Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Rebaixamento em estadual é demissão automática no FM, e isso se torna mais injusto ainda quando vc vê que a maioria tem regulamentos estrúxulos (tipo o cearense). Uma pena de verdade, tinha tudo pra ser um bom save, como foi no passado.

Postado
20 horas atrás, Nismo disse:

A temporada já seria difícil com esse regulamento do cearense, mas as coisas realmente foram catastróficas.

Boa sorte na próxima empreitada.

Esse regulamento é complicado, mas realmente nem dá pra colocar a culpa nele. A campanha acabou sendo pior do que eu esperava, e já era. Foi por pouco!

Valeu, Nismo!

19 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Nossa, fui pego desprevenido. O rebaixamento era possível mesmo, mas uma demissão eu não esperava. Que pena que teve que encerrar assim...

Realista é mesmo, não seria muito "futebol brasileiro" ser mantido no cargo após um rebaixamento em estadual. Dá nem pra dizer que foi no ponto perdido pro Ceará até porque deixou de vencer Crato e Horizonte na fase regular, ali custou caro mesmo.

Boa sorte, no aguardo aqui por mais um save com a engine!

Eu também! Primeiro, por achar que dava para ganhar do Maracanã por 2~3 a 0 e escapar, e segundo, por ter a ilusão de que não seria demitido caso o rebaixamento viesse. Aí deu tudo errado!

Sem dúvida, voltarei no mês que vem com outro save usando essa ME!

Valeu, Fernandinho!

10 horas atrás, Cadete213 disse:

Deu ruim mesmo, mas não esperava que fosses demitido. É uma pena.

Eu também não, é uma pena! Estava muito animado com o save e a ME.

Valeu, Cadete!

7 horas atrás, Marcolation disse:

Rapaz...

Vítima do próprio sucesso, mas acabou sendo como você disse um resultado muito realista. Apesar do fim do save, o teste com a ME alternativa ao menos deu uma boa impressão de que é preciso mais para conseguir resultados nos jogos.

Boa sorte no próximo desafio.

Cara, foi exatamente isso que me passou pela cabeça que vi a demissão. Se o Icasa não tivesse subido de primeira, o time teria a chance de se estruturar melhor para suportar a Série A do Cearense. Mas não deu tempo pra nada. Uma pena!

Valeu, Marco!

6 horas atrás, LC disse:

Deu ruim mesmo. Não teve outra proposta de emprego ou só continuaria no Icasa?

Ainda cheguei a cogitar seguir como um save de carreira, mas sabemos que isso acaba não dando certo. Então, como a ideia inicial era de um save de clube com o Icasa, é aceitar mesmo que deu errado.

Valeu, LC!

13 minutos atrás, Fujarra disse:

Rebaixamento em estadual é demissão automática no FM, e isso se torna mais injusto ainda quando vc vê que a maioria tem regulamentos estrúxulos (tipo o cearense). Uma pena de verdade, tinha tudo pra ser um bom save, como foi no passado.

Pois é, e eu não sabia disso. Acho que é a primeira vez que sou rebaixado em Estadual no FM. E acabei descobrindo da pior forma.

Também acho que tinha tudo para ser um save bem legal, pois eu estava muito animado jogando, mesmo com essas dificuldades. Uma pena!

Valeu, Marcio!

Postado

Agora entendi porque tinha más notícias hahah. Espero que retorne em breve, mas o Icasa tá dando azar, troca de time 🤣

Postado
23 horas atrás, ElPerroMG disse:

Agora entendi porque tinha más notícias hahah. Espero que retorne em breve, mas o Icasa tá dando azar, troca de time 🤣

Valeu, Perro!

Pior que deu azar mesmo. kkkkkkkk

Pensei em iniciar do zero, como o desafio mesmo propõe, mas é difícil se animar nesse contexto.

Postado
Em 13/05/2025 em 21:28, mfeitosa disse:

icasa.png

Categorias de base

GERAÇÃO DE 2025

A segunda fornada do Icasa não foi das mais animadoras, seja pela qualidade técnica geral ou pela personalidade dos garotos, de forma que nenhum deles foi indicado pela comissão técnica como candidatos à equipe principal. Dessa forma, inicialmente, só promoverei quatro deles, visando unicamente a composição do elenco: os zagueiros Marco Júnior e Alemão (Fernando Miguel), o lateral-direito Jeferson Luiz e o meia Souza. Desses, entendo que Marcos Júnior deva ser a maior promessa da geração.

image.png

Campeonato Cearense

PRIMEIRA FASE

Abrindo o curtíssimo calendário do Icasa em 2026, tivemos pela frente a disputa da Campeonato Cearense, cujo regulamento não ajuda em nada os times que lutam contra o rebaixamento, como é o caso do Verdão do Cariri. A primeira fase conta com dez equipes, divididas em dois grupos de cinco, e os confrontos acontecem entre os times de grupos opostos, em turno único. Ou seja, cada clube faz apenas cinco jogos nesta fase inicial, enfrentando os times do outro grupo.

Ao final dessas cinco rodadas, os dois últimos colocados de cada grupo passam para o playoff de rebaixamento. Essas quatro equipes formam um novo grupo, onde se enfrentam em turno e returno, totalizando seis partidas para cada time. Os dois piores nesta fase final são rebaixados para a Série B do estadual. 

image.png

Nossa estreia foi contra o tradicional derrota.png Ferroviário, o segundo time do coração de praticamente todos os cearenses. Para esse confronto, no Castelão, não pude contar com Cassapian e Claudinho foi para o jogo no sacrifício. O Ferrão abriu o placar nos minutos iniciais, mas, em dois contra-ataques, conseguimos a virada com Jean e Zeca, antes mesmo do intervalo. No segundo tempo, infelizmente cedemos o empate aos 51', de pênalti, e a virada aos 86', voltando para Juazeiro do Norte frustrados.

Na rodada seguinte, tivemos aquele típico confronto que não dá para pensar em perder, contra o vitoria.png Maracanã, na Arena Romeirão, e não fizemos feio. Vitória por 2 a 0, com gols de Jean e Ferreirinha, em um jogo extremamente equilibrado. No reencontro com o empate.png Crato, que subiu de divisão conosco, novamente em casa, tínhamos a chance de buscar mais três pontos e afastar o fantasma do descenso, mas não conseguimos passar de um empate por 1 a 1.

A primeira grande pedreira veio da sequência, contra o derrota.png Ceará, no Castelão. Optei por uma retranca total nesse jogo e, até os 93', tínhamos nas mãos um empate valiosíssimo, mas acabamos cometendo um pênalti aos 94', o segundo do jogo, e Fernando Sobral não desperdiçou. E assim, voltamos novamente pra casa com uma derrota (1 a 2). Para fechar a primeira fase, enfrentamos o empate.png Horizonte com a obrigação de vencer, e fomos para o tudo ou nada. No entanto, não passamos de um empate sem gols.

image.png

CLASSIFICAÇÃO

Com essa campanha claudicante, o Icasa encerrou a primeira fase na lanterna do Grupo B, com 5 pontos conquistados, o que obriga ao time disputar o temido playoff de rebaixamento, ao lado de Maracanã, Crato e Floresta.

image.png

PLAYOFF DE REBAIXAMENTO

O primeiro jogo dos playoffs foi contra o time que mais enfrentamos no save até agora, o vitoria.png Crato. Mesmo jogando fora de casa e desfalcado do artilheiro Jean e do lateral Jorge, estreamos com o pé direito ao garantir uma vitória confortável por 2 a 0. Entretanto, a situação complicou bastante com duas derrotas que tivemos na sequência, dentro de casa, para derrota.png Floresta (1 a 2) e derrota.png Maracanã (1 a 3), nestas que talvez tenham sido as duas piores atuações do time em todo o save, até então.

O caminho de volta para a Série B parecia se abrir cada vez mais, ainda mais com o número de desfalques que teríamos contra o derrota.png Floresta, no PV. E não teve jeito. Novamente fomos derrotados, desta vez por 1 a 0, e ficamos a um triz do rebaixamento. Só um milagre gigantesco livraria o Icasa da degola. E a rodada seguinte acabou sendo perfeita. O Icasa venceu o vitoria.png Crato por 3 a 0, enquanto o Maracanã perdeu para o Floresta.

Na rodada derradeira, tínhamos Icasa e vitoria.png Maracanã brigando pelo última vaga de permanência. Mas o Verdão do Cariri precisaria vencer por pelo menos dois gols de diferença e contar com alguns critérios de desempate, que não tenho certeza se seriam favoráveis ao Icasa. Vencemos, mas só por 1 a 0, em um jogo de extremo equilíbrio e, infelizmente, fomos rebaixados.

image.png

image.png

E... DEU RUIM!!

Após o rebaixamento, fui surpreendido com a demissão de Cícero Romão. Não teve nem conversa. Praticamente, demitido no vestiário. O mais interessante é que todas as opiniões dos torcedores foram contrárias à demissão de Cícero Romão. Fiquei realmente surpreendido, pois não havia qualquer expectativa em relação ao Campeonato Cearense.

É uma enorme pena, mas tenho que aceitar o resultado. E assim, encerro precocemente, o save! De toda forma, acaba por ser um desfecho realista, onde sem dúvida qualquer técnico do Icasa seria demitido imediatamente após um rebaixamento no Estadual.

image.png

Agradeço a todos que acompanharam e pretendo voltar, quando for possível, com outro save utilizando essa nova ME, provavelmente, mais uma vez junto ao YAC, como foi aqui.

TAPORRA!!!!

Que sacanagem!!!

Sem palavras

Postado

Olha, sinceramente quando essa situação de rebaixamento aconteceu comigo eu não quis nem saber e logo voltei kkkk mas aí isso vem de cada autor para continuar a história ou não. Lembro que foi muito zoado, o time tinha dificuldades financeiras e não consegui melhorar tanto o time, mas acabou que a equipe vacilou contra equipes do mesmo nível e só venceu o Fluminense(que por sinal nunca venceu o Itaguai no save).

Era evidente que esse regulamento não permitia vacilos. Eram poucos jogos e tudo muito parelho, talvez alguma vitória ali teria salvo o clube. E essa derrota pro Maracanã na fase final foi fundamental pra queda, dá pra ver que os clubes empataram em todos os números, perdendo somente no confronto direto.

Uma pena o fim precoce, boa sorte na próxima história.

Postado
Em 15/05/2025 em 18:49, rodrigorrrocha disse:

TAPORRA!!!!

Que sacanagem!!!

Sem palavras

😵😵😵

21 horas atrás, MitoMitológico disse:

Olha, sinceramente quando essa situação de rebaixamento aconteceu comigo eu não quis nem saber e logo voltei kkkk mas aí isso vem de cada autor para continuar a história ou não. Lembro que foi muito zoado, o time tinha dificuldades financeiras e não consegui melhorar tanto o time, mas acabou que a equipe vacilou contra equipes do mesmo nível e só venceu o Fluminense(que por sinal nunca venceu o Itaguai no save).

Era evidente que esse regulamento não permitia vacilos. Eram poucos jogos e tudo muito parelho, talvez alguma vitória ali teria salvo o clube. E essa derrota pro Maracanã na fase final foi fundamental pra queda, dá pra ver que os clubes empataram em todos os números, perdendo somente no confronto direto.

Uma pena o fim precoce, boa sorte na próxima história.

Eu quase recomecei do zero, mas logo percebi que não iria animar. Então, o melhor a se fazer é mesmo parar por aqui, infelizmente. Esse regulamento do Cearense é complicado para quem vai brigar contra o rebaixamento. Ele meio que já te joga para os playoffs logo de cara, e lá é desespero total. Quatro times e dois caem.

Valeu, Mito!

Postado

ICASA.png

icasa-TEXTO.png

Fala, pessoal! Esse foi um save que iniciei com uma proposta, resolvi mudar para YAC e deu ruim demais. Sinceramente, eu já havia desistido completamente do save após a demissão, mas me veio uma ideia. Afinal, essa acaba sendo a oportunidade perfeita de eu retomar a proposta original do save, que era de formar um time apenas com cearenses e jogadores formados no clube, e testar na prática se essa ideia iria ou não dar certo, principalmente com essa nova ME, que vinha me surpreendendo até o ponto onde parei.

Então, vou reiniciar o save do zero, e seguirei com a proposta que eu havia definido desde o começo. Os posts antigos permanecerão intactos, porém, dentro de "spoilers" para não confundir que for ler o save depois. 

• mfeitosa mudou o título para Verdão do Cariri - "Anúncio de reinício do save" (18/05)
Postado
7 horas atrás, mfeitosa disse:

ICASA.png

icasa-TEXTO.png

Fala, pessoal! Esse foi um save que iniciei com uma proposta, resolvi mudar para YAC e deu ruim demais. Sinceramente, eu já havia desistido completamente do save após a demissão, mas me veio uma ideia. Afinal, essa acaba sendo a oportunidade perfeita de eu retomar a proposta original do save, que era de formar um time apenas com cearenses e jogadores formados no clube, e testar na prática se essa ideia iria ou não dar certo, principalmente com essa nova ME, que vinha me surpreendendo até o ponto onde parei.

Então, vou reiniciar o save do zero, e seguirei com a proposta que eu havia definido desde o começo. Os posts antigos permanecerão intactos, porém, dentro de "spoilers" para não confundir que for ler o save depois. 

Boaaa, estou no aguardo do retorno!

Postado

Gostei do retorno, pessoalmente havia gostado mais dessa proposta do que do YC, que não me enche os olhos.

Boa sorte e que o sucesso não te atrapalhe dessa vez!

Postado
Em 18/05/2025 em 09:36, mfeitosa disse:

ICASA.png

icasa-TEXTO.png

Ué!? Tô mais perdido que cabelo preto em careca de velho agora! kkkkkkk

Postado

Aí sim, PEACE!

Postado
Em 18/05/2025 em 16:42, MitoMitológico disse:

Boaaa, estou no aguardo do retorno!

Valeu, Mito!

Em 18/05/2025 em 18:55, Marcolation disse:

Gostei do retorno, pessoalmente havia gostado mais dessa proposta do que do YC, que não me enche os olhos.

Boa sorte e que o sucesso não te atrapalhe dessa vez!

Valeu, Marco! Seu suspeito de falar do YC, mas de fato, para o caso aqui com o Icasa, entendo que possa funcionar muito mais. Eu que fui teimoso de não seguir assim, desde o início. 

Em 19/05/2025 em 14:44, rodrigorrrocha disse:

Ué!? Tô mais perdido que cabelo preto em careca de velho agora! kkkkkkk

Sério? Hehehehe! 

Em 20/05/2025 em 08:39, Fujarra disse:

Aí sim, PEACE!

Valeu, Marcio!

Postado

icasa.png

categoriasdebase.png

classe2024.png

Antes de partir para o mercado de transferências em busca de reforços, optei por tentar aproveitar o máximo de jogadores da base para compor o elenco principal, que inicialmente contava apenas com 10 jogadores, e tinha apenas o lateral-esquerdo Alisson Cariús como cearense, entre os veteranos. E assim, promovi quatro jogadores do que seria a nossa primeira fornada do save, incluindo os pontas Pedro Henrique, Daniel Felipe e Severino, e o atacante Kleiton, chegando ao número de 14 jogadores no plantel.

Entre esses garotos, o que é apontado como a grande promessa de sua geração é o mercenário Daniel Felipe, que possui bons atributos físicos e técnica interessante para transformá-lo em um avançado interior bastante útil. Além de que, ele pode jogar dos dois lados do campo. 

image.png

mercadodetransferencias.png

pacotao.png

Agora, com o elenco um pouco mais preenchido, fui para o mercado atrás das peças que faltavam. Para essa primeira temporada, onde só teremos a Segundona Cearense e a Taça Fares Lopes, minha ideia é manter um elenco mais enxuto, com no máximo 20 ou 21 jogadores. As posições que necessitavam de maior atenção eram as laterais, o meio-campo defensivo, que não tinha ninguém, e o ataque

Com base no filtro de "Local de Nascimento", rapidamente localizei os alvos para cobrir as arestas do plantel, no entanto, o mercado mostrou-se bem agressivo, de forma que eu perdi inúmeras oportunidades de trazer jogadores que serviriam para o Icasa por muitas temporadas, como o volante Luis Otávio, que foi para a Portuguesa, e o lateral-esquerdo Pedro Gabriel, que foi para o Rio Branco (PR). Esse era o perfil de contratação que eu mirava, mas a realidade foi um tanto diferente. Mesmo assim, fiquei satisfeitos com as aquisições.

O primeiro a chegar ao Verdão do Cariri foi o volante Rafael Tchuca (36 anos), que estava no Auto Esporte (PB) e possui extenso currículo no futebol cearense, onde defendeu times como Ceará (base), Horizonte, Caucaia, Iguatu, Guarani de Juazeiro, Maranguape, Pacajus e diversos outros. Para o mesmo setor, tivemos a chegada de (36 anos), mais um veterano, e Júnior Dindé (29 anos), ex-Rio Branco (ES).

tchuca.png

Para as laterais, chegaram Gabriel Saulo (23 anos), cria do Vasco que estava no Fluminense de Feira (BA), e Laerth (26 anos), que volta ao Icasa após uma rápida passagem pelo Tocantins. Para o ataque, tivemos a contratação do centroavante Ítalo (29 anos), que estava no futebol italiano desde 2019 e jogará em um time cearense pela primeira vez, apesar de ser natural de Juazeiro do Norte, terra do Verdão do Cariri.

Fechando a lista de reforços, tivemos a contratação do goleiro Paulo Filho (23 anos), jogador formado no Athletico Paranaense, com passagem por Ceará e Fluminense. Ele estava no futebol de Kosovo, onde tinha um contrato amador com o Prishtina. Paulo foi considerado o principal reforço desta janela.

paulofilho.png

cearenseb.png

PRIMEIRAFASE.png

O Icasa estreou com o pé direito na temporada contra o vitoria.png Crato, na Arena Romeirão, ao conseguir uma boa vitória por 2 a 0, com gols de Ítalo e Yuri Mamute. Contra o vitoria.png Maranguape, Bruninho e Alisson Cariús comandaram o Verdão na vitória por 3 a 0. Ainda no mês de fevereiro, o time venceu o vitoria.png Itapipoca por 2 a 1 e goleou o vitoria.png Pacatuba por 5 a 1, com destaque para o garoto Kleiton, recém promovido da base, autor de dois belos gols.

Em março, vieram as cinco rodadas restantes da primeira fase. A caminhada começou com uma vitória apertada por 1 a 0 sobre o vitoria.png Atlético Cearense. Na sequência, o time teve dois compromissos fora de casa, mas manteve o bom momento ao vencer o vitoria.png Quixadá por 2 a 0 e o vitoria.png Caucaia por 1 a 0, garantindo a classificação antecipada para a semifinal. Com uma equipe praticamente reserva, o Verdão goleou o vitoria.png Tiradentes por 4 a 1 e fechou a primeira fase empatando sem gols no primeiro "Clássico do Cariri" do save, diante do empate.png Guarani de Juazeiro.

image.png

CLASSIFICACAO.png

Assim, o Icasa encerrou a primeira fase na liderança da competição com 25 pontos conquistados, dois a mais do que na primeira tentativa deste save. O Crato também avançou direto para a semifinal, repetindo o desempenho anterior, enquanto Itapipoca, Caucaia, Quixadá e Atlético Cearense seguiram para as quartas.

image.png

SEMIFINAL.png

Na semifinal, o adversário foi o vitoria.png Quixadá. No jogo de ida, em casa, o Icasa venceu por 2 a 0 sem grandes sustos, com gols de Vladimir e Yuri Mamute. No jogo da volta, o Canarinho do Sertão chegou a abrir dois gols de vantagem, mas o Verdão buscou uma virada impressionante e venceu por 3 a 2. Com a classificação garantida, o acesso à Série A do Cearense já estava confirmado.

image.png

FINAL.png

Na grande decisão, o adversário foi o vitoria.png Atlético Cearense, equipe de pior desempenho entre os classificados da primeira fase. E, como se esperava, o confronto foi tranquilo. Apesar do placar final apertado de 2 a 1, o Icasa controlou a partida do início ao fim e conquistou seu quarto título da Segunda Divisão do Campeonato Cearense. E que seja o último!

decisao.png

image.png

destaquesindividuais.png

garotos.png

Apesar do título incontestável na Segundona Cearense e das boas médias individuais do elenco, o Icasa não teve nenhum jogador entre os principais artilheiros ou garçons da competição. O grande destaque estatístico acabou sendo o goleiro Paulo Filho, que terminou como o arqueiro com mais partidas sem sofrer gols. Hoje, ele aparece como o principal jogador do elenco na tela de informações do clube.

Entre os jovens promovidos, merece menção especial o ponta-direita Daniel Felipe, que impressionou com sua habilidade e se mostrou um driblador difícil de ser marcado. Outros nomes da base, como Severino e Pedro Henrique, apesar de pouco utilizados, também demonstraram qualidade e potencial.

image.png

Já entre os mais experientes do grupo, especialmente os jogadores cearenses, os destaques ficaram por conta dos laterais Alisson Cariús e Gabriel Saulo. Ambos se firmaram como peças importantes no setor defensivo, ainda que tenham contribuído menos do que se esperava nas ações ofensivas

• mfeitosa mudou o título para Verdão do Cariri - "De volta à elite" (24/05)
Postado

Apesar de terem idades avançadas, a maioria acima de 30, os reforços foram fundamentais para a conquista do título e para a subida de divisão. Para a primeira divisão cearense, você vai contratar jogadores? Ou pretende continuar usando a base?

Postado

Parabéns pela conquista. Reforçaste bem a equipa e estamos a ver que esses garotos poderão mesmo ser úteis na equipa. Há que saber aproveitá-los.

Postado

Reforçou bem a equipe e colheu os frutos fazendo um campeonato impecável. Agora vai passar por um bom tempo sem competições né? (não sei se tem a Fares Lopes ainda kkk). Mas deve consguir manter um time mais competitivo pra Série A do que foi na tentativa falhada

Postado

Conseguiu montar um time competitivo e fazer um bom campeonato, vencendo a Segundona Cearense com certa tranquilidade. 

Irá focar na contratação de reforços da região ou dará mais chance aos garotos?

Já contratei esse Paulo Filho uma vez, acho que foi para o Rio Branco de Americana, eu acho. FM23.

Boa Sorte pra elite, feitosa!

Postado
Em 24/05/2025 em 12:10, LC disse:

Apesar de terem idades avançadas, a maioria acima de 30, os reforços foram fundamentais para a conquista do título e para a subida de divisão. Para a primeira divisão cearense, você vai contratar jogadores? Ou pretende continuar usando a base?

É verdade. Acabou que a maioria dos reforços foram veteranos, mas ainda assim eles conseguiram fazer toda a diferença. 

Para a primeira divisão cearense, e até mesmo a sequência do save, minha ideia é investir em jovens, no geral, incluindo a base do Icasa e outros vindos através do mercado de transferências. Então, seria uma mescla das suas coisas. Irei contratar e usar a base também, sempre que possível.

Valeu, LC!

Em 25/05/2025 em 05:26, Cadete213 disse:

Parabéns pela conquista. Reforçaste bem a equipa e estamos a ver que esses garotos poderão mesmo ser úteis na equipa. Há que saber aproveitá-los.

Com certeza. É sempre bom quando, logo de cara, já podemos contar com alguns garotos promissores no clube.

Valeu, Cadete!

Em 26/05/2025 em 11:10, Fujarra disse:

Reforçou bem a equipe e colheu os frutos fazendo um campeonato impecável. Agora vai passar por um bom tempo sem competições né? (não sei se tem a Fares Lopes ainda kkk). Mas deve consguir manter um time mais competitivo pra Série A do que foi na tentativa falhada

Temos a Taça Fares Lopes agora pela frente, mas ela é curta também. Então, é bastante tempo mesmo parado. Praticamente, o time tem 5 ou 6 meses de atividade, e de resto, são janelas enormes que só servem para os jogadores reclamarem. kkkkkkk

Exato, minha expectativa é essa. Agora podendo contar com o mercado de transferências, ainda que limitado, a tendência é que o Icasa chegue com mais condições de se manter no Cearense A.

Valeu, Marcio!

1 hora atrás, MitoMitológico disse:

Conseguiu montar um time competitivo e fazer um bom campeonato, vencendo a Segundona Cearense com certa tranquilidade. 

Irá focar na contratação de reforços da região ou dará mais chance aos garotos?

Já contratei esse Paulo Filho uma vez, acho que foi para o Rio Branco de Americana, eu acho. FM23.

Boa Sorte pra elite, feitosa!

Minha ideia no save é fazer uma mescla das duas coisas. Fazer meio que esse papel de olheiro, buscando talentos cearenses, ao mesmo tempo que tento moldar alguns deles dentro de casa com a base. Minha ideia é meio que passar a reforçar o clube nos próximos anos com jogadores jovens de outros times, e colher resultados no longo prazo. Seria um YC com esteroides. Hahaha!

Valeu, Mito!

Postado

icasa.png

mercadodetransferencias.png

icasa-TEXTO.png

Após o término do Estadual, dois jogadores deixaram o Icasa ao fim de seus contratos: o goleiro Flávio e o zagueiro Samuel. Como não são cearenses, optei por não oferecer renovação a nenhum dos dois. Paralelamente, parte do elenco passou a pressionar por melhorias contratuais, incluindo Claudinho, outro que também não se encaixa no perfil regional que estou buscando manter. Diante disso, iniciei esforços para negociá-lo a custo zero, assim como outros jogadores.

image.png

Claudinho só deixou o clube após a disputa da Taça Fares Lopes, assinando com o São Bento. Ainda assim, algumas saídas ocorreram antes: o lateral-direito Leilcson se transferiu para o América-PE, e o zagueiro Éberson foi para o River-PI. Já o lateral-esquerdo Alisson Cariús, apesar de ser cearense e estar nos meus planos, forçou bastante sua saída e acabou sendo liberado para atuar no Manaus.

Para suprir essas perdas e dar continuidade ao projeto com foco em jogadores cearenses, quatro reforços chegaram na segunda janela: os zagueiros Diguinho (23 anos), revelado pelo Fortaleza e alvo desde o início da temporada, e Rômulo (29 anos), contratado sem custos junto ao Real Noroeste, além dos laterais Everton Castro (31 anos), dispensado pelo Fluminense-PI, e Guilha (22 anos), vindo também a custo zero do Luverdense.

fareslopes.png

fasedegrupos.png

Nossa primeira derrota no save veio logo na estreia da Taça Fares Lopes, ao perdermos por 2 a 1 para o derrota.png Crato, em pleno Romeirão. Na rodada seguinte, contra o empate.png Atlético Cearense, por pouco a derrota não se repetiu, mas um pênalti salvador nos acréscimos garantiu o empate em 1 a 1 e o retorno a Juazeiro com um ponto. No reencontro com o vitoria.png Atlético Cearense, desta vez em casa, enfim vencemos, e com autoridade: 3 a 0, com atuação espetacular de Vladimir (nota 10.0) e dois gols de Claudinho.

Em julho, encaramos uma sequência de três jogos como visitante. No primeiro, fomos derrotados pelo derrota.png Ferroviário por 1 a 0, um placar até modesto diante do que foi o jogo. Em seguida, conseguimos nos recuperar ao vencer o vitoria.png Crato por 1 a 0 e, na sequência, bater o vitoria.png Tirol por 2 a 1, de virada. De volta à Juazeiro, reencontramos o vitoria.png Tirol e vencemos novamente, agora por 3 a 0, em partida sólida. Para fechar a fase de grupos, devolvemos o placar de 1 a 0 ao vitoria.png Ferroviário e também a pressão que havíamos sofrido no jogo em Fortaleza.

image.png

CLASSIFICACAO.png

Depois de flertar com a eliminação durante a primeira metade da fase de grupos, o Icasa reagiu na reta final. As quatro vitórias nas últimas rodadas garantiram a classificação às semifinais da Taça Fares Lopes com boa margem no Grupo B. No entanto, o Verdão avançou com a pior campanha entre os semifinalistas: 16 pontos, contra os 21 conquistados por Iguatu, Quixadá e Ferroviário.

image.png

SEMIFINAL.png

Na semifinal, o adversário foi o vitoria.png Iguatu, justamente o algoz do Icasa na mesma fase da competição da "primeira versão" do save. Desta vez, no entanto, começamos com o pé direito. Jogando no Romeirão, construímos uma boa vantagem ao vencer por 3 a 1, com dois gols de Ítalo e um gol contra do adversário.

No jogo da volta, no Estádio Morenão, o roteiro foi bem diferente. Abrimos o placar logo no início, em cobrança de pênalti, mas o Iguatu não se entregou. Mostrando força e resiliência, os donos da casa buscaram uma virada heroica por 4 a 2, igualando o placar agregado e levando a decisão para os pênaltis. Foi então que brilhou a estrela do goleiro Paulo Filho. Com duas defesas nas cobranças de Leozinho e Marco Antônio, ele garantiu a classificação do Verdão para mais uma final.

image.png

FINAL.png

Na final, o adversário foi o derrota.png Quixadá, equipe que, até então, só havia perdido para o Icasa em toda a temporada. E é justamente quando estamos mais confiantes que os piores resultados costumam acontecer. No jogo de ida, no Romeirão, encontramos um Canarinho do Sertão extremamente fechado na defesa. Não conseguimos furar o bloqueio, nem mesmo em cobrança de pênalti: Yuri Mamute desperdiçou a chance aos 28 minutos. Para piorar, os visitantes aproveitaram uma rara oportunidade e saíram de Juazeiro com uma vitória por 1 a 0 na bagagem. Uma catástrofe.

Na partida de volta, jogando em seus domínios, o Quixadá foi mais equilibrado e não permitiu ser pressionado como nas outras partidas. O Icasa até criou boas chances, mas o goleiro João foi decisivo, com pelo menos três defesas milagrosas que frustraram as investidas do Verdão. Aos 68 minutos, em rápido contragolpe, Emerson Tubarão marcou o gol do título e selou a campanha do Quixadá com mais uma vitória por 1 a 0.

decisao.png

image.png

destaquesindividuais.png

quedageral.png

Se na Segundona Cearense o Icasa apresentou boas médias individuais em praticamente todas as posições, o cenário mudou bastante durante a disputa da Taça Fares Lopes, algo que pode ser parcialmente explicado pela presença de clubes da elite estadual na competição. Entre os poucos que conseguiram manter o nível, destaca-se o jovem Daniel Felipe, que continua chamando a atenção com atuações sólidas e dribles difíceis de marcar. O garoto, inclusive, vem sendo sondado por grandes clubes do futebol brasileiro, como Flamengo, Bragantino e Botafogo.

Por outro lado, Vladimir, um dos destaques do início da temporada, caiu de rendimento. Após uma atuação de gala contra o Atlético Cearense, com nota máxima (10.0), o ponta-esquerda não conseguiu repetir o bom desempenho e passou em branco nas partidas seguintes. Ele segue como um dos poucos jogadores não cearenses do elenco atual, junto com Bruninho, Luiz Muller e Yuri Mamute, todos com contrato válido por mais uma temporada.

image.png

fechamento.png

financas.png

Mesmo com o calendário bastante curto durante toda a temporada, o Icasa conseguiu manter suas contas no azul e com sobras, muito graças à premiação recebida pelo título da Série B do Campeonato Cearense. Assim como eu já havia comentado na primeira versão do save, esses valores provavelmente foram configurados pelo criados do update para manter as equipes menores competitivas.

image.png

peladfrente.png

Na próxima temporada, o Icasa terá pela frente a Série A do Campeonato Cearense e, novamente, a Taça Fares Lopes. Logo, será mais uma temporada bem curta, onde a competição que mais importa é o Estadual, onde o Verdão do Cariri precisará superar o regulamento maluco da competição para se manter na elite. 

No contexto do mercado de transferências, assim como comentei em algumas respostas do último post, vou começar a buscar talentos cearenses de outros clubes, sempre que possível, com idade abaixo de 18 anos, para que eles possam fortalecer a base do clube junto aos garotos que forem surgindo a cada fornada. De toda forma, não pretendo abdicar completamente da contratação de jogadores mais experientes, mas a ideia é focar em jovens talentos.

• mfeitosa mudou o título para Verdão do Cariri - "Derrocada na decisão" (27/05)
Postado

Boa campanha. Estiveste muito bem ao chegar à final, mas faltou um pequeno passo para conquistares a taça.

Postado

Campanha ok pra dimensão do clube, apesar de ter caído pro mesmo Quixadá que eliminou na segundona. Acho que as dispensas devem ter pesado nesse aspecto, mas enfim. E é bom saber que existe "grana" rodando, pq é absurdamente impossível manter um time de divisão inferior no Brasil se deixar tudo no default. Fiz um save com o São Cristóvão que se tornou simplesmente impossível de manter pq o time não tinha dinheiro algum pra contratar (e mesmo jogadores brasileiros ruins costumam pedir salários irreais pra essas divisões). Enfim, bom saber que isso em si não será um impedimento pra continuação do save.

Agora é preparar o time pra se manter na primeira divisão. Só cai um, né?

Postado

Não conseguiu manter a pegada do estadual, mas ainda assim chegou na final passando pelos pênaltis e caindo com duas derrotas.

O saldo da temporada é positivo, e a ausência de resultados elásticos e irreais me anima quanto ao futuro dessa ME.

Vamos ver se dessa vez consegue sobreviver ao formato cruel da série A do estadual.

Postado

Boa campanha na Fares Lopes, mas essa final foi dolorida. 

A equipe segue bem financeiramente, curioso para ver o retorno do Icasa à elite cearense.

Postado

Ainda falta aquele pulo do gato, mas o importante é que a equipe chegou a final. Apesar das duas derrotas para o Quixadá, a equipe vem evoluindo bem.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...