Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CBF anuncia ampliação da Série D, e torneio passa a contar com 48 clubes


VitorSouza

Posts Recomendados

A CBF anunciou, nesta terça-feira, a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2016, a Quarta Divisão terá oito clubes a mais, com 48 ao todo. Para distribuir as oito vagas a mais, a entidade nacional usou o Ranking Nacional de Federações de 2016. Com as mudanças, o estado de São Paulo ganha mais duas vagas. Minas, Rio, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará também foram beneficiados e ganharam mais uma vaga, desconsiderando-se os rebaixados da Série C. 

A nova distribuição dos clubes na Série D ficou assim: São Paulo passará a ter quatro times, Rio e Minas terão três times, e os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará contarão com duas equipes. Os demais estados continuarão com um representante.

A novidade muda a fórmula de disputa. A competição agora terá 12 grupos com quatro equipes cada, que jogarão em turno e returno dentro de cada chave. Os dois melhores avançam, mais os oito melhores terceiros colocados. Ao todo, 32 equipes se classificam para o mata-mata, e o torneio terá uma fase a mais que nas edições anteriores. 

No documento de divulgação da alteração, Manoel Flores, diretor de competições da CBF, acredita que a ampliação é um passo para integrar mais clubes ao calendário nacional.

– A CBF acredita que, com esta modificação, está estimulando o surgimento de novos talentos, garantindo emprego e renda para os que trabalham com o futebol e movimentando a torcida local, que poderá acompanhar seus times preferidos e vibrar com seus jogadores – publica.

A CBF ainda divulgará o regulamento específico da competição, que tem início previsto para o dia 29 de maio. A entidade também ainda não decidiu se irá manter o cruzamento qualificado para a segunda fase, semelhante à Libertadores, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante.

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-d/noticia/2016/03/cbf-anuncia-ampliacao-da-serie-d-e-torneio-passa-contar-com-48-clubes.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho uma boa medida, são 8 times a mais que tem calendário estendido. O problema é que 16 times (1/3) só terão 6 jogos, é isso? Deveria ser 4 grupos de 12, turno e returno, garantido 22 jogos para os times. Depois passa 4 de cada grupo pro mata-mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Giovannivm disse:

Acho uma boa medida, são 8 times a mais que tem calendário estendido. O problema é que 16 times (1/3) só terão 6 jogos, é isso? Deveria ser 4 grupos de 12, turno e returno, garantido 22 jogos para os times. Depois passa 4 de cada grupo pro mata-mata.

A questão é que a CBF leva em conta os deslocamentos das equipes na primeira fase. (Pelo menos é a desculpa usada)

Por isso esse monte de grupos.

 

Imagina o time do Acre que cair em um grupo desses com 12, o quanto não vai gastar com deslocamento? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

A questão é que a CBF leva em conta os deslocamentos das equipes na primeira fase. (Pelo menos é a desculpa usada)

Por isso esse monte de grupos.

 

Imagina o time do Acre que cair em um grupo desses com 12, o quanto não vai gastar com deslocamento? 

Isso não poderia ser bancado pela CBF? Eles ganham bilhões e não gastam praticamente com porra alguma, exceto com corrupção e propina né?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Neto Marques disse:

Isso não poderia ser bancado pela CBF? Eles ganham bilhões e não gastam praticamente com porra alguma, exceto com corrupção e propina né?!

A dona CBF banca uma parte da brincadeira... se não me engano só os custos de hospedagem e estádio. O custo de deslocamento tem apenas uma ajuda de custo.

O certo seria custear tudo mas não é oque acontece.

Oque eu penso para a Série D?

Acho que deveria ser uma liga com limitação de idade no mesmo molde das olimpíadas. Assim ajudaria a "peneirar" talentos. Isso obrigaria também uma maior participação por meio da federação, mas ai como falamos da CBF, fica meio complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RYUxd disse:

Fato que a CBF poderia bancar. Mas só de aumentar já é um começo. E 48 ainda é muito pouco.

Por mim transformava o estadual em fase preliminar da Série D e pronto... kkkkkkk estadual não serve pra nada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Por mim transformava o estadual em fase preliminar da Série D e pronto... kkkkkkk estadual não serve pra nada mesmo.

Ele já um preliminar da Série D. Time pequeno joga pra conseguir a vaga e só.

O que eu digo é, aumentar o número de participantes na C e D. Precisa empurrar uns 140 nessas duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Marco.Oliveira disse:

Acho que deveria ser uma liga com limitação de idade no mesmo molde das olimpíadas. Assim ajudaria a "peneirar" talentos. Isso obrigaria também uma maior participação por meio da federação, mas ai como falamos da CBF, fica meio complicado.

Aí você bota na rua os que passaram da idade né?.. Com 30 jogadores por clube e 60 clubes nas séries A, B e C, só haveriam no máximo 1800 jogadores profissionais acima da idade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Douglas. disse:

Aí você bota na rua os que passaram da idade né?.. Com 30 jogadores por clube e 60 clubes nas séries A, B e C, só haveriam no máximo 1800 jogadores profissionais acima da idade.

A minha ideia seria justamente pra ajudar na formação de jogadores. Não precisa limitar igual a olimpíada (3 acima dos 23 anos)... tipo, exigir que haja nos selecionados uma quantidade X de jogadores sub 23. Assim a série D serviria como um campeonato pra dar rodagem e formar jogadores.

Não dá pra agradar todo mundo. Não dá pra sangrar o quesito de formação de novos jogadores por pena dos mais velhos que não tiveram "sorte" no campo.

É um pensamento ruim, sim, mas levando em conta o problema gritante que nós temos com a formação, uma regra dessas iria até proporcionar que os clubes menores pudessem ter a chance de ter uma quantidade maior de jogadores formados no clube e por consequência lucrar alguma coisa nas futuras transações.

Se não me engano as divisões menores da.Alemanha e da Itália tem alguma limitação desse tipo, e ninguem reclama da falta de espaço aos veteranos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Marco.Oliveira disse:

A minha ideia seria justamente pra ajudar na formação de jogadores. Não precisa limitar igual a olimpíada (3 acima dos 23 anos)... tipo, exigir que haja nos selecionados uma quantidade X de jogadores sub 23. Assim a série D serviria como um campeonato pra dar rodagem e formar jogadores.

Não dá pra agradar todo mundo. Não dá pra sangrar o quesito de formação de novos jogadores por pena dos mais velhos que não tiveram "sorte" no campo.

É um pensamento ruim, sim, mas levando em conta o problema gritante que nós temos com a formação, uma regra dessas iria até proporcionar que os clubes menores pudessem ter a chance de ter uma quantidade maior de jogadores formados no clube e por consequência lucrar alguma coisa nas futuras transações.

Se não me engano as divisões menores da.Alemanha e da Itália tem alguma limitação desse tipo, e ninguem reclama da falta de espaço aos veteranos.

Mudando de obrigação pra incentivo a coisa muda de figura. Acho que mesmo as outras divisões poderiam ter algo do tipo pra incentivar todos os clubes (mas principalmente os menores) a sempre darem algum espaço pros jovens e evitar aqueles times que só têm medalhões, nenhuma novidade...

Porém, do lado desportivo é difícil imaginar bons meios de incentivar isso. Adicionar algum critério de desempate? Limitar inscrições não ia mudar nada pra clubes que dificilmente mantém mais de 20-25 jogadores.

E do lado financeiro/político teria que ser algo provavelmente por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, fazendo adendos e correções pra beneficiar clubes que atendam as condições. Mas também é complicado até estipular quais seriam essas condições.

 

A gente está mais acostumado a acompanhar clubes grandes mas os menores não formam tantos jogadores não é porque não querem e sim porque isso é muito caro, ainda mais levando em conta a probabilidade de formar 1 bom jogador num grupo de 20 e ter esse destaque levado por empresário/clube que ofereça melhores condições. E isso por si só é outro grande problema difícil de resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Douglas. disse:

Mudando de obrigação pra incentivo a coisa muda de figura. Acho que mesmo as outras divisões poderiam ter algo do tipo pra incentivar todos os clubes (mas principalmente os menores) a sempre darem algum espaço pros jovens e evitar aqueles times que só têm medalhões, nenhuma novidade...

Porém, do lado desportivo é difícil imaginar bons meios de incentivar isso. Adicionar algum critério de desempate? Limitar inscrições não ia mudar nada pra clubes que dificilmente mantém mais de 20-25 jogadores.

E do lado financeiro/político teria que ser algo provavelmente por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, fazendo adendos e correções pra beneficiar clubes que atendam as condições. Mas também é complicado até estipular quais seriam essas condições.

 

A gente está mais acostumado a acompanhar clubes grandes mas os menores não formam tantos jogadores não é porque não querem e sim porque isso é muito caro, ainda mais levando em conta a probabilidade de formar 1 bom jogador num grupo de 20 e ter esse destaque levado por empresário/clube que ofereça melhores condições. E isso por si só é outro grande problema difícil de resolver.

Por isso que eu citei o mecanismo de solidariedade da FIFA... mesmo que o jogador seja arrastado por um empresário, se o mesmo for registrado pelo clube menor e jogue algumas partidas, já é o bastante pra beliscar futuras participações.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Por isso que eu citei o mecanismo de solidariedade da FIFA... mesmo que o jogador seja arrastado por um empresário, se o mesmo for registrado pelo clube menor e jogue algumas partidas, já é o bastante pra beliscar futuras participações.

Mas é proporcional, e os últimos anos contam mais, ou seja, vale muito à pena pegar um garoto de 16 anos e deixar o clube que investiu quando ainda era um tiro no escuro com mixaria. Além disso eles teriam feito um investimento enorme pra garimpar esse 1 e ainda não conseguiriam profissionalizá-lo, ou seja, continuaria a Série D sem sangue novo em campo.

Dadas as dificuldades em terem bases próprias, também poderiam incentivar o empréstimo de jogadores jovens. A Série B mesmo já é muito velha comparando com outros países, onde muitas vezes as promessas são testadas em outros clubes antes de voltarem aos grandes com alguma rodagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que eles não façam grupos de 4 times, por mim tudo bem. Até porque são mais times com calendário, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Henrique M. disse:

 

Claro todo mundo quer sua boquinha.

O novo presidente da cbf é do Pará, ele fez um canetaço pra dar mais uma vaga pro seu estado, e deu dois pra SP (do ex-presidente seu grande aliado) e não deu nenhum pra RS e SC que estão a frente dos outros estados beneficiados no ranking, SC do Delfim que queria assumir a cbf no lugar dele e RS do Noveletto que ja ameçaou concorrer a cbf. Ficou tão obvio que foi uma manobra politica que todo mundo foi chorar com o piris na mão tambem, em partes é bom termos mais times com calendario, mas não adianta nada inchar o torneio e diminuir as datas, contratar jogador por 3 meses (q é o contrato minimo) pra jogar 1 mes e meio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
23 horas atrás, F J disse:

 

Claro todo mundo quer sua boquinha.

O novo presidente da cbf é do Pará, ele fez um canetaço pra dar mais uma vaga pro seu estado, e deu dois pra SP (do ex-presidente seu grande aliado) e não deu nenhum pra RS e SC que estão a frente dos outros estados beneficiados no ranking, SC do Delfim que queria assumir a cbf no lugar dele e RS do Noveletto que ja ameçaou concorrer a cbf. Ficou tão obvio que foi uma manobra politica que todo mundo foi chorar com o piris na mão tambem, em partes é bom termos mais times com calendario, mas não adianta nada inchar o torneio e diminuir as datas, contratar jogador por 3 meses (q é o contrato minimo) pra jogar 1 mes e meio...

 

10 horas atrás, Darknite disse:

Só não deu pra entender pq SP ficou com o dobro de vagas da maioria...

Só ler o começo do comentário do Celso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique M. disse:

 

Só ler o começo do comentário do Celso.

Valeu. Passou batido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • F J
      Por F J
      Link Steam: https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=2956031659
      Link Sortitoutsi: https://sortitoutsi.net/content/62381/brazilian-serie-d-with-classification-via-state-leagues
       
      Pra funcionar direitinho comece em 2023.
    • Magrão04
      Por Magrão04
      Camisa das equipes do Campeonato Brasileiro - Série D
    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Para os amantes de times pequenos ou os que sentem algo pelos times da cidade onde nasceu/morou, abre-se o tópico da Série D 2020, na esperança de que ela seja jogada mais ou menos da forma que idealizada. Esse ano o formato está diferente, e com certeza mais interessante.
      Grupo 8 fortíssimo e claramente o da morte.

    • destroiedxx
      Por destroiedxx
      Existe algum outro patch (sem ser Brasil Mundi UP) que adiciona Série D, regionais e divisisões inferiores no Brasil ? 
×
×
  • Criar Novo...