Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Identidade: O Legado dos Balcãs [Futebol Turco: Um Pouco de História - actualizado a 25.11]

Posts Recomendados

Postado

teste388ed9c49cd24dac0.png

Temporada 2036/2037

Expectativas para a Época 2036/2037

Tendo em conta o início de trabalho de Kastrioti no Basaksehir, mesmo com as condicionantes financeiras do clube turco, não se poderia esperar mais do que foi atingido na época anterior. Um plantel que não era lá grande coisa, mas que conseguiu atingir a dobradinha nacional, e uma final europeia, é um excelente feito para a “matéria prima” que o albanês encontrou.

revisaoexpectativas363781f3eb55644c3eee.

Antevisão Temporada 2036/2037

Provavelmente esta segunda temporada será mais complicada, já que o Basaksehir continua com dificuldades no campo das finanças, e os adversários internos já sabem o que esperar da equipa. A grande esperança de Kastrioti é que o dinheiro que vai entrar com a participação na Champions League, onde o objectivo é aproveitar a experiência, faça crescer os valores em caixa, e possa servir de base para anos vindouros.

Transferências

Ainda antes do início do período de transferências, Kastrioti já tinha tomado uma decisão: dispensar jogadores que não tivessem qualidade para continuar no clube, ou elementos que estivessem a ganhar demasiado para a sua capacidade e qualidade. Foi nessa onda que saíram do Basaksehir 8 membros do clube, onde se inclui o médio italiano Stankovic. O objectivo foi cortar custos e dinheiro em salários.

saidasagosto366b7d6f22637a48de.png

Parece que estou sempre a falar da parte financeira do clube, mas confesso que essa continua a ser a minha prioridade. Tanto que tendo em conta os valores para salários e transferências, aceitei sem pestanejar os 6 milhões oferecidos pelo Al-Wehda por Tagir, que aos 33 anos já não tem grande coisa a evoluir, e ganhava um salário alto. Da mesma forma, Özgür rendeu-nos 300 mil euros por um jogador que praticamente nunca foi utilizado por mim.

A melhor venda para mim foi o regresso de Al-Qadi para o futebol da Arábia Saudita. 9,5 milhões a pronto, com possibilidade de mais algum dinheiro é espetacular. É certo que o saudita foi muito utilizado por mim na época anterior, mas mais uma vez, o alto salário e a hipótese de trazer alguém mais barato pesou muito na balança.  Os restantes elementos foram empréstimos de jovens, ou saídas a custo zero (Breznik já tinha decidido sair no final do contrato e não havia muito a fazer).

entradasagosto36a37ad9dae086a302.png

Nas entradas fomos muito cautelosos, e tendo em conta o que tínhamos para gastar, os oito contratados acrescentam muita qualidade, e por apenas 5 milhões, não poderíamos fazer melhor.

Para a baliza trouxemos Caprile e Kupresak a custo zero. O segundo provavelmente está mais, e irá permanecer no plantel sub-19, mas só depois de ter acertado a sua chegada é que consegui o veterano italiano para suplente de Akyüz, que continuará como titular.

Na defesa Horvat vem para substituir Breznik na lateral esquerda, e os seus atributos mentais e físicos dizem-me que não ficámos a perder. Além disso tem apenas 24 anos e ainda pode render bem mais. 

Os centrais Dimov e Ionita têm caminhos diferentes, mas ambos farão parte do plantel principal. O búlgaro já tinha sido referenciado na temporada anterior, mas só agora conseguimos contratá-lo. Vem para assumir a titularidade e jogar ao lado de Baskin. O romeno é jovem, e tem margem de progressão. Salta à vista o seu 20 de determinação, e meio milhão de euros acho que justifica a qualidade.

O italiano Simonetto custou 350 mil euros, mas com apenas 20 anos, tem tudo para se tornar o construtor de jogo recuado que esta equipa precisa. Passe e primeiro toque de qualidade, além de uma visão de jogo acima da média. O antigo médio do Fenernahce Turmuş é outro que pode jogar muito mais que o seu valor de 195 mil euros a pronto. Com 27 anos, o médio ofensivo vai fazer Akin suar para manter a titularidade, e tem potencial para ser a contratação da época.

Para fechar, o substituto de Al-Qadi chegou do Partizan de Belgrado por 975 mil euros. Peric é um extremo esquerdo de 24 anos que pode fazer várias posições do ataque, e é o meu estilo de jogador: bom mentalmente, e acima da média tecnicamente.

Plantel

Este ano promovi dois jogadores da academia, sendo eles o extremo direito Kalabaslar (que tem uma boa personalidade e determinação, e uns físicos acima da média), e o avançado Akbas (razoável em termos físicos e finalização e primeiro toque de 14). Este último ainda poderá sair, já que há propostas e não sei se quererá continuar no Basaksehir.

Depois das alterações, o plantel conta com 24 elementos, sendo que ainda acho que não temos uma grande equipa. Repusemos as saídas com qualidade, e dentro do que podemos gastar, mas ainda estamos bem longe do nível dos “grandes” de Istambul”. Não sei se esta equipa chegará para conquistar novamente o título turco, já que não seremos propriamente uma surpresa, mas gosto bem mais do plantel que tenho a disposição.

plantel36375b8d33fb23bac1af.png

Equipa Técnica

Fiz mais algumas alterações na equipa técnica, acrescentando mais um olheiro, e alterando o cientista desportivo chefe. Ainda nos falta mais um preparador, mas confio que até final desta presente temporada estaremos perto do ideal em relação a este sector do clube.

equipatecnicaagosto36faaf8064068c9e1f.pn

Julho e Agosto de 2036

calagosto36e1d57cfaba621c38.png

Em termo de pré época, conseguimos vitórias convincentes frente ao Almere City, RKC Waalwijk e Ajax. Contra a Real Sociedad apenas conseguimos um empate e perdemos frente ao Monaco. Aproveitei este período para rodar a equipa e dar condição de jogo aos elementos do plantel, tendo em vista a aproximação das partidas oficiais.

No primeiro jogo oficial da temporada, jogávamos a Supertaça Turca frente ao Fenerbahçe, e batemos os Sarı Kanaryalar por quatro a um. A TFF Süper Kupa teve um herói chamado Nehir Turmuş, que demonstrou ao seu antigo clube que fez muito mal em deixá-lo sair, com um golo aos 4’ e uma excelente exibição. Controlámos a partida, e estivemos sempre por cima do adversário, tanto na posse de bola, como nos remates à baliza. Fomos bem superiores, e foi sem discussão que conquistámos o primeiro troféu da época.

basaksehirsuperkupa366e9357e3b825215a.pn

A liga começou com vitórias por três a zero sobre o Eyüpspor e um a zero frente ao Konyaspor, com Turmuş a fazer 3 golos em 3 jogos, e a dar excelente réplica neste início de temporada. O empate no reencontro com o Fenerbahçe (um a um) fora de casa fechou agosto, com Hekimoğlu a salvar um ponto aos 90+4’ — os da casa foram melhores que nós, ao contrário do jogo da supertaça, e a nossa sorte foi que Barcola só conseguiu abrir o marcador a meio do segundo tempo.

caldendarioucl36376fab863e9e7e6e2c.png

Entretanto surgiu o sorteio da UEFA Champions League, e como seria espectável, vamos ter grandes dificuldades. Jogar com Porto e Lyon não vai ser nada fácil, além de defrontar a antiga equipa de Kastrioti, o Rijeka. Os “bichos papões” Arsenal, Napoli e Chelsea também estão no nosso caminho, e tendo tudo isso em conta, não podemos esperar grande coisa em termos europeus.

Classificação Geral

Começamos a liga 36/37 com sete pontos em nove, que está dentro do previsto. Estamos entre as três equipas com os mesmos pontos, que partilham a liderança. Curioso que o Besiktas começou mal, com apenas uma vitória e um empate, e o Ankaragucu, que já perdeu por duas vezes.

claagosto36ad48da874b5a992f.png

• Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Julho e Agosto de 2036 - actualizado a 27.07]
Postado

Expetativas cada vez mais altas.

Postado
17 horas atrás, Cadete213 disse:

Expetativas cada vez mais altas.

São um pouco mais sim cadete, mas depois do que conseguimos na temporada anterior eu meio que já estava à espera.

Postado

Parabéns pelas conquistas na temporada anterior. Nessa janela de transferências fez movimentações muito boas também.

Postado
20 horas atrás, Johann Duwe disse:

Parabéns pelas conquistas na temporada anterior. Nessa janela de transferências fez movimentações muito boas também.

Valeu Johann. Temporada passada foi acima do esperado e acho que pelo menos no papel o plantel desta vez é melhor.

Postado

Se reforçou bem considerando o que era possível fazer. 

O sorteio da UCL foi bom, vejo possibilidade de 4 confrontos mais acessíveis para um time que tem rendido acima das expectativas. 

Postado
Em 30/07/2025 em 17:43, #Vini disse:

Se reforçou bem considerando o que era possível fazer. 

O sorteio da UCL foi bom, vejo possibilidade de 4 confrontos mais acessíveis para um time que tem rendido acima das expectativas. 

Também achei, não podemos gastar muito, e o mercado foi bem satisfatório.

O sorteio acho que dá para sonhar com o playoff, mas mais que isso é difícil.

Valeu Vini!

Postado

Parabéns pelo encerramento da outra temporada, Istanbul em nova era!

Belo zagueiro o Dimov, e agora é dominar a Turquia, e quem saber pegar vaga como cabeça de chave no playoff da Champions. Boa sorte.

Postado
5 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Parabéns pelo encerramento da outra temporada, Istanbul em nova era!

Belo zagueiro o Dimov, e agora é dominar a Turquia, e quem saber pegar vaga como cabeça de chave no playoff da Champions. Boa sorte.

Valeu Fernandinho! Esperemos que sim, ainda não dá para afirmar, já que o meu primeiro objectivo é tentar resolver o problema financeiro, mas vou tentar. Dimov é muito bom mesmo, e já o queria desde o ano passado. A UCL pode ser uma roleta, acho que depende do que fizermos com Porto e Lyon.

Postado

Temporada 2036/2037

Transferências

Acabámos por vender mais dois elementos por um valor superior a meio milhão de euros. Akbas foi mesmo embora, e resolvi não subir nenhum elemento da academia. O médio Sünnetçiler nunca teve grandes hipóteses de subir à primeira equipa, e deixei-o ir para o Samsunspor.

Setembro a Dezembro de 2036

caldez360afac28b2d8e7141.png

Os jogos da Süper Lig do mês de Setembro tiveram como oponentes o Bodrumspor (triunfo por dois a um), o Kayserispor (dois a zero) e o Çaykur Rizespor (vitória em casa por três a zero). Adversários teoricamente fracos, mas não facilitámos, e conseguimos os nove pontos em disputa. Nesta fase, na Champions deu o esperado: derrota em Londres por dois a um frente ao Arsenal, e vitória fácil em casa frente aos romenos do FSCB por dois a zero. Se com os ingleses até estivemos um pouco melhores do que eu previa, ao dificultar muito a vida aos londrinos, contra os romenos fizemos 22 remates contra três dos visitantes, que nunca foram capazes de procurar disputar o encontro. 

A regularidade foi a chave, deste período, para o bem e para o mal. Se empatar com o Galatasaray a zero não é mau, e conseguir trazer um ponto contra o Porto também não, tropeçar com o Adana Demirspor já deixa a desejar. A partida contra os rivais de Istambul foi muito fechada, com poucos lances de perigo para ambas as equipas, e nunca pareceu que o marcador fosse alterado. Já na receção à equipa portuguesa, até estivemos a frente no marcador por Akin (9’) e Cherubini (25’), mas uma falha da defesa deitou tudo a perder aos 76’, com um golo de Buijs.

Fechámos Outubro com uma excelente vitória por dois a um frente ao Besiktas, que decidiu-se mesmo na concretização das oportunidades criadas. Nós rematámos muito, e tivemos mais posse de bola, mas os da casa até criaram situações flagrantes de golo que não conseguiram concretizar.

A recepção ao Rijeka no início de Novembro foi um momento especial para Kastrioti, e só não foi totalmente satisfatório porque os croatas conseguiram a vitória por três a dois. A eficiência e qualidade fez a diferença em frente a baliza, e a perder por três aos 54’, a equipa do albanês só conseguiu reduzir para a margem mínima. Apesar disso, e mesmo rodando o onze, conseguimos duas vitórias em seguida, frente a Hatayspor (um a zero) e Kocaelispor (quatro a dois).

Seguimos para França, e em casa do Lyon conquistámos um zero a zero muito suado. Fizemos muitas faltas, mas conseguimos travar os da casa, que nunca conseguiram impor o seu ritmo de jogo, e tiveram que se contentar com o empate. De notar que nesta série de jogos ainda vencemos o Göztepe por um a zero, com um golo de cabeça de Baskin, aos 62’.

No último mês do ano de 2036 empatámos com o Trabzonspor a um, e goleámos por quatro a zero uma das equipas mais fracas do campeonato, o Van Spor. Não sei se foi um prelúdio para o que aí vinha, mas ninguém esperava o resultado de cinco a zero que aplicámos ao Copenhaga em pleno Parken. Hekimoglu fez um poker, foi o homem do jogo, e voltou a mostrar porque ainda é o nosso principal nome no ataque. Com este resultado estamos em lugar de qualificação para o playoff dos 16 avos de final da Champions, e considero-nos acima do esperado. 

Nas últimas três jornadas da primeira metade da época, conseguimos mais sete pontos. Empatámos com o Çorum a um, vencemos o Ankarugucu pela margem mínima e batemos o Manisa por três tentos sem resposta. Destaque para a partida com o Ankaragucu, em que a margem mínima ficou muito barata, e com a particularidade de o golo da vitória ter sido marcado por Peric, aos 66’, e de penalty.

Classificação Geral

Mais do que os seis pontos de vantagem sobre o Fenerbahçe, o mais importante é que já ultrapassámos a 17ª jornada e ainda não temos qualquer derrota. Novamente tenho de destacar a nossa capacidade defensiva (apenas 9 golos sofridos) como a grande virtude do Basaksehir, que continua a ser uma equipa muito complicada de ser batida internamente.

cladez368d878b72b34d91de.png

Estatísticas

Turmus mostrou nestes primeiros meses de Basaksehir que não me enganei ao apostar nele. A média de 7.43, com 6 golos e 5 assistências em 17 partidas a titular são espelho da qualidade de um jogador que custou tostões. Também no meio-campo, o italiano Tanzman, que vem jogando como médio recuperador de bolas está numa fase muito boa, com exibições consistentes, e tenho notado evolução em relação ao ano anterior.

Por fim, o defesa Polat, que até é maioritariamente suplente de Tajti, tem tido mais oportunidades de jogo, e retribuiu com uma média superior a 7, e agregando muito à nossa defesa, que apesar de não ter muitas médias altas e alguma rotatividade, dá conta do recado.

estatisticasdez369d6ef3ff046d941d.png

• Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Setembro a Dezembro de 2036 - actualizado a 01.08]
Postado

Os tropeços me fizeram pensar que ia ter concorrência na luta pela liga, mas não, o Istanbul lidera de forma isolada mesmo.

Kastrioti resolve a situação financeira também, é habilidoso pra lidar com as questões dentro e fora do campo. Hekimoglu vem numa crescente.

Agora basta não vacilar na Champions que a vaga no play-off vem. Boa sorte.

Postado

Pô, muito bacana o título, e vai jogando pra renovar ele de novo. Acho que na Turquia a coisa tá resolvida.

Na Champions perdeu pra quem era esperado, mas achei os empates meio ruins. Deve conseguir a vaga no playoff, mas não pode dar bobeira

Postado
Em 02/08/2025 em 14:55, Fernandinhobol disse:

Os tropeços me fizeram pensar que ia ter concorrência na luta pela liga, mas não, o Istanbul lidera de forma isolada mesmo.

Kastrioti resolve a situação financeira também, é habilidoso pra lidar com as questões dentro e fora do campo. Hekimoglu vem numa crescente.

Agora basta não vacilar na Champions que a vaga no play-off vem. Boa sorte.

Tropeçámos, mas os adversários fizeram-no bem mais que nós, e isso é a principal diferença. É, o mercado foi bem meticuloso, e estamos a tentar cortar no possível sem perder competitividade. O Hekimoglu vem bem mesmo. Temos de acertar na Europa, sob pena de ficar de fora. Valeu Fernandinho!

Em 04/08/2025 em 15:22, Fujarra disse:

Pô, muito bacana o título, e vai jogando pra renovar ele de novo. Acho que na Turquia a coisa tá resolvida.

Na Champions perdeu pra quem era esperado, mas achei os empates meio ruins. Deve conseguir a vaga no playoff, mas não pode dar bobeira

Foi mesmo Márcio, bem mais cedo que o previsto. As coisas correm bem para o Kastrioti na Turquia, mas as finanças ainda pesam, e no continente ainda há muitas fragilidades. É como você disse, temos de acertar, ou vamos ficar já pelo caminho.

Postado

Temporada 2036/2037

Transferências

No mercado de inverno da temporada corrente, não tivemos qualquer entrada, e fizemos duas vendas e um empréstimo. Akkus estava a seis meses de terminar contrato, e o Besiktas acabou por deixar nos nossos cofres cerca de 625 mil euros por um suplente pouco utilizado. Koç nunca esteve nos planos de Kastrioti, e foi despachado para o Eyüpspor, e Öçgünder foi emprestado para ganhar minutos de jogo.

Promovi o jovem Cevher para quarto central da hierarquia, e vou tentar dar-lhe algum tempo no plantel principal para que se desenvolva, embora preferisse que fosse emprestado de forma a ser titular mais regularmente.

Jovens de 2037

Na pré-visualização dos jovens talentos de 2037, havia a indicação de bons médios a surgir, e que poderíamos ter uma geração melhor que a anterior. Realmente isso acabou por acontecer, com cinco nomes que para mim, têm todas as possibilidades de figurar futuramente no elenco principal. 

Simsek foi apontado como o principal nome (tem uns atributos de passe e técnica bons, e uma personalidade muito positiva), mas gosto mais do avançado Özgür, devido à sua determinação, finalização e primeiro toque. Precisa de melhor (muito) a compostura, mas pode ser um bom elemento para o futuro. Além destes dois, o lateral Yener e os médios Atmaca e Atakli foram contratados pelas possibilidades de se desenvolverem.

Talentos de Elite e Topo I Bons Talentos I Talentos Decentes

Janeiro, Fevereiro e Março de 2037

calmar37ac00b3f6301d3f82.png

O início de 2037 trouxe um calendário exigente, com compromissos decisivos tanto na Süper Lig, na Türkiye Kupası e na UEFA Champions League. A equipa entrou com o pé direito, vencendo o Konyaspor por três a zero e goleando o Van Spor FK por cinco a um na Taça da Turquia. Utilizei nesta fase duas equipas quase completamente diferentes, mas a coisa ia andando para a frente mesmo assim.  

Continuámos com uma vitória apertada frente ao Eyüpspor (um a zero) e um embate espetacular em casa, com o Fenerbahçe. O empate a quatro bolas no Fatih Terim premiou os visitantes, mas ninguém merecia perder no final dos noventa minutos. Tenho de destacar a exibição do francês Barcola, que fez três golos, e colocou-nos em muitas dificuldades.

Seguimos com uma das melhores exibições europeias da temporada, vencendo o Nápoles por três a um, com um golo de Tekin (33’) e um bis de Hekimoğlu (58’,87’). A posse de bola foi disputada, mas em termos ofensivos fomos muito fortes, e nunca deixámos o adversário pensar que poderia virar o encontro. Da mesma forma que fomos dominadores na Europa, fizemos a mesma coisa com o Bodrumspor, ao golear por cinco a um em casa do adversário.

Se até aqui ainda não tínhamos passado por muitas dificuldades, tudo virou nos dois jogos seguintes. Perdemos com o Chelsea em Inglaterra por três a zero, num encontro que nunca senti grandes hipóteses de resultado positivo, e sofremos uma derrota caseira na recepção ao Kayserispor, que apenas fez quatro remates, mas conseguiu decidir a partida aos 85’, por Basut. Do mal o menos, que pelo que conseguimos fazer na fase da Liga da Champions, confirmámos a qualificação para os 16avos de final da prova milionária, onde jogávamos novamente com o Chelsea. Não tivemos sorte nenhuma, e eu já previa o que estava por vir.

Na eliminatória europeia, disputada no mês de fevereiro, não tivemos qualquer hipótese, e repetimos os últimos resultados com a equipa de Londres: derrota na Turquia por um a zero, e derrota fora por novo três a zero. Estes embates demonstraram que ainda estamos longe de conseguir sonhar com muito mais que a fase da liga da Liga dos campeões, já que nem sequer conseguimos marcar qualquer golo aos Blues, e defensivamente fomos incapazes de parar o seu ataque.

Pelo contrário, a resposta no plano nacional foi sólida: vitórias frente ao e Adana Demirspor por três a dois (pela taça) e Çaykur Rizespor por quatro a um garantiram a continuidade da nossa caminhada nos troféus turcos. O empate com o Galatasaray a um, num clássico que podia ter caído para o nosso lado, acabou por ser positivo dadas as circunstâncias da quantidade de jogos que tínhamos nesta altura.

Ainda fizemos mais dois jogos em Fevereiro, e vencemos novamente o Adana Demirspor, desta vez para o campeonato, e empatámos com mais um dos “grandes de Istambul”, desta vez o Besiktas. Foi uma partida estranha, em que os visitantes marcaram logo ao minuto 1, mas que nunca senti inferioridade da nossa parte. Igualámos aos 35’, por Peric, mas depois nunca fomos capazes de voltar a marcar, e acabámos por dividir os pontos.

Já em março, só vitórias para a equipa de Kastrioti. Batemos Hatayspor por um a zero, Kocaelispor por três a zero e um retumbante seis a zero sobre o Fenerbahçe (pelos quartos de final da taça). Este último foi uma partida de sonho, já que o Fener perdeu um jogador logo aos 26’, e a jogar contra dez, não tivemos dó nem piedade. Foram seis golos, 24 remates, e um domínio total do início ao fim. Turmus voltou a ser decisivo frente à sua antiga equipa, e os adeptos da casa festejaram um resultado incrível frente a um dos seus maiores rivais.

Classificação Geral

Primeira derrota interna da época, mas mantivemos o primeiro lugar e alargámos a vantagem para dez pontos sobre o Galatasaray. Colocando a nossa equipa à parte, o equilíbrio é grande na primeira metade da tabela, e além de nós, ainda não se sabe quem irá às competições europeias.

clamar371d3c83521858264b.png

Outros Assuntos

Depois de muito pedir, finalmente consegui melhorar o centro de treinos do clube e aumentar os valores para treino da academia. Tenho tentado que a direção autorize a melhoria do recrutamento jovem, mas sem sucesso, pelo menos até agora.

• Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Janeiro a Março de 2037 - actualizado a 06.08]
Postado

Na Champions League o nível ainda está muito alto e talvez leva duas temporadas até conseguir avançar mais, porém na Liga Turca tudo indica um domínio para os próximos anos.

Postado

A liga já está no papo e na copa a perspectiva é boa, já tendo eliminado o Fenerbahçe com uma goleada humilhante.

Agora o que o Chelsea fez com o Basaksehir foi crueldade, três derrotas seguidas para os Blues.

Postado

Vemos bem o domínio a nível interno, mas ainda não estás ao nível dos tubarões europeus.

Postado
Em 07/08/2025 em 14:17, Johann Duwe disse:

Na Champions League o nível ainda está muito alto e talvez leva duas temporadas até conseguir avançar mais, porém na Liga Turca tudo indica um domínio para os próximos anos.

Sim, também acho que não Champions não há grandes hipóteses nos próximos tempos, mesmo com a progressão dos últimos dois anos. Na liga é isso mesmo, estamos a procurar criar domínio, e formar uma base para os tempos vindouros.

Em 08/08/2025 em 03:18, Marcolation disse:

A liga já está no papo e na copa a perspectiva é boa, já tendo eliminado o Fenerbahçe com uma goleada humilhante.

Agora o que o Chelsea fez com o Basaksehir foi crueldade, três derrotas seguidas para os Blues.

A liga falta pouco para estar resolvido, e na taça vejo boas perspectivas também. A vitória sobre o Fenerbahçe foi qualquer coisa mesmo.

Não tivemos qualquer hipótese com os ingleses, e quando o oponente é tão superior, não dá para fazer grande coisa...

22 horas atrás, Cadete213 disse:

Vemos bem o domínio a nível interno, mas ainda não estás ao nível dos tubarões europeus.

Sim, na Turquia está tudo bem encaminhado, mas no continente ainda não dá para sonhar com grandes coisas.

Postado

Talvez o Istanbul esteja com um problema que deve se tornar comum em times dominantes de ligas do nível da Turquia, Bélgica, Holanda... Que seria sempre ir pra Champions, mas com a fase de liga que não tem mais vaga pra Europa League, se chegar aos playoffs acaba com grandes chances de logo ser eliminado e num nível de competição que tem menos chances de título.

No mais, bom que mesmo com as finanças não gordas deu pra melhorar instalações. Boa sorte na sequência.

Postado
7 horas atrás, Fernandinhobol disse:

Talvez o Istanbul esteja com um problema que deve se tornar comum em times dominantes de ligas do nível da Turquia, Bélgica, Holanda... Que seria sempre ir pra Champions, mas com a fase de liga que não tem mais vaga pra Europa League, se chegar aos playoffs acaba com grandes chances de logo ser eliminado e num nível de competição que tem menos chances de título.

No mais, bom que mesmo com as finanças não gordas deu pra melhorar instalações. Boa sorte na sequência.

Acho que é por aí Fernandinho. Somos um clube forte na Turquia, mas ainda abaixo do que uma equipa com aspirações europeias consegue fazer. O que há a fazer é ir melhorando aos poucos e pensar que nos anos vindouros irá ser um pouco melhor. É, aproveitei o que tínhamos acumulado para pedir melhoramentos e resultou. Valeu!

Postado

Temporada 2036/2037

Abril e Maio de 2037

calmaio375fae6617fd1d1639.png

Abril começou com um triunfo magro sobre o Göztepe SK (um a zero), com Nehir Turmuş a decidir cedo (23’). Logo depois veio um empate a um contra o Trabzonspor, em nossa casa. Tivemos algumas oportunidades, e criámos mais que a equipa visitante, mas eles até marcaram primeiro. Turmuş voltou a ser importante, ao salvar um ponto, com um golo aos 82’. O grande foco do mês, porém, estava nas meias finais da Türkiye Kupası, onde a equipa enfrentava o Galatasaray. Na primeira mão, saiu com um zero a zero que deixava tudo em aberto. Fomos melhores que os da casa, mas não conseguimos concretizar e colocar a bola dentro da baliza adversária. De notar os 61% de posse de bola, que demonstram o quão dominadores fomos no Ali Sami Yen Kompleksi.

A festa do título veio mesmo sem jogar, pois o Ankaragücü perdeu em casa do Çorum, e deixou de haver qualquer hipótese de sermos alcançados no topo da tabela. No jogo da festa, não fizemos melhor que outro empate a um com o Van Spor a fazer guarda de honra aos bicampeões nacionais da Turquia.

istambulbasakfazdobradinhaabril37468138e

Em maio, o nosso ataque voltou a brilhar, com uma vitória por cinco a um sobre o Çorum, com Akın, Perić e Tekin em destaque. Na segunda mão das meias-finais da taça, Turmuş (66’) e Cherubini (80’) garantiram o apuramento para a final da competição com um sólido dois a zero sobre o Galatasaray, perante os nossos adeptos. Voltámos a ser superiores aos Aslan (leões), com a diferença que desta vez não falhámos no momento decisivo. A final da Taça seria perante o Trabzonspor, e tínhamos tudo para conquistar os três troféus nacionais.

O campeonato ainda tinha mais duas jornadas, que já não serviam para grande coisa, mas ainda empatámos em casa do Ankaragücü, e vencemos o Manisa por quatro a zero.

A final da Türkiye Kupası foi uma verdadeira injustiça, mas que poderá servir como lição para o futuro. Perdemos por dois a zero frente ao Trabzonspor, frustrando a ambição de reconquistar o troféu. Fomos melhores durante todos os noventa minutos, mas defrontámos um Çoban verdadeiramente inspirado, que fez dois golos (34’,73’) e decidiu a partida para a equipa de Trabzon, que não mereceu de todo. Nada a fazer, e como não fomos capazes de acertar na baliza do oponente, o Trabzonspor é o vencedor da Taça da Turquia 2036/2037.

basakperdefinaltacamaio37918845f8dd8f6df

Classificação Geral

Repetimos o título nacional, com onze pontos de vantagem sobre o Fenerbahçe, que até conseguiu o melhor ataque do campeonato. A defesa fez a diferença para o nosso lado, com apenas 22 golos concedidos, contra 33 do Ankaragucu e do Galatasaray. Interessante verificar que devido à vitória do Trabzonspor na taça, vamos ter cinco equipas nas competições europeias na próxima temporada.

clamaio3733c44c7fc4934ddb.png

Estatísticas

O grande destaque de 2036/2037 foi o médio ofensivo Turmus, que terminou como melhor marcador da nossa equipa (Hekimoglu teve uma lesão grave, e falhou os últimos 3 meses da época), com 16 golos, e ainda fez 9 assistências. Melhor média da equipa, e considerado o melhor jogador da Superliga Turca. Nada mau, para um jogador que custou muito pouco no início da temporada. 

Em termos defensivos o nome de relevo é Horvat, com 15 assistências e uma média de 7.17. É bom ver quando as nossas transferências trazem impacto positivo no plantel e na qualidade que temos à disposição.

Na próxima temporada pretendo fazer algumas mudanças em termos de plantel, mas a base será mantida, e poderão haver algumas promoções de jovens da academia do Basaksehir, de forma a manter a ideia de desenvolvimento de jovens que tem norteado Kastrioti desde o princípio da sua carreira.

estatisticasmaio37295966103b1783ef.png

Finanças

Actualmente contamos com mais de 38 milhões de euros positivos no saldo bancário, fruto do dinheiro acumulado com o título turco, e a participação europeia. Ainda não estou muito confiante nesta parte, já que os empréstimos se mantêm, e uma temporada menos conseguida pode deitar tudo a perder. Temos de continuar a participar na Champions League se queremos eliminar de vez este problema, e prosseguir o caminho que estamos a fazer até aqui.

finanmaio37e99c5dd2d361e751.png

Outros Assuntos

Kastrioti venceu o prémio de treinador do ano da Turquia, e junta mais um troféu individual aos coletivos da época. É sempre bom ver que o albanês é valorizado pelos seus pares, e considerado um dos melhores na sua profissão.

• Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Abril e Maio de 2037 - actualizado a 13.08]
Postado

Parabéns por manter o título turco embaixo dos seus braços.

Postado
Em 14/08/2025 em 18:35, Johann Duwe disse:

Parabéns por manter o título turco embaixo dos seus braços.

Valeu Johann!

• 2 semanas atrás...
Postado

Temporada 2037/2038

Expectativas para a Época 2037/2038

Depois de dois títulos consecutivos, somos considerados candidatos ao título, mesmo que o Fenerbahçe esteja à nossa frente nas casas de apostas. O meu grande objectivo para a temporada é, além de tentar fazer o tricampeonato, conseguir algumas melhorias na Liga dos Campeões. Não irá ser tarefa simples, já que estamos bem abaixo dos principais candidatos, mas espero pelo menos chegar aos oitavos de final da competição.

revisaoexp37382c3bc1e7388f78fd.png

Continuamos a melhorar as prespectivas do clube em termos monetários, e as ambições da direção vão nesse ritmo, já que a presença na Champions permite uma entrada de dinheiro que vai acrescentando capacidade de crescimento. De qualquer forma, eu não queria fazer gastos enormes, já que também tinha intenção de promover mais alguns jovens da academia do Basaksehir.

Transferências

saidasagosto37415ee63cbd6b3a6c.png

Em termos de saídas do plantel, vendemos Yazici, que na temporada passada não conseguiu repetir os números do primeiro ano, e o Basel apresentou 4 milhões à vista. O avançado irá continuar a sua carreira na Suíça e não deverá fazer falta. Gönul foi sempre figurante no meio-campo, e meio milhão de euros foi o que conseguimos para nos desfazer de um elemento que estava claramente a mais.
Ainda conseguimos vários empréstimos por jovens que precisam de minutos, e poderão desenvolver-se sem a pressão de jogar na principal equipa do clube.

entradasagosto37409769b7dd94ee23.png

Este ano apenas trouxe 3 jogadores, mas mesmo assim ainda gastámos 9 milhões de euros. Eu precisava de uma alternativa a Hekimoglu, e Koçgündüz pareceu-me uma boa opção. É jovem, turco, e tem bons atributos. Talvez só peque em termos de personalidade, já que a inconstância pode não ser nada boa. 

O ala/extremo kosovar Lindholm veio sem custos, e tendo sido formado nas escolas do Barcelona, pode virar jogador. Estou a treiná-lo para jogar na defesa, pois não utilizamos alas no esquema táctico e gosto muito do seu potencial.

O médio croata Butara foi uma contratação de ocasião, mas que pode valer muito no futuro. Tem ares de craque, e com apenas 19 anos pode evoluir imenso e tornar-se na nossa principal estrela do meio-campo. 3,6 milhões de euros é um valor baixo para o que poderemos ganhar com a contratação vinda do Hajduk.

Plantel

Além das 3 entradas, promovi Kara, Erdogan e Birinci. Os dois extremos são das maiores promessas das nossas camadas jovens, e o avançado Birinci também demonstra grande talento. Vou dar-lhes bastantes minutos e espero que correspondam com evolução e qualidade. 
No plantel da presente temporada talvez faltasse um guarda-redes melhor para fazer sombra a Akyüz, mas com a retirada de Caprille, Kupresak será a reserva do jovem turco.

plantel3738705e37b3cbd60482.png

Equipa Técnica

Estamos quase quase com a melhor equipa técnica da primeira divisão turca em todos os parâmetros. Provavelmente precisarei de contratar um treinador de guarda-redes melhor para a equipa principal, mas ainda não encontrei ninguém que me agradasse. Poderemos trazer mais um ou dois elementos no decorrer da temporada, mas veremos.

equipatecnica3738a7e0102fa18c5c39.png

Julho e Agosto de 2037

calagosto379a85859ca2c354ac.png

Nos amigáveis de pré-temporada apenas vencemos o Excelsior, e empatámos o resto. Rodei todos os jogadores do plantel, e no geral, gostei das opções que teremos para a época que termos pela frente.

O primeiro jogo oficial da época trouxe o primeiro título: vitória clara por três a zero sobre o Trabzonspor na Supertaça da Turquia, com golos de Baskın (2’), Erdoğan (14’) e Akın (89’). Vingámos a derrota na final da Taça do ano anterior, e começámos da melhor maneira a nova temporada. Fomos muito superiores durante toda a partida, e foi com justiça que levantámos mais um troféu.

supertacaturquiaoutravitoria371fe7fbbda4

No arranque da Süper Lig, entrámos bem e mostrámos capacidade, vencendo o Ankaragücü por quatro a dois fora de casa e o Antalyaspor por três a um. O clássico contra o Fenerbahçe terminou sem golos, fruto da grande igualdade que aconteceu durante toda a partida. Não houve grandes oportunidades para nenhuma das equipas, e a divisão de pontos adequa-se ao que se passou no terreno de jogo.

No habitual sorteio da fase da liga da Champions, voltámos a ter um calendário pouco amigável. É verdade que Salzburg, Anderlecht e Farul Constanta são equipas acessíveis, mas o Marselha é um adversário perigoso, e o Napoli, Atlético de Madrid, Liverpool e Bayern de Munique são bem melhores que a nossa equipa.

calucl3738ff74041c3d4cc491.png

Classificação Geral

Duas vitórias e um empate colocam o início de campeonato dentro da média. O Samsunspor e o Adana Demirspor começaram a todo o gás e partilham o primeiro posto. De relevo mais um mau início do Fenerbahçe, que apenas conta com 4 pontos em 3 partidas.

claagosto373341febec99c00c8.png

• Darthz mudou o título para Identidade: O Legado dos Balcãs [Julho e Agosto de 2037 - actualizado a 24.08]
Postado

Na temporada anterior a vitória na liga foi tranquila na reta final sem dor de cabeça.

Apesar de nenhuma contratação tão badalada, os objetivos para essa são "pé no chão" e confio numa melhor campanha na Champions. Deve tentar recuperar o troféu da taça também.

Boa sorte!

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...