Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sertão de Ouro - "Considerações iniciais" (13/12)

Posts Recomendados

Postado

VILAREAL.png

inicio.png

sertao.png

Depois de iniciar um novo save com o Vozão no FM24, resolvi arriscar e me aventurar no FM26, superando - com esforço - o meu asco pela nova interface do jogo. Por esse motivo, optei por aproveitar este mesmo tópico. Aos que chegaram a visualizar a estrutura anterior, ficam as minhas desculpas.

Com o save “Sertão de Ouro”, retomo uma ideia que havia deixado de lado meses atrás, que era montar uma equipe composta exclusivamente por jogadores nordestinos. Anteriormente, eu havia pensado nisso utilizando o Icasa, de Juazeiro do Norte, mas acabei optanto pelo Vila Real, também cearense, o qual apresentarei melhor na sequência. Estarei utilizando o Brasil Mundi UP, iniciando a jornada na temporada 2025.

sobre.png

vilarealfc.png

O Vila Real Futebol Clube é o time mais jovem do futebol alencarino, tendo sido fundado em maio deste ano, na cidade de Sobral, interior do Estado. O time manda seus jogos no Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo, o tradicional Estádio do Junco, onde passou a dividir espaço com o seu agora rival local Guarany de Sobral. O primeiro clássico entre as equipes foi disputado em 5 de julho de 2025, data do aniversário da cidade, e terminou empatado em 1 a 1.

O Vila Real surgiu a partir da aquisição do Centro Esportivo União por empresários e investidores locais. O nome do clube foi escolhido em alusão ao antigo título de Sobral de "Vila Distinta e Real", e o escudo traz um cavaleiro, datas simbólicas (1773 e 2025) e a imagem do Arco de Nossa Senhora de Fátima.

vilarealcamisa.png

O projeto prevê um investimento inicial de aproximadamente R$ 6 milhões por ano, com metas claras de ascensão à elite do Campeonato Cearense até 2027. O clube inicia a sua existência disputando a 3ª Divisão do Campeonato Cearense. O Vila Real Futebol Clube chega com a proposta de valorizar talentos locais, fortalecer o esporte regional e construir uma trajetória sólida e transformadora no futebol cearense.

diretrizes.png

perfil.png

Como o próprio nome do save sugere, “Sertão de Ouro” nasce com um objetivo bem claro, que é construir uma equipe vencedora baseada exclusivamente em jogadores oriundos do Nordeste brasileiro, aliada ao desenvolvimento de atletas formados nas categorias de base do próprio clube.

Como exceção, e para adicionar um tempero especial ao desafio ao longo do save, será permitido, de forma pontual e criteriosa, a contratação de jogadores que, mesmo não sendo nordestinos de origem, tenham construído uma passagem relevante em clubes tradicionais da região. Enquadram-se nesse perfil equipes como Ceará, Fortaleza, Sport, Náutico, Santa Cruz, Bahia, Vitória, CRB, CSA e Sampaio Corrêa.

objetivos.png

nordestao.png

Como um novo clube, surgido no interior do Ceará, alguns objetivos passam a ser um sonho de qualquer torcedor. No entanto, tentaremos ir ainda mais longe do que apenas os torneios usuais que geralmente fazem parte da realidade de um clube nordestino:

• Ser o primeiro clube do interior a conquistar o Campeonato Cearense;
  • Ser o primeiro clube do interior a conquistar a Copa do Nordeste;
  • Ser o primeiro clube cearense a conquistar a Copa do Brasil;
  • Ser o primeiro clube cearense a conquistar o Brasileirão Série A;
  • Ser o primeiro clube cearense a conquistar a Libertadores da América.

treinador.png

carrasco.png

Se existe um jogador que conseguiu percorrer o Nordeste de ponta a ponta, deixando sua marca em diversos clubes da região, esse nome é Sérgio Alves. Um dos maiores ídolos da história do Ceará Sporting Club, onde eternizou o apelido de “Carrasco”, o ex-atacante construiu uma trajetória profundamente ligada ao futebol nordestino. Ao longo da carreira, Sérgio Alves vestiu camisas importantes da região, passando por Bahia, ABC, Ferroviário, Santa Cruz, CRB, Salgueiro e até mesmo pelo Guarany de Sobral, clube da mesma cidade do Vila Real, o que adiciona ainda mais simbolismo à narrativa deste save.

Recifense de nascimento, Sérgio Alves também tentou seguir os passos à beira do campo após encerrar a carreira como jogador. Chegou a comandar as equipes Sub-17 e feminina do Ceará, além de clubes cearenses como Ferroviário, Tiradentes e Caucaia. Em 2019, decidiu encerrar sua trajetória como treinador, mas não seria nada difícil imaginá-lo assumindo o comando de um projeto como o do Vila Real, carregando consigo identidade regional, experiência e uma história que dialoga diretamente com a proposta do save.

sergioalvesperfil.png

Postado

Objetivos interessantes. Boa sorte. Acompanhando.

• mfeitosa mudou o título para Tua glória é lutar! - "Considerações iniciais" (13/12)
Postado

Eu lembro da versão anterior desse save, acho que você inclusive concluiu a história, não foi?

Muito bom vê-lo de volta, a área precisa de histórias como as suas e de contadores como você. Seja bem vindo de volta e vida longa ao save do Vozão!

• mfeitosa mudou o título para Sertão de Ouro - "Considerações iniciais" (13/12)
Postado

AVISO

Pessoal, como ainda não havia iniciado o save pra valer aqui, optei por arriscar o meu primeiro save de verdade no FM 2026. Tenho muitas críticas sobre essa versão, principalmente no que diz respeito à interface, mas entendo que existe um trabalho pesado em andamento para melhorá-lo. 

E, aproveitando essa mudança de versão do FM, aproveitei para mudar a proposta do save também, porém, ainda permanecendo dentro do futebol cearense. Mais detalhes estão no post inicial. Valeu!

21 horas atrás, Cadete213 disse:

Objetivos interessantes. Boa sorte. Acompanhando.

Muito obrigado, Cadete!

21 horas atrás, Nismo disse:

Bom retorno e boa sorte Feitosa!

Valeu, Nismo!

6 horas atrás, Tsuru disse:

Eu lembro da versão anterior desse save, acho que você inclusive concluiu a história, não foi?

Muito bom vê-lo de volta, a área precisa de histórias como as suas e de contadores como você. Seja bem vindo de volta e vida longa ao save do Vozão!

Exatamente, eu concluí sim. Foi um save bem louco, com o Martinuccio sendo o cara da final do mundial contra o Real Madrid. hahaha!

Valeu, Tsuru! Sei que a versão FM26 possa ter dado um baque pesado em tudo que ronda a franquia, mas torço para que mais contadores retornem para cá.

• mfeitosa mudou o título para Sertão de Ouro - "Considerações iniciais" (13/12)

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...