Fujarra Postado 30 de Junho Denunciar Postado 30 de Junho Olá a todos! Sejam bem-vindos a nova Central de Informações! Aqui, você encontra diretrizes e regras da área, para auxiliar leitores e postadores a manterem o convívio saudável e a diversão dentro da Profissão: Manager. Vem comigo! 1 - O PROFISSÃO MANAGER A área Profissão: Manager (que costumamos chamar por PM) é a área do fórum que abriga os "contadores de história". Por aqui, você vai encontrar saves de Football Manager (e ocasionalmente de outros jogos esportivos) sendo compartilhados pelos membros da área. Estas histórias ficam no Fórum Principal. Além disso, a área possui 4 subfóruns, a saber: Histórias Memoráveis: Onde se encontram os saves agraciados pelos membros como merecedores desta honraria. Para um tópico entrar lá, ele deve ser aprovado pela Comissão de Análise de Saves (CAS) ou vencer o Save do Ano. Recanto das Histórias: São os saves encerrados que aguardam análise para ingresso nas Histórias Memoráveis ou que não passaram pela Comissão de Análise de Saves. Entrevistas da Área: Lá se encontram entrevistas com diversos membros da área. Arquivo: Como o nome diz, é o arquivo da área, e abriga outros tipos de tópicos que não sejam saves. 2 - TÓPICOS ESPECIAIS DA ÁREA Na página principal da área constam os saves dos membros, mas também alguns tópicos especiais fixos, que são: O Boteco: O tópico geral da área. Lá é basicamente um tópico de conversa, onde você pode pedir gráficos para um save que tem interesse em trazer para a área, tirar dúvidas gerais, sugerir conteúdos ou até jogar papo fora, com debates em geral. Galeria de Gráficos: Onde se encontram os gráficos genéricos trazidos por membros da área, que você pode baixar e editar. Caso tenha interesse em enviar gráficos para enriquecer o tópico, basta entrar em contato com um dos moderadores que explicaremos como proceder. Recanto das Idéias: Área com sugestões de saves enviadas pelos membros da área, que podem te inspirar a criar um novo save. Central de Informações: É onde você está nesse momento, tirando suas dúvidas 3 - COMO CRIAR UM TÓPICO E REGRAS Basta ir ao Fórum Principal da área e clicar em Novo Tópico. Insira um título para o seu save e adicione a tag do jogo. Você pode adicionar várias tags, mas defina como "Prefixo" a tag do jogo. Aqui no fórum abreviamos o nome do jogo e adicionamos o ano da versão, o que facilita para os membros se localizarem entre as versões dos jogos. Exemplo: Meu save é no Football Manager 2023, logo, a abreviação fica "fm 2023" Caso você queira posteriormente editar o título do tópico (geralmente para avisar que o tópico foi atualizado), você só precisa clicar com o cursor em cima do nome do save e esperar até aparecer a caixa de edição. Porém, apenas Membros VIP podem seguir editando os títulos do save após 7 dias do save criado. Caso você não tenha interesse em ser um Membro VIP, tenha isso em mente e não adicione a data de atualização no título do save. Não é permitido criar um título de tópico todo em Caps Lock. Caso isso aconteça, nós editaremos o título e advertiremos por MP. Caso o autor reincida no erro, ele será novamente advertido. Uma terceira reincidência levará ao deletamento do save. Outro ponto importante é que um membro só pode criar um tópico de save por mês. Você pode ter vários saves na área, mas só um pode ser criado por mês. Uma exceção pode ser aberta caso o save tenha sido corrompido, mas ainda assim, o save terá que ser com a mesma proposta do criado anteriormente. Inclusive sugerimos apenas seguir com o tópico atual, caso tenha interesse em reiniciar o save. Em descumprimento da regra, o autor será notificado por MP de que o segundo tópico criado será apagado. Caso o autor reincida no erro futuramente, ele será proibido de postar saves por 2 meses. Tópicos sem atualização num espaço de 30 dias serão ocultados, permanecendo assim por mais 60 dias. Se durante este período o membro não se manifestar, o save será apagado ou encaminhado para o Recanto, caso o save tenha sido indicado para lá ou tenha vencido algum Save do Mês. 4 - ESTRUTURA GRÁFICA DO SAVE E ORGANIZAÇÃO Como comentado na parte de estilos de saves, as imagens (também chamadas de gráficos) são muito importantes para a divulgação de um save. Prints de tabelas, jogadores, jogos, finanças e afins sempre são bem-vindos, diria quase que indispensáveis, e trazem riqueza de informações para os membros que lerem seu save. Além destes, os saves costumam ter banners e tiras editadas que dão um toque a mais de organização e beleza ao seu save. Quanto aos prints, hoje existem ferramentas dentro do próprio Windows que servem para capturar eles, mas você também pode apertar F12 enquanto joga pela Steam. Já os banners editáveis, você pode recorrer a Galeria de Gráficos da área e editar qualquer banner já upado lá, pedir a algum membro da área (geralmente somos bem solícitos em ajudar neste aspecto) ou até mesmo criar você mesmo. Lembre-se de manter um bom equilíbrio entre texto e imagens dentro do save. Tente não poluir demais com textos em muitas cores, com muito negrito ou diversas imagens "trepadas" umas nas outras. Lembre-se que muitos membros acompanham as histórias pelo celular, o que pode dificultar para eles acompanharem seu save. Acompanhe os saves da área e veja como os membros costumam fazer para ter uma ideia melhor de organização. Você pode editar os posts que publicou (clicando nos 3 pontinhos no canto superior direito do post e escolhendo editar), porém só até 7 dias após terem sido publicados, caso não seja Membro VIP. 5 - ESTILOS DE SAVE Vamos resumir aqui algumas formas consagradas de compartilhar um save, que podem servir de norte para sua criatividade: JET: O estilo JET (chamado assim por ser abreviação de Jogo e Texto) é talvez a forma mais simples de trazer um save para a área. É basicamente relatar o que aconteceu no jogo dentro do período da atualização. É um estilo simples e direto, mas sem deixar de lado as imagens do jogo. Tabelas de classificação, perfil de jogadores, finanças e quaisquer outras coisas que julgar importantes para o save serão bem vindos. Ficcional: O estilo ficcional é um modelo de save que abraça mais a criatividade do jogador, que inventa histórias de plano de fundo para o jogo em si. Enquanto ainda seja muito importante trazer imagens do jogo para explicar aos membros o que está acontecendo, a ficção estará ali para justificar muito do que foi jogado. Exerça sua criatividade! Não faltam bons exemplos de saves ficcionais na área, caso tenha interesse, é só visitar as Histórias Memoráveis ou o Recanto das Histórias para conhecer eles melhor. Lembrando que estas são diretrizes, mas ninguém deve se sentir preso a elas. No fim, o que vale é a sua diversão. 6 - ELEIÇÕES DE SAVE DO MÊS E DO ANO, E LEITOR DO MÊS No primeiro dia do mês é realizado a premiação do Save do Mês e do Leitor do Mês. As regras de elegibilidade são: • O save deve ter sido criado até o último dia do mês anterior ao avaliado; • Ter sido atualizado durante o mês vigente; • O fim da votação será 7 dias após o início da mesma (salvo exceções); • O período de votação será prorrogado se houver algum problema técnico no fórum confirmado pela Administração e que tenha impedido algum usuário de votar. Um save encerrado pode concorrer ao Save do Mês, basta ele ter sido atualizado no mês da edição. Cada membro poderá escolher até três saves entre os listados na edição. A ordem da votação deve ser definida em Ouro, Prata e Bronze, com Ouro valendo 3 pontos, Prata 2 pontos e Bronze 1 ponto. Porém o membro não pode votar em um save próprio. Caso o faça, o voto será desconsiderado. No fim do período da atividade ocorre a apuração dos votos. Os 3 primeiros saves ganham tags especiais para indicar que foram premiados. O save vencedor também garante automaticamente espaço no Recanto das Histórias quando for finalizado, e disputa no ano seguinte o Save do Ano. O Leitor do Mês é mais simples, onde cada votante escolhe um membro que considera ter sido participativo na área. As regras estarão sempre disponíveis de forma mais detalhada nos tópicos da atividade. O Save do Ano é uma atividade realizada geralmente em Fevereiro, reunindo todos os vencedores do Save do Mês do ano anterior. A estrutura é parecida com a do Save do Mês, mas o vencedor garante vaga nas Histórias Memoráveis. 7 - INDICAÇÃO DE SAVES PARA O RECANTO Para além de vencer o Save do Mês, um save também pode ir para o Recanto das Histórias caso seja indicado. Para isso, basta entrar no subtópico do Recanto das Histórias e entrar no primeiro tópico. Lá, você fará a indicação do save seguindo esta estrutura: Indicação do Save: Início: Fim: Motivo: Não é obrigatório que o próprio autor indique o save, podendo outros membros indicarem saves que considerem dignos. Ainda assim, a moderação sempre fará uma avaliação caso a caso nas indicações, e caso considere um save inapto, comunicará ao membro que indicou os motivos para não considerar justa a alocação de um save no Recanto. 8 - COMISSÃO DE ANÁLISE DE SAVES Ao menos 2 vezes por ano, os moderadores reúnem alguns membros da área para avaliarmos saves do Recanto da História (ainda não avaliados) para decidirmos se eles são Histórias Memoráveis. Todos os envolvidos recebem um save para avaliar, cabendo então ao comissário criar um relatório, que será posteriormente avaliado pelos demais membros da Comissão. Ao fim da atividade, se um save receber maioria simples de votos, ele é considerado uma história memorável. Caso um save empate em votos sim e não, ele não será considerado memorável. É extremamente proibido utilizar Inteligência Artificial para gerar seu relatório. Se você acha que não terá condições de participar da atividade dando a sua visão, simplesmente rejeite o convite. Caso seja percebido o uso de IA, o membro convidado não será mais convidado. Para evitarmos o acúmulo de saves avaliados, a moderação se reserva no direito de avaliar previamente alguns saves que considerar que não completam requisitos básicos para serem considerado uma história memorável. Alguns pontos avaliados serão: • Pouca história contada; • Ausência de objetivos cumpridos; • Save terminado de forma abrupta e/ou sem grandes explicações. Um autor que tiver sua história previamente descartada de avaliação pode questionar a moderação da decisão, basta apenas mandar uma mensagem a qualquer um dos moderadores da área, e o assunto será debatido diretamente com o autor. Para fins de transparência, a moderação sempre postará no Boteco quando um save não cumprir os requisitos básicos para ser avaliado posteriormente. 9 - SOBRE O USO DE IA (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL) NA PM Com o uso crescente de ferramentas de inteligência artificial na criação de conteúdo, os moderadores da área decidiram criar um "código de conduta" com fim de promover a transparência entre leitores e contadores de história. Sempre que utilizar IA para gerar textos, imagens, análises ou qualquer conteúdo para sua história, indique de forma clara que houve uso de IA. Não aponte que fez algo autoral se ele foi gerado por IA. Exemplos de bom uso da ferramenta: • Textos criativos de saves com ajuda da IA, com revisão e estilo pessoal do autor. • Tabelas e análises táticas com auxílio de IA, interpretadas pelo autor. • Imagens ou logos criados com IA podem enriquecer os tópicos, desde que revisados. Os moderadores não podem impedir o uso indiscriminado de IA na sua história, mas pedimos bom-senso. O uso da IA como ferramenta de apoio é inclusive incentivado, mas lembre-se que o espírito da área passa sobre um contador de histórias falando sobre seu save, e não uma máquina. Sua identidade e espírito são partes vitais para mantermos viva a história da área. Com relação a comentários simples, como respostas na própria história, comentários no save dos colegas ou semelhantes dentro da área, caso seja percebido o uso de IA, a moderação reservará o direito de considerar spam e ocultar o comentário. O usuário que reincidir no uso indiscriminado de IA para gerar comentários será impedido de concorrer ao Leitor do Mês no mês vigente.
Posts Recomendados