Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Contra-ataques funcionaram e bem. Parabéns pelo título da segundona.

Postado
2 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

2ªDivisão Cearense? Tem tanto time ali que já vi na Primeira que até achei ser a primeira. Bem competitiva essa segundinha. No mais achei bastante fraca a fornada, principalmente de atributos técnicos, talvez por ser segundo nível estadual.. Vamo que vamo.

Legal que você conhece! E tem total razão. Talvez só o Pacatuba aí nunca jogou a Série A do Cearense.

Até mesmo na Série C tem muito time que já jogou na elite aqui. Os times menores daqui acabam não conseguindo se manter por muito tempo, por questão de investimento, o que acaba ocasionando essa "rotatividade" brutal na competição.

Sim, bem fraca a fornada, mas ainda com alguns jogadores úteis, como os dois que destaquei e os dois volantes (Dyonatas e Vitor Aracati).

Valeu, Carlos Magno! 

1 hora atrás, Cadete213 disse:

Contra-ataques funcionaram e bem. Parabéns pelo título da segundona.

Funcionaram bem até demais! Hehehe! Mesmo jogando no contra-ataque, o time ainda teve muito volume de jogo na maioria dos jogos. Também, tem essa questão dos times da divisão serem muito fracos.

Valeu, Cadete!

Postado

Começou muito bem, tanto que já conquistou a segunda divisão do Campeonato Cearense.Boa sorte na sequência.

Postado

Bom começar o save com títulos, parabéns e que venham mais!!

Eu não estava esperando virar YAC, mas vamos lá! Deve ser difícil com a qualidade que se tem da primeira fornada, eu chegaria na primeirona do estadual tentando se manter primeiro.

Postado
15 horas atrás, LC disse:

Começou muito bem, tanto que já conquistou a segunda divisão do Campeonato Cearense.Boa sorte na sequência.

Valeu, LC! Vamos em frente!

11 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Bom começar o save com títulos, parabéns e que venham mais!!

Eu não estava esperando virar YAC, mas vamos lá! Deve ser difícil com a qualidade que se tem da primeira fornada, eu chegaria na primeirona do estadual tentando se manter primeiro.

Sinceramente, eu também não esperava! Hehehe! O que ocorre é que eu já fiz um save recente com o Icasa, onde eu podia contratar à vontade, sem restrições. Minha ideia aqui era que, ao restringir essas contratações apenas para cearenses, a vida fosse muito mais difícil, mas a verdade é que logo percebi que isso não muda tanto assim.

Pelo menos, nesse início, a tendência era que eu conseguisse formar um time forte o suficiente para escalar algumas divisões rapidamente, assim como aconteceu no primeiro save. Para resolver esse "problema", optei por aderir logo 100% ao YAC, que já correria em paralelo neste save, de uma forma ou de outra.

Valeu, Fernandinho!

Postado

Esse Erison é o ex-Botafogo?

Parabéns pelo título! O que temos para o segundo semestre? Série C, D, regional, pré-regional ou Copa estadual?

Postado
51 minutos atrás, rodrigorrrocha disse:

Esse Erison é o ex-Botafogo?

Parabéns pelo título! O que temos para o segundo semestre? Série C, D, regional, pré-regional ou Copa estadual?

Esse Érison é um jogador aqui da região. O Erison que tu tá pensando, deve ser o que hoje estáno futebol japonês.

Agora teremos a copa estadual, a Taça Fares Lopes. No update que estou usando, a estrutura com base na vida real, sem os regionais. 

Valeu, Rodrigo!

Postado
12 minutos atrás, mfeitosa disse:

Esse Érison é um jogador aqui da região. O Erison que tu tá pensando, deve ser o que hoje estáno futebol japonês.

Agora teremos a copa estadual, a Taça Fares Lopes. No update que estou usando, a estrutura com base na vida real, sem os regionais. 

Valeu, Rodrigo!

Todas as vezes que joguei no BR tbm utilizei o "mod vida real" kkkkkk

É mais sofrido, mas é mais legal 

Postado

ICASA.png

icasa-TEXTO.png

Spoiler

icasa.png

Mercado de transferências

SAÍDAS PROGRAMADAS

Como comentado no último post, alguns jogadores estavam em final de contrato e não permaneceriam no clube. O goleiro Flávio e o lateral-esquerdo Alisson Cariús, titulares da campanha do título da Série B Cearense, deram adeus ao Icasa logo após o término do Estadual, e o zagueiro Samuel, que também deveria ter seguido o mesmo caminho, acabou permanecendo no clube, mesmo sem contrato, até o início de julho, em razão do pré-contrato que tinha com o Sousa.

image.png

Intertemporada

COMPETIÇÕES AMIGÁVEIS

Com um intervalo bastante longo até o início da Taça Fares Lopes, resolvi tornar as coisas um pouco mais interessantes nessa intertemporada, organizando duas competições amigáveis. A primeira delas, que chamei de Taça Padre Cícero, reuniu os quatro times de Juazeiro do Norte: Icasa, Guarani de Juazeiro, Cariri e Juazeiro. Nosso adversário na semifinal foi o derrota.png Guarani de Juazeiro, principal rival do Icasa. O confronto acabou se tornando dramático, pois abrimos o placar bem cedo com Cassapian, controlamos a maior parte do jogo, mas acabamos sofrendo o empate no finalzinho. O jogo foi para os pênaltis, e acabamos eliminados.

Na disputa pelo terceiro lugar, vencemos o vitoria.png Juazeiro por 3 a 0, sem sustos, e o Guarani de Juazeiro conquistou o título após atropelar o Cariri por 5 a 0.

image.png

A segunda competição foi chamada de Copa Crajubar, que reuniu as equipes da região do CRAJUBAR, Crato, Juazeiro do Norte (Icasa) e Barbalha, e o Salgueiro-PE como convidado. Na semifinal, enfrentamos o vitoria.png Barbalha e conseguimos passar com uma vitória magra por 1 a 0.

Na final, reencontramos o derrota.png Crato, contra quem vencemos a última Série B Cearense. O roteiro aqui acabou sendo praticamente igual ao jogo contra o Guarani. Abrimos o placar no começo do jogo, novamente com Cassapian, e permitimos o empate ao apagar das luzes. O jogo foi para os pênaltis, avançando bem pelas cobranças alternadas, e acabamos perdendo o título e permitindo ao Crato se vingar do resultado no Estadual.

image.png

Taça Fares Lopes

PRIMEIRA FASE

E como se já não bastasse, nossa estreia na Taça Fares Lopes foi justamente contra o vitoria.png Crato. Dessa vez, o Icasa conseguiu dominar a partida e não cedeu tantos espaços ao Azulão, que acabou derrotado por 1 a 0. Na sequência, tivemos dois jogos contra o vitoria.png Atlético Cearense. No primeiro confronto, no Presidente Vargas, um festival de gols na vitória do Icasa por 5 a 3. No segundo, na Arena Romeirão, vitória magra do Verdão do Cariri por 1 a 0.

Na sequência, foi a vez de enfrentar o vitoria.png Ferroviário, na Arena Castelão. O Ferrão estava dividindo atenções com as disputas da Série D e mandou os reservas para o jogo, enquanto o Icasa foi para Fortaleza completamente esfacelado. E acabamos conseguindo uma vitória inacreditável. Diante de toda pressão da equipe tricolor, o Icasa conseguiu um gol milagroso aos 90', em um contra-ataque mortal, ao apagar das luzes, o qual resultou no gol de Ferreirinha, garantindo o triunfo por 1 a 0.

Em mais um jogo contra o vitoria.png Crato, fui obrigado a adaptar o esquema com dois atacantes, pela falta de peças, mas acabamos vencendo mesmo assim por 2 a 1. Ainda com esse mesmo esquema, encaramos de novo o vitoria.png Ferroviário e conseguimos mais uma vitória histórica por 3 a 0, gols de Ferreirinha (2x) e Weimar, com um jogador a menos em campos durante todo o segundo tempo. Para fechar a primeira fase, tivemos dois jogos contra o vitoria.png Tirol, vencendo o primeiro por 1 a 0 e o segundo por 2 a 0.

image.png

CLASSIFICAÇÃO

O Icasa passou ileso pela primeira fase da taça, permanecendo isolado na liderança do Grupo B, com 24 pontos conquistados, seguido do Ferroviário, com 13. No Grupo A, avançaram para a semifinal, o Quixadá, que fez uma campanha parecida com a nossa, e Iguatu, que teve uma média de gols pró altíssima e foi vice-campeão do Cearense nesta temporada.

image.png

SEMIFINAL

Em meio às eleições no clube, tivemos o primeiro jogo do confronto contra o forte derrota.png Iguatu, pela semifinal da Fares Lopes. Jogando fora de casa, diante de um Estádio Morenão com bom público, acabamos derrotados por 3 a 1. Ao final do jogo, recebemos a notícia de que Mathias Brancatti será o novo presidente do Icasa.

No jogo de volta, na Arena Romeirão, fomos valentes e tentamos brigar até o final, ainda sabendo que seria muito complicado reverter a situação. Acabamos perdendo de novo, desta vez por 2 a 1, dando adeus à competição de forma melancólica, porém, sucumbindo diante de um adversário realmente de outro nível. E assim, demos adeus à temporada 2025 em pleno mês de agosto.

semifinal.png

Destaques individuais

JEAN SE DESTACA ENTRE OS GAROTOS

Ainda que o Icasa hoje se mantenha bastante dependente dos remanescentes do plantel, como Bruninho e Claudinho, alguns garotos começam a despontar como boas promessas. A grande revelação desta temporada, sem qualquer dúvida, foi o atacante Jean que, não só assumiu a titularidade no comando do ataque do Verdão do Cariri, como encerrou o ano como artilheiro da equipe com 12 gols. Seu reserva direto, Ferreirinha, também teve seus momentos de brilho com gols em jogos complicados na Fares Lopes, como nos confrontos contra o Ferroviário.

No meio-campo, o volante Vitor Aracati demonstrou evolução entre as disputas da Série B Cearense (média 6.83) e a Taça Fares Lopes (média 7.16), bem como seu parceiro Dyonatas (de 6.77 para 6.95). Na ponta-esquerda, Zeca teve uma queda de produção, mas segue como um dos bons valores desse plantel.

image.png

Em relação aos sete remanescentes do elenco, todos eles possuem contrato até o término da próxima temporada, o que poderá ser crucial para tentarmos manter o Icasa na Série A do Campeonato Cearense em 2026. Entendo que, a preço de hoje, esses garotos do Icasa, sem esse apoio dos mais experientes, não teriam muitas chances de conseguir esse feito, de forma que esse confronto contra o Iguatu na semifinal deixou isso bem claro para mim.

Fechamento da temporada

DINHEIRO EM CAIXA, NOVA CHEFIA E INSTALAÇÕES

Ao contrário do que eu imaginava, o Icasa conseguiu manter suas finanças no azul sem grandes problemas. No entanto, isto teve relação com o título da Série B do Campeonato Cearense, que rendeu aos cofres do clube uma bela quantia em premiação, o que acaba por ser um claro recurso do update para manter as equipes menores competitivas.

Importante destacar que o clube agora tem um novo presidente, Mathias Brancatti, porém, ele basicamente tem dado sequência à gestão anterior, sem mudar qualquer aspecto no Icasa, até aqui.

image.png

Por outro lado, já chega o momento de tentar usar esse dinheiro para investir nas instalações do clube, uma vez que elas já estão entrando em declínio:

• Condições de treino: 8 → 7
  • Condições de treino (base): 7
  • Nível de treino (base): 7
  • Recrutamento: 10

image.png

Sobre a Match Engine

MUDANÇA NA DINÂMICA DAS PARTIDAS

Talvez esta temporada não seja a melhor amostragem para tirar conclusões definitivas sobre a Match Engine, já que atuei em um nível praticamente semiprofissional, com um elenco limitado e enfrentando, em geral, adversários igualmente modestos. Ainda assim, é possível notar uma mudança clara na dinâmica das partidas, onde o jogo se torna mais cadenciado, com a bola "mais pesada", e exibe um repertório de lances um pouco diferente do habitual com a ME original.

Vale destacar que a ME não cria novas jogadas para o FM, mas altera a frequência com que certos movimentos acontecem em campo, buscando se aproximar mais da realidade. Sinceramente, ainda considero inconclusivo afirmar que o jogo se torna de fato mais realista, embora me pareça haver uma leve tendência nesse sentido.

Em termos de dificuldade, não acho que o jogo fique necessariamente mais difícil, mas sim mais “equilibrado”. Isso significa que a imprevisibilidade aumenta, como acontece no futebol real, e você precisa se esforçar um pouco mais para manter bons resultados. Se você já obtinha bons desempenhos com a ME original, é provável que continue indo bem, embora com menos placares elásticos. Por outro lado, partidas contra adversários superiores tornam-se mais competitivas, e sua equipe tem maiores chances de resistir, mesmo em posição de azarão, o que considero um ponto bastante positivo.

Sobre o impacto nos estilos táticos, utilizei o contra-ataque em cerca de 95% da temporada e obtive bons resultados, algo que, talvez, não fosse viável com a ME original, onde adotar uma postura reativa geralmente beira o suicídio tático. Em alguns momentos, experimentei o Gegenpress para tentar reverter desvantagens, mas sem sucesso. Isso também é interessante, já que a ME original frequentemente apresenta dificuldades em lidar com esse estilo de jogo.

• mfeitosa mudou o título para Verdão do Cariri - "Choque de realidade" (11/05)
Postado

A taça da Série B estadual veio e o objetivo da temporada foi alcançado. Melhor que isso foi ver que os destaques da fornada realmente tomaram a responsabilidade e estiveram em bom nível.

No segundo semestre, um campeonato protocolar, mas ainda assim foi legal ver a equipe ao menos chegando na semi, reforçando o desempenho do estadual. Vamos ver no ano que vem.

Agora interessante seus pontos de vista sobre a ME. Se já não tivesse começado o meu save, eu tentaria essa opção.

Postado

Iguatu tramou tudo. Jovens de valor na equipa que é preciso aproveitar bem, com destaque para o Jean.

Postado

Começou bem a competição, mas na semifinal pegou um time forte que é o Iguatu. Uma pergunta: Quem foi o campeão da competição?

Postado

Muito legal que criou esses torneios amistosos, algo pouco explorado no jogo pelo que eu vejo. Agora vai ficar um tempo sem calendário, o que é um dos problemas no futebol brasileiro pra quem tá mais embaixo na pirâmide.

Uma pena ter feito a fase de grupos perfeita na Fares Lopes pra cair em seguida, mas faz parte do futebol.

Em 11/05/2025 em 09:48, mfeitosa disse:

Vale destacar que a ME não cria novas jogadas para o FM, mas altera a frequência com que certos movimentos acontecem em campo, buscando se aproximar mais da realidade. Sinceramente, ainda considero inconclusivo afirmar que o jogo se torna de fato mais realista, embora me pareça haver uma leve tendência nesse sentido.

Em termos de dificuldade, não acho que o jogo fique necessariamente mais difícil, mas sim mais “equilibrado”. Isso significa que a imprevisibilidade aumenta, como acontece no futebol real, e você precisa se esforçar um pouco mais para manter bons resultados. Se você já obtinha bons desempenhos com a ME original, é provável que continue indo bem, embora com menos placares elásticos. Por outro lado, partidas contra adversários superiores tornam-se mais competitivas, e sua equipe tem maiores chances de resistir, mesmo em posição de azarão, o que considero um ponto bastante positivo.

Essa parte da Match Engine foi a que achei mais interessante.

Quanto a frequência, como estão as bolas paradas? Pergunto porque na vanilla é previsível quando um lance originado de bola paradas vai no mínimo levar perigo, e em resumo ou resumo alargado mostra muito lance assim, acaba que eu prefiro colocar no "jogo completo" (em momentos que quero analisar melhor o jogo) só que lógico que não dá pra fazer isso sempre rsrs. Eu tive que dar uma pesquisada em rotinas porque montando minhas próprias ou deixando pro treinador de bolas paradas tava toda hora tendo problemas (tanto na ofensiva quanto na defensiva), já tava me estressando já e melhorou.

O lance de manter bons resultados deve tar complicado então né? Porque já na vanilla percebo que o adversário que tava morto na partida muitas vezes ACORDA (em maiúsculo) quando meu time faz gol (um ponto que acho positivo na vanilla).

A imprevisibilidade aumentar na minha opinião é positiva, assim como dar pra jogar melhor no contra-ataque (eu tento fazer isso algumas vezes e evito ao máximo o gegenpress justamente pra ser mais desafiador, e jogando na vanilla mesmo, no máximo se meu time for muito dominante na liga: aí vejo como uma opção mais realista).

Postado

Legal ver a Engine alternativa em ação, parece ter diminuído um pouco aquelas goleadas enormes que acontecem nas divisões inferiores, ainda que não totalmente - e talvez não precise ser totalmente mesmo.

Acho que foi boa a temporada no geral, mas como agora virou YC vamos ver se o time consegue se manter na elite cearense.

Postado

Campanha excelente na fase inicial da Copa Fares Lopes, mas, na semifinal o Iguatu se mostrou muito superior e passou sem muita dificuldade.

Tem um bom orçamento para a próxima temporada e agora é trabalhar para fazer bonito no Estadual. Boa sorte

Postado
Em 11/05/2025 em 10:57, #Vini disse:

A taça da Série B estadual veio e o objetivo da temporada foi alcançado. Melhor que isso foi ver que os destaques da fornada realmente tomaram a responsabilidade e estiveram em bom nível.

No segundo semestre, um campeonato protocolar, mas ainda assim foi legal ver a equipe ao menos chegando na semi, reforçando o desempenho do estadual. Vamos ver no ano que vem.

Agora interessante seus pontos de vista sobre a ME. Se já não tivesse começado o meu save, eu tentaria essa opção.

Com certeza. Acho que foi uma temporada muito boa para esse início, onde o principal objetivo era tirar o Icasa desse buraco que é a Série B Cearense. Agora, é brigar pela permanência. Pelo andar da carruagem, devemos ter alguma emoção na próxima temporada.

Sobre a ME, até aqui, tem sido uma experiência bem interessante. Sem dúvida, é uma ótima alternativa para dar um fôlego a esse interminável FM 2024.

Valeu, Vini!

Em 11/05/2025 em 11:02, Cadete213 disse:

Iguatu tramou tudo. Jovens de valor na equipa que é preciso aproveitar bem, com destaque para o Jean.

É verdade! O Iguatu segurou o pé na fase regular, e acelerou tudo nessa semifinal. Não deu qualquer chance ao Icasa.

Valeu, Cadete!

Em 11/05/2025 em 17:17, LC disse:

Começou bem a competição, mas na semifinal pegou um time forte que é o Iguatu. Uma pergunta: Quem foi o campeão da competição?

O Iguatu acabou levando a pior na final. Quem foi campeão foi o Ferroviário, o Ferrão! 

Valeu, LC!

8 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Muito legal que criou esses torneios amistosos, algo pouco explorado no jogo pelo que eu vejo. Agora vai ficar um tempo sem calendário, o que é um dos problemas no futebol brasileiro pra quem tá mais embaixo na pirâmide.

Uma pena ter feito a fase de grupos perfeita na Fares Lopes pra cair em seguida, mas faz parte do futebol.

Essa parte da Match Engine foi a que achei mais interessante.

Quanto a frequência, como estão as bolas paradas? Pergunto porque na vanilla é previsível quando um lance originado de bola paradas vai no mínimo levar perigo, e em resumo ou resumo alargado mostra muito lance assim, acaba que eu prefiro colocar no "jogo completo" (em momentos que quero analisar melhor o jogo) só que lógico que não dá pra fazer isso sempre rsrs. Eu tive que dar uma pesquisada em rotinas porque montando minhas próprias ou deixando pro treinador de bolas paradas tava toda hora tendo problemas (tanto na ofensiva quanto na defensiva), já tava me estressando já e melhorou.

O lance de manter bons resultados deve tar complicado então né? Porque já na vanilla percebo que o adversário que tava morto na partida muitas vezes ACORDA (em maiúsculo) quando meu time faz gol (um ponto que acho positivo na vanilla).

A imprevisibilidade aumentar na minha opinião é positiva, assim como dar pra jogar melhor no contra-ataque (eu tento fazer isso algumas vezes e evito ao máximo o gegenpress justamente pra ser mais desafiador, e jogando na vanilla mesmo, no máximo se meu time for muito dominante na liga: aí vejo como uma opção mais realista).

Pois é, eu adoraria que o FM oferecesse mais opções para a criação desses torneios amistosos. De repente, podendo chamar mais clubes e ter a possibilidade de selecionar mais datas. Mesmo assim, é bem legal!

Sobre a ME, na pré-temporada eu fiquei um pouco decepcionado com a questão das bolas paradas. Muitos gols de faltas. Mas parece que foi só uma coincidência, pois depois a coisa normalizou. De escanteio, diminuiu bastante. Bem diferente nesse aspecto. Pelo menos, até aqui.

Aquela coisa do adversário se transformar no Real Madrid de uma hora pra outra também parece que melhorou. O jogo ficou mais equilibrado, no geral. 

Valeu, Fernandinho!

6 horas atrás, Marcolation disse:

Legal ver a Engine alternativa em ação, parece ter diminuído um pouco aquelas goleadas enormes que acontecem nas divisões inferiores, ainda que não totalmente - e talvez não precise ser totalmente mesmo.

Acho que foi boa a temporada no geral, mas como agora virou YC vamos ver se o time consegue se manter na elite cearense.

Sem dúvida teve um impacto direto naquelas sequências massacrantes que a ME original permite, muitas vezes, até sem mudar nada no esquema tático. De toda forma, essa ME customizada melhora vários aspectos, mas também não é milagrosa.

No geral, percebe-se jogos mais equilibrados e, ainda que você consiga imprimir um volume de jogo gigantesco, o nível de aproveitamento dos times não acompanha isso, de forma que as goleadas avassaladoras não são tão frequentes.

Valeu, Marco!

6 horas atrás, Nismo disse:

Campanha excelente na fase inicial da Copa Fares Lopes, mas, na semifinal o Iguatu se mostrou muito superior e passou sem muita dificuldade.

Tem um bom orçamento para a próxima temporada e agora é trabalhar para fazer bonito no Estadual. Boa sorte

Pois é, o Iguatu não deu qualquer chance. Acabou sendo um banho de água fria, pela campanha realizada na primeira fase.

Até aqui, dinheiro é o que não falta nesse Icasa. O problema é que o presidente é pão-duro e não aceita investir (ainda) nas instalações do clube. Hehehe!

Valeu, Nismo!

Postado

Não sabia da existência dessa engine, que interessante. E feliz que tenha optado pela opção "realista" do Mundiup, pq aquelas divisões nacionais irreais me irritam muito kkkkk

No início é só alegria, até mesmo pra save de base, pq os times das divisões inferiores estaduais costumam ser uma piada. Mas vamos ver a partir de agora né?

Enfim, boa sorte feitosa, lindo banner como sempre, inclusive.

Postado

A mudança de planos fez total sentido diante da realidade da proposta inicial, embora eu havia curtida a questão de só contratar jogadores cearenses. A forma como o Jean e o Zeca foram integrados ao time mostra o potencial do projeto a longo prazo. A conquista do título com uma campanha sólida e o foco estratégico nos contras também mostram que, mesmo com limitações, o Icasa está em boas mãos. Ansioso pra ver como esse elenco jovem vai responder na Fares Lopes e na elite estadual. 

Postado
10 horas atrás, Fujarra disse:

Não sabia da existência dessa engine, que interessante. E feliz que tenha optado pela opção "realista" do Mundiup, pq aquelas divisões nacionais irreais me irritam muito kkkkk

No início é só alegria, até mesmo pra save de base, pq os times das divisões inferiores estaduais costumam ser uma piada. Mas vamos ver a partir de agora né?

Enfim, boa sorte feitosa, lindo banner como sempre, inclusive.

Pois é, existe e posso dizer que estou curtindo bastante! Sobre o update, também prefiro a opção mais "realista" da coisa, embora entende aqueles que optem por outra estrutura. 

Valeu, Marcio!

9 horas atrás, ElPerroMG disse:

A mudança de planos fez total sentido diante da realidade da proposta inicial, embora eu havia curtida a questão de só contratar jogadores cearenses. A forma como o Jean e o Zeca foram integrados ao time mostra o potencial do projeto a longo prazo. A conquista do título com uma campanha sólida e o foco estratégico nos contras também mostram que, mesmo com limitações, o Icasa está em boas mãos. Ansioso pra ver como esse elenco jovem vai responder na Fares Lopes e na elite estadual. 

Valeu, Perro! Mas infelizmente tenho más notícias! 

Postado

ICASA.png

icasa-TEXTO.png

Spoiler

icasa.png

Categorias de base

GERAÇÃO DE 2025

A segunda fornada do Icasa não foi das mais animadoras, seja pela qualidade técnica geral ou pela personalidade dos garotos, de forma que nenhum deles foi indicado pela comissão técnica como candidatos à equipe principal. Dessa forma, inicialmente, só promoverei quatro deles, visando unicamente a composição do elenco: os zagueiros Marco Júnior e Alemão (Fernando Miguel), o lateral-direito Jeferson Luiz e o meia Souza. Desses, entendo que Marcos Júnior deva ser a maior promessa da geração.

image.png

Campeonato Cearense

PRIMEIRA FASE

Abrindo o curtíssimo calendário do Icasa em 2026, tivemos pela frente a disputa da Campeonato Cearense, cujo regulamento não ajuda em nada os times que lutam contra o rebaixamento, como é o caso do Verdão do Cariri. A primeira fase conta com dez equipes, divididas em dois grupos de cinco, e os confrontos acontecem entre os times de grupos opostos, em turno único. Ou seja, cada clube faz apenas cinco jogos nesta fase inicial, enfrentando os times do outro grupo.

Ao final dessas cinco rodadas, os dois últimos colocados de cada grupo passam para o playoff de rebaixamento. Essas quatro equipes formam um novo grupo, onde se enfrentam em turno e returno, totalizando seis partidas para cada time. Os dois piores nesta fase final são rebaixados para a Série B do estadual. 

image.png

Nossa estreia foi contra o tradicional derrota.png Ferroviário, o segundo time do coração de praticamente todos os cearenses. Para esse confronto, no Castelão, não pude contar com Cassapian e Claudinho foi para o jogo no sacrifício. O Ferrão abriu o placar nos minutos iniciais, mas, em dois contra-ataques, conseguimos a virada com Jean e Zeca, antes mesmo do intervalo. No segundo tempo, infelizmente cedemos o empate aos 51', de pênalti, e a virada aos 86', voltando para Juazeiro do Norte frustrados.

Na rodada seguinte, tivemos aquele típico confronto que não dá para pensar em perder, contra o vitoria.png Maracanã, na Arena Romeirão, e não fizemos feio. Vitória por 2 a 0, com gols de Jean e Ferreirinha, em um jogo extremamente equilibrado. No reencontro com o empate.png Crato, que subiu de divisão conosco, novamente em casa, tínhamos a chance de buscar mais três pontos e afastar o fantasma do descenso, mas não conseguimos passar de um empate por 1 a 1.

A primeira grande pedreira veio da sequência, contra o derrota.png Ceará, no Castelão. Optei por uma retranca total nesse jogo e, até os 93', tínhamos nas mãos um empate valiosíssimo, mas acabamos cometendo um pênalti aos 94', o segundo do jogo, e Fernando Sobral não desperdiçou. E assim, voltamos novamente pra casa com uma derrota (1 a 2). Para fechar a primeira fase, enfrentamos o empate.png Horizonte com a obrigação de vencer, e fomos para o tudo ou nada. No entanto, não passamos de um empate sem gols.

image.png

CLASSIFICAÇÃO

Com essa campanha claudicante, o Icasa encerrou a primeira fase na lanterna do Grupo B, com 5 pontos conquistados, o que obriga ao time disputar o temido playoff de rebaixamento, ao lado de Maracanã, Crato e Floresta.

image.png

PLAYOFF DE REBAIXAMENTO

O primeiro jogo dos playoffs foi contra o time que mais enfrentamos no save até agora, o vitoria.png Crato. Mesmo jogando fora de casa e desfalcado do artilheiro Jean e do lateral Jorge, estreamos com o pé direito ao garantir uma vitória confortável por 2 a 0. Entretanto, a situação complicou bastante com duas derrotas que tivemos na sequência, dentro de casa, para derrota.png Floresta (1 a 2) e derrota.png Maracanã (1 a 3), nestas que talvez tenham sido as duas piores atuações do time em todo o save, até então.

O caminho de volta para a Série B parecia se abrir cada vez mais, ainda mais com o número de desfalques que teríamos contra o derrota.png Floresta, no PV. E não teve jeito. Novamente fomos derrotados, desta vez por 1 a 0, e ficamos a um triz do rebaixamento. Só um milagre gigantesco livraria o Icasa da degola. E a rodada seguinte acabou sendo perfeita. O Icasa venceu o vitoria.png Crato por 3 a 0, enquanto o Maracanã perdeu para o Floresta.

Na rodada derradeira, tínhamos Icasa e vitoria.png Maracanã brigando pelo última vaga de permanência. Mas o Verdão do Cariri precisaria vencer por pelo menos dois gols de diferença e contar com alguns critérios de desempate, que não tenho certeza se seriam favoráveis ao Icasa. Vencemos, mas só por 1 a 0, em um jogo de extremo equilíbrio e, infelizmente, fomos rebaixados.

image.png

image.png

E... DEU RUIM!!

Após o rebaixamento, fui surpreendido com a demissão de Cícero Romão. Não teve nem conversa. Praticamente, demitido no vestiário. O mais interessante é que todas as opiniões dos torcedores foram contrárias à demissão de Cícero Romão. Fiquei realmente surpreendido, pois não havia qualquer expectativa em relação ao Campeonato Cearense.

É uma enorme pena, mas tenho que aceitar o resultado. E assim, encerro precocemente, o save! De toda forma, acaba por ser um desfecho realista, onde sem dúvida qualquer técnico do Icasa seria demitido imediatamente após um rebaixamento no Estadual.

image.png

Agradeço a todos que acompanharam e pretendo voltar, quando for possível, com outro save utilizando essa nova ME, provavelmente, mais uma vez junto ao YAC, como foi aqui.

• mfeitosa mudou o título para Verdão do Cariri - "Xiiii... deu ruim!!" (13/05)
Postado

A temporada já seria difícil com esse regulamento do cearense, mas as coisas realmente foram catastróficas.

Boa sorte na próxima empreitada.

Postado

Nossa, fui pego desprevenido. O rebaixamento era possível mesmo, mas uma demissão eu não esperava. Que pena que teve que encerrar assim...

Realista é mesmo, não seria muito "futebol brasileiro" ser mantido no cargo após um rebaixamento em estadual. Dá nem pra dizer que foi no ponto perdido pro Ceará até porque deixou de vencer Crato e Horizonte na fase regular, ali custou caro mesmo.

Boa sorte, no aguardo aqui por mais um save com a engine!

Postado

Deu ruim mesmo, mas não esperava que fosses demitido. É uma pena.

Postado

Rapaz...

Vítima do próprio sucesso, mas acabou sendo como você disse um resultado muito realista. Apesar do fim do save, o teste com a ME alternativa ao menos deu uma boa impressão de que é preciso mais para conseguir resultados nos jogos.

Boa sorte no próximo desafio.

Postado

Deu ruim mesmo. Não teve outra proposta de emprego ou só continuaria no Icasa?

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...