Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fernando Souza: O Peregrino - Vencer, Vencer, Vencer! (07/11)

Posts Recomendados

Postado

Do Soccer para o Football

image10babcf6dfddc66e.png

💭 “Como c4r4lh0s eu cheguei até aqui? 😯

“~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Tudo começou naquela viagem para a Malásia. Não foi só para curtir, eu quis saber como era o futebol de lá, pensando em seguir uma carreira como analista ou olheiro. Os bilhetes me colocaram ao lado de Ahmad Faizal Bin Hassan, um agente intermediário que via comigo Penang x Selangor.

Live: Penang vs Selangor, Kesebelasan Utama & Siaran TV Challenge Cup

[B] Eles não vêm bem no campeonato. Fiquei sabendo até que devem demitir o treinador em breve e tentar algo diferente.

[F] Parece até que estou no Brasil! Com algum projeto eles podem voltar a serem importantes, não acha? 

[B] Você quer falar em projeto aqui na Malásia? (Risos). A criançada aqui assiste Premier League, não há motivos para ver o futebol daqui, e as infraestruturas de formação são precárias. 

(um tempo depois…)

[B] Por falar em licença, você não possui aquela licença da federação brasileira?

[F] Possuo, mas…

[B] Interessante. Acho que o Penang poderia te contratar!

[F] Wow, vamos com calma! Por que arriscariam tanto trazendo um desconhecido que mal fala o idioma local para salvar o Penang? 

[B] Seria a menor das loucuras dos dirigentes aqui. Alguns deles incham a base de jogadores horríveis de mesmos empresários para favorecê-los, como um lobby. Aí o futebol local não evolui. Eu tenho uma outra visão. E você também, vejo em você alguém que acredita na evolução do futebol onde há só mato!

[F] Eu falei que conheço sobre táticas, jogo aquele joguinho, o Football Manager, mas viver aqui? Nossa… preciso de um tempo para pensar.

“~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

imageaec7703031ad04ed.png

Bin Hassan foi peça central na contratação de Fernando Souza pelo Penang FC. Foi ali que os caminhos começaram a mudar e uma carreira de treinador começou a ser construída. Apesar dos problemas de infraestrutura e pagamentos em dia, o trabalho não foi abalado, e a paixão pelo esporte moveu seu interesse em aprender mais de tática e gestão de pessoas. 

🇲🇾 Títulos de taças e duas vezes campeão da liga. Assim despontava um treinador promissor, ainda que muito desconhecido. Mohd Sukri, Rafael Vitor, Mohd Faizal, Raj, Salomon Kalou… são só alguns nomes que tiveram sucesso nessa liga e moveram aquele projeto sonhador de voltar ao topo do futebol malaio. ... “No começo daquela passagem, foi inclusive a minha equipe que fazia os melhores contra-ataques já treinei. Não se pode subestimar um grupo de jogadores determinados a jogarem bola.”

Só que não era a intenção ficar ali para sempre. Agora uma vez treinador, sempre treinador, e a intenção de explorar outros países esteve sempre viva. Depois do desempenho aguerrido na Liga dos Campeões Asiática, mesmo que eliminados na fase de grupos, outros mercados asiáticos olharam para o trabalho do brasileiro. Era o adeus a um país que foi surpreendentemente acolhedor mesmo com uma cultura tão diferente.

KLIA Airport

🇰🇷 Começou então sua trajetória no Gangwon FC, da Coreia do Sul. Infelizmente as coisas foram bem difíceis, com a adaptação até mais dura que na Malásia. Num país em que a cobrança social por aparência e status, e estendendo para o futebol, por resultados, prevalece… Só sobrou evitar o rebaixamento com uma equipe quebrada financeiramente mesmo. ... “Mas ainda revelaram boas promessas, o Yoo Jong-Soo está hoje no futebol europeu.”

🇪🇬 Para dar um passo à frente na carreira aqui, teve que ser um destino arriscado onde poderia acabar virando um passo atrás: Ceramica Cleopatra, à beira do rebaixamento no campeonato egípcio. Só descobriu a existência do desafio graças ao seu primo Carlos, e teve a chance graças aos contatos de Bin Hassan, que apesar de malaio tem ascendência egípcia. “Lá vou eu ser técnico bombeiro de novo”... E deu no que deu: título da liga já na temporada seguinte, quase invicto. Cadu, Kaiki, Encada, Canaria, Cauan Barros, Amadi e Odoh Valentine foram só alguns dos nomes que foram fundamentais na derrubada da hegemonia do Al-Ahly. ... “Equipe mais ofensiva que já montei, é a que jogava mais bonito”. 

🇺🇸 Assim, um passo maior, financeira e esportivamente, foi dado: o scout do New York City fez seu serviço para encontrar um novo técnico, e lá estava ele numa das maiores cidades do mundo, mas estava de volta ao Ocidente, e num clube rico finalmente: mais estabilidade para trabalhar. Deu para ensinar a alguns americanos o “verdadeiro futebol”: apesar de não ter tido tanta brasilidade no estilo da equipe, o time de Brad Young, Avilés, Nathan, Jordan James, Servania, Alcócer e cia. colocou a Major League Soccer no bolso e mostrou superioridade técnica e tática. ... “Time com a maior capacidade de controle e competitividade que comandei”. 

Deu pra provar que mesmo em situações que exigiam respostas mais imediatas, foi possível partir dali para um projeto de futebol mais robusto. Com o trabalho de destaque numa liga já bem mais conhecida, não foi muito difícil para aparecer uma oferta de trabalho mais atraente. Já se tinha o olho no futebol brasileiro, voltar um pouco pra casa, só que nenhum clube realmente atrativo estava à procura de treinador. Ao fim de 2031, o recém-promovido Hull City perdeu seu antigo treinador para o Leicester City, na lanterna da Premier League. Movimento arriscado do homem, mas que exigiu resposta rápida do clube de Kingston Upon Hull para cumprir sua visão:

imagef013f8237b4a4445.png

👨‍🚒 Prestes a completar 30 anos, com 11 títulos na bagagem, chegou a hora do desafio “técnico bombeiro try-hard”: evitar o rebaixamento do Hull City na Premier League. Agora o jogo é na maior liga do mundo. 

“É evidente que é um nome promissor. Agora, como um técnico que já usou o discurso ‘minha filosofia de jogo é não ter filosofia fixa’ pode entregar algo a um clube com tendência de descenso como o Hull? O futebol praticado é muito diferente do praticado na América. O Hull segue com suas questionáveis administrações e só está onde está graças a sua torcida mesmo, que deve questionar mais essa decisão da diretoria.” - Andy Hinchcliffe, da Sky Sports.

1kSSU%3D

“Muito feliz pela chegada dele. Tem uma trajetória bonita e espero que tenha sucesso aqui. É o que chamo de ‘merecimento’. ” - Tite, técnico do Aston Villa.

“Chateado por um lado, já que eu via-nos sendo campeões da CONCACAF com ele, mas compreendo por outro. Salário maior e chance de encarar a elite, só assim mesmo para fazer parte dela.” - Torcedor do New York City no Reddit.

“Incrível como esse esporte proporciona surpresas como essa. É um movimento arriscado, ainda acredito que o Hull caia, mas podemos ter mais surpresas.” - Max Rushden, do The Guardian

Não fiquei surpreendido porque o Fernando é uma fantástica escolha. Ele fará grandes coisas aqui, podem escrever o que eu digo”. - Didier Deschamps, técnico do Tottenham.

🥊 Prova de Fogo

O anúncio veio após o Boxing Day, quando o Hull tomou uma porrada de 4 a 1 do próprio Tottenham

Os jogadores nossos? Prefiro falar melhor deles depois, mas já trago nossos melhores nomes; ainda quero tirar algumas conclusões, não posso ter firmeza em decisões táticas ainda, e a janela de janeiro vai abrir. Não há muita margem para contratações, logo uns empréstimos devem ser tentados.

Zagueiros: Oliveira e Puljic

Laterais: Barco

Meias: Stamenic e Dewsbury-Hall

Pontas: Dredge e Filali

Atacantes: Beto 

Na primeira semana de trabalho, enfrentaremos Fulham fora, Newcastle em casa, e Manchester City fora pela FA Cup, apenas. E sim, é lidar com muita informação: equipe técnica ainda em formação, exigências de cultura da direção, fornada a sair, calendário já desafiador:

image9582104af5518736.png

image5727a57bfc8a6f12.png

Comentários Adicionais

Obrigado por lerem as atualizações mesmo com algum espaçamento entre elas, pessoal! No próximo mês creio que mais conteúdo vem aí.

E a partir desse ponto, essa restrição que apliquei ao save deixará de ser prioridade - mesmo que tenha sido seguida agora:

“Ao me transferir para uma liga pela 1ª vez na carreira, assumir apenas times nessas situações: 
Top 5 da Europa: times cotados para serem rebaixados na 1ª divisão pra baixo; 
Restante: apenas times cotados para ficar do meio de tabela na 1ª divisão pra baixo.”

, pois como meu treinador subiu muito a reputação, as opções de mercado melhoraram bastante e não pretendo seguir à risca essa regra… mas pode ser seguida ainda :P

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Do Soccer para o Football (29/06)
Postado

Um turno todo pela frente, temos muito tempo para ver o que acontece. Boa sorte

Postado

Tite no Aston Villa. Ok.

Não achei chocante o movimento, só achei meio Ted Lasso hahahahah zoa, Hull City é um time maneiro pô! Vai sofrer? Vai. Mas é um bom movimento. Premier League é sempre uma boa jogada.

Postado

Será um grande desafio sem dúvida.

Tem bons jogadores, mas se algum deles se lesionar por um par de semanas, a situação será ainda mais complicada.

Postado

Escolha corajosa pegando um time na parte de baixo, imagino que exigirá uma certa dose de paciencia.

Postado
Em 29/06/2025 em 23:46, Fernandinhobol disse:

image10babcf6dfddc66e.png

Po mané, isso daqui é perturbador.

Vamos ver se consegue um bom trabalho como bombeiro mais uma vez.

Postado

Mano, que história absurda! Tu sai de uma arquibancada na Malásia trocando ideia com um agente aleatório e de repente tá comandando um time na Premier League antes dos 30?! Isso aí parece save lendário de FM que deu certo na vida real 😂

Cada parada tua foi um trem diferente — Malásia sem estrutura, Coreia com pressão insana, Egito no desespero… e tu sempre deu um jeito de virar o jogo. E não foi só sobreviver, tu conquistou título em tudo que é canto, montou time ofensivo, defensivo, equilibrado... mostrou que entende do riscado, independente do estilo ou lugar.

Agora no Hull, com o barco meio afundando e o calendário cruel, é aquela missão clássica de técnico bombeiro. Mas se tem alguém que já provou que dá pra confiar, é tu. Bora meter uma sequência milagrosa aí e calar a boca de muito comentarista da Sky Sports. 

Postado
Em 04/07/2025 em 15:39, Carlos Magno22 disse:

Escolha corajosa pegando um time na parte de baixo, imagino que exigirá uma certa dose de paciencia.

Bastante paciência, por melhores que alguns jogadores sejam, é Premier League, então o sarrafo é o mais alto possível e já espero algumas derrotas aceitáveis...

Obrigado, Carlos!

Em 30/06/2025 em 10:15, Fujarra disse:

Tite no Aston Villa. Ok.

Não achei chocante o movimento, só achei meio Ted Lasso hahahahah zoa, Hull City é um time maneiro pô! Vai sofrer? Vai. Mas é um bom movimento. Premier League é sempre uma boa jogada.

Tite aprendeu inglês, viu só? 😊

Pior que lembrou um pouco Ted Lasso kkkkk, nem era minha intenção, eu queria fazer um apanhado da trajetória até aqui no save há um tempo - e recorri a um pouquinho de ficção pra dar uma imersão a mais. E Premier League é Premier League né? Eu queria ver se conseguia ir pra um time grande no Brasil, mas capaz de ter tido um destino até mais interessante.

Valeu, Márcio!

Em 30/06/2025 em 16:20, Johann Duwe disse:

Será um grande desafio sem dúvida.

Tem bons jogadores, mas se algum deles se lesionar por um par de semanas, a situação será ainda mais complicada.

Sim, os reservas claramente não estão a altura, principalmente em relação aos pontas titulares (que por sinal têm multas rescisórias baixas e não consegui aumentar, meu medo é alguém levar eles do nada).

Obrigado, Johann!

Em 04/07/2025 em 21:10, Marcolation disse:

Po mané, isso daqui é perturbador.

Vamos ver se consegue um bom trabalho como bombeiro mais uma vez.

Quando a IA gerou a imagem eu pensei "não se parece comigo e estou até mais gordo kkkkkkk"... Mas aí pensei depois "vai assim mesmo, é só um alter ego de qualquer forma" 🤣. Perdão pelo susto.

Agora é o incêndio potencialmente mais difícil, só não é mais pq peguei o time um pouco acima dos outros candidatos à queda.

Valeu, Marcos!

14 horas atrás, ElPerroMG disse:

Mano, que história absurda! Tu sai de uma arquibancada na Malásia trocando ideia com um agente aleatório e de repente tá comandando um time na Premier League antes dos 30?! Isso aí parece save lendário de FM que deu certo na vida real 😂

Cada parada tua foi um trem diferente — Malásia sem estrutura, Coreia com pressão insana, Egito no desespero… e tu sempre deu um jeito de virar o jogo. E não foi só sobreviver, tu conquistou título em tudo que é canto, montou time ofensivo, defensivo, equilibrado... mostrou que entende do riscado, independente do estilo ou lugar.

Agora no Hull, com o barco meio afundando e o calendário cruel, é aquela missão clássica de técnico bombeiro. Mas se tem alguém que já provou que dá pra confiar, é tu. Bora meter uma sequência milagrosa aí e calar a boca de muito comentarista da Sky Sports. 

A trajetória foi até meio "aleatória", me lembrou o Postecoglou.

E tem isso também, a adaptação ao estilo das ligas, cada uma tinha suas particularidades, achei interessante o caminho até aqui. Espero retribuir a confiança e conseguir os objetivos com o Hull!

Obrigado, Perro!

Postado

BannerHullPeregrino45c77ab549e30b67.png

Paciência, do latim “Patientia”

Indo direto à apresentação do elenco, eu diria que temos boas peças mas como o sarrafo da PL é alto, é difícil haver consistência de performance. Com problemas de lesões nessa chegada, mudei bastante a parte tática nesses primeiros jogos e tentei me adaptar aos adversários, só que é preciso ter muita paciência e aceitar que resultados negativos virão. Estamos aquém em termos físicos, com ressalvas nos mentais, e sofremos também nos técnicos. Dredge e Filali são pontas bem talentosos, mas sem reposições a altura e colocaram multas baixas nos contratos deles, as quais não consegui mudar. Kadic é uma promessa mas ainda não vingou. Beto está veterano e é uma das nossas esperanças de gols, bem como Vipotnik (este teve a infelicidade de uma grave lesão, abordarei nessa atualização).

Encaixando as Engrenagens

[PL] Estreamos contra o Fulham de Thiago Motta fora de casa. Fácil não prometia ser, fomos com um 4-4-2 defensivo que a princípio seria a tática principal pra usar a dupla de ataque (Vipotnik e Beto) e de pontas (Filali e Dredge). Mas com uma exibição defensiva frágil, uma transição inexistente e um entrosamento machucado, perdemos por 3 a 0 sem nem poder reclamar muito.

[PL] Na estreia dentro de casa veio o Newcastle de Tomas Tuchel. Mais sofrimento, mas dessa vez dá pra dizer que o adversário não jogou tão bem assim, e se tivéssemos sido mais felizes poderíamos até empatar esse jogo apesar do amplo domínio da posse dos magpies. O gol de Isak aos 65’ após girar pra cima de Oliveira foi o que garantiu a vitória deles, que seria por 3 a 2 depois de esboçarmos alguma reação.

image144ec24d503ae028.png

[FA Cup] Sorteio nos colocou contra o City logo de cara tem nem muito o que dizer né? Quero nem usar vírgula 4 a 0 eles.

[PL] Jogo fora dos domínios diante do lanterna Stoke City. Primeiro adversário que considerei que “daria jogo”, logo fui pra segunda tática e que viraria principal, tentando adaptar a um jogo mais intenso da Premier, mais otimista. Mas logo no começo, lambança da defesa e gol contra de Stamenic. Pressão nossa foi surgindo, não poderíamos perder para a equipe mais fraca da liga (até porque só ela é mais fraca que a nossa!). Cadamarteri fez de penal aos 41’. Não decidíamos o jogo, que ganhou contornos tensos após expulsão de Stamenic aos 59’... foi tão feio que ele pegou 3 jogos de suspensão depois, parecia jogar contra nosso time. Fiz o contra intuitivo: mandei o time pro ataque, porque ganhar deles era necessário. Aos 90’, Giles cruzou na área e Vipotnik nos levou à vitória!!! 2 a 1 com um homem a menos, alívio na tabela.

image65dff5b12278ee5e.png

Cada Ponto Importa

Nesse tempo fechamos alguns empréstimos até o fim da temporada. Sem muito tempo para pensar, usamos mais a ampla observação do clube mesmo para realizar negócios. Vieram Hércules do Crystal Palace para ter mais uma opção de marcação no meio, e Ryan Sessegnon do Feyenoord que faz todo o lado esquerdo.

[PL] Mais um jogo em que valia tentar os 3 pontos: o Brentford veio, sendo mais um candidato à queda. Mais um jogo horroroso na 1ª etapa, mas a defesa se mostrou melhor. Vipotnik se lesionou e vai perder quase toda a temporada, e o estilo com desarme agressivo é algo a ser repensado. Aos 65’ Dewsbury-Hall achou Beto caindo pela direita pra invadir a área e garantir mais uma vitória aos tigers, pois daí foi só administrar!

[PL] Recebemos no MKM Stadium o Aston Villa, e a torcida e a direção esperavam um empate (bem capaz porque o Tite estava do outro lado). E parecia que ia ser isso mesmo depois do 1° tempo de sangrar os olhos das duas equipes, com Giles saindo lesionado. Mas a pior partida até aqui, se tornou a melhor - em termos de bola jogada - na nossa temporada: Lorran abriu o placar aos 55’ com passe de Gravenberch. A réplica veio logo com Filali cruzando e Beto cabeceando. Viramos aos 70’! Filali fez jogada individual e guardou, ali era só administrar… Mas com 80’, bola na nossa área e Lorran cabeceia, a bola vem na cara do Kovar e o cidadão conseguiu ter o braço de T-Rex o (in)suficiente pra deixar passar… Aí tentamos ir pra cima, o que custou o único pontinho que tiraríamos da partida, com Lorran aparecendo de novo e completando um hat-trick. Pra piorar Jeronimo Domina entrou, e conseguiu a proeza de perder dois gols cara a cara, um dele no travessão e outro chutando torto pra fora. Jogão, mas que perdemos. Precisamos de goleiro.

image61d55ee79bac9e43.png

[PL] Mais um jogo tomando gol cedo, Prescott abriu o marcador para o Brighton aos 9’. Mas a partir dali o time da casa não fez um jogo bom, nós também não, então não merecíamos taaanto assim um empate. No 2° tempo demos uma acordada, como vem sendo, mas só no finalzinho Jeronimo Domina aproveitou a defesa adversária de calça curta e nos garantiu mais um ponto!

[PL] Jogo em casa! …😃 Adversário é o City! …😔 Com 10’ já estava 2 a 0 pra eles. Mais uma vez um plano com linha de 5 para tentar aguentar mais tempo contra o time de Marco Rose ruiu cedo, e tenho chegado à conclusão que deixar esse time se defendendo sem um zagueiro xerife e um goleiro decente não será a melhor das estratégias. No 2° tempo o time até deu uma animada e tentou fazer uma graça mas já era tarde. Derrota mais do que esperada. Pelo menos não tomamos gol do Haaland nem do Vasko dessa vez.

❄️ Fim da Janela de Transferências de Inverno

Seguindo a pegada de procurar empréstimos, garantimos mais dois: Khan e André Luis. O primeiro vem do United como alternativa ao ataque depois da quase saída de um reserva nosso que não se concretizou, mas ainda pode ser útil pela lesão de Vipotnik; o segundo vem com a opção de compra do Internacional, faz lateral e zaga e confesso que pretendo trazê-lo em definitivo sim. 

Saíram Woolfenden (zagueiro que era útil na Championship mas aqui tá sofrível) e Hall (para fazer grana e porque não tá no nível ideal).

Goleiro? Só devo conseguir pra próxima temporada. Vamos tentando com o que dá.

imageb5196ec5ac4fa0e9.png

Transferências da Temporada

E a sequência de jogos na Premier League nos quebrou: 4 jogos seguidos contra equipes do Big Six, e já tomamos taca do City. Aqui, fazer UM PONTO já é lucro. Ah, e pra piorar tinha alguém espirrando na cara do André Luis no voo dele pro Reino Unido: pegou gripe e não estreiaria contra o Arsenal…

[PL] … resultado foi um sonoro 5 a 1 com hat-trick de Odegaard, jogo perfeito, teve até zagueiro fazendo fila do nada e indo parar quase no gol (Hincapié). Não teve tática que resolvesse. Mais um jogo com desnível absurdo das equipes traduzido no placar.

imagef47f977ef7670a23.png

Jogos da Atualização

imagef87a6ab87b5d5465.png

Próximos Jogos

Na tabela, a situação é rezar para quem tá embaixo não encostar enquanto apanhamos.

imagefb07b7181a455c9c.png

Classificação Atual

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Paciência, do latim “Patientia” (11/07)
Postado

Bem, calendário difícil e resultados dentro do esperado, na luta pela manutenção.

Postado

É o que imaginava, no momento luta pela permanência

Postado

Batismo de fogo na Premier League... Sequência difícil, mas hoje apenas a permanência importa.

Boa sorte para o fim da temporada 

Postado

Para já está dificil mas tenho a certeza que vais conseguir a permanencia.

Já agora se não for pedir muito perde com o Everton :)

Postado

A luta no momento parece bem clara - do Hull para baixo qualquer um pode cair. Olhando assim, mesmo que o período tenha sido bem difícil para a equipe, há o copo meio-cheio pois o objetivo maior foi bem cumprido: venceu os dois confrontos diretos que teve, um deles fora de casa, e ainda roubou um pontinho fora contra o Brighton.

No mais, cada ponto que conseguir agora vai ser um grande feito, mas o futuro do treinador deve ser decidido em Março, com dois confrontos diretos seguidos. Se sair bem dessa dupla, acredito que se salva sem maiores problemas.

Postado

A situação não está tão ruim assim. Naturalmente a régua da PL é lá em cima, mas conseguindo pontuar contra adversários que tem nível similar ao seu, deve conseguir a permanência com pouca dificuldade.

Postado
Em 11/07/2025 em 12:46, Cadete213 disse:

Bem, calendário difícil e resultados dentro do esperado, na luta pela manutenção.

Tô levando nessa premissa mesmo, de que não faço tantos milagres assim...

Obrigado, Cadete!

Em 11/07/2025 em 16:11, Carlos Magno22 disse:

É o que imaginava, no momento luta pela permanência

E promete ser ponto a ponto! Limitações nos levam a isso, paciência e é garantir o futuro na Premier League agora.

Valeu, Carlos!

Em 12/07/2025 em 08:31, Nismo disse:

Batismo de fogo na Premier League... Sequência difícil, mas hoje apenas a permanência importa.

Boa sorte para o fim da temporada 

Melhor batismo de fogo acho difícil ter, é contar nos dedos os pontos. Quero a permanência e ter uma pré-temporada com esse time.

Valeu, Nismo!

Em 12/07/2025 em 23:18, ABAIXINHO disse:

Para já está dificil mas tenho a certeza que vais conseguir a permanencia.

Já agora se não for pedir muito perde com o Everton :)

Olha, os pontos são valiosos, ainda mais que a nota de corte para se salvar tende a ser baixa, não posso garantir piedade para com o Everton hahaha!

Obrigado, ABAIXINHO!

9 horas atrás, Marcolation disse:

A luta no momento parece bem clara - do Hull para baixo qualquer um pode cair. Olhando assim, mesmo que o período tenha sido bem difícil para a equipe, há o copo meio-cheio pois o objetivo maior foi bem cumprido: venceu os dois confrontos diretos que teve, um deles fora de casa, e ainda roubou um pontinho fora contra o Brighton.

No mais, cada ponto que conseguir agora vai ser um grande feito, mas o futuro do treinador deve ser decidido em Março, com dois confrontos diretos seguidos. Se sair bem dessa dupla, acredito que se salva sem maiores problemas.

Stoke é um time muito fraco, West Ham e Crystal Palace chegaram a cair em algum momento do save e sofreram os danos... Leicester e Brentford começaram mal e sentem as consequências disso. Resultado é essa briga aí.

Pode até ser que os confrontos de Março não sejam suficientes pra decidir hein...

Valeu, Marcos!

7 horas atrás, Johann Duwe disse:

A situação não está tão ruim assim. Naturalmente a régua da PL é lá em cima, mas conseguindo pontuar contra adversários que tem nível similar ao seu, deve conseguir a permanência com pouca dificuldade.

Difícil desse "adversários que tem nível similar ao seu" é que só Stoke e Palace são bem fraquinhos mesmo. Por isso a virada em cima do Stoke foi fundamental. O restante tem elencos mais robustos que o nosso, onde olho o banco de reservas e não consigo achar tantas soluções, sabe kkkkk? Mas é isso, se não der, é a vida...

Obrigado, Johann!

Postado

Pontinhas Burros ou Inteligentes?

Sabendo que nossos jovens pontas são nosso ponto forte, a ideia era melhorar a tomada de decisão deles e fazer com que o time tivesse mais fluidez no ataque. E nisso até que tivemos sucesso. Melhoramos a equipe técnica até onde deu (o que já ajuda muito a nivelar com as equipes de meio de tabela), e as finanças seguem com algumas dificuldades mas nada que não se possa contornar. 

Para a próxima temporada terão dois reforços, espero muito a permanência na Premier, então trouxe Nahuel Noll para a baliza por pré-contrato, depois de ter feito boas temporadas no Al-Hilal; e Ethan Leek, jovem promessa do Crystal Palace por 4 milhões de libras, podendo chegar a 15. É uma aposta, ele não vem tão bem, mas tem muito potencial.

Evolução Notável

[PL] Pressão natural do Chelsea, íamos resistindo até o cruzamento achar Weiper para fazer o único gol da partida aos 36’. Apesar da derrota, a defesa teve uma atuação bem mais convincente, o Chelsea não criou mais chances claras mas a defesa deles foi melhor ainda; aqui a esperança de melhorias veio até mim.

[PL] Encarando o líder Liverpool de Luis Enrique em casa, o esperado era uma derrota certa. Mas quando você tem um plano, ele é bem executado, e há alguma sorte… No 1° tempo criaram nada, com pouco espaço. No 2° nossa ideia era sair mais pro jogo e foi o que aconteceu depois de Carballo abrir o placar para o Liverpool após lambança na disputa de bola com o atacante. 10 minutos depois, jogada nas costas de Alexander-Arnold e Steijn apareceu na área pra marcar. Resultado maravilhoso, 1 a 1 e o Liverpool começou aqui a derrapar na luta pelo título:

imageeb34fb5e9885b098.png

📋 Prancheta Tática

imagecc8d4a8633e4748a.png

Foi nesses 2 jogos que encontrei taticamente o time. Não tenho o costume de usar uma linha tão alta, mas quis arriscar e até que deu certo! (ao menos foi o que deu menos errado, na verdade). Os jogadores da defesa são velozes e nos jogos com linha baixa sofreram mais. Nos jogos anteriores o time tinha dificuldades de chegar perto da área adversária, mas creio que com o entrosamento e os encaixes táticos, deu pra melhorar ligeiramente essa parte. Fiz um contraste da mentalidade defensiva com uma postura agressiva. Tentei montar um time cínico, atacando mais nas horas ideais, revezando com uma mentalidade equilibrada, e fazendo a trocação em momentos necessários.

Com o 4-2-3-1 padrão o Steijn sumia do jogo, ficou melhor recuando ele para médio centro.

Percebi também que você pode moldar o seu estilo com as funções dos jogadores (obrigado canal The Deep Lying Playmaker, mesmo sabendo que você não vai ler isso!). Usando extremos, o jogo pelos lados acaba saindo ao natural. E o contrário também é verdade, pois com o estilo agressivo sem bola, eu pude abrir mão de tarefas que já fazem isso: Stamenic deixou de ser médio recuperador de bolas e passou a auxiliar mais a saída “marromeno” dos zagueiros como pivô defensivo, principalmente depois do gancho de 3 jogos com a expulsão contra o Stoke (percebi que era desnecessário ser tão redundante na agressividade), e o Beto encaixou melhor como avançado de referência, pelo descarte do uso da função de avançado trabalhador, e o seu declínio físico não me inclinar a usá-lo de ponta de lança.

Na verdade o desarme agressivo como instrução de equipe é algo que tem que ser dosado e coloco “abrandar carrinhos” em alguns jogadores, e mesmo assim pode nos trazer alguns problemas como botinação veremos adiante. Não façam isso em casa sem a supervisão de um adulto!

Amasso em Liverpool

[PL] Se não deu para amassar o Liverpool, deu para amassar um outro time em Liverpool. Em um intervalo de 5 minutos, abrimos 3 a 0 em cima do Everton fora de casa, numa exibição muito agradável dos homens da frente, dois gols de Dredge, e Filali fez simplesmente um golaço de falta…

… nos dando larga vantagem. Amdouni diminuiu, mas depois o jogo ficou no nosso controle. 3 a 1, melhor partida do Hull de Fernando Souza até então!

[PL] Mas com a confiança em dia chegamos ao confronto com o Norwich. Não começou bem quando Dredge errou passe besta no contra-ataque e cedeu o contra-contra-ataque à eles, com Sargent colocando eles na frente do placar aos 10’. Alguns reservas apareceram para tentar não estourar os titulares e pode ter afetado. Não conseguimos uma melhora significativa na partida e tomamos outro gol idiota aos 53’, com Novoa cabeceando livre e Kovar aceitando. Cadamarteri diminuiu aos 63’ e o que parecia ser a reação era nada, e Novoa completou 3 a 1 Norwich. Rodada ruim pois todos os outros candidatos ao 18° lugar pontuaram.

image3813e6243d83b925.png

❕ O Buraco é mais embaixo. Chegamos no teto?

[PL] Jogo contra o lanterna Crystal Palace fora, eles com seu recém-contratado novo técnico Michael Carrick. O primeiro gol saiu de um erro grosseiro do goleiro adversário e Cadamarteri aproveitando e batendo direto pro gol. Mas a verdade é que nem antes, nem depois disso, o Hull foi melhor em campo: o time da casa jogou como jogo da vida precisando pontuar, e com a pressão, Oswald acertou um chutaço de fora da área e empatou aos 83’. 1 a 1, bom pra ninguém.

[PL] Jogo em casa, West Ham com novo técnico também: Alberto Gilardino. Mas a impressão que deu é que ambos queriam ser rebaixados, porque do meio pra frente ambos os times foram uma tiriça, fora os vários cartões. 0 a 0.

image3822a350c72c0c5e.png

[PL] Manchester United, atual campeão europeu, em Old Trafford. Esperei a derrota e a derrota veio. Seguramos até onde deu, aos 39’ e logo na sequência já tiveram pênalti. 3 a 0, mas é de se destacar o jogo do Kovar: 7 defesas, impediu uma goleada histórica, foi melhor em campo. A essa altura, 7 rodadas restantes, número de jogos igualado e 6 pontos de distância para o primeiro time na zona, o West Ham.

Ruim com ele, pior sem

Parece inacreditável, mas Kovar, logo depois de começar a virar o Neuer tcheco, simplesmente se lesionou porque a bola veio muito forte no pulso dele num jogo de Data FIFA pela seleção. É inacreditável!!! Agora imaginem o nível dos nossos goleiros reservas…

[PL] Com desfalques importantes, saímos na frente do Bournemouth fora, com gol de cabeça de Dredge aos 23’. Mas o próprio teve mais um dia de “pontinha burro”, logo na sequência acabou sendo expulso. Daí, deveríamos resistir a mais pressão. Só no 2° tempo conseguiram o empate com chute desviado, Foster nem comprometeu no gol. E pra falar a verdade, se desse, os dois times mereciam perder esse jogo; ficou explicado o motivo das duas equipes terem a pior forma recente na Premier League, terminando em 1 a 1.

imageb9ccda2fdb11469b.png

Jogos da Atualização

Reta Final

image9c7e89a07c471cc9.png

Próximos Jogos

Leicester e Brentford se aproximaram, e podem nos ultrapassar. O West Ham faz uma temporada muito ruim, e se antes parecia que a última vaga na zona de descenso seria disputada por ele e outros três clubes, bom… o Crystal Palace encostou e pode embolar tudo nessa briga de foice no escuro do 15° pra baixo. Os confrontos de Março, empatados, não decidiram nada, e agora fica para as últimas seis rodadas.

Para as rodadas finais, projeto derrotas para Manchester United, Tottenham e Newcastle, e nos outros jogos temos que tentar pontuar, principalmente contra o Leicester. Teremos mais 2 ou 3 jogos sem o Kovar. Oremos.

image8a8537933de49d53.png

Classificação Atual

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Pontinhas Burros ou Inteligentes? (14/07)
Postado

Tudo dentro do esperado, na minha perspetiva. Reta final com jogos complicados, mas acredito na permanência.

Postado

Cara, pro time que tem, tá tirando leite de pedra kkkkk sobrevivendo mais na raça do que na competência

Postado
Em 14/07/2025 em 22:49, Fernandinhobol disse:

trouxe Nahuel Noll para a baliza

Esse nome aí e ainda alemão, o próprio Manuel Neuer da Shoppee. Falando sério, baita goleiro aparentemente, não é lá um goleiro de elite, mas deve se dar bem num time como o Hull.

Que resultados ingratos nos confrontos diretos, ao menos não perdeu para nenhum deles e ainda arrancou um ponto inesperado contra o Liverpool. Com essa distância de 6 pontos com 6 por jogar e 3 times prontos para cair antes do Hull, apostaria na permanência.

Olhando a parte tática, parece estar funcionando na medida do possível. O canal do DLP é muito bom mesmo, ainda tem aquele efeito musical que te deixa marolado. A única coisa que aponto: não sei se você sabe (eu descobri faz pouco tempo num fórum que faz muitos testes com a ME, apesar de estar literalmente escrito na descrição do jogo), mas o Ala-Invertido não faz a função de virar um meio-campista em posse quando tem um jogador como MD no lado dele (ou se não tiver um meia/ponta no mesmo lado) - com um MDC(E) junto de um DAI como D(E) ou DA(E), o lateral vai jogar como um Ala de mesma tarefa, mas com as instruções de 'Encurtar Linhas' e 'Cortar para Dentro', além de 'Cruzar Menos'. Isso pode ser proposital numa tática, para impedir que o lateral viva colado na linha de lado esperando para correr pra linha de fundo e cruzar no pé do adversário ganhando escanteio o jogo inteiro, não sei se foi o seu caso. De toda forma, a diferença entre jogar com um volante do lado do lateral ou não é esse movimento de ocupar o centro do campo à frente da defesa - sofri bastante por não saber disso tentando que meu DAI-Defender fechasse o espaço deixado pelo VOL-Atacar.

Postado
Em 15/07/2025 em 05:59, Cadete213 disse:

Tudo dentro do esperado, na minha perspetiva. Reta final com jogos complicados, mas acredito na permanência.

Obrigado pelo apoio, Cadete!

Em 16/07/2025 em 10:05, Fujarra disse:

Cara, pro time que tem, tá tirando leite de pedra kkkkk sobrevivendo mais na raça do que na competência

E olha que o time até teve uma reformulação, antes da minha chegada, imagina se não tivesse tido? Se salvar do rebaixamento, vai precisar de outra reformulação, da Championship pra Premier é evidente o desnível. Ruim de chegar num meio de temporada com um elenco que eu não pensei é isso, mas até que faz parte da minha proposta. A questão da raça tem também um fundo de eu pedir pros jogadores baterem mesmo, mas os cartões e lesões são seus preços kkkkk...

Valeu, Márcio!

10 horas atrás, Marcolation disse:

Esse nome aí e ainda alemão, o próprio Manuel Neuer da Shoppee. Falando sério, baita goleiro aparentemente, não é lá um goleiro de elite, mas deve se dar bem num time como o Hull.

Que resultados ingratos nos confrontos diretos, ao menos não perdeu para nenhum deles e ainda arrancou um ponto inesperado contra o Liverpool. Com essa distância de 6 pontos com 6 por jogar e 3 times prontos para cair antes do Hull, apostaria na permanência.

Olhando a parte tática, parece estar funcionando na medida do possível. O canal do DLP é muito bom mesmo, ainda tem aquele efeito musical que te deixa marolado. A única coisa que aponto: não sei se você sabe (eu descobri faz pouco tempo num fórum que faz muitos testes com a ME, apesar de estar literalmente escrito na descrição do jogo), mas o Ala-Invertido não faz a função de virar um meio-campista em posse quando tem um jogador como MD no lado dele (ou se não tiver um meia/ponta no mesmo lado) - com um MDC(E) junto de um DAI como D(E) ou DA(E), o lateral vai jogar como um Ala de mesma tarefa, mas com as instruções de 'Encurtar Linhas' e 'Cortar para Dentro', além de 'Cruzar Menos'. Isso pode ser proposital numa tática, para impedir que o lateral viva colado na linha de lado esperando para correr pra linha de fundo e cruzar no pé do adversário ganhando escanteio o jogo inteiro, não sei se foi o seu caso. De toda forma, a diferença entre jogar com um volante do lado do lateral ou não é esse movimento de ocupar o centro do campo à frente da defesa - sofri bastante por não saber disso tentando que meu DAI-Defender fechasse o espaço deixado pelo VOL-Atacar.

No Sauditão tem bons números, mas vamos ver na Premier. É o que tem pra agora, bons atributos ele tem.

Não ter perdido pra eles foi bem útil mesmo, senão ia aumentar a pressão de pontuar em outros jogos. Bom de ter 3 rebaixados só, é poder acreditar na ruindade da concorrência hahaha!!

A parte tática já vai ter mudança na próxima atualização, a verdade é que eu "meti o loco", como vai dar pra perceber... E obrigado por alertar! Em parte foi essa razão que você citou porque o Filali (Extremo pela esquerda) tem cruzamento bem melhor / excelente, enquanto o Barco (o DAI) tem boa visão de jogo / passe. Só que isso de não fechar o espaço deixado pelo médio defensivo do mesmo lado eu nem me liguei, provavelmente porque na maioria das vezes que usei a função foi com médio centro do mesmo lado, e não médio defensivo. Fora que ele ficou alguns bons jogos fora porque vem tendo mais tempo no Departamento Médico, e aí pensei "tá mal porque vive machucando e não tem sequência!", mas pode ter questão tática... E também talvez seja melhor em apoiar do que atacar, porque ele já arrisca uns dribles e cede mais posse.

Chegou a passar pela minha cabeça treinar ele pra fazer a mesma função só que pela direita, agora estou em dúvida de como vou fazer isso, se como ala com "encurtar linhas" e/ou "cortar pra dentro" ou ala invertido mesmo. Eu só sei que o elenco tem ZERO laterais minimamente ofensivos pra jogar do lado direito, por isso a ideia, e aí eu contrataria mais um. 

Valeu, Marcos!

Postado

Ação e Reação

🤡 Começando a Coringar

[PL] Tudo parecia normal contra o Southampton. Eles estão com um bom time, atacam bem pelos lados. Mas nosso 1° tempo foi seguro e ficou no 0 a 0. O fator casa pareceu que ia valer aos 49’, quando marcamos a saída de bola do adversário e Khan recebeu de Beto para marcar. Só que aconteceu o que não pode acontecer de jeito nenhum: dormir com a vantagem no placar. O português Vasco empatou 4 minutos depois. E aí o time ficou acuado, como um gatinho em vez de ser um tigre, sofreu gol anulado, e na sequência pênalti. 2 a 1 Southampton. Foi aí que Fernando Souza começou a surtar de vez: 4 atacantes… depois 5 mandando zagueiro pro ataque. Os gols do Southampton saiam e ele não voltava atrás nas mudanças. “Vai ficar aí, Puljic!”. No fim, 5 a 2, e pelo menos Beto acabou com a seca. Vasco melhor em campo, e ali começou a parecer que o destino havia enviado um Vasco para nos rebaixar. Garrafa d’água lançada no vestiário:

😠 “Esse tipo de desconcentração não pode acontecer. É inadmissível, tínhamos a vantagem e era só se defender como fizemos bem várias vezes. A m#rd4 do jogador deles sai fintando e vocês ficam olhando? Esqueceram como mata uma jogada? [breve pausa] Se assustaram com o volume de jogo deles? O que é isso???”

O clima começou a pesar, Fernando pediu desculpas aos jogadores (afinal o mesmo cometeu erros sérios também na partida…), e a torcida criticava veemente as escolhas táticas. Dredge foi querer manifestar desejo de sair do clube logo agora.

🤔 “Hm, vamos ver se o problema desse clube é tática mesmo. Vou dar a eles o que eles querem, sou democrático. Vai ser com um 4-2-4! F0d4-se o meio campo, ele já não vem existindo mesmo.” - Pensei.

Ação e Reação

Tomada essa ação, era esperada uma reação, para fazer valer a 3ª lei daquele famoso físico inglês do século XVII…

[PL] Leicester, longe de casa. Eles estavam 1 ponto atrás da gente, West Ham a 6, Brentford nos passou pelo critério de gols pró mas estavam empatados em pontos. Depois de 18 (!) rodadas, saímos de 15° para 16°... mas uma vitória nos devolveria nossa posição favorita.

Já no 1° tempo, onde costumamos ter problemas, tivemos de novo: nas primeiras investidas, gol aos 18’. Só que conseguimos reagir dessa vez, e a defesa deles logo começou a sucumbir também, Beto de pênalti empatou aos 41’. O jogo começou a tomar outros rumos quando veio a 2ª etapa e a equipe foi ficando mais ofensiva, Cadamarteri girou pra cima da zaga e fez dentro da área aos 68’, e logo depois garantiu nossa vitória por 3 a 1 em cruzamento de Giles, 3 pontos valiosos.

Talvez a tática antiga desidratou rápido mesmo. Darren Ward, antigo treinador do Hull, ficou com cara de bunda, evidentemente. Pelo menos ele ajudaria a salvar o Leicester da queda, posteriormente.

image7c8bd79bece6ab16.png

[PL] Negócio foi abaixar a pressão em cima dos jogadores, derrota era esperada para o Manchester United em casa. Mas os primeiros 15 minutos do time foram bons, teve chances criadas e a tentativa de feri-los no começo foi uma boa investida. Mas a realidade bateu na porta e o jovem espanhol Jesús Escobar anotou um hat-trick no MKM Stadium, 3 a 0 pros red devils. Fomos incapazes de acertar o gol.

Dia do Fico

[PL] Duelo com o Tottenham em Londres, a depender dos outros resultados a permanência poderia ser garantida, mas com uma improvável vitória, haveria 100% de certeza. 1° tempo bem pobre dos Spurs, dá pra dizer até que fomos melhores, trancamos o jogo, e a ideia de matar o jogo dos homens de frente deles ia dando resultados. No 2° tempo, muita movimentação na frente e o time da casa seguia sem botar medo. Algo que nos deu confiança, até que aos 80’ Khan cruzou escanteio na cabeça de Puljic, a bola foi numa trave e morreu do outro lado da rede. Daí, pressão do time da casa, acordaram pra vida e deram alguns sustos, mas fim de papo e o Hull City se garantiu na próxima temporada da Premier League!!!

image865b7b4f212249dd.png

Deschamps estava certo!!! Um alívio danado, jogo muito correto da nossa equipe contra um semifinalista da Champions; nos aproveitamos do cansaço deles vindo de vitória recente sobre o Bayern, mas quem liga? Torcida eufórica, e nos jogos seguintes já se poderia testar algumas coisas pensando na época seguinte.

🏖️ Ritmo de Férias 

[PL] Recebendo o Fulham que já brigava por mais nada também, nossa equipe esteve bem mais vontade. Mesmo com remendos na equipe e lesões no decorrer do jogo, vencemos por 2 a 0 com gols de Cadamarteri e Filali. Foi laboratório tático.

[PL] Não tivemos a mesma sorte contra o Newcastle fora na rodada final. Derrota por 3 a 1 e a pressão deles na etapa final foi muito agressiva, apesar de termos começado ganhando com pênalti convertido por Cadamarteri no primeiro minuto. Foi o último jogo de Thomas Tuchel no comando dos magpies, e mesmo tendo ganhado a Carabao Cup foi demitido pela má campanha na Premier.

O que chamou a atenção do mundo mesmo foi a briga pelo título na rodada final com 4 times no páreo: Liverpool (vs. Stoke), Manchester United (vs. Southampton), Manchester City e Arsenal (confronto direto entre eles).

O Liverpool depois que empatou com a gente teve vários deslizes e pareceu que queria entregar a paçoca. Arsenal liderou várias rodadas e também entregou. Mas a maior pipocada mesmo foi a do Manchester United, que conseguiu empatar com o Southampton em casa e o título foi parar na mão do arquirrival.

imagec45eddd0b9984f4a.png

Classificação Final

image20ebd7d06203ecc8.png

Últimos Jogos

Lembra daquele gol do Filali de falta? Foi eleito o gol da temporada.
Terminamos fazendo a melhor campanha da história do Hull na Premier, superando 2013-14!!!

imagefc5258b7c4ab5740.png

E teve meme também...

TecnicoBombeiroc22f1fcc81c29081.png

(Gerado por IA)

Olho na Sequência

A diretoria estabeleceu 6,72 milhões de libras para salários mensais e quase 50 milhões como orçamento de transferências. É uma margem boa levando em conta que tentarei fazer uma limpa no elenco, pois muitos já não devem servir para o nível Premier League. Há rumores de venda do clube por parte do turco Acun Ilıcalı, mas por enquanto só rumores.

A pré-temporada promete. Se no Ceramica Cleopatra tivemos a janela mais movimentada do save… minha expectativa é movimentar ainda mais.

Estatísticas de Equipes | Estatísticas de Jogadores | Estatísticas do Time

• Fernandinhobol mudou o título para Fernando Souza: O Peregrino - Ação e Reação (17/07)
Postado

A trajetória do Hull é daquelas que parece roteiro de filme que termina indicado ao Oscar. O time oscilando entre ser um gatinho acuado e um leão faminto, Puljic virando herói improvável e o Khan sendo decisivo quando mais precisava. E esse 4-2-4 com f*da-se o meio-campo? Tática de quem já viu demais na vida e decidiu viver perigosamente. RESPEITO!

Parabéns pela campanha, pela permanência e por fazer a torcida do Hull acreditar. Agora é aguardar o verão mais quente desde o Egito com a próxima janela.

Postado

Ah, você fala de coringar mas a verdade é que o time conseguiu se manter muito bem, assegurou a permanência com certa folga e terminou a temporada de forma decente. Com mais dinheiro em caixa deve conseguir fazer uma campanha melhor na próxima temporada. Sonhar com vaga em competição continental é difícil, mas não é impossível tbm kkk

Curioso um jogador seu ter pego 6 vezes o prêmio de melhor do jogo e ter terminado com média abaixo de 7. Blz que foi 6,99 mas 🤣

Postado

A permanência do Hull na Premier League é algo fantástico de ter conseguido, parabéns. Apesar de ser uma grana absurda, sabemos que esse valor pode ser gasto facilmente em apenas 1 jogador kkkk, vai ter que fazer um mercado de transferências muito preciso para buscar a evolução da equipe na tabela de classificação da próxima temporada.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...