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Henrique M.

A arte do contra-ataque

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Henrique M.

 YxEDAPY.jpg

"A tônica ao se jogar no contra-ataque são as funções defensivas do time, com ênfase no seu próprio campo defensivo e deixando seu adversário tomar a iniciativa. Fazendo isso, você tira vantagem do espaço atrás de sua defesa para a construção de jogadas e atacar." - MICHELS, Rinus

Jogar no contra-ataque geralmente parece arriscado, mas não deveria aparentar ser assim. Para obter sucesso você necessita que todos os jogadores estejam na mesma página e na enquanto estiver defendendo, você não pode se dar ao luxo de ter um ponto fraco em seu sistema. É necessário que você recue suas linhas e de vez em quando absorva a pressão. É por isso que é vital que você tenha jogadores de atuar dessa forma e se assegurar que eles não percam a concentração, já que isso pode se tornar um problema.

Para ser usado como sua estratégia principal também é necessário que seus jogadores sejam posicionados corretamente, isso significa que a maioria de seus jogadores deve atuar do meio-campo para trás, de preferência nas duas primeiras linhas táticas (linha de lateral e zagueiro e linha de alas e volantes). A ideia do contra-ataque é permitir que seu adversário tenha a bola e te ataque. Isso significa que em quando eles estiveram se atacando e se proponham somente a isso, você possa recuperar a bola novamente e avançar rapidamente em números para que a bola recuperada se torne sua vantagem, já que o adversário deixará muito espaço entre defesa e ataque.

Resumindo: Recuar e proteger sua área de maneira feroz. Então, quando você recuperar a bola e seu adversário se comprometeu com os jogadores no campo de ataque, lançar um contra-ataque mortal no espaço que eles te deixaram. Tecnicamente é muito simples.

Mas como traduzimos isso para o Football Manager?

Analisando a sofisticada engine do jogo (ou o oposto, dependendo de qual lado do muro você esteja, principalmente no FM 16) podemos perceber que contra-ataques são ativados automaticamente no jogo. Para os mais antigos, vocês vão se lembrar da caixinha que você clicava para decidir se seu time jogaria no contra-ataque, sendo assim quando um jogador possuía a posse da bola, o contra-ataque era ativado quando houvesse X jogadores adversários atrás da linha da bola em relação ao gol do oponente. Ao clicar naquela caixinha X significava um número muito maior do que com ela desativada, fazendo mais simples que você recuperasse a bola e pegasse os jogadores do outro time com a guarda baixa. Obviamente que isso ainda existe, mas agora é feito mais discretamente depois que trocamos do antigo sistema de barrinhas para o criador de táticas. Muitos pode até saber disso, mas outros não vão, por isso está sendo mencionado.

Em cima de tudo isso, as mentalidades Defensiva, Contra-Ataque e Sobrecarregar abaixam os limites do que seria o limite para se ativar um contra-ataque. As mentalidades Defensiva e Contra-Ataque são muitos similares, a diferença é que no Contra-Ataque o foco é em tentar recuperar a bola um pouco mais próximo do meio-campo, sendo assim um pouco mais agressiva. Ou seja, independentemente de como você armou as instruções visíveis, tudo isso vai acontecer por trás dos panos da engine de qualquer maneira.

No FM 16 aconteceram algumas mudanças que são positivas para quem gosta de jogar no contra-ataque. O usuário The Hand of God falou sobre isso nos fóruns da SI e irei citar ele aqui.

"Primeiramente, todas as formações de equipe agora incorporam diferenças de mentalidades entre as tarefas (igual a antiga formação flexível fazia). Então em qualquer formação de equipe, você deverá ver mais jogadores na tarefa Atacar sendo mais agressivo e correndo mais riscos que um que esteja com a função Apoiar. Como consequência disso, todas as tarefas terão uma grande influência sobre o seu estilo de jogo. Um time cheio de jogadores Apoiar será mais orientado para manter a posse de bola, enquanto um time com jogadores Atacar tentará iniciar ataques com uma maior urgência.

Segundo, o contra-ataque foi significativamente melhorado com relação a versões anteriores. Se você tentou jogar um jogo mais tático no FM 14 e FM 15, você pode ter notado a dificuldade em jogar mais recuado e tentando sair rapidamente do seu próprio campo contra um adversário mais agressivo. O jogo estava focado no que acontecia no terço final do campo com certos atributos não sendo utilizados adequadamente na fase de transição. Agora, sua vida será mais fácil quando tentar punir adversários que se lançam ao ataque aos números, e você irá notar que ao tentar implementar diferentes estilos de jogo requerera mais atenção ao conjunto de atributos dos seus jogadores. No contra-ataque, velocidade é mortal, apesar de que velocistas agora estão mais sujeitos a errar domínio e passes, caso você tente jogar recuado com um time menos técnico."

Se você pegou a ideia do que foi dito até agora, você deve ter percebido que você deve jogar recuado no seu campo defensivo, isso significa usar uma formação que lhe permita povoar sua defesa. Então a formação se torna algo importante ao decidir jogar dessa maneira. As táticas mais comum ao se jogar nesse estilo são o 4-5-1, 3-5-2 e 4-1-4-1. Todas elas são boas opções porque elas fecham muito bem tanto a defesa quanto o meio-campo. Isso significa que quando você recuperar a bola, terá jogadores bem colocados para iniciar um contra-ataque. Eu acabei de iniciar um novo jogo e isso me permitiu um pequeno projeto, já que o 4-1-4-1 se encaixa muito bem nos meus jogadores. Dando uma olhada nas mudanças mencionadas acima, já temos uma bela ideia de quais tarefas usar. Eu não sei quanto vocês prestam atenção nas funções e tarefas da IA através de diversas skins e add-ons disponíveis, mas as táticas da IA quando está jogando consistem, geralmente, das seguintes tarefas ofensivas para cada mentalidade:

  • 0 ou 1 com mentalidade Defensiva ou Contra-ataque; (isso significa que ela terá apenas um ou nenhum jogador com tarefa ofensiva na tática, caso esteja defendendo ou contra-atacando, o mesmo vale nas outras mentalidades, mudando apenas a quantidade)
  • 2 na Normal;
  • 3 na Controlar;
  • 4 na Atacar;
  • 5 na Sobrecarregar;

Quando pensamos nas nossas próprias tarefas, nós devemos pensar de uma maneira similar com o estamos tentando criar, visando um estilo de jogo mais defensivo ou no contra-ataque. Eu não acredito que isso importa muito se você estiver indo para um estilo diferente, mas para sistemas mais defensivos as funções Atacar devem ser limitando. Ao jogar no contra-ataque eu acredito que seja melhor não utilizar mais do que dois jogadores com função Atacar, muito mais que isso e você pode acabar perdendo o equilíbrio do que está tentando criar. Lembre-se que a mentalidade que você escolhe, reflete em toda a sua equipe. Eu acredito que é aqui que algumas pessoas (e com razão) ficam confusos porque eles acreditam uma tarefa atacar não é agressiva se eu estou contra-atacando. Essa é uma suposição falha, ainda é uma tarefa agressiva, só é menos agressiva que em uma mentalidade mais ofensiva e assim por diante. Na tarefa atacar, você está alterando a linha padrão base de qualquer função e com isso, você irá fazer com que seu jogador se posicione mais ofensivamente, já que a tarefa altera a mentalidade individual do jogador e outras opções. Você pode ver a maioria dessas instruções individuais do jogador na mesma tela em que você altera as instruções do jogador. (Experimente alternar a tarefa do jogador e ver o efeito que isso causa no seu comportamento dentro de campo). Resumindo, vale sempre lembrar que mesmo jogando defensivamente, a função Atacar ainda é agressiva e ofensiva.

Antes que olhemos para a estrutura e dissequemos para ver como e porquê ela funciona, gostaria de apontar alguns atributos vitais, caso você deseje fazer do contra-ataque o estilo primordial da sua equipe e isso pode lhe ajudar na construção de um elenco voltado para o estilo. Eu não listarei todo e qualquer atributo, porque tenho certeza que você terá suas próprias ideias, mas é um lista básica do que procurar para ter uma equipe com essência de contra-ataque, principalmente do meio pra frente.

Atributos Técnicos

Cruzamento - Seja da linha de fundo ou da intermediária, é uma arma que pode ser devastadora. Um cruzamento rápido e preciso para um atacante, pode pegar um defensor no contrapé. É uma coisa que seus jogadores laterais devem ser capazes de realizar muito bem.

Drible - Para obter vantagem em todo e qualquer espaço que exista, você gostará de ter jogadores que são capazes de levar a bola adiante. É importante para qualquer jogador buscando quebrar a linha defensiva adversária saindo de sua própria área.

Primeiro Toque - Quando um jogador recebe a bola você quer ter certeza que ele não mate a jogada, não é mesmo?

Técnica - Essa entra no mesmo esquema do Primeiro Toque. Você tem que ter certeza que um jogador se sente confortável ao ter a bola e ser capaz de utilizá-la bem. Um jogador com péssima técnica pode jogar toda sua estratégia por água abaixo. Isso pode influenciar em qualquer tentativa de passe de longa distância ou mais difícil.

Atributos Mentais

Agressividade - Jogadores tem que querer se envolver com qualquer coisa. Isso também ajuda a recuperar rapidamente a bola e iniciar contra-ataques rapidamente.

Bravura - Você não quer jogadores que se acovardem ao tentar recuperar uma bola

Sem Bola - Se um jogador ofensivo não for capaz de achar aquele metro a mais, aquele buraco na defesa ou aquela movimentação que desestrutura o adversário, ele pode não ser capaz de capitalizar os espaços deixados pelo adversário.

Índice de Trabalho - Os jogadores precisam ser capazes de trabalhar duro tanto defensivamente quanto ofensivamente, já que é necessário cobrir cada metro do campo.

Trabalho em Equipe - Sua equipe tem que ser capaz de jogar como uma unidade e isso requer que todos seus jogadores trabalhem para o esquema proposto. Não é interessante ter um jogador egoísta que pode estragar todas as jogadas porque quis se consagrar.

Atributos Físicos

Velocidade - Especialmente para jogadores que gostam de se mandar pra frente e enfrentar o marcador, então é importante que ele seja capaz de altas velocidades. E também tem o fato de que ele precisará correr para o ataque e depois retornar para recompor defensivamente.

Aceleração - Entra no mesmo quesito de velocidade, quanto mais rápido o jogador atinge sua velocidade máxima, melhor.

Resistência - Correr atrás da bola cansa, então é importante que seus jogadores não se desgastem rapidamente.

Força - Um atributo alto de força irá garantir que seu jogador seja capaz de disputar bolas com o oponente. Você não quer seus jogadores desmontando em campo em qualquer disputa de bola.

Eu acredito que muitos irão discordar de um atributo ou outro, mas isso seria o que eu procuraria caso fosse planejar um elenco a longo prazo pensando em utilizar o contra-ataque como minha principal arma.

As funções

Até o momento já cobrimos o básico de como se jogar no contra-ataque mas eu deixei para trás um detalhe importante e a razão para isso é que eu gostaria de falar sobre isso quando estivesse discutindo as funções, pois fazia mais sentido. Quando um contra-ataque é iniciado, o jogo busca maximizar a mentalidade, os avanços dos jogadores, as bolas enfiadas e as trocas de passe de todos os jogadores envolvidos na construção dele. Então, independente de como você tiver instruído seus jogadores, tudo irá mudar caso ele esteja envolvido na criação da jogada de contra-ataque. É por isso que você pode se dar ao luxo de colocar 10 jogadores atrás da linha da bola e forçar o erro do adversário.

Defesa

defence.jpg

Legenda:  WB = ala, CD= Zagueiro, FB = Lateral, A = Primeiro Volante, De = Defender, Su = Apoiar

É a defesa padrão, utilizando 6 jogadores; A única coisa que você pode estranhar talvez seja o fato de estar utilizando um Ala, mas como ele é um jogador com foco ofensivo e é melhor jogador e eu gosto que meus melhores jogadores sejam capazes de brilhar, resolvi montar minha linha defensiva assim. É óbvio que ele vai jogar um pouco mais adiantado que seus companheiros quando estiver atacando, mas a sua frente tem um jogador de extrema qualidade focado em defender, balanceando a mentalidade ofensiva do ala.

O resto do posicionamento visa manter um posicionamento defensivo mais rígido e que meus jogadores não permitam muito espaço ou que jogadores fiquem fora de posição. Minha escolha por um Primeiro Volante passa pelo estilo que eu estou tentando criar, pois como estou criando um ambiente propício para que eu crie contra-ataques, eu também posso acabar dando contra-ataques ao meu adversário caso as coisas não corram bem para o meu lado lá na frente. Por isso escolhi alguém que está preocupado em apenas defender e analisar a linha defensiva. Eu não quero deixar espaços, o que é um risco muito grande se você não achar o equilíbrio certo.

Meio-Campo

midfield.jpg

Legenda: WM: Meio-campista lateral, BBM: Meio-campista área-a-área, CM: Meia Central

É importante que eles atuem de maneira sólida, como um só elemento. Sendo assim, eu tenho capacidade para ajudar defensivamente e também criar apoio para o meu centroavante quando a oportunidade surgir. O Meio-campista área-a-área é muito importante porque ele é o elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Os outros também devem colaborar com ele e também oferecer algumas diferenças. O Meio-campista lateral deve oferecer apoio via cruzamentos, o MAA irá encostar no atacante e jogar no espaço atrás dele, enquanto o Meia Central se torna uma opção mais recuada, para oferecer suporte para o avanço dos meias.

Ataque

attack.jpg

Legenda - DLF: Atacante Recuado, At: Atacar

Essa é a parte mais complicada de quando se está montando uma tática mais defensiva ou contra-ofensiva, principalmente quando temos que confiar apenas em um atacante. Se ele estiver muito recuado, pode ser incapaz de achar espaços na defesa adversária, se estiver muito avançado, pode ficar isolado lá na frente, já que a maioria da equipe está defendendo.É complicado achar um equilíbrio perfeito aqui, então é importante observar como ele se comporta dentro das partidas. Essa é a única função da tática que eu costumo mudar. Se eu vejo que os zagueiros adversários estão muito recuados, eu uso o Atacante Recuado numa função Atacar para ocupar os zagueiros. Ele ainda recua e cria oportunidades mas também dá trabalho para os zagueiros adversários, dificultando a vida deles.

Mas caso eu veja que o adversário está usando uma linha alta, eu modifico as coisas e uso uma estratégia diferente.

df.jpg?w=364

Legenda - DF: Atacante Defensivo, De: Defender

Eu utilizo um Atacante Defensivo numa tarefa Defender. Essa pode parecer uma decisão estranha para alguns, então deixe-me explicar. Quando uma defesa atua com uma linha alta, o espaço que eu tenho que explorar está atrás deles, então faria mais sentido utilizar um função Atacar e fazer proveito disso, contudo, lembre-se do que estou tentando criar e o resto das funções escolhidas. Eu estou sendo conservador, na melhor das opções, ao usar essa tática, então se eu usar um jogador mais ofensivo eu sentiria que ele não estaria se envolvendo na proposta de jogo e ficaria isolado com os defensores, gerando ainda menos espaço para os meus meio-campistas.

Então ao optar pelo Atacante Defensivo eu opto por escolher algo como um pitbull, que irá correr atrás dos defensores adversários e incomodá-los, gerando menos tempo com a bola nos pés, evitando que a construção da jogada seja iniciada com os zagueiros. Isso se torna importante, pois se você permitir tranquilidade para quem joga com linhas avançadas, você permite com que eles te cerquem na sua própria área, sendo capazes de controlar o jogo desde os zagueiros até os atacantes se não houver uma pressão, um incômodo. Assim eu evito esse tipo de situação e ainda recuo meu atacante para mais próximo da linha do meio-campo, podendo capitalizar melhor as oportunidades que possam surgir, seja por erros do adversário, seja por uma bola recuperada.

Eu gostaria de clarificar que só faço isso em formações defensivas ou contra-ofensivas, já que em formações mais ofensivas faz mais sentido fazer o oposto.

Instruções da equipe e dos jogadores

ti.jpg

Legenda - Mentalidade: Contra-Atacar, Formação da Equipe: Flexível

Como você pode perceber, eu não uso nenhuma. O mesmo pode ser dito das instruções para os jogadores, eu também não uso nenhuma. A razão disso é que eu gostaria de mostrar algo simples para vocês, para que vocês pudessem ter as ideias básicas e mais importantes quando buscando esse tipo de estratégia de jogo. Eu também acredito que as instruções de equipes e dos jogadores só devem ser utilizadas caso você esteja querendo criar uma estilo específico de jogo ou refinar as ações e funções de um jogador. ou também usá-las como ferramentas para reverter um jogo. Muitas pessoas (especialmente no FM 2016) tendem a usar o máximo de instruções possíveis desde o começo. Mas isso é desnecessário por diversas razões e uma das principais razões é: como eles sabem como cada instrução funcionam em conjunto e modificam a estrutura inicial? Na maioria dos casos eles não entendem o impacto de cada uma dessas instruções mas usam porquê acreditam que eles tem que usar. Pois bem, você não precisa. Use as instruções para criar estilos específicos e melhorar as coisas, nunca as use sem uma razão válida e necessária e também busque entender o impacto que isso tem na forma atual da sua equipe de jogar. Uma conhecimento adequado é necessário para que você saiba como as modificações usadas funcionam.

Então vamos seguir para a análise do jogo, para que possamos lhe mostrar como e porquê funciona?

Esse é um jogo que eu joguei diante de um poderosíssimo Newcastle pela Copa. Como eu criei esse save com o objetivo de mostrar como jogar no contra-ataque, eu ainda estou na primeira temporada, na League One.

18.jpg

Legenda - DF: Atacante Recuado, B2B: Meio-campista área-a-área

O Newcastle tem 6 jogadores no campo de ataque nesse momento, como pode ver, minha linha defensiva se mostra bastante sólida e como eu uso um Primeiro Volante, quando o Meio-campista área-a-área avança para dar combate no adversário, eu ainda tenho uma linha de quatro no meio-campo

26.jpg

Um pouco depois na mesma jogada, eu ainda mantenho uma linha defensiva muito sólida que continha mantendo posição e mesmo que meio-campo ainda não seja mais uma sólida linha de quatro, ainda se mantém estruturalmente forte e combatendo as ameaças que o Newcastle possa criar. Não existe uma ameaça iminente, mesmo que eles invertam a jogada para o outro lado, pois meu time só irá mudar de direção para marcar os adversários. Vale notar que nessa imagem eu tenho 10 jogadores no meu próprio campo, mostrando como o Atacante Recuado está próximo dos outros meio-campistas, evitando que ele fique isolado no meio dos zagueiros.

36.jpg

Essa imagem ressalta os riscos de se jogar no contra-ataque e porque você precisa ter uma defesa segura e resistente. Além de mostrar o porquê da escolha do Primeiro Volante. Observem o posicionamento do Meio-campista área-a-área, vejam como ele está avançado devido ao uma jogada ter dado errado, há não ser que ele seja o Superman ou tenha a velocidade do Flash, provavelmente ele nunca conseguirá recompor sua posição. Se você não compensar situações como essa no seu plano de jogo, tudo pode ruir porque alguém teve que abandonar sua função para cumprir a tarefa do MAA, deixando mais espaço perto da área, então antes que você perceba, toda sua equipe está tentando desempenhar funções de companheiros que foram cobrir outras funções. Ainda bem que optei por usa um volante nessa função. Não importa o sistema em que você atuar, ele terá falhas ou jogadores que não conseguiram cumprir o desejado caso uma jogada dê errado e tenham que se desdobrar para realizar o impossível, por isso é importante levar tudo isso em consideração ao escolher as funções e tarefas de seu time. No fim das contas, é isso que se resume o equilíbrio de um time, mascarar suas fraquezas.

46.jpg?w=1909

Esse é o começo de uma jogada de contra-ataque, quando o Newcastle comprometeu 5 jogadores para atacar minha equipe. Quando meu zagueiro pega na bola, ele imediatamente busca meu Atacante Recuado lá na frente, que busca o melhor espaço para avançar. Ele foi esperto nesse lance, já que ele não acelerou demais o jogo, dando oportunidade para que o apoio chegasse.

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Legenda - WM: Meio-campista lateral, CM: Meia Central

Nessa imagem vemos como a equipe avançou rapidamente e pegou a linha defensiva do Newcastle completamente desestruturada. Mesmo sem a pressa do meu Atacante Recuado, que está numa tarefa defensiva, que lhe permitiu segurar a bola ao invés de correr sozinho com ela, esperando que seus companheiros se aproximassem para iniciar a construção de uma jogada. Infelizmente meu MAA não tem um bom atributo do Primeiro Toque, então ele desperdiçou a jogada. Mas não deixa de ser um belo exemplo de como um equipe que esteja jogando no contra-ataque deve se comportar.

63.jpg

Esses foram os chutes do jogo, sendo que os quatro chutes meus que foram bloqueados (pontos vermelhos) são todos cobranças de falta. Como podem observar, eles foram impedidos de finalizar adequadamente ao gol devido número de jogadores que tenho defendendo, fora o mundo de chutes para fora (pontos amarelos). Na prática, é muito difícil perfurar uma defesa que defende bem e se compromete com isso, por isso a falta de espaço obrigava o Newcastle a chutar bolas mesmo não tendo espaço para isso. Essa é a maneira correta de se defender, sem deixar espaços para o adversário mirar no gol.

73.jpg

Essa é a imagem das estatísticas e do placar do jogo, nada mal para uma equipe da 3ª divisão inglesa.

Autor: Cleon1981
Site: SI Sports Centre
Link para o artigo original: https://sisportscentre.com/the-art-of-counter-attacking-football/
Tradução e adaptação: Henrique M.

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Danut

Muito bom ter trazido esse material para cá. Havia lido o original, me ajudou bastante. Leitura recomendada a todos.

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Henrique M.
Em 25/04/2016 at 01:53, Danut disse:

Muito bom ter trazido esse material para cá. Havia lido o original, me ajudou bastante. Leitura recomendada a todos.

Uma pena que ele parou de escrever por causa da treta com a SI.

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Perissé
13 horas atrás, Henrique M. disse:

Uma pena que ele parou de escrever por causa da treta com a SI.

O Cleon parou de escrever? Uma pena, acho que a grande maioria dos conteúdos que me ajudaram eram dele.

Sobre este guia, é muito bom. Me trouxe uma visão totalmente diferente daquela que eu tinha sobre os contra-ataques.

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Alemão

Nada contra vídeos, porém prefiro os tutoriais escritos e ilustrados e este está muito bem traduzido e adaptado. Parabéns!

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Pimenteeel

Jogo com a Roma, estou na quarta temporada e desde a primeira eu tento uma tática de contra ataque. Isso me tirou várias dúvidas, muito obrigado!

 

Obs: até agora, meu auge, foi ficar em 5º no italiano e chegar na semi final da euro league.

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Bega Gomes

Putz li tudo e com certeza posso tirar daí lições para alguns saves, novos ou já iniciados.

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Pimenteeel

Ontem mesmo eu apliquei algumas mudanças no meu time, baseadas nesse texto, e a diferença da postura do time em campo foi nítida.
Tive uma derrota pro Fiorentina, porém foi aquele resultado de azar... onde eles quase não chutaram, mas no final fizeram um gol de bola parada.
1 x 0 pra eles, eu estava fora de casa.
Mesmo assim, muito obrigado por compartilhar isso conosco!

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raffaelararipe

Após ler esse tópico, fiz um 4-1-4-1 no Bahia, temporada de 2017. Eu havia jogado 2015 e 2016 no Grêmio e tava iniciando no Bahia. 

 

- Campeão da Série B: Sofrendo 19 gols em 38 jogos.

- Campeão da Copa NE: 

- Quartas da Copa do Brasil: Eliminando Sport e Santos.

- Vice campeão Baiano.

 

Pontos positivos: O sistema de marcação está excelente, 

Pontos negativos: Muitas vezes empatamos por 0-0. 

 

 

 

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MatheuB

Cleon voltou com mais um ótimo artigo! Agora, para nós brasileiros em especial, é muito bom. A arte do velho 4-1-2-1-2 ou 4-4-2 Diamond.

Se precisarem de ajuda ou forem traduzir, com certeza acrescenta muito. Já vou aplicar algumas dicas com um save no Brasileirão...

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senna889091
Em 27/04/2016 at 01:26, Henrique M. disse:

Uma pena que ele parou de escrever por causa da treta com a SI.

Que tipo de treta houve?

========================================================

Excelente artigo, vou tirar proveito em jogos que preciso "absorver" os adversarios.

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hbsssj

E como montar uma tatica de contra-ataque que não seja muito defensiva? Quero dizer, claro que é uma estratégia defensiva, mas montar uma tática que saiba atacar no momento certo e não fique apenas com o time recuado, com "bunda na parede". Que tipo de instruções à equipe utilizar?

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Henrique M.
31 minutos atrás, felipetgc disse:

nao consigo ver as imagens 

O site original não existe mais, tentarei substituir as imagens assim que possível. Valeu pelo toque.

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juliommc

Eu gosto de usar o 4-2-3-1 para contra-atacar.

Dois laterais defensivos; dois jogadores na volância (um defensivo e outro em suporte); pontas ou avançados interiores; meia-atacante ou atacante sombra; target man, DLF, ou, ainda, um trequartista.

Do meio pra frente, uso todos com tarefa de ataque.

O passe é direto e o ritmo rápido. A filosofia, estruturada ou altamente estruturada. Uso a marcação individual para criar balanço ofensivo durante a organização defensiva, já de olho nas opções de profundidade para a transição ofensiva. A mentalidade dá pra variar desde o defensivo até o ofensivo (em algumas ocasiões - dependendo do quanto você quer valorizar a posse de bola ou penetração). A linha é normal ou ligeiramente alta e o esquema é de pouca pressão.

 

Em resumo, cerca, dá o bote na hora certa e sai em passes longos.

 

Acho interessante usar a marcação individual para criar balanço ofensivo porque ainda dá para se aproveitar dessa característica e pressionar a saída adversária. Pelo menos em alguns momentos do jogo isso pode ser interessante.

 

Atualmente, estou jogando um save com o Fortaleza e uso esse esquema em algumas partidas.

 

Aproveitar pra postar alguns prints.

 

YxW8TIa.jpg

É necessário ficar atento aos meias centrais adversários. Quando os dois sobem ao ataque, é importante fazer voltar o seu meia atacante. Caso contrário, isso resultaria em uma situação defensiva de 6 contra 6 (o que é meio perigoso).

 

Na imagem acima, meu meia atacante (número 6), acompanha, mesmo que de longe, o meia mais atrasado do adversário (número 17). Assim, sempre defendo com 1 jogador a mais que o adversário.

 

É bom se assegurar, também, da integridade da "linha de 4" defensiva. Por isso, acho bom usar laterais defensivos e orientar que não pressionem os adversários antes que eles atinjam o terço final do ataque.

Edited by juliommc

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juliommc

Pressão na saída... Oriento os jogadores de ataque, principalmente os não envolvidos em marcação individual, a pressionar muito mais. 

m19lmDH.jpg

 

O desenho básico do esquema...

X6qCNtC.jpg

 

Instruções de equipe...

nd17GxX.jpg

 

 

Obviamente, como em todos os esquemas, é necessário ter os jogadores certos, com os atributos adequados e etc...

Eventualmente eu vou variando algumas instruções, de acordo com o adversário enfrentado.

 

Algumas vezes permito maior liberdade criativa, outras vezes oriento mais ou menos drible. Mas o básico é o que está aí. Sempre gostei desse esquema... Provavelmente um dos que mais utilizei até hoje no FM.

 

Um abraço.

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felipevalle

@juliommc se o adv. tiver bons mc podem dominar o jogo.

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juliommc
25 minutes ago, felipevalle said:

@juliommc se o adv. tiver bons mc podem dominar o jogo.

Pois é... Quando enfrento alguns esquemas que congestionam o meio, COM QUALIDADE, prefiro mudar a formação.

Mas, quando é apenas questão de superioridade numérica, sem muita qualidade, ainda dá pra manter o esquema... Me lembro de algumas partidas em que terminei com apenas 30 ou 35% de posse, mas vencendo por 3 ou 4 gols de diferença... Tem que ajustar a marcaçao individual. Eventualmente "puxar" um ponta pra ajudar no meio... Adaptar.

 

Só pra constar... O 4-1-3-1-1 (aquela tática da CRUZ), quase sempre me faz mudar o esquema. O 4-4-2 (quadrado) também.

 

Mas gosto e uso muito esse esquema.

 

Abraço...

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Perissé
Em 13/09/2018 at 17:45, juliommc disse:

A linha é normal ou ligeiramente alta e o esquema é de pouca pressão.

Ué, mas a linha alta geralmente tá atrelada à uma pressão mais alta. O que tá por trás dessa escolha? Ainda mais quando você pressiona a saída de bola por causa da marcação individual.

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felipevalle
37 minutos atrás, Perissé disse:

Ué, mas a linha alta geralmente tá atrelada à uma pressão mais alta. O que tá por trás dessa escolha? Ainda mais quando você pressiona a saída de bola por causa da marcação individual.

Sem contar que um dos zagueiros dele é ZCB. O que acaba dando brecha pro atacante adv. explorar.

Ao menos nos testes que fiz ocorreu isso.

Sob certo aspecto ela é de um nível intermediário de defesa. Se quisesse poderia até deixá-la mais defensiva ainda, adotando um ZL na zaga ao lado de um central, aí poderia segurar o resultado no final da partida.

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juliommc
8 minutes ago, felipevalle said:

Sem contar que um dos zagueiros dele é ZCB. O que acaba dando brecha pro atacante adv. explorar.

Ao menos nos testes que fiz ocorreu isso.

Sob certo aspecto ela é de um nível intermediário de defesa. Se quisesse poderia até deixá-la mais defensiva ainda, adotando um ZL na zaga ao lado de um central, aí poderia segurar o resultado no final da partida.

O zagueiro é limitado... Defensive centre back. É porque está em inglês.

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juliommc
59 minutes ago, Perissé said:

Ué, mas a linha alta geralmente tá atrelada à uma pressão mais alta. O que tá por trás dessa escolha? Ainda mais quando você pressiona a saída de bola por causa da marcação individual.

A linha alta, sim... Normalmente é mais associada com esquemas de maior pressão.

Mas a linha do esquema acima é ligeiramente alta ou normal.

Além disso, na mentalidade de contra-ataque, a linha ligeiramente alta é mais baixa que, por exemplo, a linha ligeiramente alta das mentalidades normal (standard) ou de controle (control).

 

Esse esquema de linha, associada à pouca pressão, funciona como uma tática de obstrução. A idéia é evitar situações de "overcommit" defensivas e bloquear as opções mais diretas de passe do adversário, mantendo sempre o"shape defensivo" da equipe. Quando o adversário joga de forma mais direta, esse esquema funciona muito bem. O maior problema é quando resolvem recircular a posse, trocando passes na intermediária, sem se arriscar ao ataque, no intuito de empatar ou não levar gol. Aí, então, se você deseja vencer, vai precisar pressionar um pouco mais pela retomada da bola. 

 

O fato de utilizar a marcação individual dessa forma (no FM) facilita a execução de algo parecido com um sistema "couter-pressing" e você pode se valer dessa possibilidade.

Podemos entender como uma forma mista de pressão... Um pouco de pressão na saída, forçando passes longos. E pouca pressão em situações defensivas.

 

Abraço...

 

 

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felipevalle
1 hora atrás, juliommc disse:

O zagueiro é limitado... Defensive centre back. É porque está em inglês.

vvd confundi com zcb ???

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    • Bega Gomes
      By Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Toda pessoa que joga FM sonha em descobrir uma pérola (o famoso "wonderkid" ou miúdo maravilho) de um país longínquo. Uma jovem promessa que seja capaz de elevar o patamar do time por anos a fio. Durante meus vários anos jogando FM, eu sempre apreciei a liga brasileira. Os truques que ensinarei para ajudar na busca por wonderkids são simples e não demandam muito trabalho. Entretanto, algumas pessoas podem acabar considerando que isso seria como roubar. A decisão é toda sua.
      Vá na Tela de Olheiros, selecione a opção Visão Geral, um menu irá abrir, daí é só escolher a opção Personalizado > Configurar Vista Actual..., ao fazer isso, um menu como o da imagem abaixo irá abrir: 

      A partir daí, é só selecionar na coluna do lado esquerdo a opção Descrição da Imprensa, clicar em Adicionar e OK. Isso irá adicionar uma coluna na sua vista atual que informará qual a descrição que a imprensa dá aos atletas. Wonderkid ou miúdo maravilha é uma delas, dependendo do idioma. Sendo assim, é só selecionar para filtrar a nova coluna por ordem alfabética e procurar os jogadores que são descritos dessa forma.
      Provavelmente, quando você começar seu save, você terá o conhecimento mínimo de jogadores no mundo, dessa forma, a sua listagem será impactada. Como seu olheiro não conhece bem os jogadores, ele não sabe como a imprensa trata o jogador. Logo, é preciso colocar seus olheiros para trabalhar. Quanto mais informações eles obterem, mais proveito você tirará desse truque para encontrar wonderkids no FM. Além disso, é normal que os jogadores venham com descrições de imprensa pré-definidas no editor e por isso, não apareçam para jogadores que vem com o jogo, entretanto, a medida que o jogo progride e os newgens surge, esse truque trará mais frutos.
      Por isso, gostaria de deixar claro, o truque só funciona se você observar jogadores. Logo, coloque seus olheiros para trabalhar. Se tem dificuldades para encontrar jogadores, talvez os guias "O mapa das promessas jovens no FM" e "Como encontrar as melhores promessas no FM" possam lhe fornecer ferramentas para tirar o máximo proveito para encontrar wonderkids no FM.
      A atual definição de Wonderkid no FM
      Nós tendemos a associar a expressão Wonderkid ou Miúdo Maravilha para qualquer jovem jogador que tenha uma boa capacidade atual e imenso potencial em idades muito baixas. Entretanto, nos FMs mais recentes, para tentar dificultar a vida dos jogadores na hora de buscar um atleta, eles mudaram o conceito de Wonderkid no FM.
      Antigamente, um jogador para ser considerado Wonderkid precisava ter mais de 130 de Capacidade Atual e mais de 170 de Capacidade Potencial. Portanto, não é surpreendente que o termo Wonderkid ou Miúdo Maravilha tenha ficado marcado da maneira descrita anteriormente no imaginário popular. Mas, para as versões mais recentes, a Sports Interactive realizou uma mudança no conceito. Atualmente, qualquer jogador que tenha Capacidade Atual superior a 125 e seja muito jovem, já pode ser descrito pela imprensa como um wonderkid no FM.
      Dessa forma, você eventualmente encontrará jovens jogadores com a descrição de imprensa de Wonderkid, mas que já está próximo da sua Capacidade Potencial e não virará o novo Messi. Mas isso não significa que esses jogadores não sejam úteis a curto e longo prazo. A maioria, mesmo se for um Wonderkid de CA e PA 125, poderá ser extremamente útil e rentável financeiramente nos times certos. Além disso, mesmo que ele tenha a descrição mas não tenha um PA de outro mundo, ele certamente poderá ser titular em grandes times. Dessa forma, não menospreze um Wonderkid no FM só porque ele tem sua Capacidade Atual próxima a Capacidade Potencial.
      Todos eles podem ser úteis de uma certa forma, já que para atingir uma CA tão elevada muito jovem, é necessário bons atributos psicológicos. E bons atributos psicológicos costumam gerar personalidades positivas. Ou seja, nem todo Miúdo Maravilha será o melhor jogador do universo, mas certamente o próximo Messi estará entre eles.
      Um filtro personalizado para download
      Para aqueles mais preguiçosos, ou que só procuravam um filtro de transferências, criei um filtro personalizado onde eu adicionei todas as informações a respeito de clausulas de rescisão que o jogo fornece, além do truque mencionado no guia. Ele é personalizável, e você pode fazer as alterações que quiser.
      Para instalar, basta extrair o arquivo e colocá-lo na pasta Meus Documentos/Sports Interactive/Football Manager 2020/views. Ir no jogo, escolher o mesmo caminho que escolheu para personalizar a vista, mas ao invés de clicar em Configurar Vista Actual..., é só escolher, Importar Vista... e escolher o filtro.
      Para fazer o download, é só clicar aqui.
      Aplicações em outros FMs
      O texto original é do FM 2018, portanto, funciona em todos os que vieram depois. E também funcionará em qualquer versão do jogo que lhe permita editar essas vistas da forma ensinada. Entretanto, o filtro só irá funcionar no FM 2020.
      Fonte: https://strikerless.com/2019/01/03/finding-wonderkids-the-easy-way/
      Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Filtro criado por Henrique M. baseado no conteúdo original
      Banner: @_Matheus_
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Copa FManager - Final
      A grande decisão será entre @gm360 e @fabiotricolor.
      Copa FManager - Decisão de 3º lugar
      O confronto pelo 3º lugar será entre @joga e @passarin33.
      Os jogadores tem até 22/12 às 23h59min para realizarem seus jogos. Peço ao pessoal do 3º lugar que realize seu jogo, pois contará pontos para o ranking FManager, que dará um FM 2021 para o melhor colocado no próximo ano.
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Copa FManager - Semi-finais

      @fabiotricolor, @passarin33, @gm360 e @joga, vocês tem até 15/12 às 23h59min para realizarem os jogos que decidem os finalistas. Quem perder, irá disputar uma partida de terceiro lugar. Os 8 primeiros pontuarão no ranking geral de atividades do fórum, que dará um FM 2021 para o primeiro colocado. Os outros quatro melhores serão definidos por assiduidade na competição (privilegiaremos quem participou de todas as fases).
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