Jump to content
Sign in to follow this  
Henrique M.

Aproveitando o máximo de suas substituições

Recommended Posts

Henrique M.

Oz1rcSU.jpg

É normal que quando estamos numa partida de Football Manager, algum dos jogadores que escolhemos não são capazes de fazerem diferença dentro de campo ou não tenham condições físicas de jogar 90 minutos. Seus atacantes estão perdendo todas as chances, seus defensores tomam as piores decisões possíveis e parece que não tem ninguém no seu meio-campo. São aí que entram as substituições, a chance de um treinador se consagrar e modificar o rumo da partida.

Antes de começarmos, uma mensagem importante: não substitua por substituir, apenas realize uma substituição se você realmente precisa fazer aquela substituição. Os riscos de uma lesão ou de estragar a coesão ou o momento da sua equipe, são grandes. Ninguém deve gastar suas 3 substituições com 55 minutos de jogo e perder um ou dois jogadores por lesão logo depois.

Quem eu devo tirar de campo?

Nem sempre retirar o jogador mais cansado é uma escolha sábia, pois dependendo do tipo de jogador que ele for, o seu talento, concentração e determinação podem ser decisivos no final do jogo.

  • Algum jogador amarelado em posições importantes? Algumas funções são mais suscetíveis a estragar qualquer plano de jogo, então é importante monitorar os jogadores amarelados, a leitura corporal e como andam o ritmo de faltas dele no jogo. É melhor se precaver e evitar ter que trocar seu atacante por um zagueiro para recompor a defesa.
  • Algum jogador cansado, incapaz (atributos mentais baixos) de continuar lutando? Zagueiros, laterais e meio-campistas com baixo atributos de Concentração, Decisões, Frieza e Determinação nem deveria estar no seu time, mas nem tudo são flores e perfeito no futebol, caso eles estejam cansados, devem ser a primeira opção para sair
  • Algum jogador nervoso ou desinteressado ou complacente? Os gritos à beira de campo não resolveram o nervosismo ou o desinteresse de certo jogador? Talvez seja mais prudente colocar alguém mais focado no jogo
  • Algum jogador retornando de lesão, fora de forma ou com uma lesão menor? Fique de olho em jogadores que estão em situação de risco para novas lesões, no caso do último, nem sempre que um jogador sofre uma pancada ou uma pequena lesão, ele deve sair, mas é bom monitorar e acompanhar a condição do jogador, para evitar o agravamento da lesão ou o surgimento de outro problema mais grave.
  • Algum jogador com a moral baixa? Jogadores com a moral baixa, tem a tendência de não se importar muito com o que está acontecendo dentro de campo, já que ele acha que não vale a pena lutar para mudar o resultado e tendem a cometer mais erros que um jogador motivado.

Também é importante notar que não é saudável fazer 3 substituições de uma vez, o ideal é 1 de cada vez e se respeitando um prazo de uns 5 minutos em cada uma delas. Evita que seu time caia subitamente de desempenho, colocando um jogador frio ou que não está na mesma sintonia de quem está em campo. Além disso, 2 substituições ao mesmo tempo, só se você estiver planejando modificar o time que está em campo, se não, é melhor aguardar um tempinho.

Quem eu devo colocar em campo?

  1. Um jogo que ainda não está decidido (vantagem/desvantagem pequena ou empate)

A primeira coisa é observar a moral dos jogadores, evite colocar jogadores que estão com uma moral diferente do time no banco e muito menos ainda dentro de campo, as chances de você colocar um jogador desligado em campo são grandes. Busque também jogadores com bons atributos mentais, assim você vai estar colocando em campo jogadores que estarão dispostos de lutar até a última bola pela vitória da equipe. E num momento de decisão, pode até ser útil colocar aquele jogador mais experiente e rodado no lugar de alguém que está nervoso.

       2. Partida decidida ao seu favor

Jovens talentos, novas contratações, jogadores prestes a reclamar por mais tempo de jogo e jogadores retornando de lesões são perfeitos para essas ocasiões, já que apenas um desastre vai mudar o destino do jogo. Sendo assim, você pode desenvolver e avaliar seus jovens jogadores e novas contratações ou manter a harmonia da equipe sob controle, além de dar tempo de jogo para quem voltou de lesão séria e facilitar a recuperação do jogador e futura utilização do mesmo.

       3. Buscando virar desesperadamente um resultado

As sugestões dadas para uma pequena desvantagem valem aqui também. A recomendação que fica é que você observe os pontos fracos do adversário antes e durante a partida, coloque seu time para explorar esses pontos fracos e buscar reverter o resultado. Além disso, uma dica tática importante: evite destruir seu meio-campo e encher a área de atacantes, se preferir ignorar a recomendação e encher a área de atacantes mesmo assim, ao menos troque por pontas ou por um zagueiro, sem criação, pode colocar 10 atacantes na área que a bola não vai entrar.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://fminside.net/guides/substitutions/
Banner: @_Matheus_

Share this post


Link to post
maxius

Como assim leitura corporal? Os detalhes no jogo em campo não são os melhores, eu ainda to na dúvida se colocar um jogador pra driblar funciona... 

''evite colocar jogadores que estão com uma moral diferente do time no banco e muito menos ainda dentro de campo'' É pra colocar onde então?

Edited by maxius

Share this post


Link to post
Henrique M.
21 horas atrás, maxius disse:

Como assim leitura corporal? Os detalhes no jogo em campo não são os melhores, eu ainda to na dúvida se colocar um jogador pra driblar funciona... 

''evite colocar jogadores que estão com uma moral diferente do time no banco e muito menos ainda dentro de campo'' É pra colocar onde então?

Tem uma aba que fala da linguagem corporal do jogo, se ele está nervoso, confiante, complacente, etc.

Não levar para o jogo, ué.

Share this post


Link to post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  
  • Similar Content

    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Olá, pessoal!
      Depois da Copa FManager e da Copa Quarentena, o FManager Brasil quer utilizar o que foi aprendido nessas duas edições para que possamos realizar regularmente uma Liga Online, em formato de pontos corridos, e se possível, com divisões distintas, e quem sabe, até a possibilidade de Copas entre os participantes das mais distintas divisões.
      O torneio será realizado através do modo draft do Football Manager 2020 e temos planos para um sistema de transferências de jogadores entre os clubes e até mesmo jogadores livres, caso a ideia consiga sair de um protótipo para algo mais robusto e duradouro.
      A primeira edição da Liga FManager será mais simples, apenas um torneio em pontos corridos entre os participantes, parecido com o realizado na Copa Quarentena, mas sem a fase mata-mata e com todos jogando contra todos. O objetivo é testar a viabilidade de uma competição de longa duração para que novos detalhes e regras possam ser inseridos posteriormente, criando realmente uma liga de competições. Os detalhes serão explicados posteriormente para todos os inscritos.
      Ficha de inscrição
      Para maior interação entre os participantes, nós temos um grupo no discord, criado na última competição online.
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Olá, caros membros do fórum,
      É com grande prazer que anunciamos uma nova parceria do FManager Brasil para a produção de um update oficial da liga brasileira e que não tem nenhum custo adicional para a comunidade.
      Graças ao trabalho desenvolvido pelo @Ibarra, nosso novo membro da equipe de Edição do fórum, o FManager Brasil volta a ter um update oficial para o Football Manager 2020.
      Para conferir os detalhes e fazer o download, é só clicar aqui.
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Dúvidas sobre as instruções de beira de campo ou ordens ou palestras ou gritos sempre existem e vão existir. Seja por parte de quem já conhece o jogo e não usa a ferramente, seja por parte de quem está chegando agora. É importante frisar que o Guia das instruções de beira de campo do FM não é um material que pretende explicar quando, onde e como usar (ou não usar) essas instruções, mas que obviamente forneceremos um contexto onde é mais apropriado optar por determinada instrução.. O objetivo é explicar o que cada uma significa e a reação que ela causa dentro do jogo.
      O que são as instruções de beira de campo?
      As instruções ou ordens de beira de campo é uma das opções que você tem, como treinador, de tentar interferir no comportamento e atuação dos seus jogadores. O menu fica localizado na parte superior direita da tela, durante uma partida. A localização é baseada nas skins padrões fornecidas pela Sports Interactive, se você faz uso de uma skin alternativa, o menu de instruções pode estar em outro lugar.

      As instruções, quando usadas, afetam a motivação e linguagem corporal dos atletas. Elas funcionam de maneira similar as palestras de pré-jogo e do intervalo. Os resultados que podem ser obtidos variam de jogador para jogador, já que a personalidade do jogador irá afetar a reação do mesmo. Dessa forma, é preciso compreender seus jogadores para extrair o máximo das instruções de beira de campo.
      E é importante frisar nenhuma instruções irá alterar sua tática, apesar de algumas delas sugerirem que isso pode ocorrer. As instruções se relacionam apenas com o moral dos jogadores e sua linguagem corporal, elas não modificam nenhum tipo de instruções aos jogadores, seja coletivamente ou individualmente. Por fim, todas elas são de curta duração, ou seja, não funcionam por toda a extensão de um jogo. Um tempo de referência bom seria 10 minutos entre cada instrução e outra, contudo, o próprio jogo irá lhe proibir de utilizar em sequência o menu, ou seja, quando estiver liberado uma nova interação, certamente a última instrução já perdeu seu efeito.
      Quais são as instruções de beira de campo?
      Ao todo, existem dez instruções de beira de campo:
      Encorajar; Acalmar; Pedir criatividade; Concentrar; Mostrar Alguma garra; Sem Pressão; Juntar Linhas; Avançar; Pedir mais; Elogiar; Como usar as instruções de beira de campo?
      Para usar essas instruções é fácil, basta clicar no botão das ordens, que um menu flutuante irá aparecer. Nele, você terá dez tipos de instruções diferentes para escolher. Ao clicar em qualquer uma delas, você dará aquela instrução para todo o seu time.

      Contudo, caso você deseje direcionar sua instrução para algum grupo de jogadores ou até mesmo para apenas um jogador, basta clicar na setinha branca, que um novo menu irá abrir. A primeira opção lhe permite escolher qualquer jogador para direcionar a sua instrução ou grito. Em uma caixinha no canto superior direito, você pode escolher direcionar para seus defensores, meio-campistas e atacantes, assim como para todo mundo, mas é meio contraprodutivo, já que existe uma opção que faz a mesma coisa em menos passos.

      O que fazem as instruções de beira de campo?
      Encorajar
      Essa é simples, como o nome diz, ela fornece encorajamento para seus jogadores, e aumenta o moral dos mesmos. Essa opção apresenta melhores resultados com jogadores que estão com o moral baixo ou bem aquém do restante dos companheiros de equipe. Ao utilizá-la, você irá tentar dar aquele empurrãozinho para que o time se recupere de algum baque.
      Acalmar
      Essa instrução busca acalmar os jogadores para evitar que eles tomem cartões, seja o amarelo ou o vermelho. Essa é uma instrução que causa muita confusão, já que muita gente acha que ela serve para acalmar os jogadores que estão receosos ou com medo na partida. Ela deve ser utilizada em jogadores que estão amarelados ou em algum jogador que está com a linguagem corporal nervosa ou furiosa.
      Pedir criatividade
      Essa instrução busca fazer com que seus jogadores se esqueçam momentaneamente de suas obrigações defensivas ou até mesmo da cautela do atleta. Ela fornece, momentaneamente, mais liberdade criativa para seus jogadores "desobedeçam" suas instruções. Ou seja, você pede para que seus atletas demonstrem mais criatividade na organização e construção de jogadas, ou até mesmo na hora de finalizar. Ela é interessante de ser usada quando as coisas parecem não estar fluindo do jeito que você esperava, ou então, para tentar surpreender algum adversário sem ter que modificar toda sua estrutura tática.
      Concentrar
      Essa instrução pede aos seus jogadores para que se foquem e concentrem no jogo. Ela deve ser direcionada para jogadores que estão se mostrando complacentes ou desinteressados com o jogo. Ela é uma boa maneira de trazer um atleta de volta para o jogo ou até mesmo evitar que seu time cometa algum erro bobo ou deslize após fazer ou sofrer um gol.
      Mostrar Alguma Garra
      Essa instrução tem o mesmo objetivo da torcida quando grita: "Raça, Raça, Raça, Raça!". Ela busca colocar aquele instinto matador e aquela vontade imensurável de destruir o adversário, de se jogar na frente de todas as bolas que forem ao gol. Essa é melhor para jogos decisivos, ou naquele clássico, e seus jogadores não parecem lá muito interessados em jogar futebol. Usar com parcimônia, pois pode fazer com que seus jogadores fiquem frustrados ou furiosos.
      Sem pressão
      Lembra quando eu disse que muita gente utiliza o Acalmar para tentar fazer com que quem estiver se sentindo pressionado pela partida, consiga se tranquilizar? Essa é a instrução que deve ser utilizada no lugar com o objetivo de dar um pouco de paz e tranquilidade para que um atleta não sinta o peso do jogo ou da camisa. Ela casa bem com jogadores jovens ou que estão estreando, ou então, algum jogador que está voltando de lesão.
      Juntar Linhas
      Essa instrução visa diminuir o espaço entre suas linhas e modificar o foco da sua equipe, temporariamente, para a defesa. Ela é importante para quem quer segurar aquela vantagem nos minutos finais, mas não quer abdicar de seu estilo tradicional, ou então, naquele momento após um gol, para evitar que o adversário empate imediatamente.
      Avançar
      Essa instrução é oposto do Juntar Linhas, ela visa mandar seu time para cima do adversário, modificando o foco, temporariamente, para o ataque. Como ela é o oposto da instrução mais defensiva, essa deve ser usada quando você precisa urgentemente de um gol, ou então para surpreender um adversário. Vai bem depois daquele golzinho sofrido.
      Pedir Mais
      Essa instrução é para tentar acender o brilho nos olhos dos seus jogadores para buscar uma vitória. É uma opção menos agressiva que o Mostrar Alguma Garra, então, em um jogo normal ou mais tranquilo, pode ser uma boa opção. Usar com parcimônia, pois pode fazer com que seus jogadores fiquem frustrados ou furiosos.
      Elogiar
      Essa instrução elogia os jogadores, e como a maioria dos jogadores de FM não é muito adepta de ver seus jogadores feliz, quase ninguém usa. Contudo, elogiar seus jogadores pode ter o efeito contrário do que você imagina. Após um gol, ou até mesmo após um momento de extrema dominância do seu time, um elogio pode fazer com que seus jogadores fiquem ainda mais motivados para marcar um ou mais gols. Também use com parcimônia, já que se exagerar, pode fazer com que seus jogadores percam interesse pelo jogo ou fiquem complacentes.
      E com isso, chegamos ao fim do nosso guia de instruções de beira de campo do FM. Espero que ele possa lhe ajudar a encontrar a melhor maneira de se relacionar com seus jogadores e que você possa conquistar muitos títulos enlouquecendo seus jogadores da área técnica de tanto gritar na orelha deles.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o Engenharia do Futebol e FManager Brasil
      Banner: @_Matheus_
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Olá, pessoal,
      Mais uma vez, nossos parceiros do Apodi Games irão nos permitir sortear um Football Manager 2020 para a nossa comunidade. Não existe nenhum segredo e qualquer um pode participar. Para participar, você só precisa postar nesse tópico que deseja participar. Como sempre, os membros VIPs do FManager Brasil terão direito a um número extra no sorteio.
      Gostaríamos de agradecer imensamente o pessoal do @apodigames pela oferta de mais um Football Manager para oferecermos a nossa comunidade. Além disso, agradece-lo também pelo esforço em tentar disponibilizar o jogo para o mercado brasileiro, em tempos que a própria empresa e distribuidora dificultam bastante o processo.
      E você pode testar sua sorte duplamente porque eles também irão realizar um outro sorteio na página oficial da loja no Instagram e também no perfil do dono da loja no Instagram. Sigam os perfis e fiquem atentos.
      Caso você não queira esperar ou contar com a sorte, pode adquirir o jogo através do Mercado Livre. 
      O sorteio será realizado no dia 13/05 e será entregue pelo nosso parceiro, através do métodos disponíveis atualmente para obtenção do jogo.
      Lista de inscritos
      Johann Duwe; Johann Duwe; Darknite; Darknite; LC; LC; Khroiskantis; marciof89; brlgon; brlgon; Paulo Henrique VNP; ZaMBiA; Almeidagc; David Reis; LucasGuitar; SilveiraGOD.; SilveiraGOD.; Rodrigo Violim; Ighor S.; Buzzuh; João Pedr0; Neynaocai; Neynaocai; Thiago; Bruno Caetano; Stay Heavy; felipevalle; SansaoXIII; sjp; Head Coche Z; Besouro Azul; marcosym; R49; -Demolidor-; joga; ElPeroMG; PedroJr14; Manu Messias; CristianTh9; Bruno Trink; Bruno Trink; Queiroz14; Vitor Jaú; Vitor Jaú; BobJJ; bjlemos; CapitaoTsubasa; filipe.mesquita; Bonaventura; Samuelima23; Bega Gomes; Bega Gomes; Sewko; fabiotricolor; LauroSLG; Mocorongo; Vannces; Vannces; Silvageorge; biel_domingues; Guoliveira2025; Igor Alves; PPPS; LucasPettine; etefili; SrAnimaal; Andreh68; Andreh68; rafaelfm03; Lotherbrrok; Wecio; RagnarLodBroc; Perissé; Perissé; Shauld; Heitor Ardachnikoff; wade08; roraimaacfilho; arecibo8 arecibo8; Davidmachado102016; gxbjn; YwrSch;
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Como sabem, iremos oferecer um FM 2021 para o líder do nosso ranking de atividades, com a primeira atividade já encerrada há algum tempo, chegou a hora de começarmos a criar o ranking.
      Ranking atual
      @joga - 12 pontos @gm360 e @Gundogan- 10 pontos @fabiotricolor e @dralzito - 8 pontos @DiegoCosta7 - 7 pontos @passarin33 e @CristianTh9- 5 pontos @Goias270187 - 4 pontos @Serginho10 - 3 pontos @maninhoc12  e @pedrodelmar1 - 2 pontos @munozgnm e @Mandalorian - 1 ponto Atividades participantes (em andamento)
      Bolão FManager; Fantasy da Premier League; Fantasy da Champions League; O Jogo dos Tronos; Fantasy NBA (em avaliação); Fantasy NFL (em avaliação); Atividades participantes (em breve)
      Liga FManager; Copa do Brasil FManager; Jogos Vorazes - Fantasy Interativo; Atividades participantes (concluídas)
      Copa FManager; Copa Quarentena; Save do Ano - Profissão Manager (aprovação pendente);
×
×
  • Create New...