Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Razões para sair da sua zona de conforto em seu próximo save


PsychoShow

Posts Recomendados

banner.png.8a6bf0f3b3d014c73b939e4c4723e2c2.png
 

Eu fui um jogador ávido do Championship Manager nos anos 90, mas a vida falou alto e eu nunca mais tive tempo de jogar tanto. Então em 2009 eu li acerca do Football Manager Live, comprei uma cópia e instantaneamente apeguei-me novamente. Isso resultou em comprar cada edição do Football Manager da versão de 2010 até a presente. Todo ano sempre jogo em diferentes saves em vários termos, em diferentes países que eu nunca treinei antes; de clubes na parte debaixo da pirâmide e eu diria que achei aspectos diferentes e desafiantes para se divertir. Então este artigo é sobre 5 modos diferentes de deixar a sua zona de conforto e tentar algo um pouco diferente.

1. O “fundo” da Liga/Pirâmide

Muitos jogadores por aí gostam de experimentar glória instantânea e automaticamente irão para Barcelona, Real Madrid, Man City e PSG. A expectativa do Presidente é alta nestes clubes de elite, mas os jogadores são fáceis de se obter e os jogadores-promessas são comprados facilmente. No FM11 tive um save com a Inter de Milão, onde contratei os melhores jogadores daquela edição: Hamsik, Lukaku e Dzeko são alguns e que com eles ganhei Ligas, copas e troféus europeus. Ainda assim, as habilidades que te fazem um bom treinador com estes clubes não são facilmente transferidas para a parte mais baixa da liga ou até mesmo na parte baixa da pirâmide. Você se verá tendo que adaptar aquela sua tática que mete 4-5 gols por jogo e que é o “suprassumo do futebol arte” para algo mais defensivo que não lhe faça tomar 4-5 gols. Pode ser interessante ganhar com um Aston Villa em um 1-0 apertado contra o Stoke do que desfrutar de uma vitória esmagadora do Barcelona contra o Valencia na Super Copa Espanhola.

2. O topo da Liga/Pirâmide

Como os jogadores que desfrutam do sucesso instantâneo ao administrar um clube de elite, existe uma grande parte de players que gostam de jogar com clubes constantemente envolvidos nas zonas de rebaixamento, tentando melhorá-los à cada temporada. Muitos fóruns de FM possuem desafios “do pequeno clube ao grande”, e uma boa parte da comunidade FM gosta deste tipo de desafio onde tentam alcançar o sonho impossível. Eu fiz isso com o Elgin City no FM12 e os levei até a glória na Champions League. Treinadores de times na parte baixa da tabela desenvolvem uma mentalidade de jogo mais cautelosa e defensiva, o que não se traduz em um clube grande. David Moyes no Man Utd é o exemplo primo disso, enquanto a maioria dos adversários estão configurados para se defender dos gigantes na liga. As habilidades que fazem você "estacionar o ônibus" em um time modesto não irão calhar quando você esteja comandando um time de elite e isso pode acabar tornando-se um desafio. Jogar um futebol atrativo e deixar o Presidente alegre é melhor do que uma vitória de 1-0.

3. Liga/País desconhecido

Jogar em uma liga de um país de que você não tem conhecimento algum pode ser bastante gratificante. Algumas pessoas gostam de jogar nos países que gostam, os jogadores são de seu conhecimento etc. Todo ano eu pego um país que eu nunca tenha dirigido antes. No FM11 foi o Sparta Praga na República Checa. Um save bastante divertido onde contratei o jovem goleiro Jack Butland; ele ganhou nacionalidade Tcheca e foi o goleiro da seleção quando eles ganharam a Copa do Mundo. No FM 13 dirigi o FH da Islândia e tomou 5 anos no jogo para se tornarem jogadores profissionais e só a partir daí a diretoria me permitiu contratar jogadores estrangeiros, mas uma vez que isto aconteceu, eu me diverti em aventuras Europeias. Jogar a Liga neste país era uma formalidade, mas a aventura principal era desbravar as competições europeias. O melhor que eu consegui foi chegar nas Quartas de Final na Europa League depois de 15 temporadas, mas se eu tivesse continuado aquele save, teria ganho um troféu Europeu nos próximos 5 anos.

4. Treinando uma Seleção

Jogadores de FM são grandes fãs do cenário internacional. Alguns gostam do desafio, outros rejeitam com paixão. Eu acho bastante interessante estar no comando de uma nação dentro do futebol. As pressões das confederações nacionais de futebol podem ser ainda mais exigentes. Sabendo que a sua Escócia empatou em 1-1 com a Lituânia e lhe deixou precisando de um milagre para se qualificar, bem, você pode achar que esse trabalho foi em vão. Durante três anos (FM12-FM14) tentei o meu melhor com a Hungria, tentando reviver as glórias antigas dos Magyars de Puskas, e achei deveras desafiante. A qualificação para a Eurocopa era sempre garantida, mas na Copa do Mundo era uma bagunça total. Uma vez neste torneio raramente chegava nas Oitavas de Final, mas eu nunca parei de me convencer, dizendo a mim mesmo “Você conseguirá da próxima vez”. Eu o encorajaria a tentar este tipo de desafio. Apenas tente jogar com uma Seleção internacional. Se você jogar com Seleção/Clube ao mesmo tempo, acabará enjoado com os calendários internacionais pois acabam criando distração dos seus jogos no clube e verá demitindo-se do cenário internacional. Se você obter sucesso no como técnico de um País, os clubes virão bater na sua porta.

5. Desafios

Como mencionei previamente, existem bons desafios em vários fóruns, e eles oferecem algo diferente. Se você tem um jeito particular de jogar, seja um manager de um clube de elite ou embarque no desafio Pentágono, tentando ganhar a Liga nos top 5 países europeus. Desafios de divisões inferiores como dirigir o mais novo time promovido a Liga Sueca até os caminhos mais gloriosos pode ser gratificante e bastante desafiador. Certa vez criei num fórum de FM um desafio chamado “Grande Clube País Pequeno” onde os jogadores poderiam dirigir qualquer país que nunca foi a uma Copa do Mundo. No Football Manager existe a chance de que as suas categorias de base produzam jogadores da nacionalidade do manager, então o desafio seria usar a base para produzir jogadores fantásticos para o seu País. Existe também o Desafio de Sam Marino. As pessoas aparecem com ótimos desafios todo o tempo. Um usuário em um fórum de FM criou um desafio baseado nas Invasões Romanas na Europa há 2000 anos atrás e a Invasão Viking nas ilhas Britânicas a 1000 anos atrás. Foi criativo e você acabava deixando sua zona de conforto não só em termos, mas contratando e despedindo também.

Eu espero que esse artigo inspire alguns de vocês a tomarem um novo desafio e deixaram sua zona de conforto. Talvez você encontre um save bastante divertido e acabe tornando-se fã de uma equipe Búlgara desconhecida, ou seguindo os passos de dois fãs que viajaram a Holanda para assistir o FC Oss porque eles treinaram a equipe no jogo, levando este pequeno clube a grandes glórias. No final das contas, divirta-se jogando, se você achar que o save que iniciou não seja do seu feitio, deixe-o e tente outro ou volte para sua zona de conforto sabendo que você tentou algo diferente, mas você sabe do que gosta e está preferindo desta maneira.

Traduzido e adaptado por apsychoshow
Fonte: Football Manager Blog
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
×
×
  • Criar Novo...