Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM'11] E Pluribus Unum: de todos, um!


Visitante tferreira

Posts Recomendados

bannerty.jpg

E Pluribus Unum é o lema do maior clube português de futebol. A frase latina é traduzida para "de todos, um" e significa o espírito de grupo e de união que sempre esteve presente dentro dos quadros do Sport Lisboa e Benfica.

O Glorioso, como é conhecido pelos adeptos do clube lisboeta, é o clube com mais sócios do mundo de acordo com o Guinness e uma forma de viver. Os adeptos do Benfica vivem este clube e é precisamente nesse aspecto que eu entro e que começa a minha história.

Essa minha história começou ainda nos finais de Maio e em Portugal não se falava em outra coisa: como iria o Benfica, o campeão nacional, preparar-se para a época que se avizinhava? Quem seriam os reforços? Jorge Jesus manteria-se como treinador? Todas estas e mais algumas questões flutuavam na mente dos adeptos e da Comunicação Social e as respostas acabaram por surgir sem que muito desses adeptos gostassem dessas respostas.

O meu clube sempre foi marcado por polémicas e a minha vida enquanto jogador no clube nunca foi por aí além. Queria ser jogador de futebol e actuar pelo clube do meu coração mas nunca me foi dada uma oportunidade, cheguei aos juniores da época de ouro do futebol português mas fui encarado no Mundial Sub-20 de 1989 como apenas mais um do lote de jogadores convocados pela selecção portuguesa. No final desse campeonato era-mos os grandes vencedores, os campeões do mundo e eu nem um minuto disputei, lembro-me de chorar de tristeza no velhinho Estádio da Luz agora destruído enquanto os meus colegas choravam de alegria pela conquista. Os anos passaram e nunca cheguei a ser jogador sénior pelo meu clube, pelo meu Benfica. Com 28 anos a minha carreira sofreu um revés e uma lesão no calcanhar ao estilo do holandês Van Basten atirou-me para fora dos relvados definitivamente. O meu sonho estava destruído. A minha carreira estava acabada.

Foi então que decidi e depois de muito apoio da minha mulher tirar o curso de treinador de futebol da UEFA. Não foi tarefa fácil e tive como professores velhas glórias, participei em estágios, estive com José Mourinho no Inter de Milão quando foi campeão europeu no Santiago Bernabéu mas era apenas mais um no banco e nunca pensei sair desse lugar, o meu lugar era de fisioterapeuta mas tinha capacidade para mais, mas mais uma vez nunca apostaram em mim.

O Verão de 2010 foi marcado por uma revelação fora do comum. O Futebol Clube do Porto, principal rival do Benfica apostava no ex-adjunto de José Mourinho, e meu ex-colega de staff, André Villas Boas para treinador de futebol do clube. Fiquei chocado, liguei ao André e congratulei-o pela chegada a um dos clubes de topo do futebol europeu. Mal eu sabia o que aí ainda vinha para me acontecer. Semanas mais tardes, a polémica instarou-se, Jorge Jesus pediu dinheiro a mais à direcção de Luís Filipe Vieira e acabou por ser dispensado do cargo de treinador do Benfica e quem chamaram para o lugar? Chamaram-me a mim. Primeiro não quis acreditar, pensei que fosse apenas mais uma chamada a brincar, mas na verdade Luís Filipe Vieira e Jorge Mendes,famoso empresário português, contactaram-me e pelo telefone apenas disseram que precisavam de falar comigo acerca do Benfica, disseram-me apenas "tens contactos suficientes para este lugar", mensagem essa que não percebi mas que certamente vocês virão a compreender tal como eu compreendi daqui a nada, quando esta história se desenrolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 177
  • Criado
  • Última resposta

Boa Sorte mesmo não curtindo o Benfica. :thumbsup:

Eheh, obrigado. ;)

PS: Também não gosto muito do Atlético Mineiro por causa do Éder Luis, eheh :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh mas se voces contratassem o Tardelli iam amar o Galo!

Contrataram, o atacante errado =/

No mais, boa sorte!

Acredito que sim. :)

Obrigado pelo apoio,

:specool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerty.jpg

Onde estão as minhas boas maneiras? Acabei por não me apresentar, ah, esperem, se estão a ler a minha auto-biografia devem conhecer-me, seja como for, o meu nome é João Ferreira, lembram-se de mim? Não? Nem do Mundial sub-20 em Portugal? Pois, mas deviam. Eu estive lá, era apenas mais um dos 23, mas estive lá.

Sendo assim, vamos retomar a nossa história, ora bem, onde é que ia-mos mesmo? Ah já sei. Ora bem, nesse dia em que fui contactado por LFV e Jorge Mendes foi-me dito aquela mensagem que mais parecia código. Mas era uma oportunidade a não perder, desloquei-me ao Estádio da Luz e o Presidente do Sport Lisboa e Benfica deu-me a conhecer o Estádio (como se eu não o conhecesse de fio a pavio) e todas as instalações do clube, sem que eu entendesse muito bem o motivo de tudo isto. Até que surgiu a pergunta: O senhor quer ser o novo treinador do Benfica? Eu admito, comecei a rir-me e perguntei: Eu? Não brinque comigo.

Luis Filipe Vieira apesar de não ter gostado muito do meu tom em brincadeira disse, "Sim, você. Eu conheço o seu trabalho enquanto fisioterapeuta, e sei que tem o curso do futebol tirado pela UEFA, tem mais do que garantias para suceder ao 'pesetero' do Jorge Jesus!", e eu pensei para mim: "Bem, o homem é maluco. Está bem que eu tenho qualificações para o cargo mas atirarem-me assim do nada para treinador do campeão nacional é no minímo estranho!", mas nada disse para além de um "Sim", o sorriso na cara do Presidente era claro, ainda que eu olhei para uma sms que o Presidente estava a enviar através do seu telemóvel e dizia algo como isto, pelo menos a parte que consegui decifrar: "O gajo aceitou! Ainda bem que me arranjaste aquele contacto e sabes que...", mais do que isto não li, mas esta história fica para outra altura.

Foi me dito que iria começar a trabalhar no dia 25 de Junho, dentro de três semanas, o anúncio foi tornado oficial no website oficial do clube, a primeira coisa que fiz foi ligar à minha mãe, momento 'akward' do dia: "Estou, mãe? Sou eu, olha... sou o novo TREINADOR DO BENFICA!", ao que a minha mãe em tom muito sério rapidamente respondeu: "João, não te metas nas drogas! Andas a jogar outra vez FM ou lá como se chama aquilo?", eu ri-me mas depois de dar a notícia muitas vezes, a minha mãe finalmente acreditou no que lhe acabara de dizer.

Eu era oficialmente o novo treinador do maior clube do mundo e do campeão português, eu era o treinador do meu clube do coração, o clube dos meus sonhos e o primeiro pensamento que me passou pela cabeça: "Estou fod....", mas como vocês sabem isso acabou por não ser bem verdade, mas dos resultados e do plantel deste ano falarei mais à frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi nessa seção pessoas enjoarem com times muito mais fracos, ainda mais quando é de um clube só.

Boa sorte, espero que não siga esse caminho. Que metas colocará como motivação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte no Campeão!

Obrigado, Saka. :thumbsup:

Já vi nessa seção pessoas enjoarem com times muito mais fracos, ainda mais quando é de um clube só.

Boa sorte, espero que não siga esse caminho. Que metas colocará como motivação?

Presumo que aconteça com todos. Os desafios pessoais são imensos mas também não está decidido que será um 'save de clube', poderei mudar de clube no futuro.

Obrigado pelo apoio.

:specool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Sorte !

OBS: Concordo totalmente com o Rafinha, mas ele ficará aqui, ainda bem. :thumbsup:

Obrigado, Lucas. Quem sabe na próxima temporada o Éder Luis fica no meu plantel aqui no FM? Nunca se sabe.

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vamos ver no que vai dar esta história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, boa sorte.

E sobre a discussão dos atacantes do Atlético, Éder Luis, o "neto do vento", é o cara :bleh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, boa sorte.

E sobre a discussão dos atacantes do Atlético, Éder Luis, o "neto do vento", é o cara :bleh:

Ehehe, obrigado.

Prefiro o Kardec,

:specool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerty.jpg

Várias semanas depois de ter assinado contrato era tempo de preparar a nova temporada, de 2010/2011, com uma reunião com os principais órgãos do clube, Rui Costa, ex-jogador do Milan, Benfica e Fiorentina, e actual director desportivo do Benfica estava na mesma sala que eu e que o Presidente do SPort Lisboa e Benfica, Luis Filipe Vieira.

Bem cedo lhes expliquei a situação e como queria atacar o mercado para reforçar da melhor maneira possível o Benfica. Falei com a Direcção e decidi que precisávamos de um médio centro de raíz, um alternativa a Pablo Aimar para nº 10 e uma alternativa ao Ruben Amorim no lado direito do meio-campo para substituir o emprestado Salvio do Atlético de Madrid. Relativamente a Salvio a minha decisão foi simples, quer ficar no clube? Se quer contratamo-lo já e deixamos de o ter por empréstimo, não quer? Então, pode regressar ao Atlético e foi mesmo isso que aconteceu.

Relativamente aos jogadores que solicitei, Rui Costa forneceu-me uma lista de alternativas paras as posições que referi:

Médio Centro:

Dário Conca (Fluminense)

Paulo Machado (Toulouse)

Hugo Viana (Sporting de Braga)

Extremo Direito:

Matheus (Sporting de Braga)

Alan (Sporting de Braga)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

Nº. 10:

Felipe Menezes (já presente no Plantel de Reservas)

Roger (Cruzeiro de Belo-Horizonte)

Ganso (Santos)

As minhas escolhas eram fáceis, pretendia trazer o Conca, Ganso e Douglas Costa, mas na verdade não foram possíveis todas essas contratações, assim chegaram ao clube Paulo Machado, internacional português que joga em França pelo Toulouse, Douglas Costa, extremo luso-brasileiro que actua no Shakhtar Donetsk da Ucrânia e e ainda um ex-jogador do Benfica, Roger que com 30 anos vem para ocupar o 2º ou 3º lugar relativamente ao onze titular para o lugar de nº. 10.

2lmx62x.gif

noticia-mercado.jpg

Benfica gasta 30 milhões de euros em reforços

O campeão português aposta forte para a renovação do título

Plantel do Sport Lisboa e Benfica para a Temporada de 2010/2011

Transferências de Agosto de 2010 | Transferências Futuras

O Sport Lisboa e Benfica movimentou-se bem no mercado para reforçar o plantel e adicionar mais três jogadores ao plantel para a temporada de 2010/2011. Depois de confirmada a notícia da chegada do novo treinador João Ferreira, ex-companheiro de José Mourinho no Inter de Milão, foi tempo do plantel ser reforçado tendo em vista os objectivos desta temporada: a conquista de tudo a nível interno.

Paulo Machado e Douglas Costa ambos com nacionalidade portuguesa mas com histórias de vida diferentes chegam ao clube para serem alternativas sérias ao onze de Ferreira para esta temporada, o médio vai tentar finalmente afirmar-se num grande do futebol português depois de falhada a experiência no Futebol Clube do Porto há alguns anos atrás, já o luso-brasileiro ex-gremista e ex-Shakhtar tentará ser o titular do lado direito do ataque do Glorioso já que Salvio regressou ao Atlético de Madrid depois de divergências com a direcção e treinador do Benfica.

Por fim, Roger regressa à Luz, desta feita ao novo Estádio da Luz, mas não com a preponderância que outrora teve, esta época será uma alternativa a Pablo Aimar, da mesma idade, e é uma aquisição mais para o banco do que propriamente para assegurar um lugar no onze titular. Relativamente ao futuro, o Sport Lisboa e Benfica assegurou ainda a contratação de mais alguns jogadores, Nuno Coelho da Académica, Nolito do Barcelona e Daniel Wass do Brondby chegarão ao clube no início da temporada de 2011, José Luis Fernandez e Jardel (do Olhanense) serão também jogadores do Benfica mas logo em Janeiro do próximo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem-vindo, tferreira. Qual é o seu nick no CMPT? (Aqui, os tugas andam disfarçados. :lol:)

Obrigado, Gilson.

Neste momento não tenho nenhum.

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contratou razoavelmente bem, mas acho que pagou muuito caro pelo Róger. Douglas Costa também sai mais barato.

No mais, o time é muito bom, Aimar mita demais! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contratou razoavelmente bem, mas acho que pagou muuito caro pelo Róger. Douglas Costa também sai mais barato.

No mais, o time é muito bom, Aimar mita demais! :thumbsup:

Sim, também achei isso mas infelizmente foram os valores pedidos pelos clubes. O Douglas vem para ser titular, e por isso, creio que o preço se ajusta porque será uma aposta a longo prazo, já o Roger é uma alternativa ao onze titular e com 32 anos, é verdade que saiu um pouco fora do orçamento previsto para a contratação.

Pablo Aimar é um grande jogador, tal como o Saviola e Cardozo na frente, temos uma equipa forte, em que a base é uma defesa consistente com dois internacionais brasileiros: Luisão e David Luiz, o melhor lateral esquerdo do Mundo, Fábio Coentrão e um forte lateral direito que esteve em grande forma no Mundial de 2010 com o Uruguai. O campeonato é o principal objectivo mas há outras coisas que queremos e podemos conquistar.

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerty.jpg

Pré-Temporada 2010/2011

jogos-5.jpg

Já garantidos que estavam as contratações para esta nova temporada, o Sport Lisboa e Benfica encarava esta pré-epoca com um objectivo simples: dar minutos aos jogadores e não preocupar-se muito com os resultados. Era importante dar minutos a jogadores que provavelmente jogariam menos jogos durante a temporada e que precisavam de estar preparados para serem chamados a qualquer altura.

E o grande destaque desta pré-temporada acabou mesmo por ser um homem improvável, o médio ofensivo Felipe Menezes que esteve para ser emprestado pelo clube acabou por marcar nada menos do que 5 golos durante este período de encontros e deu um claro sinal tanto a mim como aos restantes colegas de equipa Pablo Aimar e Roger que estava mais do que preparado para assumir a função de titular se assim fosse necessário.

Notas positivas também para Óscar Cardozo que regressou à competição frente ao Hamilton e marcou dois golos aos escoceses. Por fim, bons sinais de Luis Martins, júnior do clube, que se estreou com a camisola do clube no encontro amigável frente ao Estrela da Amadora no Estádio da Reboleira. Foi uma pré-temporada positiva e agora o mais importante estava a apenas alguns dias de distância, era o encontro da Supertaça de Portugal onde iríamos defrontar o Futebol Clube do Porto em Aveiro, uma competição que não temos tido grande sorte mas que este ano estávamos confiantes que poderíamos mesmo vencê-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pré-temporada, positiva, que mostrou quais jogadores estão mais aptos a começar a temporada no time titular. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pré-temporada, positiva, que mostrou quais jogadores estão mais aptos a começar a temporada no time titular. :thumbsup:

Obrigado pelo comentário. A pré-temporada foi isso mesmo.

O Felipe Menezes acabou por me surpreender imenso porque na verdade e tendo em conta a realidade é um jogador demasiado lento para a posição que ocupa e nestes jogos demonstrou uma grande qualidade de finalização, penso que é um sinal positiva da parte dele tal como da parte de outros jogadores como o Luis Filipe que não jogarão a titulares no futuro próximo mas que demonstraram que quem sabe no futuro o poderão vir a fazer.

:specool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...