Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Campeonato Brasileiro de 1987 - A VERDADE!


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

pára mermão, forçou legal agora...

se no site da CBF ela contradiz o regulamento de que os 2 módulos restantes seriam ambos a Série C, não posso fazer nada...

porem, os regulamentos de cada competição (séries A, B, C, X...) são independentes entre si...

ou seja, vc não tem q ter um vencedor da Série B para ter um vencedor da Série A, cada um é cada um...

outra coisa, ainda nesse aspecto, os regulamentos dos módulos Verde e Amarelo eram um regulamento único, se vc ler o acórdão transitado em julgado da questão, lá diz que o regulamento era um só...

logo se tratava da mesma competição...

se vc pegar os regulamentos das séries A, B, e C, atuais, cada regulamento é cada regulamento, independente entre si, por mais q sejam em parecidos...

tanto é que o regulamento teve de ser assinado por todos os participantes de ambos os módulos (consta no Acórdão que 31 dos 32 participantes assinaram, uma vez que o América-RJ não assinou, mas não participou)...

Squall Pensador

Então em 1987 não teve Série B, né? Só tivemos a Série A e a C, né? É isso? Qual é sua interpretação diante do que está no site da Dona CBF?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 117
  • Criado
  • Última resposta
Então em 1987 não teve Série B, né? Só tivemos a Série A e a C, né? É isso? Qual é sua interpretação diante do que está no site da Dona CBF?

a minha interpretação é essa, q não houve série B, afinal de contas, as divisões nem tinham essa nomenclatura na época, e isso vc deveria saber...

isso veio agora, qdo fizeram o site, ou não foi?

igual qdo a Fifa fez no site dela a parte de campeões mundiais de clubes e não colocou o Corinthians...

depois colocou o Corinthians com um layout diferente de todos e ajustou todos para o layout igual ao Corinthians, lembra???

EDIT: não achei, no site da CBF, nenhum lugar onde sejam listados todos os campeões...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha interpretação é essa, q não houve série B, afinal de contas, as divisões nem tinham essa nomenclatura na época, e isso vc deveria saber...

isso veio agora, qdo fizeram o site, ou não foi?

igual qdo a Fifa fez no site dela a parte de campeões mundiais de clubes e não colocou o Corinthians...

depois colocou o Corinthians com um layout diferente de todos e ajustou todos para o layout igual ao Corinthians, lembra???

EDIT: não achei, no site da CBF, nenhum lugar onde sejam listados todos os campeões...

Squall Pensador

Essa informação do site da CBF já é antiga. Tem o mesmo tempo da informação de que o Sport é campeão brasileiro de 1987.

Squall, quando falo em Série B, me refiro, logicamente a 2ª Divisão, o mesmo quando dizemos Série A, que é a 1ª Divisão. Não achei que precisaria explicar essa analogia para você.

Realmente o ano de 1987 foi um ano estranho. Tivemos a 1ª divisão e a 3ª divisão, mas não tivemos a 2ª. Mas tudo bem, deixa para lá. :thumbsup:

Só uma pergunta: qual seria a explicação lógica para não termos a 2ª divisão em 1987 e termos a 1ª e 3ª? Você já procurou alguma explicação para isso, pois como você me disse, os módulos verde e amarelo eram a 1ª divisão e o azul e branco eram a 3ª.

Não achou no site da CBF? Hummm... vou te explicar:

entra no site da CBF. No menu do lado esquerdo tem: Competições Oficiais da CBF. Quando clicar vai aparecer os nomes dos campeonatos. Por exemplo, se você clicar na Série A, abrirá outra página com um novo menu no lado esquerdo. Entre as opções estará: campeões. Encontrou?

Isso você pode fazer para todas as divisões.

Vou colocar isso aqui para o pessoal lembrar que a verdade do Sport não é a única. Um e-mail que o Seregon recebeu em 16/05/2009

E-mail que recebi hoje de um torcedor do Sport, que não me permitiu identificação, portanto, nào o farei.

Mas, em relação ao conteúdo do e-mail, que é comum na minha caixa postal, responderei.

————————————————–

Caro RicaPerrone,

Na condição de jornalista respeitável e conhecedor de futebol que é, tendo até como marca registrada a imparcialidade, não consigo entender porque você cita o Flamengo como pentacampeão e fala do título de 87 como se fosse legítimo.

Sou de Recife, conselheiro do Sport e conheço a história de perto. Talvez você seja um dos jornalistas do sudeste que a ignorem em troca de ibope, mas não acredito nisso por ser seu leitor há algum tempo.

Confiando no seu bom senso, espero que faça um post se retratando do equivoco que cometeu dizendo ser o Flamengo o legítimo campeão de 1987.

————————————————–

Caro amigo,

Essa discussão é aquela que toda vez que alguém começa surge outro pra dizer: “Porra, de novo?!”.

Porque ela já deixou de ser uma discussão lógica e passou a ser uma discussão sustentada por paixão, não por razão. Até porque, por razão, outros tantos envolvidos sairiam manchados também, inclusive o meu time de coração, o São Paulo.

Mas, a verdade é a verdade. Não precisamos nos esquivar dela a troco de um rótulo da CBF ou da FIFA. São apenas entidades que oficializam papeis, mas não a emoção e a legitimidade de uma conquista.

Em 1987 os clubes brasileiros fizeram tudo aquilo que sonhamos até hoje que façam: Se uniram, mandaram a CBF passear, arrecadaram mais dinheiro e fizeram sua liga, igual fazem na Europa e em qualquer país de melhor nível profissional que o nosso.

Mas, para agradar esse ou aquele, a CBF resolveu se meter e assumiu o controle do que seria a segundona, módulo amarelo, como queiram. Inventaram um cruzamento dos campeões da série A com os da série B, o que não faz o menor sentido.

Dirão: Mas que absurdo os não rebaixados de 86 estarem na serie B!

Sim, tão absurdo quanto dezenas de campeonatos brasileiros que contaram com mudanças de formulas e não rebaixaram os times do ano anterior, ou quando mudavam de 4 pra 8 classificados faltando 10 rodadas, entre outros. Ou seja, o argumento é valido, mas anula a legitimidade de 70% dos campeonatos já disputados aqui.

Com um argumento: Era a criação de uma liga, e portanto não havia ligação com a última disputa de Brasileiro. Era por convite, e pra se iniciar um novo projeto, uma nova liga, convida quem pode, obedece quem tem juizo. Afinal, hipocrisia as favas, sem os 12 (mais Bahia) clubes que organizaram isso o futebol brasileiro não existe. Inclusive o Sport.

Se é bonito ou não, não sei. Mas a vida é assim. Quando algo começa, quem começou é quem dita as regras. E quem organizou aquilo tudo foram os 12 clubes (mais Bahia) capazes de bater de frente com a CBF. Como se amanhã a F-1 perder 3 equipes e fundarem uma nova categoria, a Ferrari vai ditar as regras e não a Force India, porque quem dá importancia pra aquele novo projeto é a Ferrari.

Enfim, vamos facilitar o basicão.

Se os clubes da série A (modulo verde) se recusaram a jogar com o da série B fizeram bem. Seria patético uma decisão de titulo entre duas divisões, sejam elas criadas pelo criterio que foram. Se o Sport e Guarani acharam tão absurdo assim, deviam ter feito o chororô antes de começar, não depois.

Os 13 clubes disseram que não jogariam com os times do modulo amarelo, portanto a decisão não foi do Flamengo ou do Inter, mas sim dos clubes que a enorme maioria do país torce. Eles optaram por isso e avisaram que não fariam jogo extra com ninguém. Diga-se de passagem, decisão maravilhosa a de bancar o que foi feito no começo e não mudar DURANTE o campeonato pra agradar dirigentes de clubes que votam na CBF. É exatamente aquilo que pede o torcedor e a mídia: Coerencia.

O Sport foi considerado campeão e muita gente argumenta dizendo que foi o legítimo, que não teve “asterisco”, etc.

Ok, mas então, algumas perguntas:

É mais correto dar o titulo ao vencedor da série A, que cumpriu o que os clubes parceiros decidiram, ou ao time que NÃO VENCEU A SERIE B?

Porque omitem a noticia de que o Sport nÃO VENCEU O GUARANI nos penaltis na final do módulo amarelo? Ficou 11×11, e acabou empatado.

Aí, a CBF ignorou o “acordo” dos dois clubes, absolutamente anti-ético e fora de qualquer regra do futebol, e o título foi pro Sport na decisão do quadrangular.

É legitimo?

Porque o Flamengo, pelo menos, venceu a decisão do seu modulo. E o Sport?

Sejamos razoaveis. Aquele campeonato foi um passo fantastico pro futebol brasilero crescer, mas a CBF e clubes menores não aceitaram, deu no que deu. Somado a isso a covardia de alguns grandes, que abriram as pernas por outros interesses e deixaram a CBF ser co-organizadora do torneio.

O Sport é um grande time, tem uma grande torcida e não precisa de um papel pra ser campeão brasileiro. Até porque, sabe que não é. Pois se o Flamengo é questionado por não ter encarado o campeão da série B naquele ano, o que dirá do time que não venceu a série B ser campeão brasileiro sem enfrentar nenhum dos 16 maiores clubes do país naquele ano?

Quem tem o caneco mais contestavel?

Acho que o não campeão da B, que não jogou contra nenhum time da A, que nem sequer venceu o seu módulo, poderia e deveria ser bem mais questionado do que o titulo daquele que cumpriu o acordo entre os clubes, que se recusou a fazer o que a CBF queria e que manteve o combinado.

Some isso ao lamentavel erro do meu SPFC em 2007, quando fez uma camisa “Penta Unico” e desmereceu um titulo de um rival pra vender camisa. Ignorou o que assinou, ignorou o campeonato que ajudou a criar, e passou por cima de um documento assinado pelo proprio Juvenal em 87, em nome do SPFC, dizendo que legitimava o Flamengo campeao de 87.

O que é verdade tem que ser dito. Eu reconheço que o meu clube fez algo bem feio e anti-ético, não tem problema.

MAs acho que tá na hora do torcedor do Sport e dos anti-rubro-negros espalhados por ai buscarem argumentos mais solidos e menos incoerentes.

Porque a coisa mais comum que existe nesse pais é contestar a CBF e pedir que os clubes controlem o futebol.

Quando fazem… não vale. E aí os mesmos que pedem por isso, enchem o peito e dizem: “O Sport foi o legitimo campeão”.

Desculpa irmao. Eu agradeço seu email e espero não passar por mal educado. Mas ao meu ver, se tem alguem que tem uma taça e não foi campeão em 87 é o Sport, que sequer bateu o Guarani na final do seu módulo.

abs,

RicaPerrone

fonte: www.ricaperrone.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom...

essa analogia eu imaginei, mas pelo q me recordo, eu disse q os Módulos Branco e Azul, eram a Segunda Divisão, não a terceira, se em algum momento eu disse o contrário, já me retrato aki, deve ter sido a pressa, mas o regulamento trata de primeira e seguda divisões apenas...

daí a vc naõ ter um campeão da Série B, mas ter da Série C em 1987, já é outra história, pois essa questão de 1ª divisão e série A já é outra enrolada, mas envolvendo o São Paulo, ou Santos, naõ tenho certeza, e é posterior a 87...

qto ao site da CBF, ontem mesmo, qdo postei q não encontrei, eu tentei clicar lá, mas qdo vc clica em campeões anteriores dá erro na página...

isso sempre q vc clica em campeões, tanto da A, qto da B, qto da C...

só me restou olhar da CdB, mas ontem a da CdB tbm estava com erro...

e como eu já disse, sites, mesmo oficiais, apresentam erros, basta ver o site da Fifa, muito maior q a CBF e muitas vezes apresenta erros toscos, como eu já citei o exemplo do Corinthians acima...

o importante não é o site, mas o documento, informação nenhuma de site nenhum no Brasil é válida como documento oficial, isso eu já lhe adianto...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu penso o seguinte: no site da FIFA, diz que o Sport é o campeão. Quem disputou a Libertadores e ficou com o troféu foi o Sport.

O Eurico Miranda falou que o campeão foi o Flamengo.

Então, com tudo isso, só podemos concluir que:

O Sport é campeão. Ora, a FIFA manda no futebol mundial. A Libertadores é disputada pelo campeão. A taça é dada ao campeão. E o Eurico Miranda só fala merd*.

Ponto final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pavel e Meeven, dois coveiros. :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante João Gilberto

Não quero provocar mais uma longa discussão...

Estou APENAS EXPONDO uma informação curiosa do site GLOBOESPORTE.COM...

Afinal, a GLOBO que tanto NEGA o Título do Sport em 1987, coloca como informação no FUTPÉDIA exatamente o contrário!

Basta OLHAR, se quiser, COMENTA ou IGNORA e vai embora, blz?

OLHEM:

INFOGRÁFICO: confira a história do Campeonato Brasileiro, ano a ano

Veja as estatísticas dos campeões e compare o desempenho do seu time com o dos rivais nas 38 edições

imagemwgp.jpg

GLOBOESPORTE.COM, Rio de Janeiro

15/05/09 - 12h29 - Atualizado em 15/05/09 - 12h31

como visualizei a partir da página do Sport, achei que fosse uma pegadinha...

então fui até a página do Flamengo e a informação é a mesma!

imagemper.jpg

SEM asterisco!!!

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
Pqp, em 87 o Jair picerne já era técnico, nem sabia

Leão era o técnico do Sport na época, mas saiu no fim do ano de 87, como a decisão só ocorreu no início de 88 o técnico do Sport na final foi Jair Picerni...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SEM asterisco!!!

:rolleyes:

CARALHO!!

EH NOIX !

AGORA SOMOS OS 21º DO MUNDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CHUPA RESTO DO BRASIL !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado · Desaprovada por Bruno, Maio 17, 2012 - Estava invisível. Utilizando novo método de ocultação.
Desaprovada por Bruno, Maio 17, 2012 - Estava invisível. Utilizando novo método de ocultação.

Juntem os posts rápido, antes de alguém seguir o exemplo e colar justificativas gigantestas em ambos os tópicos.

Link para o comentário
Postado · Desaprovada por Bruno, Maio 17, 2012 - Estava invisível. Utilizando novo método de ocultação.
Desaprovada por Bruno, Maio 17, 2012 - Estava invisível. Utilizando novo método de ocultação.

Estou falando é porque os 2 tópicos estão ativos, então se não unirem os tópicos vai acabar havendo gente postando em ambos, a mesma coisa ou não.

Link para o comentário
Visitante João Gilberto

O Gioz (não sei se é o mesmo daqui) levou meu tópico para outro fórum... nem lembro se avisou, mas ta de boa!

:thumbsup:

basta pesquisar no Google: "Campeonato Brasileiro De 1987 - A Verdade!" que vcs veêm...

não pús o link aqui pra não parecer propaganda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero provocar mais uma longa discussão...

Estou APENAS EXPONDO uma informação curiosa do site GLOBOESPORTE.COM...

Afinal, a GLOBO que tanto NEGA o Título do Sport em 1987, coloca como informação no FUTPÉDIA exatamente o contrário!

Basta OLHAR, se quiser, COMENTA ou IGNORA e vai embora, blz?

OLHEM:

como visualizei a partir da página do Sport, achei que fosse uma pegadinha...

então fui até a página do Flamengo e a informação é a mesma!

SEM asterisco!!!

:rolleyes:

Ué... o campeonato teve 16 clubes só?? HUahua

Acho que os 16 clubes são o da Elite, que o ixport não tava, diga-se de passagem.

E a média de público?? Com certeza ela é referente ao Campeonato da Elite, com os 16 clubes, equivalentes à Série A!!!!!!

SE TUDO era Série A desde o início, deveriam contabilizar todos os jogos dos dois módulos. Mas aí tá as estatísticas da Série A, dando o título ao Ixport. Pobre ixport, tem que ver à força judicial o seu reconhecimento.

Mas enfim, o campeonato com 16 clubes, o Ixport ganhou o campeonato que ele nem disputou! :o

Parabéns, com essa eu tiro o chapéu. Ixport, o Campeão Fantasma!!

P.S.: Muito bem, enquanto o Zico disputava a Série A pelo Mengão, o Genériquinho (genérico do Galinho) bateu bola na Série B em 1987. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
kd a homérica discussão entre eu, Fábio e Junior - AC????

pq tem tão poucas páginas aki???

e JG, pq levaram para outro fórum???

Squall Pensador

acho que inventaram de mesclar todos os típicos que falam disso, dai virou esta ZONA!

a imagem aí é de uma curiosidade que vi no site do globoesporte...

sobre a discussão em outro fórum... acho que alguém leu aqui e achou interessante... daí postou lá IGUALZINHO!

pesquisa ai que você acha... pior que nem me deram o crétido!!!!!

:eyebrow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué... o campeonato teve 16 clubes só?? HUahua

Acho que os 16 clubes são o da Elite, que o ixport não tava, diga-se de passagem.

foi ti q fez o site lá?

foi alguem q tu conhece???

qm garante a tu q esses 16 não são do módulo amarelo?

para mim esses 20 são do módulo amarelo, q foi de onde saiu o campeão, assim como os outros dados são todos os maiores do camp...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi ti q fez o site lá?

foi alguem q tu conhece???

qm garante a tu q esses 16 não são do módulo amarelo?

para mim esses 20 são do módulo amarelo, q foi de onde saiu o campeão, assim como os outros dados são todos os maiores do camp...

Squall Pensador

Claro, os clubes são do Módulo Amaralo, os dados são do Módulo Amarelo, mas o artilheiro é da Primeira Divisão. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...