Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual foi o último filme que você assistiu?


Pedrods

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Eu não sei se eu tô colocando expectativas demais nos filmes, ou se a hype foi mt exagerada em cima deles, oiauehuioaheuioae! Mas vamos lá:

Bacurau (2019)
🇧🇷

Resultado de imagem para bacurau poster"


Rapaz... é um ótimo filme, mas daí a colocá-lo como "melhor filme brasileiro já feito"? Menos, né? Hahahah. Acho que em tempos de política à flor da pele, o pessoal se deixa levar por discursos e posicionamentos firmes, e o filme realmente faz metáforas bem legais nesse sentido, mas pra mim não ao ponto de jogá-lo tão lá em cima.

Acho que o grande trunfo de Bacurau é a trama: ela te envolve e ao mesmo tempo te deixa perdido. O último ato por exemplo, que é o que realmente fecha as alegorias e dá sentido a tudo aquilo, você não tem ideia nenhuma (do que vai acontecer) até que ele aconteça na sua frente, hahahaha é bem maluco isso.

As atuações são boas, algumas ótimas, a ambientação foi mt bem feita também.

Leva um 8.2/10, pros palestrinhas não me atacarem virtualmente hahahahaha.

 

Parasita (2019)
🇰🇷

Resultado de imagem para parasite movie poster"

Fui com as expectativas lá em cima novamente, esperando nada menos que um PUTA filme. Caí da cadeira, hahahah... é um ótimo filme sim, mas sei lá.

Acho que o tom de humor que tentaram colocar misturando dentro de uma trama dramática, cagou com parte da experiência. Os personagens, propositalmente caricatos, acabavam se prejudicando dentro da história justamente pra compor esse lado humorístico, hahaha foi bizarro. E nem pra funcionar como piada funcionou.

Mas enfim, a trama novamente é quem salva a lavoura: a história é bem amarrada e o final bem surpreendente, não pelas ações tomadas mas sim pela forma como elas são tomadas. Apesar de que em se tratando de reviravolta, Oldboy faz uma mt maior e mt mais surpreendente, sem mudar o tom do filme. Isso pra comparar com outro filme asiático e da mesma escola.

8.2/10

 

Klaus (2019)
🇪🇸

Resultado de imagem para klaus movie poster"


Aqui não teve expectativa nenhuma, hahahaha... animação da Netflix bastante comentada nesse fim de ano. E com razão. É lindíssima esteticamente, e o roteiro apesar de abordar algo já manjadíssimo (a criação do Natal e do Papai Noel), dá boas justificativas sobre as tradições e elementos clássicos presentes nessa fábula mundial.

Bem bacana, pra assistir na época de Natal então é melhor ainda.

7.5/10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacurau eu achei muito bom, especialmente pelo retrato nacional que faz. Se você pegar o enredo e construir o filme no interior do Texas, seria uma bosta/mais do mesmo. Mas a nacionalização da bizarrice ficou do caralho. Gostei muito.

Sobre o Parasita, foi um dos melhores filmes que assisti esse ano. Gosto muito de ver cinema de qualidade que não seja de Hollywood, principalmente pela oxigenada no cérebro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Irlandês

Achei meio arrastado e confuso demais. Teve vários momentos em que eu me perdi na história, porque eram muitos flashbacks e vai-e-vem e incontáveis personagens.

Fui com o hype alto e me decepcionei um pouco.

7/10

-----------------------------------------------
Dois Papas

Mesmo eu sendo ateu e tendo ranço de igrejas (especialmente da Igreja Católica), resolvi assistir. Já tinha gostado do trailer por conta da caracterização dos atores, que ficaram iguais aos papas.

Gostei bastante do filme, mostra bastante dos bastidores do Vaticano, alguns fatos que ocorreram e tal.

Serviu pra amenizar bastante a péssima imagem que eu tinha do Papa Palpatine Bento XVI e pra aumentar ainda mais a admiração pelo Papa Francisco.

Não vou comentar sobre figurino, iluminação, fotografia e os caralhos pq acho isso uma baita viadagem frescura. Mas ficou legal também.

8,5/10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
On 1/6/2020 at 6:08 PM, Darknite said:

Não vou comentar sobre figurino, iluminação, fotografia e os caralhos pq acho isso uma baita viadagem frescura. Mas ficou legal também.

Não vou comentar, mas já comentando...

hahahahahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Escândalo / Bombshell (2019)

MV5BZjlhOWE3YjktY2MzOC00ZmQ1LWIwNjgtZmVh

Charlize Theron mais linda do que nunca. Margot Robbie também.

E o filme é bom, também.

7,5/10

---------------------

Manchester à Beira-Mar / Manchester by the Sea (2016)

MV5BMTYxMjk0NDg4Ml5BMl5BanBnXkFtZTgwODcy

Caralho, que filme foda! Roteiro foda. Atuação fodíssima do Casey Affleck.

Não sabia nada sobre o filme, só depois é que fui ver que ganhou Oscars justamente em Melhor Roteiro e Melhor Ator. Merecidíssimo. E nem sei quem foram os adversários.

10/10

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi the lighthouse.

 

Fiquei perturbado.

 

Puta filme. Prefiro o The witch à ele mas é bom saber que o gênero de terror tem se reinventado.

 

kjo37vck0c0djbhcimcy.jpg

Editado por GKFaNG
adicionar imagem
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... vamos lá!

O IRLANDÊS: nota 7.

 

Amantes da setima arte me xinguem, mas é só mais um filme que segue a risca a receitinha do ~~filme de gangster~~. As atuações são muito boas (exceto a do Joe Pesci, que é mais que isso), as roupas sao legais, a fotografia é muito bonita, um trabalho de filmagem impecavel, efeitos especiais pra rejuvanescer os caras muito bem feitos, etc etc.... mas a história é mais do mesmo (eu diria que já é até um clichê). É um filme extremamente bem feito, mas, pra mim, se esqueceu do principal: o conteúdo. É apenas uma narrativa e só. Não desperta emoção, não desperta empatia, não tem momentos de tensão, não tem momentos de envolvimento do telespectador com a historia que está se desenrolando (pelo menos pra mim)... é um filme que te faz pensar a todo tempo "tá, mas e aí". Um bom filme pra mim é aquele que é muito bem feito; um ótimo filme é aquele que tem uma história muito boa; e um filme excelente é um que tem história muito boa e é muito bem feito. Esse é apenas um bom filme, nota 7 pra ele está justo.

 

PARASITA: nota 6.5, mas ao contrário de outros filmes nota 6.5, vale a pena ver

 

Porra, me decepcionei pra caralho com esse filme. Começa MUITO interessante, mas se perde completamente. É o tipo de roteiro que se desenvolve a partir de coisas completamente sem sentido ou forçadas ou preguiçosas ou tudo isso junto. Coisas que desafiam a inteligencia do telespectador. Por exemplo: a coisa determinante pra familia começar a se fuder foi o fato do mlk ter ESCORREGADO DA ESCADA E ARRASTADO PAI E IRMÃ COM ELE. Pqp, que coisa mais porca e mal feita. Esse tipo de coisa, pra mim, desvaloriza pra caralho o filme, e esse não é um fato isolado e sim a tônica da segunda metade do filme. A história tinha muito potencial, porque a preparação de terreno do inicio é excelente e te promete um enredo foda, mas te entrega uma coisa forçada, sem nexo, preguiçosa e superficial. Nota 6.5 nele.

 

DOIS PAPAS: nota 7.5

 

Filme muito legal de se ver, bem feito e com uma boa trama. Atuação fantástica de Antonio Hopkings, que maluco foda, pqp. Não é extraordinário, mas tem carisma hahaha. Vale muito a pena ver.

 

ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD: nota 8, mas entendo perfeitamente quem der um 7, por exemplo

 

Pra mim, vai meio que na mesma linha dO Irlandes, no sentido de ser muito bem feito na forma mas se esquecer do conteúdo. A diferença é que eu, pessoalmente, gosto MUITO do estilo tarantino de se fazer cinema hahaha! Então pra mim, talvez, a história foi "mais do que deveria ser", não sei... te dá aquela sensação de "falta alguma coisa", mas, pelo meu gosto particular, essa sensação foi atenuada. Sem falar nas atuações absolutamente fantásticas das três estrelas, com destaque pro Brad Pitt. Nota 8, mas que poderia ser um 7.5, 7, 6.5...

Por fim, a minha grata surpresa....

 

HISTÓRIA DE UM CASAMENTO: nota 8.5. Filme foda!

 

Fui ver esse filme sem expectativa alguma, e fui pego de surpresa. Roteiro muuuuuuuuuuuuito bem construído, amarrado e narrado, contando o processo de separação de um casal sem em momento algum culpar uma das partes, e sim colocando as coisas do jeito que elas são na vida real: em perspectiva. Toda história é um ponto de vista, e não uma verdade neutra e fria. O filme retrata isso de maneira fantástica, te desperta emoções do início ao fim (empatia, admiração, raiva, compreensão, reflexões, etc) e em momento algum cai em cliches. Uma pintura nua e crua da vida como ela é. Me fez pensar e refletir muito, numa verdadeira montanha russa de pensamentos, o que demonstra a qualidade do filme. Atuações incríveis. Entrou pra minha list de filmes favoritos!

 

Falta agora 1917, Jojo Rabitt e Ford vs Ferrari pra eu fechar os principais filmes do oscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
On 1/23/2020 at 11:40 PM, Dinheiro Tardelli said:

PARASITA: nota 6.5, mas ao contrário de outros filmes nota 6.5, vale a pena ver

Eu me decepcionei bastante com ele também, embora tenha dado uma nota alta e tals. Acho que no meu caso o problema todo foi a hype que se criou em cima, e não necessariamente os problemas do filme em si.

Mas sobre o seu comentário...

Spoiler

... o fato de querer colocar um tom de humor no filme, misturando drama com comédia foi a grande merda que fizeram com ele. A cena deles rolando escada abaixo — que era pra ser engraçada e não foi — é o grande exemplo disso: fodeu com toda a trama pra tentar ser engraçado.

E igual a essa tiveram várias outras, principalmente do meio pro final.

A reviravolta do fim aliás é surpreendente e interessante, mas como você chega naquele ponto já não sabendo mais se querem te fazer rir ou chorar, até a surpresa é broxada nesse sentido hahahahahah. Tivessem mantido o tom sombrio e dramático do início ao fim, e teríamos uma trama mt melhor.

 

On 1/23/2020 at 11:40 PM, Dinheiro Tardelli said:

DOIS PAPAS: nota 7.5

Filmaço, gostei demais... e acho que as atuações são o grande trunfo do filme na verdade. Gostei mt da caracterização dos dois também (ficaram iguaizinhos aos personagens reais!), com destaque ao Jonathan Pryce que pra mim é idêntico ao nosso Papa Francisco, hahahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminando os filmes do Oscar:

1917: nota 6

Mais um filme feito pra masturbação dos amantes da sétima arte: filmagens incríveis, roteiro vagabundo. Uma embalagem mais linda que a dO Irlandes, mas com ainda menos coisa dentro. Filme feito unica e exclusivamente pra te fazer apreciar as imagens, o que eu particularmente não curto. Quando eu me disponho a ficar 2h assistindo uma parada eu espero encontrar um enredo que me envolva, e a historinha do filme é boba: mais um clichê de guerra sobre amizade e missão pessoal, com o protagonista superficial sendo um Deus ex-machina. O bingo do clichê de ação foi completo: o chamado pra uma missao heroica e impossivel

✓; protagonistas bonzinhos ✓; história que anda a partir de acontecimentos non-sense ✓; ex machina ✓; sucesso quando tudo já estava perdido ✓; etc.

Enfim, tem quem goste dessas coisas né. Eu odeio. Filme broxante, se eu quisesse ver filmagenzinha bonita eu ligava no Nat Geo hahaha 

Jojo Rabbit: nota 6, mas entendo quem deu mais

Se você não gostar dos 15 primeiros minutos do filme, não vale a pena assistir o resto. É uma sátira infantilizada do início ao fim, mostrando o nazismo sob a perspectiva de uma criança. É um filme inteligente - não tiro isso dele -, mas, particularmente, achei totalmente overrated. Não consegui achar graça hora nenhuma, então pra mim foi uma merda haha

Ford vs Ferrari: comecei a ver e parei na metade (por motivos alheios, estava até gostando). Mas, até onde vi, era o típico filme pipoca... entretenimento puro. Tem seu lugar, mas não me parece ser uma obra de arte, como é Rush.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

História de um Casamento / Marriage Story (2019)

MV5BZGVmY2RjNDgtMTc3Yy00YmY0LTgwODItYzBj

Só não é o meu preferido no Oscar, por que né, Coringa... Mas é um puta filme.

Roteiro super bem escrito, sem encheção de linguiça, sem drama excessivo, sem nada forçado. Simplesmente nos conta a história, mostrando os dois lados e "só".

Me identifiquei em muitos momentos. E no fim, aquele suor nos olhos.

Atuação fodástica da Scarlett e do Adam Driver.

9/10

-------------------------

Jojo Rabbit (2019)

MV5BZjU0Yzk2MzEtMjAzYy00MzY0LTg2YmItM2Rk

É um filme "bonitinho". Bom pra rir um pouco. É ótimo, mas nada espetacular.

8/10

-------------------------

Parasita / Parasite (2019)

MV5BYWZjMjk3ZTItODQ2ZC00NTY5LWE0ZDYtZTI3

Filme excelente, embora meio confuso. O filme começa sendo uma comédia e termina sendo um drama. Tem algumas coisas meio forçadas, mas não achei tão graves assim quanto já comentaram aqui.

8,5/10

-------------------------

1917 (2019)

MV5BOTdmNTFjNDEtNzg0My00ZjkxLTg1ZDAtZTdk

É um bom filme, mas como grande parte dos filmes heroicos, tem muitos acontecimentos forçados. Mas é mais um caso onde o hype não se confirma.

O ponto positivo (pra mim) é que a história é baseada nos contos do avô do diretor, Sam Mendes, que participou da Primeira Guerra. E como meu avô participou da Segunda Guerra, fico imaginando o tipo de histórias que ele contaria, mas infelizmente ele faleceu antes de eu nascer.

7,5/10

-------------------------

Agora só me restam Ford vs Ferrari, Adoráveis Mulheres e aquele um lá do Tarantino pra ver todos os do Oscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Assisti Parasita e Jojo Rabbit. Ótimos filmes. O primeiro é uma mistura maluca de comédia e drama, hahaha, interessantíssimo. O segundo é uma das melhores sátiras da atualidade. Excelente filme. 
 

Falta pegar Coringa e Histórias de um Casamento. 1917 não me chamou a atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Assisti Parasita e Jojo Rabbit. Ótimos filmes. O primeiro é uma mistura maluca de comédia e drama, hahaha, interessantíssimo. O segundo é uma das melhores sátiras da atualidade. Excelente filme. 
 

Falta pegar Coringa e Histórias de um Casamento. 1917 não me chamou a atenção.

 

Tecnicamente é um filme lindo, vale assistir. Mas o roteiro não é aquelas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

American Factory, recomendo.

Não é nada muito inovador e insightiful, mas não deixa de ser interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Alguém já conferiu a Aves de Rapina?

Olhei segunda com a namorada. Ingressos 0800 ai fomos né, o filme é bom sim, se iguala a Aquaman e Shazam dos mais recentes, porém fiquei meio perdido pois até a metade do filme haviam muitos flashbacks das quatro personagens e isso ficou bem confuso.

Cenas de lutas ok, representou uma Gotham mais colorida e com várias cenas durante o dia.

07/10 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Assisti três filmes nessa semana.

MIB: International - filme legalzinho. Muitíssimo longe dos originais, com Will Smith e Tommy Lee Jones, mas bom pra passar o tempo e se divertir um pouquinho.

Yesterday - embora entenda a importância de Beatles pro cenário da música, acho a banda um tanto quanto superestimada e creio que outras tantas tiveram tanta importância quanto pro cenário. Ainda assim, gostei bastante do filme. Bem legal pra assistir relaxadão, curtir uma boa música. Gostei, aliás, que ao invés de caírem no simples e botarem os áudios originais, foi o próprio ator que cantou as músicas (além de ter tocado). Deu um toque a mais.

Knives Out - dos três, certamente o melhor. Tava com uma expectativa alta pra esse filme, mas acabei não conseguindo ir ao cinema para assistir. É um tipo de filme que gosto. Te prende, te faz tentar ir desvendando o mistério junto com o detetive. Me amarro em filmes/livros desse tipo. Gostei do plot twist que foi criado ali. E o Daniel Craig foi bem demais no papel, assim como a própria Ana de Armas (um charme de mulher, aliás). O filme cumpriu minhas expectativas. Agora tô curioso pra saber como vai se desenvolver a sequência, que me parece já ter sido confirmada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assisti hoje 'O processo' (JONES, David. The trial, 1993).

21103_poster.jpg

É uma obra curiosa. Até porque trata de símbolos do inconsciente em conjunto com fatos reais. Então num momento o acusado está reunido numa assembléia, e em seguida um casal namora no chão do local, e ninguém exceto ele se preocupa com a situação. Aliás, até pra chegar nessa reunião é esquisito, pois ele passa por uma antesala na qual a mesma mulher que namoraria no chão, lavava roupa. Ou seja, atmosfera surreal por quase toda as cenas. Ainda que guarde sempre a ideia da obstinação do protagonista em achar que teria a solução para resolver os seus problemas. E quando aceitava, já resignado da sua triste situação, sempre havia o pedido de uma mulher por trás. Que por sinal, se envolvia de maneira obscura e irrefletida. Por fim escuta da voz do padre (atuado por Anthony Hopkins) de que delas não obteria ajuda verdadeira, tampouco a prometida felicidade, pois perdera antes a sua fé. Quer dizer, é como se o padre fosse a própria consciência do protagonista alertando-o de que do jeito que tomava as suas decisões só o levaria a situações deprimentes.

Há essa batalha psicológica definida no filme, mas Kafka ao compor a obra, também criticou a morosidade dos processos jurídicos, como também da própria justiça para a sociedade em geral nas falas firmes de Josef K e do padre, e até mesmo na do estranho pintor Titorelli.

Nota: 6.5/10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • grollinho
      Por grollinho
      Finalmente está saindo a sequência do grande filme do James Cameron (o original também demorou mil anos).
      O lançamento é dia 15/12.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Rapaaaaaaaz... olha esses convidados hahahaha! FODA PRA CACETE! Tem tudo pra ser pica demais, tá louco.
      E sempre ele né? Sempre Dave Grohl. Baterista, guitarrista, depois frontman de uma das maiores bandas do mundo, e agora (já há algum tempo, na verdade) diretor hahahaha. Rodrigo Hilbert é meu pau de óculos, esse cara tem que ser a referência maior.
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Putz, vi muito poucos dos concorrentes. Ozark, Killing Eve, Lovecraft Country, Mrs America, Perry Mason, Schitt's Creek, Ted Lasso e The Flight Attendant (WTF??? Não chega a ser uma série ruim mas é de longe a indicada mais fraca que já vi, não é possível que estavam raspando o fundo da panela assim).
      Pior que indicada fraca foi terem esnobado o elenco de Lovecraft Country, justamente a parte mais forte da série. The Boys também poderia entrar fácil como indicada em comédia no lugar de The Flight Attendant.
       
      Lista do Omelete de surpresas e esnobados: https://www.omelete.com.br/globo-de-ouro/globo-de-ouro-2021-indicados-esnobados-surpresas
       
      Lista dos indicados na IMDB: https://www.imdb.com/event/ev0000292/2021/1/?ref_=ev_eh
    • Leho.
      Por Leho.
      ---
      Trouxe a opinião do PH Santos que é um vlogger que eu sigo e acho maneiro, mas sintam-se à vontade pra trazerem outros vídeos de análises e comentários sobre o tema.
      Aliás, falando em comentário... o que vocês acham disso tudo? Qual o caminho que tomará o cinema? E o streaming, caminha pra ser a grande revolução midiática dentro do entretenimento que tá parecendo ou não?
    • ZMB
      Por ZMB
      Ator lutava contra câncer de cólon desde 2016 e morreu em sua casa, nos Estados Unidos.
      O ator Chadwick Boseman morreu aos 43 anos. Conhecido por interpretar o Pantera Negra no filme da Marvel, além de personagens importantes da história americana, ele enfrentou um câncer de cólon diagnosticado em 2016.
      "É com imensurável pesar que confirmamos a morte de Chadwick Boseman. Chadwick foi diagnosticado com câncer de cólon de estágio 3 em 2016, e lutou contra ele nestes últimos quatro anos conforme progrediu para estágio 4", afirmou a família do ator em seu perfil no Twitter.
      "Um verdadeiro lutador, Chadwick perserverou por tudo, e trouxe a vocês muitos dos filmes que tanto amam. De 'Marshall: Igualdade e Justiça' a 'Destacamento Blood', 'Ma Rainey's Black Bottom' de August Wilson e muitos mais, todos foram gravados durante e entre incontáveis cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T'Challa em 'Pantera Negra'."
      De acordo com a nota, ele morreu em sua casa, acompanhado da mulher e da família. Ele nunca tinha falado sobre a doença publicamente.
      Nascido na Carolina do Sul, o americano Chadwick Aaron Boseman começou a carreira na televisão, com um pequeno papel na série "Parceiros da Vida".
      Depois de participações em séries como "Lei & Ordem" e "Plantão médico", ele ganhou seu primeiro papel regular em "Lincoln Heights", em 2009.
      Seu primeiro personagem de destaque no cinema veio como o protagonista de "42: A História de uma Lenda" (2013).
      No filme baseado em fatos, interpretou o jogador de beisebol Jackie Robinson, que em 1947 se tornou o primeiro negro a entrar para um time da principal competição dos Estados Unidos, a Major League Baseball.
      O papel marcaria uma carreira repleta de personagens importantes da cultura negra americana, como o cantor James Brown, em "Get on Up: A História de James Brown" (2014), e o juiz Thurgood Marshall, primeiro membro negro da Suprema Corte americana, em "Marshall: Igualdade e Justiça" (2016).
      Ainda em 2016, ele estreou no papel pelo qual seria mais lembrado. Em "Capitão América: Guerra Civil", Boseman apareceu pela primeira vez como T'Challa. Criado pela Marvel em 1966, o Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos americanos.
      Dois anos depois, estrelou seu próprio filme, "Pantera Negra". Sucesso com crítica e com o público, a história do herói de um reino africano fictício e avançado bateu a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, ganhou três Oscar e foi indicado a outros quatro — entre eles, o de melhor filme.
      Como o herói, ele ainda participou de "Vingadores: Guerra Infinita" (2018) e de "Vingadores: Ultimato (2019), e tinha presença confirmada em um novo "Pantera Negra", previsto para 2022.
      Seu trabalho mais recente já lançado foi "Destacamento Blood", dirigido por Spike Lee, que estrou em junho. Ele ainda esteve em "Ma Rainey's Black Bottom", com Viola Davis, que tinha estreia prevista em 2020.
      Fonte: G1.com
       
       
×
×
  • Criar Novo...