Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cúcuta, o El Dorado é aqui - Depois da bonança vem a calmaria (30/10)

Posts Recomendados

Postado
Em 15/06/2025 em 23:32, Nismo disse:

O Apertura foi excelente na fase classificatória, mas, no mata-mata, a coisa foi feia.

Eu acredito que o time está num bom caminho, talvez falte refinar um pouco pra fase decisiva, mas as perspectivas são boas.

Boa sorte para a continuação.

Não diria assim feeeeeia, né, não foi como se tivéssemos ficado em último do grupo ou não vencido jogo algum. Acho de verdade que exigi um estilo muito complexo para o qual a equipe não estava pronta, e isso gera oscilações. Infelizmente oscilamos na hora errada.

Tivemos uma mudança de percurso interessante a caminho do clausura e não por culpa minha. Descubra mais na próxima atualização hahaha

Em 16/06/2025 em 11:28, MitoMitológico disse:

Kkkkk você falando da eliminação América do México não foi muito legal. Já estou achando que o Fla vai perder pro time da Tunísia lá, nada seria mais Flamengo do que isso.

No fim das contas, continuou dominando na ponta mas acabou surgindo alguns problemas, muito pelo trabalho dos adversários, que viram formas de anular com eficiência o Cúcuta, e principalmente Agudelo. O time começou a desperdiçar oportunidade e marcar poucos gols. Mesmo assim, terminou a primeira fase invicta, mas esse momento oscilante atrapalhou o time na semifinal, onde entraram numa fase ruim de uma vez... logo no momento mais importante.

Agora é trabalhar essas oscilações para no Clausura voltar ao bom futebol. Acho que ajustes são válidos, não acho necessário grandes mudanças pro próximo semestre.

Boa Sorte.

Não se esqueça que esse é um save com a base, meu jovem padawan, e que mudanças aqui são muito mais pelo que a gente não controla :)

Como disse ao Nismo, acho que o time não estava pronto - estivesse, conseguiria aproveitar a posse mesmo diante de adversários mais fechados, ainda mais com os pequenos ajustes feitos ao longo do caminho. Oscilamos, aprendemos, agora é trabalhar pra fazer um Clausura ainda melhor.

Sobre América do México, Defensor, Santo André, temos que falar sim. Nunca vamos espantar os fantasmas se não olharmos pra eles.

Eita que tô filosófico hoje hahahah

Postado

Os indícios da primeira fase se tornaram evidências na fase final e esse formato não permite deslizes. Uma pena, mas creio que você tem bastante material para avaliar os ajustes táticos necessários para voltar forte no Clausura. 

Na Copa, que debacle hein. 

Postado
1 hora atrás, #Vini disse:

Os indícios da primeira fase se tornaram evidências na fase final e esse formato não permite deslizes. Uma pena, mas creio que você tem bastante material para avaliar os ajustes táticos necessários para voltar forte no Clausura. 

Na Copa, que debacle hein. 

Debacle total, rapaz. É o que Lobão chamaria de "decadence avec elegance", embora elegance aqui só do adversário mesmo.

É como você disse, aqui a gente tem que ser 99% perfeito e ainda vencer a final depois. O formato engana um pouco, parece tranquilo na fase de liga por avançarem os 8, mas depois qualquer vacilo é fatal.

Hora de fazer o dever de casa pra fazer bonito no Clausura.

• 2 semanas atrás...
Postado

AP1GczOhJ8uAKZMLgc5alwaDWzdNjhc3lnK61FLw

Os limões do Agudelo e a caipirinha do Perea
26/06/2025

Depois de um excelente início, liderando o Apertura da Primera B de ponta a ponta, o Cúcuta Deportivo perdeu fôlego e não conseguiu chegar à grande decisão, que foi vencida pelo Patriotas Boyacá. Agora era hora de aproveitar a pausa de cerca de um mês e meio, fazer uma intertemporada e preparar o time para a disputa do Clausura.

AP1GczPx_j8djclDDLZA4jDzn1HWhpyDu0gdRP0F

Essa intertemporada ficou dividida em duas fases, a primeira delas até o jogo com o Omaha. Até ali eu mantive praticamente o mesmo time e ideia de jogo de antes, embora com uma abordagem diferente: era um controle de bola com mentalidade Cautelosa, usando como base uma versão adaptada do Contra-Ataque Fluido, mas com bloco alto em vez de baixo. O destaque, claro, vai para o eletrizante empate com o Atlético Nacional, que está inclusive disputando a Libertadores.

Depois disso o capitão e atacante Jonathan Agudelo começou a receber sondagens de outros times e a pedir para sair. Sem conseguir segurá-lo, achei que tinha pelo menos me dado bem aceitando uma proposta de 250 mil dólares à vista do Tijuana, do México, sendo esse um dinheiro muito bom para a segundona colombiana.

Porém, quem fez o contrato com o Agudelo deixou passar uma cláusula onde o jogador tinha direito a receber TODO o dinheiro de uma futura transferência. Assim, de uma vez só, ele nos deu vários limões: foi embora, embolsou a grana da própria venda e deixou o time sem opções para o comando de ataque. Basicamente nenhum outro jogador do elenco tem perfil para Atacante Trabalhador, função essencial para quem joga buscando recuperar a bola em pressão alta, e as improvisações nessa função não me agradaram. Outras opções pra jogar dessa mesma forma seriam Atacante Completo, eventualmente Recuado Atacar ou Falso Nove, que também não temos.

O que temos é o grandalhão Valentin Robledo - que por ser um Jogador Alvo exige um jogo mais direto, mais físico, de jogadas pelos lados do campo - ou o menino Diego Perea, um atacante veloz e driblador na linha ponta de lança "clássico". Por já ter atuado mais vezes Robledo foi a primeira escolha, mas não gostei muito das atuações dele e nem do esquema direto. Melhor para o Perea, que aproveitou a chance, foi bem, ficou com a vaga e acabou ditando o estilo de jogo do time, adaptado diretamente da estratégia antes usada pro Robledo para algo mais próximo de um gegenpress da vida.

AP1GczOV-LvAedI8UGsLURwBuDBRcHC6qIN6nFt5

Primera B 2023 - Clausura

Abrimos a fase final visitando o Barranquilla FC. A tarde foi do ponta Styven Monsalve que deu um show marcando os três gols da vitória (3-2), ainda que tenhamos recuado demais quando abrimos a vantagem - eu ainda estava ajustando as instruções para segurar o resultado, algo que só viria nos jogos seguintes.

Em grande fase, Monsalve voltou a marcar duas vezes na tranquila vitória sobre o Atlético de Cali (4-1) mas passou em branco contra o Fortaleza (2-2), num jogo onde levamos um gol a 1 minuto, suamos para virar e eles empataram de novo no fim.

Incomodado com o excesso de chances criadas nas costas do Parra, o nosso volante, mudei a tarefa dele para Defender. O time ficou bem mais sólido contra o Boca Juniors de Cali, mas aí com o volante mais preso faltou alguém para ajudar a articular as jogadas de ataque. Menos mal que Monsalve, em mais um bom lance individual, resolveu a fatura para nós (1-0).

Na sequência fomos visitar o Inter de Palmira, então terceiro colocado, e olha, sofremos no primeiro tempo, não sei como não levamos o gol. Na segunda etapa fiz substituições e pus o volante em um meio-termo, um CJ Apoiar. Funcionou, passamos a controlar bem melhor a bola e vencemos com dois belos gols, Suarez num lindo chute de longe e ele, Monsalve, acertando o ângulo após lançamento da defesa (2-0)

Para o confronto com o rival Real Santander, voltei Parra para a função de MD Apoiar mas coloquei instruções individuais semelhantes às de um CJ Apoiar, de forma que ele faça a função sem eu precisar ter dois organizadores de jogo em campo. Gostei bastante do resultado e fizemos um jogo bem sólido, com direito ao primeiro gol do Perea com a camisa do Cúcuta, ao maestro Álvarez marcando mais dois para fechar a conta, e ao nosso arquirrival perdendo um pênalti em pleno General Santander. Foi lindo de ver.

AP1GczMpwyoCh342KHwDgr6tdTbCwu1QTvFVRKMd

A maratona de jogos cansou Monsalve, que chegou exausto antes do confronto com o Bogotá FC, então 16o colocado. No lugar dele escalei o menino Luis Zuñiga, junto com outros jogadores para rodar elenco, embora não fosse um time misto. E Zuñiga mostrou a que veio: anotou uma belíssima tripletta e garantiu mais uma vitória, com Perea dando números finais ao jogo (4-2). O @#Vini já tinha cantado a pedra que esse moleque é bola...

Na penúltima rodada de agosto visitamos o Real Cartagena, e quando o gol parecia maduro eles abriram o placar num escanteio. Mandei o time não desanimar e viramos o jogo rapidamente com Suárez e Parra, botando mais três pontos na conta (2-1).

Agora faltava apenas uma vitória para fechar esse período e pela frente teríamos o Tigres, que briga na parte baixa da tabela. Jogo tranquilo, jogo fácil né? 

É, só faltou combinar com os felinos.

AP1GczNd-uiA-3NINQqMyFsgKqhIY96brX1h-jMT

Certamente pesou o fato de que tivemos 1 único dia de descanso depois da vitória sobre o Cartagena e não dava para botar todo mundo no banco, de formas que a equipe entrou se arrastando. Ainda assim jogamos bem, criamos mais chances, mas de nada adiantou: eles souberam se defender bem e aproveitaram as únicas duas chances que tiveram.

A despeito do tropeço, Perea e todo o time fizeram uma caipirinha com os limões do Agudelo: foram nove jogos disputados, sete vitórias, um empate e uma derrota, 21 gols marcados e 10 sofridos com saldo positivo de 11, e 21 pontos possíveis de 27. Isso dá um ótimo aproveitamento de 77%, desempenho que nos coloca diretamente na briga pelo primeiro lugar do Clausura.

AP1GczNjplonn-yWlGM9NPXLJQ7qq093JfGRpzDN

Faltando seis rodadas para o fim da fase regular, abrimos cinco pontos de vantagem tendo um jogo a mais do que o Llaneros - que por sua vez está empatado em pontos com o Patriotas, também com um jogo a mais. A disputa pelo primeiro lugar deve ficar mesmo entre essas 3 equipes, com o Fortaleza correndo (bem) por fora e os demais times na luta para permanecer entre os oito.

AP1GczN6UMX7cF2nJOC8cA4DyeIoEfTdf06t9dAu

Essa bagunça aí embaixo é a classificação geral com a soma dos pontos Apertura + Clausura. Pelo pouco que consegui entender (mentira, só supus mesmo), os jogos da fase semifinal e a finalíssima de cada turno também contam pontos, visto que alguns times têm mais jogos que os outros; isso significa que o Patriotas e o Orsomarso, que decidiram o Apertura, têm mais jogos disputados que todo mundo e portanto, uma vantagem extra nessa briga.

AP1GczMcBt1Hp1UgfRFchayS8LmuyVKkVRf1s06h

Só para relembrar, a classificação geral é importante porque o time que for o melhor nesse critério decide a segunda vaga na elite contra o perdedor da final do campeonato, disputada entre o vencedor do Apertura e o vencedor do Clausura.

É complicado? É, mas a gente se diverte e no final é o que conta.

A seguir...

AP1GczNbnvIk-9c4onOUeuMn7j28FdRaybUuJ3Oc

Se agosto nos reservou uma sequência contra times da parte mais baixa da tabela ou sem tantas pretensões, setembro e outubro prometem put fire in the little park. Cundinamarca, Orsomarso e Quindio querem botar água no nosso chope para seguir entre os oito, Boyacá e Llaneros vão vir com a faca nos dentes para tirar a diferença no confronto direto, e o Leones certamente vai entrar rugindo para tentar fazer uma graça assim como o primo felino. 

E nós? Ah, nós só pensamos em vencer todo mundo, abrir ainda mais distância no Clausura e ainda mais pontos na frente na classificação geral. 

E vocês? Bem, vocês não ousem perder o próximo, último e emocionante capítulo dessa temporada. Até lá!

• Tsuru mudou o título para Cúcuta - O El Dorado é aqui: Os limões do Agudelo e a caipirinha do Perea (26/06)
Postado

Bem, os Felinos impediram a fase perfeita. Mas Cúcuta continua a ser rei.

Postado

Eu falo muitas coisas, mas o moleque tem potencial pra fazer um salseiro nas defesas adversárias, que continue assim. 

Esse ajuste com o jogador alvo para o gegenpress é interessante. Aqui eu estou com um esquema parecido e tenho usado o Atacante Trabalhador por padrão.

Depois numa próxima mostra como ficou a nova configuração tática? Eu não sei se peguei bem os ajustes no MD, agora CJ.

O campeonato continua bem aberto, mas ter 4 dos 6 jogos em casa ajuda. E enfrentando times da parte de cima, você tem condições de abrir distância na tabela geral.

Postado
18 horas atrás, Tsuru disse:

cláusula onde o jogador tinha direito a receber TODO o dinheiro de uma futura transferência

Rapaz, isso daí nunca tinha visto, acho que nem na vida real.

18 horas atrás, Tsuru disse:

grandalhão Valentin Robledo

Cara, acho o perfil dele ótimo para Avançado Trabalhador, inclusive podendo jogar em Apoiar e em Atacar. Entretanto, para jogar com só um atacante, usaria ele de AvR ou iria mesmo com o PL. Parece que a escolha se pagou até agora.

Classificação está embolada, para dizer o mínimo, mas fica a dúvida: se o Boyacá ficar com a melhor campanha e/ou ganhar o Clausura, quem fica com a segunda vaga?

Postado
13 horas atrás, Cadete213 disse:

Bem, os Felinos impediram a fase perfeita. Mas Cúcuta continua a ser rei.

Ninguém é perfeito...nem o Cúcuta. Hahaha

Obrigado Cadete!

11 horas atrás, #Vini disse:

Eu falo muitas coisas, mas o moleque tem potencial pra fazer um salseiro nas defesas adversárias, que continue assim. 

Esse ajuste com o jogador alvo para o gegenpress é interessante. Aqui eu estou com um esquema parecido e tenho usado o Atacante Trabalhador por padrão.

Depois numa próxima mostra como ficou a nova configuração tática? Eu não sei se peguei bem os ajustes no MD, agora CJ.

O campeonato continua bem aberto, mas ter 4 dos 6 jogos em casa ajuda. E enfrentando times da parte de cima, você tem condições de abrir distância na tabela geral.

Então, na verdade ele continua MD mas com as instruções individuais de CJ - Correr Mais Riscos, Rematar Menos, Aguentar Posição. Na próxima eu mando print, pode deixar.

É o lado bom né...se a gente vencer os confrontos diretos abrimos uma distância importante e somamos pontos preciosos na classificação geral.

5 horas atrás, Marcolation disse:

Rapaz, isso daí nunca tinha visto, acho que nem na vida real.

Cara, acho o perfil dele ótimo para Avançado Trabalhador, inclusive podendo jogar em Apoiar e em Atacar. Entretanto, para jogar com só um atacante, usaria ele de AvR ou iria mesmo com o PL. Parece que a escolha se pagou até agora.

Classificação está embolada, para dizer o mínimo, mas fica a dúvida: se o Boyacá ficar com a melhor campanha e/ou ganhar o Clausura, quem fica com a segunda vaga?

Nem eu hahahahah

Eu até testei o Robledo como Trabalhador mas não curti muito o resultado - talvez se fosse um PL Fixo acho que ele se adaptaria melhor. 

Então, temos dois cenários:

• Se o Patriotas também vencer o Clausura, o time melhor colocado na classificação geral fica direto com a segunda vaga para a elite, sem repescagem.
  • Se o Patriotas também vencer o Clausura e for o melhor colocado na classificação geral, a segunda vaga é decidida em dois jogos em ida e volta pelo segundo e terceiro melhor classificados no geral.

Eu acho esse sistema da segunda divisão meio complicado sem necessidade mas é como eu disse, no fim não deixa de ser um campeonato bem divertido de jogar.

Postado

Bom, com essa saída o Cúcuta teve que se adaptar melhor... e o Perea aproveitou bem essa chance.

A vantagem parece ser boa, agora é tentar garantir a liderança para tentar buscar esse Clausura. 

E convenhamos que Cundinamarca é um baita nome estranho

Boa Sorte

Postado

Calmai.

A segunda vaga na elite é disputada entre a melhor campanha geral da segundona contra o perdedor da FINAL DA PRIMEIRA DIVISÃO? É ISSO MESMO? kkkkkkk Meu Deus como eu odeio os campeonatos sulameribostas.

O time tá indo bem, um Monsalve para os jogadores! badumtss. Mas deve conseguir manter uma baita distância na classificação geral.

Sua formação é maneira, já usei ela, literalmente desse jeito (até as funções) no save off com o America, e funcionou muito bem na quarta divisão. É agressivo, quase um gegenpress mesmo como você disse.

Postado
10 horas atrás, MitoMitológico disse:

Bom, com essa saída o Cúcuta teve que se adaptar melhor... e o Perea aproveitou bem essa chance.

A vantagem parece ser boa, agora é tentar garantir a liderança para tentar buscar esse Clausura. 

E convenhamos que Cundinamarca é um baita nome estranho

Boa Sorte

Melhor que Real Cundinamarca só o Real Cunoruega e o Real Cunsuécia. Digo...

Cada vez que leio o nome desse adversário eu caio na risada. E o curioso que é mesmo o nome de um estado da Colômbia, é inclusive onde fica a capital Bogotá.

A liderança em si nem vale muito pelo Clausura em si porque não dá vantagem nenhuma na semifinal, mas vale pra classificação geral que pode definir uma das vagas na primeirona. Por esse motivo sim, quanto mais pontos melhor.

Agudelo foi, Perea ficou e no fim tudo acabou melhor que a encomenda.

Obrigado Mito!

8 horas atrás, Fujarra disse:

Calmai.

A segunda vaga na elite é disputada entre a melhor campanha geral da segundona contra o perdedor da FINAL DA PRIMEIRA DIVISÃO? É ISSO MESMO? kkkkkkk Meu Deus como eu odeio os campeonatos sulameribostas.

O time tá indo bem, um Monsalve para os jogadores! badumtss. Mas deve conseguir manter uma baita distância na classificação geral.

Sua formação é maneira, já usei ela, literalmente desse jeito (até as funções) no save off com o America, e funcionou muito bem na quarta divisão. É agressivo, quase um gegenpress mesmo como você disse.

Não não rapaz...calma. Isso aqui é tipo o Campeonato Carioca das antigas, dois turnos com a mesma fórmula: pontos corridos na primeira fase, semifinal com oito times em dois grupos e os dois melhores de cada grupo avançam pra decisão...mas decisão de cada turno, sacou?

Então temos um campeão do Apertura e um campeão do Clausura, que jogam uma finalíssima pra decidir quem vence a segunda divisão e garante a primeira vaga na elite.

Aí o perdedor dessa finalíssima disputa uma repescagem em dois jogos em ida e volta com o melhor classificado geral dos dois turnos pra decidir quem fica com a segunda vaga na primeirona.

É bem modelo Ferj das antigas mesmo que tinha Taça Guanabara, Taça Rio e final. A diferença aqui é mesmo a repescagem.

Essa do Monsalve é uma piada que eu faria hahahahaha.

Tô gostando bastante da tática, nada como um bom modelo gegen no FM hahahaha

Obrigado Marsio!

Postado

Perea e Monsalve foram importantes pro novo respiro tático da equipe, que faz um excelente clausura. Uma pena que esse formato doido aumenta as incertezas quanto ao acesso, mas o Cúcuta vem merecendo.

Interessante que alguns jogos foram bem abertos, quero ver como vai ser na 1ª divisão se continua assim. Boa sorte!

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 02/07/2025 em 13:44, Fernandinhobol disse:

Perea e Monsalve foram importantes pro novo respiro tático da equipe, que faz um excelente clausura. Uma pena que esse formato doido aumenta as incertezas quanto ao acesso, mas o Cúcuta vem merecendo.

Interessante que alguns jogos foram bem abertos, quero ver como vai ser na 1ª divisão se continua assim. Boa sorte!

É basicamente um campeonato carioca né...o problema de misturar pontos corridos com mata-mata é esse, às vezes o time mais regular manda uma bola na trave e vai tudo pro espaço.

Será que chegamos na primeira divisão? Aproveite e já acompanhe a atualização aí embaixo. Hehehe

Postado

AP1GczOhJ8uAKZMLgc5alwaDWzdNjhc3lnK61FLw

Santo regulamento...e santa regularidade!
16/07/2025

Faltavam seis rodadas para o fim da fase regular do Clausura 2023 e o Cúcuta Deportivo liderava o campeonato com cinco pontos de vantagem para Llaneros e Patriotas Boyacá, ambos empatados na segunda posição. 

Abrimos essa sequência final recebendo o Real Cundinamarca, e sem grandes dificuldades batemos o time com nome engraçado (2-0) antes da final antecipada contra o Patriotas em Boyacá. Esse jogo prometia ser épico, e foi daquelas noites em que a promessa se cumpre.

Perea abriu o placar, eles empataram, viraram para 2-1 e ainda fizeram o terceiro, com o lateral Mosquera diminuindo para 3-2 antes do intervalo. A conversa no vestiário e as substituições incendiaram o Cúcuta e Perea voltou endiabrado, marcou três gols em dez minutos e voltou a nos deixar em vantagem com um belo 5-3. Poderia ter sido 6 se Cristian Álvarez não tivesse perdido um pênalti, mas aí o menino Luis Zuñiga mostrou como se faz e fechou o placar para nós.

Que noite, senhores, que noite.

AP1GczMhmsEXQLXH7PZVefqWd-Z11zUOyUO9QWF8

Pedra no nosso sapato no Apertura, o Quindio voltou a fazer um jogo encardido e arrancou um empate em pleno General Santander (2-2). Ajusta daqui, mexe ali, e passamos bem pelo Leones (2-0) e pelo vice-líder Llaneros, em uma partida excelente onde controlamos do início ao fim, sólidos na defesa e letais no ataque quando necessário (2-0).

Para fechar a fase regular recebemos o Orsomarso, que apesar de ter sido finalista do Apertura faz um Clausura apenas regular. Eles abriram o placar aos 4 do primeiro tempo, o Cúcuta acordou, foi para cima e massacramos o adversário, fechando a primeira etapa com uma tranquila goleada de 5 a 1.

Eu disse tranquila? Não deveria. Esse tipo de placar é perigoso, ainda mais antes do intervalo. Mesmo eu pedindo concentração aos jogadores e gritando para manterem o foco, as substituições foram um desastre e nada funcionou na segunda etapa. O Orsomarso fez o segundo, o terceiro, o quarto e...sinceramente, só não empatou porque acabou o tempo.

AP1GczN2fExFlGwQjwKxloYxLTDrphnxLR5RESjw

A boa campanha nos classificou para a fase seguinte na liderança do Clausura. Não é nada, não é nada...bem, em termos de Clausura não é nada mesmo, porque não dá nenhuma vantagem no octogonal final, no máximo confiança para encarar a fase seguinte.

AP1GczNVuye-fJLi2zVlJfwkXQG73UerRJrgdpa-9AQCOiBODCIDiIW1jA9QRTpZf68y-WhhL7JQAD4PHVPmO8qqMf9qlt_Euh1tw1iddGIo1zjZWP0LR5t4xajRZ_C_UjVR3avra25oagTFLZQi_1sllU5TkA=w601-h635-s-no-gm?authuser=0

O sorteio da semifinal nos colocou no grupo A ao lado de Patriotas, Barranquilla e Fortaleza, enquanto Quindio, Llaneros, Atlético de Cali e Cundinamarca formaram o B. E aqui surgiu a primeira surpresa do fim da temporada: o Cúcuta de uma hora para outra pareceu desaprender a jogar, ou os adversários é que aprenderam a nos enfrentar. Se no Apertura isso já vinha dando sinais desde a fase de pontos corridos, aqui fiquei com a impressão que foi mesmo de uma hora para outra - ajudado por uma bela onda de lesões que deixou o time desfigurado em alguns jogos.

Tudo começou com a surpreendente derrota para o Fortaleza, onde demos mais de 40 chutes a gol e cansamos de perder oportunidades, enquanto o adversário foi mais competente e balançou a rede quando possível (2-3). Depois teve o jogo equilibrado com o Boyacá onde o Cúcuta cansou no fim e levamos uma sacolada pouco antes do apito final (1-4). A essa altura e considerando que só passava o melhor do grupo, para mim a classificação já não era possível.

Eu estava certo. Vencemos o Barranquilla com alguma sorte (2-1) mas a confiança já tinha ido para o espaço: empates com o Patriotas (1-1) e o Fortaleza (0-0) nos levaram à última rodada já eliminados. Sem ânimo e sem pretensões, perdemos para o Barranquilla e demos adeus à competição (0-1).

AP1GczN3lV1IQN-RShBncv-PTb_t1Ol-ZGA4NB7e

Não temos do que reclamar: um time que vence uma partida em seis, em uma fase semifinal onde só passa o melhor do grupo, realmente não merece avançar. Fiquei com a impressão que somos um time formatado para pontos corridos, aquela equipe regular que sofre um bocado em mata-mata. Considerando o formato dos campeonatos da Colômbia, vamos ter de trabalhar para mudar essa escrita.

AP1GczPetyj44UAKcJHRC-eqa_vJ5emDyXiRye5C

Patriotas e Quindio avançaram merecidamente para a final, onde o time de Boyacá despachou os Cafeteros e foi campeão do Clausura - com todos os méritos, com todas as justiças, já diria o grande filósofo Fernando Vanucci.

AP1GczOCHrsUSFNMfnKwP1Vrbg6h3i4W63oafTgGeVF6nzMTxL-cMBFYgaItSGAg77kSS1iR_hRFDlU-LVM_9djUabiF5F-xIjUnebtxTHQpMCWfi4nt9FtxBAww3R748cFOQFV_wROMSs8RDzBYX7Zv-NJvTg=w677-h67-s-no-gm?authuser=0

Em uma situação normal existiria uma finalíssima em ida e volta entre o vencedor do Apertura e o do Clausura para decidir o grande vencedor da segundona e primeiro classificado para a elite do país. Só que, se vocês lembram, o Patriotas já havia vencido o Apertura e obviamente não faria uma final contra ele mesmo; nesse caso não há finalíssima e o time que unificou os títulos é diretamente campeão e promovido.

Bom, então quem fica com a segunda vaga? O time de melhor campanha nos dois turnos (Apertura + Clausura). A questão é que essa equipe também foi o Patriotas. O que significa que nesse caso o segundo promovido é o segundo melhor colocado na soma de ambos os turnos - e não, dessa vez também não foi o Patriotas.

E então tivemos a segunda surpresa do fim da temporada: mesmo com uma fase semifinal bem fraca, no fim deu tudo certo, ficamos com a segunda melhor campanha geral e fomos promovidos. Estamos na elite do país!

AP1GczMjL6SKeJdbK-hph9_oAP76f13V2lWALUVs

Santo regulamento - e santa regularidade também. Porque, ainda que o Patriotas tenha ajudado bastante ao unificar as taças, se não tivéssemos sido tão fortes nas duas fases de pontos corridos teríamos ficado pelo caminho.

Meu trabalho foi bastante elogiado pela diretoria e pelos torcedores. Destaque para o apoio do Pinto, ele sempre alvo de piadas de mau gosto.

AP1GczMz_xQnBBczKt2aV4PCGqfPsqc99GZwF9Hd

Dentre os jogadores destaque absoluto para o menino Perea, que ganhou a vaga do Agudelo na intertemporada e fechou como artilheiro da segundona mesmo tendo jogado basicamente meio campeonato. Felizmente o empréstimo dele junto ao San Lorenzo só vence no final da temporada que vem, e espero até lá conseguir arrumar um substituto.

AP1GczPYcsPJq6QlK0NJuW5-Hg6Jvnpq0mjjLU_d

Parece que isso não será bem um problema: a indicação da próxima fornada de jovens sugere que o ponto forte deve ser mesmo o ataque, com três jogadores surgindo e pelo jeito dos melhores do grupo. Curioso para saber como chegarão esses jovens que encontrarão o Cúcuta já na primeira divisão colombiana.

AP1GczNTPbGQCZH3z6PIDofrVMYvCgbDYyYch4UXwMUPqA7FZxwEqWf57pOw1c26kyjY6fNt6FZ8rFkff-xZ5EIY89kenctgzsray-qfeNHQ0GTZm48SP_NC3vGh8Z8OhJiy8cKPF11qWIJowwHIgEc0ypHejg=w1361-h742-s-no-gm?authuser=0

• Tsuru mudou o título para Cúcuta - O El Dorado é aqui: Santo regulamento...e santa regularidade! (16/07)
Postado

E depois de bater na trave veio o acesso. Parabéns! Promoção merecida demais depois de uma temporada tão regular.

Curioso para ver as aventuras do Cúcuta na elite cafetera

Postado
2 horas atrás, Tsuru disse:

Esse tipo de placar é perigoso, ainda mais antes do intervalo.

Nossa, se 5 a 1 é perigoso eu não sei o que é placar tranquilo hahaha, acho que os reservas não são lá muito confiáveis.

Parabéns pelo acesso, conforme fui vendo a fase de grupos achei que não ia subir, mas é pela minha incapacidade de compreender o regulamento mesmo e lembrar que tinha esses critérios aí!

Que na elite seja o regulamento seja um pouco mais compreensível e o time jogue melhor esse tipo de fase decisiva. O time vai continuar querendo o apoio do Pinto, afinal.

Postado
Em 27/06/2025 em 19:53, Tsuru disse:

Se o Patriotas também vencer o Clausura e for o melhor colocado na classificação geral, a segunda vaga é decidida em dois jogos em ida e volta pelo segundo e terceiro melhor classificados no geral.

image.jpeg.eac3ef60e7571a9ae946186f20e9eac4.jpeg

Indignação por não ter a emoção de uma eliminatória final à parte, foi premiada a regularidade do Cúcuta, que liderou de ponta a ponta as fases regulares.

Essa fase de grupos foi uma lástima, 5 pontos em 18, correu risco do Llaneros vencer o Clausura e te jogar para terceiro, adeus promoção.

É um bom time de fase regular, o que para a primeira divisão, reforçando a equipe, é o suficiente para se salvar de um rebaixamento. Já para títulos, o save do @Peepe mostra que é preciso mais, como também era na segunda divisão.

Pessoalmente gosto do modelo Apertura-Clausura, também na vida real.

Postado
Em 17/07/2025 em 12:04, Marcolation disse:

image.jpeg.eac3ef60e7571a9ae946186f20e9eac4.jpeg

Indignação por não ter a emoção de uma eliminatória final à parte, foi premiada a regularidade do Cúcuta, que liderou de ponta a ponta as fases regulares.

Essa fase de grupos foi uma lástima, 5 pontos em 18, correu risco do Llaneros vencer o Clausura e te jogar para terceiro, adeus promoção.

É um bom time de fase regular, o que para a primeira divisão, reforçando a equipe, é o suficiente para se salvar de um rebaixamento. Já para títulos, o save do @Peepe mostra que é preciso mais, como também era na segunda divisão.

Pessoalmente gosto do modelo Apertura-Clausura, também na vida real.

Rapaz, o pior é que eu tinha tirado essa informação da Wikipedia, fui olhar o FM e é daquelas coisas que aparentemente não tem. Sabe aquelas regras que eles nem se dão ao trabalho de explicar?

Tudo ajudou na verdade: o Llaneros não passou e era pouco provável que o Quindio conseguisse vencer o Patriotas, e depois ainda os derrotasse nos dois jogos da finalíssima. 

A grande questão agora é que...não podemos contratar né, afinal é um save com a base. Acho sinceramente que nas próximas duas temporadas ainda teremos alguma margem com o time atual, mas daí pra frente dependeremos bastante do desenvolvimento dos garotos. E aí vai ser bem única a experiência porque não faço ideia do quanto um time com a base é forte o suficiente para o campeonato colombiano.

Particularmente prefiro a simplicidade dos pontos corridos em ida e volta.

Em 17/07/2025 em 01:29, Fernandinhobol disse:

Nossa, se 5 a 1 é perigoso eu não sei o que é placar tranquilo hahaha, acho que os reservas não são lá muito confiáveis.

Parabéns pelo acesso, conforme fui vendo a fase de grupos achei que não ia subir, mas é pela minha incapacidade de compreender o regulamento mesmo e lembrar que tinha esses critérios aí!

Que na elite seja o regulamento seja um pouco mais compreensível e o time jogue melhor esse tipo de fase decisiva. O time vai continuar querendo o apoio do Pinto, afinal.

Cara, quando fizemos 5 a 1 eu falei "ih, vai dar ruim, isso tá com cara de 5 a 5". Conheço bem o jogo que eu jogo hahaha. Digamos que os reservas também não ajudaram.

Eu achei a mesma coisa, cheguei todo empolgado pra fase de grupos e fui murchando. Já tava meio aqui sem saber o que fazer que quando veio a vaga na primeirona nem consegui comemorar direito hahahaha

A elite é mais simples: continua Apertura e Clausura com fase inicial em pontos corridos, mas o mata-mata é em formato de Copa do Mundo e os títulos são individuais, que eu saiba é como se fossem dois campeonatos totalmente separados. Mas eu confirmo assim que olhar essa parte no FM.

Em 17/07/2025 em 01:06, Nismo disse:

E depois de bater na trave veio o acesso. Parabéns! Promoção merecida demais depois de uma temporada tão regular.

Curioso para ver as aventuras do Cúcuta na elite cafetera

Trabalhamos muito e achei mesmo que fossemos morrer na praia, no fim deu tudo certo.

Agora vamos ver as aventuras dos nossos garotos na divisão de cima.

Postado
6 minutos atrás, Tsuru disse:

A grande questão agora é que...não podemos contratar né, afinal é um save com a base. Acho sinceramente que nas próximas duas temporadas ainda teremos alguma margem com o time atual, mas daí pra frente dependeremos bastante do desenvolvimento dos garotos. E aí vai ser bem única a experiência porque não faço ideia do quanto um time com a base é forte o suficiente para o campeonato colombiano.

É essa transição que acaba custando muitos saves de YC aqui na área. Quando se sobe rápido, as expectativas aumentam e se os meninos não mostram serviço o autor acaba virando vítima do próprio sucesso inicial.

Espero que consiga elevar o nível da base até lá.

Postado
15 horas atrás, Marcolation disse:

É essa transição que acaba custando muitos saves de YC aqui na área. Quando se sobe rápido, as expectativas aumentam e se os meninos não mostram serviço o autor acaba virando vítima do próprio sucesso inicial.

Espero que consiga elevar o nível da base até lá.

Todo YC tem aquela fase de queda de desempenho na primeira divisão quando os jogadores começam a sair e os garotos ainda não estão prontos. O importante é conseguirmos passar bem por ela.

Postado

Santo regulamento mesmo, Tsuru! Se a bola às vezes teima em não entrar, pelo menos a matemática foi generosa dessa vez — parece até que o destino olhou a tabela e disse "vai, Cúcuta, sobe que vocês merecem".

Essa virada insana contra o Patriotas já merecia entrar nos anais (CÚcuta) do clube (e provavelmente dos cardiologistas da torcida também). E Perea… que absurdo! Ganha a vaga na marra, mete gol como se fosse videogame e ainda tem contrato até o fim da próxima temporada? Aí sim.

Agora, essa segunda etapa da semifinal foi de doer. Parecia que o time tinha trocado as chuteiras por pantufas — mas, como você bem disse, um time de pontos corridos ainda encontra seu caminho quando o regulamento dá uma piscadinha.

Parabéns pela campanha e pela promoção — regularidade que virou milagre. Agora é ver se na elite o santo ainda atende ligações de Santander. 

Postado
2 horas atrás, ElPerroMG disse:

Santo regulamento mesmo, Tsuru! Se a bola às vezes teima em não entrar, pelo menos a matemática foi generosa dessa vez — parece até que o destino olhou a tabela e disse "vai, Cúcuta, sobe que vocês merecem".

Essa virada insana contra o Patriotas já merecia entrar nos anais (CÚcuta) do clube (e provavelmente dos cardiologistas da torcida também). E Perea… que absurdo! Ganha a vaga na marra, mete gol como se fosse videogame e ainda tem contrato até o fim da próxima temporada? Aí sim.

Agora, essa segunda etapa da semifinal foi de doer. Parecia que o time tinha trocado as chuteiras por pantufas — mas, como você bem disse, um time de pontos corridos ainda encontra seu caminho quando o regulamento dá uma piscadinha.

Parabéns pela campanha e pela promoção — regularidade que virou milagre. Agora é ver se na elite o santo ainda atende ligações de Santander. 

Seja bem vindo Perro, acho que é seu primeiro comentário aqui né? Se não for, seja bem vindo de novo hahaha

Não acho que a subida foi um milagre: o time fez duas fases muito boas de pontos corridos, no Clausura venceu inclusive os dois adversários diretos, o Llaneros e o Patriotas, e em ambos os turnos esteve sempre entre melhores ataques e melhores defesas. O caldo entornou mesmo no mata-mata e aí vários fatores ajudaram, desde sorte até a regularidade ser premiada de alguma forma.

Vamos precisar mais do que nunca do Perea do videogame agora, porque os outros atacantes estão bem abaixo dele. Mas também não acho que vai ser milagre: alguns ajustes e muito trabalho são pra mim a receita pra nos manter, e vamos atrás disso.

Obrigado pelo comentário!

Postado

Que subida inesperada, quando tudo indicava que as coisas não dariam certo e o Cucutá ficaria pelo caminho, o regulamento realmente salvou a pele do time. Porém é importante lembrar que ao mesmo tempo que isso pode ajudar também pode atrapalhar o clube na primeira divisão, com a saída de alguns jogadores e a chegada de alguns jogadores da base.

Impressionante ver que na semifinal nós vimos outro time, que estava irreconhecível e foi muito mal, nem parecia o time dos pontos corridos que chegou a fazer uma partida emblemática contra o grande campeão da divisão, o Patriotas.

Mas no fim, ainda foram premiados pela regularidade e constância na fase inicial do Apertura e do Clausura. Parabéns novamente.

Boa Sorte na sequência.

Postado

Porra, que absurdo o Patriotas não ter tido a melhor campanha e também a segunda melhor campanha!

Bom, subiu mais na base da razão do que na da emoção (até pq o desempenho nas semifinais foram muito ruins perto da primeira fase que fez). Mas é isso, quem escolhe regulamento são os cartolas, time de futebol só entra em campo pra vencer mesmo.

Postado

Bom que ser vice nesse caso serviu para alguma coisa. 

A subida de divisão serve como divisor de águas. Se por um lado a equipe sai da pasmaceira, por outro, encara o momento de transição no YC, podendo sofrer mais do que o normal na primeira divisão.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...