Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiro entrevistado: ggpofm


Visitante M妵¢ø

Posts Recomendados

M妵¢ø

1-Seu nome todo?

Gilson Oliveira.

2-Você tem algum problema com seu nome? Não gosta de algum? Se pudesse mudaria seu nome?

Não, sem problema algum. Gosto dele. Apesar de não serem dois nomes desconhecidos, nunca vi um Gilson Gustavo.

3-Realmente, também não conheço, sabe a procedência do seu nome?

Gustavo veio de uma novela e o Gilson veio de um convite de formatura de um tio meu. Seria só Gilson, mas resolveram colocar um nome composto.

4-Tem quantos anos?

36. Rumo ao 37. Acho que sou um dos vovôs do fórum.

 

5-Qual a data do seu niver?

Meu aniversário é em 2 de julho, sou de 1969.

6-Como se sente sendo um dos caras mais velhos do forum?

Poderia ficar meio sem jeito, mas não me incomodo não. Gosto do jogo e o local onde os fãs do Football Manager no Brasil estão é o Fórum Manager. Além disso o fórum tem outros "idosos" também.

7-Qual é a sua profissão?

Sou servidor público. Passei em um concurso público para a Câmara do Deputados em 1992.

8-Qual sua posição, lembra?

Meu concurso foi para Operador de Audiovisual, em uma época que a concorrência em concursos públicos não era tão intensa como é hoje em dia. Fiquei em 5º lugar.

9-Você sempre foi uma pessoa não muito chegado na night? Sempre estudioso?

Na minha época de adolescência a balada começava mais cedo. Lá pelas 21h30 você estava saindo de casa. Ou seja, quando chegava por volta de 2h00 da madrugada você já estava na rua por umas 4 horas então dava para resistir melhor. Além disso, não saíamos muito durante a semana, como hoje em dia. Final de semana era sexta, sábado e alguns domingos. Estudioso? Sim, mas nunca fui CDF, o problema é que não agüento muito a noite, o sono vem fácil.

10-Que tipo de balada você curtia?

Aqui em Brasília a cidade não tinha tantas coisas para fazer como tem hoje. Íamos para as danceterias, bares, boliche e festas e basicamente era isso.

11-Onde voce mora?

Moro em Brasília, na Asa Norte.

12-Sempre morou ai?

Nasci em Resende-RJ. Mas com 2 meses minha família se mudou para Brasília. E moro aqui desde então.

13-Se sente jovem tendo mais de 30 e jogando FM, fazendo histórias no fórum, postando no fórum?

Nunca me senti velho. Quando falo que sou idoso estou brincando. Ainda não me sinto velho, só para algumas coisas, por exemplo, não gosto de música eletrônica, particularmente, techno e drum-and-bass

14-Musicas nacionais o que você acha?

Ouço o que passa nas rádios, mas no geral não tem nada que me desagrade do rock nacional atual. Gosto de Skank, Cidade Negra, os velhos Capital Inicial, Paralamas, mas ouço também quando passa na FM o Charlie Brown, CPM 22 e coisas do tipo. Jota Quest preferia o som do 1º disco. Não gosto de sertanejo, pagode e aquela música baiana que chamam de samba duro. O resto eu ouço tranquilamente.

15-Pelo visto você curte mesmo o rock nacional... Você não acha que pra quem já teve Raul Seixas, Cazuza, Renato Russo, hoje está bem fraquinho o rock nacional?

Vou te dizer uma coisa, nos anos 80 quando o rock nacional apareceu, a crítica dizia que Paralamas, Ultraje e outros não eram bons. E hoje até festas dos anos 80 existem, não é? Não sei se a coisa está tão ruim assim. O que acho muito esquisito é a rapidez com que as músicas tocam e desaparecem e o volume de novas músicas que aparecem todos os dias. Isso é legal por um lado, mas outro fica muito...esqueci a palavra...fica muito instantâneo.

16-E a boa e velha MPB o que acha?

Nunca fui de ouvir MPB... Coisa de jovem, mas depois que você vai amadurecendo fica menos radical e começa a ouvir outras coisas. Hoje ouço MPB tranquilamente gosto, como gosto de coisas que não gostava na adolescência.

17-Você tem filhos?

Não tenho não.

18-O que mudou da época da sua adolescência para a de hoje?

A adolescência é a melhor época... Depois que passa é só saudade. Agora tenho responsabilidades. E isso acho que é a maior diferença.

 

19-O que mudou para dos jovens de hoje?

Não sou especialista em juventude mas por um lado acho vocês mais abertos às novidades e isso é bom. Vejo gente que ouve rock, samba, funk e forró sem problema. Na minha época essa mistura era impossível. Por outro lado, o excesso de noviades os tornam aparentemente mais sujeitos a se aborrecerem quando tudo fica um pouco mais parado. Parece que há uma necessidade constante de novidades. Isso não é bom. Parece que há mais violência entre vocês com esse lutadores de jiu-jitsu e os caras que só vão para balada brigar. Na minha época não era assim. Não tinha a metade das preocupações com violência ou roubos que vocês têm. Por outro lado também vocês tem a informática que é uma mão na roda. Vocês podem ampliar as amizades e os contatos, coisa que eu não podia fazer. Por outro lado, pelo menos aqui em Brasília, os jovens viviam mais na rua e hoje vejo muitos de vocês em casa ou na balada. Não vejo mais as peladas na ruas ou nos gramados. Isso parece ter terminado. Tem mais coisa, mas teria que pensar mais.

20-Qual seu time?

Flamengo, sempre Flamengo.

21-Nao torce para nenhum time de Brasilia?

Aqui em Brasília, o futebol é difícil. Com a cidade foi formada por imigrantes é muito comum torcemos para times de outros estados. Só na última década é que o futebol tem se fortalecido por aqui. Se fosse para torcer por algum...seria o Gama.

22-Você como flamenguista , penta campeão e com um time lastimavel hoje em dia o que achou do trabalho da diretoria neste ano até este momento?

O Márcio Braga é uma decepção. Nunca imaginei que essa administração dele seria assim. Para quem imaginou uma administração profissional só vejo amadorismo em todas as áreas. É verdade que é melhor do que as anteriores que só gastaram dinheiro, mas falta profissionalismo. Não sei até quando o time escapará do rebaixamento no Brasileiro. É bem verdade que o elenco de hoje é melhor que do ano passado, mas fico em dúvida na capacidade de quem dirige o futebol. E as constantes mudanças de comissão técnica só atrapalham.

23-Para ti, qual é o principal responsavel pela a situação do Flamengo?

Não acho que tenha apenas um responsável por isso. São anos de má adminstração e isso foi se acumulando com o tempo. Negociações mal feitas, má gerência de recursos, roubos e brigas políticas que só atrapalharam o clube. É triste, mas quando vejo o Kléber Leite voltando tenho certeza que a situação não melhorará tão cedo.

24-Levando em conta a situação do Flamengo nas circunstancias atuais, oq vc acha que deve ser feito para mudar para melhor a situação do clube?

A situação é complicada, mas acho que o clube tem que adotar a política que vem adotando, que é a de gastar pouco. Não dá para ficar devendo mais e mais. Quando a Timemania sair, as coisas começarão a melhorar. Isso é bom. Com a parte financeira equacionada é completar o CT. E aí aos poucos podemos recuperar o prestígio. É importante também manter os jovens no clube. Aos poucos eles se firmarão no time. Tem que ter paciência

25-E qual é o maior rival do Flamenfo? Vasco, Fluminense ou Botafogo?

Essa é boa. Acredito que se a pergunta fosse feita para os torcedores dos outros 3, o Flamengo apareceria como o maior rival. Mas para o Flamengo penso que a coisa é diferente. O arqui-rival é o Vasco. Não tenho dúvidas. É umas rivalidade das mais antigas do Brasil porque não começa no futebol, mas no remo. O Flamengo é de 1895 e o Vasco de 1898 e desde aquele época ele são rivais. Primeiro nas regatas e depois de 1923 (acho que é essa a data), no futebol. Agora, o clássico mais charmoso é o Fla-Flu. Ele é todo especial. É o primeiro clássico brasileiro com nome, teve um jornalista, o Mário Filho (flamenguista) que se encarregou de torná-lo maior contando as histórias dele e ainda tem o fato do time de futebol do Flamengo ter surgido da saída de vários jogadores do time do Fluminense em 1911. Isso é muito interessante. Só para quem não sabe, o responsável por levar os jogadores do Fluminense para o Flamengo foi o capitão do Flu, Borgeth, que jogava futebol no Fluminense, mas remava no Flamengo, ou seja ele já era Fla-Flu. O Fluminense foi fundado em 1902. Nessa época o Flamengo já tinha seus 7 anos e na ata de fundação do Fluminense Football Clube existem 20 assinaturas e um dos fundadores do Fluminense é Virgílio Leite, para quem não sabe era o presidente do Flamengo em 1902. Até nisso o Flamengo e Fluminense estão ligados. Quem imaginaria hoje em dia um Flamenguista participando da fundação do Fluminense...

26-Qual o ultimo jogo do flamengo que você foi?

Por incrível que pareça, foi o Flamengo e Botafogo de sábado de carnaval. O 3 a 2.

27-O que achou do maraca?

Foi a 2ª vez que fui ao Maraca. A 1ª foi em 2005 no 0 a 0 entre Flamengo e Coritiba pelo Brasileiro. O Maracanã é lindo, mas é mal cuidado. Não entra na minha cabeça ter um estádio como esse e anda pisando em um chão de cimento. O Marcanã já tem mais de 50 anos e merecia um piso de granito ou algo assim. Deveriam trasnformá-lo em um estádio com tudo de primeira se não querem derrubá-lo. Ele é grandioso, mas precisa de carinho. Antes era totalmente contra a derrubada dele, mas vendo os estádios europeus começo a pensar se não seria mais interessante em fazer um novo maracanã, mais moderno, com shoppings e outras coisas que pudessem gerar renda para mantê-lo. Não sei...mas que ele precisa ser mais bem cuidado precisa.

28-Qual os times mais fortes para o brasileiro?

São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Corinthians, Santos (pelo Luxemburgo) e talvez o Palmeiras. Acho que é isso. Não está em ordem, foi apenas o que fui lembrando.

29-Sua opinião sobre a atual situação do Futebol Carioca.

Uma bagunça. Enfim tiraram o Caixa D'Água, mas se o próximo for igual a coisa continuará na mesma. A fórmula do Campeonato Carioca talvez seja a melhor entre os estaduais, afinal os 4 grandes sem encontram pelo menos uma vez durante a competição, mas a organização é triste. Mas a culpa não é só da federação, pois os clubes também não se cuidaram e por isso, passam por essas dificuldades.

30-Qual os jogadores cariocas que poderao fazer a diferença no brasileiro????

Na atualidade do futebol no Brasil não vejo jogadores "fazendo a diferença" porque os que podem fazer isso estão fora do país. Sendo assim, não vejo isso ocorrendo também no futebol carioca. Acho que na atual conjuntura é melhor investir no coletivo.

31-É Torcedor de algum time estrangeiro?

Não torço para nenhum, mas tenho alguns que me agradam mais... Tenho uma queda por rubro-negros e o Milan é um deles mas também gosto do Barcelona. São esses dois.

32-Em qual jovem vc aposta para o futuro?

Aquelas figuras carimbadas: Nilmar, Anderson e gosto muito do Daniel Carvalho. Acho que isso...mas existem muitos valores jovens no Brasil

33-O que acha da seleção brasileira atual?

Ela é muito boa, mas menos do que dizem por aí. Não gosto muito do Parreira e acho que o sistema do quarteto foi testado muito pouco. Além disso, temos alguns jogadores que não sabemos como estarão na Copa: os dois laterais, o Ronaldo e quem será o companheiro dele

34-Num jogo entre a seleção de 82 e a atual, quem venceria?

Tem muitas coisas que atrapalham a avaliação dos dois times: o fato dos jogadores de hoje jogarem em grandes clubes europeus conta para eles, mas o fato de muitos deles já estarem em um fase descendente conta a favor para 82. O fato de muitos terem sido campeões do mundo em 2002 e a de 82 ter perdido conta sempre a favor do time de hoje, mas o fato do time de hoje não ter vencido ainda a Copa deixa a dúvida se ela é capaz de fazer pelo menos o que a de 82 fez. Descontando essas coisas e pensando nos jogadores de 82 e de hoje e no que esses jogadores representavam na época que jogavam para torcedores e jornalistas poderia dizer o seguinte em cada posição. No gol, Dida é superior ao Waldir Perez, mas o Waldir era um grande goleiro e confiávamos nele na época. Nas laterais temos Cafu e Leandro, e Roberto Carlos e Júnior...estaríamos bem servidos com qualquer um deles. Na zaga temos Oscar e Luizinho e Lúcio e Juan (Edmilson). Não tenho dúvidas em afirmar que na época a confiança na zaga de 82 era muito maior que na de hoje, que é um dos pontos de maior preocupação nossa. Como volantes tinhamos Falcão e Cerezzo e hoje temos Emerson e Zé Roberto. Prefiro os de 82, mas os de hoje seriam bons reservas. Nas meias tínhamos Zico e Sócrates e temos Kaká e Ronaldinho. Acho que posso [acronym=http://forum.fmanager.com.br/index.php?showtopic=60750 earvc]seguir o mesmo padrão das laterais...estaríamos bem com qualquer uma das duplas. No ataque era Éder e Serginho e hoje posso colocar Ronaldo e Adriano. Com o Ronaldo em forma não tenho dúvida em afirmar que o ataque de hoje é mais poderoso. Bem se eu pudesse escolher os jogadores e tê-los em forma faria o seguinte time: Dida, Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior, Cerezzo, Falcão, Ronaldinho Gaúcho e Zico, Ronaldo e Adriano. A diferença maior que vejo está no banco de reservas. Com todo respeito ao Parreira, o mestre Telê é o cara. E com os jogadores que temos tenho certeza que teríamos um time ofensivo, coisa que não sei se o Parreira consegue.

35-E a partida entre as duas equipes?

Não sei...sinceramente.

36-Quem vc acha que deveria ser o técnico da seleçao atual?

O Luxa acho que deverá ter uma nova oportunidade. Talvez o Scolari poderia ter ficado, mesmo não gostando muito dele também.

37-Você não acredita que a ultima copa o Scolari contou muito com a sorte?

Tivemos uma 1ª fase com um grupo fácil, tivemos uma mão do juiz contra a Turquia e a Bélgica. Mas tinhamos o Rivaldo em uma bela forma, o Ronaldo querendo mostrar que ainda estava vivo e uma equipes unida em torno de um objetivo....Ah, esqueci da incompetência das outras seleções....só lamento...os campeões também precisam de sorte, né? A qualidade de nossos jogadores pesa.

38-Como você vê o futebol brasileiro daqui a 10 anos?

Sabe que nunca pensei nisso? Depende muito da Europa. Se a Europa se fechar para os estrangeiros, será melhor para o nosso futebol internamente. Mas se eles continuarem abertos para os melhores jogadores de qualquer parte do mundo...acho que o futebol seguirá um caminho de parecido com o de hoje, onde não há muitas surpresas entre os times e seleções já que todos se conhecem e se defrontam constantemente. Nesse quadro, ao contrário do que muitos pensam, continuo achando que a criatividade sul-americana, em especial argentina e brasileira, continuará sendo um ponto favorável para o nosso futebol. Concluindo o que disse acima, sobre fechar as fronteiras da Europa para os jogadores de outros países... Com a invasão de estrangeiros, há uma menor chance dos países revelarem menos atletas para suas respectivas seleções e nesse caso, continuamos privilegiados em matéria de seleção, mas enfraquecidos internamente, já que continuarão saindo jogadores brasileiros para a Europa e cada vez mais novos.

39-Quando começou a se interessar em jogos manager e porquê?

Sou novo nisso. Joguei im pouco de Elifoot por causa de meus sobrinhos, mas foi só. No final de 2004, sabia da existência de jogos manager e comecei a jogar o TCM, mas achei pouco real e fui procurar mais informações sobre os outros. Foi aí que fiquei conhecendo os CM e FM e aí comecei a jogar o FM 2005 e sem sombra de dúvida o FM pe muito bem feito, apesar dos bugs. Comecei por divertimento mesmo, afinal gosto de futebol.

40-Aonde consegue tanto tempo para jogar FM.

Jogo muito pois só jogo isso. Antes ainda jogava Battlefield, mas agora só FM. Na verdade não sou eu que tem muito tempo, mas vocês que fazem muitas coisas.

41-Qual a sua motivação para continuar jogando?

Tentar entender mais do jogo e conseguir fazer com que o jogo faça o que eu desejo. Essa é a motivação.

42-Joga de maneiro ofensiva ou defensiva ? Joga da mesma maneira fora e dentro de casa??

Não tenho fórmulas. É possível jogar mais defensivamente ou mais ofensivamente, mas nunca um ou outro apenas. É muito arriscado. Já com as táticas, já joguei da mesma forma tanto em casa como fora e tive sucesso, mas também já tive uma tática para fora e outra para jogar em casa e também tive sucesso. Procuro manter a mente aberta sem achar que existam fórmulas para vencer, ainda mais no FM 2006 que é mais exigente que o 2005.

43-Quais pontos do FM você acha perfeito ou totalmente irreal?

Deixe-me pensar um pouco... Na verdade sou um fã do FM e mesmo com as falhas que o jogo tem, acho o FM um jogo muito interessantes. Não fico pensando muito se o jogo tem poucas ou muitas coisas irreais. Vou jogando e me adaptando ao que o jogo permite. Acho muito legal encontrarmos jogadores da DB em jogos que passam pela TV. Ach que não tem algo totalmente irreal, pelo menos, no que eu me lembre de momento. As demais coisas caminham muito bem perto da realidade e acho que é por isso que o jogo é cativante.

44-Você acha que o nível de dificuldade do FM está muito fácil?

Não, não acho. Não joguei CM, mas do FM 2005 para o FM 2006, o jogo ficou mais complicado. Está mais difícil ganhar todas as competições de uma temporada, mas isso só contribui para a qualidade do jogo. Eu gosto dessa dificuldade.

45-Táticamente falando, você prefere jogar com uma tática que prioriza pontas direitas e esquerdas ou meio atacantes centrais?

Acho mais fácil com jogadas pelas pontas. Acho o meio sempre congestionado e isso dificulta sempre chegar ao gol.

46-Quando o contra- ataque não é útil para a equipe?

Quando o adversário está todo recuado. Aí não tem jeito do contra-ataque funcionar. E o melhor é deixar o adversário uma folga para respirar e se aventurar no ataque e aí, usar o contra-ataque.

47-Qual sua equipe preferida da Europa e qual foi a história (das suas) que você mais gostou?

A com o América, por ser uma onde eu ainda estava aprendendo a jogar será sempre especial. Além disso, o América (RJ) era um clube que ninguém dava atenção e isso foi muito legal. Outra história muito legal foi com o Flamengo e o Borussia, principalmente porque conseguir ganhar a Liga dos Campeões pela 1ª vez no FM.

48-Como consegue montar táticas quase imbatives no FM?

Acredito que todos possam montar táticas vencedoras para seus times. Não é algo incrível ou impossível, basta apenas estudo e paciência para ver o que funciona em suas táticas e ir ajustando. Claro, que isso está relacionado com a compreensão dos atributos dos jogadores e das instruções que podemos dar a eles. Além disso, estudar o que outros jogadores falam sobre suas táticas é importante. Poupa trabalho. Acho que isso é o que está na base de tudo.

49-Como voce avalia as caracteristicas do jogadores ? Qual são as mais vitais para cada posição em seu modo de vista?

Isso demandaria bastante tempo para colocar aqui. No entanto, posso dizer que já vi jogadores de FM que preferem alguns atributos, enquanto outros escolhem atributos diferentes para a mesma posição. E o mais interessante é que todos têm sucesso em seus saves. Mas sendo mais simples, acho que avalio como outras pessoas fazem, ou seja. Escolhemos alguns atributos e vemos se são altos ou não.

50-Em um time, independente de qual for, o problema é o técnico ou o time?qual é sua avaliação? Sabe que essas perguntas de uma coisa e outra podem não dar conta do que realmente acontece. Por que o problema é do técnico ou do time? Não podem ser os dois? Não pode ser mais do time e um pouco menos do técnico? Acho que existem várias possiblidades de problemas que não se encaixam apenas no técnico ou time.

51-Queria saber também se ele se estressa mito com o FM.

Acho que quando as coisas não vão como desejamos acaba gerando um stress. No entanto, como venço mais do que perco, meu stress é menor, mas sempre existe.

52-Qual a sua dica para ganhar tudo com qualquer time? Seja pequeno ou grande?

Jogar segundo as possibilidades do seu time, a tal humildade tática.

53-E que forma você escolhe os times para suas LMM´s?

Normalmente faço saves com times de alguma história. Gosto de times que foram fortes no passado e agora não são mais e coisas do tipo. É assim que escolho meus times para os saves.

54-Como ele se sente tendo tanta moral com pessoas q ele nunca viu na vida, tudo isso devido a suas historias...

É legal ser conhecido no fórum pelos saves, mas não é algo que deva ser perseguido por ninguém em minha opinião, afinal o FM é apenas um jogo.

55-Tem feito o que da vida ultimamente??

Trabalhado, fazendo alguns exames, vendo TV e jogando um pouco de FM, é claro.

56-O que gosta na TV?

Atualmente não tem muita coisa...são mais programas que surgem por acaso e acabo vendo. Depois do Arquivo X, tenho acompanhado Lost, além disso tenho visto alguns documentários sobre futebol, alguma coisa no History Channel, Discovery, National Geographic. Acho que é isso

57-Na praia, você queima rápido ou fica todo vermelhinho???

Se a pergunta não tivesse duplo sentido eu até responderia. Eu uso protetor. Tá bom?

58-E quem passa nas suas costas?

Só minha esposa.

59-Já levou bolada no queixo?

Não. Tenho reflexos rápidos.

60-Você jogava ou ainda joga futebol?

Joguei futebol. Hoje não jogo mais, falta perna. Tenho que fazer uma atividade física para depois voltar a jogar, mas acho meio difícil que isso ocorra.

61-Você jogava em qual posição?

Cabeça-de-área.

62-Jogava apenas peladas de rua ou chegou a participar de algum clube?

Em ambos. Lá pelos 12 anos participei de uma escolinha de futebol em um clube social de Brasília, o Motonáutica.

63=E nao continuou porque?

A escolinha era meio-desorganizada e para falar a verdade, nem a escolinha e nem eu tinhamos futuro no futebol.

64-O que você acha dos kit-makers, perdem horas e horas de jogo para fazer kits para o mundo inteiro?

Nós somos uns abnegados. Mereciámos uma estátua aqui no fórum. Falando sério seria bom que muitos soubessem fazê-los, assim teríamos "todos" os kits, mas como é hoje, cansa muito. Mas é legal fazer os kits.

65-O que acha sobre possivel parceria com FFM envolvendo Niv Vidgor judaico o que fazer? (ressusitar o ritler ? hiuhaiuah)

Essas histórias de parcerias no Flamengo sempre parecem boatos do Kléber Leite. No entanto, dependendo das regras do contrato uma parceria pode ser uma boa para o Flamengo, que anda muito mal da pernas.

66-"Pensei q ele só fosse famoso no CmPortugal" - Shevchenkoo. O que vc me diz dessa frase?

Acho que o Shevchenko só me conhecia de lá e quando passou a frequentar o Forúm Manager viu que eu também era conhecido por aqui. Só pode ser isso.

67-Todos falam que você é o melhor jogador de Fm do Brasil, como vc se sente com isso?

Acho um exagero. Basta ver os saves que estão no fórum. É possível ver como existem jogadores com sucesso. Além disso existem centenas de jogadores que jogam, vencem, mas não postam seus saves. Por isso, eu repito. É um exagero

68-Humildade acima de tudo né?

Não é questão de humildade não. É só ver o que acontece. A minha fama apareceu porque posto sempre as histórias e aí fico mais visível. Se eu não colocasse meus saves n ofórum ninguém saberia quem sou eu. Não acha?

69-Gostaria de perguntar o porquê de ter recusádo o convite para entrar para a equipe do FManager?

Recusei o convite porque não quero assumir algo e depois fazer algo mal feito. Por isso colaboro externamente, sem compromisso. Não tenho nada contra ninguém da equipe do fórum e alguns tenho até bastante contato por msn. Só por isso.

70-Aceitaria um novo convite se lhe fosse feito?!

Nem sempre tenho tempo e disposição para assumir um compromisso com o Fórum, por isso não sei se aceitaria. Não quero prometer algo e não cumprir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...