Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reforma do Ensino Médio


VitorSouza

Posts Recomendados

21 horas atrás, Tuna disse:

...No caso dos EUA, por exemplo, se você não der certo nas matérias X ou Y, você ainda pode ser um jogador de Basquete, Vôlei, Futebol Americano, e assim por diante...

Amigo, nada disso é obrigatório no high school americano. Ele pode X, ele pode Y, ele pode Z.. ele PODE, não TEM que...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta
8 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Amigo, nada disso é obrigatório no high school americano. Ele pode X, ele pode Y, ele pode Z.. ele PODE, não TEM que...

Deve ser por isso que, a alguns anos, quando foram gravar um vídeo perguntando a americanos onde ficava tal país, eles não sabiam: porque não foram obrigados a estudar geografia.

É aquela história de optar por conhecimentos específicos em vez da totalidade dos conhecimentos das matérias, mesmo que sem o aprofundamento de ensino superior, por isso chamavam de médio e não de segundo grau.

Sobre a escola sem partido: A escola é lugar da ciência, não de ideologias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2016 at 15:57, ArquitetoZ disse:

Deve ser por isso que, a alguns anos, quando foram gravar um vídeo perguntando a americanos onde ficava tal país, eles não sabiam: porque não foram obrigados a estudar geografia.

É aquela história de optar por conhecimentos específicos em vez da totalidade dos conhecimentos das matérias, mesmo que sem o aprofundamento de ensino superior, por isso chamavam de médio e não de segundo grau.

Sobre a escola sem partido: A escola é lugar da ciência, não de ideologias.

Amigo, faça a mesma pesquisa aqui no Brasil e compare, será que seria assim diferente?
O ensino superior é o 3º grau, creio que o 2º grau se inicia no ensino médio, nada mais justo que ele funcionar como uma pré-universidade

Obs.: Não sou da corrente que acha que a universidade é um local de busca por cultura como prioridade, e sim informação e formação profissional (incluo ai a docência como profissão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Amigo, faça a mesma pesquisa aqui no Brasil e compare, será que seria assim diferente?
O ensino superior é o 2º grau, creio que o 1º grau se inicia no ensino médio, nada mais justo que ele funcionar como uma pré-universidade

Obs.: Não sou da corrente que acha que a universidade é um local de busca por cultura como prioridade, e sim informação e formação profissional (incluo ai a docência como profissão)

Achei que associam o 2º grau ao ensino médio. Ok, preuniversidade é legítimo, nada contra.

Universidade é local de busca por conhecimento qualificado. E preparação profissional. Precisam valorizar o conhecimento, que não é tão valorável quanto a capacidade de fazer dinheiro, as ideologias e questões culturais. Capacidade de fazer dinheiro e questões culturais são importantes, mais que ideologias modernas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, RYUxd disse:

Se você me mostrar algo que prove que eu disse que EU sou contra essa medida, eu saio do fórum agora. Eu disse que os PROFESSORES serão contra isso. Quem conhece esse mercado, sabe como qualquer concorrência nova já traz muita confusão.

O resto do teu post, eu já tinha falado nessa mesma publicação mas eu não se tu leu ou entendeu errado novamente, então não entendi porque isso ficou de resposta pra mim.

Todas as matérias têm conteúdos desnecessários, geografia e biologia, por exemplo, são as duas matérias que têm a menor influencia na minha vida atualmente, disparado. Até hoje não sei porque estudei eras geológicas, botânica, e vários outros assuntos que não contribuíram em nada na minha vida. Pra mim, humanas deveria ser dado apresentando o contexto histórico, e nessa medida ir apresentando os filósofos e pensadores da época, o contexto social, e a geopolítica. 

A primeira parte do post foi em parte em resposta a você porque eu (aparentemente erroneamente) entendi que você também era favorável. De qualquer forma fica o mesmo texto para os outros que você diz serem contra isso.

O resto do post foram considerações gerais sobre o tema, então não leve como se fosse algo pessoal a você, não foi minha intenção.

Quanto à Geografia, você usa o tempo todo conceitos relativos a matéria. Alguns diretamente (conceitos como Norte e Sul, o uso do Google Maps, o fuso horário, etc.) e outros indiretamente. Eras Geológicas por si só não vão te mudar a vida até porque tentam contar uma história de milhões de anos, assim como a Geomorfologia, são coisas descritivas que falam de formação. Mas as formas estão no nosso dia-a-dia (planícies, planaltos, baías, etc.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ArquitetoZ disse:

Achei que associam o 2º grau ao ensino médio. Ok, preuniversidade é legítimo, nada contra.

Universidade é local de busca por conhecimento qualificado. E preparação profissional. Precisam valorizar o conhecimento, que não é tão valorável quanto a capacidade de fazer dinheiro, as ideologias e questões culturais. Capacidade de fazer dinheiro e questões culturais são importantes, mais que ideologias modernas.

Também sou a favor do valor ao conhecimento, mas prioritariamente, quem busca esse conhecimento na universidade é para aplicação profissional. Eu chuto que 90% das pessoas numa classe de 2º grau, estão ali para obter qualificação profissional, então a aula tem que ser foco nisso, a coordenação do curso e dos estudos, tem que ser com foco nisso.
Nada impede de paralelamente o indivíduo continuar buscando conhecimento, bem estar e qualidade de vida no ensino médio, com a flexibilização. Ele pode querer se aprofundar em filosofia, ou não. Ser obrigado a isso é que sou contra. Ele pode querer se exercitar, praticar um esporte por diversão, etc, com aulas de Ed. Física, mas ser obrigado a isso, eu discordo.
O fato, pra mim, é que o indivíduo tem que ter uma ótima preparação até o ensino fundamental, para que sejam mostradas com qualidade o máximo de vieses da vida.
Na minha visão (e eu queria ter tido a oportunidade de ter feito assim) a vantagem desse método é que ou a pessoa descobre antes que na prática não se encontrou naquele rumo, que aquile caminho que ela achou que gostaria na verdade ela não gostou, ou ela mais cedo descobriu e começou a se preparar para o que realmente queria na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu posso pegar meu diploma de bacharel e ir no governo tirar CAT pra dar aula em escola pública que tem vaga em edital de designação. Até parece que escola não é cheia de graduando e bacharel dando aula pra darem esse chilique por causa da não obrigatoriedade da licenciatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei como anda agora, mas na minha época de criança, a minha diferença pros meus primos uruguaios foi que fui obrigado a ter na escola pública matérias nas quais eu não tinha o mínimo interesse, como religião (100% católica digassi di passagi) enquanto que meu primo com 12 anos passou por um conselho onde definiram junta a ele e os pais qual caminho teria o resto do seu ensino (ciencias biologicas, exatas ou humanas, não me recordo se tem mais).

Assim ele não precisou mais ficar tirando notas ruins em desenho artistico (não conseguia fazer um círculo com um compasso) e hoje é um Engenheiro de Computação formado (no Uruguai essa formação engloba programação, hardware e redes) enquanto eu bato cabeça na Engenharia Civil porque minha base matemática deixa a desejar.

Talvez se eu não tivesse perdido tempo com a quantidade de aulas de literatura que tive e dedicado mais tempo à física e matemática, teria chegado ao terceiro grau com uma base mais sólida.

Não acredito que as matérias cortadas sejam inúteis. Acredito que falta mesmo é direcionamento de conteúdo para as crianças. 

"O mundo é repleto de gênios que acreditam ser idiotas porque sempre vão mal naquilo que os obrigaram a ser bons"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 24/09/2016 at 20:52, Thiago Anjo disse:

Obs.: Não sou da corrente que acha que a universidade é um local de busca por cultura como prioridade, e sim informação e formação profissional (incluo ai a docência como profissão)

A maioria das universidades federais não tá nem aí para isso. 

5 horas atrás, Toggy81 disse:

Eu não sei como anda agora, mas na minha época de criança, a minha diferença pros meus primos uruguaios foi que fui obrigado a ter na escola pública matérias nas quais eu não tinha o mínimo interesse, como religião (100% católica digassi di passagi) enquanto que meu primo com 12 anos passou por um conselho onde definiram junta a ele e os pais qual caminho teria o resto do seu ensino (ciencias biologicas, exatas ou humanas, não me recordo se tem mais)..

Não questiono a questão do conselho, mas já acho 18 anos muito cedo para decidir o futuro de uma vida inteira, quem dirá 12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fim da licenciatura me lembra até o período ditatorial, onde meu avô deu uma semana de aula, que por sinal foram todas elas uma merda porque ele não tinha nada (Licenciatura, ensino superior), porque julgaram ele com esse tal de "um notório saber".

"Eu vejo o futuro repetir o passado [...]".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, Yan Perisse said:

O fim da licenciatura me lembra até o período ditatorial, onde meu avô deu uma semana de aula, que por sinal foram todas elas uma merda porque ele não tinha nada (Licenciatura, ensino superior), porque julgaram ele com esse tal de "um notório saber".

"Eu vejo o futuro repetir o passado [...]".

Uma coisa não justifica a outra. Se ele tivesse didática para ensinar, as aulas teriam sido boas, independentemente da licenciatura. Cansei de ter aula ruim de professor graduado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, João Pedr0 disse:

Uma coisa não justifica a outra. Se ele tivesse didática para ensinar, as aulas teriam sido boas, independentemente da licenciatura. Cansei de ter aula ruim de professor graduado.

Ele tinha didática pra ensinar. Só que seria a mesma coisa de me pedir pra dar uma aula de trigonometria mesmo que tivesse um livro me ajudando. As aulas foram ruins por causa da formação dele e não da didática ser ruim ou não existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, Yan Perisse said:

Ele tinha didática pra ensinar. Só que seria a mesma coisa de me pedir pra dar uma aula de trigonometria mesmo que tivesse um livro me ajudando. As aulas foram ruins por causa da formação dele e não da didática ser ruim ou não existir.

Entendi. Ele tinha notório saber, mas não na matéria em que ia dar aulas. Na reforma atual, a proposta é que os professores tenham "notório saber" e deem aulas "afins à sua formação". O problema é que no Brasil nem sempre os professores serão contratados com base em "notório saber".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan Perisse disse:

O fim da licenciatura me lembra até o período ditatorial, onde meu avô deu uma semana de aula, que por sinal foram todas elas uma merda porque ele não tinha nada (Licenciatura, ensino superior), porque julgaram ele com esse tal de "um notório saber".

"Eu vejo o futuro repetir o passado [...]".

Uma coisa não tem relação com a outra. Tem professores que tem domínio do conteúdo. Tem professores que tem didática e "levam jeito para o negócio". Tem professores que juntam as duas coisas, os bons professores, mas esses são raridade. Exemplos de professores ruins na primeira ou na segunda categoria não irão faltar.

E não, não é meia-dúzia de disciplinas que ensina a "estrutura do ensino médio", ou "didática" que irão fazer com que alguém seja um bom professor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Henrique M. disse:

Não questiono a questão do conselho, mas já acho 18 anos muito cedo para decidir o futuro de uma vida inteira, quem dirá 12.

Então... não sei como andará hoje.

Mas falando apenas da minha família, o pessoal da minha geração funcionou bem na nossa família. Tenho dois primos que foram orientados para biológicas e hoje são médicos. Não sei como acontece se houver erro nessa avaliação inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Yan Perisse disse:

O fim da licenciatura me lembra até o período ditatorial, onde meu avô deu uma semana de aula, que por sinal foram todas elas uma merda porque ele não tinha nada (Licenciatura, ensino superior), porque julgaram ele com esse tal de "um notório saber".

"Eu vejo o futuro repetir o passado [...]".

Fim da licenciatura não é só para os cursos profissionalizantes em caráter complementar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
54 minutos atrás, Toggy81 disse:

Então... não sei como andará hoje.

Mas falando apenas da minha família, o pessoal da minha geração funcionou bem na nossa família. Tenho dois primos que foram orientados para biológicas e hoje são médicos. Não sei como acontece se houver erro nessa avaliação inicial.

Mas o que disse ali não tem muito haver com as questões escolares e mais com questões pessoais. Viraram médicos, mas será que era isso que eles queriam ou foi o que estava disponível para eles porque aos 12 anos decidiram que esse era o melhor caminho para eles? Esse que é meu ponto, com 12 anos ninguém sabe o que é, tem gente com 30, 40 anos que não sabe o que é. E quanto mais cedo tolhendo opções, mais chances lá no futuro de arrependimento. Quando eu eu era moleque queria ser biólogo, depois optei pela Engenharia de Controle e Automação (que é o curso em que vou formar e que julgava ser o que eu queria fazer para a vida toda) e hoje não gosto mais da Engenharia de Controle e Automação e quero ser outra(s) coisa(s). Será que se aos 12 anos ocorresse esse conselho na minha vida, eu não estaria limitado a ser algo que eu nunca tive real interesse só porque lá na escola eu ia melhor numa disciplina? Foi esse o ponto que quis levantar.

Hoje eu não gosto da área que escolhi no vestibular por n razões diferentes do que o Ensino Médio, não estou num curso porque aos 12 anos decidiram que eu era bom em exatas e deveria seguir nessa área, estou num curso porque eu decidi isso. E acho que esse é um valor que não dá para se tirar de qualquer fase da vida.

___________________________________________________________________________

Quanto a reforma em si, sou a favor de disciplinas eletivas, sou a favor de uma maior flexibilização na carga horária do Ensino Médio ao gosto do freguês, mas também não sou a favor a sair limando indiscriminadamente disciplinas porque aluno não tem interesse. Essa é a pior desculpa do universo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Henrique M. disse:

Mas o que disse ali não tem muito haver com as questões escolares e mais com questões pessoais. Viraram médicos, mas será que era isso que eles queriam ou foi o que estava disponível para eles porque aos 12 anos decidiram que esse era o melhor caminho para eles? Esse que é meu ponto, com 12 anos ninguém sabe o que é, tem gente com 30, 40 anos que não sabe o que é. E quanto mais cedo tolhendo opções, mais chances lá no futuro de arrependimento. Quando eu eu era moleque queria ser biólogo, depois optei pela Engenharia de Controle e Automação (que é o curso em que vou formar e que julgava ser o que eu queria fazer para a vida toda) e hoje não gosto mais da Engenharia de Controle e Automação e quero ser outra(s) coisa(s). Será que se aos 12 anos ocorresse esse conselho na minha vida, eu não estaria limitado a ser algo que eu nunca tive real interesse só porque lá na escola eu ia melhor numa disciplina? Foi esse o ponto que quis levantar.

Hoje eu não gosto da área que escolhi no vestibular por n razões diferentes do que o Ensino Médio, não estou num curso porque aos 12 anos decidiram que eu era bom em exatas e deveria seguir nessa área, estou num curso porque eu decidi isso. E acho que esse é um valor que não dá para se tirar de qualquer fase da vida.

___________________________________________________________________________

Quanto a reforma em si, sou a favor de disciplinas eletivas, sou a favor de uma maior flexibilização na carga horária do Ensino Médio ao gosto do freguês, mas também não sou a favor a sair limando indiscriminadamente disciplinas porque aluno não tem interesse. Essa é a pior desculpa do universo.

Talvez vc esteja dando um peso muito grande a sua experiência pessoal.

Se fosse apostar sobre as escolhas profissionais de uma pessoa de 12 anos, diria que a maior parte vai errar e mudar de rumo, mas os poucos que se acharem (eu me achei com 14/15 anos fazendo um ensino médio atrelado ao técnico) já vai ser uma mais valia.

Pq sai todo mundo aos 17, empurrando um monte de matérias com a barriga e meio sem saber o que quer, no pior dos casos vc pode usar a sua profissão atual para ganhar dinheiro e sustentar a sua futura profissão através de cursos/facul/etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
43 minutos atrás, Pescador Parrudo disse:

Talvez vc esteja dando um peso muito grande a sua experiência pessoal.

Se fosse apostar sobre as escolhas profissionais de uma pessoa de 12 anos, diria que a maior parte vai errar e mudar de rumo, mas os poucos que se acharem (eu me achei com 14/15 anos fazendo um ensino médio atrelado ao técnico) já vai ser uma mais valia.

Pq sai todo mundo aos 17, empurrando um monte de matérias com a barriga e meio sem saber o que quer, no pior dos casos vc pode usar a sua profissão atual para ganhar dinheiro e sustentar a sua futura profissão através de cursos/facul/etc.

Foi um exemplo, conheço muita gente da área de engenharia que tá nessa vibe.

Você teve uma experiência diferente, se eu tivesse feito um técnico atrelado ao médio, certamente poderia ter tido o vislumbre que só fui ter na faculdade, que aquilo não era realmente para mim e mudar de rumo. Inclusive, uma das ideias que tenho sobre a educação seja a ideia de atrelar efetivamente cursos técnicos e médios aonde for possível. E acho que aqui seria realmente a mais valia de tudo isso. A pessoa vai ter uma formação profissional e vai poder decidir o que quer da vida baseado em uma experiência real e palpável e ainda vai ter como se financiar ao longo do processo de buscar o que quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Salvador. disse:

Uma coisa não tem relação com a outra. Tem professores que tem domínio do conteúdo. Tem professores que tem didática e "levam jeito para o negócio". Tem professores que juntam as duas coisas, os bons professores, mas esses são raridade. Exemplos de professores ruins na primeira ou na segunda categoria não irão faltar.

E não, não é meia-dúzia de disciplinas que ensina a "estrutura do ensino médio", ou "didática" que irão fazer com que alguém seja um bom professor.

Sim, lógico que terão professores que saberão a didática e terão formação pra isso. Mas a gente não vive num país perfeito, muito pelo contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique M. disse:

Mas o que disse ali não tem muito haver com as questões escolares e mais com questões pessoais. Viraram médicos, mas será que era isso que eles queriam ou foi o que estava disponível para eles porque aos 12 anos decidiram que esse era o melhor caminho para eles? Esse que é meu ponto, com 12 anos ninguém sabe o que é, tem gente com 30, 40 anos que não sabe o que é. E quanto mais cedo tolhendo opções, mais chances lá no futuro de arrependimento. Quando eu eu era moleque queria ser biólogo, depois optei pela Engenharia de Controle e Automação (que é o curso em que vou formar e que julgava ser o que eu queria fazer para a vida toda) e hoje não gosto mais da Engenharia de Controle e Automação e quero ser outra(s) coisa(s). Será que se aos 12 anos ocorresse esse conselho na minha vida, eu não estaria limitado a ser algo que eu nunca tive real interesse só porque lá na escola eu ia melhor numa disciplina? Foi esse o ponto que quis levantar.

Hoje eu não gosto da área que escolhi no vestibular por n razões diferentes do que o Ensino Médio, não estou num curso porque aos 12 anos decidiram que eu era bom em exatas e deveria seguir nessa área, estou num curso porque eu decidi isso. E acho que esse é um valor que não dá para se tirar de qualquer fase da vida.

___________________________________________________________________________

Quanto a reforma em si, sou a favor de disciplinas eletivas, sou a favor de uma maior flexibilização na carga horária do Ensino Médio ao gosto do freguês, mas também não sou a favor a sair limando indiscriminadamente disciplinas porque aluno não tem interesse. Essa é a pior desculpa do universo.

Na minha opinião quanto mais cedo se "testar" a área/profissão, melhor. Ou descobre mais rápido que não é de fato aquilo que você quer ou você inicia mais cedo o seu caminho dos sonhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
17 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Na minha opinião quanto mais cedo se "testar" a área/profissão, melhor. Ou descobre mais rápido que não é de fato aquilo que você quer ou você inicia mais cedo o seu caminho dos sonhos

Nada que você faz no mundo acadêmico é teste para qualquer profissão. Não acho que gostar de matemática na adolescência faz alguém obrigatoriamente uma pessoa que vai trabalhar a vida inteira na área de exatas ou que ser bom em biológicas vai me tornar um super médico.

Por isso sou a totalmente a favor da rota ensino médio mesclado com ensino técnico ou profissionalizante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique M. disse:

Nada que você faz no mundo acadêmico é teste para qualquer profissão. Não acho que gostar de matemática na adolescência faz alguém obrigatoriamente uma pessoa que vai trabalhar a vida inteira na área de exatas ou que ser bom em biológicas vai me tornar um super médico.

Por isso sou a totalmente a favor da rota ensino médio mesclado com ensino técnico ou profissionalizante.

Veja bem os "OUs" da minha opinião. Você não vai obrigatoriamente trabalhar na área, mas você já tem uma ideia se gosta um pouco antes do que apenas na faculdade.
Por exemplo, pelo que você relatou, você não gostaria de ter descoberto mais cedo que não queria seguir na sua área de formação? Se você tivesse um pouco dela no ensino médio, não teria sido bom saber antes de fazer os 4 anos de universidade? 
Eu pelo menos gostaria de ter tido um pouco de programação ou redes (como curso profissionalizante) no ensino médio, para saber antes de iniciar a faculdade, que não era aquilo que eu queria para minha vida profissional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Eu pelo menos gostaria de ter tido um pouco de programação ou redes (como curso profissionalizante) no ensino médio, para saber antes de iniciar a faculdade, que não era aquilo que eu queria para minha vida profissional

Que é excelente, porque envolve conhecimento interdisciplinar e é algo para ser colocado em prática, não deixar o aluno somente na teoria. Linguagem, lógica e matemática são reforçados com aulas sobre noções de programação, com linguagens básicas como C e Java (pascal é inútil, eu não sei porquê ensinam isto).

Seria muito benvindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • AndreP
      Por AndreP
      ====x===
       
      Ai pessoal, vou fazer ENEM e prestar vestibular pra UFRGS, gostaria de algumas dicas de quem já fez os 2 ou fez o ENEM e uma grande federal pra maximizar o desempenho nas provas (tirando a dica de estudar, é claro)

      Creio que seja do interesse de mais gente, fica aberta a discussão.
    • _Matheus_
      Por _Matheus_
      Tópico com finalidade simples, compartilhar sites interessantes para aprendermos coisas novas ou da nossa área mesmo. Preferencialmente gratuitos, é claro. Aguardando o Marcus postar as descrições dos sites de programação que ele recomendou num tópico do Aldo.

      Temas Gerais

      - https://www.edx.org/ - Cursos gratuitos dos mais variados temas, ofertados por universidades renomadas de todo o mundo, incluindo Harvard, MIT, entre outras. Vídeo-aulas em inglês com legenda também em inglês. Para obtenção de certificados, paga-se $50 como forma de ajudar a manter o site.

      - http://ocw.mit.edu/index.htm - O MIT OpenCourseWare oferece cursos de vários departamentos da instituição.

      - https://www.udemy.com/ - PAGO (mensalmente)

      - https://www.coursera.org/ - De graça. Os certificados verificados são 49 dólares, eu acho bem barato. E dá pra começar e pagar depois e/ou pedir refund. Além de monetizar a empresa que presta um serviço extraordinário. Tem os certificados comuns, grátis, que não usam mecanismos pra garantir que foi você mesmo que fez o curso.

      - https://www.udacity.com/ é tipo Coursera e edX, mas com foco pra tecnologia. Tem cursos oferecidos pela nVidia, Autodesk, Google, Facebook e universidades.

      - https://www.ed.ted.com é a parte educacional do TED, com conteúdo interessante e curto.

      - CrashCourse - é o canal de cursos completos em vídeos curtos dos irmãos Hank e John Green (autor de A culpa é das estrelas). Tem história (mundial e EUA), biologia, ecologia, química. Literatura e psicologia estão em andamento.

      - VlogBrotehrs - outro canal dos irmãos Green, tem vídeos sobre assuntos atuais como neutralidade da rede, prisões norteamericanas, curiosidades, etc.

      - SciShow - terceiro canal dos irmãos Green, com foco em ciência.

      - Vsauce - canal de de curiosidades.

      - Minute Earth - ciência e histórias sobre a Terra.

      - Kurzgesagt - animações explicando coisas como o mercado de ações, o tempo, o Big Bang, a lua.

      - https://www.khanacademy.org - tem cursos de física, química, biologia, história, economia, artes e o carro-chefe é a matemática, do mais básico pra frente.

      - http://oyc.yale.edu/ - Open Yale, tipo o Open MIT

      - Fundação Getúlio Vargas - cursos gratuitos do ramo da economia.

      - https://ureddit.com

      --------------------

      Temas Específicos
      CAD

      - http://cad.cursosguru.com.br/

      Culinária

      - https://cookingforengineers.com

      - https://cooklet.com

      - https://reluctantgourmet.com/technic.htm

      - https://how2heroes.com

      Faça você mesmo (Do it yourself)

      - https://instructables.com

      - https://thedailymiscellany.com

      - https://wikihow.com

      - https://wonderhowto.com

      - https://howstuffworks.com

      - https://howcast.com

      Física

      - Minute Physics - simplificando a física

      Idiomas (Línguas)

      - https://www.duolingo.com/ - Inglês e Espanhol. Aplicativo de celular muito bom. A interface é simples, bem feita e remete a um jogo. Não existe um conteúdo para se ler, você vai aprendendo mediante as atividades. Seus erros lhe custam "vida" que regenera com pontos adquiridos (lingots) nos acertos ou com o passar dos dias (creio). Os erros acompanham de informações que os corrigem, e ainda há a possibilidade de ver comentários e trocar ideia com outros usuários. É um método bem simples, mas que a todo momento trabalha a repetição de termos e estruturas gramaticais, traduções bilaterais, áudios e imagens, fixando o conteúdo.

      - http://www.dw.de/aprender-alemão/s-2199 - Curso de Alemão básico oferecido pelo governo Alemão.

      - http://livemocha.com/ - Site pra aprender idiomas. Você pode aprender uma nova lingua e ajudar outra pessoa a aprender português. Se não me engano você tem uqe corrigir os exercicios de outra pessoa que esteja aprendendo o português e alguém faz o mesmo por você.

      - http://www.memrise.com/ - Idiomas, vocabulário, história, ciência, etc. Na base da memória.

      - https://bbc.co.uk/languages

      - https://bussu.com

      - https://verbling.com

      Microsoft Office

      - http://office.cursosguru.com.br/ - Cursos de Excel e Word são essenciais para qualquer pessoa. Eu descobri o VBA no excel há pouco tempo e estou fascinado, apesar de ainda não ter aprendido. Todo mundo acha que sabe mexer no Word, mas a maioria não sabe nada. Formatar um texto é muito importante e pra quem faz isso frequentemente, sabe que alguns parágrafos teimam em não se alinhar pelos métodos normais, entre outros probleminhas.

      Música

      - https://justinguitar.com

      - https://musictheory.net

      - https://utimateguitar.com

      - https://playbassnow.com

      - https://howtoplaypiano.ca

      - https://teoria.com

      Programação

      - http://www.codecademy.com/

      - http://www.learncpp.com/ - Programação em C/C++

      - http://www-h.eng.cam.ac.uk/help/tpl/languages/C%2B%2B.html - Programação em C/C++

      - http://jcatki.no-ip.org/fncpp/Resources - Material para aprendizado em C/C++

      - http://code.org/learn

      - https://www.khanacademy.org/#computer-science

      - http://skillcrush.com/category/blog/resources/tech-term/

      - http://www.bentobox.io/

      - http://www.codeyear.com/

      - http://www.codeschool.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://teamtreehouse.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://net.tutsplus.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://www.lynda.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://www.udemy.com/courses/Technology - PAGO (mensalmente)

      - http://www.pluralsight.com/training - PAGO

      - https://learncodethehardway.com

      - https://htmldog.com

      - https://trypython.org

      - https://rubymonk.com

      - https://codingbag
    • Kradeu
      Por Kradeu
      Faaala, galerinha. Tudo bem?

      Estou há anos sem entrar no fórum, mas resolvi recorrer para pedir uma ajuda de vocês.
      Estou concluindo meu MBA em Marketing pela UFRJ e tenho que entregar a versão final do meu TCC neste domingo!

      Queria só pedir uns minutinhos de vocês para responderem um formulário à respeito de comportamento nas redes sociais.
       
      O link para acessar é: https://forms.gle/TMddyHgeKa9NAiLA7
       
      Vale lembrar que todas as respostas são anônimas e serão usadas somente para fins acadêmicos.
       
      Muito obrigado a todos!

      PS: Se postei em lugar errado, peço que só movam o tópico pra área certa.
      PS²: Se não puder postar algo desse tipo, peço que me dêem uma colher de chá e esperem até sábado para excluírem pelo menos hahaha.
      PS³: Demorei horas para lembrar meu e-mail e senha. Tem como alterar? Meu e-mail nem existe mais e a senha era um atacante de um time da série C que treinei no cm0304 hahahahah
      Efuzivo abraço,
       
    • Ariel'
    • grollinho
      Por grollinho
      não sei qualé a idade da gurizada do fórum, mas ctz que teve alguém que fez o enem 2017. E aí, como é que foi? qual foi sua reação com o tema da redação? seus acertos? chegou atrasado? Cumpartilha aqui
×
×
  • Criar Novo...