Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM 2007] O mistério de Monalisa


Jirimias

Posts Recomendados

Ola amigos do fórum,

Apresento-lhes a partir de agora minha nova história .Trata-se de uma trama que girará em torno da obra de arte Monalisa,de Da Vinci.

Em breve aqui navegador do save

Editado por rafinha¹³
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1,5k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Corvão

    113

  • Jirimias

    611

  • Jaum.

    308

  • Will

    100

Mais Ativos no Tópico

UHUUUUUUUUUUUUUUUUL

jirimias ta de volta!!!

fera essa bagulho de enigma

da ultima vez eu descobri facim facim

tomara que dessa vez tbm

tipo..

eu posso me inscrever pra presidente agora, que nem no coxim?

num tendi direito Oo'

aaah,

vo comeca a sign,

até a noite ja estara pronta!

flw brow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º Fase da História

Capítulo 1 - Da Vinci

leonardo-da-vinci.jpg

Leonardo di ser Piero da Vinci foi um pintor, arquitecto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como D. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família, significando "vindo de Vinci".

Nascido num pequeno vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. A maioria das autoridades refere-se aos seus trabalhos como Leonardos e não da Vincis. Presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.

Considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.

Florença,Itália

15 de maio de 1503

(Toc,toc) – o som da porta chama atenção do visionário Da Vinci

-Quem é????Só um minuto – dizia o velho pintor ,jogando um dos pincéis no chão .

O velho assoalho do atêlier de Da Vinci gritava ao pisar de seus pés

A o abrir a porta,uma mulher em um manto negro com um bebê em um dos braços estende as mãos ,sem dizer uma palavra.

-Minha senhora ,eu sou somente um pintor,visionário,poeta,inventor e homosexual assumido ,eu não tenho dinheiro,só tenho pincéis,quadros ..

-Meu senhor,estou sem comer há dias ,preciso e dinheiro e meu filho tem fome e eu não tenho o que lhe dar para comer...

-Entra minha senhora. – ofegante o velho diz abaixando para pegar o pincel que havia deixado cair ao chão.

-O que posso fazer para a senhora é um quadro e a senhora tenta vendê-lo irei colocar minha rúbrica e ele terá um bom valor.Irei fazer um quadro com a tua face mulher.

-Ó muito obrigado meu senhor ,que o Senhor seja bondoso com sua pessoa,mas eu não tenho trajes para ser modelo nem tem boa aparência para tanto.

-Não se preocupe minha senhora,confie no meu pincel,não há em Florença alguem que pinte como eu pinto.

Da Vinci pede a senhora que coloca o pequeno filho sobre a os lençois jogados sobre o chão ,e pediu logo que a senhora saltasse os cabelos ,que abaixasse um pouco o agasalho e o manto na altura abaixo do ombro,e um breve sorriso ainda que triste mas enigmatico foi o bastante para ele começar a pintar o quadro que terminaria domente após uma hora e algumas dezenas de minutos.

-Pronto!!! –disse o velho pintor em êxtase perante seu feito

Virou o quadro em direção à mulher e mostrou-a.Ela mal poderia esconder a fascinação de ver todos seus traços tão honestamente transcritos naquele quadro.

-Ò meu senhor como posso lhe agradecer,está tão lindo!!Só penso como encontrarei um comprador para este quadro ,não conheço admiradores de artes nem pessoas tão ricas capazes de compra-lo pelo preço justo.

Em meio ao diálogo a porta novamente é tocada.

(Toc-toc-toc)-desta vez brutalmente tocada

-Noooossaaaaaaa esperaaaaaa –grita enlouquecidamente o pintor

Caminha até a porta e a abre .

-Senhor da Vinci é o senhor?

-Senhor está no céu,sim eu sou Da Vinci.

-Ò muito prazer meu nome é Gustav Luminere,venho como porta-voz do Rei da França,Francisco I

-Ta bom,entre,sente-se e aguarde um pouco,só não repare a bagunça estou apertada de costuras como dizia minha velha avó.

Com certeza Luminere não esperava tal atitude do pintor,ignorando totalmente o fato de sua visita ser um pedido da majestade ,o rei da França.

Antes de sentar-se porém Luminere segura Da Vinci pelo braço dizendo.

-Senhor,que lindo quadro – dizia se referindo ao quadro que acabara de pintar

-Sim acabei de pintar é um presente para esta senhora .Alias qual o nome da senhora? –disse o pintor se referindo a sua modelo

-Ah,sim senhor perdão meu nome é Lisa Gheradini.

-Ok.Então senhor Luminere interessou pelo quadro?

-Exatamente por isso vim aqui o Rei ouviu falar de suas façanhas como pintor e achou por bem colocar uma de suas obras em seu quarto.

-Ò que gentil ...4 mil taleres de ouro.

-O que?O nome do quadro?

-Não o valor para Vossa Majestade.

-È ,acho justo o artista colocar o preço a sua obra .Ta aqui nesa sacola quer contar?

-Não precisa – toma das mãos do representante do rei e estende-a até a senhora

-Lisa ,está aqui seu dinheiro ,vá e cuide de seu filho.

A quantia dada por Da Vinci era de grande valor na época,a senhora saiu feliz do atêlier com seu filho nos braços.os olhos de da Vinci acompanhava a jovem senhora até a porta.

-Então senhor Da Vinci – interrompe Luminere –Como podemos chamar este belo quadro para que eu possa apresenta-lo junto ao rei.

-Ah,bofe,ó quer dizer Luminere,chama de Lisa ,como o nome da modelo

-Só Lisa

-Ò mona não me aperta não.

-O senhor se comporta estranhamente senhor Da Vinci,diz palavras estranhas que não compreeendo.

-Epaaaaaa ,quero dizer, não senhor Luminere quis dizer que o quadro vai se chamar Mona ,Mona Lisa.

***O quadro pintado por da Vinci foi levado para França onde permanece até os dias atuais***

Editado por Jirimias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curti a introdução!

Vou acompanhar!

Vlw jou

UHUUUUUUUUUUUUUUUUL

jirimias ta de volta!!!

fera essa bagulho de enigma

da ultima vez eu descobri facim facim

tomara que dessa vez tbm

tipo..

eu posso me inscrever pra presidente agora, que nem no coxim?

num tendi direito Oo'

aaah,

vo comeca a sign,

até a noite ja estara pronta!

flw brow

Cê é muito precoce Jaum hehehe.Esses enigmas com certeza vai ser mais alto nivelque aquele outro ,Qto a presidência vc vai ter que tentar acertar os enigmas e /ou torcer para que os jogadores que vc sugerir for bem e talz,ai ce vai subindo de cargo ate chegar a presidente dependendo dos seus pontos.Pra começar vc tem que pensar ems er olheiro,assim que tiver o enigma do olheiro com dez vagas sacou.

abs Jaum aguardo a sign

Capítulo II - O Sequestro de Monalisa

Museu de Louvre,França

21 de agosto de 1911,Segunda feira ,21:00 hs francesas

louvre-museum-picture.jpg

Pintores fazem a manutenção e reforma nos salões de Louvre que encontra-se fechado entre os pintores, o italiano Vicenzo Peruggia .

Patriota e louco,Vicenzo se destacava como pintor de paredes de grandes monumentos e foi selecionado entre muitos pintores da Europa.

-Peruggia, joga o pincel ai – dizia uma voz em sotaque italiano

-Ô toma a Andreaza,toma o meu mesmo porque vou dar uma voltinha rapidinha ao banheiro.

-Ei ,Peruggia,o banheiro é a direita e não por ai.

-Ès muito esperto bambino,lembre-se que sou excêntrico gosto de dar voltas antes de dar uma barrigada,imagina umas voltas aqui no Louvre,vou entrar no banheiro inspirado.

Andreazza que veio junto com Vicenzo da Itália,sabia que o colega tinha manias muito estranhas e resolveu deixá-lo ir.

Vicenzo caminhava e falava consigo mesmo.

-Onde está aquele maldito quadro que esses malditos franceses roubaram??Como podem deixar tantas relíquias assim sem segurança alguma.Ò mas quem está aqui La Gioconda,uhuuu belezinha você volta comigo agora para Itália

La Gioconda ou simplesmente Monalisa,Peruggia pegou a tela em seus braços deixando a moldura e correu ao outro corredor que dava de encontro a velha escadaria que por sua vez chegava a entrada central do Museu.Vicenza conseguiu pegar o quadro como planejava sem ser visto.Seus colegas o procuravam ,e nem sentiram a falta da preciosa obra.Mas no dia seguinte a polícia e os administradores do museu ja preparavam uma busca por toda a Paris para localizar o quadro.Em vão...

Como,Itália

23 de agosto de 1911

-Olha o quadro ,olha o quadro,quadro da Monalisa original somente 6mil liras.Ô meu senhor ,ó minha senhora é o quadro ,é o quadro .

-Ei rapaz me vê este quadro – disse um homem aparentando 35 anos

-6 mil liras meu nobre senhor.

-Rapaz,esteja preso em nome da polícia de Florença por roubo a obras de artes.

Vários policias se juntaram ao homem e levaram preso o ladrão de artes .

Vicenzo não segurava o pranto e gritava negando ser o ladrão e que sua inteção era apenas de recuperar para o seu país a obra que ele julgava ter sido confiscada por Napoleão,desconhecendo que a mesma foi vendida pelo seu próprio criador á França.

Com a prisão Vicenzo foi levado a Florença,onde perdeu o contato com sua esposa e com o seu recém-nascido filho,Lucas Peruggia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que o nível das histórias vai aumentar e muito por aqui...

Isso é muito bom... Vou tentar acompanhar... se conseguir decifrar o enigmna acompanharei mesmo!!!

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que o nível das histórias vai aumentar e muito por aqui...

Isso é muito bom... Vou tentar acompanhar... se conseguir decifrar o enigmna acompanharei mesmo!!!

:thumbsup:

Vlw Joe , seja bem vindo :D

2º Fase

Capítulo III – Brasiliano

São Paulo,Brasil, 03 de fevereiro de 1940

italia01.jpg

Mais um navio de imigrantes italianos chega ao Brasil,refulgiados do clima tenso daquele país e com a promessa impressa nos anúncios que foram espalhados por toda Itália de uma terra promissora.Entre eles Lucas Peruggia,que após a morte da mãe há 3 anos resolveu começar uma nova vida em uma nova terra.Mas os velhos fantasmas perseguiam o jovem italiano,era comum ele ouvir piadas sobre o crime de seu pai,pai este que faleceu após cumprir 11 anos de sua pena e que Lucas não conheceu por escolha da mãe.As pessoas desconfiavam de Lucas,e expressavam brincadeiras de mal gosto o que deixava o jovem rapaz bastante transtornado.No Brasil ,ele não estava livre disso té proque a notícia do roubo de seu pai percussão,mas ainda assim tinha uma grande chance de ser respeitado na nova terra.

Alguns anos depois

Com um bom dinheiro que juntou durante um bom tempo mais a indenização de seguro de sua mãe ,Lucas adquiriu algumas lavrouras de café,se tornando um renomado cafeicultor.Casou –se com uma brasileira onde teve dois filhos gêmeos ;Miguel e Vicente .

Os dois irmãos desde pequeno já demonstravam certa hostilidade um com o outro ,havia disputa pelo café da manhã e até pelo melhor lugar na carroça que levava as crianças para o passeio pelas terras do pai.

O velho Lucas viveu por setenta anos ,tempo para ver nascer seus bisnetos Eduardo ,filho de Miguel e Vicenzo filho de Vicente,.Os primos cresceram afastados um do outro até pela própria ira que separava os dois irmãos Miguel e Vicente.Lucas Peruggia também teve tempo de ver o início da queda de seu império ,quando Miguel vendeu sua parte nas fazenda herdada em vida de seu pai.Após a morte de seu pai e o afastamento de Vicente dos negócios da família ,Miguel aproveitando do fato de ser irmão gêmeo de Vicente e usando de todas as artimanhas possíveis conseguiu que o irmão passasse sua parte para ele sem ao menos que ele tivesse conhecimento ou consentisse com isso.

Vicente só teve conhecimento do fato anos depois em uma viagem à Ribeirão Preto para rever as antigas terras de seu pai.Acompanhado de seu fillho Vicenzo ,Vicente se depara com o velho Ortemias ,a quem dirige lhe dirige a palavra.

-Acorda Ortemias,acorda!!! – berra Vicente

O velho negro de barba e cabelos brancos arregala os olhos :

-ô senhorzinho Vicente é o senhor mesmo?

-Lógico que sou eu,só você mesmo para saber diferenciar eu do Miguel.

-Hehehe – diz o velho e completa -Como ta gande seu menino.

-Aí Vicenzo este foi o homem que ajudou seu pai a montar um cavalo pela primeira vez,foi o primeiro a arrumar uma vadia pro seu pai,grande velhor Ortemias.

O moleque de aparência tímida se limitou apenas a pedir benção para o velho,logicamente por livre e espontânea pressão.

-Ortemias cadê o meu irmão cabeça dura preciso ver com ele como está os negócios da familia

-Vixi,senhoriznho seu irmão Miguel foi “pras Zoropa” ja tem mais ou menos uns 3 anos,e olha outra coisa,vendeu isso tudo ai ,agora é tudo propriedade do Seu Zagallo.

-O que?Não pode ser como ele conseguiu isso,aquele salafrário ,eu mato ele!Onde encontro o atual dono

-Ah ele ali – diz o preto velho apontando para o não tão velho lobo

-Olá senhor Zagallo posso trocar um dedo de prosa com o senhor.

-Lógico,tenho 13 minutos pra você.Alias rapidim faltam dois passos para 13 daquela arvore até aqui.Ah,agora sim.

Depois de tocar 13 vezes na mão de Vicente,já que Zagallo fez questão,os dois conversavam e Zagallo contava tudo o que aconteceu.

Irado após saber com detalhes do golpe do irmão já ia saindo quando Ortemias o chama.

-Sinhorzinho,olha tem uns papeis que estão guardados no velho baú de seu pai,talvez o sinhorzinho queira levar porque já tenho ordens pra dar um fim nele.

-Papel ,Ortemias?Tenha dó né.mas vai me dá ai vou ficar com isso pelo menos alguma coisa para lembrar meu pai.

Vicente pegou o velho baú e o guardou no porta mala e foi embora..

Capítulo IV – O baú

Rio de Janeiro ,13 de outuro de 1978

Em casa, Vicente concentrava sua atenção sobre as noticias do jornal do dia.Vicente apesar de ter perdido toda sua herança,conseguia se manter porque nunca precisou do dinheiro do pai para sobreviver ao contrário de Miguel.Sua banca de jornal vendia o suficiente para se manter com a familia ainda que sem muito luxo.Enquanto lia o jornal sua esposa distraia o pequeno Vicenzo,entre as machetes uma que sobre vinda do quadro Monalisa ao Brasil.A notícia passa desapercebida talvez até pelo pouco interesse por arte de Vicente.

No entanto a notícia parece ter tocado Vicente a lembrar do velho baú de seu pai.Vicente vai até o quarto de empregados da casa nunca utilizado para este fim,desvia de algumas teias de aranha e encontra o velho baú ainda mais velho pela poeira.Vicente tira parte da poeira com as mão e abre o velho baú e para surpresa de Vicente ,apenas algumas revistas de mulher pelada ,uma inclusive com Dercy Gonçalves.Além das revistas,alguns livros de escritores italianos e dentro deles um envelope lacrado e escrito: “ Di Vicenzo Peruggia”.

Aparentemente o envelope nunca fora aberto antes ,talvez porque trazia lembranças ruins para pai de VIcente,lembranças que ele fazia questão de esquecer.No entanto a curiosidade toma conta de Vicente que rasga o envelope,e por azar rasga parte da carta que estava em seu interior.Naquele silêncio no quente quarto ,o suor de Vicente descia sobre o velho papel escrito em italiano .Pela primeira vez Vicente sentiu falta de não dominar o idioma,ele se lembra inclusive de quantas vezes o seu pai pedia que ele fizesse um curso e praticasse com ele esta lingua,mas o teimoso Vicente ficava ocupado demais brigando com seu irmão Miguel.Passou os olhos sobre o papel na esperança de entender alguma coisa escrita naquele papel mas em vão.Vicente guardou o papel dentro do envelo e fechou o baú ,a lembrança do apssado do seu avô Vicenzo era algo que para ele não tinha importância ,até porque não saia da sua cabeça a trsiteza que aquele assunto dava ao seu pai quando ainda vivo.

Editado por Jirimias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa kra, mt boa introduçao, essa vo tentar acompanhar desde o inicio.

Boa sorte, eu preciso acertar um enigma pra me tornar olheiro, eh isso?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rio de janeiro ,2006

rio__lagoa,property=BildDaten.jpg

-Vicenzo,Vicenzo,Vicenzo -

-Oi mulé que que foi perdição?

-Olha o que eu achei aqui no quartinho de brinquedos –berrava a mulher

-Ah mulé eu quero lá saber de brinquedos ,deixa eu ver o jogo aqui caraiiiii.

-Vem cá Vic,vem ,você vai ficar bobo.

-Ai,ai,ai,mulé dos inferno – diz Vicenzo já calçando a sandália e se levantando

Vicenzo,mesmo depois de se casar continou a morar na casa de seu pai,inicialmente pelas condições financeiras e agora mais pela comodidade.,além do fato do Sr.Vicente estar com a idade avançada precisando de cuidados.Vicenzo cresceu maniaco por futebol,quantas vezes deixava a esposa e os filhos em casa para jogar pelo Tumundaré do Cachoeirão,time que formou com seu amigo Zé do Beiço há 15 anos.Outra coisa que chamava atenção em Vicenzo era a ambição,nunca havia se conformado do pai aceitado tão pacificamente o golpe de seu tio Miguel.Era comum ouvir Vicenzo murmurando o nome do tio com ódio.

-Olha Vicenzo esse baú.

-Nossa bem, velho né ,dá pra vender pra ganhar uma grana

-Nem pense nisso Vicenzo ,imagina o quanto deve ser importante para sua família a existência desse baú..

-Larga de baboseira mulé.

Vicenzo pega o baú ,o velho cadeado enferrujado não se torna um problema para Vicenzo,que o tira com uma barra de ferro juntamente com uma considerável força.

O cadeado se abre .Vicenzo se depara com as velhas revistas e os velhos papeis e tira um à um .Neste momento sua espsoa já não estava ao seu lado e Vicenzo não percebendo falava consigo mesmo:

-Será que não tem nenhuma carta ,nenhum papel de hernça ou coisa do tipo.

O silêncio toma conta daquele quarto ,Vicenzo ler atenciosamente os papeis,entre um e outro o balançar de cabeça ,que demonstra o inconformismo de Vicenzo .

-O que é isso ,que envelope empoeirado,deve ser mais um desses papeis de obra de artes ridiculos.

Vicenzo pega o envelope já aberto ,e dentro uma pequena carta escrita em italiano dizendo

Non so perché dovevo annotare quel numero in quell'immagine. Se almeno mi ricordassi del nome dello Sr.Gerets, esso con la certezza conosco il pozzo del tesoro più di. Ma poichè lo trova in quella terra che sono ignaro di.

MAAS

-T-e-s-o-u-r-o?? –dizia deslumbrado Vicenzo ,soletrando uma das poucas palavras que entendera.

-Tesouro??Hum que interessante ,gostei!!

tesouro.jpg

**********************************

vou acompanhar com certeza...

Quero ser olheiro tbm heim !!

Vlw Luquinh4s, so to aguardando a sign que o Jaum ta fazendo ficar pronta pra rolar o enigma do olheiro.Ai é so matar ela que a vaga é sua ,são dez vagas

Nossa kra, mt boa introduçao, essa vo tentar acompanhar desde o inicio.

Boa sorte, eu preciso acertar um enigma pra me tornar olheiro, eh isso?

abraço

bastos é isso mesmo,vlw cara por acompanhar,abs

uau

introducão do krai ein?

parabens sr. jirimias \o/

kra..

como vc ja deva sabe

1 vaga de olhero ja ta ocupada ein? :heh:

é minha :D

flw

Obrigado brodi

Jaum no stress hehe,apesar de vc fazer a sign vai ter que descobrir o engima pra virar olheiro.Vou upar ela em outro lugar pra vc naum ter vantagem,acabou a moleza do Coxim, :heh:

Editado por Jirimias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soh

eu naum tinha intendido

tipo,

pensei que pra olheiro podia se registrar de kra..

e só pros outros tinha de descobrir o enigma

mals ae

ehuahuahaeu

agora tá entendido

fodasso o restinho ae

a espera de novos posts!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enigma do olheiro

Amigos é o seguinte

Este é o enigma do olheiro ,só uma mudança neste enigma quando descobrir a resposta enviar via mp a respsota e guardar a sign (só apresentar qdo todos os olheiros estiverem se apresentados e se apresentar(Nome ficticio e nacionalidade).Será por ordem de postagem os dez primeiros serão os olheiros desta temporada.

Por ser um enigma inicial ele vai ser nivel 01.De 1 a 5 os enigmas seguirão ordem crescente de acordo com a dificuldade ,o 1 é básico e o 5 é foda :lol:

OBS:As palavras chaves não possuem acentuação alguma nem espaços.

Lembrando os dez primeiros serão os observadores(olheiros) desta temporada

Editado por Jirimias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Marques

Brasileiro,

filho, como vou apresentar a sign que está no enigma aki

se colocar o endereco os kra descobrem a resposta,

vou te mandar a resposta por MP

;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Marques

Brasileiro,

filho, como vou apresentar a sign que está no enigma aki

se colocar o endereco os kra descobrem a resposta,

vou te mandar a resposta por MP

;D

Bem lembrado naum pensei nisso faz isso vou mudar ali

observador.jpg

Parcial :Enigma Observador

Observador 01: João Marques -Brasileiro : Palavra chave conferida VIA MP - 100 PTS(Enigma Descoberto)

Editado por Jirimias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara :D vou ver se acerto um enigma, história de respeito hem :D se continuar boa vai pra originalidade :yes:

Ô quem sabe ficaria muito honrado,mas sabe so de ver a galera acompanhando e comentando cara ja me faz feliz, :) ,faz valer a pena a pesquisa que fiz de 3 semanas em cima do tema ,que ta me tornando um expert em Da vinci ,obras de artes e simbologia(??),.O comentário de todos é o meu combustivel ,e tomara que nesta todo mundo se divirta bastante como eu to me divertindo.obrigado mantrax .

*************************

Galera agora vou dormir,

Amanha pela manha vou ver se posto mais um pouco e espero que a galera da madruga apareça por aqui e consiga resolver o enigma e enchermos o quadro,abs a todos e obrigado a cada um que ta dando esta força ai. :D

Lembrando que caso resolverem o enigma ,mande via MP a resposta ,abs

Editado por Jirimias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...