Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cúcuta, o El Dorado é aqui - Depois da bonança vem a calmaria (30/10)

Posts Recomendados

Postado
Em 21/07/2025 em 03:14, MitoMitológico disse:

Que subida inesperada, quando tudo indicava que as coisas não dariam certo e o Cucutá ficaria pelo caminho, o regulamento realmente salvou a pele do time. Porém é importante lembrar que ao mesmo tempo que isso pode ajudar também pode atrapalhar o clube na primeira divisão, com a saída de alguns jogadores e a chegada de alguns jogadores da base.

Impressionante ver que na semifinal nós vimos outro time, que estava irreconhecível e foi muito mal, nem parecia o time dos pontos corridos que chegou a fazer uma partida emblemática contra o grande campeão da divisão, o Patriotas.

Mas no fim, ainda foram premiados pela regularidade e constância na fase inicial do Apertura e do Clausura. Parabéns novamente.

Boa Sorte na sequência.

Obrigado Mito!

É uma faca de dois legumes né. Subir rápido ajuda o time em termos de receita, público, e incentiva a diretoria por exemplo a investir em infraestrutura; por outro lado a exigência vai aumentar e será preciso trabalhar pra dar conta. Também não sabemos se a equipe vai enfim alcançar uma certa regularidade que faltou nessa primeira temporada; isso é algo que vamos precisar trabalhar.

Em 21/07/2025 em 14:33, Fujarra disse:

Porra, que absurdo o Patriotas não ter tido a melhor campanha e também a segunda melhor campanha!

Bom, subiu mais na base da razão do que na da emoção (até pq o desempenho nas semifinais foram muito ruins perto da primeira fase que fez). Mas é isso, quem escolhe regulamento são os cartolas, time de futebol só entra em campo pra vencer mesmo.

Rapaz, que absurdo o Patriotas não ter ficado com a primeira e com a segunda vaga. Certamente assim eles jogariam mais vezes e teriam mais chances de permanecer na elite hahahaha

Eu já estava me preparando pra permanecer mais uma temporada e de repente recebo a notícia que subimos de divisão...essas regras "escondidas" do FM são um problema - no caso, foi uma solução hahaha

Mas é isso, subimos, agora é aproveitar.

Em 21/07/2025 em 18:32, #Vini disse:

Bom que ser vice nesse caso serviu para alguma coisa. 

A subida de divisão serve como divisor de águas. Se por um lado a equipe sai da pasmaceira, por outro, encara o momento de transição no YC, podendo sofrer mais do que o normal na primeira divisão.

Em divisões inferiores o que vale é a promoção né? Ainda mais quando é da segunda pra primeira que é sempre um mundo à parte.

Hora de ver se o time que subiu aguenta o tranco...ou não. Entendedores entenderão em breve hahaha

Postado

AP1GczOhJ8uAKZMLgc5alwaDWzdNjhc3lnK61FLw

Mudanças no save
23/07/2025

A atualização vai sair em breve, mas é só pra compartilhar que, nesse início de segunda temporada, desisti de fazer o desafio da base (aka YC).

Gosto do país, da liga e da equipe, mas sinto falta de contratar e acho que um YC simplesmente pela fluidez de jogo não foi a melhor escolha. Eu deveria ter encontrado uma forma de gerenciar melhor os processos de contratação e observação de jogadores e é isso que vou fazer daqui pra frente.

Assim o save vai continuar como um save de clube tradicional com o Cúcuta, podendo contratar sem qualquer restrição. O primeiro tópico será atualizado com essa informação e em breve retornamos com o início da segunda temporada.

Obrigado a todos!

• Tsuru mudou o título para Cúcuta, o El Dorado é aqui - Mudanças no save (23/07)
Postado
22 horas atrás, Tsuru disse:

Mudanças no save
23/07/2025

A atualização vai sair em breve, mas é só pra compartilhar que, nesse início de segunda temporada, desisti de fazer o desafio da base (aka YC).

Gosto do país, da liga e da equipe, mas sinto falta de contratar e acho que um YC simplesmente pela fluidez de jogo não foi a melhor escolha. Eu deveria ter encontrado uma forma de gerenciar melhor os processos de contratação e observação de jogadores e é isso que vou fazer daqui pra frente.

Assim o save vai continuar como um save de clube tradicional com o Cúcuta, podendo contratar sem qualquer restrição. O primeiro tópico será atualizado com essa informação e em breve retornamos com o início da segunda temporada.

Obrigado a todos!

Compreensível as mudanças. Seguimos agora para uma perspectiva nova no save. Te desejo sorte!

Postado
1 hora atrás, MitoMitológico disse:

Compreensível as mudanças. Seguimos agora para uma perspectiva nova no save. Te desejo sorte!

Obrigado Mito!

Postado

Para fluidez, mas continuando a contratar, talvez faça sentido (para o futuro, quem sabe) o tal desafio do diretor. Não sei se faz tanto sentido, se o problema é que você gosta da parte de scouting e  escolher aquele jogador certo  e escondido, mas é uma opção que deixaria o jogo um pouco mais rápido - e você ainda pode sempre que quiser encontrar os jogadores e pedir a contratação, ainda que não seja atendido sempre.

Dito isso, boa sorte na continuação. Pessoalmente gostei da mudança.

Postado
28 minutos atrás, Marcolation disse:

Para fluidez, mas continuando a contratar, talvez faça sentido (para o futuro, quem sabe) o tal desafio do diretor. Não sei se faz tanto sentido, se o problema é que você gosta da parte de scouting e  escolher aquele jogador certo  e escondido, mas é uma opção que deixaria o jogo um pouco mais rápido - e você ainda pode sempre que quiser encontrar os jogadores e pedir a contratação, ainda que não seja atendido sempre.

Dito isso, boa sorte na continuação. Pessoalmente gostei da mudança.

A mudança foi importante pra fluidez do save pelo simples fato que eu estava ficando sem vontade de jogar, sabe? Então não adiantava ser um save que é só apertar um botão pra seguir em frente se isso não me motivava a abrir o jogo. Foi mudar e a coisa empolgou de novo.

Eu penso sim fazer o desafio do diretor, mas a princípio seria um teste no futuro mesmo até pra ver se consigo me adaptar bem a essa forma de jogar. Acho que nesse momento é mais simples tentar gerenciar as contratações sem microgerenciar, ver se uma forma mais simples, usando por exemplo os olheiros, é suficiente - e me parece que é sim. 

Gosto de scouting e encontrar jogadores escondidos mas preciso respeitar também o tempo que tenho disponível, é questão de me acostumar a usar os olheiros pra isso também. Já tivemos casos aqui na área onde isso funcionou muito bem, é seguir por esse caminho.

Obrigado Marco!

Postado

Gostei das mudanças, e curioso para ver que opções a equipe vai receber para crescer na elite colombiana.

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 26/07/2025 em 14:37, Nismo disse:

Gostei das mudanças, e curioso para ver que opções a equipe vai receber para crescer na elite colombiana.

É só ler a atualização aí embaixo hahahaha. Obrigado Nismo!

Postado

Oito homens e nenhum segredo
06/08/2025

Bem-vindos à primeira atualização da segunda temporada do save. Para quem não viu o aviso, após a subida do Cúcuta para a primeira divisão eu desisti de fazer um desafio da base e vou seguir a história como um save de clube normal.

Para isso segui algumas sugestões sugeridas pelo @Nismo: escolhi uma tática que eu gosto - 4-3-3 Tiki Taka Vertical - e mantive praticamente a base sugerida pelo FM em termos de funções e tarefas, trocando apenas o Regista por um CJ Apoiar. A partir daí fui encaixando o elenco disponível nas posições em campo e isso me ajudou a entender quais eram as necessidades para o próximo mercado de transferências. Este por sua vez foi todo feito com base nas avaliações dos olheiros e eventuais sugestões dos agentes.

Transferências

Meu principal diagnóstico é que precisava com urgência dar mais profundidade ao elenco, já que poucas posições tinham reposição adequada no banco. Além disso acabamos de subir de divisão e tínhamos cerca de 40 mil dólares na conta, uma combinação que em geral não permite reforços espetaculares. A prioridade, portanto, foi trazer jovens, boas promessas e oportunidades de mercado.

Para se ter uma ideia, um jogador de nível excelente para bom na primeira divisão colombiana custa aí entre 300 mil e 1 milhão de dólares. E as médias mais altas de atributos do Campeonato Colombiano costumam variar entre 12 e 13.

E foi assim, sem muito segredo, que fechamos com oito jogadores para reforçar a equipe.

➡️ Miguel Hurtado (lateral-esquerdo): Aos 18 anos, chega em transferência livre para ser o reserva de Maurício Duarte, uma vez que Juan Camilo Moreno está fora dos meus planos. Hurtado tem excelente Determinação (16), baixa Imprevisibilidade (5) e bons atributos físicos, embora a Força (7) não seja seu forte, ou seja, um lateral determinado, bom fisicamente, que não costuma inventar a roda e que tem espaço para evoluir.

➡️ Matías Villa (atacante): Centroavante argentino de 20 anos que veio do Além - literalmente, porque disputava campeonatos amadores pelo LN Além. Com a dificuldade em encontrar bons Atacantes Trabalhadores (para não dizer impossibilidade), achei que o custo zero e o salário baixo valiam a aposta. Ao contrário de Hurtado, tem baixa Determinação (5) embora em geral tenha bons atributos para a elite colombiana. A princípio vem para o Sub-20 e será testado caso os centroavantes do time titular não entreguem o que se espera (gols).

➡️ Yeiner Vargas (volante): Emprestado pelo Famalicão de Portugal (tem outro Famalicão?) com o Cúcuta pagando apenas os salários, tem 20 anos e boa Decisão (14), excelente Determinação (17) e bom Posicionamento (13), além de ótimo Passe (14) e Técnica (13), embora ainda precisa evoluir Sem Bola (6). Vem para a reserva da volância, cuja posição titular deve ser ocupada por Cristian Alvarez ou Wilian Parra.

➡️ Hassan Vergara (atacante): Tem 24 anos, é um Atacante Trabalhador de ofício e vai custar 105 mil dólares pagos de forma parcelada ao Deportivo Pasto, também da primeira divisão, sendo 25 mil à vista e o restante dividido entre parcelas anuais e participações na liga. Em termos de atributos, é exatamente na média da elite em termos técnicos, mentais e físicos, o que bate com a avaliação de três estrelas feita pela equipe técnica. Talvez seja a contratação mais polêmica da janela - seja por um valor razoavelmente alto por um atleta mediano de 24 anos, seja porque os olheiros o avaliavam com 17 e assim que fechei a contratação, a avaliação caiu para 14.

➡️ Omar Albornoz (ponta): Aos 28 anos, é um ponteiro experiente que sabe atuar dos dois lados do campo e fazer diversas funções como extremo comum, invertido ou atacante interior. Seus melhores atributos estão na média da divisão, com destaque para Finta (13), Velocidade (13) e Aceleração (13), e o ponto negativo é que realmente marca pouco. Emprestado pelo Júnior com o Cúcuta pagando os salários, a princípio vem como opção no banco mas tenho a impressão que brigará por uma vaga de titular - qualquer um dos outros pontas que se cuide, pois Albornoz sabe substituir bem todos eles.

➡️ Santiago Paniagua (meia): Vamos usar um Mezzala e achei que faltavam opções na reserva, daí o Atlético Nacional ter cedido Paniagua por empréstimo. Primeiro Toque (14), Remates de Longe (14), Visão de Jogo (14) e Técnica (14) são alguns de seus pontos fortes enquanto ainda precisa evoluir o mental, principalmente Bravura (5) e Concentração (4). 

➡️  Lucas Más (zagueiro): Cedido de graça por empréstimo junto ao Central Córdoba - não pagamos nem os salários - achei esse argentino de 20 anos um achado, principalmente por sua boa parte física. Em termos mentais também não vai mal, a parte técnica é que não é das melhores; basicamente um zagueiro meio grosso, ou "zagueiro-zagueiro". Para quem vem ser reserva de Moreno e Perluz e eventualmente cobrir uma ausência na lateral-esquerda, está ótimo.

➡️  Alejandro Mosquera (goleiro): Aos 17 anos, vem por empréstimo do Atlético Nacional para a reserva do titular Eduar Esteban. A parte física é até boa mas ainda precisa evoluir bastante em termos mentais e técnicos. Algo me diz que ele tem futuro, precisa de espaço para se desenvolver com calma.

Também tivemos várias saídas por empréstimo, como os volantes Carvajal e Velasco e o atacante Robaldo que foram jogar a segunda divisão por Orsomarso, Boca Juniors de Cali e Atlético de Cali, respectivamente.

O jovem zagueiro Bayron Suaza foi continuar seu desenvolvimento no Juan Aurich do Peru e, por sua vez, o atacante German Triana preferiu assinar em transferência livre com o América de Cali do que renovar com a gente. Também dispensei o goleiro David Agudelo, finalizando seu empréstimo porque ele custava absurdos 12 mil doláres de salário por mês...que é a mesma coisa que ganha o titular e também emprestado Eduar Esteban.

Elenco

Dentro do possível e do impossível fizemos um mercado bastante bom, conseguindo encorpar o plantel, ter mais opções em todas as posições, manter a base que subiu da segundona e nos livrar de vários atletas fora dos planos, tudo isso sem gastos excessivos.

Esses serão os jogadores que terão o objetivo que a diretoria, a imprensa e eu esperamos alcançar ao fim da temporada: manter o Cúcuta na primeira divisão. 

AP1GczPhV4xn4ES3oIM1pTM1VeOKxCGcjzWFMWMS

Ainda falta um atacante trabalhador para ser titular? Falta. Vergara e Villa são duas apostas e Perea tem um perfil muito diferente, é um atacante mais driblador e menos marcador, considerando que aqui preciso realmente de um centroavante que seja o primeiro zagueiro da equipe. Mas por enquanto vamos trabalhar com o que é possível e seguimos de olho no mercado para quem sabe resolver esse problema em breve, seja ainda nessa janela de transferências ou na próxima.

Tática

Como já comentado, decidi seguir com minha formação preferida, o 4-3-3, em um esquema que gosto bastante: velocidade, intensidade, pressão alta e controle de bola, de uma forma bem vertical e objetiva.

AP1GczPr2cffC-C6XIt1jlp1IcmpZZVAXJauphs8

Em relação ao que é sugerido pelo FM, tirei o jogo a partir da defesa e a distribuição curta do goleiro porque já reparei que gera muitos problemas quando os defensores não sabem sair jogando. Também transformei Mosquera em um DL-Ap com instruções para afunilar o jogo (em vez do Defesa Ala Invertido como estava originalmente), e Alvarez carrega menos responsabilidades como CJ Apoiar do que como Regista, embora nem por isso deixe de armar e organizar o time lá de trás.

Finanças e equipe técnica

Mesmo com dinheiro em caixa e folga na folha salarial, estamos operando no vermelho. Não é fácil a vida de um time numa liga deficitária como a Colômbia - e coincidência ou não, volta e meia pipocam notícias de que o clube será vendido a um investidor. Até agora, porém, nenhum John Textor concretizou a operação, fato que acho sinceramente que ocorrerá mais cedo ou mais tarde.

AP1GczOEP7TlBH4hChAH-LnvWVBZaAb6dae4k2u4

Sobre a equipe técnica, não quis mexer muito por entender que a grande maioria dos profissionais eram bastante bons - e de fato estamos com médias bem altas nessa área mesmo para um clube que acabou de subir.

AP1GczOmxIXpL6rtCXTWGTXdB7F2kPMPpV5gCurg

Uma das novidades foi a contratação do ídolo Federico Barrionuevo, que já foi jogador, treinador e auxiliar do Cúcuta, retornando agora como preparador para escrever uma nova página de sua história na equipe.

AP1GczOrNmvhra-Kvo7jvgHmPDMN-iTAX9IDda7M

• Tsuru mudou o título para Cúcuta, o El Dorado é aqui - Oito homens e nenhum segredo (06/08)
Postado

Sou meio suspeito pra falar do 4-3-3, pois acho uma tática muito versátil. Gostei do conjunto em si de instruções e quero ver como vão se sair na elite colombiana.

Time bem montado. Acho que as contratações deram uma elevada bacana no nível do elenco. 

Postado

Bons reforços dentro da realidade da equipe, se a parte tática der liga acredito que o Cucuta já possa terminar a temporada na disputa pela Sula ao menos.

Postado

Vai ser divertido ver você lidando com os escassos recursos para montar essa equipe e dar cara pra ela. Gostei dos reforços, em especial o Albornoz, que acho que pode ser titular também. Mas creio que você deveria irá testar a equipe na pré temporada para montar um bom time base. O ano será longo, e o Cucutá vai precisar se empenhar muito para se manter na divisão.

Boa Sorte.

Postado
23 horas atrás, Nismo disse:

Sou meio suspeito pra falar do 4-3-3, pois acho uma tática muito versátil. Gostei do conjunto em si de instruções e quero ver como vão se sair na elite colombiana.

Time bem montado. Acho que as contratações deram uma elevada bacana no nível do elenco. 

Entra ano, sai ano, o FM tem duas formações da vez: uma sempre muda e a outra é o 4-3-3 (rimou). Pra mim é a melhor formação do jogo, cabe em praticamente qualquer elenco com pequenos ajustes e dá pra fazer qualquer coisa com ela.

Ficou um jeito de jogar bem a minha cara né? Ofensivo, agressivo, intenso e com bastante controle de bola, mas sem "toque toque". Vamos pro ataque contra os grandes do país e vejamos se essa estratégia vai dar certo.

Foi uma janela bem legal de fazer porque consegui cobrir as principais carências sem gastar muito - seja tempo ou dinheiro. E ainda deu pra manter a base que subiu, sempre importante evitar uma reformulação completa nesse contexto.

9 horas atrás, Johann Duwe disse:

Bons reforços dentro da realidade da equipe, se a parte tática der liga acredito que o Cucuta já possa terminar a temporada na disputa pela Sula ao menos.

Olha, seria legal demais hein? Se a gente brigar por uma vaguinha na fase seguinte já ficarei muito feliz.

2 minutos atrás, MitoMitológico disse:

Vai ser divertido ver você lidando com os escassos recursos para montar essa equipe e dar cara pra ela. Gostei dos reforços, em especial o Albornoz, que acho que pode ser titular também. Mas creio que você deveria irá testar a equipe na pré temporada para montar um bom time base. O ano será longo, e o Cucutá vai precisar se empenhar muito para se manter na divisão.

Boa Sorte.

É...agora ainda somos o time que subiu né, uma equipe pequena que não ameaça os grandes do país, então empréstimos nem são complicados. Quero ver quando estivermos brigando lá em cima quem vai querer ceder jogadores pra nós hahahaha

Albornoz foi um achado, seja pela experiência, versatilidade e por pagarmos só os salários, sem taxa mensal. Acho bom os titulares abrirem o olho porque tem chance dele pegar essa vaga rapidinho.

Obrigado Mito!

Postado

Esse goleiro reserva é literalmente melhor com os pés do que as mãos, me surpreendeu negativamente. 

No mais, conseguiu reforçar o elenco com a limitação financeira, em especial o Vargas e o Vergara - dá uma chance para ele como AT, aposto que vai te surpreender positivamente.

Vamos ver como começa a temporada, que deve ser complicada.

Postado

Tática bem montada, coerente pra caramba, bota todo mundo pra trabalhar sem bola, e gosto do tiki-taka vertical. Mas será que aguenta os grandes?

Uma função que exige muito como Mezzala cabe pro ´Paniagua, ainda mais sem reserva? Ele me parece bom mas o posicionamento e bravura desanimam, ainda mais pra um jogador do meio, os outros 2 meio campistas vão ter que trabalhar por ele.

Boa sorte!

Postado
Em 08/08/2025 em 03:55, Marcolation disse:

Esse goleiro reserva é literalmente melhor com os pés do que as mãos, me surpreendeu negativamente. 

No mais, conseguiu reforçar o elenco com a limitação financeira, em especial o Vargas e o Vergara - dá uma chance para ele como AT, aposto que vai te surpreender positivamente.

Vamos ver como começa a temporada, que deve ser complicada.

Ainda bem que o goleiro reserva é...reserva hahaha. Na verdade ele é o segundo reserva, tem um garoto da base como opção também.

Vargas é ótimo e o Vergara é o melhor que temos, por isso vai ele mesmo ser o titular. Tomara mesmo que me surpreenda positivamente.

O momento é de se consolidar na primeira divisão, a gente permanecendo já é uma grande vitória.

3 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Tática bem montada, coerente pra caramba, bota todo mundo pra trabalhar sem bola, e gosto do tiki-taka vertical. Mas será que aguenta os grandes?

Uma função que exige muito como Mezzala cabe pro ´Paniagua, ainda mais sem reserva? Ele me parece bom mas o posicionamento e bravura desanimam, ainda mais pra um jogador do meio, os outros 2 meio campistas vão ter que trabalhar por ele.

Boa sorte!

FM né...costuma ser mais fácil atacar que defender. Tomara que aqui não seja diferente.

O Paniagua na verdade vem pra reserva, o titular deve ser o Lucas Rios ou o Cristian Alvarez. Pra titular o garoto não aguenta, eu nem traria ele nessas condições, é muita responsabilidade.

Obrigado!

• 3 semanas atrás...
Postado

AP1GczNUMAszi2LT3m-AxvtOdOfteu8W1sPh2121

Olhando pra cima
26/08/2025

Recém-promovido à primeira divisão colombiana, chamada de Primera A/Liga Betplay Dimayor por razões de patrocínio, o Cúcuta Deportivo ganhou alguns reforços importantes e se estabeleceu com um 4-3-3 Tiki Taka para sua reestreia na elite, competição da qual o clube não participava desde 2019. A missão era muito clara: sobreviver e evitar de toda maneira um novo rebaixamento para a segundona do país.

O formato da elite colombiana é muito parecido com o da sua coirmã um nível abaixo: 20 times disputam um campeonato dividido em dois turnos iguais, o Apertura e o Clausura. Ambos os turnos possuem uma fase inicial em pontos corridos, com jogos em ida e volta, onde os oito melhores se classificam para uma fase semifinal na qual são divididos em dois grupos de quatro. Jogam então entre si dentro do mesmo grupo, ida e volta, e os melhores de cada grupo avançam à decisão do turno.

A diferença para a segunda divisão é que aqui não existe finalíssima: cada turno é um campeonato independente e a temporada portanto tem sempre dois campeões, um do Apertura e um do Clausura, que são as equipes que vão direto para a fase de grupos da Libertadores. As outras cinco vagas continentais - duas para a Pré-Libertadores e três para a Sul-Americana - são decididas pela classificação geral Apertura + Clausura, bem como as duas equipes rebaixadas para a segunda divisão.

AP1GczMTrGbZY4Fev76EhoAlqhMMOehfJESf_pu5

Há exceções? Claro. Se um mesmo time vencer Apertura e Clausura, as vagas continentais cascateiam pela classificação geral abaixo. Aconteceu inclusive na temporada passada, quando o Junior unificou os troféus e o outro time que foi para a fase de grupos da Liberta foi o Deportivo Pereira, vice na classificação geral. 

Por fim, há uma vaga na Sul-Americana que vai, ao menos em teoria, para o vencedor da Copa Colômbia, podendo mudar caso essa equipe já tenha conseguido alguma classificação continental de outra forma.

Agora vamos ao que realmente interessa: bola rolando.

Janeiro/24

Re-estreamos na Primera A logo com uma pedreira, o tradicional Millionarios de Bogotá, em Bogotá, e quem esperava um passeio azul se surpreendeu. Fizemos ótima partida, saímos inclusive na frente com gol de Zapata, mas ficou difícil segurar a pressão e acabamos cedendo o empate (1-1).

Em seguida recebemos outro time tradicional, o famoso América de Cali, e foi um massacre...cucutense. Dominamos o jogo de ponta a ponta mas a pontaria não estava das melhores; basicamente na única chance que teve, o adversário abriu o placar. O gol acordou a equipe e Albornoz, que havia saído do banco, empatou no minuto seguinte, para Monsalve virar o jogo três minutos depois; a nove do fim, Albornoz fez mais um e selou nossa primeira vitória na elite.

AP1GczOgDfevRgzGiA6-e4VKbt7BfBH8eCu7nSpm

Fechando o curto mês de janeiro visitamos o atual campeão Atlético Junior. Não fizemos feio mas assim como contra o Cali, faltou capricho na hora de finalizar; esse problema o adversário mostrou que não tem, e foi aos poucos construindo uma goleada que pareceu pior do que o desempenho (1-4)

Fevereiro/24

Mordidos pela derrota para o Junior, entramos no mês do Carnaval dispostos a mostrar que a goleada não tinha desafinado o samba - e assim o fizemos contra o Independiente Santa Fé, derrotado com dois gols de Alvarez (2-0).

Voltamos a oscilar na rodada seguinte contra o Jaguares, onde mais uma vez jogamos bem, saímos na frente, mas ficou difícil segurar a pressão do desesperado adversário, que de tanto insistir virou o jogo (1-2). Passado o empate sem gols com o Tolima em casa (0-0), visitamos o vice-campeão Pereira e fizemos ótima partida, vencendo com gols de Lucas Rios, de pênalti, e com o primeiro do atacante Vergara com a camisa do Cúcuta (2-0).

Para fechar o mês teríamos pela frente o velho conhecido Patriotas Boyacá, que faz excelente campanha na elite e tem passado bem longe do rebaixamento. Jogamos bem? Não. Sofremos? O tempo todo. Eles foram melhores? Foram. Mas quem venceu fomos nós com um tirambaço do meia Suárez direto na gaveta, há três minutos do fim da partida.

AP1GczOozSu44rsogw4xMbOT_yAoZD2Du6M2-orK

Importante destacar aqui um reforço que chegou exatamente no fim do mês: o atacante argentino Nahuel Guzmán, 22 anos, contratado de graça junto ao Gimnasia de Mendoza. Achei um jogador muito bom, um Atacante Trabalhador nato, bons atributos e novo, exatamente o que precisávamos, e assumiu imediatamente a titularidade.

AP1GczOFEsAaoh6tTF4XvNWczsSZRDpsOx__coUB

Como na Colômbia só posso inscrever 4 estrangeiros, o também argentino Matias Villa foi "desinscrito" e vai atuar um tempo pelo Sub-20 até decidirmos o que fazer com ele.

Março/24

O Atlético Huila foi o primeiro adversário do mês, eles brigam na parte de baixo da tabela e portanto era importante somarmos pontos aqui. E foi o que fizemos em noite inspirada de Zapata; foi duas zapatadas e acabou a zapataria (2-0).

Fizemos então uma pausa na Primera A para estrear pelo jogo de ida da Copa Colômbia contra nosso rival Real Santander, que segue na segunda divisão. Com um calendário trepado de jogos a cada dois e três dias, mandei um time praticamente reserva; funcionou, a atuação não foi grande coisa mas vencemos (1-0) e ainda demos uma boa rodagem ao elenco.

De volta à Primera A visitamos o então líder La Equidad. Começamos sendo totalmente amassados, mal passávamos do meio campo e em 35 minutos já estava 2 a 0 para eles; Alvarez diminuiu e logo na volta do intervalo eles fizeram 3 a 1, os três gols de um endiabrado David Camacho.

Fatura liquidada? Que nada. Guzmán diminuiu (primeiro gol dele pelo Cúcuta) e botou fogo no jogo, com Monsalve empatando três minutos depois. Achei que o jogo tinha virado, mas o Equidad não gosta de equidades e se lançou todo ao ataque, conseguindo mais um gol na base do abafa para fechar o placar.

Que jogo, senhores, que jogo.

AP1GczNIni12REMnRLHawBBtwlFJq_nj689Um6ej

Mais uma vez diante da nossa torcida, agora encaramos o Alianza, também brigando na parte mais baixa da tabela. Com 21 minutos já estávamos com dois gols de vantagem, cabendo a Moreno fechar o placar no segundo tempo (3-0).

Seguimos em casa onde recebemos o Deportivo Pasto na rodada seguinte, começando muito mal e sendo totalmente dominados por eles. A atuação ridícula (1 chute a gol contra 4 deles) mereceu muitos elogios da minha parte no intervalo, além é claro de fazer substituições; o Cúcuta voltou melhor e abrimos o placar com mais uma Zapatada. O gol acordou o Pasto que empatou em seguida, para pouco depois Moreno nos colocar novamente a frente no placar; e nesse momento a vitória nos dava a liderança do Apertura.

Liderança essa que durou exatamente cinco minutos, porque o Pasto mandou nossa vaca pro brejo empatando a partida de novo. Um jogaço, sem dúvida, mas como lamentei esses dois pontos perdidos...

AP1GczO_vvuJZGeTdTmgvFOKmQk2psZaI2AlpPLR

Na sequência, mais uma pausa na primeira divisão para jogarmos a segunda eliminatória da Copa Colômbia. Mais uma vez com o time reserva, dessa vez fizemos um jogo bem melhor e vencemos tranquilamente em casa com dois gols de Suárez (2-0). Na próxima fase vamos encarar mais um time da segundona, o Orsomarso.

Fechando o mês e o trimestre, faltavam dois jogos pela Primera A: Independiente Medellin em casa - vencemos com gol de Perea (1-0), que voltou a ser reserva por conta de lesão do Vergara, entrou no segundo tempo e decidiu - e o Derbi Clasico del Oriente Colombiano contra nosso arquirrival, o Atlético "Sherman Cárdenas" Bucaramanga. Eles estavam em décimo sexto na tabela, fazem um campeonato de luta contra o rebaixamento enquanto nós estamos mirando uma classificação à fase semifinal; portanto era entrar em campo, vencer, pegar o elevador e afundar o rival de vez.

Faltou combinar com eles. O Cúcuta fez uma das piores partidas da temporada enquanto o adversário jogou a vida, amassou o tempo inteiro e saiu com uma vitória mais do que merecida (1-2)

AP1GczOqrFOFHf6voCsG5Ceyq_J3NgDEmQXIbSY9

Classificação

Até aqui foram 14 jogos, 7 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, somando 24 pontos em 42 possíveis, e o que significa um aproveitamento de quase 60%; uma campanha de metade superior e de briga por vaga continental, olhando mesmo para a parte de cima da tabela. Ocupamos atualmente a quinta posição, a quatro do Atlético Nacional - primeiro fora da zona de classificação para as semifinais - e a três dos líderes Once Caldas, Equidad e Boyacá, empatados com 27 pontos e desempatados nos critérios de desempate.

Para quem entrou no campeonato sonhando em não cair, uma vaga nas semifinais - e eventualmente classificação continental - seria excelente para a equipe e para a continuidade do trabalho. Mas é um campeonato em dois turnos, tem muita coisa pra acontecer e nada está definido.

AP1GczOxdjzursWxsDk4ZM9sIW89KAChzI7v8Scx

Tática e elenco

Passada quase metade da temporada podemos dizer que zaga, laterais e comando de ataque estão mais definidos em termos de titulares e reservas, enquanto o meio e as pontas têm passado por uma rotação maior de jogadores. E nem é para dar rodagem ao elenco em si, mas porque no caso do meio a melhor configuração demorou mais a aparecer, e nos flancos ela ainda não apareceu.

AP1GczNheKw5kEnhJckeMgFTSAOi9ET4oZUzZyTQ

Começando pelo meio, a ideia original era escalar o Álvarez na base do triângulo invertido e Suárez/Forbes ocupando os lugares de MAA e Mezzala. Acontece que nem Forbes nem Suárez mostraram regularidade suficiente para jogarem o tempo inteiro/desde o início e o Álvarez rendeu mais como área-a-área; entrou então Willian Parra para jogar de volante construtor, para pouco depois o próprio Parra se machucar e ficar fora quase o trimestre inteiro. O menino Vargas então assumiu a função de CJ, foi bem e a princípio deve permanecer.

Já Mezzala é uma posição que definitivamente precisava de um reforço ou de um menino da base com boa disposição, dada a já mencionada irregularidade de Suárez e Forbes e do próprio Lucas Rios que é quem vem sendo o principal jogador por ali. Eu poderia até mover o Álvarez para essa função, mas aí cobria um santo e descobria outro porque ia precisar de outro MAA.

Nas pontas a coisa também poderia ser melhor: Monsalve, Moreno, Zapata e Albornoz (que se machucou e também ficou fora boa parte do trimestre) alternaram boas e médias atuações, rodaram pelos dois flancos do campo e não se firmaram, ainda que de forma geral tenham sido decisivos. Já andei olhando possíveis reforços nas listas dos olheiros mas alguns negócios não se concretizaram, outros são jogadores que não gostam de grandes jogos, outros sinceramente custam o olho da cara e não são melhores que os atuais, enfim, são posições a serem olhadas com carinho na próxima janela.

O El Dorado é aqui

Saiu também a primeira fornada de jovens do Cúcuta sob a minha gestão. Dei uma olhada geral e contratei os jogadores que eram avaliados como talentos de topo/grandes talentos, à exceção daqueles em que gostei dos atributos e enxerguei algum potencial.

O principal nome apontado pela equipe técnica é o atacante Maicol Belacázar, que chama atenção tanto pelos níveis de aceleração, velocidade, finalização, primeiro toque e imprevisibilidade quanto pela personalidade preguiçosa. Vamos ver se o convívio com outros atletas ajuda a melhorar esse ponto, porque de resto, tem tudo para arrebentar.

AP1GczNhwgJnJlPzFPAQRZnZkSWACpSJQc5MQ1ZC

Os outros jovens contratados foram Lucas Morán (goleiro), Juan Jairo Rojano (atacante), Gabriel Ayovi (volante) e Jorge Rubio (ponta).

Próximos jogos

O calendário a seguir ainda está relativamente indefinido porque depende da classificação para as semifinais. Se avançarmos, os jogos avançarão para o mês de maio; se a classificação não vier, teremos aí uma intertemporada um pouco maior.

Em teoria são partidas contra times da parte inferior da tabela, menos ali o último jogo da Primera A que é contra o líder Once Caldas - espremido entre as duas partidas da Copa, nas quais obviamente enviarei os reservas mais uma vez.

Sem nenhum desprezo ao Orsomarso, muito pelo contrário, sempre foi um time muito bem organizado; é que é mesmo muito difícil manter os jogadores em forma com apenas três dias de intervalo, considerando ainda que a Copa nesse momento não é uma prioridade.

AP1GczMXjMdodyubAGjBkHLUeuTTQW_Yz2AYN69K

Vou ficar fora pelas próximas duas semanas, portanto a próxima atualização do save deve ser mais ou menos daqui há um mês. Até a volta!

• Tsuru mudou o título para Cúcuta, o El Dorado é aqui - Olhando para cima (26/08)
Postado

Na minha opinião, está sendo uma campanha muito boa até aqui, numa liga muito disputado e onde o mínimo deslize pode ser crucial.

Postado
9 horas atrás, Cadete213 disse:

Na minha opinião, está sendo uma campanha muito boa até aqui, numa liga muito disputado e onde o mínimo deslize pode ser crucial.

E não é? Para um time cuja missão era não cair, uma briga por semifinal/vaga continental é um desempenho muito bom.

Obrigado Cadete!

Postado

Por mais que ainda tenha questões na resolver nas pontas e dentro do meio-campo, a campanha vem sendo excelente pra uma equipe recém promovida. Acho que o seu caminho pode ser esse, trazer poucos jogadores e trabalhar a base(só que agora sem a regra chata do YC) ou ainda assim, trazer outras promessas do país, pois o futebol colombiano é um celeiro de talentos.

Tudo está muito em aberto, então tudo pode acontecer, mas como você disse, uma classificação já seria algo muito bom para o Cucutá. 

Boa Sorte.

Postado

Pra quem tá precisando cobrir duas funções do meio campo com o mesmo jogador, tá muito bem.

Me surpreende a campanha e acho que dá pra lutar por vaga continental. A premiação de acordo com a posição final na liga é boa?

Boa sorte na sequência.

Postado
Em 27/08/2025 em 17:32, MitoMitológico disse:

Por mais que ainda tenha questões na resolver nas pontas e dentro do meio-campo, a campanha vem sendo excelente pra uma equipe recém promovida. Acho que o seu caminho pode ser esse, trazer poucos jogadores e trabalhar a base(só que agora sem a regra chata do YC) ou ainda assim, trazer outras promessas do país, pois o futebol colombiano é um celeiro de talentos.

Tudo está muito em aberto, então tudo pode acontecer, mas como você disse, uma classificação já seria algo muito bom para o Cucutá. 

Boa Sorte.

Então, a ideia é essa mesmo, principalmente nas próximas temporadas: misturar jogadores já mais prontos com promessas da nossa base e jovens captados de outros clubes da Colômbia (uma vez que ainda não temos alcance sul-americano). Também podem entrar na conta jovens emprestados pelos hoje grandes da Colômbia, que costumam ter um custo acessível - a gente pega emprestado, testa, depois fica com os melhores em definitivo.

E a meta do time é essa mesma, ir às semifinais e conseguir uma vaga continental, para o aumento das receitas conseguir colocar em prática o plano acima.

Obrigado Mito!

5 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Pra quem tá precisando cobrir duas funções do meio campo com o mesmo jogador, tá muito bem.

Me surpreende a campanha e acho que dá pra lutar por vaga continental. A premiação de acordo com a posição final na liga é boa?

Boa sorte na sequência.

Fala Fernandinho.

Então, um dos desafios da Colômbia é que é uma liga meio deficitária. A gente é hoje um time na primeira divisão, temos equilíbrio na folha, contas em dia, e faz duas temporadas que estamos no vermelho.

Vagas continentais são essenciais pra ajudar nas finanças e manter qualquer clube crescendo - e agora que vimos que podemos chegar lá, vamos seguir brigando por isso para ficarmos ainda mais fortes.

Obrigado pelo comentário!

Postado

Um ótimo começo de temporada, invicto em casa e roubando alguns pontos importantes fora de casa contra equipes tradicionais.

Taticamente o time parece estar sólido, mantendo a base da última temporada adaptada aos jogadores que tem hoje. Não sei nada sobre o MAA, menos ainda sobre o lateral invertido, mas fico na cabeça que faria sentido o volante jogar de Carrilero para dar mais apoio ao ponta, já que o lateral não faz isso. Mas aí teria ambos os MC buscando mais os lados do campo, o que poderia ser ruim, ainda mais com a instrução de focar pelo meio.

Está funcionando muito bem, pelo visto e quem sabe não belisca umas classificação para a próxima fase.

Boa sorte!

Postado
Em 01/09/2025 em 23:54, Marcolation disse:

Um ótimo começo de temporada, invicto em casa e roubando alguns pontos importantes fora de casa contra equipes tradicionais.

Taticamente o time parece estar sólido, mantendo a base da última temporada adaptada aos jogadores que tem hoje. Não sei nada sobre o MAA, menos ainda sobre o lateral invertido, mas fico na cabeça que faria sentido o volante jogar de Carrilero para dar mais apoio ao ponta, já que o lateral não faz isso. Mas aí teria ambos os MC buscando mais os lados do campo, o que poderia ser ruim, ainda mais com a instrução de focar pelo meio.

Está funcionando muito bem, pelo visto e quem sabe não belisca umas classificação para a próxima fase.

Boa sorte!

Rapaz, imagina a alegria que fiquei quando chegamos à liderança do Apertura, ainda que por cinco minutos. Não vale muita coisa nessa altura, mas pra um time que acabou de subir, é sinal que estamos no caminho certo e na briga pela vaga na próxima fase. 

Sobre o MAA, ele é basicamente um Segundo Volante que joga no centro do campo: desce pra ajudar a defesa a levar a bola pro meio, dá movimentação e velocidade no centro do campo e ainda pisa na área pra finalizar. Daí a importância de ser um MAA mesmo, porque dá cobertura ao lateral daquele lado - que não sobe - e serve de apoio ao AI mais adiantado. Tem que ser é um baita jogador, e talvez seja por isso que o Álvarez rende tão bem nessa função.

Postado

Para os analistas no futebol local o Cúcuta tá surpreendendo muita gente com essa disputa de vagas para a próxima fase. 

Fez bons jogos contra os grandes até o momento, especialmente com o América e o Independiente Santa Fé.

Ainda tem uns jogos pra fechar o Apertura, mas não parece que os adversários mais abaixo vão incomodar. Vai depender dos resultados apresentados, é claro, mas, ainda assim vejo o balanço do Apertura muito positivo.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...