excesso, depende de mais de uma coisa: estilo de jogo (controlar, eu creio que favoreça a troca de passes e não cruzamentos, já ataque, por exemplo, favorece cruzamentos), estilo de passes (quanto mais longo, mais favorece cruzamentos), passes de riscos (favorecem cruzamentos), tarefa ataque (favorece cruzamentos), abrir para as laterais favorece cruzamentos (já o que lateral/ala vai se isolar e a única forma de passe vai ser o longo), enfrentar defesa/fintar mais favorece cruzamentos (pois depois correr com a bola, geralmente ele se isola).

Passar bolas no espaço, é uma instrução que fala pra fazer os passes à frente do jogador para que ele corra para alcançá-la, favorece lançamentos, o que acaba também favorecendo cruzamentos (e no caso de você querer amassar o adversário, as bolas à frente pelo meio ficarão para defesa/goleiro e pelas laterais vai incentivar ao jogador pegar ela já bem a frente do campo em posição de cruzar, se não tiver ninguém bem próximo a ele para fazer o passe curto, provavelmente ele vai buscar o cruzamento).

É uma pena o modo de travar instruções do FM, por que você não consegue pedir ao Ala/Lateral que chegue na linha de fundo atacando sem cruzar, a tarefa ataque do Ala/Lateral vem com a instrução cruzar frequentemente ativada sem poder desmarcar. O que eu faço quando quero que o lateral chegue em profundidade mais não cruze é colocar na tarefa automática e definir cruzar menos, menos passes de risco, driblar menos, chegar mais a frente e passes curtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, DRMoreira04 disse:

Quanto a essa parte, fico com receio, pelos seguintes motivos: sempre que eu vou criar um save novo, volto ao fórum e começo a reler algumas campanhas, explicações, dúvidas, etc de modo que eu possa me (re)atualizar. 

Em um dos tópicos, para criar uma tática, se não me engano, o autor cita que uma das maneiras para realizarmos isso, é ver em qual posição o nosso time está cotado, e obviamente os jogadores existentes no elenco. O Defensor está cotado para o 4º lugar, e meus jogadores são no mínimo bons (já ganhei clássicos contra o Nacional, partidas na Sul-Americana, etc). Ou seja, não acho que as mentalidades Defender / Contra-Atacar sejam usuais em uma situação de início de partida, por exemplo. 

A respeito das instruções, me tire outra dúvida, por favor: a instrução Passar para o espaço não é exatamente o que o nome propõe? Mesmo que meu time tenha a instrução de utilizar Passes Curtos. Quando meu jogador vai passar a bola pelo espaço, ele está se unindo a outra instrução (sobreposições interiores/externo), correto? 

Sendo assim, fico na dúvida se caso eu tirar a Passar para espaço, meu time diminua as tentativas de fazer jogadas com bolas enfiadas.

Muito obrigado pela ajuda!!! 

Então, as mentalidades são um ponto meio polêmico, porque os nomes delas não expressam exatamente o que representam. "Defensivo" não é necessariamente uma retranca e "Contra-Atacar" não é necessariamente um jogo de contragolpes rápidos em velocidade. E a mentalidade "Ofensiva" ainda pode usar o contra-ataque em velocidade, por exemplo.

Eu já montei uma equipe com a mentalidade "Defensiva" e ela jogava no ataque o tempo todo. A situação era tão séria que os rivais começaram a se retrancar demais e minha equipe passou por uma "empatite", mas não por se defender demais, e sim porque era muito ofensiva! Na verdade, o que mais determina a forma de jogo de seu time no FM são funções e tarefas - eu entendo que a mentalidade seria "como" ele faz isso. Ataca de forma agressiva ou cautelosa, por exemplo?

Existem muitos guias e muitas definições para tudo no FM, sob várias abordagens, mas nesse caso eu prefiro usar a do guia Lines and Diamonds. É interessante porque você consegue ver exatamente o que cada mentalidade faz com seu time.

Repare que, no quadro abaixo, as mentalidades mais ofensivas (Control e Attacking) usam passes mais diretos no ataque e tendem a alargar o campo, o que combina mais com um estilo de passes diretos e equipe mais espaçada; já as mentalidades mais baixas usam passe mais curto no ataque e fazem o time ser mais compacto, o que combina com o jogo de posse. No caso, Defensiva inclusive busca se defender com a bola, algo muito comum no tiki-taka.

YEDBSx1.png

E o que acontece se você colocar "Passe mais Curto" com a mentalidade "Controle"? A instrução em questão reduz o espectro do passe em um nível, jogando para o anterior - ou seja, o passe fica "Equilibrado". Será que quando joga com posse você quer um passe "Equilibrado" ou você quer "Curto"? Nesse caso específico, pode ser mais fácil escolher o tipo de passe pela mentalidade e deixar ele em "Misto", porque dessa forma vai seguir o quadro acima.

Sobre Passar para o Espaço, não tô conseguindo traduzir aqui, mas a definição é a seguinte:

Pass Into Space instructs all players to place more passes into gaps behind opposition defenders. This means players already instructed to play less risky passes will look to play a moderate amount and so forth. This will enable players to achieve more penetration, and it’s particularly useful when you have extremely skillful players facing an aggressive defence that is prone to exposing space behind pressuring players.

Ou seja, segundo essa definição, "Passar para o Espaço" faz com que seus jogadores tentem mais passes de risco, o que é bom quando a zaga adversária está pressionando muito e deixando espaço às costas. Mas se a zaga adversária tiver jogadores de ótima qualidade, entendo que eles tendem a deixar menos espaços e a conseguir cobrí-los, o que pode fazer seus jogadores arriscarem mais passes difíceis sem a menor necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria existir a função do lateral que vira zagueiro. Tipo o que o Abidal fazia nos tempos de Barcelona. Enquanto o Dani Alves subia igual um louco pro ataque e o frances ficava mais centralizado junto com a zaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Para que os meus laterais ocupem as faixas do campo e deem profundidade ao time sem que eles façam cruzamentos em excesso, qual função vocês indicam?

Só completando as excelentes indicações do @Tsuru, o Ala na tarefa de apoiar possui a possibilidade da instrução individual de cruzar menos vezes. Acabei optando por tal instrução, depois de usar o Lateral na tarefa de atacar e ver a minha equipe vivendo de cruzamentos, e foi uma escolha muito acertada, pois algumas vezes vejo o Ala indo até perto da linha de fundo e tocando pro Extremo dentro da área. Sem contar que eles muitas vezes decidem voltar a jogada em vez de desperdiçar o ataque em um cruzamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Thiago Anjo disse:

O que eu faço quando quero que o lateral chegue em profundidade mais não cruze é colocar na tarefa automática e definir cruzar menos, menos passes de risco, driblar menos, chegar mais a frente e passes curtos.

como o jogador se comporta no "automatico"? Isso consegue te satisfazer nessas condições?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, senna889091 disse:

como o jogador se comporta no "automatico"? Isso consegue te satisfazer nessas condições?

 

No automático o jogador parece decidir ele mesmo os momentos de transição, e isso faz ficar livre pra você habilitar qualquer instrução individual. Quando quero que eles avancem mais sem cruzar/driblar tanto, essa é a melhor opção que usei até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Perissé disse:

Só completando as excelentes indicações do @Tsuru, o Ala na tarefa de apoiar possui a possibilidade da instrução individual de cruzar menos vezes. Acabei optando por tal instrução, depois de usar o Lateral na tarefa de atacar e ver a minha equipe vivendo de cruzamentos, e foi uma escolha muito acertada, pois algumas vezes vejo o Ala indo até perto da linha de fundo e tocando pro Extremo dentro da área. Sem contar que eles muitas vezes decidem voltar a jogada em vez de desperdiçar o ataque em um cruzamento.

E ontem durante uma conversa com o @Perissé ele me lembrou que, se você optar por um jogo de ritmo mais lento e posse de bola, também pode experimentar a função "Defesa Lateral" com tarefa "Apoiar".

Apesar do Defesa Lateral normalmente funcionar melhor com um Extremo na frente dele, as coisas podem mudar se seu ritmo for mais paciente, porque o toque de bola permite que o lateral chegue ao ataque e inclusive faça cruzamentos, o que não aconteceria nessa tarefa se você jogasse de forma mais intensa. Vale a pena experimentar e ver o que se encaixa melhor na sua equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2018 at 15:44, Thiago Anjo disse:

Isso é contraditório, se você amassar o adversário ele vai se encolher todo no próprio campo, não haverá espaços nas costas da defesa para explorar.

A questão dos cruzamentos em excesso, depende de mais de uma coisa: estilo de jogo (controlar, eu creio que favoreça a troca de passes e não cruzamentos, já ataque, por exemplo, favorece cruzamentos), estilo de passes (quanto mais longo, mais favorece cruzamentos), passes de riscos (favorecem cruzamentos), tarefa ataque (favorece cruzamentos), abrir para as laterais favorece cruzamentos (já o que lateral/ala vai se isolar e a única forma de passe vai ser o longo), enfrentar defesa/fintar mais favorece cruzamentos (pois depois correr com a bola, geralmente ele se isola).

Passar bolas no espaço, é uma instrução que fala pra fazer os passes à frente do jogador para que ele corra para alcançá-la, favorece lançamentos, o que acaba também favorecendo cruzamentos (e no caso de você querer amassar o adversário, as bolas à frente pelo meio ficarão para defesa/goleiro e pelas laterais vai incentivar ao jogador pegar ela já bem a frente do campo em posição de cruzar, se não tiver ninguém bem próximo a ele para fazer o passe curto, provavelmente ele vai buscar o cruzamento).

É uma pena o modo de travar instruções do FM, por que você não consegue pedir ao Ala/Lateral que chegue na linha de fundo atacando sem cruzar, a tarefa ataque do Ala/Lateral vem com a instrução cruzar frequentemente ativada sem poder desmarcar. O que eu faço quando quero que o lateral chegue em profundidade mais não cruze é colocar na tarefa automática e definir cruzar menos, menos passes de risco, driblar menos, chegar mais a frente e passes curtos.

Bom dia, Thiago! Desculpe a demora para respondê-lo, tive alguns imprevistos que me impediram de vir na área para checar se tive algumas respostas hehe.

Então cara, eu entendo a sua primeira frase, mas, não concordo com ela, veja só: não me recordo se foi esse ano, ou ano passado, num Juventus x Real em que o Real Madrid estava amassando a Juve, porém, o time italiano estava tão recuado na própria área, que o Zidane fez o seguinte, espetou os laterais lá em cima de modo que, com o time (meio-campistas, atacantes, etc) pressionando o miolo da zaga, os espaços fossem dados justamente nas costas da defesa Juventina e os cruzamentos fossem feitos bem próximos a linha de fundo. 

Seria algo nesse sentido, tentar pressionar, não deixar o time adversário em paz, e se precisar, fazer isso. Joguei mais cedo e tive um problema semelhante ao que o Zidane teve (modéstia a parte hahaha), porém, não consegui furar a defesa adversária. Meu time inteiramente no ataque, mudei as mentalidades várias vezes e nada.

A respeito das instruções e mentalidades, estou tentando me adaptar, vendo o jogo de modo completo para ver o que é que está dando certo e o que falta treinamento. Além disso, você poderia me explicar na prática o que são as sobreposições interiores e exteriores? Sempre que um jogada acontece eu fico viajando que o meu time fez um "Passe à Frente (no espaço)" + "Sobreposição Interior", sem nunca ter visto ao menos um gif de como é, hehe.

Obrigado cara, você é um monstro aqui da área!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2018 at 15:51, Tsuru disse:

Então, as mentalidades são um ponto meio polêmico, porque os nomes delas não expressam exatamente o que representam. "Defensivo" não é necessariamente uma retranca e "Contra-Atacar" não é necessariamente um jogo de contragolpes rápidos em velocidade. E a mentalidade "Ofensiva" ainda pode usar o contra-ataque em velocidade, por exemplo.

Eu já montei uma equipe com a mentalidade "Defensiva" e ela jogava no ataque o tempo todo. A situação era tão séria que os rivais começaram a se retrancar demais e minha equipe passou por uma "empatite", mas não por se defender demais, e sim porque era muito ofensiva! Na verdade, o que mais determina a forma de jogo de seu time no FM são funções e tarefas - eu entendo que a mentalidade seria "como" ele faz isso. Ataca de forma agressiva ou cautelosa, por exemplo?

Existem muitos guias e muitas definições para tudo no FM, sob várias abordagens, mas nesse caso eu prefiro usar a do guia Lines and Diamonds. É interessante porque você consegue ver exatamente o que cada mentalidade faz com seu time.

Repare que, no quadro abaixo, as mentalidades mais ofensivas (Control e Attacking) usam passes mais diretos no ataque e tendem a alargar o campo, o que combina mais com um estilo de passes diretos e equipe mais espaçada; já as mentalidades mais baixas usam passe mais curto no ataque e fazem o time ser mais compacto, o que combina com o jogo de posse. No caso, Defensiva inclusive busca se defender com a bola, algo muito comum no tiki-taka.

YEDBSx1.png

E o que acontece se você colocar "Passe mais Curto" com a mentalidade "Controle"? A instrução em questão reduz o espectro do passe em um nível, jogando para o anterior - ou seja, o passe fica "Equilibrado". Será que quando joga com posse você quer um passe "Equilibrado" ou você quer "Curto"? Nesse caso específico, pode ser mais fácil escolher o tipo de passe pela mentalidade e deixar ele em "Misto", porque dessa forma vai seguir o quadro acima.

Sobre Passar para o Espaço, não tô conseguindo traduzir aqui, mas a definição é a seguinte:

Pass Into Space instructs all players to place more passes into gaps behind opposition defenders. This means players already instructed to play less risky passes will look to play a moderate amount and so forth. This will enable players to achieve more penetration, and it’s particularly useful when you have extremely skillful players facing an aggressive defence that is prone to exposing space behind pressuring players.

Ou seja, segundo essa definição, "Passar para o Espaço" faz com que seus jogadores tentem mais passes de risco, o que é bom quando a zaga adversária está pressionando muito e deixando espaço às costas. Mas se a zaga adversária tiver jogadores de ótima qualidade, entendo que eles tendem a deixar menos espaços e a conseguir cobrí-los, o que pode fazer seus jogadores arriscarem mais passes difíceis sem a menor necessidade.

Tsu, bom dia! 

Velho, fiquei chocado com esse quadro, hahaha. Conforme dito ao Thiago, na resposta acima, acabei de passar pela sua situação do "empatite", apesar de ter sido em 1 jogo só. Aconteceu exatamente isso que você citou, o time por mais que estivesse com a mentalidade Contra-Atacar, estava inteiramente no ataque e tivemos 70% de posse de bola, infelizmente, não tão produtiva quanto eu gostaria.

Não sabia disso, estou com uns 3 livros a serem lidos no momento, e sempre que inicio os guias do FM ou os livros mesmo, acabo por me perder e não ler nada. Ou seja, é puro desconhecimento e preconceito, afinal, o nome em si me leva a achar que meu time vai jogar da maneira que a mentalidade indica, quando na verdade não é bem assim.

Toda hora que preciso, volto a esse quadro para entender melhor o que seria útil em relação a minha abordagem para o desenrolar do jogo.

A questão é o seguinte, conforme você mesmo disse, caso eu venha a utilizar uma abordagem com a mentalidade mais "defensiva", o meu time poderá ficar inteiro no ataque e sofrer com isso, apesar de que utilizaremos de instruções que me agradam, que é a bola enfiada, o passe curto, aproximação, etc. Caso eu queira jogar com a mentalidade Controlar, eu realmente terei dificuldades para implementar o passe curto e essa maior ocupação do território adversário? 

Obrigado meu querido, vocês são demais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2018 at 16:01, Banton disse:

Deveria existir a função do lateral que vira zagueiro. Tipo o que o Abidal fazia nos tempos de Barcelona. Enquanto o Dani Alves subia igual um louco pro ataque e o frances ficava mais centralizado junto com a zaga.

Também acho, Banton. Apesar de que eu não utilizo os laterais de forma defensiva, nem sei como seria isso pra mim haha.

O próprio Thiago falou algo que me incomoda também: é muito ruim essa limitação que o FM nos impõe, de quando marcamos alguma instrução, essa seja muito engessada mesmo.

Em 05/04/2018 at 01:14, Perissé disse:

Só completando as excelentes indicações do @Tsuru, o Ala na tarefa de apoiar possui a possibilidade da instrução individual de cruzar menos vezes. Acabei optando por tal instrução, depois de usar o Lateral na tarefa de atacar e ver a minha equipe vivendo de cruzamentos, e foi uma escolha muito acertada, pois algumas vezes vejo o Ala indo até perto da linha de fundo e tocando pro Extremo dentro da área. Sem contar que eles muitas vezes decidem voltar a jogada em vez de desperdiçar o ataque em um cruzamento.

Perissé, obrigado meu velho, eu percebi isso aqui e também coloquei os alas na função apoiar, apesar de que não tive muito êxito, visto que não tenho pontas para acompanhá-los, ai acaba que dá quase no mesmo, ocorre muitos cruzamentos. 

No jogo acima, do qual expliquei ao Tsuru e ao Thiago que o meu time encurralou o adversário e meus alas estavam espetados, tive 6% de eficácia no cruzamento, fico putasso quando meu time faz 30+ cruzamentos num jogo, e principalmente, sem acertar quase nenhum.

Estou moldando a tática para tentar encaixá-la da melhor maneira.

Em 05/04/2018 at 10:29, Tsuru disse:

E ontem durante uma conversa com o @Perissé ele me lembrou que, se você optar por um jogo de ritmo mais lento e posse de bola, também pode experimentar a função "Defesa Lateral" com tarefa "Apoiar".

Apesar do Defesa Lateral normalmente funcionar melhor com um Extremo na frente dele, as coisas podem mudar se seu ritmo for mais paciente, porque o toque de bola permite que o lateral chegue ao ataque e inclusive faça cruzamentos, o que não aconteceria nessa tarefa se você jogasse de forma mais intensa. Vale a pena experimentar e ver o que se encaixa melhor na sua equipe.

Fiz essa tentativa, também, não tive muito sucesso, mas me agrada mais a forma do Ala - Apoiar e depois a do Defesa - Apoiar, pois gosto dos jogadores bem abertos e lá em cima, já que não possuo nenhum ponta ou jogador de lado de campo a não ser os laterais.

@Tsuru @Thiago Anjo quando eu digo que gostaria de massacrar o adversário, na verdade seria controlando a posse com passes curtos, rodando a bola rapidamente, fazendo infiltrações, e estando presente no campo dele a grande maioria do tempo. Daí, acredito que seriam as mentalidades defensivas que me dariam isso, nesse momento, estou adaptando para buscar uma melhoria nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, DRMoreira04 disse:

costas da defesa Juventina e os cruzamentos fossem feitos bem próximos a linha de fundo.

No caso, eu me referia a outro local, quando falo costas da defesa, seria a região atrás dos zagueiros, no centro. Nas laterais, de fato, é o único local que tem espaços exploráveis em times que estão sendo amassados.

Você pode usar os meias para sobrecarregar com passes curtos e liberar os laterais para q eles cheguem na linha pra cruzar, eu uso aqui assim: mantenho a posse, escolho um dos pontas para jogar de construtor no apoio em um 4123, e a melhor função q usei pra liberar os laterais foi o lateral/ataque, eu ficava rodando a bola no centro com passes curtos até a ultrapassagem do lateral q chegava cruzando. 

A sobreposição EXterior é uma instrução que pede para que um jogador (geralmente meia central ou ofensivo) ao invés de correr e driblar, segure e espere a passagem de um jogador pela área Exterior do campo, geralmente um lateral ou ala.

A Interior pede que o ala/lateral ou até um meia central que esteja próximo a linha lateral, ao invés de carregar, segure e espere a passagem (geralmente em diagonal, o famoso "facão") de um meia que venha do interior ou pelo interior. 

Aqui uma gift da sobreposição interior(que o atacante decidiu ao invés de correr pra o cruzamento parou pra cortar pro meio): http://s3.amazonaws.com/assets.asn.com/production/attacheds/9890/original/5E_(2).gif

A mentalidade exata que vc procura, pelo q vc descreveu, é a Controlar, mantendo a posse, com passes curtos, jogando a partir da defesa e levando a bola até a área do adversário, com um plus se quiser de liberar a criatividade e pedir para se movimentarem mais. Eu uso ela para enfrentar times muito fechados. 

Sobre eficácia de cruzamentos, ela é baixa mesmo, principalmente contra adversários que colocam 6 ou 8 jogadores dentro da área qdo vc cruza, é complicado, mas uma hora eles erram. Além do mais, é uma ótima forma de explorar a segunda bola (o rebote da cabeçada), posicionando jogadores na entrada da área adversária. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre lateral estilo Abidal no Barcelona, vocês podem espero entrar o lateral no apoio com a instrução encurtar linha e sem a instrução chegar mais à frente (se prefere ainda pode colocar aguentar posição) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Não sabia disso, estou com uns 3 livros a serem lidos no momento

Por curiosidade, quais seriam esses livros?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2018 at 10:33, DRMoreira04 disse:

Tsu, bom dia! 

Velho, fiquei chocado com esse quadro, hahaha. Conforme dito ao Thiago, na resposta acima, acabei de passar pela sua situação do "empatite", apesar de ter sido em 1 jogo só. Aconteceu exatamente isso que você citou, o time por mais que estivesse com a mentalidade Contra-Atacar, estava inteiramente no ataque e tivemos 70% de posse de bola, infelizmente, não tão produtiva quanto eu gostaria.

Não sabia disso, estou com uns 3 livros a serem lidos no momento, e sempre que inicio os guias do FM ou os livros mesmo, acabo por me perder e não ler nada. Ou seja, é puro desconhecimento e preconceito, afinal, o nome em si me leva a achar que meu time vai jogar da maneira que a mentalidade indica, quando na verdade não é bem assim.

Toda hora que preciso, volto a esse quadro para entender melhor o que seria útil em relação a minha abordagem para o desenrolar do jogo.

A questão é o seguinte, conforme você mesmo disse, caso eu venha a utilizar uma abordagem com a mentalidade mais "defensiva", o meu time poderá ficar inteiro no ataque e sofrer com isso, apesar de que utilizaremos de instruções que me agradam, que é a bola enfiada, o passe curto, aproximação, etc. Caso eu queira jogar com a mentalidade Controlar, eu realmente terei dificuldades para implementar o passe curto e essa maior ocupação do território adversário? 

Obrigado meu querido, vocês são demais!!!

Rapaz, eu não tinha visto sua postagem hahaha, mal a demora em responder.

Esse quadro é fantástico mesmo. O mais legal é que combinando ele com outra parte do guia, que explica as instruções, você consegue entender exatamente o que cada instrução faz com a sua equipe. Isso ajuda demais na hora de deixar seu time "redondinho" e desenvolver de fato um estilo de jogo.

Sobre a mentalidade Controlar, ela ocupa mais o território adversário, colocando sua linha defensiva no meio campo/intermediária rival, se não me engano, buscando alargar o campo e fazer transições rápidas e diretas. É um estilo que por padrão busca mais velocidade e verticalidade nas transições, entende? 

Usando a instrução "Passe mais Curto", por exemplo, você consegue reduzir o passe  em um espectro. Isso significa que, com essa instrução combinada à mentalidade "Controlar', seu passe cairá para o mesmo da mentalidade "Normal", ou seja, ficará "Equilibrado". Pra reduzir pra "Curto", de fato, você precisaria adicionar outra instrução que reduzisse ainda mais o espectro, e que nesse caso seria "Manter a Posse". Mas aí precisa observar se as duas instruções juntas não vão criar "a posse pela posse", fazendo seu time ficar tocando a bola sem muita objetividade. Fora que, com essas duas instruções, o tempo e a largura vão ficar iguais aos da mentalidade "Defensiva", e não sei se isso funcionaria na prática com uma mentalidade mais alta.

Por outro lado, se você colocar a mentalidade em "Normal" e aplicar o "Passe mais Curto", ele reduzirá um nível na tabela e ficará "Curto", que é o que você deseja. Além disso, aplicar essa instrução também reduzirá tempo e largura para os mesmos níveis da mentalidade "Contra-Ataque", ou seja, o tempo ficará "Considerar Opções" e a largura, "Permanecer mais compacto". E como "Normal" é uma estratégia que equilibra risco e recompensa, seu time jogará um jogo de posse bem equilibrado, e você pode torná-lo mais ofensivo ou mais defensivo mexendo nas funções e tarefas. Me parece exatamente o que você está buscando para um estilo de posse de bola, não acha? E você poderia complementar com "Driblar Menos" e "Levar a Bola Até a Área", que são instruções que valorizam a posse de bola também.

Como variação, você pode simplesmente colocar a mentalidade em "Normal" e marcar a instrução "Manter a Posse", que também reduz o espectro do passe, do tempo e da largura em um nível, sem mexer em mais nada. Mas nesse caso os jogadores receberão a instrução "Menos Passes de Risco" e tenderão a jogar mais de pé em pé. É preciso observar se, na prática, isso funciona legal ou se seu time fica previsível, e com qual das duas variações o jogo de posse é mais eficiente.

Eu não recomendo "Mover das Posições", no entanto, porque essa movimentação é definida pelas instruções dos jogadores antes de ser afetada pela instrução de equipe. Então se as tarefas dos seus atletas forem mais estáticas, a instrução não terá basicamente efeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Tsuru disse:

or outro lado, se você colocar a mentalidade em "Normal" e aplicar o "Passe mais Curto", ele reduzirá um nível na tabela e ficará "Curto", que é o que você deseja. Além disso, aplicar essa instrução também reduzirá tempo e largura para os mesmos níveis da mentalidade "Contra-Ataque", ou seja, o tempo ficará "Considerar Opções" e a largura, "Permanecer mais compacto". E como "Normal" é uma estratégia que equilibra risco e recompensa, seu time jogará um jogo de posse bem equilibrado, e você pode torná-lo mais ofensivo ou mais defensivo mexendo nas funções e tarefas. Me parece exatamente o que você está buscando para um estilo de posse de bola, não acha? E você poderia complementar com "Driblar Menos" e "Levar a Bola Até a Área", que são instruções que valorizam a posse de bola também.

Complementando: eu mesmo venho testando o estilo de posse de bola com a mentalidade Normal, e aqui além de "Passe Mais Curto", "Driblar Menos" e "Levar a Bola Até a Área", diminui um pouco a largura ("Jogar mais Estreito"). Isso porque, com a largura padrão, a equipe estava errando passes bobos e dando margem a contra-ataques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
×
×
  • Criar Novo...