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Seo Beraldo

Identidade FC - FM2018

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Seo Beraldo

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Introdução


Salve Managers de plantao!

Ando bem desaparecido! Ano passado me mudei do Brasil, e agora ja bem instalado e vivendo “normalmente” novamente, decidi voltar a cena da melhor comunidade de Football Manager do mundo!!! 

Apesar de não estar participando do fórum no último ano, continuei a jogar FM, e dediquei este tempo a desenvolver algo que ha muito me perseguia! A parte de treinos. Anteriormente eu sempre buscava treinos publicados online para utilizar nos meus saves. Muitas vezes os treinos do Masca! Mas este Tópico eh para falar de Identidade, e não sobre treinos. 

Decidi me aprofundar no tópico após o save com o Hansa Rostock, que está disponível no Histórias Memoráveis. No caso, com o Hansa desenvolvi o clube implementando um forte sistema de transferências e um DNA focado em personalidades e alguns atributos chaves. Ao terminar o save, cheguei inclusive a iniciar um topico a falar de DNA. Porém, ao mesmo tempo iniciei o processo de imigração, e acabei largando o tópico após uma breve descrição.

Diferente do que fiz com o Identidade Football Club, terei um save dedicado a implementação deste conceito no setor de Profissão Manager. Tão logo o FM2018 sair, estarei iniciando este conto. De tal forma, no Profissão Manager teremos o acompanhamento do clube e os resultados. Já através deste Tópico, estarei postando dados, aprendizados e updates específicos do desenrolar desta implementação. Penso em manter também um blog para manter um banco de dados ativo do desenvolvimento de jovens jogadores.

Vou ignorar o topico de 2016, sobre identidade e iniciar um novo, pois mudei a minha forma de pensar em alguns pontos, e desenvolvi pontos que antes não levei em consideração. Este topico vai funcionar atraves de artigos, que promove uma leitura rápida. Estes serao lancados semanalmente, e espero que ate o lançamento do FM2018, todo conteudo ja esteja online para entao se dar inicio ao save paralelo. Em conjunto a estas postagens, e eventualmente havendo demanda para tal, estarei criando conteudo em forma de video adicionado ao canal Centro de Treinamento Seo Beraldo. Quem ainda não acompanha, passe por la, tem alguns videos antigos, mas preciso retomar o projeto.

Voltando ao assunto do topico. Abaixo o indice sobre os temas/artigos que teremos por aqui!

Premissas para uma criar uma Identidade

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bstrelow

Show de bola, Beraldo. Suas histórias sempre me inspiraram muito no jogo.

Vê se não desaparece de novo. 

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Seo Beraldo
23 horas atrás, bstrelow disse:

Show de bola, Beraldo. Suas histórias sempre me inspiraram muito no jogo.

Vê se não desaparece de novo. 

Valeu!

 

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Seo Beraldo

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Filosofias

 

A implementação de filosofias no FM foi algo que achei sensacional! Deu um novo desafio ao tomar frente de um clube com filosofias mundialmente reconhecidas. Pessoalmente, fui um dos fatores determinantes para que eu começasse a tentar implementar uma identidade a clubes que não tinham muita reputação, ou uma dita forma de jogar/gerir o clube.

No jogo há algumas filosofias que podemos implementar, ou ser instruídos pela diretoria a seguir. Não vou entrar nesses detalhes, pois acredito que a maioria já iniciou ao menos uma vez a conversa de filosofias com a diretoria.

O fato é que muitas vezes ter uma filosofia aceita pela diretoria, facilitará a ter solicitações aceitas (desde que haja dinheiro em caixa para tal). Vejamos por exemplo, se tem a filosofia de desenvolver jovens, é muito provável que a diretoria aceite sua solicitação para melhorar a infraestrutura de treinos para jovens ou a quantidade de treinadores para a camada de jovens.

No caso desse tópico e save, estarei implementando as filosofias de:

  1. Desenvolver Jovens na camada de base
  2. Posse de bola
  3. Passes
  4. Personalidade*
  5. Atributos chaves*

Conclusão

Com essas três filosofias aceitas pela diretoria, começo a olhar para outras premissas e então focar na implementação da Identidade que quero que o clube tenha.

O save que terei alinhado à este tópico será com um time “grande” atualmente jogando na terceira divisão. Quero desenvolver uma identidade para este clube voltar à elite e aos poucos ganhar seu espaço entre os grandes. Assim como fiz com o Hansa Rostock.

Com estas filosofias, o clube vai focar seu crescimento em jovens jogadores, em uma estratégia de jogo de posse de bola e muitas trocas de passes.

A personalidade e atributos a serem implementados, não eh algo q de para alinhar com a diretoria, mas dá pra ser monitorada na tela do clube e treinamentos. Falo mais sobre personalidades e atributos chaves nos próximos updates.

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Seo Beraldo

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Personalidades
Personalidades diz muito sobre um jogador, quica um elenco. Quando temos um elenco com diversas personalidades, o time pode atuar de maneiras inesperadas de acordo com as personalidades mais presentes no elenco. 

Se a gente focar em manter jogadores no elenco com um tipo de personalidade em maioria e uma menor quantidade de jogadores com personalidades variadas, teremos um elenco com um “padrão” definido e comportamento esperados!

Especialmente quando olhamos para fora do campo, nos treinamentos e atitudes que os jogadores têm. Personalidades vão diretamente afetar o desenvolvimento de jovens no clube, a dedicação aos treinamentos, a forma de renovar contratos e claro, no forma de se adaptar a estratégia de jogo.

No save do Hansa, eu foquei DEMAIS em personalidades profissionais, e confesso que fiquei um pouco restrito e preso a isso. Vendi ótimos jogadores apenas porque eles não desenvolveram personalidades profissionais e sim outras. O x da questao, eh que não precisamos de um elenco 100% profissional, apenas a grande maioria. Romário nunca foi um exemplo de profissionalismo, mas tinha o “tcham” de resolver qualquer parada que dentro de um elenco razoável, o time em questão ia bem. 

O que determina a personalidade dos jogadores sao o mix de atributos ocultos e a determinação dos atributos mentais. O que aconteceu no save do Hansa, e que algumas vezes jogadores com atributos razoáveis de profissionalismo, eram descartados por ter outras personalidades mais fortes, que não indicava mostrava o profissionalismo. 

Para este save, vou focar em desenvolver as personalidades abaixo listadas. Utilizando de jogadores mais experientes e treinadores com personalidades similares. Diferente do save do Hansa, vou aceitar qualquer uma. Visto que para se ter tais personalidades, profissionalismo é razoavelmente alto. E na média do elenco, acredito que a personalidade do time ficará entre Decidido, Profissional e Razoavelmente Profissional.

  • Cidadão Modelo
  • Decidido
  • Perfeccionista
  • Profissional
  • Razoavelmente Profissional
  • Profissional Exemplar

Conclusão 
Dito isso, finalizo esta seção explicando como a personalidade se encaixa no que já foi explicado sobre as filosofias. Confio plenamente que um elenco com umas das três personalidades descritas acima seja muito melhor que um time com uma mentalidade equilibrada ou mesmo cheia de energia ou perfeccionista. E claro, não preciso nem dizer que as personalidades temperamental, indiferente, preguiçoso e sem ambição sao péssimas individualmente, quem dirá dominando sobre todo um elenco.

Um elenco com personalidade dentro das que terei como premissa para a Identidade do Clube, terá jogadores:
Interessados em treinar, consequentemente desenvolveram seus atributos mais rapidamente;
Jogadores que serão menos influenciados psicologicamente por especulações de transferência, da mídia ou de outros treinadores;
Jogadores que dentro de campo respondem melhor aos gritos pedindo mais foco, atenção e respondem mais adequadamente as palestras de jogo.
Estas personalidades aderem melhor as instruções taticas, portanto vão jogar melhor alinhado a estratégia e filosofias de posse de bola e passe.

Ressalto que isso não impede de no elenco, ter um jogador com personalidade não aderente a filosofia. Especialmente se este jogador for um grande talento, e mostrar isso em campo. Obviamente este jogador não será utilizado como mentor de jovens. 

Há muito o que se falar sobre personalidades, mas não vou entrar em detalhes. Acho que hoje em dia há muitos artigos que aborda este tema. Não sei em português, mas caso tenham interesse no assunto e queiram que eu escreva mais, explicando as diversas personalidades e como elas afetam o jogo, comentem, peçam, e eventualmente arrumo tempo para escrever algo a respeito. 

Falaremos sobre atributos chaves para a Identidade do clube no próximo Update.
 

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Seo Beraldo

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Atributos Chaves
Vou usar alguns exemplos para falar sobre o tema, e explicar melhor a ideia por trás de atributos chaves. O Barcelona pode ser usado para diversos exemplos dentro de uma identidade de um clube, mas vamos focar no que talvez seja o mais impressionante, ao menos em minha opinião... No caso, o controle de bola ou como o FM chama, primeiro toque. Não importa a posição do jogador de campo, ele tem que ter bom domínio da bola. Zagueiros que saibam dominar a bola e sair tocando curto é fundamental para a estratégia maior do clube de jogar com domínio da bola. A Seleção Japonesa, sempre teve como grande atributo chave a velocidade dos jogadores. No FM lemos isso como aceleração e PACE. O Arsenal de 2003-2004, também conhecidos como Invencíveis, tinha como característica o alto índice de trabalho de todos jogadores, salvo Bergkamp que tinha maior liberdade de buscar jogo por todo o campo.

No Hansa, eu foquei apenas em Índice de Trabalho como atributo chave. Mas deixei de lado a oportunidade de criar um legado focando em desenvolver certo aspecto nos jovens desde o início. Já havia sido levemente influenciado pelo artigo que comentei no save do Hansa, sobre o Ajax. Onde os jogadores nas camadas de jovens tem como premissa ter habilidade para jogar com os dois pés. E aqui neste save eh algo que vou levar em consideração. Apesar de não ser um atributo chave, vou tratar como sendo.

Para jogar dentro da filosofias preteridas, terei Identidade de desenvolver o controle de bola, habilidade táticas e MPJs que trarão benefícios a forma de jogar.

Vamos aos atributos chaves que o treino de controle de bola leva aos jogadores a desenvolver.

  • Drible
  • Primeiros Toques
  • Cabeceio
  • Tecnica
  • Imprevisibilidade

O meu foco em desenvolver estas habilidades, especialmente na camada de jovem, eh justamente para eles “evoluírem” dominando técnicas importantes que garantam a posse de bola. Salvo cabeceio, todos outros fundamentos aqui impactam demais a posse de bola. Um jogador bom de primeiro toque e técnica, vai conseguir ter controle da bola ao receber um passe. Ser imprevisível e saber conduzir a bola, novamente sao atributos fortes para conseguir manter a posse de bola e evitar que o adversário a tome.

Os atributos chaves do treino tático sao:

  • Antecipação
  • Compostura
  • Concentacao
  • Decisao
  • Trabalho em equipe

Aqui observamos bem como os atributos não ajudará na filosofia de posse de bola como também de passe. Jogadores com boa antecipação conseguem ter uma melhor leitura do jogo, assim melhorando as linhas de passe. Alta compostura e concentração têm alta influência na qualidade dos passes no decorrer da partida. O atributo de decisão diz o quanto o jogador racionaliza antes de fazer um passe. Se vai ser arriscado ou não, qual o risco de perder a bola. O trabalho em equipe tira aquele lado fominha de querer resolver tudo sozinho. Faz com que o jogador procure colegas de equipe para distribuir a bola. Visto isso esses atributos todos contribuem para uma
Filosofia de posse de bola e estilo de passar a bola.

Movimentos Preferidos

O foco principal dos MPJs eh q todos jogadores desenvolvam o pé mais fraco até completar 20 anos. Por que? Um jogador que saiba controlar a bola com os dois pés perderá menos bolas ao receber um passe na perna fraca. Ou mesmo, terá melhor qualidade de passses com a perna fraca. Já os atacantes, terão melhores chances de finalizar bola mesmo com know mais fraco. Concordam que desenvolver o pé mais fraco é fundamental para uma filosofia que visa posse de bola e altas trocas de passes?

Não vou entrar em detalhes aqui das MPJ’s a serem utilizadas. Porém, terei combinações entre elas para chegar a funções táticas que quero. Por exemplo, um meia criativo terá passe a rasgar e ficar recuado. Mas se ele tiver bom atributo para chutar de longe, espero desenvolver está MPJ. Há diversos artigos online que falam das MPJs, mas caso tenham interesse e não encontrem artigos em português, me convençam a escrever sobre o tema!

No decorrer do save paralelo a este tópico, poderão observar algumas das combinações “mortíferas” que desejo ter junto a identidade do clube.

Conclusão 
Como expliquei, desenvolver o pé fraco eh algo que aumenta a habilidade de um time de manter a posse de bola e melhorar a qualidade de passes de forma exponencial. Estou bastante interessado em saber como em 10 anos do início do save, o clube estará atuando com jogadores “ambidestros”. Apenas para ficar claro o quanto eu espero implementar isso, qualquer jogador de defesa ou meio de campo que não consiga desenvolver o pé fraco, será vendido ou liberado.

Os treinos de Controle de Bola e Táticos, de acordo com minha explicação, sao os que acho mais adequados para desenvolver a identidade de jogar controlando a posse de bola e dominando através de passes.

Para fechar, falo mais sobre o tema de treinos mais adiante, pois recentemente foi a forma que encontrei de exponencialmente desenvolver jovens. Espero que estejam gostando! Logo mais falo sobre o Pipeline de jogadores no elenco.
 

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Seo Beraldo

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Pipeline de Jogadores
No save do Hansa, acredito que falei algo sobre o que seria um Pipeline dentro do mundo corporativo. Vejo que podemos usar o mesmo conceito dentro de um clube de futebol. Aqui um bom link para ler sobre o tema. 

Para início de conversa, como uma das filosofias eh de desenvolver jogadores jovens, tenho que criar espaço para estes jovens no elenco principal. Dito isso, pretendo ter não mais do que 23-25 jogadores no elenco principal. Onde espero que a cada avaliação de jovens na pré-temporada, no mínimo 3 possam ser promovidos para o elenco principal para dar sequência ao desenvolvimento profissional.

Vamos ao que interessa, para este save, estarei criando um pipeline de acordo com as funções que espero adotar dentro de uma formação tática que leva a ter domínio da posse de bola e excelentes linhas de passes. No meu ultimo save de sucesso aqui no fórum, com o Hansa, eu foquei num esquema com três centro campistas e três atacantes. Desta vez quero explorar algo com pelo menos dois atacantes dentro da área e três centro campistas atuando pelo meio. Dito isso, veremos variações de 4132 , 4312, 352 ou 41212. 

Falo do pipeline como se fosse 4312, formação que estou mais inclinado a usar. O pipeline para este elenco seria mais ou menos assim:

  • 3 goleiros (Titular, Reserva e promessa)
  • 2 Laterais Direitos (Titular e Reserva)
  • 2 Laterais Esquerdos (Titular e Reserva)
  • 1 lateral para emergência, que seja uma promessa ou veterano, hábil para jogar em ambas laterais
  • 4 Zagueiros (2 titulares, 1 reserva, 1 promessa ou veterano)
  • 7 Centrocampistas (3 titulares, 3 reserva, 1 promessa)
  • 2 Segundo Atacantes (1 titular e 1 promessa)
  • 4 Atacantes (2 titulares, 1 reserva e 1 promessa)

Isso eh apenas um esboço de como pode ser o pipeline. Eventualmente, se a formação tática mais utilizada for um 352, este pipeline tera de ser ajustado de acordo com a necessidade. Mas o esqueleto esta montado. Quando o save tiver início, e a tática for definida, entro em especialização de papéis em campo. Por exemplo, um construtor recuado, sem reserva mas com uma promessa.

Qual a importancia do Pipeline? Posso falar algumas
Manter um fluxo constante de jogadores para o time principal;
Manter equilíbrio do elenco sabendo quem pode ser vendido quando tivermos propostas;
Rápida resposta em caso de lesões ou jogadores ausentes em suas seleções;
Objetividade no mercado de transferências ou desenvolvimento de jovens;
Capacidade de dizer “Ninguém é insubstituível”.

Antes de entrar nos detalhes de transferências, falo sobre status de jogadores. No save do Hansa, no dado momento que estava começando a dominar a liga e diversos jogadores passaram pela base e assumiram posições no time principal, jogadores com status de chave desapareceram. Dou valor a isso por não ter ninguém se achando uma estrela! E facilita também na hora de negociar vendas, seus salários não são estupidamente altos e fica mais fácil aceitar propostas de outros clubes.

Estrategia de Transferencias

Aqui cito não apenas o save do Hansa, mas também o que conduzi com a Udinese, também no Profissão Manager. Focar em reforçar o time com jovens a longo prazo é uma forma de garantir sucesso financeiro. Ao invés de gastar milhões em estrelas de sucesso, prefiro gastar milhoes desenvolvimento infraestrutura de treino para jovens, capacidade de treino, treinadores, ate clubes afilhados com boa estrutura de desenvolver jovens. Resumindo, jogadores jovens sao mais baratos que estrelas, e na pior das hipóteses, se ele não aderiu a identidade do clube, podemos vender ele. É muito provável que possamos no mínimo recuperar o valor investido nele. Caso contrário vc precisa urgente rever seus conceitos de minar jovens diamantes.

Mas não vou restringir contratações apenas a jovens. Pois quero estabelecer um elenco com uma das personalidades já descritas. Jogadores jovens nem sempre tem a personalidade moldada. E precisam da influência de jogadores mais velhos e experientes. Pensando nisso, estarei sim indo ao mercado da bola para trazer jogadores consagrados ou não, que estejam dentro das premissas de personalidade e atributos chaves. Mas claro, além buscar jogadores que tenham aderência ao sistema, so vou olhar para jogadores desvinculados, listados para venda ou que estejam em fim de contrato. Em outras palavras, quero fazer bons negócios, e não investir dinheiro desnecessário contratando um jogador que não está dentro destas condições junto a seu clube. No save do Hansa, consegui fisgar o Moritz Leitner, que apesar de ser mediano, aderiu fortemente ao sistema, e tornou-se uma lenda no clube. Além de ser consistentemente uma das médias mais altas do elenco.

Ja fiz um post longo sobre a forma que eu lido com a procura por jovens e diamantes a serem lapidados. Aqui um link que falo sobre este sistema que uso para peneirar jogadores para meus times. 

Voltado a falar sobre transferências, vou manter como padrão de venda na pré-temporada, que o jogador saia apenas no fim da temporada. De forma que eu possa melhor preparar o reserva ou jovem potencial para assumir a condição de titular. No mínimo acertar aquela cláusula que obriga o empréstimo do jogador de volta ao clube vendedor.

Por falar em empréstimos chegando, pretendo minimizar a quantidade de jogadores emprestados a partir da 3a temporada. Porém desejo emprestar os jovens acima de 20-21 anos que não chegaram ao time principal. Falarei mais sobre empréstimo de jovens mais adiante.

Conclusão
O pipeline vai ajudar a dar objetividade as transferências e aos gaps que precisam ser preenchidos por jogadores jovens. Gosto do sistema por facilmente identificar onde preciso focar e após algum tempo, você já sabe dentro do seu elenco quem vai assumir as posições importantes no futuro próximo.
 

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Perissé

@Seo Beraldo, por ter pego um clube de divisão inferior (falo aqui de terceira divisão no mínimo), como seria essa filosofia de jovens até chegar a elite já que terá promoções e consequentes aumentos de nível? O que eu falo é do jovem precisar de no mínimo três anos pra começar a se tornar realidade, nisso a equipe provavelmente já terá passado de divisão e ele se tornará inútil.

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Seo Beraldo
23 horas atrás, Yan Perisse disse:

@Seo Beraldo, por ter pego um clube de divisão inferior (falo aqui de terceira divisão no mínimo), como seria essa filosofia de jovens até chegar a elite já que terá promoções e consequentes aumentos de nível? O que eu falo é do jovem precisar de no mínimo três anos pra começar a se tornar realidade, nisso a equipe provavelmente já terá passado de divisão e ele se tornará inútil.

Fala @Yan Perisse! Estes jogadores sao fundamentais para montar a estrutura financeira do clube. Ainda vou falar sobre treino e desenvolvimento de jovens. Mas a ideia, e manter muitos jovens na base, promover os melhores entre 18-20 anos para o time principal, o restante que nao puder mais atuar no subs... vao para os times reservas, e esperamos que consigamos vendelos.

Geralmente eu os mantenho sob contrato ate conseguir vender. Aos 20 anos, empurro um contrato de 4/5 anos. Se o cara estiver sendo usado e for bom, vai logo querer um novo contrato. Caso contrario, nao deve custar tao caro manter o jogador no elenco com um contrato de jovem jogador. 

No meu save com o Hansa, passei por isso! Em dado momento, praticamente todos jogadores que desenvolvi nos anos anteriores, eram muito inferiores que os jogadores que estavam por aparecer na fornada de jovens, ou contratados como especulacoes. Eu procurei mante-los ate conseguir vender. Alguns, especialmente da fornada, eu ja via que teriam pouquissimas chances de desenvolver muito, ja os liberava. Especialmente os com personalidades negativas... Tambem fugia dos jogadores que tivessem determinacao ou indice de trabalho muito baixo.

Desculpa pela falta de acentos, estou usando um computer com teclados sem acentos! rs 

concordo em parte com o inutil, ele ainda tera um valor financeiro!

 

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fferreira

Acabou os artigos?

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Yagamiiori

Excelente artigo, vou acompanhar o desenvolver dele nas das frentes (aqui no centro tático e no PM).
Uma pena eu ter tempo pra ler e pouco tempo para jogar e por tudo em prática :(

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Rudsonnunes

 E a continuação?

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    • Ari Cesar
      Por Ari Cesar
      Olá a todos.
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      Equipe
      Utilizar a base Aplicar o modelo de jogo ofensivo visando a posse de bola e passes rápidos.  Reter o máximo de jogadores na equipe impedindo que saiam para a Europa. * Ter eleito o melhor jogador jovem do mundo. * Ter eleito o melhor jogador do mundo. *  
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      Ganhar a campeonato catarinense Ganhar o Brasileiro série A Ganhar a copa do Brasil Ganhar a Sul Americana Ganhar a libertadores Ganhar o mundial de clubes Técnico
      Me tornar o melhor técnico brasileiro de todos os tempos História do clube
      O Sport Club Jaraguá nasceu inicialmente com o nome de: Associação Catarinense de Futebol Arte, quando foi fundado em 15 de abril de 2008, e no dia 25 de março de 2011, passou a ser chamado pelo nome atual. O clube iniciou suas atividades com o intuito de trabalhar com atletas da região, com idade de categorias de base. Com o passar do tempo a base foi se estruturando, parcerias foram sendo firmadas com outros clubes e empresários e, no ano de 2011, um novo clube de futebol profissional foi lançado no futebol catarinense.
      O Sport Club Jaraguá possui as cores preto, vermelho e amarelo, devido a forte imigração alemã da região.Sua estreia em competições oficiais, ocorreu na disputa da Divisão de acesso do Campeonato Catarinense de 2011 quando terminou a competição como vice-campeão.
       
      Historia do manager
      Lucas Castro é morador de Jaraguá e em sua infância/adolescência atuou na Associação Catarinense de Futebol Arte. No período de transição dos nomes Lucas abandonou a equipe por perceber que não possuía qualidade suficiente para atuar como jogador. Apesar de sua paixão pelo clube e pelo futebol Lucas decidiu cursar Educação física para no futuro ajudar a equipe fora das 4 linhas. Agora chegou esse dia e Lucas foi escolhido como técnico do Sport Clube Jaraguá. Ele não possui licença e seu passado esta como futebol amador.
       
      Em breve coloco informações sobre a equipe, formação, competições e início da aplicação da filosofia na equipe.
       
    • baltazar
      Por baltazar
      E ai pessoal, beleza? Estou de volta no PM e dessa vez vim para ficar por tempo indeterminado. Novamente estou trazendo um save que já fiz por aqui, pegarei um time de um país que escolhi e terei que conquistar tudo que eu conseguir utilizando apenas as categorias de base. Vou fazer o possível para trazer o máximo de informações durante cada temporada, também não irei exagerar nas postagens, elas serão bem resumidas, pois quero escrever o mínimo possível para que as postagens não fiquem muito longas e assim não canse os leitores e nem eu ao escrever, além disso pretendo ao final do save montar um histórico de conquistas, mostrar a evolução da infraestrutura do clube, os melhores jogadores que surgiram bem como imagens do seu desenvolvimento ao decorrer das temporadas ( provavelmente a cada 3-5 anos, vai depender do meu tempo para postar ^^ ). Enfim, é isso, então vamos ao que interessa.
      Introdução 
      Resolvi escolher a Turquia (com todos o jogadores possíveis) pois é um país que possui uma boa reputação, com sua principal liga no top 10 da Europa, além disso seu youth rating é superior ao da Inglaterra, 124 de acordo com esse site, sendo que entre os países europeus, a Turquia fica atrás apenas da Alemanha, Itália, França e Espanha, portanto posso esperar newgens ainda melhores do que naquele save. Na DB oficial a Turquia possui apenas 3 divisões ativas, porém para dificultar ainda mais, baixei o update do claassen o qual adiciona mais 2 divisões, assim irei jogar com um clube da 5ª divisão, o Araban Belediyespor Kulübü . O treinador irá se chamar Emir Berker ( Foto ), ele é turco e começará com nenhum curso e reputação amadora.
      Regras
      Não contratar jogadores ( Usar apenas a base). Contratar apenas staff que tenha 1ª ou 2ª nacionalidade turca (Com exceção dos olheiros). Posso treinar apenas a seleção turca, mas somente depois de eu ter cumprido pelo menos nove dos dez objetivos com o clube e também se ainda não tiverem ganho uma Copa do Mundo. Objetivos
      Conquistar todos os principais títulos nacionais. ( Supercopa | Copa | Liga ) CONQUISTADO  Ter a maior reputação da Turquia. CONQUISTADO  Ser o mais rico do país. CONQUISTADO Possuir a melhor infraestrutura possível. CONQUISTADO Alcançar o maior nível de recrutamento permitido. CONQUISTADO Virar a base da seleção turca. CONQUISTADO Conquistar todos os principais títulos internacionais. ( Supercopa | UEL | UCL | Mundial ) CONQUISTADO Tornar-se o clube com a maior reputação do mundo. CONQUISTADO Revelar um jogador que ganhe a bola de ouro. CONQUISTADO Construir um estádio com capacidade superior a 80 mil pessoas.
    • marciof89
      Por marciof89
      Eis que, enfim, criei coragem para postar uma história aqui no Profissão Manager. Frequento o fórum a muitos anos mas sou um completo bicho do mato, portanto interajo muito pouco, motivo pelo qual demorei a adentrar aqui. Agradeço desde já quem tiver interesse em seguir, e ouvirei todas as dicas que quiserem sugerir, sejam sobre organização, táticas, etc. Li as regras e as recomendações antes de começar, mas deslizes podem acontecer. Os gráficos foi eu mesmo quem fiz, não reparem! hahaha
      Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
      Eu tenho um carinho muito grande pelo Tupi, apesar de não ser mineiro. A torcida do Tupi, apesar de pequena como de praxe entre os times pequenos, é muito apaixonada. Não são muitos os times brasileiros sem muita relevância no cenário nacional que mantenham uma torcida apaixonada assim. E como sou da época do Elifoot 2 e 98, então sempre achei graça em pegar um time lá das divisões de baixo e levar até a glória.
       

      O Tupi Futebol Clube é um clube da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e foi fundado no dia 26 de maio de 1912 por moradores ilustres da cidade. Durante os primeiros anos, era chamado de Tupy, já que muitos de seus fundadores eram dissidentes do Tupynambás (atualmente seu maior rival). É o maior clube da cidade, e tem como maior glória a conquista da Série D em 2011. A equipe manda seus jogos no estádio Radialista Mário Heleno (estádio da cidade), com capacidade para mais de 30 mil pessoas.
      Seu maior rival, como dito anteriormente, é o Tupynambás, time também de Juiz de Fora, com quem faz o clássico Tu-Tu. Durante um curto período de tempo na década de 90, ele se fundiu com o Tupynambás e o Sport (outro time da cidade) e formaram a Cooperativa Manchester de Futebol, inspirados no sucesso da fusão do Paraná Clube. Porém, resultados pífios e crises de ego fizeram com que a fusão não aguentasse, tendo disputado apenas 3 estaduais com o novo nome.
      O time carece de ídolos, e não revelou grandes jogadores para o futebol mundial. Apesar disso, dois nomes notáveis passaram pela equipe. Muller, campeão mundial pelo São Paulo, e Romário, que apesar de ter sido proibido pela FIFA de atuar pelo time por ter jogado por 2 equipes num período de um ano, chegou a treinar com o elenco e atraiu a atenção da mídia para o time.
      O mascote do time é o Galo-Carijó, em homenagem ao principal fundador da equipe, que tinha o apelido de carijó, e que inspira o nome da história.

      Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
       

      Vou jogar esse save com o Brasil Mundi Up, pois apesar de muita gente falar que ele pode dar uns crashs, eu sempre usei ele (com uma quantidade bacana de ligas ativadas) sem ter problema algum, inclusive passando de 2030. Gosto da organização dele, além do acréscimo de outros níveis do brasileirão e disputas de taças que costumam ajudar até mesmo no teste de táticas e jogadores.
      • Início: 18/12/17
      • Ligas adicionais ativadas: Todas as sulamericanas, China, Alemanha, EUA, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Ucrânia. (todas elas apenas as primeiras divisões, apenas para deixar a Libertadores mais realística e as transferências também).
       

      O save vai se basear no meu nome pessoal, mas com uma idade mais elevada que a minha, até para condizer com uma experiência razoável futebolística pré-vida de treinador.
       

      Escolhi sugestões baseadas no nível do Tupi, pra não ficar roubado nem absurdamente difícil também pois não sou o Mourinho do FM haha.
      Gosto de fazer técnicos que são mais voltados para o conhecimento do elenco em si, deixando o grosso do desenvolvimento e contratação de jovens jogadores a cargo do auxiliar e diretor desportivo. Claro que estou sempre acompanhando e impedindo algumas burradas que eles costumam cometer, mas meu foco, ao menos inicial, é me dedicar ao elenco principal.
      E aqui um panorama inicial do time:

       

      • Subir a Série B
      • Subir a Série A
      • Ganhar a Copa do Brasil
      • Ganhar o Campeonato Brasileiro
      • Ganhar a Copa Libertadores da América
      • Ser o time do interior de Minas Gerais com o maior número de títulos do Campeonato Mineiro (Villa Nova detém 5 títulos)
      • Desenvolver a infraestrutura de treinos do time para, ao menos, 4 estrelas
      • Ser um dos times mais bem reputados do Brasil (Top 5)
      • Melhorar as finanças do clube
      Objetivos complementares:
      • Ganhar o Mundial de Clubes
       
       

       
       
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

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    • Felipe Pessoa
      Por Felipe Pessoa
      Estou planejando começar um LLM, pela minha breve e curta experiência, é complicado manter a condição física principalmente nas paradas para jogos internacionais.
      Se jogar amistosos o estádio nunca tem um público ok e sempre dá prejuízo.
      Existe alguma forma consistente de manter a condição física participando de amistosos sem comprometer as finanças? ou até conseguir um lucro com isso?
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