Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

FC Winterthur - Ein Alter Meister: 04/10 - Na marca da cal.

Posts Recomendados

Postado

O mês de janeiro vai ser uma sacanagem kkkk Basel e Lugano no suição, PSG e Barcelona na UCL. Que entre mortos e feridos o Winterthur saia vivo.

Mas é isso, mesmo se cair na UCL engordou os cofres e não fez feio. Localmente tem tudo pra correr atrás também.

Postado

Young Boys voando, tem uma diferença complicada de se tirar aí.

Uma pena que mesmo com a equipe mais forte coletivamente essa temporada vem sendo mais difícil, mas o calendário ajuda a explicar. Se arrancar um empate contra PSG ou Barça, creio que avança.

Boa sorte na sequência!

Postado
Em 01/06/2025 em 07:04, Cadete213 disse:

Belas finanças e luta acessa na Liga pelos lugares de topo, se bem que o Young Boys tem uma vantagem confortável. Já na Champions, desempenho muito positivo, mas não se pode perder contra o Tottenham...NUNCA.

Obrigado Cadete!

Rapaz, eu imaginava que vinha corneta pelo Tottenham, haha

Em 01/06/2025 em 12:06, LC disse:

Young Boys já abre 8  pontos e isso é preocupante e na Champions, gostei de ter vencido a Sociedad. Infelizmente teve 3 derrotas  complicadas. Boa sorte na sequência.

Obrigado LC!

Eu vi o resultado contra a Real e já lembrei de ti.

Em 02/06/2025 em 10:46, matheusfelipe disse:

Não sei com o que fico mais impressionado, se é com a presença de um time da Islândia na fase de liga ou o mesmo time ter sofrido 34 (!!) gols em 6 jogos (e não ter perdido todos eles). No mais, belíssima campanha na UCL, ganhou os jogos que tinha que ganhar, e isso deve permitir um bom alívio financeiro devido as premiações por vitória.

Obrigado Matheus!

O KR podia negociar um patrocínio com a KY pq olha.... haja lubrificante pra tanto gol. E ainda ganharam um joguinho.

Fomos bem para uma estreia na Champions, ao menos a grana tá entrando e a esperança é de ir evoluindo aos pouquinhos.

Em 02/06/2025 em 15:15, Marcolation disse:

Turkes não está sendo o mesmo da última época, mas o nível de exigência também subiu. 

Pra quem não ia priorizar a Champions, bateu Monaco e Real Sociedad, ambos em casa é verdade, mas ainda assim dois resultados enormes e sem os quais não teria se classificado.

Ainda está vivo na liga e acredito que dá para recuperar.

Como foi esse revezamento no gol, usou um na liga e outro nas copas ou foi mais jogo a jogo? A média confirma minha suspeita de que o Hornung poderia ser mais goleiro que o Kasten, mas se os dois jogaram em níveis de competição diferente não dá para comparar assim. Como estão os números deles em % de defesas e gols sofridos/90?

Obrigado Marco!

O nível dessa época tá bem alto mesmo. Acho que os adversários se ligaram no estrago que o bósnio tem feito e tão dobrando a marcação. Mas isso tem ajudado os colegas a marcarem, então fica aquela coisa do copo meio cheio e meio vazio.

Minha sorte é que o YB não é um Salzburg da vida e o restante dos times é nivelado. São muito fortes, mas tem tido seus problemas, o que torna essa distância alcançável. Mas vamos ter que suar bastante.

Eu tenho visto jogo a jogo qual vai pro campo, mas ambos tem desempenhado bastante bem. Esses números infelizmente vou ficar devendo, pois já passei do fim da temporada. Minha ideia futuramente é ir dissecando mais essas estatísticas.

Em 04/06/2025 em 11:20, Fujarra disse:

O mês de janeiro vai ser uma sacanagem kkkk Basel e Lugano no suição, PSG e Barcelona na UCL. Que entre mortos e feridos o Winterthur saia vivo.

Mas é isso, mesmo se cair na UCL engordou os cofres e não fez feio. Localmente tem tudo pra correr atrás também.

Obrigado Fujarra!

Olha, eu já estou me acostumando com as sacanagens do calendário do FM. Foram 2 temporadas seguidas estreando com o Young Boys, pra ficar melhor só me faltava um chaveamento da Champions com Bayern, Real, Barcelona, City, PSG e Liverpool, mas sou salvo pelos potes, haha.

Hoje encher os cofres é a prioridade na Champions, vou precisar de algumas temporadas para ter um time realmente forte pra brigar mais longe. Neste momento o que vale é a grana entrando.

Em 04/06/2025 em 19:08, Fernandinhobol disse:

Young Boys voando, tem uma diferença complicada de se tirar aí.

Uma pena que mesmo com a equipe mais forte coletivamente essa temporada vem sendo mais difícil, mas o calendário ajuda a explicar. Se arrancar um empate contra PSG ou Barça, creio que avança.

Boa sorte na sequência!

Obrigado Fernando!

O YB tem sido uma máquina na temporada, mas dá para alcançar. Vamos ter muito trabalho para isso.

Postado

Muito legal ver o Turkeš puxando a marcação, isso mostra que ele não é só um homem-gol na área, parece até um falso nove que ajuda a criar espaço para os outros. Isso faz o time ficar mais imprevisível e coletivo, exatamente o que o Winterthur precisava para crescer.

Sobre a Champions, confesso que achei que esse regulamento da fase de grupos seria ruim, com tanta pressão e times fortes, mas acabou virando uma oportunidade para quem cai num grupo da morte, tipo o Winterthur. Dá pra mostrar serviço, ganhar moral e ainda tentar a vaga pelo playoff. É complicado porque mesmo jogando bem, uma pontuação acaba eliminando, mas esse sistema abre uma porta a mais para times como eles.

Será que o Turkeš vai conseguir manter esse papel de chamar a marcação e ainda ser decisivo no gol? E com essa fase de grupo insana, o Winterthur consegue surpreender e avançar apesar da pontuação apertada?

Postado

Na liga ainda está tudo por decidir, na Champions é dificil mas mesmo que não passe é uma época para aprender.

Postado
Em 08/06/2025 em 16:52, Nei of disse:

Muito legal ver o Turkeš puxando a marcação, isso mostra que ele não é só um homem-gol na área, parece até um falso nove que ajuda a criar espaço para os outros. Isso faz o time ficar mais imprevisível e coletivo, exatamente o que o Winterthur precisava para crescer.

Sobre a Champions, confesso que achei que esse regulamento da fase de grupos seria ruim, com tanta pressão e times fortes, mas acabou virando uma oportunidade para quem cai num grupo da morte, tipo o Winterthur. Dá pra mostrar serviço, ganhar moral e ainda tentar a vaga pelo playoff. É complicado porque mesmo jogando bem, uma pontuação acaba eliminando, mas esse sistema abre uma porta a mais para times como eles.

Será que o Turkeš vai conseguir manter esse papel de chamar a marcação e ainda ser decisivo no gol? E com essa fase de grupo insana, o Winterthur consegue surpreender e avançar apesar da pontuação apertada?

Obrigado Nei!

Turkes tem sido um dos motores do time. Nesta temporada tem sido dificil manter a toada em número de gols, mas o bósnio está compensando de outras maneiras e deixou o time mais ofensivo.

Esse formato novo da Champions tem sido um desafio para entender. O sorteio dos grupos ao menos te davam uma ideia do que viria pela frente e ajudava a planejar a rodagem do elenco, mas essa fase de liga abre margem para surpresas e, dependendo do time que você treina, pode forçar mais o elenco principal ou permitir uma rodagem melhor.

Para as perguntas logo teremos as respostas, hehehe.

Em 09/06/2025 em 13:37, ABAIXINHO disse:

Na liga ainda está tudo por decidir, na Champions é dificil mas mesmo que não passe é uma época para aprender.

Obrigado, Baixinho!

Tem sido uma temporada importante e de muito aprendizado na Champions, vamos ver o que o final da fase regular nos reserva

Postado

Boa a participação na Liga dos Campeões para uma estreia, e parece que mesmo contra times mais cascudos a equipe não fez feio. Agora pegar PSG e Barcelona em sequência é de cair o u da unda hahahaha

Oito pontos é uma boa diferença na liga. Dá pra tirar? Dá. Acho improvável? Acho. Impossível? Longe disso. Na torcida para que o Winthertur me surpreenda positivamente.

Postado
10 horas atrás, Tsuru disse:

Boa a participação na Liga dos Campeões para uma estreia, e parece que mesmo contra times mais cascudos a equipe não fez feio. Agora pegar PSG e Barcelona em sequência é de cair o u da unda hahahaha

Oito pontos é uma boa diferença na liga. Dá pra tirar? Dá. Acho improvável? Acho. Impossível? Longe disso. Na torcida para que o Winthertur me surpreenda positivamente.

Obrigado Tsuru!

Fomos bem na Champions, mas esse calendário final foi uma daquelas sacanagens do FM, hahaha.

Vem aí um final de temporada eletrizante.

Postado

Banner3ee7115f3853dd5a.png

You got to watch them, be quick or be dead ♫

Inicialmente eu ia seguir um cronograma padrão de atualizar primeiro o fim da Fase Regular e depois outro post para a Fase Final, mas, eu já estou abrindo uma dianteira bem grande entre o que eu estou atualizando e onde eu estou hoje no jogo, e acredito que há um certo risco de ficar com muitos posts pendentes. Sendo assim, hora de ver o final da temporada do Winterthur numa batelada só.

Esse post é um oferecimento de:

INTTPRee7637adae5ac1d1.png

FC-Winterthur_-Encontros---Amistososc946

Começando pela intertemporada, fizemos amistosos contra Annecy/FRA, Türkgücü München/ALE, Regensdorf e Dübendorf para manter os jogadores preparados para o restante da temporada e saímos com um volume muito bom de gols, e marcados por vários jogadores, o que me deixou animado.

FC-Winterthur_-Historico-de-Transferenci

No elenco, tivemos algumas mudanças: nas saídas, as principais foram de Laurin Vögele, Jermain Nischalke e Romain Correia, que estavam jogando pouco e viraram opções marginais no elenco, assim poupando de possíveis problemas de tempo de jogo. Já as entradas foram as promoções de Admilson Melo, este sendo jogador da Classe de 2024 do clube, e Edvin Austbo, que havia sido contratado do Young Boys em agosto, mas não havia sido inscrito por conta das regras do campeonato*.

Elayis-Tavsan525a550e3b255a75.png

Também chegaram o turco-holandês Elayis Tavşan, do Verona por €775 mil, cobrindo uma lacuna de ponta direita de ofício que existia no elenco, e o suíço Tugra Turhan, do Grasshopper-Club por €1 milhão. Turhan, com 18 anos, tem ótimos atributos ofensivos; mas deu uma dor de cabeça daquelas: o jogador não pode ser inscrito para a parte final da Fase de Liga da Champions por não ter um mínimo de temporadas no Winterthur, e reclamou bastante mesmo com a explicação da impossibilidade por conta das regras. No fim forçou a saída com declarações para a imprensa, mas permaneceu para o restante da temporada pela impossibilidade de jogar por 3 times diferentes na temporada.

Tugra-Turhana67cc35951cecdb1.png

*O campeonato suíço permite que jogadores sub-21 sejam isentos de inscrição, desde que tenham sido formados no clube ou tenham passado 3 temporadas no futebol suíço. Foi um problema que passei também com Joseph Banda, que estava há 2 temporadas no Zurique mas não havia ainda completado o status de formado no país.

E com essas mudanças fomos para a parte final da temporada.

UchamL917767be2f0af2ae.png

Depois de 6 rodadas o Winterthur ainda estava na zona do playoff, mas teria duas pedreiras pela frente para fechar a Fase de Liga. Contra o Paris Saint-Germain, na casa deles, fomos amassados durante todo o jogo com grande exibição de Kylian Mbappé e Ousmane Dembelé, mas os gols só saíram no segundo tempo. O 3x0 tirou o time do Top 20, mas ainda colocava o Winterthur nos playoffs.

Contra o Barcelona, Ansu Fati abriu o placar aos 20’, mas a defesa, e, principalmente Lino Kasten, trabalharam heroicamente pra manter a diferença em apenas um gol mesmo com toda a blitz catalã. O 1x0 foi comemorado diante de todos os percalços.

Porém, ao fim da partida o que ninguém esperava era que…

Liga-dos-Campeoes-Europeus-UEFA_-Fasesb2

com a soma dos resultados finais, o Winterthur conseguiu a última vaga nos playoffs!

Playoff: Milan

Nos playoffs encaramos o Milan, que conta hoje com Nicolò Zaniolo, Gonçalo Ramos, Rafael Leão e Talles Magno (alô @Fujarra!).

Na ida, disputada no Letzigrund, o Winterthur segurou bem os milanistas no primeiro tempo, mas, no segundo, Talles Magno serviu Charles De Ketelaere, que abriu o placar aos 53’. Aos 62’, Oliver Batista Meier empatou o jogo e os minutos seguintes ficaram entre a virada do Winterthur ou a retomada do Milan, tamanho o equilibrio. No fim o 1x1 justificou o nível da partida.

Winterthur---Milan_-Relatorio0c297ab1729

Na volta, em Milão, o Winterthur tinha alguma esperança de passar de fase, mas o Milan martelou o jogo inteiro. Aos 45’ Zaniolo abriu o placar para os rossoneri e aos 51’ Malick Thiaw fechou a fatura.

Milan---Winterthur_-Relatorioa4b79e48a4e

Foi uma primeira participação excelente em todos os aspectos e que serve de aprendizado para as próximas aventuras europeias.

SCHWC2b123130a906ad27.png

FC Basel (F) – Quartas de final: O sorteio das quartas colocou em nosso caminho o Basel, sempre uma pedreira. E tivemos um jogo onde ambos os times poderiam ter saído com a classificação, pela quantidade de chances criadas, mas o Winterthur foi mais assertivo e saiu com a classificação: aos 30’, Elayis Tavşan abriu o placar para o FCW e o time não diminuiu o ritmo. Aos 54’, Oliver Batista Meier ampliou e aos 60’, Schmid diminuiu para o Basel. O Basel seguiu pressionando, mas o FCW buscava o terceiro gol e aos 84’ Damian Kelvin fez o terceiro e selou a classificação às semifinais.

FC Zürich (F) – Semifinal: Na semifinal o Zürich buscava a única taça acessível neste momento e fez um jogo muito parelho com o Winterthur, com muitas chances, mas pouca precisão dos dois times. O Winterthur poderia ter saído com a vitória no tempo regular, mas Aldin Turkeš desperdiçou o pênalti aos 77’ e o jogo foi para a prorrogação. Na prorrogação perdemos Zach Robinson por lesão e, quando estávamos pensando nos pênaltis, o Zürich chegou à vitória com Oko-Flex nos segundos finais.

Zurique---Winterthur_-Relatorio6440562ed

Na final o Zürich bateu a surpresa FC Thun e levou a taça.

CSSLc3c8735da539f84e.png

Janeiro e Fevereiro

Retomamos o campeonato Suíço no final de janeiro contra o Basel, e o time mostrou nervos de aço para conseguir um bom resultado: uma patacoada de Bettella aos 44’ colocou os RotBlau na frente, mas, no segundo tempo, o Winterthur reagiu em grande estilo: Chambost, aos 57’, e Chiappetta, aos 63’, viraram. Aos 81’ Mărginean fez o terceiro e selou a vitória. Em seguida encaramos o Lugano e a boa forma ofensiva continuou: 3x0, com gols de Elayis Tavşan, Patrick e Brückner.

Fevereiro seguiu como terminou janeiro: duas vitórias tranquilas sobre Servette e Sion precederam um empate nos minutos finais com o St. Gallen. Em seguida fechamos o mês contra o Lausanne com uma Doppietta do romeno Mărginean e a estreia com gol do reclamão Turhan.

6---Winterthur---Lausanne_-Relatorio781d

Março e Abril

O final da fase regular reservou grandes momentos e também seus percalços, começando pelo confronto com o líder Young Boys e os aurinegros martelaram o tempo todo a defesa do Winterthur, mas não chegavam ao gol. Nos acréscimos, Dylan Chambost bateu uma falta venenosa, a bola bateu na forquilha da trave e morreu nas redes do Wankdorf, garantindo uma vitória crucial para o andamento da competição. Em seguida, uma chuva de gols contra o Stade Lausanne-Ouchy: abrimos 3x0 até os 60’, mas o SLO diminuiu aos 54’ e o FCW fez o quarto aos 61’. Os adversários fizeram o segundo aos 79’ e ganharam ânimo renovado. No fim, permaneceu o 4x2. Em seguida fechamos o mês com um empate e uma derrota, respectivamente, fora de casa contra os vizinhos Zürich e Grasshopper-Club e goleamos o lanterna Thun.

7---Young-Boys---Winterthur_-Relatorio8f

Por fim, abril foi um mês de resultados distintos: um empate com o Basel, onde corremos o tempo todo atrás do placar, antecedeu uma goleada de 6x0 sobre o Lugano. Fechamos a fase regular com uma derrota para o Servette.

13---Winterthur---Lugano_-Relatorio6a9f2

Classificação

Credit-Suisse-Super-League_-Fases2675b0e

Ao fim da fase regular conseguimos alcançar o Young Boys, que teve seus problemas, e ficamos com uma campanha extremamente parelha, liderando apenas pelos critérios de saldo e gols marcados. Mas St. Gallen e Basel estavam à espreita também e o cenário estava extremamente aberto para a Fase Final, com 4 jogos em insanos 11 dias e uma pausa de 1 semana para a última rodada.

Fase Final

Na fase final a estreia veio contra o Grasshopper-Club, que vinha praticamente cumprindo tabela e Elayis Tavşan tornou a missão mais tranquila ao abrir o placar aos 13’. Turkeš fez o segundo e fechou a conta. Em seguida encararíamos o vice-líder Young Boys, num jogo que poderia mudar a sorte de todos os envolvidos, e o Winterthur foi menos produtivo, mas mais assertivo: no primeiro tempo Fofana e Turkeš fizeram 2x0 e deixaram a missão menos difícil. No segundo, Cedric Itten diminuiu para o YB, mas Damian Kelvin, pouco tempo depois, fez o terceiro e deixou o Winterthur mais próximo da taça.

2---Winterthur---Young-Boys_-Relatorio98

O adversário seguinte foi o Basel e o gol de Karweina, aos 7’, tornou a nossa missão dificil. O Basel empatou aos 40’ e Fofana diminuiu para o Winterthur aos 44’, mas foi um jogo que corremos atrás do prejuízo quase o tempo todo e a vitória adversária foi merecida. O Young Boys venceu seu jogo e a distância caiu para 1 ponto.

3---Basileia---Winterthur_-Relatoriobf1e

Faltando 2 jogos para acabar o campeonato, era hora de encarar a nossa “asa-negra” St. Gallen e tentar ao menos manter a diferença. E Randy Schneider estava inspirado: com um doblete, o Winterthur ficou na frente do placar, e Aldin Turkeš fechou a fatura. O Young Boys empatou, e a diferença ficou em 2 pontos.

4---Winterthur---St.-Gallen_-Relatorio43

Para a rodada final, contra o Zürich, a situação era clara: o Young Boys precisava ganhar e contar com uma derrota do Winterthur para levar a taça. E ambos os times teriam pela frente as equipes de Zurique: Winterthur x Zürich e Young Boys x Grasshopper-Club.

No Schützenwiese, o Winterthur criava, mas parava na defesa do Zürich. Em compensação, os visitantes tentavam contra-atacar a todo momento e a defesa fazia um bom trabalho até os 67’, quando Rodrigo Conceição escapou da marcação e bateu na saída de Lino Kasten. Com o gol adversário, o Winterthur necessitava empatar para seguir com o título nas mãos, mas não conseguiu e o Zürich venceu o jogo. Porém, no Wankdorf, o Grasshopper-Club venceu o Young Boys com um gol no início chacoalhando os aurinegros e, depois do apito final, O WINTERTHUR É BICAMPEÃO SUÍÇO!

Festa no Schützenwiese! Diretoria e torcida felizes com a taça após o encerramento de uma temporada difícil, com vários percalços, mas de muita luta e muita entrega.

Todos os Jogos

FC-Winterthur_-Encontrosfdbf606f4a1e17f1

Classificação

Credit-Suisse-Super-League_-Fasese566f6c

Estatísticas: JogadoresEquipes

O fator coletivo pesou nessa campanha. Saímos de 8 pontos atrás para o título, que veio bem apertado, mas veio. Com certa sobra, tivemos a melhor defesa e agora tivemos o melhor ataque, mesmo sem ter um artilheiro pra brigar pela chuteira de ouro local. Agora o meio fez diferença, marcando muitos gols, e a defesa contribuiu bastante.

Recebemos €783 mil pelo título. Daniel Gygax foi escolhido o melhor técnico e Xavi Hernandez foi despedido pelo Young Boys, mostrando que o clube da capital pode ser uma verdadeira máquina de moer treinadores.

Daniel-Gygax_-Noticias-1212123446459dad4

NOCL6a0068847a162b4c.png

Hora de falar do clube

Elenco

FC-Winterthur_-Visao-Geralf54eb6e0717c4f

Começando pelos goleiros, Lino Kasten e Sebastian Hornung se revezaram bem na baliza, com Lino assumindo o protagonismo embaixo das traves e, por fim, fazendo mais jogos. Ambos terminaram com classificação média bem alta.

Na defesa, Damian Kelvin se mostrou um verdadeiro “zagueiro-artilheiro”, com 9 gols marcados, se igualando a Schneider e Batista Meier na vice-artilharia da equipe. Kelvin ainda contribuiu com duas assistências, fora o grande volume de desarmes e outras intervenções. Fez grande dupla com Loïc Lüthi, ajudando a manter a defesa bem segura. Davide Bettella e Serge Müller foram ótimas reposições, segurando a bronca quando eram chamados. Nas laterais, Adrian Gantenbein e Miro Muheim foram duas fortalezas pelas laterais, colaborando com muitas assistências e desarmes. Os reservas, Luca Stellwagen e Angelo Brückner, foram muito competentes na rotação.

No meio, Remo Arnold e Basil Stillhart fizeram uma participação muito semelhante na volância, com quase o mesmo número de jogos e empatados em gols e assistências, o que me deixa numa sinuca de bico a respeito da reposição para o setor, já que pretendo buscar um trinco de ofício: Arnold é mais novo e um trinco de ofício, mas tem certa dificuldade para recuperar a forma física quando se lesiona; enquanto isso, Stillhart é mais velho e não performa tão bem como trinco, mas pode fazer um número de posições muito grande, tendo jogado até de LD quando necessário.

Falando dos dois vértices à frente, Randy Schneider é o cérebro desse time: pelos seus pés saíram muitos gols, assistências e momentos decisivos para o Winterthur, com a equipe caindo um pouco de produção quando o mesmo não jogou por algum motivo. Seu companheiro, na maior parte das vezes foi Dylan Chambost: o francês é mortal batendo faltas diretas e garantiu alguns pontos para o time. Na reserva, Patrick contribuiu de forma adequada, mas não justifica muito a permanência no elenco, enquanto o romeno Andrei Mărginean foi o 12º jogador, entrando muito bem nas partidas ou rotacionando com os titulares: 8 gols e 2 assistências.

No ataque, Oliver Batista Meier se mostrou uma reposição perfeita para Burkart na ponta direita, mas desempenhou bem nas duas pontas e trouxe confiabilidade na ponta esquerda quando Boubacar Fofana não podia jogar. No meio do ano a chegada de Elayis Tavşan deu mais fôlego ao setor direito, permitindo uma rotação melhor. Edvin Austbø teve poucos momentos, mas gostei das participações do norueguês.

A centroavância mais uma vez foi terra onde Aldin Turkeš imperou quase sozinho. Jermain Nischalke mostrou pouco para ameaçar o bósnio e acabou sendo emprestado para ganhar experiência, e Zach Robinson teve uma boa temporada de estreia. No meio do ano Tugra Turhan chegou para ser a terceira opção no ataque, e futuramente liderar o time. Turhan teve algumas participações importantes, mas a insatisfação crescente se tornou um obstáculo para a sua continuidade.

Para a próxima temporada a sensação é de dúvidas: o time formou uma base consistente, mas, cresceu o interesse dos demais clubes nos jogadores que aqui estão e a sensação é de um desmanche pode acontecer logo. Vai ser uma pré-temporada importante para o futuro do time.

Melhor 11 da TemporadaMelhor 11 do Save

Classe de 2026

Alexandre von AllmenDino ImeschGoran SinanovicKujtim HyseniMario UbersaxRobin LüscherRolf Grenaud

Não é desta vez que tivemos uma “Geração de Ouro” – ainda temos muitos jogadores surgindo com personalidades negativas, mas optei por contratar mais jogadores para reforçar o elenco de base. Kujtim Hyseni e Alexandre von Allmen são os destaques.

Finanças e diretoria

FC-Winterthur_-Sumario263a8d1e2428e81b.p

Sumário Comercial

As finanças deram uma grande alavancada com a participação na Champions, passando já para o status “seguro”. As projeções futuras são ainda mais animadoras e o orçamento para a próxima temporada é o maior de todo o save. A relação com a diretoria e a avaliação estão tranquilas, sem nada para pontuar.

Em abril a diretoria propôs uma nova renovação de contrato, a qual foi aceita e, agora, o contrato de Daniel Gygax irá até 2029.

Daniel-Gygax_-Recebidas-22e537d5c96680cc

A próxima temporada está chegando, vamos ver o que o destino reserva para o FC Winterthur e os comandados de Daniel Gygax.

#GoWinterthur

Postado

Muito bem na Champions, mas levar logo com o Milan foi dose. A Copa...pronto, não importa, mas o mais importante foi a conquista do título. Foi uma luta intensa até ao fim e até já provocaste o despedimento do coitado do Xavi.

Postado
Em 15/06/2025 em 17:00, Nismo disse:

Talles Magno (alô @Fujarra!).

Me deu calafrios só de ler.

Apesar de tudo, inegável que a campanha do Winterthur na Champions foi até onde deu e de dar orgulho. Caiu, mas nem era favorito mesmo.

O Elayis Tavşan até chegou sendo decisivo, finalmente bateu o chatão do Lausanne-Ouchy, a recuperação veio mas no final teve que contar com a sorte kkkkk... E o Xavi caiu, que loucura. Meio injusto, né? Parabéns pelo título!

Boa sorte pra próxima temporada nessa montagem de elenco aí, imagino que deve ao menos tentar defender o título nacional, quem sabe até com mais tranquilidade.

Postado

Eu inclusive ia falar "essa pica não é minha aspira", deixa pro @Fernandinhobol que agora é cria dele kkkkkkkkkk inclusive surpreendente que ele esteja no Milan, considerando que é o FM24

Fim de temporada digno, conseguiu a última vaga do playoff da Champions e caiu pra um time tradicional. Ainda não dá pra reclamar desse tipo de desempenho. O mais importante é que renovou o título (que foi mais difícil do que prometia)

Mas temos que conversar sobre o quão absurdo é o Xavi cair kkk

• Nismo mudou o título para FC Winterthur - Ein Alter Meister: 15/06 - You got to watch them, be quick or be dead ♫
Postado
Em 18/06/2025 em 23:05, Fernandinhobol disse:

Me deu calafrios só de ler.

Apesar de tudo, inegável que a campanha do Winterthur na Champions foi até onde deu e de dar orgulho. Caiu, mas nem era favorito mesmo.

O Elayis Tavşan até chegou sendo decisivo, finalmente bateu o chatão do Lausanne-Ouchy, a recuperação veio mas no final teve que contar com a sorte kkkkk... E o Xavi caiu, que loucura. Meio injusto, né? Parabéns pelo título!

Boa sorte pra próxima temporada nessa montagem de elenco aí, imagino que deve ao menos tentar defender o título nacional, quem sabe até com mais tranquilidade.

Obrigado Fernando!

Talles Magno no Milan é Top Contratações improváveis no FM.

A eliminatória contra o Milan foi um senhor aprendizado. Ainda estamos longe de meter medo na Champions, mas foi uma participação que trouxe muita bagagem.

Tavsan foi um achado. Conseguiu equilibrar as pontas de uma maneira que eu não tinha desde o Burkart.

O YB é uma máquina de moer técnicos (o substituto do Xavi é o terceiro desde o inicio do save), isso que o Xavi fez um baita trabalho.. Não ganhou o Suíço é rua, infelizmente.

Em 17/06/2025 em 07:33, Cadete213 disse:

Muito bem na Champions, mas levar logo com o Milan foi dose. A Copa...pronto, não importa, mas o mais importante foi a conquista do título. Foi uma luta intensa até ao fim e até já provocaste o despedimento do coitado do Xavi.

Obrigado Cadete!

A Copa ainda dá um aperto no peito. Seria legal fazer a 'dobradinha', mas não foi possível.

Lutamos demais pela taça, bom ver que conseguimos ir até o final.

Em 23/06/2025 em 09:30, Fujarra disse:

Eu inclusive ia falar "essa pica não é minha aspira", deixa pro @Fernandinhobol que agora é cria dele kkkkkkkkkk inclusive surpreendente que ele esteja no Milan, considerando que é o FM24

Fim de temporada digno, conseguiu a última vaga do playoff da Champions e caiu pra um time tradicional. Ainda não dá pra reclamar desse tipo de desempenho. O mais importante é que renovou o título (que foi mais difícil do que prometia)

Mas temos que conversar sobre o quão absurdo é o Xavi cair kkk

Obrigado Marcio!

Magno no Milan acho que diz mais do Milan que do Talles.

Somos muito 'verdes' pra Champions, foi uma participação de se orgulhar. A expectativa pro futuro é criar casca, mas vamos precisar evoluir bastante ainda.

Falei pro Fernando: pro YB, se não ganhar o Suíço é rua. Isso que o Xavi fez uma puta campanha e talvez seja o técnico de mais calibre que vai passar pelo clube até aparecer um Mourinho, por exemplo.

Postado

Bela campanha de remontada para buscar o bicampeonato. Tavşan foi cogitado por aqui em algum momento, mas ele não tinha o nível que eu esperava. Bom ver que para o Chocolatão ele entrega bastante.

A primeira experiência de UCL foi boa e te dará atalhos para tentar chegar às oitavas na próxima.

Postado
Em 01/07/2025 em 06:31, #Vini disse:

Bela campanha de remontada para buscar o bicampeonato. Tavşan foi cogitado por aqui em algum momento, mas ele não tinha o nível que eu esperava. Bom ver que para o Chocolatão ele entrega bastante.

A primeira experiência de UCL foi boa e te dará atalhos para tentar chegar às oitavas na próxima.

Obrigado Vinny!

Tavsan foi essencial nessa segunda metade da temporada. Tem sido um jogador bem interessante de ver.

Foi uma remontada dificil, especialmente pela reta final tão encavalada de jogos, mas conseguimos a taça. Na Champions, pelo menos neste inicio, acho que ainda vamos depender bastante do calendário. É tentar aprontar e contar com a sorte pra chegar nas oitavas. Ao menos pagam muito bem só por chegar na fase de grupos, e isso vai ajudar bastante no crescimento do time.

• Nismo mudou o título para FC Winterthur - Ein Alter Meister: 06/07 - Se preparando para o que não aconteceu.
Postado

Se preparando para o que não aconteceu.

Terminamos a terceira temporada do save, uma temporada que teve seus percalços, mas que terminou com mais uma taça no armário e um cenário de consolidação para o Winterthur entre os principais times suíços. Vamos ver como foi a pré-temporada 2026-27:

NOCL6a0068847a162b4c.png

Daniel-Gygax_-Recebidas009f48f9258508db.

Aos poucos a diretoria vai subindo as expectativas da temporada. Ainda não está falando em defesa do título, mas ao menos gostaria de ver o Winterthur na Liga Europa 2027-28. E, para isso, aumentou bastante o orçamento geral, impulsionada pelos ganhos financeiros com a Champions League. Neste momento a Copa local e a Champions League ainda estão em segundo plano, exigindo ao menos as quartas de final no primeiro e o playoff pré-Fase de Liga no segundo torneio. Porém vocês vão ver que muito pouco dessa dinheirama foi realmente gasta.

Finalizando a seção, apresento as camisas desta temporada. A Jako está na sua última temporada de fornecimento de camisas para o clube, enquanto a Keller Pressure (indústria) tem contrato até 2027-28 e a Init7 (telecom) até 2028-29. A novidade fica pela entrada da Sika na manga, em acordo válido até o fim da temporada, no espaço que era ocupado pelo banco Valiant. A Sika é do setor químico, voltada ao desenvolvimento de produtos para as áreas de impermeabilização, vedação, fixação, isolamento térmico e semelhantes utilizados na indústria da construção e automobilistica.

Camisasf7987e312ac62a6b.png

PRTPRa114770efa703a2d.png

Saídas

Hora de falar das transferências. Começando pelas saídas, no final da temporada vários jogadores estavam na mira de outros clubes, desde peças principais como Randy Schneider, Miro Muhem e Lino Kasten, até jogadores com um papel menor, como Angelo Brückner. Esta situação me levou a preparar um mercado onde eu listei vários jogadores como reposição para o clube, mas a transformação destes interesses em propostas concretas não foi o que aconteceu. Eu tenho uma teoria que pode explicar o ocorrido: desde o save com o Las Palmas eu adoto uma política de não pagar para novas contratações um salário maior que o do jogador mais bem pago do clube. Isso me obriga a propor renovações sucessivas de contrato dos destaques do time, o que os deixa satisfeitos e mantém eles por mais tempo no clube. Durante o save lidei poucas vezes com jogadores insatisfeitos com contrato, ou querendo sair, sendo que o principal jogador a sair até agora foi Nishan Burkart, que considerei bem vendido ao Osasuna.

Não tivemos muitas dispensas e nenhuma de muita importância, portanto não trouxe a listagem de dispensados, e, nas saídas, vários jogadores foram cedidos ao Schaffhausen para ter tempo de jogo. Financeiramente, ganhamos €83 mil com a saída de Patrick ao Neftçi, do Azerbaijão, numa liga que o mesmo conhece muito bem; e €550 mil com a venda de Sam Krawczyk para o Legia Varsóvia. O polonês foi um dos artilheiros da Challenge League da última temporada, pelo Schaffhausen e ficou bem avaliado no mercado. Além disso, alguns empréstimos também tiveram pagamentos de valores para selarem os acordos, o que ajudou a engordar um pouquinho o nosso caixa.

Elenco

Hora de falar como o elenco ficou para esta temporada. Desta vez trabalharei com 23 jogadores.

Goleiros

FC-Winterthur_-Visao-Geral6f0222b6e17eb9

Na baliza, a disputa de titularidade entre Sebastian Hornung e Lino Kasten continua, mas, finalmente consegui achar um arqueiro suíço promissor após a saída de Marvin Keller. Se trata de Jerôme Bieler, que estava no recém-promovido Luzern. Com 19 anos, o arqueiro mostra que pode ser uma opção interessante para o Winterthur a longo prazo.

30.-Jerome-Bieler12b0bffca1935a66.png

Defesa

FC-Winterthur_-Visao-Geral-20adbeda3095d

O time como um todo não sofreu profundas mudanças, mas a defesa foi a área que realmente teve menos mudanças. Na lateral direita, continua a dupla Adrian Gantenbein e Angelo Brückner. Na zaga, Loïc Lüthi e Damian Kelvin seguem titulares, com os bons Serge Müller e Davide Bettella fazendo a rotação. Na esquerda, Miro Muheim ganhou a companhia do norueguês Fredrik Oppegård, trazido do Heerenveen/HOL por €1 milhão. Fredrik vem para o lugar do dispensado Luca Stellwagen e é um jogador que vejo como futuro do Winterthur para a posição.

19.-Fredrik-Oppegard671be60c4b5bafdc.png

Meio-campo

FC-Winterthur_-Visao-Geral-396e711f1065d

Na volância o plano inicial era manter Basil Stillhart e vender Remo Arnold, mas não houve interesse no nosso trinco e o mesmo cumprirá seu contrato com o clube. Para reposição de Arnold, veio Aleksa Matič, trazido do Voždovac/SER por €750 mil. Aleksa, com 23 anos, já mostra bons atributos técnicos e tem como característica gerir o ritmo de jogo.

31.-Aleksa-Matic04524fb2bb5800c0.png

Outra contratação, pensado nas regras de jogadores formados no clube, é Alessandro Romano, contratado da Roma por €275 mil. Romano é formado no Winterthur e foi trazido como opção a Andrei Mărginean (cada vez mais importante), Randy Schneider e Dylan Chambost, pensando em uma opção para os próximos anos.

29.-Alessandro-Romanoe3d3e859ea99b6a4.pn

Ataque

FC-Winterthur_-Visao-Geral-42af849b1c1a8

No ataque, a saída de Boubacar Fofana por empréstimo à Cremonese abriu espaço para que Oliver Batista Meier assuma a titularidade na ponta esquerda e Elayis Tavşan seja o titular na direita. Como reservas para os setores, temos Joseph Banda e Zach Robinson, respectivamente. Como centroavantes, temos Aldin Turkeš e seu novo parceiro, Borisav Burmaz. Burnaz foi um dos artilheiros do último campeonato romeno pelo Rapid Bucureşti e custou €1 milhão. O sérvio reúne bons atributos e hoje é a grande esperança em manter a boa produção ofensiva no ataque junto ao bósnio, já que o insatisfeito Tugra Turhan foi cedido ao Schaffhausen para ter tempo de jogo e esfriar a cabeça.

9.-Borisav-Burmaz0eda0c2de9ac27e6.png

Transferências 1Transferências 2

Amistosos

FC-Winterthur_-Encontros9e97f5ba76e83835

LuzernSirnach-StellaOberwinterthurTössfeld

No save a pré-temporada tem sido mais para deixar os jogadores aptos fisicamente do que exatamente para testar novas opções táticas e contratações. Destaque para os 13-0 sobre o Tössfeld e os 5 gols de Turkeš contra o Oberwinterthur.

CSSLc3c8735da539f84e.png

SwissSuperLeagvueClubs25fa6e856f77c06a.p

Acima: Young Boys, FC Basel, FC St. Gallen, FC Zürich, FC Winterthur e Servette

Abaixo: FC Lugano, Lausanne-Sport, FC Sion, Grasshopper-Club, Stade Lausanne-Ouchy e FC Luzern

Os tempos de azarão parecem ter ficado para trás, na previsão geral. Hoje a imprensa vê o Winterthur ao menos para brigar pelas vagas europeias. Ainda assim, bastante atrás dos concorrentes.

Credit-Suisse-Super-League_-Antevisao-da

O Young Boys, pra variar, trocou o treinador novamente: Christian Eichner, ex-Freiburg, é o novo comandante.

Estes são os primeiros jogos:

FC-Winterthur_-Encontrose7b5aa04fb65674c

#GoWinterthur

Postado

Equipa parece bem preparada. Os amigáveis foram contra equipas modestas, mas os resultados foram extremamente positivos.

Postado

Vem construindo um elenco de qualidade, que deve ser o suficiente para atingir os seus objetivos nessa temporada.

Postado
Em 07/07/2025 em 05:20, Cadete213 disse:

Equipa parece bem preparada. Os amigáveis foram contra equipas modestas, mas os resultados foram extremamente positivos.

Obrigado Cadete!

Em 07/07/2025 em 12:14, Johann Duwe disse:

Vem construindo um elenco de qualidade, que deve ser o suficiente para atingir os seus objetivos nessa temporada.

Obrigado Johann!

Tem sido um trabalho bem longo nessa construção de elenco. Meu desafio hoje é conseguir manter a qualidade na rotação e, pelo que vi, tenho conseguido.

• Nismo mudou o título para FC Winterthur - Ein Alter Meister: 13/07 - Quem com gols fere, com gols será ferido.
Postado

Quem com gols fere, com gols será ferido.

Vamos dar início aos jogos oficiais do Winterthur nessa temporada 2026-27.

SCHWC2b123130a906ad27.png

FC Rapperswil-Jona (F) – Primeira fase: Normalmente as primeiras eliminatórias da Copa Suíça são até tranquilas, mas, nesta temporada a zebra chegou muito perto de passear. Começamos bem o jogo, abrindo 3x0 no primeiro tempo com Bettella, Chambost e Burmaz. No início da segunda etapa, em questão de 2 minutos, o Rapperswil diminuiu para 3x2 com Giger e André Ribeiro e o jogo ficou mais perigoso. Aos 66’, Burmaz fez o segundo dele e selou a vitória por 4x2.

Kreuzlingen (F) – Segunda fase: Mais um time sem divisão, e o Kreuzlingen ficou a maior parte do tempo nas cordas, ainda que tenha conseguido empatar a partida com Arifagic. O Winterthur poderia ter vencido por uma diferença maior, mas o doblete de Burmaz e o gol de Aleksa Matič bastaram para a classificação.

FC Zürich (F) – Terceira fase: Numa repetição da última semifinal, onde o Zürich levou a melhor e depois a taça, desta vez foi o Winterthur quem riu por último. O Winterthur criava mais, com o Zürich tentando aproveitar uma ou outra chance, mas parava nas falhas de conclusão. Aos 88’ Chambost tirou um coelho da cartola e selou a passagem às quartas de final.

3---Zurique---Winterthur_-Relatorio015f3

O próximo adversário será o Stade Lausanne-Ouchy, em fevereiro.

UchamL917767be2f0af2ae.png

Playoff: Ferencváros – Hungria

No playoff da Champions encaramos os húngaros do Ferencváros, hoje um dos times mais sólidos do Leste Europeu, que aposta nos jogadores nacionais e tenta fugir do clichê de trazer medalhões para o elenco. Mesmo com a Hungria não sendo jogável no save, era um time para prestar atenção.

A ida foi em Budapeste e, aos 5’ Oliver Batista Meier abriu o placar para o Winterthur. Porém, aos 6’ perdemos Randy Schneider por lesão, com o francês Chambost entrando no lugar. E a mudança tão prematura no jogo não arrefeceu o ânimo dos jogadores, pois num intervalo de 10 minutos aumentamos a conta para 4x0: Chambost aos 13’, Mărginean aos 18’ e Elayis Tavşan aos 23’. Os húngaros tentavam chegar ao gol, mas eram pouco efetivos e, aos 53’, Elayis Tavşan fez o seu segundo no jogo e o quinto do Winterthur, trazendo uma vantagem de cincum para a volta, em Zurique.

0---Playoff-1---Ferencvaros---Winterthur

Na volta, diante da vantagem construída, resolvi escalar um time misto, mas o Ferencváros estava com sangue nos olhos: Pešič abriu o placar aos 12’, mas Zach Robinson marcou duas vezes (aos 18’ e aos 37’, de pênalti), virou o jogo e ampliou a vantagem no confronto para o Winterthur. Aos 42’ o mesmo Pešič empatou a partida. No segundo tempo, Zvekanov fez mais dois para os alviverdes, deixando o jogo em 4x2. Ainda faltavam mais 4 gols para o Ferencváros, mas o tempo foi se esgotando e o Winterthur, mesmo com o grande susto, estava novamente na Fase de Liga da UEFA Champions League.

Este foi o calendário sorteado:

Daniel-Gygax_-Recebidas-2c4c1048fbe05719

Setembro e Outubro

Estreamos na fase de liga em Praga, contra o Slavia, e fomos defenestrados aos 20’, pois o Slavia já vencia com dois gols de Mojmir Chytil. Randy Schneider, ainda aos 57’, diminuiu para o Winterthur, mas foi pouco e voltamos para a Suíça com uma derrota.

Em seguida, na Áustria, encaramos o Red Bull Salzburg e tivemos um jogo “toma lá, dá cá”: Aos 32’, Amine Gouiri abriu o placar para os touros, mas o Winterthur não se abateu e empatou com Oliver Batista Meier, Oscar Gloukh, aos 61’ recolocou o Salzburg na frente, e aos 63’ Batista Meier devolveu na mesma medida. Com o 2x2 no placar e o tempo correndo, o jogo ficou mais imprevisível e, aos 89’, Alessandro Romano saiu do banco e chancelou a vitória do Winterthur por 3x2.

2---RB-Salzburg---Winterthur_-Relatorio0

Fechando o bimestre, encaramos o todo poderoso Real Madrid em Zurique e, mesmo ciente do abismo entre os times, não tivemos medo dos merengues. Seguramos bem a equipe espanhola, que perdeu Vinicius Jr. por lesão, mas teve em Florian Wirtz o seu bastião ofensivo com 2 gols marcados. Nos minutos finais Loïc Lüthi diminuiu para 2x1 e a sensação, mesmo com a derrota, que ficou foi de que fizemos um bom trabalho.

Novembro e Dezembro

Retomamos a Champions em novembro, contra o RasenBallsport Leipzig (ah o jeitinho alemão de burlar a legislação da Bundesliga) e foi um jogo que mostrou que ainda temos um caminho até brigar com os times das grandes ligas: tendo jovens mais destoantes que o irmão Salzburg, o Leipzig contou com Loïs Openda, que brilhou com 2 gols e ainda contou com uma patacoada do nosso goleiro Hornung para vencer por 3x0.

Em seguida, tivemos o Beşiktaş pelo caminho e não tomamos conhecimento dos turcos: Aldin Turkeš abriu o placar aos 29’ e o Winterthur seguiu pressionando o adversário. A vantagem só foi aumentada nos minutos finais: Randy Schneider fez o segundo aos 81’ e Borisav Burmaz saiu do banco para fazer um doblete nos acréscimos, selando a goleada por 4x0.

5---Winterthur---Besiktas_-Relatorio47ed

Fechamos o ano contra o Club Brugge com Aldin Turkeš abrindo os trabalhos aos 25’ e Randy Schneider ampliando aos 28’. Os belgas diminuíram com De Cuyper aos 35’, mas o Winterthur dominava as ações do jogo. Aos 84, Turkeš fez o segundo da partida e garantiu mais uma vitória crucial para o Winterthur

Classificação

Liga-dos-Campeoes-Europeus-UEFA_-Fases09

Com 75% da Fase concluída, o Winterthur segue na briga para ir ao playoff, com uma campanha mais solidificada em relação à temporada anterior. As duas últimas rodadas terão Paris Saint-Germain (Paris é meu ovo) e Feyenoord pelo caminho, com os franceses em vias de selar a passagem direta às oitavas e os holandeses ainda sonhando com a passagem aos playoffs.

CSSLc3c8735da539f84e.png

Julho e Agosto

Começamos a temporada contra o Luzern e o Winterthur deu uma resposta totalmente diferente do amistoso: Com 10 minutos de jogo já estava 3x0 com gols de Schneider, Turkeš e Elayis Tavşan. Yade diminuiu em seguida para o Luzern, mas Schneider, novamente, e Burmaz fizeram o quarto e o quinto gol do Winterthur. Buso diminuiu para o Luzern e o jogo terminou num agitado 5x2.

1---Winterthur---Luzern_-Relatorio772099

A volúpia ofensiva seguiu na rodada seguinte, com um 3x0 sobre o Lugano: doppietta de Borsiav Burmaz e Andrei Mărginean abrindo a sua conta particular na temporada. Fechamos julho contra o Basel e, desta vez, fomos punidos: o adversário dominou o jogo e venceu merecidamente por 3x0.

Agosto começou contra o Sion e abrimos 2x0 no primeiro tempo com Elayis Tavşan e Boubacar Fofana (naquele momento ainda no clube), mas o Sion não se abateu: Brahimi aos 46’ diminuiu e a equipe Rouge et Blanc cresceu no jogo. O Winterthur parou na defesa adversária, em especial no zagueiro Pastina (7,7), e o Sion arrancou o empate nos acréscimos.

Em seguida encaramos o Servette e, mais uma vez, suamos sangue contra os grenás: Enzo Crivelli, aos 7’, abriu o placar para o clube de Genebra. A reação foi rápida e fulminante: Randy Schneider, aos 12’ e Andrei Mărginean, duas vezes (13’ e 27’) viraram o placar para o Winterthur. Mas, não tá morto quem peleia, e o Servette empatou por 3x3 com o segundo gol de Enzo Crivelli aos 52’ e Guillemenot aos 74’. O jogo ficou aberto até os instantes finais, quando Aldin Turkeš fez o quarto do Winterthur aos 88’ e selou a vitória.

5---Servette---Winterthur_-Relatoriobd68

A curiosidade deste jogo fica por Oliver Batista Meier, que colaborou com as 4 assistências e foi eleito melhor em campo com nota 9,4.

Depois de uma semana de copas, voltamos à Super League contra o Zürich e Giotto Morandi aprontou logo no minuto inicial, mas Aldin Turkeš estava inspirado e virou o jogo com gols aos 12’ e aos 45+2’. Mais uma vez Andrei Mărginean colaborou e fez o terceiro, aos 57’, garantindo mais três pontos. E fechamos agosto contra o Lausanne-Sport, que abriu 2x0 aos 26 minutos e, mesmo com a expulsão de Olivier Custódio, segurou a vitória com unhas e dentes. Aldin Turkeš diminuiu nos minutos finais, mas foi pouco para reverter.

Setembro e Outubro

Começamos Setembro num jogo de “Líder vs Vice-líder” contra o Grasshopper-Club e mais uma vez tivemos que correr atrás do prejuízo. Stubila abriu o placar para o adversário e, 5 minutos depois, Oliver Batista Meier empatou. Nos acréscimos do primeiro tempo Aldin Turkeš teve a chance de virar a partida, mas desperdiçou pênalti nas mãos do goleiro Hammel. Em seguida nos recuperamos com uma goleada sobre o Stade Lausanne-Ouchy, onde já estava 4x1 no primeiro tempo em grande partida de Andrei Mărginean.

9---Stade-Lausanne-Ouchy---Winterthur_-R

Depois do SLO tivemos 15 dias de intervalo para a Super League e fechamos setembro contra o Young Boys. Esposito abriu o placar para o time da capital suíça aos 5’, mas o ataque adversário parava em bom dia da defesa do Winterthur. Nos acréscimos finais fomos recompensados com o empate: Aldin Turkeš saiu do banco e garantiu um pontinho suado.

10---Young-Boys---Winterthur_-Relatorio8

Iniciamos outubro contra o Basel e, apesar do resultado, o time mostrou outra atitude em relação ao confronto anterior entre os times: o Basel terminou o primeiro tempo na frente do placar por 2x0 (Renato Veiga e Mika Biereth), mas, em 2 minutos, o Winterthur empatou com Miro Muheim aos 51’ e Randy Schneider aos 52’. Dubasin fez o terceiro e recolocou o Basel na frente, mas o Winterthur tentou o empate até o final. No confronto seguinte tivemos o St. Gallen pelo caminho e parece que os dias de freguês para os alviverdes são coisa do passado: o jogo estava equilibrado até a expulsão de Witzig, do St. Gallen, na segunda etapa e, depois, o Winterthur cresceu e fez 3x0 (Elayis Tavşan, Aldin Turkeš e Loïc Lüthi).

12---Winterthur---St.-Gallen_-Relatorio5

Fechamos outubro com um empate sem gols para o Luzern e uma vitória de virada nos minutos finais sobre o Sion.

Novembro e Dezembro

Novembro iniciou contra o Servette, e aos 8’, Zach Robinson abriu o placar e deu tranquilidade para o Winterthur. Damian Kelvin, aos 54’, ampliou e ajudou a garantir mais 3 pontos. Em seguida, encaramos Lugano e Zürich e Fredrik Oppegård brilhou: jogando como LE ou ponta esquerda, o norueguês colecionou 3 gols, 1 assistência e foi o melhor em campo nos dois jogos, ajudando a garantir os 6 pontos do período.

15---Winterthur---Servette_-Relatorioc94

Fechamos novembro com uma derrota nos acréscimos para o Lausanne-Sport e, em dezembro, tivemos Zach Robinson decidindo contra o Grasshopper-Club com duas cabeçadas certeiras e um hat-trick de Aldin Turkeš sobre o Stade Lausanne-Ouchy

20---Winterthur---Stade-Lausanne-Ouchy_-

Todos os Jogos

FC-Winterthur_-Encontrosbb7c8a463b2254b8

Classificação

Credit-Suisse-Super-League_-Fases9e5ece6

Estatísticas: JogadoresEquipes

Terminamos 2026 na liderança da Super League. Mantivemos a ótima produção ofensiva durante todo o período. Hoje, com muitas sobras, é o melhor ataque da competição. Por outro lado, a defesa começou mal, mas aos poucos foi se recuperando. Ainda assim é a sexta pior do campeonato, fugindo um pouco do padrão do Winterthur nas últimas temporadas.

Ainda faltam 13 jogos para o fim da fase regular, mas, ao que tudo indica, teremos uma competição acirrada, com o Basel recuperando-se de temporadas ruins e se colocando na briga junto do Winterthur. O St. Gallen está um pouco atrás, mas deve ser olhado com cuidado.

NOCL6a0068847a162b4c.png

Hora de falar do clube

Elenco

FC-Winterthur_-Visao-Geralee54d43cf58033

O interessante desta temporada é que quase todo mundo está com seus momentos de destaque. Finalmente parece que achei um bom contraponto a Aldin Turkeš – hoje brigando pela chuteira de ouro da Liga – no ataque. Borisav Burmaz teve uma fase muito prolífica no início da temporada, mas o bósnio aos poucos foi crescendo e hoje já é o artilheiro do time. Andrei Mărginean é outro que teve grandes momentos: com 8 gols e 2 assistências, já decidiu sozinho alguns jogos e tem sido uma reposição boa para Randy Schneider, que não está tão decisivo como na temporada passada, mas, ainda assim, é o grande cérebro da equipe.

Oliver Batista Meier não é tão prolífico em gols, mas 13 assistências já saíram dos seus pés e encontraram as redes. Outro jogador a pontuar é Zach Robinson, que, mesmo insatisfeito com seu tempo de jogo (está listado para sair), contribuiu com gols cruciais nos últimos jogos.

Na defesa, os goleiros têm sido alvos de questionamento. Lino Kasten começou a temporada de titular, mas uma sequência de gols tomados abriu espaço para Sebastian Hornung, que melhorou um pouco a média de gols sofridos, mas, ainda assim, não é exatamente um goleiro titular, tanto que ambos tem o mesmo número de jogos e status de suplente.

Já tivemos a previsão da próxima fornada e ela, é, no mínimo, intrigante.

Daniel-Gygax_-Recebidas-26d307aaca64a52e

Finanças e diretoria

FC-Winterthur_-Sumarioa0f40d7d57123714.p

Financeiramente o clube navega por mares muito calmos, com o balanço financeiro beirando os €50 milhões positivos graças aos prêmios da UEFA Champions League. Inclusive a diretoria resolveu por conta própria aumentar o orçamento de transferências, que eu já achava alto. Agora há quase €30 milhões para compras de jogadores e uma sobra de €500 mil em salários, o que será importante para encontrar opções para o final desta temporada e desenvolver as contratações da próxima.

Na infraestrutura a reforma do CT foi concluída e o status passou de adequado para ótimo. Ainda pedi a melhoria da estrutura para a academia de jovens do clube, que a diretoria prontamente aceitou.

Daniel-Gygax_-Recebidas69e4c2a766829920.

A avaliação do trabalho de Daniel Gygax é muito positiva e não deve dar sinais de desgaste neste momento.

Próximos Jogos

FC-Winterthur_-Encontros-368c9c779d6a895

Teremos a janela de inverno e mais uma maratona de jogos até abril, que pode aumentar em caso de passagem às fases decisivas da UEFA Champions League e Copa da Suíça. O que o destino reserva ao Winterthur?

#GoWinterthur

Postado

Curioso a diretoria não te botar ainda como favorito a título, mas talvez isso role na próxima temporada.

Campanha até aqui boa, sobrevivendo bem nas copas, mas com oscilações aqui e ali. Um time claramente em processo de solidificação. Inclusive, com 2 baita artilheiros, considerando o número de jogos e gols, Burmaz e Turkes vem correspondendo bem.

É isso. Vai chegar na próxima fase da champions enquanto passa de fase na Copa e firma o primeiro lugar na liga. 

Postado

Equipa continua em excelente plano a nível interno, e vai fazendo furor na Champions. Acredito que passes à próxima fase.

Que bom ver o meu Arsenal assim.

Postado

Gol para todo lado. O sorteio deu esperança, mas quando perdeu para o Slavia Praga, que parecia o time mais frágil do chaveamento, achei que estava perdida a chance de classificação. Bom que conseguiu a vitória fora contra o Salzburg, que mantém vivo o sonho.

Na liga esquece, Winterthur campeão amanhã. Turkes voltou ao bom nível, o que uma boa mexida no conforto da titularidade não faz...

Postado

Devagarinho o time vai crescendo, consolidando sua força em casa e começando a crescer nas competições europeias.

PSG é pedreira mas Feyenoord dá pra passar.

Postado
Em 14/07/2025 em 11:27, Fujarra disse:

Curioso a diretoria não te botar ainda como favorito a título, mas talvez isso role na próxima temporada.

Campanha até aqui boa, sobrevivendo bem nas copas, mas com oscilações aqui e ali. Um time claramente em processo de solidificação. Inclusive, com 2 baita artilheiros, considerando o número de jogos e gols, Burmaz e Turkes vem correspondendo bem.

É isso. Vai chegar na próxima fase da champions enquanto passa de fase na Copa e firma o primeiro lugar na liga. 

Obrigado Fujarra!

Essa visão da diretoria tá mudando aos pouquinhos, mas tenho a mesma opinião tua: na próxima temporada o sarrafo deve subir.

Estamos bem no campeonato. Temos as nossas oscilações, mas, até agora a equipe vem performando bem.

Burmaz foi uma bela contratação. No geral tem melhorado até os outros jogadores na produção ofensiva.

Em 15/07/2025 em 06:01, Cadete213 disse:

Equipa continua em excelente plano a nível interno, e vai fazendo furor na Champions. Acredito que passes à próxima fase.

Que bom ver o meu Arsenal assim.

Obrigado Cadete!

Em 17/07/2025 em 07:46, Marcolation disse:

Gol para todo lado. O sorteio deu esperança, mas quando perdeu para o Slavia Praga, que parecia o time mais frágil do chaveamento, achei que estava perdida a chance de classificação. Bom que conseguiu a vitória fora contra o Salzburg, que mantém vivo o sonho.

Na liga esquece, Winterthur campeão amanhã. Turkes voltou ao bom nível, o que uma boa mexida no conforto da titularidade não faz...

Obrigado Marco!

Essa Fase de Liga foi de surpresas. Eu tava esperando ganhar do Slavia e tentar ao menos um empate com o Salzburg e a sorte contra os demais, mas fomos muito bem e hoje já ao menos sonhamos com a classificação.

Turkes realmente achou um adversário interessante no Burmaz (até acendendo aquela tensão Bósnia-Sérvia), mas tem mostrado pq está há tempos no clube.

15 horas atrás, Tsuru disse:

Devagarinho o time vai crescendo, consolidando sua força em casa e começando a crescer nas competições europeias.

PSG é pedreira mas Feyenoord dá pra passar.

Obrigado Tsuru!

Aos pouquinhos vamos consolidando essa força local e buscando algo a mais na Europa. Tem sido bem legal de ver esse progresso.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...