Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Futebol brasileiro e suas diferenças regionais


André Kaminski

Posts Recomendados

Estava conversando sobre futebol com uns amigos e de repente entramos no assunto sobre as diferenças regionais entre os times brasileiros e suas características conhecidas através da história de times de destaque ou de jogadores formados na base desses times. Infelizmente essas diferenças regionais caíram muito nesses últimos anos, mas estas ainda estão marcadas na memória dos torcedores. Queria ver as opiniões da galera aqui do fórum se concordam ou discordam daquilo que chegamos de conclusão sobre as diferenças regionais dos times do Brasil através da história e o que pensam a respeito disso.

Só lembrando que não significa o estado brasileiro que nasceu, mas sim a base em que foi feita. O Lúcio é brasiliense, mas é um típico zagueiro gaúcho. Rogério Ceni é paranaense, mas se criou no futebol paulista.

Vou começar pelo estado do Paraná que é o meu estado e de onde tenho mais contato:

 

Paraná

O futebol do Paraná sempre se caracterizou por formar muitos jogadores de grande técnica e de qualidade no passe e nas bolas paradas. Através da história, os times paranaenses sempre se destacaram muito mais pelos seus jogadores de meio de campo do que de ataque ou defesa. 

Vantagens: Um bom meio de campo costuma ter vantagens contra times cujos jogadores não tem paciência quando não possuem a bolas nos pés. Não a atoa, os times paranaenses costumam se dar bem contra times que são ofensivos e muito habilidosos, que gostam de dribles e jogam o chamado "futebol moleque" pelo qual o Brasil ficou conhecido no mundo todo. Por isso, os times paranaenses costumam ter bons resultados contra os times cariocas, com alguns retrospectos positivos ou com pouca diferença entre vitórias e derrotas.

Desvantagens: Times muito técnicos costumam pecar em algo fundamental: a apatia e a falta de vontade de virar quando está perdendo ou sendo pressionado. E devido a isso, os times paranaenses tem retrospecto muito negativo contra os times gaúchos. Ganhar na casa dos gaúchos então é ainda mais difícil e não a toa é comum mesmo os gaúchos vencerem nos estádios paranaenses.

Jogadores: Alex, Ricardinho, Lúcio Flávio, Miranda, Henrique, Giuliano, Paulo Rink, Tcheco, Jadson

 

Rio Grande do Sul

Os gaúchos sempre tiveram a fama daquele futebol defensivo, duro e principalmente raçudo e não a toa vimos muitos gaúchos falarem que tem saudades do bom e velho "futebol arte marcial". Embora eu ache que o Internacional costuma destoar um pouco disso (a clássica época de Falcão por exemplo), é comum ver por parte do Grêmio, Juventude, Brasil de Pelotas e Caxias fazendo partidas lendárias que ficam na memória do torcedor com vitórias e títulos conquistados no sangue. Claro que temos Renato e Ronaldinho Gaúchos (mas convenhamos, esses aí são cariocas que nasceram no lugar errado), mas zagueiros, laterais e volantes são os mais memoráveis jogadores que se formam no futebol gaúcho. Também gostam de jogadores argentinos e uruguaios justamente por estas características.

Vantagens: Como já citado antes, os gaúchos costumam bater forte nos paranaenses. Também conseguem títulos impossíveis como a Batalha dos Aflitos do Grêmio ou a salvação de uma queda para a Série B nos últimos minutos como o peixinho de Dunga contra o Palmeiras de 1999. Conseguem ótimos desempenhos em torneios mata-mata.

Desvantagens: Os times gaúchos não conseguiram ainda um título na era dos pontos corridos, mesmo contando com um elenco forte. Possuem a regularidade de estar quase sempre entre os 10 primeiros, mas falta sempre aquele "algo a mais" para conseguir desbancar os paulistas, cariocas e mineiros. 

Jogadores: Argel, Dinho, Mauro Galvão, Dunga, Sandro Goiano, Danrlei, Branco, Lúcio, Taffarel

 

Minas Gerais

Sempre vi o futebol de Minas como aquele estado do futebol voltado ao centro-avante goleador. É um futebol ofensivo, que marca muitos gols e estava sempre voltado ao ataque. Artilharias de campeonatos são comuns por lá.

Vantagens: Vejo raras zebras acontecendo com os times mineiros, sejam em títulos ou campanhas. Quando os times mineiros são favoritos em uma competição, normalmente levam ou no mínimo possuem um ótimo desempenho. Ninguém duvidava do desempenho avassalador do Cruzeiro de 2003 ou do Atlético-MG de 1971.

Desvantagens: Desde 1971, os times mineiros só conseguiram um desempenho decente no campeonato nacional em cima dos paulistas e cariocas quando se tornou pontos corridos em 2003. Muitos mineiros conseguiam grandes campanhas até a final, como em 1998 e 1999, mas sempre esbarrando na regularidade maior dos colegas do sudeste. 

Jogadores: Reinaldo. Fred, Nelinho, Éder, Alex Mineiro, Euller, Marques, Paulo Isidoro

 

Nordeste

Já o futebol do nordeste no geral parece se caracterizar por times rápidos e que jogam no contra-ataque. Sempre saem por lá jogadores com habilidade e velocidade que fazem correrias e pegam os times adversários de surpresa. Os times ficam ainda melhores quando possuem aqueles jogadores mais técnicos que também viram partidas de surpresa graças a uma belo passe ou um arremate repentino ao gol.

Vantagens: Os times nordestinos devido a esse fator surpresa costumam surpreender nos mata-matas. O Bahia volta e meia conseguia chegar longe e até conseguiu um título brasileiro devido a essa característica. O Vitória também surpreendeu em 1993 em uma época de vários times paulistas e cariocas chegando no topo. O Sport conseguiu algo parecido na Copa do Brasil em tempos recentes.

Desvantagens: Boas campanhas nos pontos corridos são raras entre os times nordestinos. O fator surpresa que é característica desses times acaba se diluindo bastante em campeonatos longos. Além disso, costumam ter dificuldades contra times mais defensivos e que gostam de jogar com a bola nos pés.

Jogadores: David Luiz, Carlinhos Bala, Uéslei, Hulk, Marcelinho Paraíba, Juninho Pernambucano, Rivaldo, Edílson

 

Rio de Janeiro

É o que caracterizou o futebol brasileiro, contando principalmente com grandes jogadores dribladores, habilidosos, milagreiros e finalizadores. Os meias e pontas cariocas sempre estiveram nas grandes seleções brasileiras e mesmo jogadores de outras posições mais defensivas eram conhecidos por terem habilidade.

Vantagens: Não há muito o que falar, esse tipo de futebol trouxe aos cariocas e a Seleção vários títulos importantes e partidas antológicas. Normalmente é o futebol mais bonito de se ver, daquela veia romântica que fazem com que os times cariocas tenham muitos torcedores apaixonados pelo Brasil. Graças a este estilo de futebol, temos fama e reconhecimento mundiais e os cariocas possuem campanhas inesquecíveis.

Desvantagens: Nessa era moderna, os times cariocas sofrem. Se algum moleque mais ousado aparece, é logo massacrado pela mídia, árbitros e adversários. Além disso, a pressão por um futebol mais ofensivo é grande por parte dos próprios torcedores mesmo quando o time ganha. 

Jogadores: Garrincha, Zico, Ronaldo, Romário, Edmundo, Bebeto, Roberto Dinamite, Júnior, Marcelinho Carioca

 

São Paulo

Creio que o futebol paulista faz meio que uma mistura de todos os outros e por isso acaba formando times com várias características diferentes. Já houve times mais raçudos como o Corinthians do início dos anos 90, defensivos como o São Paulo do Muricybol, ofensivos como o Palmeiras da era Parmalat, habilidosos como o Santos dos anos 60, surpreendentes como o Guarani do início dos anos 90 e em vários campeonatos dos anos 80. Diria que é o que melhor pega todas essas características juntas para formarem seu futebol.

Vantagens: Sempre vi os times paulistas como times completos e que por isso, conseguem uma regularidade impressionante em qualquer campeonato que participem. Mesmo quando o time é inferior tecnicamente, os técnicos conseguem mudar o time para conseguirem um melhor posicionamento estratégico dentro de campo e conseguirem o resultado desejado.

Desvantagens: Devido a isso, são os times mais pressionados pelas suas torcidas quando a equipe não consegue se ajeitar no campeonato. Não raro é ver times e jogadores paulistas com dificuldades de darem a volta por cima que pode durar em fases de alguns anos de campanhas pífias ou ruins até conseguirem acertar um bom time novamente.

Jogadores: Pelé, Zito, Sócrates, Neto, Kaká, Raí, Roberto Carlos, Rogério Ceni, Cafu, Djalminha

 

Claro que sempre vai ter um jogador de destaque de algum clube com outras características, mas em um contexto geral, sempre tive essa impressão de cada uma das regiões e estados. E aí, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2016 at 15:09, André Kaminski disse:

 

Achei bacana, mas tenho minha restrição sobre dizer que os cariocas são o motivo de sermos vistos lá fora, enquanto escola de futebol.

Pra mim, paulistas fizeram o mesmo (ou mais) que cariocas, é só olhar a lista dos grandes jogadores (que faltou muita gente que fez mais pela seleção que os cariocas - como o Careca, Clodoaldo, Rivellino, Rivaldo e outros).

Nos cariocas, acho que faltou um dos jogadores que mais fizeram pela seleção por lá: Didi, o folha seca. E o nosso eterno CAPITA e o grande Nilton Santos, também merecem reverência.

Em Minas, acho que faltou o Tostão.

Só pra dizer minhas preferências.

rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa visão superficial de alguns estados. Falo isso porque as vezes temos diferentes escolas de futebol num mesmo estado.

Usando Minas como exemplo, enquanto o Galo tem uma historia de mais raça e velocidade, o Cruzeiro sempre teve times técnicos e vistosos. Quer um exemplo disso? Talvez o primeiro camisa 10 histórico do Galo tenha sido o Ronaldinho, antes dele, os destaques sempre eram os camisas 9 (Reinaldo, Dadá, Marques, Mario de Castro e mais recentemente o Tardelli). Diferentemente do Galo, o Cruzeiro desde o principio de sua historia teve camisas 10 de destaque, como o Dirceu Lopes. 

Enfim, é um bom tópico de discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Dr.Thales disse:

Pra mim, paulistas fizeram o mesmo (ou mais) que cariocas, é só olhar a lista dos grandes jogadores (que faltou muita gente que fez mais pela seleção que os cariocas - como o Careca, Clodoaldo, Rivellino, Rivaldo e outros).

Rivaldo é nordestino, não?

______

Ronaldinho Gaucho e Emerson poderiam estar na lista do Rio Grande do Sul né :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2016 at 15:09, André Kaminski disse:

Minas Gerais

Sempre vi o futebol de Minas como aquele estado do futebol voltado ao centro-avante goleador. É um futebol ofensivo, que marca muitos gols e estava sempre voltado ao ataque. Artilharias de campeonatos são comuns por lá.

Vantagens: Vejo raras zebras acontecendo com os times mineiros, sejam em títulos ou campanhas. Quando os times mineiros são favoritos em uma competição, normalmente levam ou no mínimo possuem um ótimo desempenho. Ninguém duvidava do desempenho avassalador do Cruzeiro de 2003 ou do Atlético-MG de 1971.

Desvantagens: Desde 1971, os times mineiros só conseguiram um desempenho decente no campeonato nacional em cima dos paulistas e cariocas quando se tornou pontos corridos em 2003. Muitos mineiros conseguiam grandes campanhas até a final, como em 1998 e 1999, mas sempre esbarrando na regularidade maior dos colegas do sudeste. 

Jogadores: Reinaldo. Fred, Nelinho, Éder, Alex Mineiro, Euller, Marques, Paulo Isidoro

 

Focou muito no Atl.MG nisso aí.. O Cruzeiro sempre teve futebol ofensivo mas de conjunto. Por sinal, o único artilheiro de Brasileiro que o Cruzeiro teve foi o Tostão em 1970.

E, putz, até a segunda vitória do Cruzeiro contra o Santos no returno ainda tinha gente falando em cavalo paraguaio, bando de ciganos, Alexotan.. Não sem motivo também. Do último jogo do turno contra o Fluminense até 2 ou 3 jogos antes do contra o Santos o time patinou, perdeu pontos pra Coritiba, São Caetano, Paysandu, Goiás...

Por fim, colocar Fred e Alex Mineiro numa lista de expoentes do futebol mineiro é sacanagem. Ou ao menos teriam que vir depois de grandes nomes que marcaram muito mais por aqui. Tostão, Dirceu Lopes, Luizinho, Joãozinho, Procópio, Cerezo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é exemplo apenas de "destaque" no caso do Alex Mineiro, mas um exemplo de muitos jogadores que se formam com essas características nessas regiões. Por isso coloquei apenas jogadores. É como lá no Paraná citei o Lúcio Flávio, longe de ser um "grande jogador" mas tem o futebol dele típico de muitos caras que se formam por aqui.

E quanto ao Cruzeiro, até concordo que é diferenciado do Atlético-MG mas nem isso impediu de surgir o Fábio Júnior hahahahahahahahahahahahahaha

 

Aos catarinenses:

Alguém pode me dar um panorama geral dos jogadores que saem do estado? Não quis incluir no texto porque fiquei em dúvidas. Sei lá, a impressão que dá é que meio geralzão tipo São Paulo, mas não tinha certeza.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...