Jump to content

Briga entre ultras desencadeou confronto político com 40 mortes na Ucrânia


Johann Duwe

Recommended Posts

Briga entre ultras desencadeou confronto político com 40 mortes na Ucrânia

odessa.jpg

A situação política na Ucrânia é delicadíssima. Mesmo as pequenas tensões têm desdobrado confrontos entre partidários do novo governo do país, nacionalista e pró-Ocidente, com os antigos comandantes ucranianos, que sustentavam a união com a Rússia. E, neste final de semana, o futebol desencadeou um dos episódios mais sangrentos das últimas semanas no país. Durante a visita do Metalist Kharkiv para o jogo contra o Chornomorets Odessa, cerca de 40 pessoas foram assassinadas em um conflito entre os grupos políticos.

Segundo a agência Reuters, os torcedores do Metalist começaram a entoar músicas nacionalistas na cidade do leste do país, com mais de um milhão de habitantes e cuja maioria de sua população fala russo. Foi o suficiente para iniciar uma série de eventos que acabaram com as 40 mortes. “Tudo aconteceu como num filme de terror. Nunca esperávamos uma emboscada nessa escala e a polícia fazer tão pouco”, comentou um dos torcedores do Chornomorets, em entrevista à televisão ucraniana.

O estopim para o confronto foi uma briga entre torcedores das duas equipes, na qual torcedores armados fizeram uma emboscada. As batalhas teriam se espalhado pela cidade em poucas horas, com o uso de pedras e bombas. Policiais tentavam controlar o conflito com escudos e balas de borracha. Os torcedores visitantes chegaram a um acampamento ocupado por pessoas favoráveis à Rússia, assim como para um prédio comercial dos tempos soviéticos que era ocupado por rebeldes a Kiev, ambos incendiados. Com a demora dos bombeiros, boa parte das pessoas morreu e alguns chegaram a se jogar dos andares mais altos do prédio.

Ainda que não tenha sido o futebol que gerou tantas formas, ele acabou sendo a motivação inicial para o confronto. E é impossível não se tomar uma medida dura diante de tudo que ocorreu. O Metalist é gerido por magnatas pró-Rússia, mas a presença de nacionalistas entre os ultras é massiva. O mínimo que pode se pedir agora é a punição aos torcedores visitantes. Mas não seria surpreendente se apenas o time da casa passasse frequentar os estádios nessa reta final de campeonato.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

  • Similar Content

    • EduFernandes
      By EduFernandes
      Tópico criado para o debate do restante das ligas que não possuem tanto prestígio, mas ainda são importantes no futebol da Europa.
    • Gourcuff
      By Gourcuff
      4-3-3
      : Alisson; Florenzi, Manolas, Fazio, Kolarov; Nainggolan, De Rossi, Strootman; Ünder, Dzeko, Perotti
      Skorupski, Juan, Pellegrini, Schick, Bruno Peres, Gerson, El Sharaawy
      EUSEBIO DI FRANCESCO
      4-2-3-1
      : Pyatov; Butko, Ordets, Rakitskiy, Ismaily; Fred, Stepanenko; Marlos, Taison, Bernard; Ferreyra
      Kudryk, Khocholava, Dentinho, Alan Patrick, Petriak, Zubkov, Kovalenko
      PAULO FONSECA
      16h45 - Esporte Interativo 2
    • Tsuru
      By Tsuru
      Com certeza muita gente já ouviu falar no desastre nuclear de Chernobyl, em 1986. Mas o que muitos não sabem é que Pripyat, a cidade onde ficava a usina, possuía um clube de futebol.
      Chamado de FC Stroitel Pripyat, ele foi fundado em 1970 e seus jogadores eram, em sua maioria, funcionários da usina e seus familiares - "Stroitel" quer dizer "operário". 

      Nos anos 80 a equipe estava em ascensão, chegando cada vez mais perto de conquistar o sonhado título ucraniano e disputar o Campeonato Soviético. Era um verdadeiro orgulho para a cidade e seus habitantes.
      Mas a explosão dos reatores forçou o abandono da cidade de Pripyat e obrigou o time a se mudar para Slavutych, muncípio criado para abrigar os sobreviventes. A equipe foi refundada como FC Stroitel Slavutych, mas não tinha mais a mesma força e acabou fechada em 1988.

      O desafio aqui seria utilizar a ferramenta de criação de clubes do FM para recriar o FC Stroitel Pripyat e realizar o sonho inacabado de seus fundadores: conquistar o Campeonato Ucraniano. E quem sabe, ir ainda mais além...
      Tem mais informações sobre a história do clube nos links abaixo (em inglês):
      https://donetskway.wordpress.com/2016/04/25/fc-stroitel-prypyat/
      http://www.goaldentimes.org/chernobyl/
    • Gourcuff
      By Gourcuff
      Tópico criado para o debate do restante das ligas que não possuem tanto prestígio, mas ainda são importantes no futebol da Europa.
      Sites oficiais: Ligue 1 | Eredivisie | Liga NOS
      Pra quem curte futebol de qualquer lugar do mundo, esse site passa uma boa quantidade de jogos de graça principalmente nos finais de semana dos mais variados países: LAOLA1.tv
       
    • Gourcuff
      By Gourcuff
      4-3-3
      : Boyko; Fedetskiy, Douglas, Cheberyachko, Léo Matos; Kankava, Rotan, Fedorchuk, Matheus, Konoplyanka; Kalinic
      Lastuvka, Vlad, Seleznyov, Bezus, Bruno Gama, Luchkevych, Shakhov
      Myron Markevych
       
      4-2-3-1
      : Sergio Rico; Aleix Vidal, Daniel Carriço, Kolodziejczak, Trémoulinas; Mbia, Krychowiak, Reyes, Banega, Vitolo; Bacca
      Beto, Fernando Navarro, Figueiras, Gameiro, Iborra, Suárez, Coke
      Unai Emery
       
      15:45 - Esporte Interativo e Terra (Internet)
×
×
  • Create New...