Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

icasa.png

ICASA-BARRA.png

verdao.png

E aí, pessoal! Há mais ou menos um ano, postei aqui na área um save com o Icasa, também intitulado "Verdão do Cariri", jogando neste mesmo FM 2024. Naquela história, lembro até que consegui levar o clube longe, conquistando a Libertadores e o Brasileirão, mas infelizmente acabei não solicitando à moderação que movesse o tópico para o Recanto das Histórias, e ele acabou se perdendo com o tempo. Mas lembro que foi um save de tiro curto, como o do Beerschot.

Decidi retomar aquele save, mas com uma proposta diferente. A ideia não é simplesmente repetir a trajetória, e sim adicionar um novo elemento que torne o desafio mais interessante, já que, na "primeira versão", joguei sem qualquer restrição. Desta vez, no entanto, a ideia será utilizar somente jogadores cearenses ou jogadores revelados nas categorias de base do clube, admitindo que possa surgir algum newgen de fora do Ceará.

ICASA-BARRA.png

customme.png

Além dessa limitação na formatação do plantel, o que na realidade é a minha grande motivação aqui é que pretendo testar alguma dessas match engines alternativas que o pessoal vem criando nos últimos meses. Pelo que pesquisei, o pessoal que trabalhava no FM Tweak agora criou a FM Match Lab, que me parece ser a opção mais atualizada do momento em match engines. Sendo assim, é bem provável que eu utilize a FM Match Lab v1.4 (player ratings revamped).

formatoreal.png

Como o Icasa atualmente disputa a 2ª Divisão Cearense e, por isso, está fora de qualquer divisão nacional ativa, precisei recorrer ao único update que permite jogar com o Verdão do Cariri em condições mais próximas da realidade: o Brasil MundiUp. Sei que há outras ótimas opções de atualização para a Liga Brasileira, mas foi o único que encontrei que inclui a Segunda Divisão Cearense. Inclusive, foi ele que utilizei na primeira versão deste save.

Além disso, carreguei todas as ligas sul-americanas, as principais europeias e algumas outras, como México, Estados Unidos, Japão, China e Arábia Saudita, com o intuito da manter o mercado brasileiro mais próximo da realidade. A base de dados escolhida foi a "Grande", com todos os jogadores sul-americanos carregados.

objetivos.png

juazeiro.png

O principal objetivo deste save será conquistar a tão sonhada Libertadores da América, apenas com jogadores cearenses no elenco (ou formados no clube). No entanto, por se tratar de um save no Brasil, é natural estabelecer outros objetivos intermediários, não apenas para tornar a jornada mais rica, mas também como forma de medir a evolução do projeto ao longo dos anos. Com isso, defini as seguintes metas:

• Conquistar o Campeonato Cearense
  • Conquistar a Copa do Nordeste
  • Conquistar a Copa do Brasil
  • Conquistar o Brasileirão Série A
  • Conquistar a Copa Sul-Americana
  • Conquistar a Libertadores da América
  • Tornar-se o principal clube do Ceará em um recorte de 10 anos

Sobre esse último ponto, o objetivo é o seguinte: o Icasa precisará superar seus maiores rivais da capital, Ceará e Fortaleza, em reputação, conquistas estaduais e títulos de maior relevância no período de uma década. Quando chegar o momento, farei um apanhado geral das campanhas dos três clubes para analisarmos.

treinador.png

padim.png

Nosso treinador será o fictício Cícero Romão, de 51 anos, natural de Juazeiro do Norte (CE). Seu nome é uma homenagem ao Padre Cícero, figura histórica de enorme importância para a cidade e reverenciado como líder religioso, político e símbolo da fé popular nordestina. Cícero é um treinador já experiente, com uma longa trajetória no futebol, embora nunca tenha comandado clubes de grande expressão nacional. Sua carreira foi construída majoritariamente em equipes do interior do Ceará e de Pernambuco.

Por onde passou, sempre teve a fama de valorizar os talentos locais e em dar chances a jogadores formados pelo clube, como uma referência a Flávio Araújo, ex-jogador e técnico do Icasa, um dos maiores ídolos da história do clube. Considerando esse perfil, Cícero Romão foi criado no jogo com "Licença Nacional A" e experiência anterior de "Futebolista Profissional (Nível local)", além de foco de estilo de gestão em "Desenvolvimento de formação".

image.png

Postado

icasa.png

trofeus.png

estaduais.png

• Campeonato Cearense Série B: 2025
Postado

Olha eu no pódio!!! 

Mais um save do @mfeitosa focado na base e com um plus... será interessante ver alguém "de verdade" testando essas engines! 

Boa sorte!

Postado

Boa sorte Feitosa!

Postado

Quando vi essas engines fiquei bem curioso, mesmo não tendo jogado o FM24 ainda. Pelos comentários, parece estar bem legal a coisa.

Boa sorte, e que os Bugs passem longe!

Postado

Gosto da ideia do save. Boa sorte.

Postado

Caramba, já achei que tava demorando pra aparecer alguém testando as novas engines por aqui, aí ficou bem interessante rsrs, boa sorte Feitosa!

Eu confesso que bateu vontade de testar, me incomoda muito nesse FM os fartos lances com gol surgindo de bola parada e chuveirinho, mas fora isso ainda gosto das mecânicas do jogo. Mas vou deixar pra mais pra frente enquanto no meu save atual.

Postado

Gostei da proposta do save e o nome do treinador veio bem a calhar. Boa sorte!

Postado
16 horas atrás, rodrigorrrocha disse:

Olha eu no pódio!!! 

Mais um save do @mfeitosa focado na base e com um plus... será interessante ver alguém "de verdade" testando essas engines! 

Boa sorte!

Valeu, Rodrigo! Hehehehe! 

No caso aqui, terei uma atenção à base, mas ainda recorrendo aos mercado de transferências para buscar talentos locais. Mas a cereja do bolo vai ser testar de vez essa tal engine customizada. Espero ter uma boa experiência.

16 horas atrás, Nismo disse:

Boa sorte Feitosa!

Valeu, Nismo!

14 horas atrás, LC disse:

Boa sorte Feitosa!

Valeu, LC!

14 horas atrás, Marcolation disse:

Quando vi essas engines fiquei bem curioso, mesmo não tendo jogado o FM24 ainda. Pelos comentários, parece estar bem legal a coisa.

Boa sorte, e que os Bugs passem longe!

É, os comentários, no geral, têm sido muito positivos, o que deixa todo mundo bem curioso. Confesso que estava meio receoso sobre o uso dessas match engines, mas pesquisando um pouco mais a fundo, vi que dá pra arriscar.

Valeu, Marco!

14 horas atrás, Cadete213 disse:

Gosto da ideia do save. Boa sorte.

Valeu, Cadete!

10 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Caramba, já achei que tava demorando pra aparecer alguém testando as novas engines por aqui, aí ficou bem interessante rsrs, boa sorte Feitosa!

Eu confesso que bateu vontade de testar, me incomoda muito nesse FM os fartos lances com gol surgindo de bola parada e chuveirinho, mas fora isso ainda gosto das mecânicas do jogo. Mas vou deixar pra mais pra frente enquanto no meu save atual.

Vamos ver se essas match engines realmente farão alguma diferença na prática, né? O que pode ser interessante é que joguei bastante o FM24, então a tendência é que as mudanças fiquem bem perceptíveis para mim. Vou tentar compartilhar o máximo dessa experencia aqui.

Valeu, Fernandinho!

10 horas atrás, #Vini disse:

Gostei da proposta do save e o nome do treinador veio bem a calhar. Boa sorte!

Inspirado no "Padim Ciço". ✝️

Valeu, Vini!

Postado
22 horas atrás, mfeitosa disse:

Como o Icasa atualmente disputa a 2ª Divisão Cearense e, por isso, está fora de qualquer divisão nacional ativa, precisei recorrer ao único update que permite jogar com o Verdão do Cariri em condições mais próximas da realidade: o Brasil MundiUp.

Torcemos para esse save não ter maiores problemas. Será legal ver essa nova engine ser testada. Tenho vontade de usá-la em algum save também, veremos como vai ficar.

No mais, o Icasa é um time bem legal, teve bons momentos jogando a Série B do Brasileiro e só não jogou a elite por pura negligência da CBF. O fato de utilizar talento local vai deixar as coisas ainda mais interessantes.

Boa Sorte, feitosa.

Postado
4 horas atrás, MitoMitológico disse:

Torcemos para esse save não ter maiores problemas. Será legal ver essa nova engine ser testada. Tenho vontade de usá-la em algum save também, veremos como vai ficar.

No mais, o Icasa é um time bem legal, teve bons momentos jogando a Série B do Brasileiro e só não jogou a elite por pura negligência da CBF. O fato de utilizar talento local vai deixar as coisas ainda mais interessantes.

Boa Sorte, feitosa.

É... o medo é real! Hehehe! Mas vamos torcer para que o Icasa não tenha o mesmo desfecho dos nossos queridos Itaguaí e Calavera.

Simpatizo bastante com o Icasa. É um time que deu bastante trabalho ao Ceará e, principalmente, o Fortaleza, além de ter feito aquela campanha histórica na Série B. Mas, infelizmente, é um time que sempre pagou pela falta de organização, seja interna, ou da CBF.

Valeu, Mito!

Postado

icasa.png

sobreoclube.png

icasa.png

A Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, ou simplesmente Icasa, é um clube de futebol da cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Sua origem remonta à fundação do Icasa Esporte Clube em 1º de maio de 1963, equipe ligada à Indústria e Comércio de Algodão S/A, uma empresa local de beneficiamento de algodão ligada ao fundador do clube, José Feijó de Sá. Inclusive, o nome "Icasa" foi tirado das iniciais dessa empresa. Seu principal rival é o Guarani de Juazeiro, contra quem protagoniza o "Clássico do Cariri".

O clube foi criado por funcionários dessa fábrica de algodão, inicialmente como time amador, profissionalizando-se em 1973. Ao longo das décadas de 1970 e 1980, firmou-se como força regional e passou a disputar a elite do Campeonato Cearense. Seu maior feito nessa fase foi a conquista do polêmico Campeonato Cearense de 1992, título dividido nos tribunais com Ceará, Fortaleza e Tiradentes. Além disso, terminou cinco vezes como vice-campeão estadual, consolidando-se como um dos clubes mais tradicionais do interior cearense. Entretanto, dificuldades financeiras e dívidas resultaram na falência do clube em 1998.

spacer.png

Em meio ao apelo popular por um novo time, nasceu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, fundada oficialmente em 2002, clube que, apesar de ser registrado pela FCF como uma entidade distinta de seu antecessor, carrega consigo toda a tradição de suas cores, escudo, sede, hino e torcida. Já em seu primeiro ano de renascimento, o Icasa ingressou na Segunda Divisão do Cearense e foi campeão em 2003, conquistando o acesso. Nos anos seguintes, chegou a três vices cearenses (2005, 2007 e 2008), retomando o protagonismo regional e abrindo caminho para sua estreia nas competições nacionais.

O ponto alto da história do Icasa ocorreu entre 2009 e 2014. Em 2009, realizou uma campanha histórica na Série C do Campeonato Brasileiro, garantindo o acesso à Série B com uma goleada de 6 a 2 sobre o Paysandu. No mesmo ano, chegou às oitavas de final da Copa do Brasil, enfrentando o Vasco da Gama. Após disputar a Série B entre 2010 e 2011, foi rebaixado, mas retornou em 2013 após ser vice-campeão da Série C de 2012. No seu melhor momento, ficou em 5º lugar na Série B de 2013, a apenas um ponto do acesso à elite nacional.

foto-noticia.png

Após o auge, o clube enfrentou novo declínio. Rebaixado da Série B em 2014 e da Série C em 2015, ficou fora de divisões nacionais por anos. Em 2020, foi campeão da Série B do Cearense e voltou à elite estadual. Em 2022, participou da Série D do Brasileirão, mas sofreu punição por escalação irregular e foi novamente rebaixado à segunda divisão do estadual. Atualmente, o Icasa busca reconstruir sua estrutura administrativa e esportiva, mantendo viva sua tradição e o apoio de uma das torcidas mais fiéis do interior nordestino.

Paralelamente, o clube aguarda o desfecho de um processo judicial movido contra a CBF, relacionado à Série B de 2013, quando o Icasa alegou que o Figueirense escalou um jogador irregular. Apesar da CBF ter admitido erro no registro do atleta, o STJD considerou a denúncia prescrita. O Icasa recorreu à Justiça comum e obteve decisão favorável, com a CBF sendo condenada a pagar uma indenização de R$ 21 milhões, valor que ultrapassa R$ 50 milhões com correções. No entanto, a ação está suspensa no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o clube ainda não recebeu os recursos, que poderiam ser fundamentais para sua reestruturação.

cenario.png

raiox.png

Assim como na vida real, o Icasa atualmente disputa a Série B do Campeonato Cearense e está ausente do cenário nacional desde sua última participação na Série D do Brasileirão, em 2022. Por conta disso, o calendário desta primeira temporada será bastante curto. A caminhada começa em fevereiro, com a disputa da Segundona Cearense, que se estende até o final de abril, caso o time avance até a decisão. Em seguida, há uma pausa de aproximadamente 45 dias até o início da Copa Fares Lopes, com início previsto para junho e término já em agosto. Ou seja, teremos apenas seis meses de competição ao longo de todo o ano.

No que diz respeito à infraestrutura, não há motivos para reclamação. O Icasa conta com instalações condizentes com sua atual realidade financeira, em nível semelhante ao de clubes como Ferroviário e Horizonte, ambos na elite estadual. O clube manda seus jogos na Arena Romeirão, um estádio em boas condições, com capacidade para 17 mil torcedores. No entanto, trata-se de um equipamento da Prefeitura de Juazeiro do Norte, compartilhado com outras equipes da região, como Guarani de Juazeiro, Juazeiro, Acopiara e Cariri.

image.png

Em termos financeiros, o clube inicia o save com saldo positivo em caixa e sem dívidas, uma condição que, embora distante da realidade, parece ser uma medida adotada no update para evitar que clubes menores entrem em colapso logo nas primeiras temporadas. No entanto, esse dinheiro inicial mais se assemelha a uma cortina de fumaça, já que, apesar do alívio momentâneo, as projeções financeiras para o Icasa não são nada animadoras.

image.png

A comissão técnica do clube é razoável para os padrões de um time sem divisão nacional ativa, e por ora, não vejo necessidade de mudanças. O auxiliar técnico é o experiente Hélio Pinheiro, de 64 anos, figura bastante conhecida da torcida icasiana por ter integrado por muitos anos a equipe de apoio de Flávio Araújo, ex-jogador e técnico ídolo da história do clube.

Já o plantel, como era de se esperar, não está completamente atualizado. Começamos o save com apenas nove jogadores no elenco principal, onde apenas um deles é cearense, o lateral Alisson Cariús, enquanto outros quatro sequer possuem informações sobre local de nascimento. Nas categorias de base e no plantel B, temos outros 18 atletas, dos quais pretendo aproveitar vários para compor o grupo nesta primeira temporada.

image.png

Em relação a reforços, a ideia inicial não é realizar grandes investimentos. Com o calendário curto, este será um ano mais voltado à observação da dinâmica do update e do funcionamento da match engine. Ainda assim, estarei atento a boas oportunidades de mercado, especialmente para repatriar jogadores cearenses ao Verdão do Cariri.

sobreame.png

luz.png

E por falar em match engine, optei por utilizar o FM Match Lab v1.4 (Player Ratings Revamped). A instalação é bastante simples e não encontrei qualquer dificuldade. Inclusive, para retornar à ME original. Tenho mantido os dois arquivos na pasta "data": o arquivo da ME customizada nomeado como simatch.fmf (reconhecido pelo FM) e o original como simatch_old.fmf (não lido pelo jogo). Quando desejo voltar à ME padrão, basta renomear o arquivo customizado para simatch_new.fmf e o original para simatch.fmf. Claro, sempre com o jogo fechado.

Uma das vantagens dessas match engines customizadas é que podem ser aplicadas em saves em andamento, sem afetar estatísticas ou resultados das partidas já disputadas. No entanto, ao realizar a troca, ocorre um fenômeno curioso: embora o jogo preserve os dados e eventos anteriores, os melhores momentos (destaques) passam a refletir como teria sido aquela partida sob a nova ME. É quase como uma janela para uma linha do tempo alternativa.

Aproveitei isso para revisitar alguns resultados do save "Soy Loco Por Ti América", onde temos goleadas com certa frequência e sequências de vitórias gigantescas. A análise me animou bastante! Ficou claro que Mosquera provavelmente teria vencido a maioria dos títulos que conquistou com Sébaco e Real Estelí mesmo com a ME customizada, porém com jogos bem mais equilibrados e com muito mais suor. Por outro lado, aquelas vitórias improváveis em âmbito continental contra times muito superiores dificilmente aconteceriam.

Alguns exemplos brutais que encontrei:

É importante ressaltar que ainda não joguei com essa ME, e toda a percepção que estou passando para vocês é com base em jogos que foram jogadores com a ME original, porém, com essa "janela" de comparação após a aplicação do novo arquivo.

• mfeitosa mudou o título para Verdão do Cariri - "Uma luz no fim do túnel?" (04/05)
Postado

Sou simpático ao clube, principalmente depois dessa sacanagem de 2013, que afetou muito as projeções do time para o futuro.

Falando em futuro, curiosa a observação sobre a nova ME. Não sou muito fã de criação de linhas do tempo alternativas (alô MCU!), mas foi interessante observar as mudanças que teríamos no seu outro save. No caso você pretende ficar só com a ME nova ou irá alternar o uso?

Postado

Bom conhecer a história do clube, que até tem um estádio bacano.

Postado

Vai ter um trabalho bacana pra reerguer o Icasa, mas essas regras tornam as coisas mais legais.

Boa sorte para a continuação.

Postado

Que história do Icasa, tem time que não consegue se manter depois de cair na B. O Macaé caiu essa época aí e hoje está licenciado. Não preciso nem falar do Barueri também. Com aquela arena top, e nem sei se existe ainda.

A situação está bem mais suavizada do que o normal, e o início vai servir como análise, trabalhando com os jogadores que já possui e vendo o que é possível ajustar. 

Vai ser legal acompanhar esses testes com a nova engine, deixa ver se eu entendi: ele mantém os resultados anteriores mas os melhores momentos mudam completamente? Bizarro, mas imagino que torna os duelos mais equilibrados. Fico imaginando como seria no Calavera haha

Boa Sorte pra temporada! Vai começar na segundona cearense, correto?

Postado
14 horas atrás, #Vini disse:

Sou simpático ao clube, principalmente depois dessa sacanagem de 2013, que afetou muito as projeções do time para o futuro.

Falando em futuro, curiosa a observação sobre a nova ME. Não sou muito fã de criação de linhas do tempo alternativas (alô MCU!), mas foi interessante observar as mudanças que teríamos no seu outro save. No caso você pretende ficar só com a ME nova ou irá alternar o uso?

Como cearense, acabou simpatizando bastante com os clubes menores daqui, mas o Icasa, sem dúvida, é um daqueles que merecia uma melhor sorte, como o Ferroviário (na capital). O Icasa é um clube que não tem paz. Hahaha! Sempre tem alguma merda acontecendo por lá.

Para este save, a ideia será utilizar apenas essa ME customizada e, no máximo, alguma atualização que os criadores venham a lançar. Já no outro save, vou manter a ME original, pois já iniciei com ela e entendo que não seria uma boa ideia misturar as coisas.

Valeu, Vini!

7 horas atrás, Cadete213 disse:

Bom conhecer a história do clube, que até tem um estádio bacano.

A Arena Romeirão é um estádio bem legal mesmo e tem muita história. 

Valeu, Cadete!

3 horas atrás, Nismo disse:

Vai ter um trabalho bacana pra reerguer o Icasa, mas essas regras tornam as coisas mais legais.

Boa sorte para a continuação.

Pois é, acho que essas regras, principalmente no começo do save, vão limitar bastante as movimentações no mercado. 

Valeu, Nismo!

17 minutos atrás, MitoMitológico disse:

Que história do Icasa, tem time que não consegue se manter depois de cair na B. O Macaé caiu essa época aí e hoje está licenciado. Não preciso nem falar do Barueri também. Com aquela arena top, e nem sei se existe ainda.

A situação está bem mais suavizada do que o normal, e o início vai servir como análise, trabalhando com os jogadores que já possui e vendo o que é possível ajustar. 

Vai ser legal acompanhar esses testes com a nova engine, deixa ver se eu entendi: ele mantém os resultados anteriores mas os melhores momentos mudam completamente? Bizarro, mas imagino que torna os duelos mais equilibrados. Fico imaginando como seria no Calavera haha

Boa Sorte pra temporada! Vai começar na segundona cearense, correto?

É verdade. O futebol brasileiro é cheio dessas histórias de clubes que tiveram chances de alçar voos maiores, mas depois degringolaram de vez. Acho que o caso mais simbólico de todos é o do São Caetano. Chegar aonde chegaram, e ver como o clube está hoje, é inacreditável.

Exatamente, você entendeu certinho. Ele mantém os resultados, estatísticas e etc, mas se você for assistir aos destaques, vai ver outro jogo completamente diferente. No Calavera, provavelmente eu ainda nem teria chegado na LaLiga. Hahaha! Principalmente, por conta da velocidade como o time escalou as divisões amadoras. Talvez não tivesse sido tão fácil como acabou acontecendo.

Vamos iniciar na Segundona Cearense sim!

Valeu, Mito!

Postado
3 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

Boa sorte!

Obrigado, Carlos Magno!

Postado

ICASA.png

icasa-TEXTO.png

Spoiler

icasa.png

Mudança de planos

VAMOS DE YAC, NOVAMENTE!

Criei esse save com a proposta de focar na contratação de jogadores cearenses e, em complemento, no desenvolvimento das categorias de base do clube, de forma a não ficar refém das opções que o mercado poderia me oferecer para formatar o plantel do Icasa. No entanto, ao iniciar o jogo, percebi rapidamente que essa ideia não traria o efeito esperado, principalmente por estar começando em uma divisão fraca como a Segundona Cearense.

A questão é que, para minha surpresa, há uma quantidade considerável de jogadores cearenses disponíveis no mercado, o que me permitiria montar um elenco forte o suficiente para desequilibrar essa balança logo de cara. Assim, para resolver essa questão de forma prática e simples, resolvi transformar a proposta deste save em um YAC, ainda aproveitando a ideia que implementei com o Calavera, que foi abrir a possibilidade de recontratar jogadores formados pelo clube.

Categorias de base

CLASSE DE 2024

Como carreguei o jogo com a opção de adicionar jogadores às equipes jogáveis, já temos uma fornada pronta, logo no início do save. Excluindo os jogadores que foram gerados já mais velhos, os quais eu não considerarei como sendo formados no clube, temos uma primeira fornada com 17 jogadores, de onde eu promovi dez jogadores para disputar a Série B Cearense: Erlandson (DD), Jorge (DE), Valdinei Ubaiara (DC), Dyonatas (MD), Vitor Aracati (MD), Zeca (MOE), Edinho (MOD), Mangione (MOC), Jean (PL) e Ferreirinha (PL). 

Desses, os dois que são considerados os destaques da geração são o atacante Jean e o ponta-esquerda Zeca:

jean85cc619bceb36af3.png

zeca413dd99fd3cd8b69.png

Esquema tático

FOCO NOS CONTRA-ATAQUES

Algo que costumo fazer em todos os meus saves é iniciar utilizando os três esquemas táticos sugeridos pela comissão técnica, ainda que ela tenha uma qualidade extremamente duvidosa. No caso do Icasa, foram indicados o gegenpress, contra-ataque fluído e estacionar o autocarro, os quais alinhei em um 4-2-3-1 com Extremos. O esquema principal que pretendo usar será o com estilo tático de contra-ataque fluído, dadas as limitações do elenco. 

Sem-T-tulo-1-01.png
Sem-T-tulo-1-02.png

Segundona Cearense

EXPECTATIVAS (OU A FALTA DELAS)

Um ponto que acabei não abordando no post anterior, foram as expectativas da diretoria para a temporada. De toda forma, a pressão aqui parece que será quase nula nesse sentido, o que demonstra a total inércia da atual diretoria, que apenas espera que o Icasa termine a Série B do Campeonato Cearense no meio da tabela, ainda sem dar qualquer importância maior. Para a Taça Fares Lopes, menos ainda. Talvez se o Icasa pudesse não entrar em campo, seria um alívio para eles.

Particularmente, minha expectativa vai será de, pelo menos, tentar o acesso à Série A do Cearense, bem como tentar conquistar o título da Taça Fares Lopes que, se estiver configurada conforme a realidade, daria uma vaga ao Icasa na próxima Copa do Brasil.

image.png

PRIMEIRA FASE

Estreamos contra o então rebaixado vitoria.png Itapipoca, em casa, e vencemos sem grandes problemas por 4 a 1, com um gol do garoto Jean no finalzinho, que acabou dando um impulso enorme para que o atacante iniciasse uma fase goleadora, contribuindo de forma direta para as quatro vitórias seguintes, diante de vitoria.png Crato (3 a 2), vitoria.png Pacatuba (4 a 0), vitoria.png Caucaia (3 a 1) e vitoria.png Atlético Cearense (2 a 0). Esses quinze pontos iniciais colocaram o Icasa no topo da tabela, onde brigaria pela liderança com o Crato até a última rodada.

Contra o vitoria.png Quixadá, fora de casa, a vitória por 3 a 0 pouco conta sobre o que aconteceu no jogo. Para nossa sorte, o Canarinho do Sertão esteve em uma péssima noite e com certeza saiu de campo com a sensação de que poderia ter feito muito diferente. Para o jogo contra o empate.png Maranguape, optei por escalar pela primeira vez uma formação com vários garotos da base no time titular, e acabamos saindo com um empate por 1 a 1. Na sequência, vencemos o vitoria.png Tiradentes por 2 a 1, e no primeiro "Clássico do Cariri" do save, contra o empate.png Guarani de Juazeiro, empatamos em 1 a 1.

image.png

Ainda invicto, o Icasa encerrou a primeira fase da Segundona Cearense na liderança, um ponto à frente do Crato, que também fez uma campanha muito forte. Assim, as duas equipes se classificaram direto para a semifinal, enquanto Guarani de Juazeiro, Caucaia, Quixadá e Atlético Cearense foram para as quartas de final.

image.png

SEMIFINAL

Agora, estávamos a apenas dois jogos do acesso à elite do Campeonato Cearense, já que dois times sobem. Logo, bastava chegar à decisão. Nosso adversário na semifinal foi o vitoria.png Caucaia, uma das equipes com plantel mais forte da divisão, embora bem aquém das expectativas. No primeiro jogo, na Arena Romeirão, soubemos aproveitar o mando de campo e o cansaço do adversário, goleando por 5 a 0, enquanto na outra chave o Crato fazia o mesmo.

Por outro lado, nos jogos de volta, ambos perderam. Fomos derrotados por 2 a 1 pelo Caucaia, que quebrou a invencibilidade do Icasa, enquanto o Crato perdeu por 3 a 1 para o Atlético Cearense, com direito a um gol do lendário Magno Alves, no auge de seus 49 anos.

image.png

FINAL

Ainda assim, deu a lógica para a grande decisão, onde tivemos um confronto entre as duas equipes com melhor campanha na competição. Em jogo único e campo neutro, o Estádio Inaldão, localizado em Barbalha, foi o palco da final entre Icasa e Crato, ambos já garantidos na Série A do Campeonato Cearense 2026.

Quando a bola rolou, foi o vitoria.png Crato quem tomou as rédeas da partida, abrindo o placar com Érison aos 7'. O Azulão seguiu pressionando, mas conseguimos achar um gol precioso aos 36', com Claudinho, e fomos para o intervalo com um empate. Na segunda etapa, o Crato seguiu pressionando bastante, mas em uma jogada de enorme infelicidade, aos 77', o zagueirão Túlio acabou se atrapalhando com a bola e fez um gol contra. Um banho de água fria. O Crato ainda teve pelo menos duas chances claríssimas, cara a cara com o goleiro, mas não conseguiu buscar o empate.

O tempo passou e logo veio o apito final. Diante de um Crato azarado, vencemos por 2 a 1 a conquistamos o título da Segunda Divisão do Campeonato Cearense, o quarto da história do Verdão do Cariri! E o primeiro do nosso save! 6427848-award-prize-trophy-winner-icon.p

spacer.png

image.png

Destaques individuais

Apesar da conquista do título, o clima interno do Icasa está longe de estar tranquilo. O motivo? Basicamente, os jogadores mais experientes em busca de renovação de contratooutros exigindo reforços. No entanto, como estamos encarando o save como um YAC, não tem conversa aqui. 

Três desses jogadores já estão de saída, pois seus contratos se encerrarão com o término do Estadual. São eles, o goleiro Flávio, o zagueiro Samuel e o lateral-esquerdo Alisson Cariús. Os demais, como o meia Claudinho, grande nome dessa campanha, têm contrato até o final da próxima temporada. No entanto, a ideia é nos livrarmos deles o quanto antes, se possível já agora, no meio do ano. Ainda mais, considerando que o Icasa só joga agora em meados de junho, na Taça Fares Lopes, e sequer chegamos a maio.

image.png

Por outro lado, em meio a toda essa confusão, temos alguns garotos despontando no Verdão do Cariri. O atacante Jean marcou 8 gols e foi o vice-artilheiro da Série B Cearense, enquanto Zeca, mesmo sendo reserva de Cassapian, também demonstrou qualidade.

• mfeitosa mudou o título para Verdão do Cariri - "Contando com a sorte" (08/05)
Postado

O Yuri Mamute é aquele do Grêmio?

Ótimo campeonato cearense, conseguiu a promoção e ainda o título. Já corrobora o início de trabalho.

Boa sorte para a continuidade da temporada.

Postado
3 minutos atrás, Nismo disse:

O Yuri Mamute é aquele do Grêmio?

Ótimo campeonato cearense, conseguiu a promoção e ainda o título. Já corrobora o início de trabalho.

Boa sorte para a continuidade da temporada.

Não, esse daí é um zagueiro que só jogou em times pequenos. O Yuri Mamute, cria do Grêmio, aqui está no CRAC, de Goiás.

É verdade! Eu estava mirando na briga pelo acesso e o título acabou caindo no colo. O Crato teve todas as chances do matar a partida e acabou tomando uma virada. 

Valeu, Nismo!

Postado

2ªDivisão Cearense? Tem tanto time ali que já vi na Primeira que até achei ser a primeira. Bem competitiva essa segundinha. No mais achei bastante fraca a fornada, principalmente de atributos técnicos, talvez por ser segundo nível estadual.. Vamo que vamo.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...