Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

FC Groningen - Leon Huisman

APRESENTAÇÃO

Olá a todos, essa é a primeira vez no fórum como um membro ativo. Estive por aqui várias vezes, mas apenas olhando os posts e admirando as histórias (que de fato são muito boas) no Football Manager e então enfim decidi criar uma conta pra fazer parte da comunidade. Já tive experiência contando sobre meus saves num fórum de FIFA, mas foi por um breve período e apesar do período legal, o povo lá era meio briguento hehe. Jogo FM desde a versão de 2019 e apesar de inúmeros saves, alguns falhos e outros muito bem sucedidos, ainda me considero inexperiente no jogo, seja por falta de habilidade ou por preguiça de me aprofundar um pouco mais sobre algumas coisas que o game possui, já que sempre fui no "modo automático". Decidi juntar o útil ao agradável e quero fazer uma jornada de aprendizado com um treinador inexperiente fictício (pra história), mas que também sirva pra eu focar em melhorar minha forma de experimentar o que o Football Manager pode oferecer num todo.

CLUBE ESCOLHIDO 

Decidi escolher o FC Groningen por alguns motivos. O primeiro por achar nome e as cores legais hahaha. Mas falando de forma séria, achei um clube bem peculiar. É um dos clubes fundadores da Eredivise, quando ainda era o GVAV Rapiditas, mas a situação financeira no final dos anos 60 fez com que fossem rebaixados. Vários times amadores de Groningen, aliados a empresas locais, decidiram se juntar para apoiar o clube a se reestruturar. A equipe voltou a Eredivise já no ano seguinte e assumiu o nome da cidade, enquanto o GVAV retornou ao futebol amador. Com o decorrer dos anos, voltaram a ter inúmeros problemas financeiros, sendo salvos pela prefeitura da cidade, ao mesmo tempo em que se classificaram algumas vezes pra competições europeias. O título mais relevante veio só em 2015, quando conquistaram a Copa da Holanda. Mesmo assim, foram rebaixados recentemente (já retornaram a Eredivise) e a ideia do save é pegar eles na segunda divisão.

Uma curiosidade que eu achei no mínimo engraçado foi o fato do Groningen não ter rival. Como é um dos poucos times profissionais do norte da Holanda, não existe um "grande inimigo" por perto. O maior até então foi o Veendam, que faliu no início da década passada, e também não eram presença assídua na primeira divisão, então não aconteceram tantos confrontos. Diante disso, a maior rivalidade se tornou a com o Heenreeven, que também é da parte norte, mas isso foi até o SC Cambuur voltar a ser figura presente na primeira divisão holandesa e reacender a disputa com os frísios. Ou seja, somos um clube a procura de um rival.

Top 10 goals van Arjen Robben - FC Groningen

Mas eu acredito que o que mais me fascinou foram os jogadores que já atuaram por lá. O primeiro é alguém que está no Groningen: Arjen Robben, revelado no próprio clube e que hoje é auxiliar técnico do Sub-18. Também foram responsáveis por formar Van Dijk, Hans Hateboer, Richairo Zivkovic, Ludovic Reis e os irmãos Erwin e Ronald Koeman, filhos de Martin Koeman, ídolo dos Groenen. Só que não para por aí: também passaram pelo Groningen jogadores como Luis Suárez, Dusan Tadic, Daley Blind, Marco Bizot, Granqvist, Filip Kostic, Alexsander Sorloth, Idrissi além do brasileiro Eric Botteghin, ídolo no Feyenoord. Achei uma lista curiosa e no mínimo alternativa. Pra alguém que cresceu jogando FIFA com vários desses e também os viu jogando pela TV, me despertou uma certa nostalgia.

Por fim, vai ser a primeira vez que eu faço um save na Holanda. Já joguei em vários países, mas até hoje a única vez que fui me aventurar em uma segundona da Europa não foi nem a segundona em si e sim na terceira divisão da Inglaterra com o Sunderland no FM20. Fora isso, só fiz saves em divisões inferiores no Brasil ou na primeira divisão de ligas europeias. Até hoje só conquistei uma Champions League, com a Inter de Milão, no FM20. Então é um objetivo meu ganhar esse título novamente.

OBJETIVOS

Pra melhorar o meu entretenimento e também de quem vai me acompanhar, tentei estabelecer alguns objetivos durante a carreira pra tornar o save mais dinâmico e desafiador, ou ao menos tentar que seja. Eles podem mudar a depender de sucessos antecipados ou fracassos inesperados.

------ CURTO PRAZO (2027)

• Voltar a ErediviseSendo campeão da segunda divisão holandesa no primeiro ano.
  • Não brigar pra cair: Assim que voltar a primeirona, ficar pelo menos no meio da tabela.
  • Bater os grandes: Vencer Ajax, Feyenoord e PSV pelo menos uma vez até 2025.
  • Rumo a Europa: Se classificar a alguma competição europeia pelo menos uma vez até 2026.
  • Convocável: Ter pelo menos um jogador convocado para a seleção principal da Holanda até 2027.
  • Entre os melhores: Ter pelo menos um jogador na seleção da Eredivise até 2027.
  • Conquistar a KNVB: Ganhar a Copa da Holanda até 2027.

---- MÉDIO PRAZO (2030)

• Você é meu inimigo: Estabelecer uma rivalidade com algum gigante holandês.
  • Patinho feio na Europa: Classificar-se a UEFA Champions League até 2028.
  • Representar a Laranja: Ter pelo menos três jogadores convocados a seleção principal da Holanda até 2028.
  • Temosjoias: Ter pelo menos dois wonderkids na lista da NXTGEN até 2029.
  • Nosso craque: Ter o artilheiro ou melhor jogador da Eredivise pelo menos uma vez até 2029.
  • Conquistar a Eredivise: Ganhar o Campeonato Holandês até 2029.
  • Sempre o melhor: Quebrar TODOS os recordes de desempenho possíveis do clube (posição, vitórias, gols marcados, clean sheets, maior goleada).

---- LONGO PRAZO (2037)

• Base da Laranja Mecânica: Ser o time com mais representantes na seleção holandesa.
  • Orgulho de Cruyff: Ser a melhor categoria de base da Holanda ao lado do Ajax.
  • Supere Frenkie De Jong: Realizar a maior venda de um jogador oriundo do futebol holandês.
  • Invencível: Ganhar a Eredivise sem perder um único jogo.
  • Melhores do mundo: Ter um top 5 da Bola de Ouro até 2035.
  • Inicie uma dinastia: Ter pelo menos cinco títulos da Copa da Holanda e cinco do Campeonato Holandês até 2035.
  • No topo do Velho Continente: Conquistar a Champions League até 2037.

Metas alteráveis

Tenho outros objetivos nesse save que deixarei na mão do destino e explicarei os motivos:

- Van Dijk: Vou tentar trazer ele de volta ao clube, mas ele já tem 32 anos e como a aposentadoria é no mínimo aleatória no jogo, não sei se é algo possível a tempo de eu conseguir.

- Seleção Holandesa: Não é um Build a Nation propriamente, mas quero ajudar a Holanda de alguma forma a conquistar a Copa do Mundo e ser uma das melhores seleções do mundo. Pode ser que eu tente o cargo de treinador, mas eu confesso que o gerenciamento de seleções no FM é bem chato e pouco imersivo pra mim. Vai depender do andamento do save e do meu bom humor.

- Eredivise: Como eu disse acima, vai depender se eu estiver de bom humor e do andamento da carreira, mas tornar o Campeonato Holandês uma das três melhores ligas do ranking é algo que tenho vontade de fazer.

DADOS DO SAVE

Carreguei 16 países: as seis principais ligas da Europa + Holanda terão as duas primeiras divisões. Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Noruega, Suíça e Turquia, com uma base de dados grande, incluindo outros continentes. Contagem de jogadores deu cerca de 132 mil.

Até tentei baixar uma base de dados holandesa, mas o jogo ficou bugado e fiquei com medo de repercussões maiores dentro do próprio FM, então desisti e fui com o que tem mesmo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse post foi mais pra me apresentar e também falar um pouco da minha ideia inicial de save. Voltarei já começando história com seus primeiros capítulos e atualizações do save. Obviamente com prints do jogo. Espero que seja uma jornada divertida pra mim e também pra vocês.

Postado

Boa Sorte no seu save.

Joguei na Holanda no 21 se bem me lembro, fiz um save aí com o FC Eindhoven.

Postado

qb3farE.jpeg

Groningen encaminha contratação de treinador novato para comandar volta a Eredivise

Wouter Gudde nieuwe algemeen directeur FC Groningen - FC Groningen

Foto: Wouter Goudde, diretor do Groningen, em entrevista coletiva

Após muita espera, o Groningen enfim parece ter um encontrado um novo comandante para seu projeto de retornar a elite do

futebol holandês. Nesta segunda-feira (10), o diretor do Groningen, Wouter Gudde, confirmou que o clube está finalizando a

chegada do treinador Thiago van der Meer, de apenas 27 anos. Holandês com descendência brasileira, o técnico trabalhava no

Sub-18 do Helmond Sport, onde teve surpreendente campanha ao levar a equipe ao vice no campeonato categoria. Entretanto,

a inexperiência do novo técnico foi motivo de questionamento pelos jornalistas locais em coletiva dada pelo dirigente.

"Sei que os torcedores podem se sentir receosos com a escolha. A confiança foi destruída após o rebaixamento e vamos

fazer de tudo pra restabelecer ela. O primeiro passo é essa coletiva, feita justamente pra acalmá-los e explicar a nossa

tomada de decisão. Thiago foi escolhido em meio a vários candidatos que foram cuidadosamente entrevistado pelo nosso

comitê de futebol. Acompanhamos o trabalho dele em Helmond e ele foi bem recomendado por seus ex-companheiros de

clube. Daremos todo o suporte necessário a ele." - Disse o diretor.

Apesar das falas da direção, a torcida parece não ter gostado muito da decisão. O clima foi de protesto em redes sociais pela 

escolha de um técnico desconhecido num ano de reconstrução do clube e a expectativa é que o novo treinador não tenha muita

paz nesse início de trabalho. Em apuração da Voetbalprimeur, Thiago deve chegar a Groningen amanhã para se reunir com a

cúpula de futebol e assinar contrato até junho de 2025.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BIOGRAFIA DO TREINADOR

JHkCweT.jpeg

Thiago van der Meer nasceu nasceu em dezembro de 1995 na cidade de Delft, localizada na província da Holanda do Sul, situada no oeste dos Países Baixos. Filho de um arquiteto holandês e uma fotógrafa brasileira, aprendeu a gostar de futebol logo na infância, mesmo vindo de uma família com pouco interesse no esporte. Foi graças a uma visita esporádica ao Brasil que sua paixão pelo esporte aflorou, quando sua mãe o levou para ver um Fla-Flu pela final da Taça Rio de 2005. As cores, as torcidas e o lendário Maracanã penetraram na memória do garoto, que ao voltar aos Países Baixos fez questão de comprar uma bola de futebol. Virou um fanático, mas a adolescência e o início da vida adulta reservaram algo diferente do que ele  gostava. Se formou em informática na famosa Universidade de Delft, mas apesar das habilidades com a tecnologia, o que estava no coração de Thiago ainda era o futebol. Com isso, passou a fazer cursos e procurar um jeito de entrar nesse mundo. No início, aproveitou seu talento com a computação e uniu a análise de dados, chegando a realizar um breve estágio no Ado Den Haag. Logo veio desejo em trabalhar a beira do campo e a forma de aprender mais sobre as particularidades das táticas o fez se tornar um dos auxiliares da equipe Sub-16 do Helmond Sport. Por lá, chegou a ser auxiliar do time B, até que recebeu a oportunidade de assumir a equipe Sub-18, onde teve seu trabalho de maior sucesso, levando a base da equipe ao vice da liga nacional da categoria. Agora terá a oportunidade de trabalhar numa equipe profissional pela primeira vez na sua ainda breve carreira.

• Linha do tempo do técnico:

- 2016: Analista de dados no Ado Den Haag (estágio)

- 2017-2019: Analista de dados no Sub-16 do Helmond Sport

- 2019-2021: Auxiliar-técnico do Sub-16 no Helmond Sport.

- 2021-2022: Auxiliar-técnico do time B do Helmond Sport.

- 2022-2023: Técnico do Sub-18 do Helmond Sport.

- 2023------: Técnico do FC Groningen.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO A ESTRUTURA 

YKhUcNP.jpeg

O que eu encontrei no Groningen foi um clube de excelente estruturação. O centro de treinamento é bem encorpado, com academia, dois campos e os aparelhos necessários para o auxílio da comissão técnica e dos jogadores no treinamento. Tive a oportunidade de visitar o treinamento da base e tudo também pareceu organizado, apesar de ser necessário melhorias a longo prazo, que espero ter a oportunidade de ajudar. O Euroborg, estádio da equipe, leva as cores do clube e possui uma aura de lar de uma equipe vencedora.

Trouwe FC Groningen-klant Jakob Klompien verpandde zijn hart aan Telstar:  'Het is als kiezen tussen je kinderen' - RTV Noord

Até minha chegada ao centro de treinamento do Groningen para minha reunião, todas as minhas conversas foram com Wouter Gudde, diretor geral do Groningen que está no cargo desde 2019. Apesar das negociações terem sido rápidas, o próprio também parecia estar temeroso com minha chegada, mas ao mesmo tempo podia compreender aquele sentimento. Afinal, o clube estava na segunda divisão holandesa e uma decisão impopular como essa colocaria muita pressão da torcida e da alta cúpula em suas costas. Foi então que tive a oportunidade de conhecer o presidente dos Groenen, Jakob Klompien (foto), ex-líder do Ministério da Economia, Um homem carismático, mas de pouca fala. Aos poucos fui entendendo a dinâmica e funcionamento do dia a dia do Groningen e percebi que quem realmente comandava o clube diariamente era Gudde, enquanto Jakob estava lá para dar o suporte financeiro necessário e ser uma ponte entre a relação clube-torcida-prefeitura.

VzXcSTb.jpeg

Eu cheguei sozinho ao Groningen. Não trouxe ninguém comigo do Helmond, mas o clube me deu a liberdade de fazer mudanças na equipe técnica. O diretor de futebol Art Langeler e o diretor da base Byron Bakker se reuniram comigo e falaram sobre possíveis chegadas e saídas no corpo técnico, mas não nos aprofundamos em nomes. Eu aproveitei a oportunidade e perguntei sobre Arjen Robben, que está trabalhando como assistente no time Sub-18. Ele chegou há alguns meses no clube e confesso que fiquei interessado com a oportunidade de trabalhar com ele. Ter uma figura histórica para o futebol mundial e que foi revelada no Groningen pode ser essencial para a formação de novos craques na nossa academia.

VISÃO DO CLUBE

yBrxxJi.jpeg

O objetivo repassado pela diretoria foi muito claro desde o início das reuniões pra me contratar: subir de divisão. O rebaixamento recente causou muitos estragos no clube, mas principalmente na relação entre clube e a cidade. Os públicos foram diminuindo e a postura de atletas e direção não era da mais agradáveis aos fãs em meio a turbulência. A minha chegada também não ajuda nesse processo, mas pelo que entendi, um técnico com perfil mais jovem e ainda desconhecido pelo público pode ter um efeito contrário e fazer com que a torcida volte a abraçar o time com apoio total.

FINANÇAS

qAY2dIu.jpeg

A situação financeira não é das melhores, mas também é o fim do mundo. Há alguns meses, o Groningen virou notícia em vários portais de futebol devido a uma debandada que teve de funcionários administrativos, então imaginei que o cenário fosse alarmante. Aparentemente, eles conseguiram contornar a crise. O ambiente parece estar calmo, então inicialmente não me pareceu um problema que esteja afetando.

CONHECENDO O ELENCO 

Vi o grupo logo após as reuniões. Eles estavam iniciando o treino, ainda sob o comando dos assistentes fixos, então aproveitei para acompanhar um pouco as atividades e reconhecer meus futuros comandados.

Unsg6a2.jpeg

Do que pude ver inicialmente, fiquei agradado com os jogadores que a equipe tinha, mas não surpreso. Afinal, somos o time favorito ao acesso, então ter um elenco qualificado já era algo aguardado por mim. Quem me chamou a atenção logo de cara foi Johan Hove, meia norueguês de 22 anos. Ele chegou na temporada passada, mas não teve um sucesso inicial esperado. Pareceu ter muita qualidade na distribuição de passes e é o tipo de jogador que gosto de ter no meu time. Outro que me impressionou foi Wouter Prins, lateral-esquerdo holandês de 19 anos, Mesmo não sendo um jogador forte fisicamente, é muito ágil, veloz e tecnicamente entrega bem. Nas minhas conversas com a direção, fui informado que ele era um dos nomes que a diretoria pensava em emprestar na atual temporada e fiquei surpreso quando vi o que ele é capaz de fazer. Talvez eu os faça repensar dessa ideia. Aos poucos vamos ver as carências.

Spoiler

VVLMXw0.jpeg

Spoiler

CCKcqpC.jpeg

Spoiler

BPBQXwD.jpeg

Spoiler

OnLJon2.jpeg

Num geral, é um elenco bem jovem, que pode nos dar fruto por alguns anos, mas com alguns experientes que podem guiá-los ao sucesso já no curto período. Durante o treino, o líder do grupo, Leandro Bacuna, veio conversar comigo. O que me descreveram sobre é que se trata de um cara ambicioso, com bom relacionamento com o clube e torcedores, mas que não é necessariamente um bom líder no vestiário. O fato dele levar a faixa de capitão passa muito mais pela identificação com o Groningen do que por ter ser alguém capaz de guiar o vestiário e acender a chama dos atletas. Ao que parece, quem tem esse perfil é Joey Pelupessy, meio-campista assim como Bacuna, e que é o vice-capitão.

Spoiler

B47OsFn.jpeg

Spoiler

kkn8Mht.jpeg

Não consegui visitar o centro de treinamento da base, mas os relatórios que me passaram foram positivos. O clube consegue dar boas condições aos jovens e há alguns que podem nos ajudar já na atual temporada. Pretendo acompanhar um pouco mais de perto para saber quais atletas posso pincelar ao time principal, mas já expressei meu desejo de que as categorias inferiores tenham a oportunidade de treinar com o elenco principal pelo menos uma vez por semana para que possamos ter o melhor deles aqui.

Spoiler

sGvTZIx.jpeg

Spoiler

YbH6Br1.jpeg

Foi um dia cansativo, de muitas reuniões e aprendizado. Os próximos dias prometem ser de bastante movimentação na equipe técnica e quem sabe com a chegada de novos jogadores. Mas o que mais me interessa é o campo e eu confesso que estou bem ansioso pra começar a trabalhar após ver o grupo pela primeira vez. 

Postado
6 horas atrás, Johann Duwe disse:

Boa Sorte no seu save.

Joguei na Holanda no 21 se bem me lembro, fiz um save aí com o FC Eindhoven.

Valeu! O Eindhoven tá aqui na segunda divisão também, mas tá previsto pra ser meio de tabela.

Postado

Caraca o Groningen revelou muitos talentos, espero que consigam se desenvolver.

Boa Sorte.

Postado

Historias na Holanda são sempre muito interessantes. Bom save!

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...