Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Futebol na Índia vira negócio e atrai ex-jogadores


Ricardo Bernardo

Posts Recomendados

Você certamente nunca assistiu a um jogo do campeonato indiano, mas deve ter ouvido falar dele últimas semanas. Dinheiro envolvido, estádios modernos e a chegada de ilustresjogadores têm marcado essa alternativa liga, prevista para começar no mês que vem. A ideia do projeto é simples: cada clube tem que ter um jogador famoso e um técnico estrangeiro para promover o crescimento do futebol no país. A liga foi comprada por três grandes empresas com sede na Índia, IMG Worldwide, Star India e Reliance.

Atualmente, o país é dominado pelo críquete, esporte pouco conhecido por aqui. Então, para popularizar o futebol, foi criada uma licitação onde empresas e famosos compraram os times. Entre os compradores, estão o famoso jogador de críquete Sachin Tendulkar e o ator de cinema de Bollywood Ranbin Kapoor. O Atlético de Kolkata, dono do segundo maior estádio do mundo (Salt Lake Stadium, com capacidade para 120.000 pessoas), foi a equipe mais cotada. Comprado por investidores do Atletico de Madrid, o Kolkata foi adquirido por 18 crores, ou 180 milhões de rúpias, que significam pouco mais de 4 milhões de dólares. No total, as oito equipes foram compradas por 120 crores, pouco mais de 27 milhões de dólares.

Com os donos definidos, foi marcado então o draft para escolha dos jogadores. Ao estilo NBA, os times participaram de duas escolhas: uma com jogadores locais, na qual cada time recrutou 14 atletas, e uma com jogadores internacionais, na qual cada equipe selecionou sete. No nacional, o primeiro chamado foi Lenny Rodrigues, meia e um dos principais futebolistas da Índia. O segundo da lista foi o goleiro Subrata Pal, capitão da seleção local. Subrata também é conhecido por se chocar com o brasileiro Cristiano Júnior em um jogo da Copa da Índia em 2004. Cristiano desmaiou, teve um colapso e faleceu minutos depois no hospital. Subrata foi condenado pela forte entrada e passou nove meses suspenso até voltar a jogar.

O draft internacional não contou com as principais estrelas, que acordaram por fora com seus clubes. Então, o primeiro recrutado foi o italiano Bruno Cirillo, ex-Internazionale. Quem também apareceu na primeira rodada foi Michael Chopra, ex-Cardiff e Sunderland. O inglês tenta se naturalizar indiano, já que tem origens em sua família paterna.

Entre os principais astros do campeonato estão Alessandro Del Piero, David Trezeguet,Marco Materazzi, Robert Pires e Nicolas Anelka. Alguns destes são Marquee Players, ouJogadores Símbolos. Cada time precisa ter um que preencha dois requisitos: defender o seu país em uma competição oficial da FIFA, e defender um clube em uma das principais ligas do mundo. A liga tem o poder de aceitar ou vetar esse jogador, caso o mesmo não cumpra um dos requisitos.

O Brasil também está representado. O Atlético Paranaense emprestou cinco jovens jogadores para atuar por lá até o fim do ano. Depois foi a vez de Zico, o Galinho, ser chamado para treinar o FC Goa, equipe que fica na região mais brasileira da Índia e tem o português como idioma mais usado. Por fim, na semana passada o meia Elano anunciou que jogará noChennai Titans até o fim do ano. A lista é extensa e ainda possui outros nomes conhecidos do futebol mundial. Em destaque, estão os Marquee Players de cada time.

Atlético de Kolkata

Luis García (ex-Barcelona e Liverpool)

Sylvain Monsoreau (ex-Lyon e Monaco)

Josemi (ex-Liverpool e Villarreal)

Borja Fernández (ex-Real Madrid)

NorthEast United

Joan Capdevila (ex-Villarreal)

Alexis Tzorvas (ex-Panathinaikos)

Guilherme Batata (ex-Atlético Paranaense)

Pune City

David Trezeguet (ex-Juventus)

Emanuele Belardi (ex-Juventus e Udinese)

Iván Bolado (ex-Racing Santander)

Delhi Dynamos

Alessandro Del Piero (ex-Juventus)

Gustavo Santos (ex-Atlético Paranaense)

Kerala Blasters

David James (ex-Portsmouth) – TÉCNICO

Erwin (ex-Atlético Paranaense)

Michael Chopra (ex-Cardiff e Sunderland)

Pedro Gusmão (ex-Atlético Paranaense)

Chennai Titans

Elano (ex-Santos e Flamengo)

Gennaro Bracigliano (ex-Marseille e Nancy)

Marco Materazzi (ex-Internazionale) – JOGADOR E TÉCNICO

Bernard Mendy (ex-PSG e Hull)

Bruno Pelissari (ex-Atlético Paranaense)

FC Goa

Robert Pires (ex-Arsenal e Villarreal)

Zico (ex-Iraque) – TÉCNICO

Mumbai City

Fredrik Ljungberg (ex-Arsenal)

Manuel Friedrich (ex-Bayer Leverkusen)

Nicolas Anelka (ex-Chelsea e Juventus)

O início está previsto para 12 de outubro e a primeira rodada já reserva o confronto entre Del Piero e Trezeguet, companheiros de Juventus em outros tempos. O torneio terá duração de três meses e, após jogos em turno e returno, terá semifinais e final, que será disputada na cidade de Kolkata em dezembro.

1ª rodada

Atlético de Kolkata vs Mumbai City

Delhi Dynamos vs Pune City

Kerala Blasters vs NorthEast United

Chennai Titans vs FC Goa

Colaboração com informações: Fernando Carreteiro

Muito interessante para quem quiser saber mais como funcionou o campeonato da Índia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...