Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que você está lendo agora?


Homeman

Posts Recomendados

12 horas atrás, Amoba disse:

 

 

Sempre que vejo o nome desse maluco (Carl Sagan) confundo ele com o Richard Dawkins. Acho que é pelo fato dos dois serem ateus, sempre demora alguns segundos até eu perceber que eles não são a mesma pessoa. Tenho vontade de ler o 2001, mas acho que vai demorar bastante até eu pegar.

Editado por bks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualmente estou lendo três livros, os três com um viés mais self-help.

Daily Stoic - Ryan Holiday -  Uma mensagem estoica por dia, o ano inteiro. Conselhos de Marcus Aurelius, Epictetus e Seneca. Textos curtos, porém recheados de sabedoria.

Grit - Angela Duckworth - Angela Duckworth já fez até um TED Talk sobre Garra. Professora da UPenn e formada em Harvard, Angela demonstra no livro que talento é importante, mas a vontade, a garra e a perserverança são as chaves do sucesso. Como todo livro self-help moderninho americano, ela apresenta o estudo e vai nos trazendo casos ilustrando sua teoria.

Lei do Triunfo - Napoleon Hill - Embora seja um livro de 1928, Napoleon Hill conseguiu escrevê-lo de forma atemporal. Utilizando exemplos de Henry Ford, Andrew Carnegie e presidentes do US como Theodore Rooselvelt e Abraham Lincoln, ele consolidou diversos ensinamentos em 16 valiosas lições sobre como ser bem sucedido nas mais diversas áreas da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já leu alguma coisa do Nassim Taleb? O cara revolucionou estatística/probabilidade mas tô com tempo zero pra ler alguma coisa e tô quicando de curiosidade. Se alguém tiver algum comentário a fazer, por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Roman disse:

Alguém já leu alguma coisa do Nassim Taleb? O cara revolucionou estatística/probabilidade mas tô com tempo zero pra ler alguma coisa e tô quicando de curiosidade. Se alguém tiver algum comentário a fazer, por favor...

Dei uma lida no começo do Antifrágil, aí entendi que ele é meio que uma sequência d'A Lógica do Cisne Negro. O início me pareceu interessantíssimo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aldin disse:

Dei uma lida no começo do Antifrágil, aí entendi que ele é meio que uma sequência d'A Lógica do Cisne Negro. O início me pareceu interessantíssimo...

Sim, Antifrágil é mais recente. O começo da ideia dele mesmo é no Cisne. (acho)

Inclusive, uma das ideias dele que mais me chamou a atenção (embora não seja a principal) foi como ele interpreta planning fallacy, que acho que é um assunto que você deve gostar.

Editado por Roman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo A doutrina secreta vol. 2 da Blavatsky. É uma obra clássica.

Sendo que nesse segundo volume aborda a respeito de diversas religiões (e doutrinas filosóficas doutrora) e o que significam seus símbolos esotéricos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de terminar o Brás, Bexiga e Barra Funda numa edição horrorosa da Garnier (editora que nunca ouvi falar), repleta de erros de preparação e revisão, mas deu pra sacar que é um clássico e abre alas pras crônicas mais modernas, pro futebol na literatura e pra linguagem coloquial e das gírias paulistanas de um cara foda como o João Antônio. 
Hoje comecei a ler o Obras Escolihdas 1 do Walter Benjamin, mas comecei pelo final do livro, no ensaio clássico "O narrador".
Também estou finalizando a leitura do Reflexo na Escuridão do Philip K. Dick, um BAITA livro, incrível mesmo. Daqueles romances que mostram que ficção científica pode não ser algo meramente fútil e fantasioso, lembrando sutilmente O perseguidor do Cortázar, com umas pitadas pós-modernas e um Trainspotting trágico. Um livro do caramba!
Além daquelas leituras semanais que todo graduando em história tem que fazer...

Editado por Hidemi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou lendo:

Clarice de Benjamin Moser - Que livro da porra! Remonta toda a história da Clarice Lispector, umas das principais autoras da literatura moderna brasileira, Benjamin emaranha na vida misteriosa e ao mesmo aberta que Clarice vivia e como ela sobrevivia depois da separação com o consul. O historiador norte americano permeia pelas ideias que fortificaram a ideia de esfinge que rodeava a figura da Lispector. Considerado pela The New York Times como um dos 100 melhores livros publicados no ano de 2008. Clarice não é só conhecida no Brasil, mas como no mundo com uma estrela da literatura moderna e entra no hall de grandes escritores. Só para vocês terem noção no exterior após a publicação dessa biografia, o Moser recebeu uma proposta de publicar todos os contos dela em um único livro. Algo que é vendido não só nos EUA como no Canadá, Europa e Ásia. No Brasil não existia um livro como esse. 

Futbol Total - Arrigo Sacchi - Quem se recorda do Milan de 80? Considerado o maior time da história da instituição? Bom, quem não viu jogar ao vivo ao menos sabe do que eu estou falando. O livro é um autobiografia do Sacchi, treinador italiano, que treinou Parma, Cesena, Milan, Real Madrid, seleção italiana e outros clubes. Conta sua ideia de trabalho, seu ponto de vista sobre o futebol, sua vida, suas escolhas e como isso influenciou na sua maneira de pensar, enxergar o futebol e as pessoas.  Me lembra muito a trajetória do treinador do Napoli. Saiu do emprego com 33 anos e se jogou no que acreditava.  Na parte escrita destaca-se sua maneira de escrita, detalhada, concisa, bela e muito coesa. Principalmente se notando que ele conversou com os camaradas há 30 anos atrás. Estou lendo a versão espanhola. @Henrique M. você o leu? 

Il Mi Arbore di Natale - Carlo Ancelotti - Em resumo, um olhar detalhado dos seus cadernos pessoais, da sua visão de futebol, de como treina e como se programa. Dos desafios no mundo futebolístico e como lidar com eles de uma maneira eficiente. Não sabia, mas ele treinou 8 jogadores ganhadores do Bola de Ouro. Talvez não seja um livro que tenha o desejo de fazer você estuda-lo e tomar notas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não li. Mas sei que é obra recém-lançada. E a respeito da mitologia escandinava, há um estudo dela no livro que eu comentei acima.

Na realidade, as mitologias e religiões de cada povo guardam muito em comum. Falam das mesmas coisas só que com termos diferentes. E muitas das descobertas científicas [atuais] são explicadas nelas, só que com uma linguaguem filosófica, guardada por símbolos e cálculos pra referenciar a química, astronomia e principalmente a física.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
10 horas atrás, felipevalle disse:

Não li. Mas sei que é obra recém-lançada. E a respeito da mitologia escandinava, há um estudo dela no livro que eu comentei acima.

Na realidade, as mitologias e religiões de cada povo guardam muito em comum. Falam das mesmas coisas só que com termos diferentes. E muitas das descobertas científicas [atuais] são explicadas nelas, só que com uma linguaguem filosófica, guardada por símbolos e cálculos pra referenciar a química, astronomia e principalmente a física.

Da próxima vez linka a wikipédia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o conto "A carta roubada" do Poe e fiquei animado com literatura de suspense/investigação tradicional (séc XIX mesmo). Aí eu vi que a Zahar tem uma coleção de clássicos de luxo (em versão de bolso caprichada e ilustrada) e me animei pra ler o Sherlock Holmes deles, qual a sequência de livros e contos que voces indicariam desse personagem?

Editado por Hidemi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2017 at 23:51, grollinho disse:

Alguém chegou a ler "Mitologia Nórdica" do Neil Gaiman?

Terminei de ler o livro ontem e gostei bastante. É baseado nas Eddas e é muito interessante para quem gosta e/ou quer aprender um pouco sobre a mitologia nórdica. São alguns contos, obviamente não todos, escritos de uma maneira simples. O difícil é lembrar os nomes dos personagens, lugares e objetos mas há um glossário no final do livro que ajuda bastante nisso. Alguns contos são bem engraçados, especialmente os que envolvem o Loki. Ah, e essa edição da Intrínseca ficou muito bonita. É o primeiro livro que leio do Neil Gaiman e agora fiquei interessado no Deuses Americanos que ele escreveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li alguns do Conan Doyle (que trata dos casos do Sherlock). Mas quando era adolescente. Se fosse também recomendaria primeiro o Cão dos Baskervilles. Depois o Signo dos quatros e o Estudo em vermelho. Se não me engano li um outro também, mas teria que checar na minha lista.

O do estudo fala que os crimes mais simples são os mais difíceis de desvendar. Pode ser. Agora, não sei se esse livro é estudado pra quem faz criminalística, mas é bem provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
9 horas atrás, Hidemi disse:

Li o conto "A carta roubada" do Poe e fiquei animado com literatura de suspense/investigação tradicional (séc XIX mesmo). Aí eu vi que a Zahar tem uma coleção de clássicos de luxo (em versão de bolso caprichada e ilustrada) e me animei pra ler o Sherlock Holmes deles, qual a sequência de livros e contos que voces indicariam desse personagem?

Compra uma coletânea do personagem. É melhor do que sair comprando livro de contos. Eu comprei um livro em inglês que chama The Complete Sherlock Holmes, tem mais de 1000 páginas com as histórias dele. Deve ter algo similar em português.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalizei O Trono Vazio e Guerreiros da Tempestade, ambos das Crônicas Saxônicas do Cornwell.

O primeiro temos uma narrativa diferente logo no inicio, Uhtred filho é que assume o ponto de vista no capitulo, e isso é ótimo! Pois é uma perspectiva para o futuro, já que o Uhtred pai está em idade avançada e nem sempre vai conseguir estar na parede de escudos. O livro por conta dos ferimentos do Uhtred sai um pouco da parede de escudos e vai pra politica, li algumas resenhas de criticas, mas achei interessante fugir um pouco disso.

O segundo já volta com tudo de paredes de escudos, e pra mim é um livro muito bom, temos personagens crescendo como a filha de Uhtred, Stiorra. Também é apresentado o seu genro, bem carismático por sinal. É um livro bem coeso, a batalha (Massacre?) que aconteceu na tempestade é uma das minhas partes favoritas.

Crônicas Saxônicas é com certeza uma das series de livros que mais curto ler, leitura rápida, dinâmica e com muita parede de escudos. Por ter lido desde a infância de Uhtred até a vida adulta, você acaba se apegando ao personagem. Cornwell não é mestre em desenvolvimento de personagem, mas da pra ver uma evolução nele, apesar de que algumas partes são um pouco forçadas.

Terminei nesse meio tempo, o excelente O poder do hábito. Fujo de autoajuda igual o diabo foge da cruz, já tentei ler algumas e é geralmente é algo bem piegas, com motivações vazias que se direcionam para pessoas que estão desesperadas, geralmente as informações são bem obvias. A primeira que tive o desprazer de ler foi O segredo, eu com 15-16 anos achei aquilo uma das coisas mais bizarras da face da terra e mostra como somos desesperados por algo que nos guie e nos ajude, quando vi que tem partes do livro que são em branco ai que achei absurdo. Não tenho preconceito com quem consome esse tipo de livro, porém pra mim é geralmente uma literatura bem fraca. Já tinham me falado de O poder do hábito, porém por essa rejeição que tenho com autoajuda nunca me deu vontade de ler. Só que lendo melhor vi que ele não era esses livros batidos de autoajuda indo numa direção bem mais cientifica e então resolvi ler.

Que baita livro! Ele é o tempo todo te mostrando casos onde o hábito mudou a vida de pessoas, empresas e até de governos, tudo embasado cientificamente. Espero poder aplicar as lições do livro na minha vida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas! Eu cheguei a comprar o Estudo em vermelho, mas troquei o livro porque ele veio BEM zuado, bem amassado e com a capa bem machucada - mesmo sendo capa dura. No caso do Sherlock Holmes, prefiro as edições de bolso porque vão ser minhas leituras no transporte publico, enquanto vou pro trabalho; as coisas mais elaboradas deixo pra ler em casa mesmo.
Mas nessa semana eu devorei um livro de contos que saiu numa coleção fantástica da 34, chama-se Na marca do pênalti do Cláudio Lovato Filho, recomendo MUITO pra galera do fórum, é SENSACIONAL, uma literatura com futebol no nível de Nelson Rodrigues. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

https://filosofandoporaiblog.wordpress.com/2017/04/15/colecao-primeiros-passos-completa-em-pdf-para-download/

o ótimo blog filosofandoporai disponibilizou todos os livros da coleção "primeiros passos" que consiste em livros concisos sobre cada tema abordado. Para quem já tem conhecimento mais a fundo dos temas, o legal é que vem com várias indicações de leituras sobre o tema abordado no livro (não lembro se no prefácio ou no final). Dá pra baixar tudo em Zip mas tem que criar uma assinatura (rápida e gratuita) em um serviço de nuvem.

Se alguém já tinha divulgado favor desconsiderar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/3/2017 at 10:13, aldin disse:

Atualmente estou lendo três livros, os três com um viés mais self-help.

Daily Stoic - Ryan Holiday -  Uma mensagem estoica por dia, o ano inteiro. Conselhos de Marcus Aurelius, Epictetus e Seneca. Textos curtos, porém recheados de sabedoria.

Grit - Angela Duckworth - Angela Duckworth já fez até um TED Talk sobre Garra. Professora da UPenn e formada em Harvard, Angela demonstra no livro que talento é importante, mas a vontade, a garra e a perserverança são as chaves do sucesso. Como todo livro self-help moderninho americano, ela apresenta o estudo e vai nos trazendo casos ilustrando sua teoria.

Lei do Triunfo - Napoleon Hill - Embora seja um livro de 1928, Napoleon Hill conseguiu escrevê-lo de forma atemporal. Utilizando exemplos de Henry Ford, Andrew Carnegie e presidentes do US como Theodore Rooselvelt e Abraham Lincoln, ele consolidou diversos ensinamentos em 16 valiosas lições sobre como ser bem sucedido nas mais diversas áreas da vida.

Continuo lendo diariamente o Daily Stoic, larguei o Grit e estou na metade d'A Lei do Triunfo. São excelentes 900 páginas, cheia de referências sensacionais. Realmente muito inspirador!

Nesse meio tempo, pra não perder o bonde liberal haha, li "O Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira" do Narloch. Um ótimo pra livro pra quem deseja iniciar os estudos sobre a política econômica brasileira e a causa de diversos problemas. É bem verdade que o autor tem um viés liberal bastante forte, então pra quem já leu Mises, Friedman e Rothbard, o livro é "chover no molhado". Intervencionismo, sindicatos, salário mínimo, inflação são alguns dos temas que o Narloch traz a luz.

Ótimo livro para presentear aquele amigo que quer a mudança do país, mas ainda não entendeu quais são as causa dos problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Há um tempo atrás havia comprado a coleção do Guia do Mochileiro das Galáxias e comecei a ler. Como havia dito, tinha comprado eles em uma promoção, não cheguei a pagar nem 30 reais neles.

Mas mal cheguei na metade do primeiro livro e não estava gostando. Aí decidi parar com ele.

No fim saí lucrando nessa história, pois ainda consegui vendê-los por 50 na OLX :1f600:...

 

Agora, depois de um bom tempo sem pegar nada para ler, estou lendo IT, A Coisa. Ainda estou no começo, página 100, mais ou menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, VitorMondini disse:

Há um tempo atrás havia comprado a coleção do Guia do Mochileiro das Galáxias e comecei a ler. Como havia dito, tinha comprado eles em uma promoção, não cheguei a pagar nem 30 reais neles.

Mas mal cheguei na metade do primeiro livro e não estava gostando. Aí decidi parar com ele.

No fim saí lucrando nessa história, pois ainda consegui vendê-los por 50 na OLX :1f600:...

 

Agora, depois de um bom tempo sem pegar nada para ler, estou lendo IT, A Coisa. Ainda estou no começo, página 100, mais ou menos

Paguei dez reais nessas cinco porcarias. Boa ideia, vou tentar repassar pelo OLX, haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui já ouviu falar no escritor brasileiro Raphael Montes?

Vi boas recomendações em uns vídeos de um youtuber... gostaria de saber mais opiniões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      ---xxx---
      Baaaaaita indicação do tchutchuco do @ZaMBiA, e que merecia um tópico próprio aqui.
      Comecei a primeira temporada hoje, e já curti logo de cara: mt ação, super-heróis sendo deturpados como nunca se viu (mentira), uma trama interessante e vários rabos presos, hahahaha. Tem um colírio pros olhos também que vou te falar, que atende pelo nome de Erin Moriarty.
      Enfim, bem massa!
       
      Segunda temporada tá pra sair, comecinho do mês que vem.
    • Leho.
      Por Leho.
      Um seriado do Taranta, será? É uma plataforma completamente diferente, não sei... mas em se tratando desse cara, tudo é possível hahahaha! Interessante saber sobre o livro também, curioso sobre o tema.
    • fernandosancos
      Por fernandosancos
      Recentemente consegui encontrar a coletânea de quadrinhos da Rê Bordosa online e isso me atacou a nostalgia pelos quadrinhos nacionais!
      Quem aí lembra do Geraldão? Niquel Nausea? Os Escrotinhos? Wood e Stock?
      Vocês lembram de mais quadrinhos nacionais legais?
      Alguma dica de onde encontrar online?
    • Dinheiro Tardelli
      Por Dinheiro Tardelli
      Mais um triste capítulo da nossa história.
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Apesar de não ser a minha vez, o autor do mês não criou o seu respectivo tópico, então resolvi adiantar a minha vez. 
      Até havia pensado em outra obra mais leve para compartilhar com vocês, mas parece-me que uma de análise se torna mais importante. Ainda mais pelo fato de discutirmos inúmeras questões aqui a que ela faz referência. Principalmente quando o assunto for de trabalho, política, entre outros nevrálgicos que tanto mexem e dividem com as opiniões dos forumeiros. 
      Ok. Explicação dada, vamos a ela:

      SINOPSE
      O espírito imortal não nasce, não cresce, não morre e não renasce; matricula-se temporariamente na escola da Terra, onde o currículo proposto para estimular sua evolução consciencial é composto de umas seqüências de problemas.
      Os entraves da vida humana e suas equações esclarecedoras, é, portanto, o foco desta obra de Ramatís. E mais, no âmbito familiar ele aborda: o processo de reencarnação, a infância, a educação dos filhos sob a perspectiva espiritual, a adoção e o binômio afeto-disciplina. Compõem os “cursos básicos” e as “especializações” da escola terrestre temas como: problemas da saúde, da alimentação, do trabalho, da religião, dos governos, e até mesmo os problemas adquiridos quando se pretende fugir dos problemas: o alcoolismo, o tabagismo etc.
      Em seu estilo de peculiar clareza e profundidade, que nada deixa por examinar e nada teme analisar, Ramatís esboça a geometria transcendental que soluciona, pelos instrumentos da ótica espiritual, a arquitetura do edifício secular da vida humana.
      *** *** ***
      Fica a critério de vocês quanto ao prazo de leitura, mas imagino que em um mês já dê para terminá-la.
      Boa leitura ✌
×
×
  • Criar Novo...