Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Football Manager 2026 || Primeiras Impressões

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado

Pra quem já está testando esse Beta, sobre o hardware: o jogo tá mais pesado mesmo em relação ao FM24 ou vocês não sentiram tanta mudança?

E se puderem postar mais fotos da visão da câmera 2D do jogo (2D clássico), eu ficaria agradecido (notar que não é o 2D que passa entre os melhores momentos).

Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

Pra quem já está testando esse Beta, sobre o hardware: o jogo tá mais pesado mesmo em relação ao FM24 ou vocês não sentiram tanta mudança?

E se puderem postar mais fotos da visão da câmera 2D do jogo (2D clássico), eu ficaria agradecido (notar que não é o 2D que passa entre os melhores momentos).

Léo, achei um pouco mais lento sim, principalmente entre as transições entre telas. Ainda não cheguei a reparar tanto no passar dos dias. 

Depois tento subir uma foto do 2D clássico quando chegar em casa. Mas no meu notebook já caminhando para uma terceira idade o 3D rodou bem.

Postado (editado)

Eu gostei do jogo. A maior evolução foi realmente na parte tática, sem dúvidas. O com e sem bola é bem bacana e as instruções refletem bem no estilo de jogo da equipe.

Esse "novo" sistema de transferências do TransferRoom me pareceu interessante também. Só acho que precisam refinar um pouco mais essa questão de filtros em oferecer jogadores dentro da janela de saídas. Ficar procurando time a time algo que encaixe em algum jogador que você queira vender é um saco. Em compensação a possibilidade de você poder montar filtros refinados para trazer jogadores é bem legal. 

O ponto negativo sem dúvidas nenhuma está na interface. Muito poluída, me parece mal acabada mesmo. Tudo bem que tem a questão do costume, mas ainda assim me parece simplesmente ruim mesmo, principalmente para nós de uma geração mais "antiga", acostumados com algo mais funcional. A sensação que dá é que trouxeram dois moleques dessa nova geração Tik Tok para montarem essa Interface, onde eles estão acostumados a ter um mundo de botões jogados ali na sua cara e só eles sabem como essa bagaça funciona.  Eu fico imaginando aquele jogador casual que vai sair de um FM 22 ou FM 23 e pular para o 26. Não vai conseguir sair da primeira tela, hahaha. Tomara que lancem alguma "atualização" de UI ao estilo FM 24. 

O 3D me agradou também. E rodou bem. Claro, tem muito a melhorar, maaas, para uma "primeira versão", acho que fizeram bem. 

Editado por Dan_Cunha
Postado
8 horas atrás, Gustavo Militão disse:

O que esse Miles fala não se escreve... Mas é isso, fizeram um jogo mais "enxuto" (porque queremos assim e pronto), testaram pouco e o resultado ta aí. Se tivessem lançado uma versão alpha antes, mesmo que durasse uns 3 dias só, poderiam ter reduzido muitos danos nessa beta.

Os testes internos costumavam durar meses. Dessa vez não sei quando começaram a liberar Alpha pra gente de fora da equipe de desenvolvimento.

Aí teria que ver também o que foi mudado ao longo desse tempo. Podem ter testado coisas antes de remover, etc.

1 hora atrás, Dan_Cunha disse:

O ponto negativo sem dúvidas nenhuma está na interface. Muito poluída, me parece mal acabada mesmo. Tudo bem que tem a questão do costume, mas ainda assim me parece simplesmente ruim mesmo, principalmente para nós de uma geração mais "antiga", acostumados com algo mais funcional mesmo.

Eu só sinto falta dos atalhos. Fora isso, quando os botões pararem de bugar ao clicar, acho que a poeira vai abaixar. Os menus são mais confusos porque mudaram a estrutura de muita coisa, mas isso já aconteceu antes, só que era a conta-gotas.

Ainda acho que depois podem haver mods que mudem o comportamento das telas pra algo mais simples.

--

Uma coisa curiosa que estava vendo agora, parece que os grupos de mentoria agora são sempre fechados em 3 membros pra funcionarem:

vhqZ9lS.png

Postado

Principais pontos positivos, considerando que isso é uma "beta" e sem tocar na questão da UI:

1 - Tática. O campo responde ao que você cria e a criação é a mais livre que ja existiu no jogo até hoje. Simples assim. Só isso aqui pra mim já vale o jogo.

2 - Fluidez de criação de save e passagem de dias. Tenho um PC mediano pra baixo. Cronometrei a criação de save com base de dados de mais de 500 mil jogadores e dezenas de ligas. 5 minutos cravados. No 24 demoraria beeeeeem, mas beeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais que isso por aqui. Passagem de dias mais rápida que ja vi. Espero que persista quando a "beta" acabar.

3 - Transfer room. Muito promissor por causa da possibilidade de filtros refinados que alguém já citou acima.

Negativos:

1 - Sons. Meu deus do céu... O que era ruim agora é inacreditavelmente ruim. O som do passe parece um soco no peito. E ainda meteram um reverb... Olha... Difícil até descrever de tão absurdamente ruim que é.

2 - Menos estatísticas durante o jogo em comparação ao 24. Pode ser um problema de limitação relacionado à UI. Tomara que seja.

3 - Algumas coisas relacionadas ao 3d não se relacionam ao fato de não estar acabado. Achei que tem muito pouco na customização visual na criação do treinador. Achei tenebrosa a torcida no 3d. Achei que viriam câmeras novas e mais customização nessa parte... Pra mim, o 3d não é prioridade nem de longe. Porém, por enquanto, vou na contramão de todo mundo e acho o 3d no máximo nota 5. Eu não esperava um 3d ultra realista. Só esperava mais detalhes "de canto de caderno" que não vieram. Pelo lado bom ele é muito mais leve do que o esperado. Vamos quando acabarem as sombras e tudo mais se ainda vai ser assim.

Não vejo saída senão a SI rever o planejamento e viabilizar a modificação de skins. Sem isso, vão transformar um jogo com potencial no maior flop da franquia desde a divisão. A notícia boa ficou para a melhora visível no rápido bug fix de 200 e poucos megas que lançaram ontem a noite.

Postado
2 horas atrás, Ifafk disse:

Não vejo saída senão a SI rever o planejamento e viabilizar a modificação de skins.

Isso não sei se vai mudar nessa versão, porque é questão da estrutura de arquivos. Por enquanto precisaria de um modder editando os arquivos do jogo, como qualquer mod de jogo Unity, ao invés do que era facilitado pela estrutura anterior, editando apenas arquivos XML e imagens. Então acho que só vamos ver mods não-oficiais.

Postado
1 hora atrás, Douglas. disse:

Isso não sei se vai mudar nessa versão, porque é questão da estrutura de arquivos. Por enquanto precisaria de um modder editando os arquivos do jogo, como qualquer mod de jogo Unity, ao invés do que era facilitado pela estrutura anterior, editando apenas arquivos XML e imagens. Então acho que só vamos ver mods não-oficiais.

Já conseguiram extrair a UI. Questão de tempo

Postado
4 horas atrás, Douglas. disse:

Tem muito modder de jogo Unity por aí. Veja o exemplo de Cities Skylines salvo pela comunidade. Mas entendo seu ponto. Só estou no modo "eu quero acreditar" porque apesar da péssima UI, eu vejo muito potencial no 26.

Postado
3 minutos atrás, Ifafk disse:

Tem muito modder de jogo Unity por aí. Veja o exemplo de Cities Skylines salvo pela comunidade. Mas entendo seu ponto. Só estou no modo "eu quero acreditar" porque apesar da péssima UI, eu vejo muito potencial no 26.

Por isso mesmo. Na época do anúncio eu comentei isso, que isso poderia ser o que faria valer à pena, porque um modder pode mudar completamente a experiência de cada tela.

FM sempre teve alguma demanda por isso, então agora devemos ver até novas ideias aparecendo.

Postado (editado)

Sem falar que a textura das camisas 3D mudaram, se não tiver um conversor la no FM Creator, vai ser uma pica refazer tudo novamente.

Outra coisa que reparei foram as entrevistas, miséricordia, são as mesmas perguntas e respostas desde 2012 pelo menos...

Parte do Var tem aquele macete de saber se foi gol antes ou não, se os jogadores levantarem o braço comemorando antes do resultado do VAR, já sabemos que é gol.

A parte visual está bastante saturada,tudo muito claro ainda, e um bug que utiliza 100% da placa de video quando o jogo é a noite,fica oscilando entre 30  60 fps.

Uma coisa que sempre me deixou triste é que o clima nãqo influencia em nada a forma de jogar (mesmo sendo colocado em questão nas entrevistas) uma partida num dia de chuva torrencial num gramado sem um sistema de escoamento, deveria interferir por exemplo na forma que seu time atua no campo, sendo mais dificil algum time que mantem  posse de bola e ataque de forma com muitos passes curtos, dando uma pequena vantagem se você faz um jogo com muitas ligaçoes e lançamentos, já os gramados tem a mesma estéica em 99% dos jogos... só joguei um jogo na pré temporada contra o Panatinaikos que o gramado realmente parecia desgastado, porem era só a estética, mas já é um avanço!

Editado por Mings
Postado

ps* Eles vão abrir a oficina da Steam? Seria lindo poder se inscrever em coisas que os modders modificam por lá.

Postado

Esse lance foi validado. Nem VAR foi chamado.

spacer.png

Postado

Acho que se eles continuarem com essa velocidade de correção de bugs durante a semana, vai dar tempo de melhorar o jogo até o dia 04.

Claro que tem bugs ai que não vai ter jeito ou só esperar novas skins chegarem (espero).

Mas tomara que sigam trabalhando rápido. Essa semana será decisiva.

Postado
7 horas atrás, jonnyjones81 disse:

Esse lance foi validado. Nem VAR foi chamado.

spacer.png

O jogo tá muito real então hahaha

• Diretor Geral
Postado
Em 25/10/2025 em 10:29, Dan_Cunha disse:

Léo, achei um pouco mais lento sim, principalmente entre as transições entre telas. Ainda não cheguei a reparar tanto no passar dos dias. 

Depois tento subir uma foto do 2D clássico quando chegar em casa. Mas no meu notebook já caminhando para uma terceira idade o 3D rodou bem.

Valeu Dan! Não esquece da foto do 2D depois, hahaha...

Em 25/10/2025 em 13:18, Ifafk disse:

[...]

2 - Fluidez de criação de save e passagem de dias. Tenho um PC mediano pra baixo. Cronometrei a criação de save com base de dados de mais de 500 mil jogadores e dezenas de ligas. 5 minutos cravados. No 24 demoraria beeeeeem, mas beeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais que isso por aqui. Passagem de dias mais rápida que ja vi. Espero que persista quando a "beta" acabar.

[...]

Opa, bom saber disso. A propósito, qual a config do teu PC aí?

Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

Valeu Dan! Não esquece da foto do 2D depois, hahaha...

Custei a achar a opção de 2D pro jogo, tinha colocado só pra replay de início.

https://streamable.com/w5t7ou

• Diretor Geral
Postado
7 minutos atrás, Douglas. disse:

Custei a achar a opção de 2D pro jogo, tinha colocado só pra replay de início.

https://streamable.com/w5t7ou

Pô, valeu demais Douglas! 👏🏽

E confirmou a impressão deixada por aquela screenshot que soltaram aí antes, e que inclusive gostei do estilo (embora fuja um pouco do que sempre foi o 2D clássico em todas as versões anteriores). Agora só falta fazer o teste de hardware aqui no meu PC da Xuxa, 😂.

Postado

Coisas ausentes no FM26 que estavam no FM24:

- Capacidade de recarregar a skin nas preferências
- Capacidade de limpar o cache nas preferências
- Capacidade de alterar as cores dos atributos
- Configuração para escolher para onde o botão de voltar leva (1 passo ou página principal)
- Configuração para escolher para onde a tela do clube/nação leva (elenco ou perfil)
- Configuração para escolher para onde a tela do jogador leva (perfil ou atributos)
- Gráfico de atributos praticamente desaparecido, agora atrás de uma pequena janela
- Alteração de orçamentos na janela de negociação de transferência/contrato
- Segurar o clique nos sinais de mais/menos na janela de negociação de transferência/contrato não faz mais nada
- Sugerir termos em negociações de contrato/transferência não destaca mais em verde quando favorável. Você precisa ler a mensagem para saber e só fica verde quando totalmente aceito
- O globo no canto superior direito agora permite apenas buscar por um país/continente. Todo o resto, como transferências globais, desapareceu
- Seção de transferências no jogador agora está atrás do botão de ações, junto com todas as ações relacionadas à lista de observação
- Atributos da equipe técnica parcialmente desaparecidos, agora todos atrás de palavras
- Histórico de jogadores goleiros não mostra mais gols sofridos
- Ex-jogadores na equipe técnica não têm mais o histórico de jogador, apenas o de equipe técnica
- Visualização do clube não mostra mais capitão e jovem promissor
- Aba de finanças não mostra mais orçamentos
- Comparação de jogadores praticamente desaparecida
- Comparação de equipe técnica
- Opção de destacar atributos relevantes para o papel nos jogadores
- Opção de destacar atributos relevantes para o papel na equipe técnica
- Espaço não leva mais para as mensagens
- Não exatamente desaparecido, mas as seleções sub-21 e sub-19 são tão difíceis de acessar que praticamente não estão no jogo
- O calendário na seleção de equipe para o dia do jogo
- A classificação da equipe na seleção de equipe para o dia do jogo
- Câmera lateral normal
- Capacidade de desativar apenas certos eventos para replays no jogo (impedimentos, linha de gol, etc.)
- Estatísticas do jogo durante a partida/destaques
- Capacidade de escolher quais estatísticas do jogo você quer ver
- Cronogramas de treinamento sub-21/sub-18
- Atribuições de treinadores sub-21/sub-18
- Capacidade de salvar escalação
- Aparições e gols dos seus jogadores no relatório de partidas internacionais
- Aparições e gols dos seus jogadores no relatório de empréstimos
- Capacidade de encerrar treinamento individual (lol)
- Mapas de passes
- Mapas de calor
- Capacidade de alterar as cores de jogadores emprestados para dentro e para fora
- Seus jogadores não são mais destacados em uma cor diferente quando listados em lugares além do seu elenco (ex.: lista de estatísticas)
- Capacidade de sair durante uma partida ao vivo (acho)
- Sugestões de treinamento individual da sua equipe técnica na página de treinamento
- Centro de Desenvolvimento
- Capacidade de personalizar os blocos da tela inicial
- Dia do prazo de transferências
- Pequeno ícone "i" ao lado dos nomes dos jogadores para inspecionar rapidamente os atributos
- Pequeno coração ao passar o mouse na visualização tática para inspecionar rapidamente o relatório de condicionamento físico
- Melhor XI e histórico do Melhor XI
- A função "onde estão eles agora?"
- Clicar em um jogador para ver o nome dele durante a partida
- Capacidade de copiar e colar treinamento no calendário
- Capacidade de arrastar e soltar sessões de treinamento no calendário
- A coluna "Personalidade" na tela do elenco
- A coluna "Descrição da mídia" na tela do banco de dados de jogadores
- Números para gráficos de dispersão no centro de dados
- A página "Ao redor do mundo"