Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Briga entre ultras desencadeou confronto político com 40 mortes na Ucrânia


Johann Duwe

Posts Recomendados

Briga entre ultras desencadeou confronto político com 40 mortes na Ucrânia

odessa.jpg

A situação política na Ucrânia é delicadíssima. Mesmo as pequenas tensões têm desdobrado confrontos entre partidários do novo governo do país, nacionalista e pró-Ocidente, com os antigos comandantes ucranianos, que sustentavam a união com a Rússia. E, neste final de semana, o futebol desencadeou um dos episódios mais sangrentos das últimas semanas no país. Durante a visita do Metalist Kharkiv para o jogo contra o Chornomorets Odessa, cerca de 40 pessoas foram assassinadas em um conflito entre os grupos políticos.

Segundo a agência Reuters, os torcedores do Metalist começaram a entoar músicas nacionalistas na cidade do leste do país, com mais de um milhão de habitantes e cuja maioria de sua população fala russo. Foi o suficiente para iniciar uma série de eventos que acabaram com as 40 mortes. “Tudo aconteceu como num filme de terror. Nunca esperávamos uma emboscada nessa escala e a polícia fazer tão pouco”, comentou um dos torcedores do Chornomorets, em entrevista à televisão ucraniana.

O estopim para o confronto foi uma briga entre torcedores das duas equipes, na qual torcedores armados fizeram uma emboscada. As batalhas teriam se espalhado pela cidade em poucas horas, com o uso de pedras e bombas. Policiais tentavam controlar o conflito com escudos e balas de borracha. Os torcedores visitantes chegaram a um acampamento ocupado por pessoas favoráveis à Rússia, assim como para um prédio comercial dos tempos soviéticos que era ocupado por rebeldes a Kiev, ambos incendiados. Com a demora dos bombeiros, boa parte das pessoas morreu e alguns chegaram a se jogar dos andares mais altos do prédio.

Ainda que não tenha sido o futebol que gerou tantas formas, ele acabou sendo a motivação inicial para o confronto. E é impossível não se tomar uma medida dura diante de tudo que ocorreu. O Metalist é gerido por magnatas pró-Rússia, mas a presença de nacionalistas entre os ultras é massiva. O mínimo que pode se pedir agora é a punição aos torcedores visitantes. Mas não seria surpreendente se apenas o time da casa passasse frequentar os estádios nessa reta final de campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico criado para o debate do restante das ligas que não possuem tanto prestígio, mas ainda são importantes no futebol da Europa.
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      4-3-3
      : Alisson; Florenzi, Manolas, Fazio, Kolarov; Nainggolan, De Rossi, Strootman; Ünder, Dzeko, Perotti
      Skorupski, Juan, Pellegrini, Schick, Bruno Peres, Gerson, El Sharaawy
      EUSEBIO DI FRANCESCO
      4-2-3-1
      : Pyatov; Butko, Ordets, Rakitskiy, Ismaily; Fred, Stepanenko; Marlos, Taison, Bernard; Ferreyra
      Kudryk, Khocholava, Dentinho, Alan Patrick, Petriak, Zubkov, Kovalenko
      PAULO FONSECA
      16h45 - Esporte Interativo 2
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Com certeza muita gente já ouviu falar no desastre nuclear de Chernobyl, em 1986. Mas o que muitos não sabem é que Pripyat, a cidade onde ficava a usina, possuía um clube de futebol.
      Chamado de FC Stroitel Pripyat, ele foi fundado em 1970 e seus jogadores eram, em sua maioria, funcionários da usina e seus familiares - "Stroitel" quer dizer "operário". 

      Nos anos 80 a equipe estava em ascensão, chegando cada vez mais perto de conquistar o sonhado título ucraniano e disputar o Campeonato Soviético. Era um verdadeiro orgulho para a cidade e seus habitantes.
      Mas a explosão dos reatores forçou o abandono da cidade de Pripyat e obrigou o time a se mudar para Slavutych, muncípio criado para abrigar os sobreviventes. A equipe foi refundada como FC Stroitel Slavutych, mas não tinha mais a mesma força e acabou fechada em 1988.

      O desafio aqui seria utilizar a ferramenta de criação de clubes do FM para recriar o FC Stroitel Pripyat e realizar o sonho inacabado de seus fundadores: conquistar o Campeonato Ucraniano. E quem sabe, ir ainda mais além...
      Tem mais informações sobre a história do clube nos links abaixo (em inglês):
      https://donetskway.wordpress.com/2016/04/25/fc-stroitel-prypyat/
      http://www.goaldentimes.org/chernobyl/
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Tópico criado para o debate do restante das ligas que não possuem tanto prestígio, mas ainda são importantes no futebol da Europa.
      Sites oficiais: Ligue 1 | Eredivisie | Liga NOS
      Pra quem curte futebol de qualquer lugar do mundo, esse site passa uma boa quantidade de jogos de graça principalmente nos finais de semana dos mais variados países: LAOLA1.tv
       
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      4-3-3
      : Boyko; Fedetskiy, Douglas, Cheberyachko, Léo Matos; Kankava, Rotan, Fedorchuk, Matheus, Konoplyanka; Kalinic
      Lastuvka, Vlad, Seleznyov, Bezus, Bruno Gama, Luchkevych, Shakhov
      Myron Markevych
       
      4-2-3-1
      : Sergio Rico; Aleix Vidal, Daniel Carriço, Kolodziejczak, Trémoulinas; Mbia, Krychowiak, Reyes, Banega, Vitolo; Bacca
      Beto, Fernando Navarro, Figueiras, Gameiro, Iborra, Suárez, Coke
      Unai Emery
       
      15:45 - Esporte Interativo e Terra (Internet)
×
×
  • Criar Novo...