Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cúcuta, o El Dorado é aqui - Depois da bonança vem a calmaria (30/10)

Posts Recomendados

Postado
Em 02/05/2025 em 13:41, Nismo disse:

Eu confesso que já não estou levando as estrelas tão a "ferro e fogo" nas minhas análises pq tem time que tu chega e todo mundo é 5 estrelas... Parece que o auxiliar quis ser gente boa até com aquele marmanjo que ia trabalhar em outra coisa que não fosse futebol.

Mas o time é bem bacana. O excesso de volantes realmente atrapalha, mas, dependendo dos atributos de cada um e adaptação à posição, pode ter um bom zagueiro ou MC-At escondido ali.

Curioso pra ver como vai trabalhar com o time 

Levar nada a ferro e fogo devemos nós, jovem padawan. Hahahaha

Brincadeiras à parte, eu uso as estrelas como ferramenta pra me orientar, nada mais. No fim a decisão é minha e tem a ver tanto com o perfil do jogador quanto com o que ele rende em campo. Às vezes o auxiliar indica determinado jogador com determinado perfil e eu acho que tem outro, vou pelo que eu acho.

O elenco é bom, me surpreendeu, agora é tirar dele o máximo possível e ver pelo que conseguimos brigar nessa temporada.

Em 02/05/2025 em 13:58, Cadete213 disse:

Bem, que belo estádio que aí tens. A ver se os jogadores correspondem e dão muitas alegrias aos adeptos.

Os adeptos são muito carentes de conquistas, está na hora de mudarmos isso.

Em 02/05/2025 em 18:18, Carlos Magno22 disse:

Peço licença ao dono do post para contribuir com a fala de quem joga há muitos anos também....Então, eu num save que estou fazendo vou continuar pelas estrelas e relatório de olheiro e numero de lesoes mas num futuro save to pensando em usar moneyball alguma outra coisa assim pq voce acaba trazendo muito jogador de CA e CP enganador e as vezes tem uns de atributos aparentemente fracos que destroem. Outra coisa que percebi que parece que jogadores com atributos mais equilibrado de 9 a 14 ...geralmente 11 a 13 por ai rendem melhor que uns que tem tipo desarme ou velocidade ou determinação por exemplo alto. E ja vi isso ocorrer em muito time, acho que vai mais da coesao e repetição de tática. Não sei o que o que o autor @Tsurupensa disso

Já tivemos aqui na área um save focado em moneyball com o Grimsby Town da Inglaterra. Era legal. Pode ser interessante como proposta de jogo. 

13 horas atrás, #Vini disse:

Também me metendo aqui. Como o save do Tsuru se propõe a usar a base, isso fica ainda mais evidente. Muito jogador com personalidade boa, com mais encaixe dentro da proposta tática, acaba se dando bem, mesmo sem atributos tão espetaculares. 

Aproveitando o gancho, os jovens pinçados como prospectos para o time titular são muito bons. Gostei muito do Zuñiga: decide e finaliza bem, além de uma excelente aptidão física. Gostei. 

O Guaravita aí parece muito técnico e é outro que pode contribuir no rodízio desse meio-campo. Taticamente gosto desse aparente arroz e feijão, com um temperinho básico para que o time consiga dar conta das respostas que a IA traz.

Pois é, é assim com todos os jogadores, inclusive na vida real. A grande questão é que, quando você como manager contrata no FM você vai buscar o melhor né, não tem muito como você avaliar se mesmo com atributos não tão bons o cara encaixa melhor no time. Os relatórios não são estruturados dessa forma e mesmo a parte de estatísticas também não. Num save de base de fato fica mais evidente.

O interessante do Zuniga é que ele tem tudo para ganhar espaço porque essencialmente é o único AI natural do elenco. A ponta esquerda é relativamente carente, quem faz essa função hoje é o Monsalve que é um extremo adaptado e o reserva é o Zapata que tem o mesmo perfil, originalmente um velocista que virou atacante de suporte. 

Diferente do Guaravita (hahaha adorei isso) já que o centro do meio-campo é cheio de opções, não apenas isso mas tem opções pra todas as funções. É o caso daquela promessa que vai precisar mesmo brigar por espaço e mostrar que tem algum diferencial, ou que acaba por se impor quando um veterano sai. 

Vejamos as cenas dos próximos capítulos hehehe

Postado

De fato, o Cúcuta tem um elenco bem completo para um ponto de partida no save, ainda dando para se escalar um time com uma linha de quatro e seis volantes (ainda deixando dois no banco), do jeito que o Celso Roth gosta.

Brincadeiras à parte, realmente o time tem muito potencial, e está muito legal de ver essa abordagem tática do save. Os garotos que surgirem na cantera já teram uma base sólida para poderem ser aproveitados nos próximos anos.

Postado
2 horas atrás, mfeitosa disse:

De fato, o Cúcuta tem um elenco bem completo para um ponto de partida no save, ainda dando para se escalar um time com uma linha de quatro e seis volantes (ainda deixando dois no banco), do jeito que o Celso Roth gosta.

Brincadeiras à parte, realmente o time tem muito potencial, e está muito legal de ver essa abordagem tática do save. Os garotos que surgirem na cantera já teram uma base sólida para poderem ser aproveitados nos próximos anos.

@Nei of curtiu essa vibe rothista hahahah. Se eu te disser que é um dos elencos mais completos que eu já peguei de início, você acredita?

Em geral eu faço isso mesmo: o elenco inicial é a base pra construir a tática, e a partir daí eu vou treinando/retreinando os jovens talentos que surgirem conforme as necessidades do time principal. Dessa forma eles já chegam no profissional dentro do perfil para serem aproveitados.

Nunca utilizei essa filosofia a médio/longo prazo em um save só com a base, vamos ver os impactos disso dentro e fora de campo.

Obrigado Feitosa!

• 2 semanas atrás...
Postado

AP1GczOhJ8uAKZMLgc5alwaDWzdNjhc3lnK61FLw

Capítulo 2
13/05/2025

Apesar de o clube ter retornado à ativa há pouco tempo depois de ser fechado por dívidas, as expectativas em torno do Cúcuta são altas já na primeira temporada: a imprensa acredita que somos candidatos naturais à subida, cotados mesmo para a parte de cima da tabela. Já a diretoria exige ao menos a classificação para a segunda fase da Categoria Primera B. Mas que segunda fase? Como o campeonato funciona?

AP1GczO1xZKR4OV6732oBy7AVV-8JVg2hWwVpIt9

A Categoria Primera B ou Torneo BetPlay Dimayor, menos conhecida como segunda divisão colombiana, é disputada em um calendário com formato anual, começando ali pelo mês de fevereiro e indo até o final do ano.

O formato em si lembra a fórmula do antigo Campeonato Carioca: turno e returno, aqui chamados de Apertura e Clausura, cada um com sua própria fase inicial de 16 jogos em pontos corridos.

Ao final de cada turno, os 8 melhores colocados se classificam para as semifinais e são divididos em dois grupos, A e B, cada um com quatro equipes, que se enfrentam em jogos de ida e volta (6 partidas). Os dois melhores de cada grupo avançam para a grande final onde decidem o título do turno. 

Ao final da temporada, os campeões de cada um dos turnos se enfrentam em uma finalíssima e o vencedor, além de conquistar o título, sobe para a primeira divisão. Já o perdedor disputa uma repescagem com o melhor time de pontuação na classificação geral (Apertura + Clausura), e deste jogo sai o outro promovido para a elite do país.

Se o mesmo time de melhor pontuação na classificação geral for o perdedor da finalíssima, não há repescagem e ele conquista diretamente a vaga na primeira divisão. E se um mesmo time vencer os dois turnos, é promovido diretamente e o time de melhor pontuação geral sobe automaticamente.

Além disso disputaremos também a Copa Colômbia, que é a versão local da Copa do Brasil. 

AP1GczNHMqcmJMK4nR4F_n88OleJF36zHnHFom0t

Desde a vitória sobre o Knoxville eu fiquei com a sensação que em termos táticos estava tudo bem redondinho e funcionando, encaixando quase que de primeira; portanto foi questão mesmo de rodar o elenco, trabalhar a preparação física e entender quem rendia melhor onde. No fim acabei removendo a instrução Levar a Bola Até a Área porque fiquei com a sensação que o toque de bola muito lento abria espaço para contragolpes.

Categoria Primera B 2023 - Apertura

Nossa estreia foi contra o Barranquilla FC, em casa. Diante de um General Santander com quase 1/3 da capacidade, o jogo foi vazio de público e cheio de nervosismo e equilíbrio. O que fez grande diferença aqui foi termos aberto o placar muito cedo e sermos cirúrgicos ao atacar, botando a bola na rede três vezes em sete chutes no primeiro tempo. Também ajudou o gol de David Moreno no segundo tempo, quando o Barranquilla jogava melhor, pressionava, tinha diminuído com gol de pênalti e ameaçava colocar fogo no jogo.

AP1GczOCV1d8_9OX7xxuO5U0hlHUMsWcdY22bLhG

Em seguida visitamos o Atlético de Cali. Achei o Cúcuta controlando menos a bola no jogo anterior, não era o que eu queria e voltamos a Levar a Bola Até a Área, mudança que não se alteraria mais depois.

Em campo funcionou bem, dominamos a primeira etapa, mas não fomos eficientes e tomamos o gol num contra-ataque isolado. No segundo tempo mudei a estratégia, mandei a equipe jogar mais pelos lados do campo e brilhou a estrela do capitão Agudelo, nosso centroavante faz-tudo, que anotou uma tripletta para sacramentar a vitória de virada.

AP1GczMP-ZL4sRiNW1XVLKxrZ420TbnJfeJ2xqjy

Como receberíamos o Inter de Palmira às vésperas de um confronto contra o rival Alianza pela Copa da Colômbia, achei melhor rodar um pouco o elenco e dar chance a alguns reservas que ainda não tinham jogado. Em campo fizemos uma partida muito segura, controlando o jogo de ponta a ponta, e a vitória veio com tranquilidade. Aqui brilharam mais uma vez Agudelo e o nosso maestro Álvarez, que fez um golaço em um belo chute de fora da área.

AP1GczN0dhiRQqfc1XkzmN8QsNVVbWYMZN42X1Oy

E, se Agudelo teve uma atuação ruim na partida seguinte, Álvarez continuou inspirado e comandou a goleada diante do Boca Juniors de Cali, marcando um gol num chute rasteiro e outro de pênalti. Destaque ainda para o ponta Zapata, que entrou para substituir o cansado David Moreno e roubou a cena com dois gols, um de cabeça e outro aproveitando erro da zaga adversária.

AP1GczPd53aDvn8FE_HpahtPawBDqpHcaFxeQ_Jl

Fechando o primeiro mês da competição visitamos o Orsomarso, que a essa altura brigava diretamente conosco pelo topo da tabela. Jogo pegado, jogo nervoso e valendo liderança costuma ser muito estudado e decidido nos detalhes - como o gol do zagueirão Kevin Moreno, abrindo o placar em cobrança de escanteio. Ou como a nossa bobeada cedendo o empate três minutos antes do intervalo. Ou como a belíssima jogada individual de um dos nossos Mezzalas do elenco, Suarez, antes de chutar para fazer o segundo e desempatar o jogo que já se desenhava nervoso. Ou ainda como a estrela do artilheiro que é procurado pela bola cruzada na área, aquela difícil e no meio dos zagueiros adversários - certo, Jhonatan Agudelo?

AP1GczOD2jJbDZnMd3Xja4-t946eqcoiDWXwI8Bv

A estratégia de tirar o máximo do elenco e impor um jogo ofensivo, de ataque e controle de bola sem afobação, vem se mostrando acertada até aqui e o resultado é a liderança isolada da competição, com um ponto a mais que o Llaneros sendo que temos um jogo a menos. 

Em um campeonato com dois turnos em tiro curto, largar na frente é sempre importante porque há pouca margem para recuperar depois.

AP1GczMbI6Sre_vAT-2Omz9tlwlEdLz7QHL8kcdu3_Rj9_p3WKDKxyf3iw3lMNmL7rw9jPFDqscoj2gfeXRs3CYdCBAqsMub8zKP66BGe-qNNNHyvQBpWrf4gYsywZplqdcagWWfjxUAa5BOK6QSqFBuaGh2Eg=w597-h579-s-no-gm?authuser=0

Mas, mais do que a classificação, o que me deixa satisfeito é a forma como o time vem jogando e se impondo diante dos adversários, com atitude e confiança. Isso é essencial para uma equipe que, mais que candidata à subida, começa mostrando que veio para brigar por ela.

AP1GczMYx3Ot1_r2bP2iu3sL0-AcY4QlfUEaNu1Y

Copa Colômbia 2023

O sorteio nos reservou uma pedreira logo na estreia da copa: encarar o rival Alianza, que ainda por cima joga na elite do país. A diretoria e a torcida estavam pessimistas e a expectativa era por uma derrota e eliminação precoce.

Em campo o que se viu, porém, foi um domínio absoluto do Cúcuta no primeiro tempo, chegando a sete finalizações contra uma do adversário. O gol demorou a sair mas, quando veio, abriu a porteira: Agudelo mostrou o caminho, Álvarez anotou mais um em uma grande atuação, e o zagueiro Kevin Moreno fechou o placar. Na partida de volta fizemos o suficiente para segurar o 0 a 0 e garantir a vaga na fase seguinte, onde vamos encarar o Fortaleza (não o do Vojvoda, mas o que disputa conosco a segunda divisão).

AP1GczPVLEhSAMJn8sAW6fOeYJfKGwUnqxEAFrJn

Próximos jogos

O mês de março reserva três confrontos com o Fortaleza, um pela Primera B e dois pela copa. Enfrentaremos ainda três equipes que estão na briga pela próxima fase: o Tigres, o Santander e o Bogotá, embora não diretamente pelo alto da tabela (ao menos não neste momento). Se conseguirmos manter a pegada, vamos somar pontos importantes antes de encarar mais adiante o Llaneros e o Patriotas, quem sabe mesmo acumulando uma gordura importante na briga pela liderança (e na pontuação geral dos dois turnos).

AP1GczOw2yhY92LvZGwWmxrhbf7wu2fglGd_I3Cj

• Tsuru mudou o título para Cúcuta - O El Dorado é aqui: Capítulo 2 (13/05)
Postado

Bem, entrada a todo o gás e sem dar hipóteses a ninguém, mesmo nos amigáveis. É para continuar assim...

Postado

Cúcuta com acento no .

Belo save, vermelho e preto são uma combinação linda e a camisa do Cúcuta é igualmente bonita, me lembra a do Colón. Na real vermelho e preto só não combina com um certo time gaveano... kkkkkkkk

Boa sorte com o save, o elenco parece completinho e a Colômbia é excelente pra achar novos talentos, acho que não vai ter muito trabalho no curto prazo.

Postado

Belo começo no Apertura. O ataque e a defesa estão em perfeita sinergia neste momento, marcando muitos gols e cedendo poucos.

Na copa não tomou conhecimento do Alianza, bela vitória.

Boa sorte para a continuação.

Postado

Excelente início de Apertura! 

Boa sorte!!!

Postado
Em 13/05/2025 em 07:37, Cadete213 disse:

Bem, entrada a todo o gás e sem dar hipóteses a ninguém, mesmo nos amigáveis. É para continuar assim...

Que o Cucuta mantenha essa pegada para subirmos de divisão.

Em 13/05/2025 em 12:38, Fujarra disse:

Cúcuta com acento no .

Belo save, vermelho e preto são uma combinação linda e a camisa do Cúcuta é igualmente bonita, me lembra a do Colón. Na real vermelho e preto só não combina com um certo time gaveano... kkkkkkkk

Boa sorte com o save, o elenco parece completinho e a Colômbia é excelente pra achar novos talentos, acho que não vai ter muito trabalho no curto prazo.

Não é qualquer cú, esse já vem com assento. Digo, com acento.

Vermelho e preto são sempre uma excelente combinação em qualquer equipe hehehehe

Acho que o grande desafio vão ser os períodos de renovação de elenco, quando a garotada ainda tá pegando embalo e os mais velhos já saíram do clube. Estou bem curioso para ver como serão os jovens quando as estruturas e recrutamento forem do melhor que há.

Em 13/05/2025 em 14:29, Nismo disse:

Belo começo no Apertura. O ataque e a defesa estão em perfeita sinergia neste momento, marcando muitos gols e cedendo poucos.

Na copa não tomou conhecimento do Alianza, bela vitória.

Obrigado Nismo. A coisa parece que encaixou mesmo, é manter nas próximas rodadas.

14 horas atrás, rodrigorrrocha disse:

Excelente início de Apertura! 

Boa sorte!!!

Obrigado!

Postado (editado)
Em 13/05/2025 em 02:34, Tsuru disse:

No fim acabei removendo a instrução Levar a Bola Até a Área porque fiquei com a sensação que o toque de bola muito lento abria espaço para contragolpes.

Eu ia falar exatamente sobre isso. Ter um Construtor de Jogo já cadencia bastante o ataque e essa instrução só piora as coisas para um time que pretende ser mais vertical. Fez um ajuste fino que colocou o time na liderança do campeonato.

Inclusive, é um sistema de Gegenpressing mas que valoriza a posse de bola (Construtor de Jogo, Manter Formação e Passes Curtos). Eu queria entender porquê não aproveitar os contra-ataques gerados pela pressão intensa? É devido a qualidade dos jogadores ou tem algum motivo específico? Me pareceu meio que uma antítese.

A menção e referência ao Sherman Cárdenas não passou despercebida e entrega a longevidade do autor tanto na vida quanto no FM.

Editado por Banton
Postado

Realmente o time vai brigar lá em cima, tá se impondo, jogando solto. 

O regulamento é uma complicação a parte, mas os resultados estão sendo interessantes. O Cúcuta já conseguiu vencer com folga uma equipe de primeira divisão na Copa Colômbia(eles foram com reservas?), então acredito que o acesso virá, mas se não vier uma boa primeira fornada, seria difícil se manter dali pra frente.

Boa Sorte na continuação.

Postado
Em 18/05/2025 em 09:47, Banton disse:

Eu ia falar exatamente sobre isso. Ter um Construtor de Jogo já cadencia bastante o ataque e essa instrução só piora as coisas para um time que pretende ser mais vertical. Fez um ajuste fino que colocou o time na liderança do campeonato.

Inclusive, é um sistema de Gegenpressing mas que valoriza a posse de bola (Construtor de Jogo, Manter Formação e Passes Curtos). Eu queria entender porquê não aproveitar os contra-ataques gerados pela pressão intensa? É devido a qualidade dos jogadores ou tem algum motivo específico? Me pareceu meio que uma antítese.

A menção e referência ao Sherman Cárdenas não passou despercebida e entrega a longevidade do autor tanto na vida quanto no FM.

Na real o ajuste mesmo foi retornar com a instrução de Levar a Bola Até a Área no jogo seguinte, como escrevi na atualização. Foi ali que o time deslanchou.

Não vejo meu sistema como gegen, é um controle de posse de bola com um tempero colombiano. Buscamos não necessariamente intensidade mas um jogo paciente e ao mesmo tempo objetivo - controlar a bola para fazer gols e vencer. 

E usar contra ataques nesse tipo de sistema não faz sentido pra mim, tanto na vida real quanto no FM, porque vai contra o princípio de criar/negar espaços. Não entendi onde está a antítese. 

Quando eu cheguei no FM isso aqui era tudo mato hahaha

17 horas atrás, MitoMitológico disse:

Realmente o time vai brigar lá em cima, tá se impondo, jogando solto. 

O regulamento é uma complicação a parte, mas os resultados estão sendo interessantes. O Cúcuta já conseguiu vencer com folga uma equipe de primeira divisão na Copa Colômbia(eles foram com reservas?), então acredito que o acesso virá, mas se não vier uma boa primeira fornada, seria difícil se manter dali pra frente.

Boa Sorte na continuação.

Cê achou complicado? A parte de qual time sobe talvez seja um pouco, mas em geral achei até bem de boa.

Nosso grande desafio vai ser esse mesmo, o momento em que for preciso renovar a equipe e os jovens ainda não estiverem prontos. Mesmo que venha uma grande fornada, eles precisam de tempo para amadurecer. É aí que a onça vai beber água hehehe

Vou confirmar se o Alianza usou reservas e depois te digo, realmente não reparei.

Postado

Se antes você costumava ter dificuldades em encaixar o que você queria no time com os resultados em campo, hoje vejo menos esse problema. Já era assim no outro save e esses cinco jogos iniciais indicam que o encaixe vem.

Está cedo para cravar, mas as cinco vitórias vieram com placares elásticos e com boas oportunidades de gol criadas. Vamos ver se o time continua nesse pique.

Postado

Já chegou mostrando que há um favoritismo a se confirmar.

Em geral, não tem sofrido para vencer os jogos. Regulamento feinho, mas vida que segue. Boa sorte!

Postado
Em 19/05/2025 em 23:55, #Vini disse:

Se antes você costumava ter dificuldades em encaixar o que você queria no time com os resultados em campo, hoje vejo menos esse problema. Já era assim no outro save e esses cinco jogos iniciais indicam que o encaixe vem.

Está cedo para cravar, mas as cinco vitórias vieram com placares elásticos e com boas oportunidades de gol criadas. Vamos ver se o time continua nesse pique.

É, então, é fruto de uma postura mais pé no chão: ancelotismo pra fazer os jogadores renderem no que sabem, usar como ponto de partida as sugestões do próprio FM (mais rápido e mais simples do que partir do zero ou de uma ideia especifica) e usar o RMT pra refinar. Tudo com uns toques pessoais, como foi o caso ali do CJ em vez do MAA que o jogo sugeria e que o próprio RMT não vetou.

Até aqui tem funcionado bem, vamos trabalhar pra continuar assim.

Valeu Vini!

Em 20/05/2025 em 01:48, Fernandinhobol disse:

Já chegou mostrando que há um favoritismo a se confirmar.

Em geral, não tem sofrido para vencer os jogos. Regulamento feinho, mas vida que segue. Boa sorte!

Rapaz, não é nenhum campeonato belga mas não é tão ruim também hehehe.

Ser favorito às vezes é mais difícil do que surpreender, hora de aprendermos a lidar com isso.

• 2 semanas atrás...
Postado

Passando só pra dizer que o save segue, só adaptando aqui algumas mudanças de rotina pra poder voltar a postar.

Obrigado a todos!

• 2 semanas atrás...
Postado

AP1GczOhJ8uAKZMLgc5alwaDWzdNjhc3lnK61FLw

Em Cúcuta nem tudo são flores - nem gols
07/06/2025

Categoria Primera B 2023 - Apertura

Depois de um excelente início, com cinco vitórias e a liderança isolada do Apertura da segunda divisão, abrimos março despachando o Fortaleza (o da Colômbia, não o do Vojvoda) em mais uma excelente atuação (3-0), disparando na frente com sete pontos de vantagem para o segundo colocado.

A essa altura viramos o time a ser batido e os adversários começaram a nos estudar cuidadosamente. E por que digo isso? Porque o que funcionava antes começou a ficar mais difícil sem eu ter mudado nada, seja nos jogadores escalados, seja na tática em si. Se até então o Cúcuta passeava em campo, a partir daqui ficou mais difícil: suamos para vencer o Tigres (1-0), só não perdemos para o rival Real Santander porque tiveram um gol anulado por impedimento (0-0) e levamos o empate do Bogotá no finalzinho (1-1).

Comecei a observar o velho problema de sistemas “clássicos” de posse de bola, aqueles que não usam intensidade: muito controle de bola, muitas chances criadas para poucas convertidas, e adversários bem fechados explorando as poucas chances que surgem. Notei também que os gols anteriores passavam quase que 100% pelo Agudelo, com o esquema todo montado para ele; bastou ser bem marcado que ficou mais difícil balançar a rede.

Nessa mesma toada foram duas vitórias sofridas contra os Real, o Cartagena (2-1) e o Cundinamarca (1-0). Fiz alguns ajustes e fizemos uma boa partida no confronto direto contra o Patriotas Boyacá (2-1), mas era temporário: então décimo-quinto colocado, o Quindio complicou nossa vida fora de casa em um jogão de bola, com os mesmos problemas voltando a aparecer. Tanto assim que saíram na frente, empataram sem grandes problemas após tomarem a virada, e se o gol de Agudelo parecia salvador, já nos acréscimos, a defesa voltou a falhar e levamos outro deles aos 50 do segundo tempo.

AP1GczOHL6OjNZ1k3GqtFdpbRg4i5jRQlRfF1lhr

Para fechar o Apertura recebemos o lanternina Leones de Itagui e foi um jogo parecido com aquele contra o Tigres: muito domínio, controle absoluto, mas uma dificuldade enorme para balançar a rede (1-0). E fizemos outro jogão de bola visitando o Llaneros, também muito parecido com outra partida mas aqui a do Quindio. Tomamos 2 gols em 30 minutos, diminuímos, eles fizeram o terceiro, as substituições fizeram efeito, chegamos ao empate no momento em que estávamos melhor na partida mas faltou mais tempo para virarmos o jogo (3-3).

AP1GczNF8W5r3RZcPppRPm3QC2gMFA87ncMFqYTr

Olhando o copo meio cheio, o time não perdeu nenhum jogo mesmo com as oscilações e também teve sorte, porque o Barranquilla e o Llaneros andaram tropeçando e não largamos a ponta. Melhor para nós.

AP1GczO-L1eqcJiZhwaE60Ev3CwGlhR7hVPUK4Zj

Ainda que a liderança não traga nenhuma vantagem direta no octogonal final, todo ponto é importante para a classificação geral Apertura + Clausura que também pode decidir a promoção para a primeirona.

Mas o que importava mesmo a seguir era a disputa do octogonal.

Categoria Primera B 2023 - Apertura - Semi-finais

Considerando que nessa fase são os oito melhores times do campeonato, não podemos dizer que tem grupo fácil, e de fato achei que nesse sentido o A e o B ficaram equilibrados após o sorteio.

AP1GczPt1dHduQe-z-ncWa31-3xA0NUDb17dBjw-

Estreamos bem vencendo o Orsomarso (2-1) num jogo equilibrado, mas a partir daí o time voltou a oscilar: empatamos com o Atlético de Cali, o time mais fraco do grupo (1-1), perdemos para o Orsomarso no jogo da volta (1-2) e não conseguimos vencer o Llaneros - empatamos a primeira (0-0) e perdemos a segunda (1-2). Curiosamente (ou não), as derrotas foram muito parecidas, com o Cúcuta jogando bem, controlando bem a bola, mas pecando na hora de botar a pelota na rede. Deixamos também muitos espaços na frente da defesa, permitindo chutes de longe que decretaram a derrota nos dois casos.

Certamente foi alguma estratégia dos adversários porque nossa marcação é alta, em teoria isso não deveria acontecer. Acho também que teria feito menos diferença não fosse o empate com o Atlético de Cali, que por acaso vencemos na última rodada (3-0) quando só cumpríamos tabela.

AP1GczMvpRv11u-iRUem_bNileaBa0TYNYVdhh0H

Esse é aquele tipo de semifinal onde você precisa beirar a perfeição para avançar porque só passa o primeiro do grupo, e nesse sentido estivemos longe do nosso melhor.

Melhor mesmo foi o Orsomarso, que sobrou e avançou para a final onde foi derrotado pelo Patriotas. Campeão do Apertura, o time de Boyacá está classificado para a grande decisão e deu um passo fundamental na briga pela subida de divisão.

AP1GczPEDlpCpi79mJJoL4QKPigJgMDc_jDNhOif

Copa Colômbia 2023 - 2a eliminatória

O sorteio havia nos reservado um confronto com o Fortaleza e, depois de abrir 3 a 0, é claro que o time relaxou. Não deveria, porque o adversário diminuiu, achei mesmo que empataria e, ainda que tenhamos feito mais um gol, eu sabia que isso podia fazer diferença na volta. 

AP1GczMZkOyjXy_bAO-WC18TpPkM7KaUmT6-nPh7

Meu instinto estava certo: digamos que agora eu sei como os jogadores do Flamengo se sentiram contra o América do México.

AP1GczPtxp4CNZprN-_e_kWDKWvoa0nW-l5gZoKU

Houve rotação normal de elenco, que também acontece em jogos da Categoria Primera B, mas o time não era misto. A tática também não mudou, esse confronto foi no início do período e a estratégia era a mesma dos cinco primeiros jogos. Pura e simplesmente esse é daqueles dias onde você entra de salto alto, toma um gol e o emocional desmorona. 

Inclusive deu confusão depois do jogo porque eu ironicamente disse na prelação aos jogadores que a atuação tinha sido fantástica. Suarez não entendeu a ironia e veio me cobrar explicações se dizendo confuso, ao que o mandei colocar-se no seu lugar. Felizmente não virou motim e a raiva dele já passou.

O lado bom? Poder focar apenas na disputa da segunda divisão e na briga pela vaga na elite colombiana, considerando que a Copa é um torneio que dificilmente ganharíamos agora.

A seguir...

Os jogadores tiraram quase 1 mês de férias e agora teremos outro mês e meio livre para fazer uma intertemporada antes do início do Clausura. Hora de treinar bastante e disputar alguns amistosos para chegarmos com força máxima na segunda metade da temporada.

Não sou o tipo de treinador que mantém tudo como está se os resultados e o desempenho não me agradam, portanto podem esperar novidades em breve. Muito em breve.

AP1GczPVeI2OmMf5DvU4C-OHl2BVOt_e8j9QQNdK

• Tsuru mudou o título para Cúcuta - O El Dorado é aqui: Em Cúcuta nem tudo são flores - nem gols (09/06)
Postado

A equipa até esteve muito bem na fase inicial, mas infelizmente ficou-se pela próxima fase, onde demonstrou algumas dificuldades.

Postado

Caramba, considerando como jogou a primeira fase, é até meio bizarro não ter conseguido nem sequer chegar na final. Como você disse, os adversários aprenderam o seu estilo e te anularam. Uma pena, mas faz parte. E te conhecendo, realmente vai ter mudança kkk

A eliminação na copa também foi sacanagem, na moral kkk mas concordo que é bom poder se concentrar no que realmente importa.

Boa sorte

Postado
Em 10/06/2025 em 09:44, Cadete213 disse:

A equipa até esteve muito bem na fase inicial, mas infelizmente ficou-se pela próxima fase, onde demonstrou algumas dificuldades.

Digamos que o time atingiu seu auge logo de cara e depois oscilou no momento que não poderia.

Em 10/06/2025 em 21:34, Fujarra disse:

Caramba, considerando como jogou a primeira fase, é até meio bizarro não ter conseguido nem sequer chegar na final. Como você disse, os adversários aprenderam o seu estilo e te anularam. Uma pena, mas faz parte. E te conhecendo, realmente vai ter mudança kkk

A eliminação na copa também foi sacanagem, na moral kkk mas concordo que é bom poder se concentrar no que realmente importa.

Boa sorte

Se não tivesse mudança, de fato não seria eu né. Hehehehe

O pior não foi nem eles aprenderem, foi que as minhas alternativas pra contornar isso não funcionaram. Vamos ver agora no Clausura como vai ser.

Rapaz, fomos dormir de cabeça inchada depois da derrota pro Fortaleza. Uma virada épica, pena que foi contra mim hahahaha. 

Podíamos focar no que de fato importa, só podia ser menos dolorido. Hehehe

Postado

Rapaz, que remontada foi essa do Fortaleza.

Desde o grupo já mostrava dificuldades para repetir o passeio que foi a fase regular do Apertura, mas não esperava uma derrota dessas depois de abrir dois gols na ida - e sem Cabañas do outro lado. Eu investiria algum tempo numa tática de ferrolho para esse tipo de situação, mas dá trabalho e talvez não seja o caso num time tão forte como tem em mãos.

Está cogitando mudança de formação, ou apenas em alternativas de jogo dentro do 4-3-3 para sair do modo "toque de lado"? Outra, muitos jogadores tem o trait de não gostar de grandes jogos?

Postado
14 horas atrás, Marcolation disse:

Rapaz, que remontada foi essa do Fortaleza.

Desde o grupo já mostrava dificuldades para repetir o passeio que foi a fase regular do Apertura, mas não esperava uma derrota dessas depois de abrir dois gols na ida - e sem Cabañas do outro lado. Eu investiria algum tempo numa tática de ferrolho para esse tipo de situação, mas dá trabalho e talvez não seja o caso num time tão forte como tem em mãos.

Está cogitando mudança de formação, ou apenas em alternativas de jogo dentro do 4-3-3 para sair do modo "toque de lado"? Outra, muitos jogadores tem o trait de não gostar de grandes jogos?

Eu nunca vi o VT do jogo com o América, mas quem viu garante que foi parecido com nosso jogo com o Fortaleza: dominio absoluto, um monte de chances perdidas e um adversário que fez 3 gols em 3 lances, aproveitando que o emocional esfarelava a cada bola na rede. Coisas do futebol.

Então, eu tenho uma tática ferrolho e inclusive o time treina ela - é o padrão do FM pra estacionar o onibus no 433. Inclusive eu usei quando estava 3 a 0 em cima do Fortaleza e foi quando eles fizeram 2 gols na ida - esse detalhe acabei esquecendo quando escrevi o post. Depois disso eu desanimei de simplesmente recuar e fazer retranca no fim do jogo.

Acho que uma mudança de estratégia + formação agora, trocando tudo de uma vez, seria muito arriscada considerando o bom desempenho da equipe, eu correria o risco de não conseguir corrigir os problemas que surgissem. A princípio mantenho o 433, que é uma formação bem segura, mas buscando alternativas pra evitar o efeito arame liso.

Postado

@Marcolation acabei esquecendo de te responder, fui conferir aqui no FM e do meu time titular só o Maurício Duarte, lateral-esquerdo, tem a característica de não gostar dos grandes jogos. 

Postado

O Apertura foi excelente na fase classificatória, mas, no mata-mata, a coisa foi feia.

Eu acredito que o time está num bom caminho, talvez falte refinar um pouco pra fase decisiva, mas as perspectivas são boas.

Postado

Kkkkk você falando da eliminação América do México não foi muito legal. Já estou achando que o Fla vai perder pro time da Tunísia lá, nada seria mais Flamengo do que isso.

No fim das contas, continuou dominando na ponta mas acabou surgindo alguns problemas, muito pelo trabalho dos adversários, que viram formas de anular com eficiência o Cúcuta, e principalmente Agudelo. O time começou a desperdiçar oportunidade e marcar poucos gols. Mesmo assim, terminou a primeira fase invicta, mas esse momento oscilante atrapalhou o time na semifinal, onde entraram numa fase ruim de uma vez... logo no momento mais importante.

Agora é trabalhar essas oscilações para no Clausura voltar ao bom futebol. Acho que ajustes são válidos, não acho necessário grandes mudanças pro próximo semestre.

Boa Sorte.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...