Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Em carta de despedida, Windows XP dá adeus


_Matheus_

Posts Recomendados

Em carta de despedida, Windows XP dá adeus a seus usuários

Microsoft divulga texto em primeira pessoa agradecendo ao apoio de seus usuários ao longo dos últimos anos

8 de abril de 2014 marca o exato dia de encerramento do suporte ao Windows XP, ou seja, não é mais seguro prosseguir usando essa versão do sistema operacional da Microsoft. Ao todo, o sistema esteve na ativa por quase 13 anos e foi uma das mais bem-sucedidas versões do Windows.

Para marcar o fim da “era XP”, a Microsoft divulgou o que seria uma carta de despedida do próprio SO. “Espero que fiquem com uma lembrança agradável do meu papel de parede, esse monte verde com um céu azul e nuvens brancas”, relata o texto ao relembrar do mais icônico papel de parede de toda a história do Windows.

A carta ainda relembra os 600 dias de “gestação” do sistema na sede da Microsoft em Redmond e alguns destaques inéditos da versão, como suporte a USB, ambiente gráfico mais preparado para telas de LCD e também programas de muito associados à marca Windows, como o Movie Maker e o Media Player. Além disso, o texto não poupa agradecimento aos usuários nesta mais de uma década de vida do Windows XP.

Confira a carta na íntegra

Queridos usuários e amigos,

Como muitos de vocês já sabem, em 8 de abril de 2014 (hoje), termina o meu suporte. Isso significa que você não receberá mais atualizações e patches de segurança, pois a melhor decisão é se afastar de mim e adotar o Windows 8.1. Com ele, você poderá trabalhar de forma mais segura e de acordo com as necessidades atuais, tanto no trabalho quanto em casa. Gratidão é a palavra que vem ao meu kernel quando me lembro dos últimos 12 anos em que pude ajudar você a trabalhar, se comunicar e se divertir de uma maneira original em seu momento.

Espero que fiquem com uma lembrança agradável do meu papel de parede, esse monte verde com um céu azul e nuvens brancas. Muito obrigado pela oportunidade de poder serví-los como um sistema operacional. Esse é um momento de nostalgia e por que não derramar alguns bits ao recordar o que se passou desde os meus 600 dias de desenvolvimento – gestação – em Redmond, época na qual me chamavam de “Whistler”. Durante as reuniões Windows Info, foram consumidos 2.700 kg de macarrão e servidos 86.400 frappuccinos, segundo dados coletados pela minha equipe de desenvolvimento. Boas lembranças, mas não tão boas quanto as que tenho do tempo que passei nos monitores de todos vocês, ajudando-os desde trabalhar de forma mais eficiente até fazer um belo vídeo com o Windows Movie Maker.

Vocês se lembram de que fui o primeiro a aceitar conectividade USB quando ainda não havia memórias portáteis? Fui o primeiro a incluir um utilitário para gravar CD. Eu tinha o Windows Media Player. E o que dizer do Pinball? Com ele, fiz você perder um pouco de tempo muito antes dos pássaros mal-humorados e dos doces viciantes. Na minha época, tive o ambiente gráfico mais agradável, uma interface de uso mais fácil, fui o primeiro com vários perfis de usuário, o ClearType que já pensava na proliferação de monitores LCD, escritórios remotos. Grandes lembranças de outros tempos, mas a tecnologia avança e é preciso dar espaço à inovação.

Nos próximos dias, estarei aposentado e desfrutando da tranquilidade. Agora, preciso de um tempo para mim e meus bytes. E a primeira coisa a fazer será me esquecer das atualizações de terça-feira – tão necessárias e que não estarão mais disponíveis. Desejo a vocês o melhor em todos os projetos profissionais e pessoais que empreenderem agora com o Windows 8.1. Estou contando os segundos para me sentar em uma cadeira de balanço com um chá gelado e ver passar as novas gerações, como o Windows 8.1 com sua próxima atualização e – por que não? – o Windows Phone 8.1. Ambos são herdeiros da estirpe dos grandes sistemas operacionais da Microsoft.

Despeço-me agora para preparar minha bagagem. Em pouco tempo, vou descansar ao lado de produtos icônicos e históricos, como Windows 3.1, Windows 95, Messenger e Office 2003. Se quiser ter uma lembrança minha sempre presente, podem colocar a imagem do meu papel de parede no Windows, não importa qual nova versão você usa. Muito obrigado por esses anos que compartilhamos. Com os meus melhores desejos tecnológicos.

Windows XP

Fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comovente! kkkk

Quem trabalha com TI sente uma pontada de nostalgia quando lê algo desse tipo kkkk

Marcou época!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desceu um pouco de suor dos olhos..rs

Foda, simplesmente o melhor SO inventado a nível de inovação + usabilidade + estabilidade.

Não usarei o 8.1 nem tão cedo, só mudarei quando aposentarem o 7..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desceu um pouco de suor dos olhos..rs

Foda, simplesmente o melhor SO inventado a nível de inovação + usabilidade + estabilidade.

Não usarei o 8.1 nem tão cedo, só mudarei quando aposentarem o 7..rs

Porque isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque isso?

Unicamente questão de adaptação.

Acho que acabei me expressando mal ali. Eu já usei na verdade, não manterei como meu S.O principal nunca, seria a expressão mais coerente.

Usei no meu pc, se não estou enganado, por uns 6 meses. Não consegui me adaptar, no começo achei que era pelo impacto inicial, mas com o passar do tempo, sei lá, acho o 7 muito melhor em questão de otimização e usabilidade.

Isso foi o que eu achei, tem amigos que migraram e dizem que não voltam pro 7 nunca mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não sou fã do 8.

Vou aguardar o próximo pra abandonar o 7.

Unicamente questão de adaptação.

Acho que acabei me expressando mal ali. Eu já usei na verdade, não manterei como meu S.O principal nunca, seria a expressão mais coerente.

Usei no meu pc, se não estou enganado, por uns 6 meses. Não consegui me adaptar, no começo achei que era pelo impacto inicial, mas com o passar do tempo, sei lá, acho o 7 muito melhor em questão de otimização e usabilidade.

Isso foi o que eu achei, tem amigos que migraram e dizem que não voltam pro 7 nunca mais.

Caras, isso não faz o menor sentido.

Vocês não precisam usar o metro para nada. Podem desabilitar as ações ao encostar nos cantos da tela, mandar dar boot no desktop, desinstalar os programas do metro e instalar algum software que imite o menu Iniciar (eu uso o Start8 e ele é idêntico ao do 7, muito bom).

Resumindo, eu uso o 8 exatamente quando usava o 7. E nem precisei atualizar (o 8.1 e agora o 8.1 Update 1 ficaram mais amigáveis para teclado/mouse).

Não tem sentido vocês abrirem mão de uma série de vantagens como inicialização (e desligamento) muito mais rápidos, melhor gestão de energia, utilização de menos recursos, melhorias de segurança, compatibilidade com novos protocolos, sistema de arquivos melhor, suporte nativo ao USB 3.0, suporte nativo para montar ISO, DMG, etc... se vocês podem usar o Windows 8 da mesma forma que usavam o 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras, isso não faz o menor sentido.

Vocês não precisam usar o metro para nada. Podem desabilitar as ações ao encostar nos cantos da tela, mandar dar boot no desktop, desinstalar os programas do metro e instalar algum software que imite o menu Iniciar (eu uso o Start8 e ele é idêntico ao do 7, muito bom).

Resumindo, eu uso o 8 exatamente quando usava o 7. E nem precisei atualizar (o 8.1 e agora o 8.1 Update 1 ficaram mais amigáveis para teclado/mouse).

Não tem sentido vocês abrirem mão de uma série de vantagens como inicialização (e desligamento) muito mais rápidos, melhor gestão de energia, utilização de menos recursos, melhorias de segurança, compatibilidade com novos protocolos, sistema de arquivos melhor, suporte nativo ao USB 3.0, suporte nativo para montar ISO, DMG, etc... se vocês podem usar o Windows 8 da mesma forma que usavam o 7.

Claro que faz.

Problemas com softwares legados.

Problemas com drivers (impressoras, scanners).

Problemas com jogos (fps menor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que faz.

Problemas com softwares legados.

Problemas com drivers (impressoras, scanners).

Problemas com jogos (fps menor).

Eu uso o Windows 8 desde o lançamento e não tem um único software e/ou periférico que não tenha funcionado.

Não vou dizer que não existe isso, mas é para alguns grupos restritos.

Sobre jogos, realmente eu li que em teoria a performance nos benchmarks piora um pouco (embora o jogo se beneficie da melhor gerência de recursos). Agora mesmo aqui tem outro ponto: o DirectX 12 não foi confirmado para o Windows 7 ainda.

E se você for ler o post dele vai ver que ele não falou de jogos nem de compatibilidade e sim de usabilidade, otimização e adaptação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Windows 8 desde o lançamento e não tem um único software e/ou periférico que não tenha funcionado.

Não vou dizer que não existe isso, mas é para alguns grupos restritos.

Sobre jogos, realmente eu li que em teoria a performance nos benchmarks piora um pouco (embora o jogo se beneficie da melhor gerência de recursos). Agora mesmo aqui tem outro ponto: o DirectX 12 não foi confirmado para o Windows 7 ainda.

E se você for ler o post dele vai ver que ele não falou de jogos nem de compatibilidade e sim de usabilidade, otimização e adaptação.

A usabilidade do 8 é tão boa que você tem que deixa-lo parecido com o 7.

Bem, acho que existe um problema.

Fora que o usuário comum não tem capacidade para fazer tais configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A usabilidade do 8 é tão boa que você tem que deixa-lo parecido com o 7.

Bem, acho que existe um problema.

Fora que o usuário comum não tem capacidade para fazer tais configurações.

Tirando o menu Iniciar a usabilidade do 8 é IGUAL a do 7. A diferença é que tem várias opções a mais. Usá-las ou não é sua escolha. O que torna a usabilidade do Windows 8 muito melhor que a do 7 para tablets.

Para PC a grande cagada foi tirar o menu Iniciar. A M$ tentou forçar o uso da interface metro em tudo para que mais aplicativos fossem criados para ela. Claro que não deu certo. De qualquer forma, o menu Iniciar está voltando aí e tem uma série de aplicativos que o recriam muito bem (como o Start8 que eu uso).

E sobre as configurações, uma vez instalado o Start8 é trivial mudar tudo por ele, qualquer usuário iniciante consegue fazer.

Resumindo, Windows 8 + Start8 e não há qualquer vantagem na usabilidade do Windows 7 (e no próximo Update o menu Iniciar deve voltar nativo). Pelo contrário, há vantagens enormes para tablets e mesmo para PC se o usuário se dispuser a aprender os novos gestos e opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da interface metro ter falhado não é por ter extinguido o menu iniciar. Ela poderia ser um menu iniciar "mais bonito". Talvez um pouco menos prático, por ocupar mais espaço. O erro, pra mim, foi tentar deixar clean e sumir com um monte de coisa que depois fica difícil de achar. O botão direito nela funciona diferente e não dá aquelas mesmas opções que dá nas versões anteriores, por exemplo. Sem falar que poderiam ter deixado o menu iniciar ativado em segundo plano, com opção de ser posto em primeiro plano. Os app's da metro são cagados, e não fica claro pra quem está usando o windows, quanto dessa porra ocupa o PC.

Bom, eles devem voltar com o iniciar agora, mas já cagaram na imagem do SO. E isso é difícil de limpar. Isso aqui talvez fosse parte do conceito-solução pra fazer a interface metro com o menu iniciar completo.

Eu gostei da velocidade, mas a série de inconveniências me irritou demais. E ter que alterar o SO todo pra parecer com o 7. Gosto do Aero mais que o 7 Basic, mas acho a interface de janelas do w8 muito melhor, mais bonita, simples e agradável. Até queria colocar elas no win7, mas não sei se esses arquivos de mod's são confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da interface metro ter falhado não é por ter extinguido o menu iniciar. Ela poderia ser um menu iniciar "mais bonito". Talvez um pouco menos prático, por ocupar mais espaço. O erro, pra mim, foi tentar deixar clean e sumir com um monte de coisa que depois fica difícil de achar. O botão direito nela funciona diferente e não dá aquelas mesmas opções que dá nas versões anteriores, por exemplo. Sem falar que poderiam ter deixado o menu iniciar ativado em segundo plano, com opção de ser posto em primeiro plano. Os app's da metro são cagados, e não fica claro pra quem está usando o windows, quanto dessa porra ocupa o PC.

Bom, eles devem voltar com o iniciar agora, mas já cagaram na imagem do SO. E isso é difícil de limpar. Isso aqui talvez fosse parte do conceito-solução pra fazer a interface metro com o menu iniciar completo.

Eu gostei da velocidade, mas a série de inconveniências me irritou demais. E ter que alterar o SO todo pra parecer com o 7. Gosto do Aero mais que o 7 Basic, mas acho a interface de janelas do w8 muito melhor, mais bonita, simples e agradável. Até queria colocar elas no win7, mas não sei se esses arquivos de mod's são confiáveis.

Extinguir o menu Iniciar é o que piorou bastante a experiência para PC e principalmente notebooks. A interface metro simplesmente não faz sentido para uso com teclado e mouse (embora eles tenham melhorado isso nas últimas duas atualizações). É uma interface para telefone, para tablet, até para a TV da sala.

Em um notebook/PC além de ser ruim para uso com mouse/teclado ainda desperdiça muito espaço com coisas inúteis. A idéia de transformar em Widgets dinâmicos é muito boa, até diminui um pouco o desperdício de espaço aumentando a densidade de informação, mas a interface continua não sendo boa para notebook/PC. Uma das minhas maiores críticas ao Unity do Ubuntu é justamente o desperdício de espaço.

Para tablet ela é boa (e vai ficar melhor se colocarem os blocos dinâmicos), mas precisa de aplicativos melhores (e precisa de novos recursos de interface para esses aplicativos).

Mas usando o Start8 não precisa sair mudando um monte de coisa. Ele tem todas as opções que você precisa mudar a um checkbox de distância, coisa de 30 segundos.

E o Aero é uma merda. Desperdício de recurso computacional. Sempre desativava ele (e outros efeitos do Windows) logo de cara. Como faço no Windows 8 também, diga-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extinguir o menu Iniciar é o que piorou bastante a experiência para PC e principalmente notebooks. A interface metro simplesmente não faz sentido para uso com teclado e mouse (embora eles tenham melhorado isso nas últimas duas atualizações). É uma interface para telefone, para tablet, até para a TV da sala.

Em um notebook/PC além de ser ruim para uso com mouse/teclado ainda desperdiça muito espaço com coisas inúteis. A idéia de transformar em Widgets dinâmicos é muito boa, até diminui um pouco o desperdício de espaço aumentando a densidade de informação, mas a interface continua não sendo boa para notebook/PC. Uma das minhas maiores críticas ao Unity do Ubuntu é justamente o desperdício de espaço.

Para tablet ela é boa (e vai ficar melhor se colocarem os blocos dinâmicos), mas precisa de aplicativos melhores (e precisa de novos recursos de interface para esses aplicativos).

Mas usando o Start8 não precisa sair mudando um monte de coisa. Ele tem todas as opções que você precisa mudar a um checkbox de distância, coisa de 30 segundos.

E o Aero é uma merda. Desperdício de recurso computacional. Sempre desativava ele (e outros efeitos do Windows) logo de cara. Como faço no Windows 8 também, diga-se.

Pois é. Mas isso é muito pelo costume. Talvez consigam aprimorar o W8.1 até ficar algo novo, e mais moderno. Eu acredito que uma melhoria realmente boa vai vir no próximo SO. Se der eu instalo o Win8 em algum PC aqui de casa que usam menos pra tentar dar mais uma chance.

No mais, você disse ter feito outras mudanças além do start8, o que parece não ser tão simples pra ficar bala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Mas isso é muito pelo costume. Talvez consigam aprimorar o W8.1 até ficar algo novo, e mais moderno. Eu acredito que uma melhoria realmente boa vai vir no próximo SO. Se der eu instalo o Win8 em algum PC aqui de casa que usam menos pra tentar dar mais uma chance.

No mais, você disse ter feito outras mudanças além do start8, o que parece não ser tão simples pra ficar bala.

Eu nem lembrava mais, achava que era pelo propriedades da Taskbar que eu tinha mudado, mas nem tinha nada lá.

Fui ver, está tudo nas opções do Start8! Tudo que eu mudei é por lá hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A usabilidade do 8 é tão boa que você tem que deixa-lo parecido com o 7.

Bem, acho que existe um problema.

Fora que o usuário comum não tem capacidade para fazer tais configurações.

Nem o usuario avançado nao-acostumado com as partes difíceis do Windows. Quando as pessoas me pedem ajuda com Windows 8 e algumas coisas no Windows 7 eu simplesmente digo: "não sei" e quando insistem e tento, não consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcou época! Cumpriu muito bem o seu papel!

Concordo! O melhor desfragmentador de discos que o Windows ja teve, mostrando aonde tem mais dados fragmentados numa partiçao NTFS e voce podia saber exatamente se era seguro diminuir a partiçao do Windows.

Windows XP insuperavel ate nas vulnerabilidades de instalaçao facil de software livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Caras, isso não faz o menor sentido.

Vocês não precisam usar o metro para nada. Podem desabilitar as ações ao encostar nos cantos da tela, mandar dar boot no desktop, desinstalar os programas do metro e instalar algum software que imite o menu Iniciar (eu uso o Start8 e ele é idêntico ao do 7, muito bom).

Resumindo, eu uso o 8 exatamente quando usava o 7. E nem precisei atualizar (o 8.1 e agora o 8.1 Update 1 ficaram mais amigáveis para teclado/mouse).

Não tem sentido vocês abrirem mão de uma série de vantagens como inicialização (e desligamento) muito mais rápidos, melhor gestão de energia, utilização de menos recursos, melhorias de segurança, compatibilidade com novos protocolos, sistema de arquivos melhor, suporte nativo ao USB 3.0, suporte nativo para montar ISO, DMG, etc... se vocês podem usar o Windows 8 da mesma forma que usavam o 7.

Estou testando o 8.1 num PC encostado aqui de casa pra ver se me animo a usar no meu. Baixei um Start8 aqui e parece que ele só funciona na versão 8 mesmo.

EDIT:

A Versão mais nova está OK.

De todo está mais amigável, mas ainda gostaria do iniciar padrão. Tem o botão mas ele vai pro metro. Aguardo dicas de aplicativo pro 8.1 que não seja espalhafatosa/fora do padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Um tempo atrás o Mercado Livre anunciou que havia expandido seus galpões afim de otimizar ainda mais suas entregas, vi no Twitter inclusive. Agora a Amazon, que já entrega uma experiência de compra fenomenal pra gente desde que chegou aqui (quem já comprou com eles sabe o que eu tô falando) também anuncia um novo incremento à sua rede logística.
      Quem ganha somos nós, que cada vez menos ficamos dependentes da merda que é os Correios. Vale lembrar que o grupo Magazine Luiza e o da Americanas também estão melhorando bastante seus serviços de venda e entrega, puxados principalmente pela rivalidade com a Amazon.
       
      É aquela história: quando alguém sobe o sarrafo no mercado, as outras são obrigadas a se mexer também hahahah.
    • Lewiks
      Por Lewiks
      Link completo da matéria em: https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/sonho-desmorona-contratado-para-trabalhar-com-jogador-brasileiro-esta-preso-na-russia.ghtml
       
      =-=-=
       
      Reportagem passada hoje no Esporte Espetacular... Fernando, volante ex-Grêmio, a mulher dele e a família da mulher enganaram um casal oferecendo emprego pra usá-los como mula pra levar remédios para o pai da mulher. O homem enganado foi preso por tráfico de drogas na Rússia e o jogador e a mulher saíram fora do país. A reportagem é longa mas revoltante.
    • Leho.
      Por Leho.
      Rapaz... é assim que começa a loucura, hahahaha.
      30 Seconds To Mars era uma PUTA banda, lá no comecinho dos caras, mas que tá cada vez mais se perdendo. E pelo visto a gente tá vendo quem é o responsável por essa "queda" aí. Triste.
    • Leho.
      Por Leho.
      Nem sou tão fã assim de Nirvana, mas é impressionante o tamanho que essa banda teve pra história do Rock. A cada ano que passa, alguém solta uma declaração em reverência, impressionante.
       
       
    • Aleef
      Por Aleef
      Ana Maria vê macaco "ladrão" no Rio e diz que não pode confiar em "carioca"
       
      No programa, ela viu o vídeo de um macaco "roubando" uma casa no Rio de Janeiro e disse que não se pode confiar em "carioca"
       
      https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2019/07/25/ana-maria-ve-macaco-ladrao-no-rio-e-diz-que-nao-pode-confiar-em-carioca.htm
       
       

       
       
       
       
×
×
  • Criar Novo...