Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Campeonato Brasileiro de 1987 - A VERDADE!


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

O próprio Sport havia obtido índice técnico suficiente para permanecer no grupo de elite e mesmo assim ficaria de fora. Isso provocou a movimentação dos presidentes de federação e clubes que se sentiam prejudicados pelos desmandos que se anunciavam ocorrer.

Só aí já é um pouco contraditório e dá pra ver que a fonte não é tão confiável, apesar de eu não ter certeza se o Sport deveria ou não participar da primeira divisão.

Quando o placar marcava 11 x 11 o Guarani desistiu da disputa dando assim o título do para o Leão.

Quando li isso, parei de ler. Não foi isso que aconteceu. Dividiram o título do módulo amarelo.

---------------------------------------------

Volto a dizer, tanto Sport quanto Flamengo foram prejudicados pela incompetente CBF. Se ela tivesse condições de organizar seu campeonato com decência, nada disso teria acontecido.

P.S: Claro que futebol é 11 contra 11 e tudo pode acontecer. Mas convenhamos, o time do Sport era um time pra ser campeão da segunda divisão e o Flamengo tinha um timaço, alguns jogadores da base Campeã Mundial em 1994.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 117
  • Criado
  • Última resposta
Visitante João Gilberto
P.S: Claro que futebol é 11 contra 11 e tudo pode acontecer. Mas convenhamos, o time do Sport era um time pra ser campeão da segunda divisão e o Flamengo tinha um timaço, alguns jogadores da base Campeã Mundial em 1994.

eu posso até concordar com isso...

não seria bem mais fácil ter nos enfrentado?!

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu posso até concordar com isso...

não seria bem mais fácil ter nos enfrentado?!

:rolleyes:

Eu também acho que deveria ter enfrentado. Mas é foda, CBF avacalha demais.

Mas eu só penso que deveria ser da seguinte forma:

Fla x um time do módulo amarelo

Inter x outro time do módulo amarelo

Isso quer dizer, sem final de módulo verde e amarelo.

Isso de ter uma final em cada módulo foi mais uma coisa que mostrou a total bagunça do campeonato.

E que ao meu ver, é um forte indício de que houve o cruzamento dos dois módulos com o campeonato já em andamento.

Ou seja, já tava toda feita a fórmula do Módulo verde, mas aí só acrescentaram uma nova fase, com times podendo se enfrentar novamente.

Senão, seria muito mais prático fazer como eu falei. Enfim, o Sport pode até ter ganho no direito, mas é um título que vai ser contestado pra sempre. Enquanto o Flamengo ganhou dentro de campo, jogando o campeonato contra os times de tradição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Eu também acho que deveria ter enfrentado. Mas é foda, CBF avacalha demais.

Mas eu só penso que deveria ser da seguinte forma:

Fla x um time do módulo amarelo

Inter x outro time do módulo amarelo

Isso quer dizer, sem final de módulo verde e amarelo.

Isso de ter uma final em cada módulo foi mais uma coisa que mostrou a total bagunça do campeonato.

E que ao meu ver, é um forte indício de que houve o cruzamento dos dois módulos com o campeonato já em andamento.

Ou seja, já tava toda feita a fórmula do Módulo verde, mas aí só acrescentaram uma nova fase, com times podendo se enfrentar novamente.

Senão, seria muito mais prático fazer como eu falei. Enfim, o Sport pode até ter ganho no direito, mas é um título que vai ser contestado pra sempre. Enquanto o Flamengo ganhou dentro de campo, jogando o campeonato contra os times de tradição.

as finais de cada módulo foram uma exigencia do C13, no intuitode acetar um cruzamento q realmente foi colocado com o camp. em curso...

tipow, até a reunião q decidiu o cruzamento, a Copa União só valia dinheiro...

com a ameaça da FIFA em punir os 16 participantes, tiveram q se acertar com a CBF, q tinha um torneio pronto para começar, mas ainda não havia começado...

como as cotas de patrocinio da Coca e do Açucar União eram válidas para um torneio q deveria ter uma final e não poderia ser com um time do módulo Amarelo, o representante do C13, Eurico Miranda, trouxe que assinaria pelo cruzamento se fossem mantidas as finais individuais, onde entraria o dinheiro do patrocínio...

são detalhes q ninguem aki tocou, mas q vc pode comprovar ao abrir o link da Justiça Federal, nó post inicial do tópico, lá é citado tudo isso...

o q ocorreu de fato:

-C13 convocou e começou o torneio sem a CBF

-CBF organizou torneio sem o C13

-FIFA ameaçou punir qm jogasse torneio de fora da entidade oficial(CBF)

-CBF e C13 sentam para conversar

-Por unanimidade de participantes(o América RJ não assinou, mas tbm não jogou) fica acertada a final individual de cada um e o cruzamento final

e foi assim q aconteceu...

qdo a Copa Brasil(Módulo Amarelo) começou, já havia cruzamento, porem qdo o Módulo Verde Iniciou, não havia ainda...

por isso alguns dizem q o C13 convocou conselho arbitral para retirar o cruzamento e outros dizem q a CBF chamou conselho arbitral para incluir com o torneio em curso...

por isso o módulo verde foi de pontos corridos e o Amarelo foi dividido em 2 grupos...

outra coisa interessante é que eu nunca entendi essa birra nos jornalistas para acetarem o título do Sport, mas ao saber q nenhum jornalista, alem dos do SBT e locais, puderam entrar na Ilha no dia da decisão, entendo a raiva de jornalistas como o Juca Kfouri, por exemplo...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Permita-me só acrescentar uma coisinha João que nunca é dita no que se refere à 1987. Não foi só o Guarani , vice-campeão do ano anterior, que seria alijado sem propósito da disputa do título em 1987. A Inter de Limeira era a campeã paulista na ocasião e também que não teve a honra(?) de participar do módulo verde.

No mais é o que todos já sabem: o Flamengo foi o campeão da Copa União ( do módulo verde, torneio organizado e monetizado pela Globo/Clube dos 13 ) e o Sport Campeão Brasileiro , ou seja , da competição oficial, organizada pela CBF entidade reconhecida pela FIFA como única que pode organizar o campeonato brasileiro. Tanto é que Sport e Guarani ( este pela 2ª vez consecutiva ) representaram o Brasil na Libertadores da América. Fato.

Sport_em_1987-2-1.jpgProva

Post Scriptum: Torcedor do Sport chato Cap. BioFa? Não sabes da missa 1/3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado como esse sujeito fala "Verdade", como se o que ele diz fosse absoluto e incontestável, e associando o questionamento à falta de inteligência.

Esse João Gilberto... Daqui a pouco vai falar em discriminação...

Pois é..

Mas o coitadinho já foi tão ridicularizado no fórum que nem vou fazer o serviço de prolongar minha opinião..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Sport chora para o povo brasileiro reconhecer o título brasileiro deles, porque eles sabem que não adianta porra nenhuma a CBF reconhecer o título se ninguém mais reconhece.

Chorões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sport ganhou 'de jure' e o 'de facto' é tão mal explicado que não entro no mérito. Esse campeonato, por toda a lambança, era para terminar os dois sendo campeão, mais o pior seria declarar o Flamengo campeão, por isso que eu não acho absurda a decisão de nomear o Sport campeão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Sport ganhou 'de jure' e o 'de facto' é tão mal explicado que não entro no mérito. Esse campeonato, por toda a lambança, era para terminar os dois sendo campeão, mais o pior seria declarar o Flamengo campeão, por isso que eu não acho absurda a decisão de nomear o Sport campeão.

antes de entrar no forum e ler sobre o assunto, eu achavajusta a divisão, assim como voce, mas após ler bastante, principalmente de fontes variadas, de ambos os lados, cuminando com a leitura de uma únca fonte segura(súmula do TRF sobre o assunto), vc ve o quebra-cabeça se encaixar e vê q mesmo a divisão é injusta...

o título do Flamengo é pura mídia, e a mídia tem poder...

O Sport chora para o povo brasileiro reconhecer o título brasileiro deles, porque eles sabem que não adianta porra nenhuma a CBF reconhecer o título se ninguém mais reconhece.

eu não choro por nada, naõ preciso do reconhecimento de ninguem para saber q fui campeão...

até pq sei da história, não fico de birra ignorando a verdade...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção!! A todos que dizem que a Copa União foi algo a revelia dos clubes e etc... dêem uma olhada no acerdo digital da Veja On line!

Edição 993, de 16 de setembro de 1987, nas páginas 78/79. Claro que não é a dona da verdade, mas há muito mais credibilidade do que outros sites por aí.

Vejam lá: a CBF não tinha dinheiro nem pra pasasgem! Ou seja, coisas que a gente já ouve falar hoje em dia e alguns torcedores insistem em dizer que foi tudo invenção. Talvez a gente nem tivesse campeonato em 87 se os clubes não fizessem algo. Vergonha total!

Vou dar uma pesquisada mais... mas o fato é que a CBF não podia nem honrar as cuecas. É muita cara de pau se declarar único campeão brasileiro enfrentando clubes de segunda divisão! :P

Pra mim o Sport só merece ser considerado TAMBÉM como campeão brasileiro de 1987 porque conseguiu a vitória na Justiça. Mas de fato, ganhou um campeonato da segunda divisão, e os clubes agiram muito bem organizando um campeonato quando a entiadde máxima do futebol brasileiro não poderia fazê-lo!

Edit: Edição 1.007, de 23.12.1987, nas fls. 54/55, fala sobre o fim da Copa União. E como a segunda divisão terminou sem campeão. Mais uma vez coisas que a gente já sabe. Esse Homero é uma figura, botando faixas pros torcedores do Sport não beberem Coca. huahuahuahua

Aí eu até concordo, tomar líquido que desentope pia! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção!! A todos que dizem que a Copa União foi algo a revelia dos clubes e etc... dêem uma olhada no acerdo digital da Veja On line!

Edição 993, de 16 de setembro de 1987, nas páginas 78/79. Claro que não é a dona da verdade, mas há muito mais credibilidade do que outros sites por aí.

Vejam lá: a CBF não tinha dinheiro nem pra pasasgem! Ou seja, coisas que a gente já ouve falar hoje em dia e alguns torcedores insistem em dizer que foi tudo invenção. Talvez a gente nem tivesse campeonato em 87 se os clubes não fizessem algo. Vergonha total!

Vou dar uma pesquisada mais... mas o fato é que a CBF não podia nem honrar as cuecas. É muita cara de pau se declarar único campeão brasileiro enfrentando clubes de segunda divisão!

Pra mim o Sport só merece ser considerado TAMBÉM como campeão brasileiro de 1987 porque conseguiu a vitória na Justiça. Mas de fato, ganhou um campeonato da segunda divisão, e os clubes agiram muito bem organizando um campeonato quando a entiadde máxima do futebol brasileiro não poderia fazê-lo!

olhe véi...

q não teria camp em 87, todo mundo sabe...

mas pq os clubes, ao conseguir patrocinio não foram falar com a CBF para chancelar e tornar oficial???

pq jogar um torneio amistoso, se sabiam q a CBF estava na mão deles, financeiramente???

o problema maior foi justamente esse, tentaram passar por cima do poder da CBF, se os clubes que conseguiram o patrocínio tivessem ido atras da CBF para tentar organizar a coisa, um torneio com todos dividido em grupos de igual força, com rebaixamento para diminuir o total de clubes, essas coisas q teriam modernizado o futebol...

mas não, pq correr o risco??? foram e organizaram um torneio como se a CBF estivesse morta, às vistas da FIFA se fuderam...

se tivessem pensado antes, teriam a CBF na mão, meteram os pés pelas mãos e acabaram nas maõs da CBF, q só autorizou o torneio mediante a inclusão de todos q estavam no módulo amarelo, fazendo com q a divisão principal ficasse divida em dois grupos desproporcionais (ainda q tbm tivessem times fortes no módulo amarelo, como o próprio Sport e o Guarani)...

dizer q o módulo amarelo era a segunda divisão, é ignorar o fato de q todos os participantes do módulo tinham o direito de jogar a primeira divisão, tanto quanto os integrantes do módulo verde...

poderia ter se organizado um torneio como foi feito nos anos de 2003 à 2005, com mais rebaixados do que times subindo, reduzindo gradativamente o número de times na série A (na época eram 32)...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sem a Copa União, o Sport disputaria a 2ª Divisão em 1987.

Prejudicados e Beneficiados pela Copa União de 1987

De José Renato Sátiro Santiago Jr.

O título brasileiro de 1987 é, sem dúvida, uma das maiores polêmicas em nosso futebol. As discussões sobre quem foi campeão brasileiro daquele ano são muito quentes, .

Não entrarei nela, mas gostaria de resgatar uma outra questão que é muito pouco discutida sobre aquela competição.

O Campeonato Brasileiro de 1986 seria disputado por 44 equipes e mais 4 que iriam “subir” da segunda divisão entre as duas fases iniciais.

O Conselho Nacional de Desportos, antigo CND, tinha a intenção de reduzir o número de participantes da primeira divisão do campeonato brasileiro. Ao lado da CBF estabeleceu que o campeonato de 1986 seria classificatório para o de 1987, quando 24 equipes participariam do mesmo.

O regulamento original de 1986 estabelecia que da primeira para a segunda fase 32 equipes se classificariam. As 24 melhores fariam parte da primeira divisão de 1987.

No entanto, um problema envolvendo o Vasco da Gama e Joinville durante a fase inicial, fez com que o regulamento fosse alterado durante a competição o que causou a classificação de 36 equipes para a segunda fase, 4 a mais que o original.

Diante disso, ficou definido o aumento para 28 no número de classificados para o campeonato nacional da primeira divisão de 1987.

Se esta segunda versão do regulamento tivesse sido obedecida, as 28 equipes que disputariam a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro seriam:

Atlético - GO, Atlético - MG, Atlético - PR, América - RJ, Bahia, Bangu, Ceará, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Goiás, Grêmio, Guarani, Flamengo, Fluminense, Internacional - RS, Internacional - SP, Joinville, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Rio Branco - ES, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Treze e Vasco da Gama.

No entanto, em 1987, a criação do Clube dos 13 e a realização da Copa União, tiraram da principal competição nacional de 1987 as seguintes equipes, no meu entendimento, as maiores prejudicadas.

Atlético - GO, Atlético - PR, América - RJ, Bangu, Ceará, Criciúma, CSA, Guarani, Internacional - SP, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco - ES e Treze.

Dentre estas 14 equipes, apenas o América - RJ, por se sentir prejudicado, se recusou a participar do campeonato organizado pela CBF em 1987, o chamado Módulo Amarelo

O Clube dos Treze resgatou, em 1987, duas equipes que deveriam participar da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro daquele ano, no caso, as maiores beneficiadas:

Botafogo - RJ e Coritiba.

Ao organizar o Módulo Amarelo, a CBF resgatou para o que ela considerou como também sendo da Primeira Divisão, duas equipes que deveriam participar da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 1987, são elas:

Sport e Vitória - BA.

Se a CBF tivesse utilizado como critério completar o Módulo Amarelo com as equipes classificadas imediatamente depois daquelas que já tinham conseguido a vaga no campo, elas seriam o Vitória - BA, que foi realmente chamado, e a Ponte Preta, outra prejudicada que acabou tendo que disputar o Módulo Azul, uma espécie de Terceira Divisão do Brasileiro. Lembrando que o critério anterior era “chamar” as equipes com melhores campanhas na Segunda Fase do Brasileiro de 1986.

Fonte: Blog do Birner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algo errado...

segundo a wikipedia, onde acabo de ler (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_brasileiro_de_1986) na classificação final de 86, o Sport é 28º, e segundo esse critério apontado acima, ficaria na primeira divisão de 87...

fica complicado ver essa fonte do blog do birner, para mim é tão confiável qto a wikipédia...

talvez a Wikipédia ainda seja mais, visto q a paixão clubística niterfere menos e lá tem o resultado de todos os jogos e uma explicação rápida do regulamento...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devia ser criada uma regra onde todos que tocassem nesse assunto seriam banidos do forum.

Coisa chata do caralho, de 6 em 6 meses se cria um topico igual a esse e vem todo mundo discutir, o pior é quando ressuscitam topicos antigos para discutir o mesmo assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algo errado...

segundo a wikipedia, onde acabo de ler (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_brasileiro_de_1986) na classificação final de 86, o Sport é 28º, e segundo esse critério apontado acima, ficaria na primeira divisão de 87...

fica complicado ver essa fonte do blog do birner, para mim é tão confiável qto a wikipédia...

talvez a Wikipédia ainda seja mais, visto q a paixão clubística niterfere menos e lá tem o resultado de todos os jogos e uma explicação rápida do regulamento...

Squall Pensador

Squall, aquela tabela é incompleta. Vamos aos RSSSF que lá tem a tabela inteira

O que a wikipedia fala da confusão do campeonato de 1986 é o mesmo do RSSSF que está em inglês

Note: Originally, only 28 teams from groups A-D were supposed to qualify for the

second phase. The last berth in the second phase was to be filled by Vasco da Gama,

but the probe with doping in the match Joinville 1-1 Sergipe happened, Vasco da Gama

lost the berth to Joinville (who won the 2 points from that match). Vasco da Gama

protested, and Joinville protested back. CBF found itself in a deadlock, decided to

eliminate Portuguesa due to a protest made by the latter in a common justice court

over a matter of ticket's sales. Under the threat of many teams from the state of

São Paulo to abandon the competition in support of Portuguesa, CBF reviewed the decision.

It then decided that 29 teams from groups A-D would qualify to the second phase, so

Vasco da Gama was again qualified. A few days later, CBF declared also that Santa Cruz,

Sobradinho, Náutico would also be qualified so all groups in the second phase would have

the same number of participants.

In the same occasion, CBF extended the berths to 1987 First Level from 24 to 28 clubs

(top-7 from each group of Second Phase).

Mas o mais importante é o que está em negrito e que diz respeito aos clubes que disputariam o campeonato brasileiro em 1987. Estes seriam os 7 melhores classificados de cada grupo da 2ª fase. É isso que o texto do Blog do Birner diz.

Sendo assim, o Sport, que é o assunto do tópico ficou em 8º lugar em seu grupo na 2ª fase, sendo assim, não disputaria a 1ª divisão em 1987.

Table

1-Cruzeiro 16 8 5 3 23-12 21 Qualified

2-Portuguesa 16 7 7 2 19-10 21 Qualified

3-Bahia 16 9 2 5 17-13 20 Qualified

4-Internacional-SP 16 6 6 4 19-18 18 Qualified

-------------------------------------------

5-Atlético-PR 16 5 7 4 15-12 17

6-Náutico 16 6 2 8 14-18 14

7-CSA 16 4 6 6 12-16 14

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

8-Sport 16 3 4 9 14-21 10 Relegated

9-Comercial 16 2 5 9 13-26 9 Relegated

Só coloquei isso aqui para mostrar como a coisa era bagunçada. Não só em 1987, mas em anos anteriores também. Não sei se você já pesquisou, mas procure ver como foi o campeonato de 1985 e você verá como foi possível a Coritiba, Bangu e Brasil de Pelotas chegarem entre os 4 semifinalistas do Brasileiro de 1985. Outra coisa, no início dos anos 80, os estaduais serviam de classificatória para o Brasileiro. Em 1983, o Santos não se classificou e disputaria a Taça de Prata (2ª divisão), mas aí recebeu um convite da CBF e entrou pela janela. Com o Vasco aconteceu o mesmo.

Até a final do módulo do Sport e Guarani em 1987 foi uma bagunça e você sabe disso. Cada equipe cobrou 11 penaltis e como a partida seguia empate, as duas equipes se retiraram de campo e se declararam campeãs. Isso vale? E o pior, depois a CBF disse que estava tudo certo.

Eu que já era nascido e tinha 18 anos, ou seja, não era nenhum menino. Naquela época lembro bem de como foi aquela decisão por penaltis. Toda vez que algum jogador do Sport ou do Guarani perdia um penalti defendido pelo goleiro, o juiz mandava voltar a cobrança e aí depois o time convertia o penalti. Não me lembro se teve algum chute para fora.

Enfim, só coloquei isso aqui para mostrar que a situação não é tão certinha como muitos pregam. Era uma bagunça. Desde o rebaixamento do Guarani e do América até o cruzamento dos módulos e tudo mais.

O Sport não tem culpa de nada e acho que seria injusto tirar o título do clube, mesmo com as confusões na decisão do módulo. Da mesma forma é o que eu penso sobre a conquista do Flamengo. Eu que tenho uma queda pelos rubro-negros acho muito ruim essa rivalidade entre as duas torcidas. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente essa é uam fonte correta e mostra q de fato o Sport disputaria a segunda divisão...

mas o q tbm mostra é como era comum na época os clubes serem convidados para fechar tabelas, o q não teria sido diferente com o Sport...

e o critério de escolha de escolha do Sport não foi de todo errado, visto q a Ponte Preta(à frente do Sport na Classificação final) ficou em 9º na segunda fase, q pelo q o Birner deu a entender, era o modo de escolha dos times substitutos...

qto a decisão por penaltys, foi tosqueira mesmo, mas no fim das contas o título dividido foi apenas do módulo, e não do campeonato, aceitaram inclusive pq depois disso deveria ter acontecido o quadrangular...

eu sei q era tudo uma bagunça, mas d qlqr forma, o q eu defendo é a imposição dos clubes, de maneira como se eles detivessem a verdade e mais nada valesse, ignorando o poder da CBF(mesmo q já fosse a bosta q é) é uma questão de hierarquia, não adianta ficar passando por cima do poder alheio...

acredito q a CBF não reconhece o título do Fla unicamente por usar disso como forma de penitenciar o clube, do contrário já teria dividido, concorda???

outra bandeira q levanto é q naõ se pode chamar o que aconteceu ao Guarani de rebaixamento, visto q os dois grupos tinham times de primeira divisão, ainda q divididos em fortes e fracos...

assim como sei q era tudo uma zona, por amis q fosse uam zona eu acho errado tratar equipes q tinham adquirido no campo o direito de disputar a primeira divisão de equipes de segunda divisão...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente essa é uam fonte correta e mostra q de fato o Sport disputaria a segunda divisão...

mas o q tbm mostra é como era comum na época os clubes serem convidados para fechar tabelas, o q não teria sido diferente com o Sport...

Mesmo sem a Copa União, o Sport não disputaria a 1ª divisão. A princípio não haveria convidados, mas claro que se houvesse, o Sport era candidato.

e o critério de escolha de escolha do Sport não foi de todo errado, visto q a Ponte Preta(à frente do Sport na Classificação final) ficou em 9º na segunda fase, q pelo q o Birner deu a entender, era o modo de escolha dos times substitutos...

Pois é não entendo porque ele fala em Ponte Preta, quando na realidade o Sport era muito mais "dono" da vaga do que a Ponte.

qto a decisão por penaltys, foi tosqueira mesmo, mas no fim das contas o título dividido foi apenas do módulo, e não do campeonato, aceitaram inclusive pq depois disso deveria ter acontecido o quadrangular...

Desculpe-me, Squall, mas falar isso é o mesmo que dizer que Flamengo e Internacional não precisavam disputar a final da Copa União porque deveriam disputar o cruzamento dos módulos. Se não precisasse ter campeão e vice em cada módulo era melhor ter feito o cruzamento direto. O que aconteceu no final do módulo entre Guarani e Sport é uma aberração digna da CBF.

eu sei q era tudo uma bagunça, mas d qlqr forma, o q eu defendo é a imposição dos clubes, de maneira como se eles detivessem a verdade e mais nada valesse, ignorando o poder da CBF(mesmo q já fosse a bosta q é) é uma questão de hierarquia, não adianta ficar passando por cima do poder alheio...

acredito q a CBF não reconhece o título do Fla unicamente por usar disso como forma de penitenciar o clube, do contrário já teria dividido, concorda???

A CBF não reconhece por isso mesmo que você já disse. E foi por isso também que ela insistiu no cruzamento. Quando alguém tem poder e percebe que está perdendo-o a tendência é reagir. A CBF naquela época fez isso, depois que viu alguns clubes se organizando para fazer uma campeonato rentável para eles. A pena é que o Clube dos 13 perdeu a chance de fazer algo que nos países da Europa é muito comum e é feito com sucesso, onde as ligas de clubes tomam conta do campeonato nacional e geralmente a federação do país cuida apenas das Copa nacional, de algumas divisões inferiores e da seleção do país. Você sabe, que na Inglaterra, Itália, Espanha e outros países, quem toma conta do campeonato principal são os clubes e não a federação. Aqui infelizmente não temos isso e o Clube dos 13 é apenas uma associação que briga por direitos televisivos, pouco na minha opinião.

outra bandeira q levanto é q naõ se pode chamar o que aconteceu ao Guarani de rebaixamento, visto q os dois grupos tinham times de primeira divisão, ainda q divididos em fortes e fracos...

Realmente o Guarani não foi rebaixado e o América também não e outros clubes que disputariam a 1ª divisão em 1987 estavam no módulo do Sport. Da mesma forma, o Botafogo deveria estar no módulo do Sport e não estava, assim como o Sport estava no módulo correto. O problema que nos divide, é a idéia do cruzamento.

assim como sei q era tudo uma zona, por amis q fosse uam zona eu acho errado tratar equipes q tinham adquirido no campo o direito de disputar a primeira divisão de equipes de segunda divisão...

Também concordo que os clubes deveriam disputar os campeonato nos quais se classificaram em campo. POr isso que fiz questão de mostrar que o Sport não poderia disputar a 1ª divisão naquele ano de 1987, já que ele não conquistou a vaga em campo. Da mesma forma, o Guarani deveria ter disputado a Copa União no Módulo do Flamengo. Como a confusão é grande que sempre que posso defendo a idéia da divisão dos títulos, mas cada um acredita e defende o que quer, não é mesmo?

Um abraço e Feliz Natal para você e seus familiares.

Passarei o final do ano aí em Recife. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Injustiça com os outros clubes que teriam direito de disputar a primeira divisão até foi... em outra oportunidade já usei o exemplo, de uma Copa do Mundo organizado pelas seleções. Pra mim, de fato, a primeria divisão do futebol brasileiro foi disputada pelo Flamengo, com as equipes que fazem parte da elite do futebol brasileiro até hoje. É hipocrisia dizer que o Módulo do Sport era a Série A pq tinha alguns clubes que mereciam estar lá. Foi injusto, foi... mas se o Santo André ficasse na Série B ano que vem, a Série B ainda seria Série B.

Desculpe-me, Squall, mas falar isso é o mesmo que dizer que Flamengo e Internacional não precisavam disputar a final da Copa União porque deveriam disputar o cruzamento dos módulos. Se não precisasse ter campeão e vice em cada módulo era melhor ter feito o cruzamento direto. O que aconteceu no final do módulo entre Guarani e Sport é uma aberração digna da CBF.

Só demonstra o quanto a CBF é sem vergonha.

Feliz natal e ano novo a todos. Agora só em 2009.

E Squall, vê se em 2009 para com isso de pensador! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é não entendo porque ele fala em Ponte Preta, quando na realidade o Sport era muito mais "dono" da vaga do que a Ponte.

ele defende essa posição para passar a impressão do Sport ter disputado irregularmente, mesmo com a necessidade de ajuste no número de times, q é o q torna a participação do Sport correta...

Desculpe-me, Squall, mas falar isso é o mesmo que dizer que Flamengo e Internacional não precisavam disputar a final da Copa União porque deveriam disputar o cruzamento dos módulos. Se não precisasse ter campeão e vice em cada módulo era melhor ter feito o cruzamento direto. O que aconteceu no final do módulo entre Guarani e Sport é uma aberração digna da CBF.

eu não disse q não foi bizarro, disse apenas q observando, mesmo q qlqr um dos dois perdesse, não alteraria no título do Sport (talvez tivesse sido até melhor q o Sport perdesse a decisão do módulo e vencesse apenas a decisão do torneio)...

A CBF não reconhece por isso mesmo que você já disse. E foi por isso também que ela insistiu no cruzamento. Quando alguém tem poder e percebe que está perdendo-o a tendência é reagir. A CBF naquela época fez isso, depois que viu alguns clubes se organizando para fazer uma campeonato rentável para eles. A pena é que o Clube dos 13 perdeu a chance de fazer algo que nos países da Europa é muito comum e é feito com sucesso, onde as ligas de clubes tomam conta do campeonato nacional e geralmente a federação do país cuida apenas das Copa nacional, de algumas divisões inferiores e da seleção do país. Você sabe, que na Inglaterra, Itália, Espanha e outros países, quem toma conta do campeonato principal são os clubes e não a federação. Aqui infelizmente não temos isso e o Clube dos 13 é apenas uma associação que briga por direitos televisivos, pouco na minha opinião.

poisé, o C13 pouco pensou e se fudeu, a CBF não reconhece 'apenas' como punição, e isso é público e notório...

e correto, pois mesmo se tenha sido forçado a assinar o cruzamento, se não ia jogar o cruzamento, q fizesse como o América q saiu de todo do torneio, concorda?? ficou uma atitude pela metade, talvez apenas isso modificasse o poder q o C13 tem hj, melhorando o q ele hj é...

Realmente o Guarani não foi rebaixado e o América também não e outros clubes que disputariam a 1ª divisão em 1987 estavam no módulo do Sport. Da mesma forma, o Botafogo deveria estar no módulo do Sport e não estava, assim como o Sport estava no módulo correto. O problema que nos divide, é a idéia do cruzamento.

discordamos um pouco, o correto era ter excluído alguns clubes do módulo verde, e alguns do Amarelo (entre eles o Sport) ficando 2 módulos de 14, ambos representando a Série A...

ou colocassem todos juntos em um grande grupo de 28...

qualquer substituição de perticipantes que deixasse a primeira divisão com menos de 28 clubes seria igualmente errada, assim como o q aconteceu...

eu sou radicalmente contra a posição q coloca o módulo amarelo como a segunda divisão, ficou claro no regulamento q os dois primeiros módulos eram série A, e outros 2 (azul e branco) seriam série B...

Também concordo que os clubes deveriam disputar os campeonato nos quais se classificaram em campo. POr isso que fiz questão de mostrar que o Sport não poderia disputar a 1ª divisão naquele ano de 1987, já que ele não conquistou a vaga em campo. Da mesma forma, o Guarani deveria ter disputado a Copa União no Módulo do Flamengo. Como a confusão é grande que sempre que posso defendo a idéia da divisão dos títulos, mas cada um acredita e defende o que quer, não é mesmo?

sem a copa união o Sport naõ teria jogado a primeira divisão, assim como outros tbm já vimos (Botafogo por exemplo...)

mas, com a copa União, a participação do Sport na primeira divisão foi legítima, concorda???

vc naõ pode dizer q a participação do Sport foi errada e a copa união correta, nem o contrário, uma coisa depende da outra...

Injustiça com os outros clubes que teriam direito de disputar a primeira divisão até foi... em outra oportunidade já usei o exemplo, de uma Copa do Mundo organizado pelas seleções. Pra mim, de fato, a primeria divisão do futebol brasileiro foi disputada pelo Flamengo, com as equipes que fazem parte da elite do futebol brasileiro até hoje. É hipocrisia dizer que o Módulo do Sport era a Série A pq tinha alguns clubes que mereciam estar lá. Foi injusto, foi... mas se o Santo André ficasse na Série B ano que vem, a Série B ainda seria Série B.

tbm tenho um bom exemplo de copa do mundo, e não é nbem fictício...

concorde comigo:

o Brasil venceu a Copa de 2002, correto???

o Brasil jogou o grupo mais fácil na primeira fase, correto?

o jogo das oitavas mais fácil tbm foi do Brasil correto??

agora analise a campanha da alemanha, jogou contra as seleções mais fortes q as do Brasil certo? excetuando o jogo do Brasil contra a Inglaterra o Brasil só pegou limpeza e chegou na Final...

se a Alemanha dissesse q naõ jogaria pq o Brasil pegou um grupo mais desqualificado, e mata-matas mais fáceis, ela poderia se considerar campeã???

o regulamento previa o jogo, não previa? por mais q o regulamento de 87 tenha sido alterado, foi alterado com a anuencia de todos, e os q se sentiram forçados q pulassem fora, como fez o América-RJ...

não justifica, chamar o módulo Amarelo de Segunda divisão é se fazer de cego, vc pode até dizer q o Sport deveria estar no azul, com redução no número de participantes do Verde e Amarelo, mas mexer em qlqr dos fatores (numero de clubes de cada grupo e qualificação dos grupos) sem mexer no outro, é tentar distorcer a verdade, algo q acontece desde lá, ensinando a qm não se preocupa em pesquisar q o correto é a versão do Fla...

assim como o Birner dá a entender e vimos acima q ele está errado...

Um abraço e Feliz Natal para você e seus familiares.

Passarei o final do ano aí em Recife.

a queima de fogos em boa viagem é show de bola, mas não sei se eu estarei aki...

feliz natal e próspero ano novo...

Feliz natal e ano novo a todos. Agora só em 2009.

eu ainda trabalho e continuarei postando, não vai ter feriadão esse ano no escritório...

eu odeio a VIVO!!!

:P

feliz natal e próspero ano novo...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sou radicalmente contra a posição q coloca o módulo amarelo como a segunda divisão, ficou claro no regulamento q os dois primeiros módulos eram série A, e outros 2 (azul e branco) seriam série B...

Squall Pensador

Bem só mais uma coisa a respeito disso.

Você sabe que os módulo Branco e Azul eram regionalizados não é? Pois bem, sendo assim teríamos dois campeões. Você diz que no regulamento isso é claro. No entanto no próprio site da CBF não é isso que ela mostra. Primeiramente o título do Operário (módulo branco) desapareceu e o título do Americano (módulo azul) é reconhecido com título da série C.

Que loucura é essa? O Sport é campeão da Série A em 1987 e o Americano é da Série C no mesmo ano. Onde está o campeão da Série B? Segundo o que a CBF diz não houve série B? Resolva este enigma, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pára mermão, forçou legal agora...

se no site da CBF ela contradiz o regulamento de que os 2 módulos restantes seriam ambos a Série C, não posso fazer nada...

porem, os regulamentos de cada competição (séries A, B, C, X...) são independentes entre si...

ou seja, vc não tem q ter um vencedor da Série B para ter um vencedor da Série A, cada um é cada um...

outra coisa, ainda nesse aspecto, os regulamentos dos módulos Verde e Amarelo eram um regulamento único, se vc ler o acórdão transitado em julgado da questão, lá diz que o regulamento era um só...

logo se tratava da mesma competição...

se vc pegar os regulamentos das séries A, B, e C, atuais, cada regulamento é cada regulamento, independente entre si, por mais q sejam em parecidos...

tanto é que o regulamento teve de ser assinado por todos os participantes de ambos os módulos (consta no Acórdão que 31 dos 32 participantes assinaram, uma vez que o América-RJ não assinou, mas não participou)...

Squall Pensador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...