Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM08] Um tributo a Ernst Happel - de 2007/08 a 2023/24


GG.

Posts Recomendados

Li toda a história, e realmente adorei, ótimo trabalho Gilson :D

Legal que tenha gostado, obrigado.

Vi os vídeos também. O gol contra a Juve foi lindo!

No sentido da boa sorte/competência, é pq sorte se deseja à quem não está preparado. Competência se deseja aos melhores. :P

Foi um belo gol mesmo e foi no início da partida, aos 7.

Sei disso. Também faço isso...brinco que sorte é para os incompetentes.

Agora sim este fórum está completo!!!

Muito boa idéia e ancioso por saber as ligas...

Parabéns, Gílson!

Pois é Joe, não podia ficar de fora da festa da melhor seção do fórum. :specool:

As ligas? Em breve.

Muito bonita a história dele, nunca tinha ouvido falar nele, afinal ele morreu antes de eu nascer...

A seleção holandesa que ele treinou foi a famosa Laranja Mecânica?

Aqui no Brasil falam muito de outros treinadores com mais marketing. Na verdade não era mais a Laranja Mecânica que maravilhou o mundo em 74, mas tinha vários dos jogadores de 74 e ainda era uma forte equipe, tanto que chegou à final. Eu sei que o "se" não existe, mas gostaria de ver como seria a final de 78 se Cruyff tivesse ido à Copa da Argentina.

Boa sorte gg, irei acompanhar.

Não conhecia nada do Happel, e fiquei até abismado com a capacidade

desse treinador.

Sei disso, ele é pouquíssimo falado no Brasil apesar da carreira vitoriosa, o que só mostra que muitos dos que se dizem conhecedores do futebol na TV, pouco conhecem na verdade, basta ver quando falam da final entre Grêmio e o Hamburgo. Tratam o Hamburgo como qualquer um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1,6k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • GG.

    553

  • gq-tricolor

    88

  • Henrique M.

    99

  • bbds

    118

banner.png


Lukas Henning: meu personagem

Lukas Winkler Henning é meu nome. Sou austríaco, nascido em Viena, no dia 2 de janeiro de 1967. Meus pais também são austríacos, ambos nasceram antes do início da 2ª Guerra Mundial e passaram parte da infância sob os horrores da guerra.

Meu pai é um amante do futebol. Torcedor do Rapid Viena, ele conhece muito sobre o esporte e sempre cultivou em mim o gosto pelo futebol contando-me histórias sobre os grandes times e jogadores e sobre as formações táticas do futebol.

Por conta dessa relação com o meu pai, minha ligação com o futebol foi intensa desde o início. Como único filho homem da família (os outros dois filhos são minhas irmãs mais velhas), sempre tive total atenção de meu pai quando ele tinha tempo disponível e como ele, tornei-me torcedor do Rapid Viena.

Mesmo gostando muito de futebol, meu destino profissional não esteve ligado a ele, pelo menos até eu completar meus primeiros 25 anos de vida. Minha graduação foi em Administração pela Wirtschaftsuniversität Wien (Universidade de Economia e Administração de Viena) e desde o término dela eu trabalhava no setor administrativo de uma agência do Raiffeisen Zentralbank, um banco que atua principalmente com cooperativas.

A guinada de rumo aconteceu em um dia, antes do início da temporada 1992/93, quando estava com 25 anos.


Mudança de rumo

Sempre que podia, eu e meu pai íamos ao centro de treinamento do Rapid para acompanhar os jovens jogadores do clube em seus treinamentos. Era a oportunidade para ver alguns dos futuros jogadores profissionais do clube.

Foi em um dia como esse, que a minha vida profissional tomou outro rumo. Eu e meu pai estávamos freqüentando, durante toda a semana, o centro de treinamento do clube e sempre encontrávamos com outras pessoas que também acompanhavam os treinos e as partidas amistosas. Em sua maioria, essas pessoas eram pais, parentes e amigos dos jovens jogadores, mas sabíamos que era comum, que no meio das pessoas que assistiam os treinos, houvesse um ou outro olheiro disfarçado para ver os jovens jogadores.

Ao final do treino, um senhor nos abordou e se apresentou como Roy Van de Graff, olheiro do Ajax, da Holanda. Fiquei espantado, porque normalmente, os holandeses não apareciam na Áustria em busca de jogadores. Ele disse que estava à procura de jogadores, mas que também ouvira as conversas entre meu pai e eu durante aquela semana e que havia gostado das análises que eu fazia sobre os jogadores. Ele me deu um cartão e disse que gostaria de conversar mais comigo e que se eu quisesse, poderia falar com ele no hotel onde ele estava hospedado.

Para encurtar a história, eu fui ao encontro dele e depois de conversar por algumas horas fui convidado a integrar o programa de novos profissionais do Ajax. O programa visava preparar olheiros, preparadores físicos e treinadores para o clube e da mesma forma que a academia de jovens do clube holandês, os escolhidos para esse programa são indicados por profissionais do próprio clube e não por indicações externas ou por outro processo de seleção.


O Ajax

Foi assim que deixei minha carreira incipiente de administrador e me mudei para Holanda. Em Amsterdã, no De Toekomst (O Futuro, em holandês), o centro de treinamento de jovens do Ajax, fui aos poucos conhecendo o universo do clube em um processo de inserção profissional com muito estudo, análises e viagens monitoradas. Só depois desse período, passei a viajar sozinho pelos quatro cantos do mundo em busca de jovens valores para o Ajax.

Vivi sete anos trabalhando como olheiro. No meio do ano de 2000, resolvi que deveria começar o novo milênio com um outro enfoque em minha carreira. Não que eu não gostasse de ser olheiro, mas achava que poderia render mais como treinador. Foi um pouco complicado convencer meus superiores de que gostaria de tentar outra atividade dentro do Ajax. Por fim, consegui convencê-los e passei a trabalhar nas categorias de base do clube e passei por várias delas. Conquistei alguns títulos, mas não posso me vangloriar deles, já que isso é comum entre todos os treinadores que trabalham no Ajax.

Apesar de toda a organização e estrutura do Ajax, o passo final de um treinador das categorias de base para a equipe principal é muito difícil. São poucos os casos de treinadores que passaram pelas categorias de base do clube e conseguiram dirigir o time principal. Existem muitos treinadores holandeses com um bom nome no mercado do futebol e, além disso, sempre aparece um ex-jogador querendo continuar no meio futebolístico como treinador. Para se ter uma idéia, de 2000 para cá, oito treinadores dirigiram o Ajax e desses, apenas três passaram pelas categorias de base, Adrie Koster o atual treinador, e Co Andriaanse e Jan Wouters.

Por tudo isso é muito comum que treinadores das categorias de base do Ajax deixem o clube para tentar algo mais em outro lugar. Eu percebi que se quisesse dirigir alguma equipe principal teria que deixar o Ajax. Anunciei a minha vontade de deixar o clube, mas deixei claro que só faria isso, caso surgisse uma boa oportunidade.


Outro Ajax em minha vida

E a oportunidade veio, mas não da forma que eu desejava. Em dezembro de 2006, o holandês Ad Zonderland, diretor do Departamento de Futebol do clube sul-africano, Ajax Cape Town, clube-parceiro do Ajax, estava procurando um novo treinador para a equipe reserva daquele clube, já que o atual treinador, Craig Rosslee, substituiria o treinador da equipe principal, o turco Muhsin Ertuğral, que assumiria o Kaiser Chiefs na temporada 2007/08.

Mesmo não sendo o que eu procurava, vi com outros olhos a vaga no Ajax da África do Sul. Com a Copa do Mundo de 2010 se aproximando seria natural que o futebol sul-africano recebesse mais atenção da mídia internacional e se eu estivesse lá, fazendo um bom trabalho, talvez recebesse algum tipo de atenção que poderia render algo melhor no futuro para mim. Além do mais, o fato de ser formado profissionalmente pelo Ajax, poderia abrir mais rápido as portas da equipe principal do Ajax Cape Town ou de algum outro clube sul-africano. O tempo mostrou que eu não estava enganado.


Dados do Treinador

* Nome: Lukas Henning
* Data de nascimento: 2/1/1967
* Nacionalidade: austríaca
* Outra nacionalidade: holandesa
* Clube preferido: Rapid Viena
* Experiência profissional: futebolista semi-profissional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw ae Gilson...

vai ser uma grande história...

Espero que sim.

30 com os 7 titulos q conquistou como jogador :D

entao boa sorte mais uma vez =P

Me pegou nessa, mas você errou...são 32 se contar a Copa da Áustria e a edição extra-oficial da Mitropa. :bleh:

Bacana, vou acompanhar! ;)

Que bom.

Vai começar no Cape Town ?

Mesmo assim espero que consiga treinar tb o Rapid Viena.

Será?

O que sei é que estava com muita vontade de jogar na África. Rapid Viena? Só o futuro poderá dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu já joguei na África do Sul, no começo é empolgante, mas com o futuro percebemos que não é tão empolgante assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, Africa deve ser dificil jogar, é o unico continente que não joguei ainda.

Mas tu saiu do Ajax pra treinar o time reserva e não o principal, foi isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...bela história...vai ser bacana seguir sua carreira...

Obrigado e espero que acompanhe.

Eu já joguei na África do Sul, no começo é empolgante, mas com o futuro percebemos que não é tão empolgante assim.

Hummm, de uns tempos para cá passei me interessar em jogar as competições continentais de lá e por isso resolvi encarar. E porque você com o tempo se desinteressou?

Eu gostei de jogar na África, apesar da evolução da carreira ser difícil...

Bem, Henning tem dupla nacionalidade, talvez isso facilite em algum momento.

Bah, Africa deve ser dificil jogar, é o unico continente que não joguei ainda.

Mas tu saiu do Ajax pra treinar o time reserva e não o principal, foi isso?

Difícil eu não sei se é, mas quero jogar a LC de lá. Estou curioso.

Pois é, muitos estão especulando que o Henning vai dirigir o Ajax Cape Town, mas ele foi para o time reserva.

Realmente foste muito feliz na escolha do cara, vai dar uma históra legal.

Valeu e acompanhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner.png





kickoff.jpg

18 de julho de 2007
Lukas Henning é o novo treinador do Ajax
O técnico austríaco foi anunciado pela diretoria do Urban Warriors para substituir Rosslee

O treinador austríaco Lukas Henning será o novo treinador do Ajax Cape Town. Henning foi escolhido para substituir Craig Rosslee, que pediu demissão por problemas de saúde de sua esposa antes mesmo de começarem os amistosos de pré-temporada.

rosslee.jpg
Rosslee deixa o comando do Ajax por problemas de saúde de sua esposa

Henning, de 40 anos, nunca dirigiu um time principal, mas trabalhou como olheiro e treinador das categorias de base do Ajax, de Amsterdã. Ele disse que “sonhava com a oportunidade”, mas que não esperava que ele surgisse tão rápido, já que está no clube há apenas seis meses.

"Sempre quis dirigir um time principal e por isso escolhi vir para a África do Sul trabalhar no Ajax Cape Town. Agora realizarei esse sonho”, afirmou o treinador austríaco.

O contrato de Henning vai até 31 de maio de 2009, informou a diretoria do clube.

contrato.jpg

Sobre seus objetivos, Henning disse que pretende repetir a boa campanha que o Ajax fez na temporada passada na Premier Soccer League, quando terminou em 4º lugar, mas que trabalhará por títulos.

Além dos amistosos de pré-temporada, Henning terá que disputar sua primeira competição oficial pelo Ajax, a Telkom Charity Cup, competição eliminatória disputada pelos quatro clubes mais bem votados pelos torcedores. A partida do Ajax será contra o Platinum Stars, no Estádio FNB, em Joanesburgo, no dia 4 de agosto.

Lukas Henning trabalhou no Ajax de Amsterdã por 14 anos. Em dezembro de 2006, foi convidado por Ad Zonderland para dirigir a equipe reserva do Ajax Cape Town. Agora terá sua 1ª oportunidade em uma equipe principal com a demissão de Craig Rosslee, que dirigiria a equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200708.png


Ajax Cape Town: os Urban Warriors

O Ajax Cape Town Football Club foi fundado em 1999 com a fusão de outros dois clubes da Cidade do Cabo, o Seven Stars and Cape Town Spurs. O Ajax Cape Town faz parte do projeto do Ajax, de Amsterdã, de expandir sua rede de clubes-parceiros pelo mundo.

capetown.png
Escudo do Ajax Cape Town

Esportivamente, o Ajax Cape Town ainda não conseguiu grande sucesso no futebol sul-africano. Foram apenas dois títulos, a Rothmans Cup (atual Telkom Knockout Cup) em 1999/2000 e na temporada 2006/07, a ABSA Cup.

Na Premier Soccer League (PSL), o desempenho do Ajax Cape Town é o seguinte:

1999/2000: 4º
2000/2001: 11º
2001/2002: 14º
2002/2003: 13º
2003/2004: vice-campeão
2004/2005: 6º
2005/2006: 11º
2006/2007: 4º

O desempenho do Ajax na Premier Soccer League não é dos melhores, mas não é por falta de tentativas. Entre 2002 e 2006, o time foi dirigido por Gordon Igesund, treinador sul-africano que é o mais vitorioso da PSL com quatro títulos por quatro clubes diferentes ,mas a melhor colocação foi o vice-campeonato de 2003/04.

A maior goleada do clube foi a vitória sobre o Moroka Swallows por 5 a 1, em 19 de fevereiro de 2006. A maior goleada sofrida foi para o Orlando Pirates por 6 a 0, em 22 de setembro de 2004).

O clube, atualmente, manda seus jogos no estádio Athlone, juntamente com o Santos, clube rival da Cidade do Cabo. O Athlone é um estádio multi-uso com capacidade para 30 mil pessoas construído em 1972. O estádio está sendo reformado para servir como principal local de treino na Cidade do Cabo durante a Copa do Mundo de 2010, já que um novo estádio, com capacidade para 70 mil pessoas, está sendo construído na cidade.

estadio2.jpg
Simulação computadorizada do estádio Athlone após as reformas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca joguei na Liga Africana. Na verdade, até tenho bastante curiosidade em conhece-la!

Como é tendencia nos paises africanos, presumo que seus jogadores sejam bastantes ageis e técnicos. Mas pecam nos atributos mais defensivos. Estou certo?

boa sortee!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

humm africa, interessante....

Nunca joguei lá, apesar de ter vontade, já joguei até em Singapura, mas na africa não :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca joguei na África, quero só ver como tu vai se virar.

Boa sorte ;)

ESsa é 1ª vez também. Também estou curioso.

Também nunca joguei na África.

É bom pro clube essa parceria com o Ajax, o que poderá a render bons jogadores por ai.

Boa sorte.

Infelizmente ela é daquele tipo que dá preferência ao Ajax na contratação dos jogadores sul-africanos.

Genial, apenas!

Valeu.

Nunca joguei na Liga Africana. Na verdade, até tenho bastante curiosidade em conhece-la!

Como é tendencia nos paises africanos, presumo que seus jogadores sejam bastantes ageis e técnicos. Mas pecam nos atributos mais defensivos. Estou certo?

boa sortee!!

ingo, ainda não analisei nada, estou escrevendo feito um condenado e só.

boa introdução...o estádio vai ficar belezzz depois da reforma hein...

boa sorte ae

Vai ficar bom mesmo, mas não há nada no save falando se o estádio passará por reformas. :thumbsdownsmileyanim:

Clube novo e interessante!

Estádio ficará mto bom.

Por enqto, 30mil para o clube está bom.

não sei se 30 mil é o suficiente porque não comecei a jogar...veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...