Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Identidade FC - FM2018


Seo Beraldo

Posts Recomendados

Lf4WhjN.png


Introdução


Salve Managers de plantao!

Ando bem desaparecido! Ano passado me mudei do Brasil, e agora ja bem instalado e vivendo “normalmente” novamente, decidi voltar a cena da melhor comunidade de Football Manager do mundo!!! 

Apesar de não estar participando do fórum no último ano, continuei a jogar FM, e dediquei este tempo a desenvolver algo que ha muito me perseguia! A parte de treinos. Anteriormente eu sempre buscava treinos publicados online para utilizar nos meus saves. Muitas vezes os treinos do Masca! Mas este Tópico eh para falar de Identidade, e não sobre treinos. 

Decidi me aprofundar no tópico após o save com o Hansa Rostock, que está disponível no Histórias Memoráveis. No caso, com o Hansa desenvolvi o clube implementando um forte sistema de transferências e um DNA focado em personalidades e alguns atributos chaves. Ao terminar o save, cheguei inclusive a iniciar um topico a falar de DNA. Porém, ao mesmo tempo iniciei o processo de imigração, e acabei largando o tópico após uma breve descrição.

Diferente do que fiz com o Identidade Football Club, terei um save dedicado a implementação deste conceito no setor de Profissão Manager. Tão logo o FM2018 sair, estarei iniciando este conto. De tal forma, no Profissão Manager teremos o acompanhamento do clube e os resultados. Já através deste Tópico, estarei postando dados, aprendizados e updates específicos do desenrolar desta implementação. Penso em manter também um blog para manter um banco de dados ativo do desenvolvimento de jovens jogadores.

Vou ignorar o topico de 2016, sobre identidade e iniciar um novo, pois mudei a minha forma de pensar em alguns pontos, e desenvolvi pontos que antes não levei em consideração. Este topico vai funcionar atraves de artigos, que promove uma leitura rápida. Estes serao lancados semanalmente, e espero que ate o lançamento do FM2018, todo conteudo ja esteja online para entao se dar inicio ao save paralelo. Em conjunto a estas postagens, e eventualmente havendo demanda para tal, estarei criando conteudo em forma de video adicionado ao canal Centro de Treinamento Seo Beraldo. Quem ainda não acompanha, passe por la, tem alguns videos antigos, mas preciso retomar o projeto.

Voltando ao assunto do topico. Abaixo o indice sobre os temas/artigos que teremos por aqui!

Premissas para uma criar uma Identidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, bstrelow disse:

Show de bola, Beraldo. Suas histórias sempre me inspiraram muito no jogo.

Vê se não desaparece de novo. 

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lf4WhjN.png

Filosofias

 

A implementação de filosofias no FM foi algo que achei sensacional! Deu um novo desafio ao tomar frente de um clube com filosofias mundialmente reconhecidas. Pessoalmente, fui um dos fatores determinantes para que eu começasse a tentar implementar uma identidade a clubes que não tinham muita reputação, ou uma dita forma de jogar/gerir o clube.

No jogo há algumas filosofias que podemos implementar, ou ser instruídos pela diretoria a seguir. Não vou entrar nesses detalhes, pois acredito que a maioria já iniciou ao menos uma vez a conversa de filosofias com a diretoria.

O fato é que muitas vezes ter uma filosofia aceita pela diretoria, facilitará a ter solicitações aceitas (desde que haja dinheiro em caixa para tal). Vejamos por exemplo, se tem a filosofia de desenvolver jovens, é muito provável que a diretoria aceite sua solicitação para melhorar a infraestrutura de treinos para jovens ou a quantidade de treinadores para a camada de jovens.

No caso desse tópico e save, estarei implementando as filosofias de:

  1. Desenvolver Jovens na camada de base
  2. Posse de bola
  3. Passes
  4. Personalidade*
  5. Atributos chaves*

Conclusão

Com essas três filosofias aceitas pela diretoria, começo a olhar para outras premissas e então focar na implementação da Identidade que quero que o clube tenha.

O save que terei alinhado à este tópico será com um time “grande” atualmente jogando na terceira divisão. Quero desenvolver uma identidade para este clube voltar à elite e aos poucos ganhar seu espaço entre os grandes. Assim como fiz com o Hansa Rostock.

Com estas filosofias, o clube vai focar seu crescimento em jovens jogadores, em uma estratégia de jogo de posse de bola e muitas trocas de passes.

A personalidade e atributos a serem implementados, não eh algo q de para alinhar com a diretoria, mas dá pra ser monitorada na tela do clube e treinamentos. Falo mais sobre personalidades e atributos chaves nos próximos updates.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lf4WhjN.png&key=c13a174547ff7c8d9e4fbc55

Personalidades
Personalidades diz muito sobre um jogador, quica um elenco. Quando temos um elenco com diversas personalidades, o time pode atuar de maneiras inesperadas de acordo com as personalidades mais presentes no elenco. 

Se a gente focar em manter jogadores no elenco com um tipo de personalidade em maioria e uma menor quantidade de jogadores com personalidades variadas, teremos um elenco com um “padrão” definido e comportamento esperados!

Especialmente quando olhamos para fora do campo, nos treinamentos e atitudes que os jogadores têm. Personalidades vão diretamente afetar o desenvolvimento de jovens no clube, a dedicação aos treinamentos, a forma de renovar contratos e claro, no forma de se adaptar a estratégia de jogo.

No save do Hansa, eu foquei DEMAIS em personalidades profissionais, e confesso que fiquei um pouco restrito e preso a isso. Vendi ótimos jogadores apenas porque eles não desenvolveram personalidades profissionais e sim outras. O x da questao, eh que não precisamos de um elenco 100% profissional, apenas a grande maioria. Romário nunca foi um exemplo de profissionalismo, mas tinha o “tcham” de resolver qualquer parada que dentro de um elenco razoável, o time em questão ia bem. 

O que determina a personalidade dos jogadores sao o mix de atributos ocultos e a determinação dos atributos mentais. O que aconteceu no save do Hansa, e que algumas vezes jogadores com atributos razoáveis de profissionalismo, eram descartados por ter outras personalidades mais fortes, que não indicava mostrava o profissionalismo. 

Para este save, vou focar em desenvolver as personalidades abaixo listadas. Utilizando de jogadores mais experientes e treinadores com personalidades similares. Diferente do save do Hansa, vou aceitar qualquer uma. Visto que para se ter tais personalidades, profissionalismo é razoavelmente alto. E na média do elenco, acredito que a personalidade do time ficará entre Decidido, Profissional e Razoavelmente Profissional.

  • Cidadão Modelo
  • Decidido
  • Perfeccionista
  • Profissional
  • Razoavelmente Profissional
  • Profissional Exemplar

Conclusão 
Dito isso, finalizo esta seção explicando como a personalidade se encaixa no que já foi explicado sobre as filosofias. Confio plenamente que um elenco com umas das três personalidades descritas acima seja muito melhor que um time com uma mentalidade equilibrada ou mesmo cheia de energia ou perfeccionista. E claro, não preciso nem dizer que as personalidades temperamental, indiferente, preguiçoso e sem ambição sao péssimas individualmente, quem dirá dominando sobre todo um elenco.

Um elenco com personalidade dentro das que terei como premissa para a Identidade do Clube, terá jogadores:
Interessados em treinar, consequentemente desenvolveram seus atributos mais rapidamente;
Jogadores que serão menos influenciados psicologicamente por especulações de transferência, da mídia ou de outros treinadores;
Jogadores que dentro de campo respondem melhor aos gritos pedindo mais foco, atenção e respondem mais adequadamente as palestras de jogo.
Estas personalidades aderem melhor as instruções taticas, portanto vão jogar melhor alinhado a estratégia e filosofias de posse de bola e passe.

Ressalto que isso não impede de no elenco, ter um jogador com personalidade não aderente a filosofia. Especialmente se este jogador for um grande talento, e mostrar isso em campo. Obviamente este jogador não será utilizado como mentor de jovens. 

Há muito o que se falar sobre personalidades, mas não vou entrar em detalhes. Acho que hoje em dia há muitos artigos que aborda este tema. Não sei em português, mas caso tenham interesse no assunto e queiram que eu escreva mais, explicando as diversas personalidades e como elas afetam o jogo, comentem, peçam, e eventualmente arrumo tempo para escrever algo a respeito. 

Falaremos sobre atributos chaves para a Identidade do clube no próximo Update.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lf4WhjN.png&key=c13a174547ff7c8d9e4fbc55

Atributos Chaves
Vou usar alguns exemplos para falar sobre o tema, e explicar melhor a ideia por trás de atributos chaves. O Barcelona pode ser usado para diversos exemplos dentro de uma identidade de um clube, mas vamos focar no que talvez seja o mais impressionante, ao menos em minha opinião... No caso, o controle de bola ou como o FM chama, primeiro toque. Não importa a posição do jogador de campo, ele tem que ter bom domínio da bola. Zagueiros que saibam dominar a bola e sair tocando curto é fundamental para a estratégia maior do clube de jogar com domínio da bola. A Seleção Japonesa, sempre teve como grande atributo chave a velocidade dos jogadores. No FM lemos isso como aceleração e PACE. O Arsenal de 2003-2004, também conhecidos como Invencíveis, tinha como característica o alto índice de trabalho de todos jogadores, salvo Bergkamp que tinha maior liberdade de buscar jogo por todo o campo.

No Hansa, eu foquei apenas em Índice de Trabalho como atributo chave. Mas deixei de lado a oportunidade de criar um legado focando em desenvolver certo aspecto nos jovens desde o início. Já havia sido levemente influenciado pelo artigo que comentei no save do Hansa, sobre o Ajax. Onde os jogadores nas camadas de jovens tem como premissa ter habilidade para jogar com os dois pés. E aqui neste save eh algo que vou levar em consideração. Apesar de não ser um atributo chave, vou tratar como sendo.

Para jogar dentro da filosofias preteridas, terei Identidade de desenvolver o controle de bola, habilidade táticas e MPJs que trarão benefícios a forma de jogar.

Vamos aos atributos chaves que o treino de controle de bola leva aos jogadores a desenvolver.

  • Drible
  • Primeiros Toques
  • Cabeceio
  • Tecnica
  • Imprevisibilidade

O meu foco em desenvolver estas habilidades, especialmente na camada de jovem, eh justamente para eles “evoluírem” dominando técnicas importantes que garantam a posse de bola. Salvo cabeceio, todos outros fundamentos aqui impactam demais a posse de bola. Um jogador bom de primeiro toque e técnica, vai conseguir ter controle da bola ao receber um passe. Ser imprevisível e saber conduzir a bola, novamente sao atributos fortes para conseguir manter a posse de bola e evitar que o adversário a tome.

Os atributos chaves do treino tático sao:

  • Antecipação
  • Compostura
  • Concentacao
  • Decisao
  • Trabalho em equipe

Aqui observamos bem como os atributos não ajudará na filosofia de posse de bola como também de passe. Jogadores com boa antecipação conseguem ter uma melhor leitura do jogo, assim melhorando as linhas de passe. Alta compostura e concentração têm alta influência na qualidade dos passes no decorrer da partida. O atributo de decisão diz o quanto o jogador racionaliza antes de fazer um passe. Se vai ser arriscado ou não, qual o risco de perder a bola. O trabalho em equipe tira aquele lado fominha de querer resolver tudo sozinho. Faz com que o jogador procure colegas de equipe para distribuir a bola. Visto isso esses atributos todos contribuem para uma
Filosofia de posse de bola e estilo de passar a bola.

Movimentos Preferidos

O foco principal dos MPJs eh q todos jogadores desenvolvam o pé mais fraco até completar 20 anos. Por que? Um jogador que saiba controlar a bola com os dois pés perderá menos bolas ao receber um passe na perna fraca. Ou mesmo, terá melhor qualidade de passses com a perna fraca. Já os atacantes, terão melhores chances de finalizar bola mesmo com know mais fraco. Concordam que desenvolver o pé mais fraco é fundamental para uma filosofia que visa posse de bola e altas trocas de passes?

Não vou entrar em detalhes aqui das MPJ’s a serem utilizadas. Porém, terei combinações entre elas para chegar a funções táticas que quero. Por exemplo, um meia criativo terá passe a rasgar e ficar recuado. Mas se ele tiver bom atributo para chutar de longe, espero desenvolver está MPJ. Há diversos artigos online que falam das MPJs, mas caso tenham interesse e não encontrem artigos em português, me convençam a escrever sobre o tema!

No decorrer do save paralelo a este tópico, poderão observar algumas das combinações “mortíferas” que desejo ter junto a identidade do clube.

Conclusão 
Como expliquei, desenvolver o pé fraco eh algo que aumenta a habilidade de um time de manter a posse de bola e melhorar a qualidade de passes de forma exponencial. Estou bastante interessado em saber como em 10 anos do início do save, o clube estará atuando com jogadores “ambidestros”. Apenas para ficar claro o quanto eu espero implementar isso, qualquer jogador de defesa ou meio de campo que não consiga desenvolver o pé fraco, será vendido ou liberado.

Os treinos de Controle de Bola e Táticos, de acordo com minha explicação, sao os que acho mais adequados para desenvolver a identidade de jogar controlando a posse de bola e dominando através de passes.

Para fechar, falo mais sobre o tema de treinos mais adiante, pois recentemente foi a forma que encontrei de exponencialmente desenvolver jovens. Espero que estejam gostando! Logo mais falo sobre o Pipeline de jogadores no elenco.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lf4WhjN.png&key=c13a174547ff7c8d9e4fbc55

 

Pipeline de Jogadores
No save do Hansa, acredito que falei algo sobre o que seria um Pipeline dentro do mundo corporativo. Vejo que podemos usar o mesmo conceito dentro de um clube de futebol. Aqui um bom link para ler sobre o tema. 

Para início de conversa, como uma das filosofias eh de desenvolver jogadores jovens, tenho que criar espaço para estes jovens no elenco principal. Dito isso, pretendo ter não mais do que 23-25 jogadores no elenco principal. Onde espero que a cada avaliação de jovens na pré-temporada, no mínimo 3 possam ser promovidos para o elenco principal para dar sequência ao desenvolvimento profissional.

Vamos ao que interessa, para este save, estarei criando um pipeline de acordo com as funções que espero adotar dentro de uma formação tática que leva a ter domínio da posse de bola e excelentes linhas de passes. No meu ultimo save de sucesso aqui no fórum, com o Hansa, eu foquei num esquema com três centro campistas e três atacantes. Desta vez quero explorar algo com pelo menos dois atacantes dentro da área e três centro campistas atuando pelo meio. Dito isso, veremos variações de 4132 , 4312, 352 ou 41212. 

Falo do pipeline como se fosse 4312, formação que estou mais inclinado a usar. O pipeline para este elenco seria mais ou menos assim:

  • 3 goleiros (Titular, Reserva e promessa)
  • 2 Laterais Direitos (Titular e Reserva)
  • 2 Laterais Esquerdos (Titular e Reserva)
  • 1 lateral para emergência, que seja uma promessa ou veterano, hábil para jogar em ambas laterais
  • 4 Zagueiros (2 titulares, 1 reserva, 1 promessa ou veterano)
  • 7 Centrocampistas (3 titulares, 3 reserva, 1 promessa)
  • 2 Segundo Atacantes (1 titular e 1 promessa)
  • 4 Atacantes (2 titulares, 1 reserva e 1 promessa)

Isso eh apenas um esboço de como pode ser o pipeline. Eventualmente, se a formação tática mais utilizada for um 352, este pipeline tera de ser ajustado de acordo com a necessidade. Mas o esqueleto esta montado. Quando o save tiver início, e a tática for definida, entro em especialização de papéis em campo. Por exemplo, um construtor recuado, sem reserva mas com uma promessa.

Qual a importancia do Pipeline? Posso falar algumas
Manter um fluxo constante de jogadores para o time principal;
Manter equilíbrio do elenco sabendo quem pode ser vendido quando tivermos propostas;
Rápida resposta em caso de lesões ou jogadores ausentes em suas seleções;
Objetividade no mercado de transferências ou desenvolvimento de jovens;
Capacidade de dizer “Ninguém é insubstituível”.

Antes de entrar nos detalhes de transferências, falo sobre status de jogadores. No save do Hansa, no dado momento que estava começando a dominar a liga e diversos jogadores passaram pela base e assumiram posições no time principal, jogadores com status de chave desapareceram. Dou valor a isso por não ter ninguém se achando uma estrela! E facilita também na hora de negociar vendas, seus salários não são estupidamente altos e fica mais fácil aceitar propostas de outros clubes.

Estrategia de Transferencias

Aqui cito não apenas o save do Hansa, mas também o que conduzi com a Udinese, também no Profissão Manager. Focar em reforçar o time com jovens a longo prazo é uma forma de garantir sucesso financeiro. Ao invés de gastar milhões em estrelas de sucesso, prefiro gastar milhoes desenvolvimento infraestrutura de treino para jovens, capacidade de treino, treinadores, ate clubes afilhados com boa estrutura de desenvolver jovens. Resumindo, jogadores jovens sao mais baratos que estrelas, e na pior das hipóteses, se ele não aderiu a identidade do clube, podemos vender ele. É muito provável que possamos no mínimo recuperar o valor investido nele. Caso contrário vc precisa urgente rever seus conceitos de minar jovens diamantes.

Mas não vou restringir contratações apenas a jovens. Pois quero estabelecer um elenco com uma das personalidades já descritas. Jogadores jovens nem sempre tem a personalidade moldada. E precisam da influência de jogadores mais velhos e experientes. Pensando nisso, estarei sim indo ao mercado da bola para trazer jogadores consagrados ou não, que estejam dentro das premissas de personalidade e atributos chaves. Mas claro, além buscar jogadores que tenham aderência ao sistema, so vou olhar para jogadores desvinculados, listados para venda ou que estejam em fim de contrato. Em outras palavras, quero fazer bons negócios, e não investir dinheiro desnecessário contratando um jogador que não está dentro destas condições junto a seu clube. No save do Hansa, consegui fisgar o Moritz Leitner, que apesar de ser mediano, aderiu fortemente ao sistema, e tornou-se uma lenda no clube. Além de ser consistentemente uma das médias mais altas do elenco.

Ja fiz um post longo sobre a forma que eu lido com a procura por jovens e diamantes a serem lapidados. Aqui um link que falo sobre este sistema que uso para peneirar jogadores para meus times. 

Voltado a falar sobre transferências, vou manter como padrão de venda na pré-temporada, que o jogador saia apenas no fim da temporada. De forma que eu possa melhor preparar o reserva ou jovem potencial para assumir a condição de titular. No mínimo acertar aquela cláusula que obriga o empréstimo do jogador de volta ao clube vendedor.

Por falar em empréstimos chegando, pretendo minimizar a quantidade de jogadores emprestados a partir da 3a temporada. Porém desejo emprestar os jovens acima de 20-21 anos que não chegaram ao time principal. Falarei mais sobre empréstimo de jovens mais adiante.

Conclusão
O pipeline vai ajudar a dar objetividade as transferências e aos gaps que precisam ser preenchidos por jogadores jovens. Gosto do sistema por facilmente identificar onde preciso focar e após algum tempo, você já sabe dentro do seu elenco quem vai assumir as posições importantes no futuro próximo.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Seo Beraldo, por ter pego um clube de divisão inferior (falo aqui de terceira divisão no mínimo), como seria essa filosofia de jovens até chegar a elite já que terá promoções e consequentes aumentos de nível? O que eu falo é do jovem precisar de no mínimo três anos pra começar a se tornar realidade, nisso a equipe provavelmente já terá passado de divisão e ele se tornará inútil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Yan Perisse disse:

@Seo Beraldo, por ter pego um clube de divisão inferior (falo aqui de terceira divisão no mínimo), como seria essa filosofia de jovens até chegar a elite já que terá promoções e consequentes aumentos de nível? O que eu falo é do jovem precisar de no mínimo três anos pra começar a se tornar realidade, nisso a equipe provavelmente já terá passado de divisão e ele se tornará inútil.

Fala @Yan Perisse! Estes jogadores sao fundamentais para montar a estrutura financeira do clube. Ainda vou falar sobre treino e desenvolvimento de jovens. Mas a ideia, e manter muitos jovens na base, promover os melhores entre 18-20 anos para o time principal, o restante que nao puder mais atuar no subs... vao para os times reservas, e esperamos que consigamos vendelos.

Geralmente eu os mantenho sob contrato ate conseguir vender. Aos 20 anos, empurro um contrato de 4/5 anos. Se o cara estiver sendo usado e for bom, vai logo querer um novo contrato. Caso contrario, nao deve custar tao caro manter o jogador no elenco com um contrato de jovem jogador. 

No meu save com o Hansa, passei por isso! Em dado momento, praticamente todos jogadores que desenvolvi nos anos anteriores, eram muito inferiores que os jogadores que estavam por aparecer na fornada de jovens, ou contratados como especulacoes. Eu procurei mante-los ate conseguir vender. Alguns, especialmente da fornada, eu ja via que teriam pouquissimas chances de desenvolver muito, ja os liberava. Especialmente os com personalidades negativas... Tambem fugia dos jogadores que tivessem determinacao ou indice de trabalho muito baixo.

Desculpa pela falta de acentos, estou usando um computer com teclados sem acentos! rs 

concordo em parte com o inutil, ele ainda tera um valor financeiro!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Excelente artigo, vou acompanhar o desenvolver dele nas das frentes (aqui no centro tático e no PM).
Uma pena eu ter tempo pra ler e pouco tempo para jogar e por tudo em prática :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Galera!

Desculpa! Este artigo realmente estava ficando legal! Depois de quase 4 anos apos imigrar para o Canada, somente estes ultimos 2 meses tenho voltado a jogar FM. Logo estarei me animando novamente para trazer historias e conteudo para o forum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Seo Beraldo disse:

Galera!

Desculpa! Este artigo realmente estava ficando legal! Depois de quase 4 anos apos imigrar para o Canada, somente estes ultimos 2 meses tenho voltado a jogar FM. Logo estarei me animando novamente para trazer historias e conteudo para o forum!

Saudade do seu conteúdo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 31/01/2020 em 18:40, Leonardo Castello disse:

Saudade do seu conteúdo

Esta voltando aos poucos!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Quem conhece um jogo da Paradox, conhece todos.
      Esse se passa quase somente na Europa (parte da África e Ásia) começa em 1066 e vai até 1453. As maiores interações são os relacionamentos entre a nobreza e, claro, as disputas por terras. Você tem que jogar cuidando pra que sua dinastia se espalhe o máximo possível e pelos melhores lugares pra manter a influência e facilitar sua vida.
      Comecei um jogo com o Ducato de Barcelona mas não consegui jogar muito tempo porque os soldados morreram nas guerras pra reunir o Reino de Aragão.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
×
×
  • Criar Novo...